Sie sind auf Seite 1von 8

CBFPM 2012/2013 TRABALHO DE ESTUDO POLICIAMENTO OSTENSIVO I (DOUTRINA)

AL SD JOSELAINE AL SD JIELE AL SD RODRIGO AL SD WESLEI

Policiamento Ostensivo

uma modalidade de exerccio da atividade policial, desenvolvida intencionalmente. A atividade de policiar consiste resumidamente em fiscalizar comportamentos e atividades, regular ou manter a ordem publica, reprimindo crimes, contravenes, infraes de transito, e zelando pelo respeito dos indivduos a legislao. Tal modalidade de policiamento tem por objetivo principal atingir visibilidade populao, proporcionando o desestmulo de infrao a lei e a sensao de segurana, por demonstrar a fora e a presena estatal, alm de dar segurana aos prprios agentes em diligencias (represso). O policiamento ostensivo tem vrias modalidades, exemplos: A p, motorizado, de bicicleta, com ces, metropolitanos, ou em reas rurais, lacustre, martimo, areo e turstico. A Polcia Rodoviria Federal quem faz o policiamento ostensivo nas Rodovias Federais, e as Policias Militares fazem a nvel estadual e distrital.

Breve Histrico A partir de 1935, a Constituio Estadual denominou que a atividade policial passaria a ser de competncia exclusiva do Estado. O policiamento ostensivo na Capital era exercido pela Guarda Civil e a Guarda de Transito, cabendo a Brigada Militar assumir o policiamento no interior, que, em aproximadamente em 1950 surgiu o Policiamento Rural Montado. Devido a preocupao em organizar formas de policiamento adequadas a locais e objetivos especficos. Foi tambm neste mesmo perodo que surgiu o policiamento urbano, com emprego de duplas de policiais militares que passaram a ser conhecidos como Pedro e Paulo.

Aps 1968, a Brigada Militar passou a executar, com exclusividade as atribuies de Policiamento Ostensivo. O texto Constitucional de 1988 atribuiu a Corporao as atividades de Polcia Ostensiva, de Preservao da Ordem Pblica, de preveno e combate a incndio, de busca e salvamento e de defesa civil. A partir de 2001, a Brigada Militar foi pioneira no Pas a constituirse na primeira Polcia Militar a efetuar o chamado Ciclo Completo de Polcia.

Princpios do Policiamento Ostensivo Os princpios do Policiamento ostensivo so os preceitos essenciais considerados no planejamento e na execuo, visando a eficincia e a eficcia operacional, compreendendo:

1)

Universalidade

Policiamento Ostensivo se desenvolve para a preservao da ordem pblica, tomada no seu sentido amplo. O cometimento de tarefas Policiais Militares especficas no desobriga o PM do atendimento a outras ocorrncias que presencie ou para as quais seja chamado ou determinado. Exemplo: Litgio existente entre vizinhos, devido a um dano material onde a Polcia Militar pode desenvolver um processo de mediao.

2)

Responsabilidade Territorial

Os elementos em Comando, com tropa desdobrada no terreno, so responsveis, perante o escalo imediatamente superior, pela preservao da ordem pblica da circunscrio territorial que lhe estiver afetada, especialmente pelo que decorre do Policiamento Ostensivo. Como dever, compete-lhe a iniciativa de todas as providencias legais e regulamentares, para ajustar os

meios que a Corporao aloca ao cumprimento da misso naquele espao territorial considerado. Exemplo: Todos os regimentos, batalhes, fraes, pelotes, etc., possuem a sua rea de atuao.

3)

Continuidade

Policiamento Ostensivo a atividade imprescindvel, de carter operacional e ser exercido diuturnamente. uma atividade que no pode ser interrompida em razo da necessidade pblica para garantir a sua ordem. Exemplo: A greve no permitida tanto pelo ordenamento jurdico militar quanto pelo interesse pblico, vez que , uma vez paralisada a atividade, a sociedade entraria em desordem. 4) Aplicao

No Policiamento Ostensivo o agente pblico deve dedicar-se fielmente a sua funo, assim proporcionando maior credibilidade perante a sociedade, bem como atuando diretamente combate ao crime. Exemplo: Policial Militar bem fardado e identificado em patrulha na avenida agindo com destreza e seriedade, demonstrando interesse na sua funo. 5) Iseno

O Policial Militar deve ser isento a qualquer valorao pessoal que possui em atendimento a uma ocorrncia, de modo que dever ser imparcial e impessoal garantindo aos cidados seus direitos e deveres com seriedade.

Exemplo: Policial Militar em uma ocorrncia decide agredir pessoa homossexual por ter valores machistas.

6)

Emprego Lgico

Seria o estudo sobre de como administrar da melhor forma possvel as atividades do policiamento ostensivo, atentando-se desde estrutura fsica at as partes tticas estratgicas de operaes.

Exemplo: Em Cotipor, assalto a uma fbrica de joias realizado recentemente, provocou reunies entre os comandantes de regimentos e batalhes de operaes especiais, visando verificar os pontos positivos e negativos da operao. Restando concludo que para operaes em matas necessrio o emprego de materiais, como exemplo culos noturno, bem como o emprego de maior efetivo para aumentar o cerco.

7)

Antecipao

O desenvolvimento de aes que possuem como objetivo a preveno de crimes, bem como a melhoria na segurana pblica. A instituio no pode apenas esperar o crime acontecer, deve antecipar-se tomando providncias estratgicas para prevenir o crime.

Exemplo: Programas sociais de conscientizao da comunidade (Polcia Comunitria), palestras sobre combate e preveno s drogas, incentivo s crianas a conhecer as instituies militares passando

ensinamentos, etc..

8)

Profundidade

Caracteriza-se pelo emprego de todos os recursos (material/pessoal) possveis para soluo de uma ocorrncia de grande vulto, ou seja, no pode a instituio deixar de empregar materiais/pessoal qualificados sem fundada motivao. No policiamento ostensivo deve haver profundidade em suas atividades, no pode o agente pblico limitar-se a um conhecimento bsico e

ao emprego de poucos recursos fsicos, deve ele aprimorar sua qualificao e consequentemente aumentar suas opes em escolha de material para melhor resolver uma ocorrncia.

Exemplo: Viatura em patrulha totalmente equipada e com profissionais altamente qualificados e atualizados.

9)

Unidade de Comando

A misso melhor cumprida quando se designa um s Comandante para a operao, pois havendo vrios provocaria desordem no processo de execuo.

Exemplo: Apenas um Coronel comanda um regimento.

10)

Objetivo

policiamento

ostensivo

visa

tranquilidade

pblica

pelo

desencadeamento de aes e operaes, isoladas e integradas com propsitos particulares definidos.

Exemplo: Patrulhas realizadas nas cidades buscando o combate ao crime de forma planejada em locais de risco.

Caractersticas do Policiamento Ostensivo So aspectos gerais que revestem a atividade Policial Militar, identificam o campo de atuao e as razes de seu desencadeamento.

1) Identificao

No policiamento ostensivo deve haver identificao pela farda, braal, cores da viatura, boina, gorro, etc., da guarnio de servio, para que o cidado e, at mesmo, para a prpria instituio, saiba qual frao esta atuando. O armamento, equipamento, viatura e aprestos se constituem em formas complementares de reconhecimento.

2) Ao Pblica

Objetiva alcanar o interesse geral da comunidade, resguardando o bem comum em sua maior amplitude. No se confunde com zeladoria, atividade de vigilncia particular de bens ou reas privadas e pblicas, nem com a segurana pessoal de indivduos sob ameaa. A atuao eventual nessas situaes ocorre por conta das excepcionalidades e no como regra de observncia imperativa.

3)

Totalidade

uma atividade essencialmente dinmica que tem origem na necessidade comum de segurana da comunidade, permitindo-lhe viver em tranquilidade pblica. Esta desenvolvida sob os aspectos preventivo e repressivo, consoante seus elementos motivadores, assim considerados os atos que possam se contrapor ou se contraponham ordem pblica. Consolida-se por uma sucesso de iniciativas de planejamento e execuo ou em razo de clamor pblico. Deve fazer frente a toda e qualquer ocorrncia, quer por iniciativa prpria, quer por solicitao, quer em razo de determinao. Havendo envolvidos (pessoas, objetos), quando couber, sero encaminhados a rgos competentes ou estes cientificados para providncias, se no implicar em prejuzo para o desenlace do atendimento.

4) Dinmica

O desempenho do sistema de policiamento ostensivo far-se-, com prioridade, no cumprimento e no aperfeioamento dos planos de rotina, com o fim de manter continuado e ntimo engajamento da frao com sua circunscrio, para obter o conhecimento detalhado do terreno e dos hbitos da populao, a fim de melhor servi-la. O esforo feito para a manuteno dos efetivos e dos meios na execuo daqueles planos que contero o rol de prioridades pela presena continuada, objetivando criar e manter na populao a sensao de segurana que resulta na Tranqilidade Pblica, objetivo final da Preservao da Ordem Pblica. As Operaes Policiais Militares, destinadas a suprir exigncias no atendidas pelo Policiamento Ostensivo em determinados locais, podero ser executadas esporadicamente, em carter supletivo, atravs da saturao/concentrao macia de pessoal e material, para fazer frente a inquietante situao temporria, sem prejuzo para a Ordem de Polcia Ostensiva (OPO).

Das könnte Ihnen auch gefallen