Sie sind auf Seite 1von 27

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

GLOSSRIO MATEMTICO
ADIO - Uma das quatro operaes bsicas da aritmtica, utilizada para adicionar um nmero a outro.

ADIO DE NMEROS RACIONAIS - Para adicionar ou subtrair nmeros representados por fraes, com o mesmo denominador, adicionam-se ou subtraem-se os numeradores e mantm-se o denominador. Para adicionar ou subtrair nmeros representados por fraes com denominadores diferentes substituemse as fraes por outras equivalentes, e que tenham o mesmo denominador, e depois efetua-se o clculo.

Ex.

Ex:

ADIO ALGBRICA - uma adio onde se adicionam nmeros negativos e positivos de uma s vez. Por exemplo, a expresso (-5)+(-10)+(+4)-(-6) uma adio algbrica. Estas expresses podem ser simplificadas, usando a regra dos sinais. Ex. (-5)+(-10)+(+4)-(-6)=-5-10+4+6 -15+10=-5 O nmero -5 a soma algbrica da expresso dada. ADIO E SUBTRAO DE POTNCIAS - Para somar (ou subtrair) potncias, calcula-se o valor de cada uma das potncias e somam-se (ou subtraem-se) os resultados. Ex. 34 + 63 = 81 + 216 = 297 ADITIVO - Numa subtrao, chama-se aditivo ao nmero ao qual se subtrai outro, chamado subtrativo. ALFA ( ) - Primeira letra do alfabeto grego. ALGARISMO - Smbolos utilizados para representao de nmeros. Em nosso sistema de numerao de base 10, existem dez algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. ALGORITMO - Um conjunto de regras necessrias resoluo de um problema ou clculo. ALTURA - Num polgono, a altura o segmento de reta que une um vrtice ao lado oposto e perpendicular a este. Num slido, a altura o segmento de reta que une um vrtice face oposta e perpendicular a esta.

AMPLITUDE DE UM NGULO - a propriedade que ele tem em comum com todos os ngulos que lhe so geometricamente iguais. NGULO - a figura formada por duas semirretas (lados) com a mesma origem (vrtice).

1. 2. 3. 4. 5. 6.

ngulo nulo: mede 0. ngulo agudo: mede mais de 0 e menos de 90. ngulo reto: mede 90. ngulo obtuso: mede mais de 90 e menos de 180. ngulo raso: mede 180. ngulo giro: mede 360.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

NGULOS ADJACENTES - So aqueles que tm em comum apenas um lado e o vrtice

NGULOS ALTERNOS-EXTERNOS Num sistema de duas retas paralelas cortadas por uma terceira, chamam-se ngulos alternos-externos aos pares a,c e b,d assinalados na figura. Os ngulos alternos-externos so geometricamente iguais, por isso tm a mesma amplitude.

NGULOS ALTERNOS-INTERNOS - Num sistema de duas retas paralelas cortadas por uma terceira chamamse ngulos alternos-internos aos pares e, g e f, h assinalados na figura

Os ngulos alternos-internos so geometricamente iguais, por isso tm a mesma amplitude. NGULOS COMPLEMENTARES - So aqueles cuja soma das amplitudes igual a 90

NGULO EXTERNO DE UM POLGONO - um ngulo formado por um lado do polgono e pelo prolongamento de outro.

NGULO EXTERNO DE UM TRINGULO - um ngulo cujo vrtice um vrtice do tringulo, um dos seus lados contm um lado do tringulo e o outro lado do ngulo o prolongamento do outro lado do tringulo com origem no vrtice selecionado.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

NGULO INTERNO DE UM POLGONO - o ngulo () formado por dois lados adjacentes.

NGULOS SUPLEMENTARES - So aqueles cuja soma das amplitudes igual a 180.

NGULOS VERTICALMENTE OPOSTOS - So aqueles que tm em comum o vrtice e cujos lados de um so o prolongamento dos lados do outro. ngulos verticalmente opostos tm a mesma amplitude.

AMOSTRA uma parte da populao sobre a qual incide a observao do estudo estatstico. ARCO poro de circunferncia limitada por dois pontos.

- arco da circunferncia

ARE - Unidade de medida de rea, do sistema mtrico, igual a 100m2 REA - Extenso de uma superfcie que medida em unidades prprias. A unidade de medida mais frequente m2. (rea de um quadrado com 1metro de lado). MEDIDAS DE REA

1 ha (hectare) = 10000 m2 REA DO CRCULO= x r2 (r=raio)

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

REA DO PARALELOGRAMO= b x h

REA DO RETNGULO= b x h

REA DO TRINGULO= b x h /2

REA DO QUADRADO = l x l = l2

ARESTA - um segmento de reta que separa duas faces de um poliedro. ARREDONDAMENTOS - Os arredondamentos podem ser feitos em relao a qualquer ordem; unidades, dezenas, milhares, dcimas, etc. Para arredondar um nmero: escolhe-se a ordem em relao qual se vai fazer o arredondamento; compara-se com 5, o algarismo da ordem que est direita da ordem escolhida. Arredondamento s unidades: em 25,7 o algarismo direita das unidades maior que 5: arredonda-se para cima, aproximao por excesso, ou seja, 26. Em 23,2 o algarismo direita do algarismo das unidades menor que 5: arredonda-se para baixo, aproximao por defeito, ou seja, 23. ARITMTICA - Parte da Matemtica que estuda os nmeros e as operaes. AVOS - Nomeia fraes de denominadores maiores que 10, mas diferentes de 100, 1000, etc. Por exemplo, a frao, , l-se "sete doze avos". BETA () Segunda letra do alfabeto grego BISSETRIZ - A bissetriz de um ngulo a semirreta com origem no vrtice do ngulo e que o divide em dois ngulos iguais. A bissetriz coincide com o eixo de simetria do ngulo.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

CALCULAR- Realizar uma operao, como por exemplo, a adio, a subtrao, a multiplicao, a diviso ou potenciao, visando obter um resultado.

CLCULO - Procedimento que leva ao resultado de uma operao. CAPACIDADE Quantidade de lquido que um recipiente pode conter.

Unidade principal: litro

1 = 1 dm3

CASA DECIMAL - Num nmero com vrgula chamam-se casas decimais aos algarismos colocados direita da vrgula. Eles formam a parte decimal do nmero. A primeira casa decimal chama-se dcima e as seguintes: centsima, milsima, dcima milsima, centsima milsima e milionsima. A vrgula separa a parte inteira da parte decimal do nmero. CATETOS: So os dois lados menores do tringulo retngulo. Dependendo de como visualizamos o tringulo retngulo, um de seus lados menores estar na vertical. Os catetos formam o ngulo reto do tringulo. Os catetos so denominados oposto ou adjacente, de acordo com a sua posio em relao a um dado ngulo do tringulo retngulo: se o cateto est junto ao ngulo de referncia, chamado adjacente; se est oposto a este ngulo, chamado oposto.

CENSO OU RECENSEAMENTO - Estudo estatstico em que se observam todos os elementos da populao. um estudo cientfico sobre pessoas, instituies ou objetos fsicos com o propsito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e tirar concluses, de natureza quantitativa, acerca de caractersticas importantes do universo do estudo. CENTENA - Grupo de 100 unidades. CENTSIMO - Dividindo-se uma unidade em 100 partes iguais, cada parte um centsimo dessa unidade. Um centsimo pode ser indicado assim: . CENTMETRO: A centsima parte do metro. Representa-se como cm. CHAVETA { } significa conjunto CILINDRO DE REVOLUO - o slido que se obtm quando um retngulo efetua uma rotao completa sobre qualquer um dos seus lados.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

CRCULO - a poro de plano limitada por uma circunferncia.

CIRCUNFERNCIA - um conjunto de pontos que esto mesma distncia de um ponto interior que se chama centro. CLASSIFICAO - Forma de separar objetos ou nmeros que possuem certos atributos ou caratersticas. COMPASSO -Utenslio que serve para desenhar circunferncias.

CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE DIRETA - a razo constante entre valores correspondentes de duas variveis diretamente proporcionais. CORDA - o segmento de reta que une dois pontos quaisquer da circunferncia.

CRITRIOS DE DIVISIBILIDADE - Um nmero divisvel por 2 quando o seu algarismo das unidades 0, 2, 4, 6 ou 8; Um nmero divisvel por 3 quando a soma dos seus algarismos mltiplo de 3; Um nmero divisvel por 5 quando o seu algarismo das unidades 0 ou 5; Um nmero divisvel por 10 quando o seu algarismo das unidades 0; Um nmero divisvel por 100 quando os seus algarismos das unidades e das dezenas so ambos 0. CONE: Um slido obtido pela rotao de um tringulo retngulo em torno dum dos catetos.

CUBO - um poliedro regular com seis faces quadradas. um dos 5 slidos platnicos

CUBOS PERFEITOS - Nome que se d a todos os nmeros inteiros cuja raiz cbica ainda um nmero inteiro. DADOS - Elementos numricos ou algbricos de informao de um problema. DADO ESTATSTICO - o resultado da observao de um atributo/varivel qualitativa ou quantitativa.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

DECGONO - um polgono com dez lados.

DCIMO - Dividindo-se uma unidade em 10 partes iguais, cada parte um dcimo dessa unidade. Um dcimo pode ser indicado assim: .

DECOMPOSIO EM FATORES PRIMOS - Um nmero est decomposto em fatores primos quando est escrito sob a forma de um produto de fatores em que todos so nmeros primos. Qualquer nmero composto pode ser decomposto num produto de fatores primos.

DENOMINADOR O denominador da frao representa o nmero de partes iguais em que se tenha dividido a unidade.

DESIGUALDADE TRIANGULAR: Num tringulo, o comprimento de qualquer lado menor que a soma dos comprimentos dos outros dois lados.

Em qualquer tringulo, tem-se a<b+c, b<a+c e c<a+b. DEZENA - Grupo de 10 unidades DIAGONAL - A diagonal de um polgono um segmento de reta que une dois vrtices no consecutivos. As diagonais de um paralelogramo cortam-se ao meio (tambm se diz: bissetam-se). Cada uma das diagonais de um paralelogramo divide-o em dois tringulos geometricamente iguais. As diagonais de um retngulo so iguais. As diagonais de um losango so perpendiculares. As diagonais de um quadrado so perpendiculares e iguais.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

DIAGRAMA DE CAULE E FOLHAS - Pode-se organizar um conjunto de dados utilizando uma representao grfica do tipo seguinte: Esta representao chama-se diagrama de caule-e-folhas. 2 3 4 5 6 37 5778889 01466788 234579 02358

O caule a coluna com os nmeros 2, 3, 4, 5 e 6 que representam o algarismo das dezenas e as folhas que representam o algarismo das unidades de cada um dos dados. DIMETRO - a corda que passa pelo centro da circunferncia. A medida do dimetro (d) o dobro da medida do raio (r): d = 2 r. DIFERENA - A diferena de dois nmeros, a e b, o nmero que se tem que adicionar a b para se obter a; representa-se por a-b. A operao que permite calcular uma diferena a subtrao. O nmero a designase por aditivo, sendo b o subtrativo. DISTNCIA: A distncia entre dois pontos medida pelo comprimento do segmento de reta que os liga. DIVIDENDO - O nmero que ser dividido em uma operao de diviso. Na operao 189=2, 18 o dividendo. DIVISO - Uma das quatro operaes bsicas da aritmtica. Usada para saber o nmero de vezes que um nmero est contido em outro nmero.

DIVISO DE DOIS NMEROS RACIONAIS - Para dividir dois nmeros racionais multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor. DIVISORES PRIMOS - Diz-se dos divisores de um nmero que so nmeros primos tais como: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 31... DIVISO DE POTNCIAS COM A MESMA BASE - Para dividir potncias com a mesma base (diferente de zero), mantm-se a base e subtraem-se os expoentes.

DIVISO DE POTNCIAS COM O MESMO EXPOENTE - Para dividir duas potncias com o mesmo expoente, mantm-se o expoente e dividem-se as bases (divisor diferente de zero).

DIVISVEL - Um nmero divisvel por outro se o resto da diviso do primeiro pelo segundo for zero. DIVISOR - o segundo termo da diviso. o que divide o dividendo. Na operao 189=2, 9 o divisor. Dizse que a divisor de b quando b a dividir por a d resto zero. Neste caso tambm se diz que b mltiplo de a. DZIMA - Representao de um nmero na sua forma decimal. As dzimas podem ser: finitas e infinitas. DZIMA PERIDICA - Parte decimal de um nmero que se repete indefinidamente. Exemplo: 2,345345345...
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

DODECAEDRO - um poliedro regular com doze faces pentagonais.

DODECGONO - um polgono com doze lados.

EIXO DE REFLEXO - A reta que separa uma figura de sua reflexo.

ELEMENTO - Um objeto de um conjunto um elemento deste conjunto. ELEMENTO NEUTRO - Em uma operao o elemento que no tem influncia no resultado final. O elemento neutro na adio o zero e na multiplicao e diviso o 1. ELEMENTOS DA CIRCUNFERNCIA

ELEMENTOS DE UM POLIEDRO - Os elementos de um poliedro so as faces, as arestas e os vrtices.

ELEMENTO ABSORVENTE DA MULTIPLICAO o zero. ENEGONO- um polgono com nove lados.

ENUMERAR - Associar objetos de uma forma unvoca aos nmeros naturais. EQUAO - Expresso algbrica indicada por uma igualdade, onde h valores desconhecidos expressos por letras (incgnitas). EQUIVALENTES - Que do mesmo valor. Aquilo que equivale.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

ESCALA - a razo entre as dimenses de uma figura e as dimenses reais, expressas na mesma unidade. Por ex.: num mapa escala 1cm representa 2000 cm.

ESFERA - o lugar geomtrico do conjunto dos pontos da superfcie esfrica ou do seu interior. ESQUADRO - Instrumento de desenho com a forma de um tringulo retngulo.

ESTATSTICA - Parte da Matemtica que organiza e apresenta informaes numricas, alm de obter concluses a partir dessas informaes. ESTIMATIVA OU ESTIMAR - Atitude de estimar um resultado numrico. o resultado aproximado de uma operao. EXPRESSO NUMRICA - Uma expresso numrica representa um nmero. As expresses numricas traduzem em linguagem matemtica, uma ou mais operaes. Na resoluo de problemas utilizamse expresses numricas. Regras de resoluo de uma expresso numrica: 1. Efetuam-se em 1 lugar os clculos dentro de parnteses. 2. As multiplicaes e as divises tm prioridade sobre as adies e as subtraes, e efetuam-se pela ordem indicada. 3. As adies e as subtraes efetuam-se pela ordem indicada. EXTREMOS DE UMA PROPORO - Uma proporo tem quatro termos, sendo o primeiro antecedente e o ltimo consequente: os extremos

FACE - um polgono que define um lado de um poliedro, delimitado por arestas. FATOR - Os nmeros inteiros multiplicados em uma multiplicao so os fatores. Em 26 = 12, 2 e 6 so os fatores de 12. FATORES PRIMOS - Os fatores primos de um nmero so os nmeros primos cujo produto d esse nmero. Cada nmero tem um nico conjunto de fatores primos. Exemplo: Os fatores primos do nmero 165 so 3, 5 e 11 porque 165 = 3 x 5 x 11 FIGURAS EQUIVALENTES - So figuras que tm a mesma rea. Figuras equivalentes no tm necessariamente de ter a mesma forma.

A B FIGURAS SEMELHANTES - So figuras que tm a mesma forma. Diz-se que duas figuras tm a mesma forma se uma delas for uma reduo ou uma ampliao da outra ou se forem geometricamente iguais.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

FIGURAS GEOMETRICAMENTE IGUAIS - Diz-se de duas figuras geomtricas que se podem sobrepor ponto por ponto. Duas figuras geometricamente iguais tm os lados e os ngulos geometricamente iguais.

FRMULA - Expresso que indica, em linguagem matemtica, os clculos que devem ser efetuados para se obter um determinado resultado. FRAO - Uma frao representa uma parte de um todo (a unidade), ou seja, uma diviso em partes iguais. Os termos da frao (exemplo: 4/8) so o denominador (8) e o numerador (4). O denominador indica o nmero de partes iguais em que se divide a unidade. O numerador indica quantas dessas partes se consideram. Numa frao os termos so sempre nmeros inteiros.

FRAO IMPRPRIA - Tem o numerador maior que o denominador.

FRAO IRREDUTVEL - Uma frao onde o numerador e o denominador no tm um divisor comum maior do que 1. Ex. FRAO PRPRIA - Uma frao prpria uma frao que tem o numerador menor do que o denominador.

FRAES DECIMAIS - So fraes cujo denominador igual a 10, 100,1000,

FRAES EQUIVALENTES - So fraes que representam o mesmo nmero. Princpio de equivalncia de fraes: obtm-se fraes equivalentes multiplicando ou dividindo os dois termos de uma frao pelo mesmo nmero inteiro, diferente de zero.

FRACIONRIO - Nmero racional no inteiro que pode ter a forma de um quociente de dois nmeros inteiros. Um nmero fracionrio pode ser uma frao mas uma frao pode no ser um nmero fracionrio. Um nmero fracionrio pode representar-se por uma dzima finita 3/2=1,5 ou por uma dzima infinita peridica (ou infinita) 2/3=0,666ou 0,(6). FREQUNCIA ABSOLUTA DE UM ACONTECIMENTO o nmero de vezes que esse acontecimento se verifica.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

FREQUNCIA RELATIVA o quociente entre a frequncia absoluta do acontecimento e o nmero total de observaes.

GAMA: Gama () a terceira letra do alfabeto grego. GEOMETRIA - A rea da Matemtica que trabalha com slidos, superfcies, linhas, pontos ngulos e suas relaes. GEOPLANO - Base de madeira ou de plstico composta de pregos ou metais disposta em quadrado, permitindo a construo de vrios polgonos e aprofundamento de uma variedade de conceitos geomtricos.

GRFICO - Um quadro que permite representar os dados GRFICOS DE BARRAS - Um grfico onde os dados so representados com barras verticais ou horizontais.

GRFICO DE LINHA - Um grfico formado por uma linha construda pela ligao de segmentos de reta, unindo os pontos que representam os dados.

GRFICO DE UMA PROPORCIONALIDADE DIRETA- um conjunto de pontos pertencentes mesma reta que passa pela origem.

GRAMA - Medida de massa. 1000 gramas = 1Kg.


Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS - Dizemos que x e y so grandezas diretamente proporcionais se o quociente entre cada par de valores correspondentes constante: ou y

=kx

K - a constante de proporcionalidade

GRAU (unidade de medida de um ngulo) - Utiliza-se para medir a amplitude de um ngulo e pertence a um sistema de medio chamado sistema sexagesimal. Neste sistema: 1 grau corresponde a 60 minutos (1= 60). HECTARE - Unidade de rea (smbolo: ha) equivalente a 10.000 metros quadrados HEXAEDRO - um dos cinco slidos platnicos mais vulgarmente conhecido por cubo. um poliedro regular em que as seis faces so quadrados.

HEPTGONO - um polgono com sete lados

HEXGONO - um polgono com seis lados.

HIPOTENUSA - O maior lado de um tringulo. o lado que se ope ao ngulo reto de um tringulo e est relacionado com os catetos pelo Teorema de Pitgoras.

HORIZONTAL Linha paralela ao horizonte. ICOSAEDRO - Um poliedro com 20 faces.

IDENTIDADE FUNDAMENTAL DA SUBTRAO: o aditivo igual soma do subtrativo com a diferena. aditivo= subtrativo + diferena IGUALDADE DE EULER - A igualdade de Euler diz que o nmero de faces mais o nmero de vrtices igual ao nmero de arestas mais duas unidades: F+V=A+2 MPAR - Diz-se do nmero inteiro que no divisvel por 2 ou o que no tem 2 como fator. INFINITO - Que no finito. O conjunto dos nmeros naturais infinito, pois sempre existir um outro natural que supera o anterior. Significa algo to grande que no pode ser contado.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

INTERSECO - Conjunto de pontos que duas ou mais figuras tm em comum. INVERSO DE UM NMERO RACIONAL - Dois nmeros racionais dizem-se inverso um do outro quando o seu produto 1. S se indica o inverso de um nmero racional diferente de zero. o inverso de 2.

ISOMETRIA- uma transformao geomtrica que mantm os comprimentos dos segmentos de reta e a amplitude dos ngulos correspondentes iguais. As isometrias podem ser: Translaes, Rotaes, Reflexes e Reflexes deslizantes. Ex:

LARGURA - Dimenso perpendicular ao comprimento (plano horizontal) ou altura (plano vertical). LINHA POLIGONAL - Linha formada por segmentos de reta que tm um extremo em comum. Uma linha poligonal diz-se fechada se o extremo final do ltimo segmento de reta coincide com extremo inicial do primeiro; caso contrrio, diz-se aberta.

linha poligonal aberta

linha poligonal fechada

LITRO - Unidade de medida de capacidade (smbolo: l).

LOSANGO- Um paralelogramo com quatro lados iguais, dois a dois paralelos, sendo que os ngulos opostos obtidos a partir de uma mesma diagonal so iguais.

MASSA - A massa de um objeto a propriedade de ser mais ou menos pesada. A massa de um objeto depende de seu volume e da matria de que o objeto constitudo. O peso de um objeto, alm disso, depende do local onde se encontra (sobre a Terra ou sobre a Lua, no Polo Sul ou sobre a Linha do Equador...): o peso mede a fora com a qual o objeto arremessado.

MATEMTICA - Cincia que estuda nmeros e formas

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

MXIMO DIVISOR COMUM (m.d.c.) - o (m.d.c.) de dois ou mais nmeros o maior dos divisores comuns desses nmeros.

m.d.c(156,234)=2x3x13=78 MDIA ARITMTICA - o valor que se obtm adicionando todos os valores e dividindo pelo nmero total deles. METRO - (m) unidade principal de comprimento. 1m = 100 cm = 1000mm. METRO CBICO - unidade de volume igual ao volume de um cubo com um metro de aresta. Smbolo: m 3 MNIMO MLTIPLO COMUM (m.m.c.) - o (m.m.c.) de dois ou mais nmeros o menor mltiplo comum a todos eles, excetuando o zero. O m.m.c. igual ao produto dos fatores primos comuns e no comuns elevados ao maior expoente.

m.m.c(156,234)=2x2x3x3x13=468

MINUTO (min) - Unidade de tempo correspondente sexagsima parte da hora. Unidade angular 60 minutos = 1 grau. MODA DE UM CONJUNTO DE DADOS ESTATSTICOS - o dado que ocorre com maior frequncia absoluta. A moda em 2, 3, 4, 2, 2, 3, 4, 3, 6, 5, 7, 2 o nmero 2 pois aparece mais vezes (4 vezes). MULTIPLICAO- Uma das quatro operaes bsicas da aritmtica, que realiza o produto de dois ou mais termos denominados fatores. A multiplicao uma adio repetida. MULTIPLICAO DE POTNCIAS COM A MESMA BASE - Para multiplicar potncias com a mesma base, dse a mesma base e adicionam-se os expoentes.

MULTIPLICAO DE POTNCIAS COM O MESMO EXPOENTE - Para multiplicar potncias com o mesmo expoente, mantm-se o mesmo expoente e multiplicam-se as bases.

MULTIPLICAO DE NMEROS RACIONAIS- Para multiplicar nmeros racionais, representados por fraes, multiplica-se numerador com numerador e denominador com denominador. Para multiplicar fraes no preciso terem o mesmo denominador. MLTIPLO DE UM NMERO - todo aquele que se obtm multiplicando o nmero dado por um nmero inteiro qualquer. Os mltiplos de um nmero inteiro obtm-se multiplicando esse nmero por 0, 1, 2, 3, 4, 0, 4, 8, 16... So mltiplos de 4. NO POLIEDRO - Todos os slidos que no sejam constitudos apenas por faces planas (planas e curvas ou curva).

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

NUMERADOR O numerador de uma frao representa o nmero de partes iguais que se tenha considerado depois de dividir a unidade em tantas partes iguais como indica o denominador.

NUMERAL DECIMAL - So nmeros fracionrios que se podem escrever usando vrgula e um nmero finito de casas decimais (exemplo: 1/2 = 0,5). NMERO - Um smbolo que representa uma quantidade, uma grandeza, uma posio, uma medida. NMERO CARDINAL - o nmero de elementos de um conjunto. a caraterstica associada ao nmero cardinal a cardinalidade. NMEROS COMPOSTOS todo o nmero natural que tem mais de dois divisores naturais, tais como 4, 6, 12, 15, 49. NMERO INTEIRO - Nmeros inteiros so os nmeros naturais e seus opostos, reunidos ao zero. ..., -3, -2, 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... NUMERO MISTO - um nmero racional escrito na forma da soma de sua parte inteira com a sua parte fracionria. Os nmeros mistos tambm se podem escrever como fraes imprprias.

NMERO ORDINAL - O ordinal de um nmero exprime sua posio em uma sequncia, tal como primeiro, segundo, terceiro, vigsimo. NUMERO NATURAL - So aqueles que emergem dos processos de contagem na natureza. O conjunto de nmeros naturais representa-se por IN. IN = {1, 2, 3, 4, 5,...} NMEROS NEGATIVOS - Todos nmeros menores que zero. NMEROS POSITIVOS - Todos os nmeros maiores que zero NMEROS PRIMOS - Um nmero natural maior do que 1, que no divisvel por qualquer outro nmero exceto por ele e por 1. Um nmero primo tem somente dois divisores naturais diferentes. NMEROS PRIMOS ENTRE SI - Dois nmeros naturais so primos entre si quando o seu m.d.c. 1. NMEROS RACIONAIS - So todos os nmeros que podem ser escritos sob a forma de uma frao com numerador e denominadores inteiros. NMEROS SIMTRICOS - So aqueles cuja soma zero. OCTAEDRO - um poliedro regular com oito faces triangulares.

OCTGONO - um polgono com oito lados.

ORDEM - Arranjo ordenado que pode ser em ordem crescente ou decrescente. Existe um padro de comportamento para os objetos.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

ORDEM CRESCENTE - Arranjo de um grupo de nmeros em ordem, de modo que um nmero menor sempre colocado antes de um maior. Exemplo: 3, 6, 9, 12, 27. ORDEM DECRESCENTE - Arranjo de um grupo de nmeros em ordem, de modo que um nmero maior colocado antes de um menor. Exemplo: 27, 12, 9, 6, 3. ORDINAL - Palavra que indica a ordem de colocao em um conjunto de um dos seus objetos (1,2, 3,...) ou (primeiro, segundo, terceiro...). PADRO - Um procedimento onde se utiliza as figuras congruentes repetidas, seja para recobrir uma superfcie. , tambm, uma regularidade, um modelo, uma sequncia: quando se pode identificar o prximo evento ou objeto que vir, se encontrou um padro.

PADRO NUMRICO - Uma regularidade, um modelo, uma sequncia: quando se pode identificar o prximo nmero que vir (se se encontrou um padro numrico). PAR - Um nmero inteiro que divisvel por 2. PARALELEPPEDO - um slido de seis faces em que cada uma das faces um paralelogramo.

PARALELOGRAMO - Os paralelogramas so quadrilteros que tm todos os lados paralelos ou paralelos 2 a 2.

PARCELA - Um dos nmeros ou expresses que so adicionados numa adio. Por exemplo, em 6+15, o 6 e o 15 so as parcelas. PENTGONO - um polgono com cinco lados.

PENTAMIN - Todas as figuras em duas dimenses formadas pela combinao de 5 quadrados congruentes adjacentes.

PERCENTAGEM - Uma percentagem traduz a comparao entre um nmero (uma parte) e o nmero 100 (o todo). Forma de apresentar a razo entre duas grandezas de modo que o denominador seja 100. Uma percentagem uma razo com consequente 100. Usa-se o smbolo % para representar uma percentagem. PERMETRO DE UM POLGONO igual soma das medidas (comprimentos) de todos os lados desse mesmo polgono

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

PERMETRO DE UM CRCULO o comprimento da circunferncia que define o crculo e calculado pela frmula: - Permetro de um crculo igual ao produto de pelo dimetro: P = d. - Permetro de um crculo igual ao produto de pelo dobro do raio: P = 2 r. Nos clculos usamos o valor de aproximado s centsimas: = 3,14 Medidas de comprimento

PI - Quociente constante entre o permetro de uma qualquer circunferncia e o respetivo dimetro. =3,14159265358979

PIRMIDES - So os poliedros cujas arestas laterais concorrem num ponto e as faces laterais so tringulos.

PICTOGRAMAS - So grficos onde se utilizam figuras ou smbolos alusivos ao problema em estudo.

PLANIFICAO DE UM SLIDO - Representao de um slido numa superfcie plana a partir da qual este se pode construir.

POLIEDROS - So slidos geomtricos limitados apenas por superfcies planas.

POLIEDRO REGULAR - Todas as faces so polgonos regulares, iguais entre si, e formam ngulos tambm todos iguais entre si. o caso de tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro. POLGONO- uma figura plana limitada por segmentos de reta chamados lados do polgono.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

POLGONO CNCAVO: Um polgono diz-se cncavo se, pelo menos um prolongamento de um dos lados intersectar o polgono.

POLGONO CONVEXO: Um polgono convexo se os prolongamentos de qualquer um dos seus lados no intersectarem o polgono.

POLGONO REGULAR - aquele que tem lados iguais e os ngulos internos tambm iguais.

Heptgono Regular

POLGONOS EQUIVALENTES - So aqueles que tm a mesma rea. PONTO - Uma figura geomtrica sem dimenso. Representa-se o ponto por uma letra maiscula qualquer do alfabeto. POPULAO - Uma populao uma coleo de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais caractersticas comuns, que se pretendem analisar. POTNCIA - Uma potncia um produto de fatores iguais. A base da potncia o fator que se repete e o expoente indica o nmero de vezes que o fator se repete. A leitura da potncia ab "a elevado a b".

POTNCIA DE EXPOENTE NULO - Uma potncia de expoente nulo (zero) e base diferente de zero igual a 1. a0=1 POTNCIA DA POTNCIA - Para calcular uma potncia de potncia, d-se a mesma base e multiplicam-se os expoentes. Ex.: (an)p = an x p PRISMAS - Os prismas tm duas bases. Todas as faces laterais de um prisma so paralelogramos.

PROBABILIDADE - o quociente entre o nmero de casos favorveis e o nmero total de casos possveis em uma experincia. PRODUTO - o nome que se d ao resultado de uma Multiplicao.
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

PROPORO - uma igualdade entre duas razes. Na proporo ao produto dos extremos: > 5 6 =3 10.

, os termos 3 e 10 so os extremos

e os termos 5 e 6 so os meios. Propriedade das Propores: numa proporo o produto dos meios igual PROPRIEDADE ASSOCIATIVA Propriedade da Adio que permite substituir duas ou mais parcelas pela sua soma: (a+b) +c =a+ (b+c). Propriedade da Multiplicao que permite substituir dois ou mais fatores pelo seu produto: (ab) c = a (bc). PROPRIEDADE COMUTATIVA Propriedade da Adio em que se pode trocar a ordem das parcelas e a soma no se altera: a+b =b+a. Propriedade da Multiplicao em que se pode trocar a ordem dos fatores e o produto no se altera:ab = ba. PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA propriedade que permite distribuir uma adio ou subtrao em relao ao produto, sem alterar o resultado. a(b+c) = (ab)+(ac) a(b-c) = (ab)-(ac) PROPRIEDADE DA EXISTNCIA DO ELEMENTO ABSORVENTE - Quando um dos fatores zero, o produto igual a zero. Zero o elemento absorvente da multiplicao. PROPORCIONALIDADE DIRETA - Duas grandezas y e x so diretamente proporcionais quando existe uma constante, c, diferente de zero, tal que: y = cx . Ao nmero c chama-se constante de proporcionalidade. Graficamente, a proporcionalidade direta identifica-se por um conjunto de pontos que pertencem a uma reta que contm a origem.

QUADRADO - Chama-se quadrado a um paralelogramo que tem quatro ngulos retos e os lados com o mesmo comprimento. QUADRADOS PERFEITOS - Nome que se d a todos os nmeros inteiros cuja raiz quadrada ainda um nmero inteiro. Ex.: 0, 1, 4, 9, 16, 25, so quadrados perfeitos, pois: = 0; = 1; = 2; = 3; = 4; = 5... QUADRILTERO - uma figura geomtrica com 4 lados e 4 ngulos. QUDRUPLO - Multiplicado por quatro; quatro vezes maior. QUILOGRAMA - Unidade principal de peso. O seu valor foi estabelecido em Conferncia Internacional e o chamado quilograma padro, fabricado em platina, encontra-se guardado em Frana. Smbolo: Kg. QUOCIENTE - O resultado de uma diviso. Na diviso de 8 por 4 o quociente 2 RACIONAL - todo o nmero inteiro ou fracionrio. Pertence ao conjunto Q. RAIO - o segmento de reta que une o centro a qualquer ponto da circunferncia. RAZO - Uma razo permite comparar dois nmeros a e b calculando o quociente entre eles:

que se l: "a razo entre a e b" ou "razo de a para b"


Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

RAZES EQUIVALENTES - Representam o mesmo nmero. Por exemplo: REFLEXO - uma transformao geomtrica que envolve um ponto a ser refletido e uma reta, transformando o ponto num outro simtrico com relao ao eixo fornecido.

REFLEXO DESLIZANTE - uma composio de uma reflexo com uma translao na qual o objeto se desloca paralelamente ao eixo de reflexo.

RETAS - um conjunto infinito de pontos alinhados de tal forma que os segmentos com extremidades em dois quaisquer desses pontos tm sempre a mesma inclinao. Tambm se representa uma reta por uma letra minscula: r , s , t ,...

Reta CD ou reta r RETAS COINCIDENTES - Duas retas so coincidentes se pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.

RETAS CONCORRENTES - Retas que se cruzam num ponto. RETAS CONCORRENTES OBLQUAS - Quando se cruzam e formam ngulos agudos e obtusos opostos.

RETAS PARALELAS - Retas que nunca se cruzam e que no esto sobrepostas.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

RETAS CONCORRENTES PERPENDICULARES - quando as retas se cruzam num nico ponto e formam entre si ngulos de 90.

REGRAS DE ESCRITA: Escrita A AB Ponto A Reta que passa pelos pontos A e B Semirreta de origem A que passa em B [AB] ABC ou Segmento de reta de extremos A e B Comprimento do segmento de reta [AB] ngulo de vrtice B Amplitude do ngulo de vrtice B Leitura

[ABC] Tringulo de vrtices A, B e C RETNGULO - um paralelogramo em que os ngulos so retos. RETA NUMRICA - Os nmeros inteiros relativos podem ser representados numa reta orientada (eixo):

Chama-se origem ao ponto da reta correspondente ao nmero 0 (zero) e escolhe-se uma unidade para graduar a reta. Os nmeros positivos esto situados direita do zero e os negativos esquerda do zero. ROTAO - Numa rotao a figura inicial vai rodando em diferentes ngulos segundo um ponto central, o centro de rotao. Ou seja, a figura final obtida atravs de uma figura inicial, onde mantido fixo um ponto (o centro da rotao) e todos os outros sofrem deslocaes ao longo de ngulos de uma certa amplitude e em torno do ponto fixo. Pode ser positiva, quando se move ao contrrio do sentido dos ponteiros do relgio, ou negativa, quando se move no mesmo sentido dos ponteiros dos relgios.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

SECTOR CIRCULAR - uma regio do crculo limitada por dois raios.

SEGMENTO DE RETA - Parte de uma reta limitada entre dois pontos.

SEMICRCULO - Metade de um crculo, ou seja uma das partes do crculo delimitadas pelo dimetro SEMIRRETA linha com principio e no tem fim. D representa a semirreta de origem C e que contm o ponto D.

SMBOLO - Sinal grfico que representa uma ideia matemtica. Os nmeros so escritos com smbolos chamados ALGARISMOS. SIMTRICO - Uma figura em uma, duas ou trs dimenses dita simtrica se ela possui um ente de simetria (ponto, eixo ou plano), de modo que do outro lado deste ente de simetria a figura seja semelhante, porm invertida, como se tivesse sido colocada na frente de um espelho. SINAIS - H diversos sinais que so usados na escrita matemtica, como, por exemplo, os sinais das operaes e os prprios algarismos. Para comparar nmeros so usados os sinais: > (maior que), < (menor que), (diferente que), = (igual a). SINAIS POSICIONAIS - Os sinais + (mais) e - (menos) que acompanham os nmeros inteiros relativos. Indicam a sua posio em relao ao zero, logo chamam-se sinais posicionais. Ex: + 4 l-se "mais quatro" ; 4 l-se "menos quatro". Na expresso, os sinais + e aparecem com duas funes distintas: Sinais operacionais (+ 5) + ( 7) (+ 1) ( 3) + (+ 2) = Sinais posicionais SISTEMA DECIMAL - um sistema de numerao que utiliza dez algarismos para representar quantidades. Ex.: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. SLIDO - Uma figura em trs dimenses. Exemplos de slidos so: cubo, paraleleppedo, pirmide, prisma. SOMA - Uma das principais operaes bsicas da aritmtica, que resulta na adio de nmeros SOMA DE DOIS NMEROS COM O MESMO SINAL - um nmero com esse sinal cujo valor absoluto a soma dos valores absolutos das parcelas. Ex.: 5 + ( + 6 ) = 11; ( - 9 ) + ( - 4 ) = - 13 SOMA DE DOIS NMEROS COM SINAIS CONTRRIOS - um nmero cujo valor absoluto a diferena dos valores absolutos das parcelas e o sinal o da parcela com maior valor absoluto. Ex: (- 5 ) + (+ 3 ) =-2; (- 5 ) + (+ 8 ) = + 3; - 4 + ( + 4 ) = 0
Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

SOMA DAS AMPLITUDES DOS NGULOS INTERNOS DE UM TRINGULO - igual a 180.

120 + 35 + 25 = 180 SONDAGEM - o estudo estatstico que se baseia numa parte da populao, isto , numa amostra que deve ser representativa dessa populao. SUBTRACO - a operao inversa da adio. O resultado de uma subtrao chama-se resto ou diferena. SUBTRAO DE NMEROS INTEIROS RELATIVOS - Para subtrair dois nmeros relativos, adiciona-se ao aditivo o simtrico do subtrativo. Ex: - 8 - ( + 5 ) = - 8 + ( - 5 ) = - 13 SUBTRATIVO - o segundo operando numa subtrao. SUCESSO DE FIBONACCI - Uma sucesso infinita onde cada termo obtido pela adio dos dois anteriores. Na natureza ela aparece com frequncia, por exemplo na distribuio das "ptalas" de uma pinha. Exemplo: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 ... TANGRAM - Conjunto de peas grficas especficas que pode ser reunido para montar figuras geomtricas. Muito utilizado nas atividades prticas de Geometria.

TERMO - Um dos objetos matemticos em uma operao. TETRAEDRO - um poliedro regular com quatro faces triangulares.

TONELADA - (t) Medida de massa em que 1 tonelada = 1000 quilogramas. TOTAL - O resultado de uma adio, subtrao, multiplicao, diviso. TRAO DE FRAO Representa operao diviso. TRANSFERIDOR - Um instrumento que serve para medir ngulos.

TRANSLAO - Numa translao todos os pontos da figura original deslocam-se segundo a mesma direo (vertical, horizontal ou diagonal), o mesmo sentido (esquerda ou direita, ou cima ou baixo) e percorrendo a mesma distncia.

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

TRINGULO - Polgono com trs ngulos e trs lados.

Classificao dos tringulos quanto ao comprimento dos lados: EQUILTERO: tm os trs lados iguais.

ISSCELES: tm dois lados iguais.

ESCALENO: tm os trs lados diferentes.

Classificao dos tringulos quanto amplitude dos ngulos: ACUTNGULO: tm os trs ngulos agudos.

RETNGULO: tm um angulo reto.

OBTUSNGULO: tm um ngulo obtuso.

A soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180.

TRINGULOS GEOMETRICAMENTE IGUAIS - So aqueles que quando sobrepostos coincidem ponto por ponto. UNIDADE ESTATSTICA OU INDIVDUO - cada um dos elementos da populao. VALOR ABSOLUTO - Mdulo ou valor absoluto de um nmero igual distncia do ponto que representa esse nmero, na reta numrica, origem. Ex.: | - 4 | = 4; | + 4 | = 4; | 0 | = 0 .

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

VARIVEL A grandeza que pode ser mudada, ou melhor, cujo valor pode assumir diferentes grandezas. As letras mais usadas neste caso so as ltimas letras do alfabeto: x, y e z, mas como mero hbito, j que a varivel pode ser representada por qualquer smbolo. VAZIO - Nome dado ao conjunto que no tem elementos. Representa-se por { } VRTICE - Ponto de interseco dos lados de um polgono ou das arestas de um slido. VRTICE DE UM NGULO - origem comum das semirretas que formam um ngulo chama-se vrtice do ngulo. o vrtice do ngulo ACB .

VETOR - Segmento de reta orientado. Nessa representao aparece a grandeza (expressa pelo comprimento do segmento), a direo (dada pela reta) e o sentido (dado pela seta). VRGULA - um sinal matemtico que separa a parte inteira da parte decimal de um nmero. VOLUME - o volume de um corpo a quantidade de espao que ele ocupa. Para medir o volume de um slido necessrio definir a poro de espao que corresponde a uma unidade de medida. Depois, o volume do slido igual ao nmero de vezes que a unidade de medida cabe no slido ou em quantas dessas unidades o slido se pode decompor.

Se

= 1 unidade de volume, a medida deste slido Medidas de Volume

3.

1dm3=1litro VOLUME DO CILINDRO Vcilindro = rea da base altura Vcilindro = Ab h

Ex.: Vcilindro = 32 10 = 282,6 cm3 considerando = 3,14

VOLUME DO CUBO Vcubo = a a a = a3

Ex: Vcubo = 2 2 2 = 23 = 8 cm3

Prof Helena Borralho/2012-13

Agrupamento Vertical de Escolas de Sines

VOLUME DO PARALELEPPEDO Vparaleleppedo = a b c Ex.: Vparaleleppedo = 5 3 2 = 30 cm3

Prof Helena Borralho/2012-13

Das könnte Ihnen auch gefallen