Sie sind auf Seite 1von 18

Revista da Unifebe (Online) 2012; 10(jan/jun):105-122 ISSN 2177-742X

Artigo Original

EVOLUO JURDICA DO DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL LEGAL DEVELOPMENT OF CHILD AND ADOLESCENT LEGAL RIGHTS IN BRAZIL Joo Paulo Roberti Junior1

RESUMO Este artigo tem por objetivo pesquisar, analisar e descrever a evoluo jurdica do direito da criana e do adolescente no Brasil. Inicialmente busca-se analisar o conceito de criana e adolescente, para contextualizar o tratamento dispensado a eles ao longo da histria. Nesse sentido destaca-se a conveno internacional da Organizao das Naes Unidas como ao fundamental na evoluo jurdica infantojuvenil. Ressalvam-se ainda a influncia da esfera Constitucional e da Lei 8.069/90, como doutrinas fundamentais do direito da criana e do adolescente no Brasil. O mtodo de procedimento foi por meio da pesquisa documental, realizado em fontes primrias das legislaes nacionais e quanto s fontes secundrias, estas foram identificadas por meio de pesquisas bibliogrficas. Nas consideraes conclui-se que, apesar de haver um grande avano na doutrina de proteo integral criana e ao adolescente preeminentemente necessrio que se atualizem medidas para promover maior eficcia na proteo integral da criana e do adolescente. PALAVRAS-CHAVES: Sistema de justia infantojuvenil. Organizao das Naes Unidas. Lei 8.069/90. Esfera Constitucional. Proteo criana e ao adolescente. ABSTRACT This article aims to research, analyze and describe the legal development of child and adolescent legal rights in Brazil. At first it analyzes the concept of child and adolescent to contextualize this treatment throughout the history. In this sense highlighting the International Convention of the United Nations as the key action in the children and youth legal development. Moreover it also emphasized the influence of the Constitutional sphere and the law 8.069/90 as fundamental doctrines of the child and adolescent rights in Brazil. The data collection was made through documents research, performed on primary sources of national laws and the secondary sources were identified through literature researches. Regarding the considerations it presents that in spite of having a big advance in the doctrine of full protection to child and adolescent its preeminently necessary to update the law to promote a greater efficiency in the full protection of children and adolescents. KEYWORDS: Children and Youth Justice System. United Nations. Law 8.069/90. Constitutional sphere. Child and adolescente protection.

Introduo

Graduado em Histria e Ps-graduando em Metodologia de Ensino de Histria, pelo Centro Universitrio Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Acadmico de Psicologia do Centro Universitrio para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja (UNIDAVI). Correspondncia para: Joo Paulo Roberti Junior - Contato: joaoroberti@gmail.com Recebido: 22/03/2012 - Aceito: 22/07/2012
1

Em nossa contemporaneidade, temos constatado que os direitos da criana e do adolescente ganham cada vez mais espao na sociedade. Cresce a ideia de que possvel construir uma sociedade mais justa e solidria, em detrimento da sociedade individualista e voltada ao capital, existente nos dias de hoje. Nesse sentido, diversas constituies hodiernas tm dedicado captulos especiais aos direitos da criana e do adolescente. Por meio de tratados e convenes, tem-se buscado fazer que os direitos infantojuvenis tenham efetivo exerccio. Alm disso, os governos tm adotado polticas que visam trazer proteo criana e ao adolescente na sociedade. Assim sendo, neste artigo busca-se discorrer sobre a evoluo jurdica do Direito da Criana e do Adolescente no Brasil. De incio conceitua-se os termos criana e adolescente, vindo a seguir discorrer sobre o tratamento dispensado criana ao longo da histria. Nesse contexto, alude-se sobre a importncia da Conveno Internacional dos Direitos da Criana e do Adolescente no surgimento da doutrina da proteo integral, e de que maneira ocorreu a evoluo dos direitos da criana e do adolescente nas constituies brasileiras, abordando-se dentro deste o que preconiza o Estatuto da Criana e do Adolescente. Posteriormente, aborda-se a doutrina da proteo integral, incitando alguns princpios fundamentais do Estatuto da Criana e do Adolescente. Assim como dos direitos e garantias fundamentais que so institudos para com a criana e para com o adolescente frente legislao atual. E, ao final, faz-se uma breve anlise sobre a relevncia da evoluo jurdica do Direito da criana e do adolescente.

Conceito de Criana e Adolescente

A fim de melhor descrever sobre a evoluo jurdica, dos direitos adquiridos pela criana e pelo adolescente, cabe conceituar quem so esses sujeitos. Esses sujeitos, nem sempre existiram conceitualmente haja vista que as categorias criana e adolescente, foram construdas histrica e socialmente conforme a poca e a sociedade. Porm, a seguir apresentam-se os conceitos conforme o que a legislao incita. Inicialmente para a Conveno Internacional dos Direitos da Criana de 1989, criana todo ser humano menor de dezoito anos. J o Estatuto da Criana e do Adolescente, institudo pela Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990, no art. 2, considera que criana a pessoa que possui idade inferior a 12 anos completos e os adolescentes se enquadram na faixa etria entre 12 e 18 anos de idade. Ressalvando, que no pargrafo nico do mesmo dispositivo

ele afirma que em casos expressos em lei o adolescente pode ser considerado como sendo a pessoa que compreende a idade entre, dezoito e vinte e um anos. Assim sendo importante ressaltar que, a idade que define a condio conceitual infantojuvenil. Porm, tanto criana quanto adolescente so pessoas que se encontram em desenvolvimento fsico e mental, assim, conforme Bitencourt (2009), ambos so indivduos com condies de receber cuidados pessoais. Mas de fundamental importncia demonstrar, que nem sempre esta conceituao foi vigente. Partindo disso, a fim de um melhor esclarecimento a respeito dos direitos das crianas e dos adolescentes, aborda-se a seguir sobre como a criana foi tratada ao longo da histria.

O tratamento dispensado criana ao longo da histria

As crianas e os adolescentes desde os tempos mais remotos, nos egpcios e mesopotmios, passando pelos romanos e gregos, at os povos medievais e europeus, no eram considerados como merecedores de proteo especial. Segundo Day et al., (2003, apud BARROS, 2005, p. 70-71):

No Oriente Antigo, o Cdigo de Hamurbi (1728/1686 a.C.) previa o corte da lngua do filho que ousasse dizer aos pais adotivos que eles no eram seus pais, assim como a extrao dos olhos do filho adotivo que aspirasse voltar casa dos pais biolgicos (art. 193). Caso um filho batesse no pai, sua mo era decepada (art. 195). Em contrapartida, se um homem livre tivesse relaes sexuais com a filha, a pena aplicada ao pai limitava-se a sua expulso da cidade (art. 154).

Conforme visto percebe-se que exemplos histricos da desproteo jurdica criana so encontrados desde a antiguidade. Como tambm no Direito Romano, que segundo Azambuja (2004, p.181):

Em Roma (449 a. C), a Lei das XII Tbuas permitia ao pai matar o filho que nascesse disforme mediante o julgamento de cinco vizinhos (Tbua Quarta, n 1), sendo que o pai tinha sobre os filhos nascidos de casamento legtimo o direito de vida e de morte e o poder de vend-los (Tbua Quarta, n 2). Em Roma e na Grcia Antiga a mulher e os filhos no possuam qualquer direito. O pai, o Chefe da Famlia, podia castig-los, conden-los e at exclu-los da famlia.

Conforme Tavares (2001), em Esparta, frente necessidade de obter guerreiros, as crianas eram selecionadas desde cedo pelo porte fsico, sendo objeto de Direito Estatal, servindo aos interesses da poltica preparatria na formao de seus contingentes guerreiros.

Portanto, havia legitimidade no sacrifcio do infante caso este fosse portador de malformaes congnitas ou nascesse doente. Vannuchi (2010) e Oliveira (2003) afirmam que concomitantemente na Grcia Antiga, era de costume que as crianas que nascessem com alguma deformidade fossem sacrificadas. Baseando-se nesta, lembra-se que Herodes, rei da Judia mandou executar todas as crianas menores de dois anos, na tentativa de atingir Jesus Cristo, conhecido como o rei dos Judeus. Assim, observa-se que nesse perodo, o paganismo reinava e o infante era vtima das mais diversas e cruis agresses. No mesmo sentido, ensina Tavares (2001, p. 46) que, entre quase todos os povos antigos, tanto do ocidente como do oriente, os filhos durante a menoridade, no eram considerados sujeitos de direito, porm servos da autoridade paterna. J na Idade Mdia, conforme Alberton (2005), a partir do momento que uma criana tivesse condies de sobreviver sozinha, ela passava a ser integrada ao mundo adulto. Os primeiros vestgios a respeito do sentimento da infncia ocorreram no final do sculo XVI e, sobretudo no sculo XVII, mas de uma forma tnue e desastrosa. A criana pequena era tratada como o centro de todas as atenes e tudo lhe era permitido. Contudo, j por volta dos sete anos de idade, ela passava a ser cobrada por meio de uma postura diferenciada, com as responsabilidades e deveres de uma pessoa adulta (ALBERTON, 2005). Dessa forma, ainda no sculo XVII surgiram os castigos, a punio fsica, os espancamentos com chicotes, ferros e paus, com o pretexto de que as crianas precisavam ser afastadas de ms influncias, bem como deveriam ser moldadas conforme o desejo dos adultos. Nesse sentido, entre 1730 e 1779, metade das pessoas que morreram em Londres tinha menos de cinco anos de idade. (DAY et al., 2003, apud BARROS, 2005, p. 71). Segundo Brugner (1996 apud BITENCOURT, 2009, p. 37), o sentimento pela infncia nasce na Europa com as grandes Ordens Religiosas que pregavam a educao separada preparando a criana para a vida adulta. Assim, foi a partir do sculo XVIII, que surgiu uma evoluo sobre o entendimento do que significa infncia. Todavia, somente no sculo XIX, a criana passou a ser considerada como indivduo de investimento afetivo, econmico, educativo e existencial. Assim, a criana passa a ser, indivduo central dentro da famlia que, por sua vez, passa a consistir lugar de afetividade2.

BARROS, Nvia Valena. Violncia intrafamiliar contra criana e adolescente. Trajetria histrica, polticas sociais, prticas e proteo social. Rio de Janeiro, 2005. 248f. Tese (Doutorado em Psicologia), Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro.

Diante disso, nessa poca, surge a primeira concepo de criana como pessoa. Mas h de se observar que, o avano foi incipiente, visto que ainda havia resqucio de coisificao do infante.

At o final do sculo XIX [...], a criana foi vista como um instrumento de poder e de domnio exclusivo da Igreja. Somente no incio do sculo XX, a medicina, a psiquiatria, o direito e a pedagogia contribuem para a formao de uma nova mentalidade de atendimento criana, abrindo espaos para uma concepo de reeducao, baseada no somente nas concepes religiosas, mas tambm cientficas. (DAY et al., 2003 apud BARROS, 2005, p. 71).

J no Brasil Colonial, os direitos infantojuvenis no eram assegurados, uma vez que:

As primeiras crianas chegadas ao Brasil (mesmo antes de seu descobrimento oficial) vieram na condio de rfs do Rei, como grumetes ou pajens, com a incumbncia de casar com os sditos da Coroa. Nas embarcaes, alm de obrigadas a aceitar abusos sexuais de marujos rudes e violentos, eram deixadas de lado em caso de naufrgio. (DAY et al., 2003 apud BARROS, 2005, p. 71)

Alberton (2005) acrescenta que as condies dentro dessas embarcaes eram trgicas. Alm das crianas serem abusadas sexualmente com a desculpa de que no havia mulheres a bordo, existia ainda a situao das rfs que viajavam trancafiadas, a fim de que no fossem violentadas. Nesse contexto, a autora supracitada comenta que em meados do sculo XVI, mais precisamente em 1549, chegou ao Brasil, a Companhia de Jesus que era formada por um grupo de religiosos, cuja tarefa consistia especialmente na evangelizao dos habitantes da nova terra, bem como o exerccio do papel de defensores da moral e dos bons costumes. Nesse argumento, Day et al. (2003) afirmam que os religiosos passaram a desempenhar a funo de defesa dos direitos infantojuvenis, pois at o incio do sculo XX, todo o amparo a infncia brasileira, basicamente foi exercido pela Igreja Catlica. J na Idade Contempornea, houve um avano na consolidao das polticas e prticas de proteo social para criana e o adolescente. Assim, tanto no Brasil como no contexto internacional, h um salto na promoo dos direitos infantojuvenis. Pode-se destacar segundo o entendimento de Tavares (2001); Bitencourt (2009, p. 37-38); Toms (2009), os anos de:
1919 - Manifestao sobre os direitos da criana, em Londres, Save the Children Fund: A Sociedade das Naes cria o Comit de Proteo da Infncia que faz com que os Estados no sejam os nicos soberanos em matria dos direitos da criana (Londres); 1920 - Unio Internacional de Auxlio Criana - (Genebra).


1923: Eglantyne Jebb (1876-1928), fundadora da Save the Children, formula junto com a Unio Internacional de Auxlio Criana a Declarao de Genebra sobre os Direitos da Criana, conhecida por Declarao de Genebra. 1924 - A Sociedade das Naes adota a Declarao dos Direitos da Criana de Genebra, que determinava sobre a necessidade de proporcionar criana uma proteo especial. Pela primeira vez, uma entidade internacional tomou posio definida ao recomendar aos Estados filiados cuidados legislativos prprios, destinados a beneficiar especialmente a populao infantojuvenil. 1927 Ocorre o IV Congresso Panamericano da criana, onde dez pases (Argentina, Bolvia, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Venezuela) subscrevem a ata de fundao do Instituto Interamericano da Criana (IIN - Instituto Interamericano Del Nio) que atualmente encontra-se vinculado Organizao dos Estados Americanos OEA, e estendido adolescncia, cujo organismo destina-se a promoo do bem-estar da infncia e da maternidade na regio.

Nesse perodo, a primeira manifestao dos direitos infantojuvenis ocorreu em 1919, quando foi criado o Comit de Proteo da Infncia, consolidando no Direito Internacional as obrigaes coletivas em relao s crianas. Com isso, o reconhecimento da titularidade de proteo dessa populao, deixa de ser o Estado o nico detentor sobre a matria. Mais tarde, surge a primeira Declarao dos Direitos da Criana que veio recomendar que os Estados filiados devessem ter suas prprias legislaes em defesa aos direitos das crianas e da juventude. Ainda, nessa seara, segue-se a cronologia no perodo posterior compreendido entre 1946 a 1969:
1946 recomendada pelo Conselho Econmico e Social das Naes Unidas a adoo da Declarao de Genebra. Logo aps a II Guerra Mundial um movimento internacional se manifesta a favor da criao do Fundo Internacional de Emergncia das Naes Unidas para a Infncia - UNICEF. 1948 - em 10 de dezembro de 1948 a Assemblia das Naes Unidas proclama a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Nela os direitos e liberdades das crianas e adolescentes esto implicitamente includos, nomeadamente no art. XXV, item II, que consubstancia que a maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais, bem como que a todas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio assegurado o direito a mesma proteo social. 1959 adota-se por unanimidade a Declarao dos Direitos da Criana, embora que este texto no seja de cumprimento obrigatrio para os estados-membros. 1969 adotada e aberta assinatura na Conferncia Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, em San Jos de Costa Rica, em 22/11/1969. Neste documento o art. 193 estabelece que todas as crianas tm direito s medidas de proteo que a sua condio de menor requer, tanto por parte da sua famlia, como da sociedade e do Estado (TAVARES, 2001; BITENCOURT, 2009, p. 37-38; TOMS, 2009).

Conforme os autores, aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, cria-se pela ONU o Fundo Internacional de Emergncia das Naes Unidas para a Infncia UNICEF. Assim,

Artigo 19 - Direitos da criana: Toda criana ter direito s medidas de proteo que a sua condio de menor requer, por parte da sua famlia, da sociedade e do Estado.
3

conforme a Declarao de Genebra houve a recomendao de que as crianas deveriam ter direito de proteo especial. Em 1978 passa a vigorar o Pacto de So Jos da Costa Rica, que somente havia sido adotada no mbito da Organizao dos Estados Americanos. Tudo isso visando ateno do mundo sobre as questes relativas infncia. E em 1985, regras mnimas para as Naes Unidas administrarem o Direito da Infncia e da Juventude4. Nesta poca percebe-se uma maior movimentao no mbito do Direito infantojuvenil que comeava a se consolidar mundialmente. A partir dessas aes, entre os anos de 1989 a 1996, nota-se efetivamente a institucionalizao das garantias da criana e do adolescente, segundo a viso de Tavares (2001); Bitencourt (2009, p. 37-38); Toms (2009):
1989 - A Conveno Internacional relativa aos Direitos da Criana - CDC adotada pela Assemblia Geral da ONU e aberta subscrio e ratificao pelos Estados. A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana foi o marco internacional na concepo de proteo social infncia e adolescncia e que deu as bases para a Doutrina da proteo integral, que fundamentou o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA Lei n 8.069, de 13.07.1990). 1990 celebrada a Cpula Mundial de Presidentes em favor da infncia, onde se aprova o Plano de Ao para o decnio 1990-2000, o qual serve de marco de referncia para os Planos Nacionais de Ao para cada Estado parte da Conveno. 1992 institudo no Brasil o Decreto n 678, de seis de novembro de 1992, que Promulga a Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969. 1996 So institudas as Regras Mnimas das Naes Unidas para a proteo dos Jovens Privados de Liberdade e o Tratado da Unio Europia, sobre a explorao sexual de crianas.

Assim, o primeiro grande marco concernente proteo social da criana e do adolescente foi na Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, documento que ditou as bases para o estabelecimento da doutrina da proteo integral. No ano seguinte, em 1990, ficou estabelecido pela Cpula Mundial de Presidentes o plano de ao de 10 anos em favor da infncia. Foi nesse ano que tambm foi institudo no Brasil, o Estatuto da Criana e do Adolescente, por meio da Lei n 8.069. No ano seguinte, o Brasil veio a adotar oficialmente o Pacto de So Juan da Costa Rica, e em 1996, foram institudas as Regras Mnimas das Naes Unidas, visando proteo dos Jovens Privados de Liberdade5. Com isso, ficou constitudo que as regras deveriam ser impostas de forma imparcial, sem qualquer tipo de distino.

TAVARES, Jos de Farias. Direito da infncia e da Juventude. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: Uma proposta interdisciplinar. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
5 4

Frente cronologia apresentada se observa que as questes pertinentes proteo e garantia dos direitos infantojuvenis assunto de discusses h longo tempo. preciso perceber que at a consolidao dos direitos fundamentais, as crianas e os adolescentes passaram por diversos sacrifcios, pagando inclusive com suas vidas. Em sntese, eles eram criados para servir ao poder soberano do Estado. A respeito da evoluo jurdica do direito infantojuvenil no Brasil, apesar de a Constituio de 1824 no fazer referncia criana e ao adolescente, preciso salientar que a doutrina penal do menor surgiu primeiro no Cdigo Criminal de 1830, mantendo-se no Cdigo Penal de 1890, ambos na vigncia da CF de 1824. (BITENCOURT, 2009, p. 38). Portanto, frente a isso se observa que at o ano de 1830, no Brasil, no havia nenhuma lei ou decreto que fizesse meno criana ou adolescente. Em 1891 passa a vigorar a Constituio Republicana, e o l Cdigo de Menores do Brasil, e tambm o pioneiro na Amrica Latina, institudo pelo Decreto n 17.943-A de 12.10.1927, que pretendeu sistematizar a ao de tutela e da coero (para reeducao). Conforme Alberton (2005), esse Cdigo tratava de duas classes de sujeitos menores de 18 anos: o abandonado e o delinquente, em que o avano se deu no fato de que a punio pela infrao cometida deixa de ser vista como sano-castigo, para assumir um carter de sanoeducao por meio da assistncia e reeducao de comportamento, sendo dever do Estado assistir os menores desvalidos. Esse cdigo veio a ser revogado no ano de 1979, por meio da Lei n 6.697, de 10 de outubro de 1979. O Cdigo de Menores de 1979 (Lei n. 6.697/79) era voltado para a assistncia, proteo e vigilncia, fazendo que esse cdigo vigorasse no Brasil, fundamentado na doutrina da situao irregular do menor. Segundo Azambuja (2004), da preocupao restrita ao menor delinquente e desassistido, a lei passa a abarcar os menores que se encontravam em situao irregular. Portanto, esse cdigo, segundo Bitencourt (2009) foi alvo de muitas crticas, visto que no amparava todas as pessoas menores de idade, alm do fato de que era o Juiz de Menores que decidia as penas e encaminhamentos, vindo a perspectiva de tutela ser assumida em carter de controle social. Assim, conforme Alberton (2005, p. 58), de 1830 at 1988, salvo rarssimas excees, a legislao brasileira que se referisse ao menor nascido ou residente no Brasil, era discriminatria. Esse fator se assinala, pois a legislao se referia a uma parcela considerada como menores em situaes desfavorveis, no visando proteger ou assegurar direitos aos mesmos.

A Conveno Internacional da Organizao das Naes Unidas e os Direitos da Criana e do Adolescente

Com o tempo, as crianas e os adolescentes tornaram-se destinatrios de direitos. Voltados com essa preocupao, em 1989, membros de vrios pases elaboraram um documento buscando efetivar esses direitos preconizados. Segundo Pereira (2008), a Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana aprovada em 20 de novembro de 1989 foi o resultado de, um esforo conjunto entre vrios pases. A conveno constitui-se durante dez anos, em um marco quanto proteo e as garantias das crianas e dos adolescentes, visto que incorporou em um mesmo texto legal, regras de procedimentos flexveis, adaptveis s mais diversas realidades, delineando as futuras polticas legislativas dos Estados-Partes. Todavia, conforme a autora, o grande desafio consistiu em definir direitos universais para as crianas, considerando a diversidade de percepes religiosas, socioeconmicas e culturais da infncia nas diversas naes. (PEREIRA, 2008, p. 592). Albernaz Jnior e Ferreira (2011) informam que essa Conveno tinha como objetivo, incentivar os pases membros a implantarem o desenvolvimento pleno e harmnico da personalidade de suas crianas, favorecendo seu crescimento em um ambiente familiar sadio. A fim de que se tornassem aptos para viverem em sociedade e serem educadas nos princpios institudos na Carta das Naes Unidas, com esprito de paz, dignidade, tolerncia, liberdade, igualdade e solidariedade. Entre os princpios estabelecidos nessa conveno que orientavam os Estados-Partes, destacam-se:

a) Reconhecimento de Direitos Fundamentais resumidos em: sobrevivncia, desenvolvimento, participao e proteo. b) Proteo Integral da Criana. Esta preocupao j estava presente na Declarao de Genebra de 1924 e na Conveno Americana sobre Direitos Humanos de 1969 (ratificada pelo Brasil). A Doutrina Jurdica da Proteo Integral passou a orientar os Estados-Partes que ratificaram a Conveno, na definio de suas polticas bsicas de proteo populao infantojuvenil. c) Prioridade imediata para a infncia, recomendando que este princpio tenha carter de aplicao universal, sobrepondo-se s medidas de ajuste econmico e s crises decorrentes das dvidas dos pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento. d) Princpio do melhor interesse da criana, que leva em conta primordialmente a condio especial de serem pessoas em via de desenvolvimento e que em todos os atos relacionados com a criana deve ser considerado o seu melhor interesse (PEREIRA, 2008, p. 952-953).

Assim, o principal objetivo era o de orientar os membros da conveno, para modificao de suas legislaes internas. importante salientar, que na poca da promulgao dessa Conveno, o Brasil como membro signatrio, j havia introduzido na Constituio Federal, dispositivos visando protees efetivas das crianas (VIANNA, 2004). Assim, compreende-se que, o grande avano em relao aos direitos da criana e do adolescente ocorreu com o advento da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana e do Adolescente no ano de 1989.

A influncia da esfera constitucional sobre a proteo e assistncia criana e ao adolescente

A respeito da proteo e/ou garantias outorgadas constitucionalmente criana e ao adolescente, realiza-se a seguir uma breve anlise de como esse assunto foi abordado nas Constituies Brasileiras. D. Pedro I na Constituio Poltica do Imprio do Brasil, outorgada em 25 de maro de 1824, tinha como principal objetivo a centralizao administrativa. Assim no mencionou em seus institutos, alguma referncia proteo ou garantia criana e ao adolescente, alis, sequer as palavras criana e adolescente foram citadas, apesar de haver ensejo aos direitos sociais (BITENCOURT, 2009). A mesma situao ocorreu com a promulgao da Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil em 24 de fevereiro de 1891, em que no havia meno quanto s garantias de proteo a criana e ao adolescente. J na Constituio dos Estados Unidos do Brasil, promulgada em 16 de julho de 1934, no Ttulo IV que se refere Da Ordem Econmica e Social, no art. 1386 pela primeira vez se fez alguma referncia quanto aos direitos da criana e do adolescente, assim este [...] foi o primeiro documento a referir-se, mesmo que de uma forma muito tmida, defesa e proteo dos direitos de todas as crianas e adolescentes (ALBERTON, 2005, p. 58). Getlio Vargas em 10 de novembro de 1937 promulga a Constituio dos Estados Unidos do Brasil, inserindo dispositivos que buscassem o dever do Estado na garantia do

Art. 138 - Incumbe Unio, aos Estados e aos Municpios, nos termos das leis respectivas: a) assegurar amparo aos desvalidos, criando servios especializados e animando os servios sociais, cuja orientao procurar coordenar; b) estimular a educao eugnica; c) amparar a maternidade e a infncia; d) socorrer as famlias de prole numerosa; e) proteger a juventude contra toda explorao, bem como contra o abandono fsico, moral e intelectual; f) adotar medidas legislativas e administrativas tendentes a restringir a moralidade e a morbidade infantis; e de higiene social, que impeam a propagao das doenas transmissveis; g) cuidar da higiene mental e incentivar a luta contra os venenos sociais.

Direito da criana e do adolescente. Assim, no art. 16, inc. XXVII refere-se de competncia da Unio, o poder de legislar sobre as normas concernentes da defesa e proteo da sade e da criana. J no seu art. 127, o mesmo menciona que a infncia e a juventude so objetos de cuidado e de garantias especiais por parte do Estado. Alm disso, no art. 129 e art. 130 institui que dever concorrente da Nao, dos Estados e dos Municpios garantia de acesso ao ensino pblico e gratuito. Segundo Bitencourt (2009), isso representou um grande avano na efetivao de uma maior ateno e proteo das crianas, uma vez que na Constituio de 18 de setembro de 1946, ficou instituda a obrigatoriedade assistncia na maternidade, bem como o legal amparo famlia de prole numerosa, conforme disposto no art. 1647. Nessa Carta, o legislador reafirma direito educao e o dever do Estado em proporcionar o ensino gratuito aos destitudos de recursos. Com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 24 de janeiro de 1967, determina-se, que fosse instituda por lei a assistncia maternidade, infncia e adolescncia, segundo o que preconiza o art. 167, 48 no Ttulo IV que trata Da Famlia, da Educao e da Cultura. Buscando dar maior propriedade matria, a Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro de 1969, disps em seu art. 175, 4 que a assistncia maternidade, infncia e adolescncia, alm da educao dos excepcionais, seria regida por lei especial. E, finalmente em cinco de outubro de 1988, promulgou-se a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que est ainda atualmente em vigor, e essa incumbiu uma maior nfase no que concerne proteo e garantias criana e ao adolescente. Ampliando essa responsabilidade famlia, sociedade e ao Estado, declarando a proteo integral a toda a populao infantojuvenil, conforme se encontra preconizado no caput do art. 2279. Alm disso, no 410 do mesmo dispositivo estabelece-se normas punitivas na forma da Lei sobre o abuso, violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente.

Art. 164 - obrigatria, em todo o territrio nacional, a assistncia maternidade, infncia e adolescncia. A lei instituir o amparo de famlias de prole numerosa. 8 Art. 167 - A famlia constituda pelo casamento e ter direito proteo dos Poderes Pblicos. 4 - A lei instituir a assistncia maternidade, infncia e adolescncia. 9 Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010) 10 Art. 227, 4 - A lei punir severamente o abuso, a violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente.
7

Segundo o entendimento de Bitencourt (2009, p. 39), por meio dessa Carta a populao infantojuvenil deixa de ser tutela tutoria/discriminatria para tornar-se sujeito de direitos. Assim, fica explcito que a questo das garantias e proteo criana e ao adolescente percorreu um longo caminho, at que efetivamente fosse considerado como assunto fundamental perante a Lei. Finalmente, em 13 de julho de 1990, proclama-se o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, institudo por meio da Lei n. 8.069, que regulamenta o dispositivo constitucional. Elevando as crianas e os adolescentes condio de sujeitos de direitos, tudo isso abalizado na Doutrina da proteo integral.

Estatuto da criana e do adolescente - Lei n 8.069/90

Fundamentalmente enfatiza-se que o Estatuto da criana e do adolescente, nasceu a partir da experincia de indignao nacional junto com o apelo de normativas internacionais a favor das crianas e adolescentes. Perante essas normativas e visando evitar a construo social que separa os menores das crianas e dirige s crianas e adolescentes como sujeitos de direitos, o ECA trouxe grandes mudanas na poltica de atendimento s crianas e adolescentes por meio da criao de instrumentos jurdicos que viabilizam, ou pretende viabilizar alm do atendimento, a garantia dos direitos que so assegurados s crianas e aos adolescentes. Conforme Alberton (2005), no ECA as crianas e os adolescentes passaram a ser reconhecidos como Sujeito de Direitos de Prioridade Absoluta. Frente a esse Estatuto, observa-se o direito da criana e do adolescente perante um sistema de direitos fundamentais, conforme se encontra preconizado no art. 311 do referido documento legal. A respeito desses direitos fundamentais, o ECA, traz consubstanciado no art. 412, 713 e no caput do art. 1914 o direito vida, sade e convivncia familiar e comunitria.

11

Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. 12 Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. 13 Art. 7 A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia.

Ainda no art. 5 fica estabelecido que nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, sendo punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais. E sobre o direito o direito liberdade, ao respeito e dignidade, estes esto previstos no art. 15 do ECA, consoante de que as crianas e os adolescentes so pessoas em desenvolvimento e sujeitos de direitos civis, humanos e sociais que so garantidos na Constituio Federal, bem como em outras leis. Conforme Freire Neto (2011), por meio desse dispositivo, o legislador buscou por a salvo as crianas e os adolescentes perante qualquer arbitrariedade por parte do Estado, da famlia ou da sociedade. Fronteiro a este fator, segundo Bitencourt (2009, p. 40):

O ECA criou os Conselhos de direitos em mbito nacional, estadual e municipal que passam a ser o canal de participao e envolvimento conjunto do Estado e da Sociedade na defesa dos direitos das crianas e dos adolescentes, e os Conselhos Tutelares que atuam no caso de violao dos direitos individuais das crianas e adolescentes, que se encontram em situao de risco.

As diretrizes da poltica de atendimento s crianas e adolescentes, encontram-se no art. 88, inc. I a VII do Estatuto da Criana e do Adolescente, e estas visam conclamar a participao da sociedade civil para atuar de forma participativa e paritria perante os organismos governamentais, para elaborar as polticas de atendimento na rea da infncia. Fazendo surgir os Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente, nos trs nveis de poder. Assim, em cumprimento ao que se encontra disposto no art. 13115 do ECA, os Conselhos Tutelares, so rgos que visam a proteo e a defesa dos direitos das crianas e dos adolescentes, preconizando ainda no art. 132, que em todo o municpio brasileiro dever haver pelo menos, um conselho Tutelar. Nesse sentido, o ECA, no caput do art. 13, dispe que em casos que haja suspeita ou confirmao de maus-tratos deve-se obrigatoriamente ser [...] comunicados ao Conselho

14

Art. 19. Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. 15 Art. 131. O Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta Lei.

Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providencias (TRINDADE; SILVA, 2005, p. 246). Portanto, os relatos acima deixam claro o que preconiza o art. 1816 do Estatuto da Criana e do Adolescente, concernente de que a proteo e as garantias das crianas e adolescentes dever de todos, incluindo-se a famlia, a sociedade e o Estado.

Doutrina da proteo integral criana e adolescente

A criana a partir do momento que passou a ser considerada como sujeito de direitos, conforme preconizou a Conveno Internacional dos Direitos da Criana e da Adolescncia, ficou assegurada em sua proteo integral. Esta deveria estar consoante aos direitos humanos de qualquer cidado levando-se em conta as peculiaridades do desenvolvimento da criana e do adolescente. Pereira (2008), afirma que as questes a respeito dos aspectos da proteo da criana e do adolescente no Brasil foram reforadas a partir da dcada de 80, por meio de um debate que objetivou buscar em documentos internacionais, subsdios para fomentar, esta estratgica vertente dos direitos humanos. No ano de 1985, por meio de campanhas, com setores governamentais e diversos segmentos da sociedade civil, buscou-se debater sobre os mecanismos e as polticas voltadas proteo e atendimento da criana e do adolescente. Nascendo a partir disso, o Frum Nacional Permanente de Direitos da Criana e do Adolescente - Frum DCA, que fora de grande importncia no contexto de incluir na Constituio a emenda pelos direitos da criana e do adolescente17. Cury, Garrido e Marura (2002, p. 21), sobre os fundamentos da proteo integral lecionam que:

A proteo integral tem como fundamento a concepo de que crianas e adolescentes so sujeitos de direitos, frente famlia, sociedade e ao Estado. Rompe com a idia de que sejam simples objetos de interveno no mundo adulto, colocando-os como titulares de direitos comuns a toda e qualquer pessoa, bem como de direitos especiais decorrentes da condio peculiar de pessoas em processo de desenvolvimento.

16

Art. 18. dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor. 17 PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: Uma proposta interdisciplinar. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

Nesse sentido, o Estatuto da Criana e do Adolescente veio revolucionar o Direito Infantojuvenil, atravs da adoo da doutrina da proteo integral. Sendo essa viso, conforme Liberati (2010, p. 15) [...] baseada nos direitos prprios e especiais das crianas e adolescentes, que, na condio peculiar de pessoas em desenvolvimento, necessitam de proteo diferenciada, especializada e integral (TJSP, AC 19.688-0, Rel. Lair Loureiro). Amaral e Silva (1989 apud PEREIRA, 2008, p. 24) pontuam com exatido que:
[...] a Doutrina Jurdica da Proteo Integral preconiza que o direito do menor no deve se dirigir apenas a um tipo de menor, mas sim; a toda a juventude e a toda a infncia, e suas medidas de carter geral devem ser aplicveis a todos os jovens e a todas as crianas. Como medida de proteo deve abranger todos os direitos essenciais que fundamentam a Declarao Universal dos Direitos Humanos e outros documentos emanados das Naes Unidas.

Trindade e Silva (2005), concernente proteo integral, consideram que de maneira geral possvel estimar que a maioria das crianas e dos adolescentes est distante de seu direito em sua forma plena. Visto que a grande parcela deles se encontra em situao de carncia econmica, social e familiar, o que reflete no fato de se tornarem adultos de alguma forma j violentados. No entanto, esse pensamento necessita ser revertido, pois vai de encontro ao direito da proteo integral, que se entende ser abrangido no por um nico direito especfico, mas sim todos aqueles concernentes ao plano civil, poltico, social e cultural. Ponderando que em virtude de estarem em desenvolvimento fsico e psquico as crianas e os adolescentes, necessitam de cuidados especiais. de extrema relevncia que a eles sejam institudos direitos e garantias que permitam o pleno desenvolvimento para tornarem-se cidados adultos integrais na sociedade.

Consideraes Finais

Conforme proposto, este artigo teve por objetivo pesquisar, analisar e descrever o entendimento histrico/doutrinrio predominante acerca do direito da criana e do adolescente. De tal modo, citou-se inicialmente o conceito de criana e adolescente para, a partir deste, abordar o tratamento dispensado ao longo da histria para estes indivduos. Nota-se que a evoluo jurdica do direito da criana e do adolescente por muito tempo ficou incipiente frente aos ordenamentos jurdicos, dando origem s primeiras medidas no Cdigo Criminal de 1830, com a doutrina penal do menor, mas mesmo assim, at a

promulgao da Constituio Federal de 1988, o tratamento dispensado criana e ao adolescente era negligente e discriminatrio. Assim, depreende-se o entendimento de que a partir do momento em que a criana e o adolescente so considerados sujeitos de direito, significam que eles deixam de ser tratados como sujeitos passivos, vindo possuir titularidade de direitos da mesma forma que os adultos. Todavia, apesar de todo amparo constitucional que a criana e o adolescente possuem nos dias atuais, como o Estatuto da Criana e do Adolescente institudo pela Lei n. 8.069/90, assim como os dispositivos na Carta Magna, o que se verifica que os casos de violncia praticada contra eles so infelizmente em grande escala subnotificados. E, considerando que eles no possuem plena maturidade fsica e psquica, necessitam de proteo especial integral para que seus direitos sejam resguardados, haja vista que as experincias durante o perodo infantojuvenil refletem em sua constituio enquanto indivduo e, consequentemente, em nossa sociedade. Desse modo, diante dos direitos da criana e do adolescente, premente que se adotem medidas eficazes e que, se atualizem constantemente os dispositivos presentes para promover maior eficcia na garantia da proteo integral criana e ao adolescente. Referncias ALBERNAZ JNIOR, Victor Hugo; FERREIRA, Paulo Roberto Vaz. Conveno Sobre os Direitos da Criana. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/textos/tratado11.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ALBERTON, Maria Silveira. Violao da infncia: crimes abominveis: humilham, machucam, torturam e matam! Porto Alegre, RS: AGE, 2005. ALMEIDA, Rita Elisa Fleming de. Consideraes Acerca da Violncia Sexual Intrafamiliar. 2009. 29 f. Artigo Cientfico Jurdico apresentado como exigncia final da disciplina Trabalho de Concluso de Curso Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro EMERJ. Disponvel em: <http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/trabalhos_conclusao/1semestre2009/trabalhos_12009/rit aalmeida.pdf>. Acesso em: 02 out. 2011. AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Violncia sexual intrafamiliar: possvel proteger a criana?. Revista Virtual Textos & Contextos, n 5, nov. 2006. Disponvel em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/1022/802>. Acesso em: 17 set. 2011. _______. Violncia sexual intrafamiliar: possvel proteger a criana? Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004. BARROS, Nivia Valena. Violncia intrafamiliar contra criana e adolescente. Trajetria histrica, polticas sociais, prticas e proteo social. Rio de Janeiro, 2005. 248f. Tese de

Doutorado - Departamento de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Disponvel em: <www.uff.br/maishumana/acervo/publicacoes/teses/viol_intraf1.pdf >. Acesso em: 02 out. 2011. BITENCOURT, Luciane Potter. Vitimizao Secundria Infanto-Juvenil e Violncia Sexual Intrafamiliar: Por uma Poltica Pblica de Reduo de Danos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: 1988 - Texto constitucional promulgado em Cinco de outubro de 1988 com as alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais de nos. 1/92 a 53/2006 e pelas Emendas Constitucionais de Reviso nos. 1 a 6/94. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2007. _____. Emenda Constitucional n 1, de 17 de outubro de 1969. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc_anterior1988/emc0169.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiao91.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiao34.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1967. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao67.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao37.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao46.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Constituio Poltica do Imprio do Brazil (de 25 de maro de 1824). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao24.htm>. Acesso em: 17 set. 2011. ______. Decreto n 17.943-a de 12 de outubro de 1927. Consolida as leis de assistncia e proteo a menores. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/19101929/D17943A.htm>. Acesso em: 20 set. 2011. ______. Lei n 11.690, de nove de junho de 2008. Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de trs de outubro de 1941 Cdigo de Processo Penal, relativos prova, e d outras providncias. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11690.htm>. Acesso em: 20 set. 2011.

______. Lei n 4.513, de 1 de dezembro de 1964. Autoriza o Poder Executivo a criar a Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor, a ela incorporando o patrimnio e as atribuies do Servio de Assistncia a Menores, e d outras providncias. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4513.htm>. Acesso em: 20 set. 2011. ______. Lei n 6.697, de 10 de outubro de 1979. Institui o Cdigo de Menores. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1970-1979/L6697.htm>. Acesso em: 20 set. 2011. ______. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L8069.htm.>. Acesso em: 11 de mar. 2011. CURY, Munir; GARRIDO, Paulo Afonso; MARURA, Jurandir Norberto. Estatuto da Criana e do Adolescente Anotado. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, p. 238. FREIRE NETO, Joo Francisco. Princpios fundamentais do Estatuto da Criana e do Adolescente. Disponvel em: <http://indianapolis.uem.br/~mossbauer/cd2/TG/tg037.htm>. Acesso em: 18 out. 2011. LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentrios ao Estatuto da Criana e do Adolescente. 11. ed. rev. e ampl., de acordo com a Lei 12.010, de 3.8.2009. So Paulo: Malheiros, 2010. LIMA, Fausto Rodrigues; SANTOS, Claudiene. Violncia Domstica: Vulnerabilidades e Desafios na Interveno Criminal e Multidisciplinar. 2. Tiragem. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: Uma proposta interdisciplinar. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008. TAVARES, Jos de Farias. Direito da infncia e da Juventude. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. TRINDADE, Jorge; SILVA, Milena Leite. Crianas e adolescentes vtimas de violncia: envolvimento legal e fatores psicolgicos estressores. In. TRINDADE, Jorge. Direito da Criana e do Adolescente: uma abordagem multidisciplinar. Revista do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul, n 54 out/2004 a abr/2005. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. p. 243-264. TOMS, Catarina Almeida. Dia Mundial da Criana: um percurso difcil. Disponvel em: <http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=84 >. Acesso em: 15 out. 2011. VANNUCHI, Paulo de Tarso; OLIVEIRA, Carmen Silveira de. (apresentao). Direitos humanos de crianas e adolescentes 20 anos do Estatuto. Braslia, D.F.: Secretaria de Direitos Humanos, 2010. VIANNA, Guaraci de Campos. Direito infanto-juvenil: teoria, prtica e aspectos multidisciplinares. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen