Sie sind auf Seite 1von 6

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

DIREITO PENAL - 2 Fase 2012.3 SIMULADO

PEA PRTICO-PROFISSIONAL DANIEL ALVES DA SILVA foi denunciado pelo r. Juzo da 3a Vara Criminal da Comarca de SO BERNARDO DO CAMPO, nos autos do Processo no 2904/2011, como incurso no artigo 157, caput, c.c. o artigo 14, inciso II, ambos do Cdigo Penal. O acusado foi processado porque teria tentado subtrair, para si, mediante grave ameaa, quantia em dinheiro, de propriedade da vtima, iniciando, dessa forma, a execuo de crime de roubo, somente no se consumando o delito por circunstncias alheias sua vontade. Narra a denncia que o Ru dirigiu-se ao estabelecimento comercial, pertencente vtima onde, mediante grave ameaa exercida pelo seu porte fsico, tentou se apossar de quantia alheia, s no conseguindo seu intento em razo da chegada da Polcia, que o prendeu em flagrante delito, tendo, em seguida, sido pelo juiz concedida a liberdade provisria. Inquirida em juzo, a vtima disse que avistou o ru na rua e, ao perceber que o mesmo caminhava em sua direo, correu para seu estabelecimento comercial, um salo de cabeleireiro, e trancou a porta. O ru se aproximou e tentou ingressar no local. A vtima entrou em pnico e determinou a sua filha, de treze anos de idade, que acionasse a polcia. Subiu para um local mais alto e, de uma janela, passou a dialogar com o ru. Disse que chegou a perguntar para o ru o que ele queria, se seria dinheiro? O Ru pediu a quantia de R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos), falou que precisava pegar conduo para ir para Santo Andr. A vtima recusou-se a colaborar. Reportou que o ru exalava odor de quem no tomava banho e aparentava estar alterado, falando em tom alto e causando tumulto. No obstante a recusa da vtima, em fornecer o dinheiro solicitado, o ru continuava insistindo. Reiterou seu pedido por outras vezes: Preciso de dois e noventa para pegar conduo, me ajuda!. Inquirida pelo Magistrado se o ru lhe ameaou, apontou alguma arma, teve resposta negativa. Disse que o ru somente lhe pediu R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos), e no lhe

A defesa no apresentou testemunhas. Em Juzo, quando interrogado, o Ru disse que, de fato, pediu dinheiro para a vtima. Negou, no entanto, de forma veemente, que lhes tenha feito ameaas ou qualquer intimidao. Atendendo a pedido da defesa, o Magistrado converteu os debates orais em memoriais. Na oportunidade o Douto Promotor de Justia requereu a condenao do Ru, nos termos da denuncia.
COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

fez ameaas. Estava muito nervosa e abalada com a situao.

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB Questo: como advogado de Daniel, intimado em 21/01/2013, apresente a pea cabvel para defender os interesses de seu cliente, datando a petio com o ultimo dia do prazo para a apresentao.

QUESTO 1 Joo foi denunciado criminalmente perante a 1 Vara do Juri da Justia Federal por, supostamente, ter causado a morte de Lorena, funcionria do INSS e sua ex-namorada. Segundo a denncia, o acusado, aps diversas discusses e ameaas moa, a qual, segundo consta, teria rompido recentemente o relacionamento, aguardou a sada de Josefa de seu local de trabalho momento em que lhe deferiu disparos de arma de fogo que a levaram a bito. Recebida a denncia, pela Vara do Jri da Justia Federal, o ru alegou que no se encontrava, no dia dos fatos, na cidade. Durante a instruo, duas testemunhas da acusao confirmaram j terem presenciado discusses entre o Joo e a vtima, mas afirmaram que Joo era pessoa calma e ponderada e que a vtima constantemente o humilhava na frente de todos, a fazia questo de causar-lhe cimes narrando os vrios casos que matinha com colegas de trabalho. A terceira testemunha da acusao, que presenciou os fatos, no reconheceu conclusivamente o ru. J o ru apresentou apenas uma testemunha que reafirmou sua boa ndole. No foi apresentada a arma do crime. Substitudos os debates orais por memoriais o Ministrio Pblico requereu que fosse ru pronunciado como incurso no art. 121, 2., II, IV, CP, j que, pelo princpio in dubio pro societate, deveria caber aos jurados a avaliao quanto culpa ou inocncia de Joo. Em face da situao apresentada responda: a) qual a pea cabvel para defender os interesses de Joo? b) a quem deve ser apresentada a petio e qual o rgo competente para o julgamento? c) o que pode ser alegado e pedido em defesa de Joo?

QUESTO 2 Alcio, Clayton, e Nilson Deputados Estaduais, membros da assemblia legislativa do Estado de XX, montaram conjuntamente um esquema de desvio de recursos pblicos da Assemblia para pagamento de servios supostamente prestados pela propriedade. Com a finalidade de manter-se na posse do dinheiro obtido, dando aparncia lcita ao mesmo, contratam o Escritrio de Advocacia Silva & Associados, de Joo Silva, e pedem que ele transforme o dinheiro obtido de forma criminosa em ativos aparentemente lcitos. empresa XACOMIGO, de sua

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB luz da situao narrada esclarea, de forma juridicamente fundamentada quais os crimes pelos quais Alcio, Clayton e Nilson podem ser processados se fossem denunciados no dia de hoje qual a competncia para processo e julgamento do feito?

QUESTO 3 Paulo furta as jias Maria, famosa socialite residente em Braslia. Posteriormente vai a So Paulo, Capital, onde vende as jias, separadamente, para Guilherme, Octaviano e Flvio, sendo que os compradores, embora no tivessem cincia exata da provenincia das jias, desconfiavam de sua origem ilcita em face do baixo preo que pagaram por elas. Todos os trs compradores adquiriam as jias para d-las de presentes s suas respectivas esposas. Em face da situao apresentada: a) Tipifique a conduta de Paulo, Guilherme, Octaviano e Flvio? b) Determine o juzo competente para processo e julgamento do feito?

QUESTO 4 Instaurado inqurito policial n 123/10, da Delegacia Especializada em Entorpecentes, para apurao do crime de trfico ilcito de entorpecentes, so identificados e indiciados 3 suspeitos da prtica do crime, os quais seriam intermedirios entre o traficante internacional que traz a droga proveniente do exterior e os traficantes que vendem a droga diretamente aos usurios. Os indiciados so Jos da Silva, Joo de Souza e Joaquim dos Santos. Com o avanar das investigaes, so inquiridas vrias testemunhas, as quais temem por suas vidas caso os indiciados tomem conhecimento dos seus depoimentos, bem como reunidas provas da participao de Jos, Joo e Joaquim no crime. Autorizada a interceptao telefnica por quinze dias (medida cautelar n 456/10), so coletadas provas suficientes para o oferecimento da denncia, razo pela qual o pedido de interceptao no renovado, sendo os autos da medida cautelar juntados aos autos do inqurito, elaborando o Delegado um relatrio conclusivo e encaminhando os autos justia, que os remete ao Ministrio Pblico. O promotor de justia, contudo, requisita como diligncia a oitiva dos investigados, providncia que no tinha sido tomada pelo delegado. Ao intimar o indiciado Joo de Souza, comparece antes da data aprazada para realizao da oitiva um advogado com procurao com poderes especficos para defend-lo nos autos do inqurito policial n 123/10, solicitando vista dos autos e obteno de cpias. Tendo em vista o disposto no art. 20 do CPP, pergunta-se:

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB a) Poder o Delegado de Polcia indeferir pedido de vista dos autos do inqurito, formulado por advogado constitudo pelo indiciado, alegando que a divulgao dos depoimentos das testemunhas coloca suas vidas em risco? b) Qual (quais) a medida cabvel para combater a deciso do Delegado de Polcia?

Quesito avaliado

Discursiva Direito Penal Pea Faixa de valores 0,00 a 0,40 0,00 a 0,20 0,00 a 0,50

Atendimento ao quesito

1. Memoriais, com fundamento no artigo 403, pargrafo 3o do CPP 2. Endereamento: 3a Vara Criminal da Comarca de So Bernardo do Campo 3. Tese: atipicidade formal pela ausncia dos elementos objetivos (inexistncia de qualquer ato executrio relacionado subtrao, bem como ao exerccio de violncia ou grave ameaa) E / OU ausncia do elemento subjetivo do tipo (dolo - animus furandi) 4. Fundamento legal: art. 157 E / OU art. 14,II, do CP 5. Tese: atipicidade material pela aplicao do principio da insignificncia 6. Tese: caso, mesmo em face da inexistncia de qualquer leso ou ameaa relevante ao patrimnio, entenda-se no ser hiptese de absolvio, deve-se argumentar no sentido da desclassificao da infrao para o crime de constrangimento ilegal (caso se entenda ter havido grave ameaa) E /OU para a contraveno penal de perturbao do trabalho ou sossego alheios. Em qualquer dos casos, como consequncia da desclassificao deve-se arguir a nulidade ab initio por incompetncia do juzo e remessa dos autos ao Juizado Especial Criminal. 7. Tese: Fundamento legal: art. 146 do CP E / OU art. 42 da LCP; art. 61 da Lei 9.099/95 e art. 564, I, do CPP 8. Tese: fixao da pena base no patamar mnimo, aplicao da minorante relativa tentativa no patamar mximo, estabelecimento de regime inicial aberto e concesso do sursis, no fixao de valor relativo indenizao, em face da inexistncia de prejuzo experimentado pela vtima, concesso do direito de apelar em liberdade 9. Fundamento legal: arts. 59; 14, pargrafo nico; 33, pargrafo 2o, c, e; 77, todos do CP 10. Pedido: absolvio do ru, com fulcro no artigo 386, III, do CPP, ou; caso assim no se entenda, desclassificao

0,00 a 0,50 0,00 a 0,50 0,00 a 0,50

0,00 a 050 0,00 a 0,50

0,00 a 0,50 0,00 a 0.80

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

para o crime de constrangimento ilegal ou para a contraveno penal de perturbao do trabalho ou sossego alheios, com a consequente anulao ab initio do processo e remessa dos autos ao jecrim. Em caso de condenao pelo delito de roubo, a fixao da pena base no patamar mnimo, aplicao da minorante da tentativa no patamar mximo, fixao de regime inicial aberto e concesso do sursis. Requer ainda no seja estabelecido nenhum valor a titulo de indenizao em face da ausncia de prejuzo experimentado pela vitima e que seja assegurado o direito do ru de recorrer em liberdade. 12. Data: 28/01 0,00 a 0,10

Quesito avaliado

Discursiva Direito Penal 1 Faixa de valores 0,00 a 0,20

Atendimento ao quesito

1. memoriais - artigo 403, 3, c/c artigo 394, 5, do CPP (0,20)

2. Juiz da Vara do Jri da Justia Federal.(0,30); 0,00 a 0,30 3. Teses: Incompetncia da Jsutia Federal (art. 109, IV da CF); 0,00 a 0,75 deve-se alegar falta de prova de autoria pedindo-se a impronncia (Art. 414, CPP) E / OU absolvio sumria (at. 415, CPP). Subsidiariamente a excluso das qualificadoras, uma vez que o cime no motivo ftil e a existncia de animosidade anterior incompatvel com a qualificadora relativa ao modo que dificultou a defesa da vtima (0,75).

Quesito avaliado 1. Peculato-desvio (art. 312, CP)

Discursiva Direito Penal 2 Faixa de valores 0,00 a 0,20 0,00 a 0,30 0,00 a 0,75

Atendimento ao quesito

2. Lavagem de dinheiro (art. 1o caput, Lei 9613/98) 3. Competncia: Justia estadual (art. 2o, III, Lei 9.613/98)

Quesito avaliado

Discursiva Direito Penal 3 Faixa de valores

Atendimento ao quesito

1. Paulo praticou furto (155 do CP). Guilherme, Octaviano 0,00 a 0,50 e Flvio praticaram receptao culposa (180, 3) 2. A competncia do Juzo Criminal de Brasilia 0,00 a 0,50

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

3. Fundamento: art. 78, II, a, CPP

0,00 a 0,25

Discursiva Direito Penal 4 Quesito avaliado 1. No poder indeferir vista ao advogado 2. Fundamento: smula vinculante 14, STF. Faixa de Atendimento valores ao quesito 0,00 a 0,25 0,00 a 0,50 a

3. Reclamao ao STF (Lei 11.417) ou Mandando de Segurana (Lei 0,00 12.016/09) 0,50

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

Das könnte Ihnen auch gefallen