Sie sind auf Seite 1von 13

2013

Assembleia de Deus em Petrpolis Pr. Dfnis Silva

[TICA MINISTERIAL]
Ministrando para obreiros.

Se a ferrugem corri at o ouro, precioso metal, Que dizer do ferro, um pobre material? Pois se o sacerdote no qual confiamos se mostra degenerado, de espantar que o leigo se entregue ao pecado? Geoffrey Chaucer, Contos da Canturia

tica ministerial
Introduo e conceitos
Para melhor compreenso da matria que iremos estudar hoje, necessrio lidarmos com alguns conceitos. O primeiro e mais importante para a matria o de tica. Ela ethos (grego) e significa modo de ser, costume, disposio, hbito. Tem seu significado etimolgico ligado ao de carter. O dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa a define assim Estudo dos juzos de apreciao referentes conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Outro conceito importante o de moral. Do latim, mores (costume), seria o conjunto de regras adquiridas atravs, por exemplo, da educao e da cultura, que orientam o comportamento humano em sociedade. Em resumo, moral seriam as regras s quais o homem deve obedecer. J tica seria a juza da moral, seria a orientadora das atitudes humanas na sociedade em que vivemos, garantindo o seu bem-estar. Partindo do entendimento que a moral seria o conjunto de regras adquiridas, chegamos concluso inevitvel que ela exterior e anterior ao prprio indivduo. Ela permeia a sociedade, indica quais as condutas esperadas do sujeito que participa de sua formao. Essas regras no brotam mecanicamente, mas, antes, so geradas pelo livre convencimento dos indivduos, sendo passveis de transformaes, adequaes e mudanas. Fica claro, portanto, que a Igreja de Cristo (parte da sociedade) sofrer influncia direta dos conceitos da sociedade sobre o tema. Torna-se mais grave ainda a situao quando constatamos que, por serem conceitos mutantes, h, no momento, uma tendncia ao afrouxamento dos padres de condutas. Muitos sculos antes da presente era, Deus j havia constatado essa tendncia geral da humanidade e, especialmente em seu povo, ao anunciar pelo profeta Isaas: Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! (5.20). Ou seja, Deus j lamentava muito tempo atrs, a quebra da moral humana e o afrouxamento dos conceitos de certo e errado. H uma tendncia de relativizao das verdades morais, isto , cr-se que toda e qualquer verdade varia de acordo com a poca, o lugar e o grupo social. Ainda que creiamos na mutabilidade de muitos dos conceitos morais, na possibilidade de adaptarem-se com o tempo (uso de TV e rdio, por exemplo), h aspectos (um ncleo, podemos chamar assim), que no sofreu alterao ou poder sofr-las. Eles transcendem o homem e tm a sua origem em Deus e em Sua santa Palavra, que traz consigo as marcas de inalterabilidade e da eternidade.

Como afirmou James Carter: Vivemos em uma era de incerteza tica. Principalmente por existirem atualmente sistemas ticos muito distintos (hedonismo1, utilitarismo2, existencialismo3, naturalismo4 entre outros) e, at mesmo, antagnicos. Dessa maneira, no h melhor fonte de amparo para o obreiro no momento em que se debrua sobre to valiosos tema que a Bblia. A ela, portanto.

O homem como ser moral


O relato da criao afirma que o homem foi criado de maneira distinta dos outros animais. Ns fomos criados imagem e semelhana de Deus, Gn 1.26. Paulo afirma que possumos uma bssola moral, uma lei natural escrita em nossas conscincias (Rm 2.14,15). J os animais so destitudos da mesma capacidade (1 Pe 2.12). A origem deste padro quase universal e humano de conduta5 discutida por filsofos, cientistas e religiosos. Ns, porm, o identificamos como sendo o prprio Deus (Rm 1.18-20). Todos os dias, seno todos os momentos, tomamos decises baseadas neste padro de conduta inato, e nos conceitos apreendidos ao longo do tempo em que vivemos. Ningum capaz de tomar decises de forma objetiva, baseada em um cdigo externo a si mesmo. Ao elegermos uma determinada soluo em detrimento de outra, o fazemos baseados num padro, num conjunto de valores do que acreditamos ser certo ou errado. isso que chamamos de tica.

Crise tica
inegvel o declnio dos padres morais da humanidade. Vivemos uma verdadeira crise moral, com a consequente corrupo do nosso Cdigo tico. Muitas condutas, que no seriam toleradas no passado, tornaram-se hoje, no somente aceitveis, mas o novo padro de ao. Isso se d por causa: da m imaginao dos pensamentos do humano, Gn 6.5, 11.3,4, a qual consequente do pecado;

O certo o que d prazer, agradvel. Para ter uma vida cheia de sentido e significado, cada indivduo deveria buscar acima de tudo aquilo que lhe desse prazer ou felicidade 2 O certo o que for til. Os fins justificam os meios. 3 Acredita-se que o certo e o errado so relativos perspectiva do indivduo e que no existem valores morais ou espirituais absolutos. Para eles, o certo ter uma experincia, agir o errado vegetar, ficar inerte 4 A tica naturalstica tem alguns pressupostos acerca do homem e da natureza baseados na teoria da evoluo: (1) a natureza e o homem so produtos da evoluo; (2) a seleo natural boa e certa. Nietzsche considerava como virtudes reais a severidade, o egosmo e a agressividade; vcios seriam o amor, a humildade e a piedade. Pode-se perceber a influncia da tica naturalstica claramente na sociedade moderna. A tendncia de legitimar a eliminao dos menos aptos se observa nas tentativas de legalizar o aborto e a eutansia em quaisquer circunstncias. 5 Existe a noo de que a moral universal, seria inata a todos os homens. Este conhecimento seria refletido em quase todos os cdigos penais primitivos (judeu, babilnico, egpcio etc). Alguns cientistas (Marc Hauser, biologista evolucionrio, por exemplo) chegam a afirmar que uma gramtica moral universal estaria codificada no genoma humano.
1

do abandono deliberado de Deus e das suas verdades eternas e imutveis, Rm 1.18; 2Tm 4.3-4 do bem estar e a abundncia de bens materiais dados por Deus ao humano, Ez 16.49,50; da ao maligna em cegar o entendimento espiritual, 2Co 4.4; do juzo condenatrio de Deus, pelo abandono do padro e das verdades estabelecidas por Ele, Rm 1.21-32.

Dois dos principais movimentos ticos que influenciam a Igreja


Libertinos
Os libertinos pregam que tudo permitido aos cristos (fumar, beber, prtica da imoralidade, divrcios). Utilizam-se das escrituras para apoiar suas condutas pecaminosas: Afirmam que o cristo pode fazer todas as coisas, 1Co 6.12; Afirmam que tudo puro para os puros, Tt 1.15; Afirmam que todas as coisas so boas, 1Tm 4.4 Vivem suas vidas muito prximas do hedonismo, onde o prazer a marca, o sinal de f. Paulo enfrentou um grupo como esse na Igreja de Corinto (1Co 8 ao 10), que viviam inchados em seu conhecimento falso (8.1). Sculos antes, Balao conduziu o povo derrota, ensinando os israelitas a se prostiturem com as mulheres e a religio canaanita (Nm 31.16). igreja de Tiatira, o Senhor advertiu sobre Jezabel, mulher que se diz profetisa, e que ensinava e enganava os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifcios da idolatria (Ap 2.20). Aparentemente, como hoje, este era um problema recorrente da Igreja, j que encontramos advertncias contra os libertinos nas cartas de Tiago, de Joo e Paulo. Judas afirma que, em nosso meio, se introduziram alguns, que j antes estavam escritos para este mesmo juzo, homens mpios, que convertem em dissoluo a graa de Deus, e negam a Deus, nico dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo (v. 4). A bblia afirma que esses homens so: amantes de si mesmo (2Tm 3.2); rochas submersas (Jd 12); arrogantes e aduladores (Jd 16); sensuais e causam divises (Jd 19).

Secularismo ou a invaso dos conceitos mundanos


Essa filosofia considera religio e a moralidade como questes pessoais. No centro da filosofia secular est o indivduo, o eu. A vida se torna centrada no homem e no em Deus. O mais importante ser feliz ou viver em busca da felicidade.

Suas principais caractersticas so: Rejeio de uma cultura religiosa com padres morais absolutos e aceitao de uma religiosidade interiorizada, onde vale o que eu acho certo (experincia subjetiva, revelao), 2Tm 4.3,4 A convico cedeu lugar opo e o mandamento virou simples sugesto. A Bblia perde a posio de nica Regra de F e Prtica, ouvem-se os profetas, os gurus, os apstolos, os conferencistas, as experincias pessoais, 1Tm 4.1,2. Pregaes centralizadas no homem, verdadeiro exerccio de autoajuda e promessas de prosperidade, 1Co 15.19. chamada de teologia triunfalista. Rompimento das tradies. Abaixo os tabus, os costumes arcaicos, os dogmas e at mesmo a maneira de falar (Paz do Senhor? No, mas antes, graa e paz; a paz; paz; shalom etc.); Harpa crist? No, mas antes, corinhos e cnticos, Pv 22.28. Relativizao das condutas sexuais. Sexo antes do casamento; divrcio; adultrio; homossexualismo; pornografia, tudo possvel. Tudo permitido. Mas, Gl 5.19; Ef 4.19; 5.3. Isolacionismo e separatismo. Quando no concordam comigo, quando meus interesses no so honrados, deixo a minha congregao; fundo outra denominao etc., Pv 18.1 c/c Lc 9.23-24 (NTLH). Espiritualidade light Banalizao da orao, da meditao na Palavra e da vida congregacional. Preferncia por igrejas que no abordem na pregao temas como: arrependimento, pecado, cruz, ressurreio, santidade, etc. Uso de expresses como: eu declaro; eu decreto; eu profetizo; eu ordeno (Is 14.13,14)

O verdadeiro cdigo de tica dos obreiros


Como dito acima, em meio a grave crise tica (perda dos valores que podem ser usados para decidir), o obreiro cristo deve utilizar-se de uma nica norma de conduta: a Bblia Sagrada. A prpria Bblia contm um conjunto de textos que podem ser classificados como o Cdigo de tica do Obreiro Cristo. Nossa vida no pode ser determinada por nossa vontade, nossos desejos. Mas, antes, devemos conform-la a do Altssimo. Como, ento, conhecer a Sua vontade? Somente pelas Escrituras.

Outra verdade capitular a compreenso de que as atitudes do obreiro tem que servir de padro para o povo. O escritor aos hebreus afirma: Lembrai-vos dos vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o xito da sua carreira, imitai-lhes a f (13.7). Paulo, abundante em seus escritos sobre o ministrio, tambm afirmou: Irmos, sede meus imitadores, e observai os que andam segundo o exemplo que tendes em ns, Fp 3.17. Em vrias situaes ele destacou que h uma necessidade dos obreiros do Senhor observarem com rigor determinada conduta pessoal, tica e espiritual para que sirvam de exemplo para o rebanho de Deus sob seus cuidados e estimulem a imitao: Porque vs mesmos sabeis como deveis imitar-nos. No nos portamos desordenadamente entre vs, 2Ts 3.7. O prprio Jesus, nosso maior mestre e Senhor, conduziu-se de forma to tica e espiritual que ousou desafiar seus ouvintes, convidando-lhes a acus-lo publicamente da prtica de alguma transgresso (Jo 8.46 NTLH). Em outra ocasio, na noite em que foi trado, ensinando aos seus apstolos uma ltima lio, ele tomou gua numa bacia e cingiu-se com uma tolha, lavou os ps deles, tendo falado ao grupo pasmado e atnito, ao final: Eu vos dei o exemplo, para que faais o que eu fiz, Jo 13.15. Simplificando, registra o Dicionrio Aurlio as seguintes definies para o vocbulo imitar: Fazer exatamente igual (o que faz uma pessoa ou animal); reproduzirem semelhana de; ter por modelo ou norma; tentar reproduzir o estilo ou a maneira de. Logo, pelas definies aqui transcritas, pode ser afirmado que todo imitador reproduz de alguma forma o que outra pessoa faz, fala e procede; ou seja, o imitado serve de modelo ou paradigma para o imitador. Para isto acontecer o imitador no apenas olha o imitado, mas o observa (observar: examinar minuciosamente; olhar com ateno; estudar). O que assusta, que a imitao do obreiro mandamento bblico para o crente, o que, sem dvida alguma, impe grande responsabilidade para o condutor do povo de Deus.

O cdigo de tica do dicono


Irmos, escolham entre vocs sete homens de bom testemunho, cheios do Esprito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa Atos 6.3 J pela leitura do texto de instituio do servio diaconal, vemos que junto as qualidade espirituais (e at mesmo antes delas) destacam-se as materiais ou ticas. Os apstolos determinaram que os diconos deveriam ser portadores de bom testemunho. Antes, porm, de olharmos o padro de comportamento tico do dicono, escopo de nossa meditao, alguns detalhes tm que ser expostos: 1. A palavra dicono transliterao6 da palavra , que significa servo, ajudante ou ministro.

Traduzir ao p da letra, definir literalmente de um idioma para outro.

2. A instituio dos diconos se deu por escolha e no consagrao. Portanto, o dicono no consagrado, mas antes separado, escolhido ou ordenado para o servio diaconal. 3. A funo foi criada para que os pastores fossem assistidos, havendo quem cuidasse dos misteres materiais da comunidade crist. O projeto de trabalho de Deus, portanto, coloca o pastor no ministrio da palavra, do ensino e da orao (6.4), e o dicono na beneficncia, assistncia e ao social. (6.1-3). E os dois trabalhando em franca harmonia.7 4. Ento, os diconos foram necessrios porque a igreja estava crescendo. 5. O ministrio diaconal foi institudo para dissipar a murmurao e a contenda na Igreja. Exposto isso, podemos passar ento conduta tica do dicono. Os servos, antes de serem escolhidos, devem ser testados: Da mesma sorte os diconos sejam honestos, no de lngua dobre, no dados a muito vinho, no cobiosos de torpe ganncia; guardando o mistrio da f numa conscincia pura. E tambm estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensveis. (1Tm 3.8-10), o que, na minha opinio, justificaria a escolha de auxiliares de trabalho. Assim, necessrio ao dicono um perodo de tempo (podemos chamar de estgio probatrio), antes que ele seja separado. Neste interim, deve provar que: 1. Tem bom testemunho. O dicono deve ser uma pessoa honesta (pagar em dia suas contas, no furtar, no amar o ganho fcil no cobiosos de torpe ganncia), no deve possuir lngua dobre (duas caras, duas palavras, Mt 5.34-37). Tampouco, no pode ser dado ao vinho, ter vcios (bebida, fumo, jogos de azar loto, jogo do bicho, tele-sena etc.). Se casado, deve tratar bem a sua esposa e governar seus filhos (1 Tm 3.12). Enfim, deve ser um exemplo de temperana. 2. cheio do Esprito Santo. Esta expresso deve ser entendida em consonncia com Ef 5.18: E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito. Assim, ser cheio do Esprito significaria estar dominado pelo Santo Parclito, como o vinho domina o andar, o falar e o pensar do brio. Assim, todo dicono deve ser cheio do Esprito em dois aspectos: como salvo e como algum chamado para o ministrio. 3. cheio de sabedoria. O dicono deve demonstrar que, em Deus e por Deus, possui a capacidade de dirigir suas aes de forma a melhor alcanar seus objetivos. E qual deve ser o objetivo do
7

http://www.cetcei.com.br/v3/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=174

dicono? A glorificao de Deus em todos os aspectos de sua vida. Esse tipo de sabedoria s pode ser encontrado na Palavra (tanto a bblia, quanto Cristo). Os servos necessitam de sabedoria para viver suas vidas precisam de capacitao para descobrir como melhor viver para a glria de Deus. Devem manifestar que so qualificados materialmente e espiritualmente para o ofcio que possuem. Precisam de muita inteligncia para desempenhar a sua tarefa: glorificar a Deus, atravs da edificao e cuidado dos necessitados na igreja. Pois, quando confrontado com as vrias necessidades materiais do rebanho, ao reunir-se com outros para planejar a melhor forma de 6juda-los, o dicono constata que precisa de sabedoria. Se no consciente disso enquanto oficia no seu ministrio, ele de fato um dicono limitado! 4. Guarda o mistrio da f numa conscincia pura. O dicono necessita ser consciente da sua responsabilidade. Deve, alm do mais, demonstrar essa conscincia guardando (tendo, possuindo e conservando) o mistrio da f com uma conscincia pura. Portanto, ele necessita conhecer a Palavra, e no divergir da ortodoxia de forma alguma. Deve ainda, guardar as Escrituras em uma conscincia pura. Pura, pois experimentou o lavar regenerador do sangue de Cristo quanto aos pecados produzidos antes de sua salvao. E ainda, pura, pois se arrepende e genuinamente se entristece quando peca, e nunca deixe de lutar para abandonar o que pode poluir sua conscincia. Para concluir, no desejo entrar na seara de outro professor, mas quero meditar na tarefa do ministrio diaconal, para que os irmos possam reencontrar-se com a seriedade e a necessidade da tica em seu exerccio. Segundo Dr. William C. Taylor, os diconos seriam responsveis por trs mesas: 1. A mesa dos pobres, Dt 15.11; Rm 12.13; Gl 6.10; Tg 1.27. 2. A mesa do Senhor, 1Co 11.23-25 c/c Jo 6.11. 3. A mesa do Pastor, 1Tm 5.17.

Concluso
Ser dicono tornar-se servo, ajudante. Paulo, em vrios momentos, identificou-se como dicono (Rm 1.1; Cl 1.7,23,25; Tt 1.1). O prprio Deus tambm se identifica com o ofcio (Sl 23.5). Porm, Jesus Cristo o dicono por excelncia, que serve a mesa do Seu povo, pois afirma em Marcos 10.45: o Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Pelo que meditamos, ento, no h qualquer justificativa para comportamentos aticos e antiticos de obreiros do Senhor, que no respeitam

princpios elementares da boa educao, da boa convivncia e do respeito ordem, contrariando at mesmo a Palavra do Senhor, da qual ele um ministro. H aqueles que no respeitam os horrios de refeio dos outros, no guardam a devida distncia de quem lhe ouve (literalmente lanam salivas no rosto de quem lhe escuta); toca na outra pessoa incessantemente; em velrios pem-se a gargalhar; tocam em rgos genitais na frente de terceiros; limpam e assuam o nariz; palitam dentes, etc. Quando o obreiro no se conduz segundo os parmetros ticos, o que dizer dos congregados? Como uma congregao ter um comportamento tico, se o obreiro no tico? Como as ovelhas sero respeitadoras, se seu dirigente no o ? Como poder um obreiro ensinar a submisso, se ele um insubmisso? So perguntas inquietantes, porm, necessrias, que devem ser respondidas luz dos princpios ticos, morais, legais e espirituais que nos foram ensinados, por nossos pais, pela sociedade, pela lei e pela santa e imutvel Palavra de Deus. Que Deus nos ajude e guarde no nome santo de Jesus. AMM

Conselhos prticos para o exerccio tico do diaconato


Antes dos cultos:
Os diconos escalados devem chegar pelo menos trinta minutos antes do culto, para um perodo de orao, preparo e organizao no templo, caso seja necessrio. Verificar a posio dos mveis e utenslios (salvas de oferta, harpas, bblias etc.) do Templo. Se estiverem fora do lugar, arrume-os. Verificar se os bancos e cadeiras esto posicionados e alinhados corretamente, principalmente aps reunies especiais (casamentos, batismos etc.). Cuidar dos aspectos prticos das reunies da Igreja (gua para o dirigente, pregador, assentos para os pastores e ministros visitantes etc.) Orientar o estacionamento (procurar a comodidade e segurana dos irmos e respeito s leis de trnsito) com educao e gentileza. Caso a pessoa se aborrea, deixe-as onde estiverem. Cuidar da aparncia (usar terno e gravata, cabelos penteados, barba feita, higiene banho, escovar os dentes). Procurar integrar-se escala de trabalho e no oficiar mal humorado.

Durante os cultos:
Recepcionar e acomodar o visitante e a igreja que chega ao templo. Impor ordem e disciplina no templo e parte exterior (casais fora do templo, irmos em conversa muito alta etc. Educadamente, conduza-os para o culto). Controle, com carinho, o comportamento das crianas em torno do templo, conduzindo-os s salas apropriadas ou a seus pais. Evitar movimentos exagerados. Contar pessoas, ofertas, converses durante o culto. Permanecer em orao. Promover espiritualidade no culto. Dar especial ateno ministrao da Palavra. Quando for solicitado para recolher os dzimos e ofertas, lembre-se de posicionar-se corretamente, com um sorriso sincero no rosto e dizer: Deus te abenoe! No feche seus olhos durante a orao. Fique atento a movimentos ou elementos suspeitos: VIGIAI E ORAI Evite o fluxo de diconos subindo ao plpito com recados, mensagens ou pedidos de orao. Habituem-se a procurar o dicono escalado para assistir o plpito, que transmitir a quem de direito. O dicono que, por ventura, esteja escalado para ficar prximo ao plpito, procure manter contato VISUAL com o Pastor ou dirigente.

Na Santa Ceia
Procure saber se o po, o vinho e o material necessrio j foram providenciados. Certifique-se disto. No espere que o colega faa tudo sozinho! Verifique o local, a limpeza, toalhas e sabonete onde os ministros lavaro as mos. Lembre-se da posio correta, conforme for estabelecido pelo PASTOR, na hora em que for receber o po ou vinho para a distribuio. No retire da mesa o po ou o vinho. Isto feito pelos Ministros, que lhe entregaro, sempre que necessrio. Providenciar a limpeza dos clices e material usado na Santa Ceia. Recolher e entregar as toalhas de mesa ao encarregado das mesmas. Esteja sempre atento. Procure sempre corrigir as coisas que esto fora do seu devido lugar. Ajude a manter a ordem na Casa do Senhor, isto lhe far bem! Ao servir a Ceia do Senhor a algum irmo (), recite versis da Bblia pertinentes com a ocasio, p. ex.: Tomai e comei... Fazei isto em memria de mim.

Na sua vida pessoal


Visitar os novos convertidos, doentes e idosos. Assistir aos pobres e necessitados. Estar presente aos cultos de orao. Envolver-se com a Escola Bblica Dominical (estudante, professor, oficiante etc.). Participar das reunies ministeriais, quando convocado. No utilize linguagem torpe (grias ou palavres), evite brincadeiras de duplo sentido. Ser dizimista e ofertante fiel. No provocar brigas ou dissenses. No murmurar ou agir em desacordo com a viso do pastor e do ministrio da igreja. Orar e ler a Bblia diariamente.

Bibliografia
http://www.coladaweb.com/filosofia/moral-e-etica-dois-conceitos-de-uma-mesmarealidade Silva, Abiezer Apolinrio da. Perfil tico do Obreiro Reinaldo, Denival Bittencourt. Filosofia. Carter, James E. tica ministerial: um guia para a formao moral de lderes cristos ; traduo Susana Klassen. So Paulo: Vida Nova, 2010. AUGUSTOS, Nicodemus. O Que esto Fazendo com a Igreja. Ed. Mundo Cristo.SP.2008

Das könnte Ihnen auch gefallen