Sie sind auf Seite 1von 10

Licenciatura em Cincias do Desporto

Documento revisto a 20 de fevereiro de 2013 Recomendamos a consulta do site da Direo Geral do Ensino Superior http://www.dges.mctes.pt

Quem tem que fazer pr-requisitos?


Todos os candidatos ao curso de Cincias do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) tm que realizar os prrequisitos, nomeadamente aqueles que: Terminaram ou frequentam o 12. ano, independentemente da rea frequentada; J frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Cincias do Desporto e pretendem solicitar a transferncia de estabelecimento de ensino e a mudana de curso; J frequentam o ensino superior e um curso ligado s Cincias do Desporto e Educao Fsica e pretendem solicitar transferncia de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pr-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior); J frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudana de curso; Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior: funcionrios portugueses de misso diplomtica portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidados portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionrios pblicos em misso oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Foras Armadas Portuguesas, no mbito da satisfao de necessidades especficas de formao das Foras Armadas; estudantes bolseiros nacionais de pases africanos de expresso portuguesa, no quadro dos acordos de cooperao firmados pelo Estado Portugus; funcionrios estrangeiros de misso diplomtica acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competio ou integrados no percurso de alta competio a que se refere o Decreto-Lei n. 125/95 de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do territrio de Timor-Leste; Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, ps-secundrios e mdios).

Quando se realizam as inscries nos pr-requisitos?


O perodo de inscrio para a 1. fase decorre entre 22 de fevereiro e 15 de maro.

Como se realizam as inscries nos pr-requisitos? As inscries podem ser realizadas: 1 Presencialmente na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos da Faculdade de Motricidade Humana de 2. a
6. feira das 10.00h s 16.30h, na Estrada da Costa, Cruz-Quebrada, 1495-688 Dafundo.

2 On-line em http://www.fmh.utl.pt Pretendo realizar a inscrio presencialmente: o que tenho que entregar?
Os candidatos devero entregar na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos da Faculdade de Motricidade Humana os seguintes documentos: 1. Fotocpia do Carto de Cidado/Bilhete de Identidade; 2. Formulrio de candidatura devidamente preenchido (anexo 1); 3. Exame Mdico Desportivo devidamente preenchido (anexo 2 o formulrio encontra-se venda na Loja FMH). A inscrio compreende ainda o pagamento de um emolumento no valor de 80 e do seguro no valor de 1,48.

Pretendo realizar a inscrio on-line, como se processa?


Para aceder ao sistema de candidaturas/inscries on-line dever selecionar a opo Candidatos disponvel na pgina inicial do site da FMH (http://www.fmh.utl.pt/).

Em seguida tem que selecionar a opo candidaturas on-line. Dever depois escolher a opo Pr-Requisitos Cincias do Desporto.

Pode consultar o manual de utilizao disponvel na pgina de candidatos. No processo on-line ter de realizar o upload do Carto de Cidado ou do Bilhete de Identidade. O original do exame mdico desportivo ter de ser entregue na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos ou enviado pelo correio para Faculdade de Motricidade Humana, Estrada da Costa, Cruz-Quebrada, 1495-688 Dafundo. No final do processo ser gerada a referncia Multibanco no valor de 81.48 (emolumento de inscrio e seguro) que dever ser utilizada num prazo mximo de 48 horas.

Quando se realizam as provas?


O perodo para a realizao das provas decorre entre 8 de abril e 10 de maio. As datas exatas das provas ainda no se encontram definidas. Por este facto, aconselhamos a consulta deste documento com alguma regularidade.

Quantas vezes se realizam as provas?


Podem existir duas chamadas, mas s pode ir 2. chamada quem: 1. 2. Estava inscrito na 1. chamada e no pde realizar as provas por motivos considerados relevantes; No se inscreveu na 1. chamada por motivos considerados relevantes.

Em ambos os casos, o estudante ter que pedir autorizao, em forma de requerimento dirigido ao Presidente da FMH, e justificar a sua ausncia ou a no-inscrio nas provas da 1. chamada. O requerimento deve ser entregue na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos.

Onde se realizam as provas?


As provas realizam-se nas instalaes da Faculdade e no Complexo Desportivo do Jamor.

O que so pr-requisitos do Grupo C Aptido funcional, fsica e desportiva?


Os pr-requisitos do curso de Cincias do Desporto correspondem ao Grupo C Aptido funcional, fsica e desportiva, que tem por objetivo a verificao das capacidades de robustez e de domnio tcnico bsico necessrias conduo do ensino e treino de especialidades desportivas. O resultado dos pr-requisitos expresso em APTO e NO APTO e de tipo eliminatrio, ou seja, para a candidatura ao curso de Cincias do Desporto necessrio obter a classificao de APTO. Os pr-requisitos so constitudos por duas partes: 1 Aptido Funcional 2 Aptido Fsica

Em que consiste a avaliao da Aptido Funcional?


A aptido funcional tem por objetivo garantir que o candidato possui as caractersticas funcionais indispensveis continuao dos estudos em Educao Fsica e Desporto. Essa garantia dada atravs de uma comprovao mdica da condio de APTO do candidato. A Faculdade de Motricidade Humana utiliza como modelo o Exame Mdico Desportivo do Instituto do Desporto de Portugal (anexo 3). O formulrio do exame mdico desportivo pode ser adquirido na Loja FMH (a partir de fevereiro) e os exames mdicos podem ser realizados: a) no Centro de Medicina Desportiva das 09.00h s 17.30h: Av. Professor Egas Moniz (Estdio Universitrio) 1600-190 Lisboa Telefone: 21 795 40 00/1/2 Fax: 21 794 25 98 b) Outra opo escolha do candidato, desde que sejam observados os requisitos mdicos legais para o preenchimento da respetiva ficha de aptido.

O formulrio relativo ao exame mdico desportivo tem de ser devidamente preenchido, com a indicao de que o candidato est APTO e SEM RESTRIES e entregue na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos da FMH antes da realizao das provas fsicas. O candidato s poder realizar as provas fsicas se o exame mdico indicar que est APTO e SEM RESTRIES; s desta forma que a Faculdade tem a certeza de que poder realizar qualquer atividade/esforo fsico. O formulrio do exame mdico desportivo constitudo por trs pginas: uma pequena, que resume o resultado do exame; uma pgina branca, que ficar com o mdico que preencheu o formulrio; e uma terceira pgina, o duplicado verde, que do candidato. Para os pr-requisitos da FMH necessrio entregar a pgina pequena e a pgina do candidato (a verde). A data limite para entrega do exame mdico desportivo na Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos da FMH ser definida posteriormente.

Em que consiste a avaliao da Aptido Fsica?

A aptido fsica tem por objetivo garantir que o candidato possui o domnio tcnico bsico necessrio conduo do ensino e treino de especialidades desportivas. Essa garantia dada atravs da realizao de provas prticas. Para que o candidato seja considerado APTO, ter que realizar com xito todas as provas. So 5 as provas a realizar: Prova Desportos Coletivos Objetivo Avaliao em situao de jogo reduzido (3x3), tendo em ateno os parmetros tcnicos e tticos de jogos considerados fundamentais. Observaes O candidato escolhe, aquando da sua inscrio nos prrequisitos, 2 destas 4 modalidades: - Andebol; - Basquetebol; - Futebol; - Voleibol. Natao Avaliao pela execuo de 50 metros numa das quatro tcnicas de natao pura desportiva e de um salto de partida ventral. Esta execuo deve respeitar os tempos mnimos definidos, bem como os critrios estabelecidos para uma execuo eficiente, no evidenciando erros tcnicos graves. Natao O candidato tem que realizar 50 metros de 1 das 4 tcnicas e respeitar os tempos mnimos definidos para cada uma: Homens Livres Bruos Costas Mariposa 47 57 47 49 Mulheres 49 59 49 51

A partida pode ser feita em qualquer estilo, exceto na tcnica de costas. Salto O candidato ainda avaliado pela realizao de um salto de partida ventral. Atletismo Avaliao da execuo do salto em comprimento e da corrida em resistncia conforme regulamento tcnico. Salto em Comprimento O candidato tem 3 tentativas para realizar um salto em comprimento com as seguintes marcas mnimas: Homens 4,50 metros Corrida de Resistncia O candidato tem tambm que realizar uma corrida de resistncia de 1000 metros e tem que respeitar as seguintes marcas mnimas: Homens 3,30 minutos NOTA A prova de atletismo s realizada com xito se o candidato obtiver as marcas mnimas na corrida e no salto em comprimento. Mulheres 4,30 minutos Mulheres 3,50 metros

Ginstica

Avaliao da execuo tcnica da prova de solo e de salto de cavalo, em funo de cada elemento, apresentados em sequncia, num valor mximo de 100%.

Solo Movimentos Livres O candidato tem que construir uma sequncia com as diversas figuras apresentadas em anexo (anexo 4), de forma a obter um mnimo de 60% de mdia do valor global dos elementos tcnicos. Das ltimas 4 figuras o candidato tem que escolher uma prova de equilbrio e uma de flexibilidade (anexo 4). A cada figura est associado um valor percentual (anexo 4) e as figuras e os valores so os mesmos quer para o candidato masculino, quer para o candidato feminino. Salto de Cavalo Feminino O salto corresponde a um salto de eixo com fase de 1. voo (anexo 5). Salto de Cavalo Masculino O salto corresponde a um salto entre-mos (anexo 6). Os saltos encontram-se organizados por fases e a cada uma corresponde um valor percentual (anexos 5 e 6). NOTA A avaliao final do candidato dada pelo somatrio das percentagens obtidas na realizao da prova de solo e na de salto de cavalo. O candidato s realiza com xito a prova de Ginstica se obtiver uma pontuao igual ou superior a 50% na mdia aritmtica das provas de solo e de salto de cavalo, no podendo apresentar um valor inferior a 30% em nenhuma delas.

Como expresso o resultado final dos pr-requisitos?


O resultado final dos pr-requisitos corresponde ao conjunto da avaliao da aptido funcional (exame mdico desportivo) e da aptido fsica (5 provas prticas). O resultado dos pr-requisitos expresso em APTO e NO APTO. Aps a realizao das provas fsicas e a divulgao dos resultados dos pr-requisitos, o candidato dever dirigir-se Diviso de Gesto de Assuntos Acadmicos da FMH para efetuar o levantamento da Ficha de Pr-Requisitos 2012 qual est associada uma senha necessria para a candidatura ao ensino superior.

Recibo n.:_______________________________ Euros:____________________________________ Data:__________/______________/_____________ Ass.:___________________________

Licenciatura em Cincias do Desporto


Ficha de Inscrio nos Pr-Requisitos Grupo C 2013/2014 Modo Presencial
ANEXO 1

Nome _______________________________________________________________________________________ Data de nascimento ______/_____/______ B.I./C.C. n.____________________ de____/____/______ Morada______________________________________________________________________________________ Cdigo Postal ______________________ Localidade ________________________________________________ Telf.______________________ e-mail____________________________________________________________ Escola que frequenta___________________________________________________________________________ Atleta de alta competio? No Sim Em que modalidade________________________________

Modalidades escolhidas para avaliao do item Desportos Coletivos Escolha duas modalidades: Andebol Basquetebol Futebol Voleibol

Cruz Quebrada, _____ de ________________ de 2013 assinatura ______________________________________________________

Faculdade de Motricidade Humana Pr-Requisitos em Cincias do Desporto 2012/2013


Recebi a inscrio do(a) candidato(a)_______________________________________________________para a realizao dos pr-requisitos de acesso ao curso de Cincias do Desporto.

Cruz Quebrada, _____ de ________________ de 2013 assinatura ______________________________________________________

Exame Mdico Desportivo


ANEXO 2 Obrigatrio: vinheta do Mdico ou carimbo do centro de sade.

Porque o exame mdico no se destina verificao das condies do candidato numa modalidade especfica, neste campo dever constar, em vez da modalidade, FMH.

Obrigatrio: assinalar a deciso mdica e riscar o que no se aplica. Se apresentar restries, estas devero ser descritas.

Obrigatrio: indicar n. da cdula profissional do mdico.

Realizao de uma sequncia (Masculino e Feminino)


Solo Movimentos Livres
ANEXO 4

Construa uma sequncia, com as diversas figuras, de forma a obter no mnimo 60% de mdia do valor global dos elementos tcnicos.

Elemento 1 Apoio facial invertido, rolando frente (20%)

Elemento 2 Rolamento retaguarda (10%)

Elemento 3 Corrida e salto em extenso com 1/2 volta (5%)

Elemento 4 Roda (20%)

Elemento 5 Rodada (20%)

Elemento 6 Salto de mos frente (10%)

Elemento 7 Posio de equilbrio (5%)

Elemento 8 Posio de equilbrio avio, bandeira, etc. (5%)

Elemento 9 Posio de flexibilidade ponte, espargata, sapo, etc. (10%)

Elemento 9 Posio de flexibilidade ponte, espargata, sapo, etc. (10%)

Salto de Cavalo
Candidato Feminino
ANEXO 5

Salto de eixo com fase de 1. voo. Cavalo colocado transversalmente. Altura do cavalo a 1,10 m.

1. voo 30%

Fase de apoio 30%

2. voo 30%

Receo ao solo 10%

Salto de Cavalo
Candidato Masculino
ANEXO 6

Salto entre-mos de pernas estendidas. Cavalo colocado longitudinalmente. Altura do cavalo a 1,10 m.

1. voo 30%

Fase de apoio 30%

2. voo 30%

Receo ao solo 10%

Das könnte Ihnen auch gefallen