Sie sind auf Seite 1von 4

Prezados colegas, vamos abordar nessa matria o estratgia bsica de diagnstico do condicionador de ar, funcionamento e caractersticas de falhas.

Boa leitura

FUNCIONAMENTO BSICO DO SISTEMA DE CONDICIONADOR DE AR FUNCIONAMENTO: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Acionar o boto AC. O sinal enviado unidade de comando eletrnica do motor. A unidade de comando do motor verifica a presena de fluido refrigerante no sistema condicionador de ar atravs do transdutor de presso, instalado na tubulao de alta presso do circuito de refrigerao. Havendo fluido refrigerante, a unidade de comando do motor aciona o rel do compressor. O rel aciona a embreagem eletromagntica do compressor A/C. A embreagem eletromagntica acoplada e permite o incio de funcionamento do circuito de refrigerao. O transdutor de presso informa a unidade de comando do motor a presso do sistema continuamente, para ligar ou desligar os eletro ventiladores conforme a necessidade, desligar o compressor em casos de alta ou baixa presso, estando fora dos limites pr-determinados.

Obs.: Carregue sempre o sistema com a quantidade de fluido refrigerante especificada, pois somente dessa maneira atingira a melhor performance do AC. Porque tanto a falta como o excesso de refrigerante tem como conseqncia de perda da eficincia A/C e podem gerar rudos anormais no sistema. Ao ligar o AC do veculo, vrios componentes passam a funcionar gerando algum tipo de vibrao. O compressor, conectado ao motor por correia, quando acionado gera esforo adicional ao sistema. O esforo mecnico exigido gera vibraes que podem se transformar em rudos audveis pelo usurio. No entanto, o compressor pode no ser a fonte do rudo. Veculo em marcha que no apresenta RUIDO e o aparecimento do mesmo em situaes especficas, refora, sem excetuar, que o compressor no a fonte causadora do rudo. Alguns veculos, pelas caractersticas de desenvolvimento podem apresentar maior ou menor grau de conforto acstico.

CAUSAS POSSVEIS : 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Falta de fluido refrigerante no sistema. Excesso de fluido refrigerante no Sistema. Excesso de leo lubrificante no sistema. Falta de leo lubrificante no sistema . Alta presso no sistema. Baixa tenso na embreagem eletro magntica do compressor. Mangueiras e tubos interferindo com a carroceria e outros componentes em pontos no definidos em projeto. 8. Falta de torque nos parafusos do compressor Polia tensora com defeito. 9. Suporte do compressor danificado ou defeituoso. 10. Compressor danificado ou defeituoso.

COMPRESSOR

ESTRATGIA DE DIAGNSTICO SINTOMA, FALHA E CAUSA

VLVULA DE CONTROLE - VLVULA TORRE A vlvula de controle responsvel pela variao da capacidade volumtrica de trabalho do compressor. Defeitos na mesma levam ao funcionamento irregular do sistema com impacto direto nas presses e eficincia. Como testar : Siga o procedimento abaixo

OBS:.As informaes aqui pesquisadas podem ser modificadas sem prviO AVISO dos fabricantes.

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: DELPHI, VALEO, GENERAL MOTORS DO BRASIL e BEHR.

Das könnte Ihnen auch gefallen