Sie sind auf Seite 1von 2

2012/13

Unidade Curricular:

TICA E EDUCAO
Cdigo: 11017

E-FLIO B
Instrues Leia o seguinte texto com ateno:

O seguinte Cdigo de tica para Educadores foi desenvolvido pelo Conselho consultivo da Associao Americana de Educadores (AAE). O cdigo inclui quatro princpios bsicos relacionados com os direitos de estudantes e educadores. Prembulo O profissional da educao esfora-se por proporcionar um ambiente aprendizagem que fomenta a realizao do potencial de todos os estudantes. de

O profissional da educao age de modo consciente com vista a dar o exemplo dos mais elevados padres ticos. O profissional da educao aceita responsavelmente que cada criana possui o direito permanente sua educao, livre de interrupes que afetem o usufruto desse direito (). PRINCPIO I: Conduta tica em relao aos Estudantes O profissional da educao aceita a responsabilidade pessoal de formar nos seus estudantes as qualidades de carcter que lhes permitiro avaliar as consequncias e aceitar a responsabilidade pelas suas aes e escolhas. Afirmamos com clareza que so os pais os principais educadores morais dos seus filhos. No entanto, cremos que todos os educadores possuem a obrigao de fomentar as virtudes pblicas como a integridade, a diligncia, a responsabilidade, a cooperao, a lealdade, a fidelidade e o respeito pela lei, pela vida humana, pelos outros e por si prprio. Ao aceitar um cargo de confiana pblica como o seu, o profissional da educao mede o seu sucesso no apenas pelo progresso alcanado por cada estudante na realizao do seu potencial, mas tambm como cidado (). PRINCPIO II: Conduta tica em relao s prticas e ao Desempenho O profissional da educao assume a responsabilidade da sua conduta e presta contas dela, esforando-se permanentemente por demonstrar competncia. O profissional da educao empenha-se na defesa da dignidade da profisso por via do respeito e da obedincia lei e pela demonstrao da sua integridade pessoal (). PRINCPIO III: Conduta tica em relao aos Colegas de Profisso

1
tica e Educao, E-Flio_B [12/13]

Ao constituir um exemplo do relacionamento tico com os colegas, o profissional da educao demonstra um tratamento justo e equitativo em relao a todos os membros da profisso (). PRINCPIO IV: Conduta tica em relao aos Pais e Comunidade O profissional da educao jura defender o domnio pblico sobre a educao pblica e o controlo privado da educao particular. O profissional da educao reconhece que a educao de qualidade constitui o objetivo comum do pblico, dos rgos diretivos e dos educadores e de que o esforo cooperativo entre todos essencial para a obteno desta meta [].
ASSOCIATION OF AMERICAN EDUCATORS; Code of Ethics for Educators developed by the distinguished AAE Advisory Board and by the Executive Committee of AAE (trad. Antnio Teixeira) [http://www.aaeteachers.org/index.php/about-us/aae-code-of-ethics. Acedido em 26/08/12].

Tendo por base o texto anterior, elabore uma reflexo pessoal (mximo 750 palavras) onde responda seguinte questo nuclear: qual poder ser o papel da escola e dos seus protagonistas na superao da crise de valores contempornea? Este trabalho tem por base os Temas 3 e 4 (Problemas Fundamentais da tica e tica, Deontologia e Educao), devendo ser organizado seguindo as regras definidas no documento Competncias bsicas para a comunicao (escrita). Para tal, o trabalho tem de:
1. Possuir a forma de um texto de carcter argumentativo; 2. Apresentar uma reflexo bem estruturada; 3. Respeitar o tema proposto.

A data limite de entrega do trabalho o dia 02 de janeiro, concedendo-se uma tolerncia mxima de 48 horas (at s 23h55 do dia 04/01/13). A entrega do mesmo deve ser feita no espao da UC, na rea designada As Ferramentas de Avaliao Contnua, clicando em E-flio B (Avaliao Contnua).

Critrios de Avaliao

Cumprimento das instrues

Clareza do discurso

Adequao ao tema

Domnio de conceitos

5%

15%

30%

30%

Reflexo e pensamento crtico

20%

Bom Trabalho!

2
tica e Educao, E-Flio_B [12/13]

Das könnte Ihnen auch gefallen