Sie sind auf Seite 1von 72

INTRODUO 1.

Conceito de Obrigao O termo obrigao usado, tanto na linguagem corrente como na prpria literatura jurdica, em sentidos diversos: Dever jurdico, a necessidade imposta pelo direito (objectivo) a uma pessoa de observar determinado comportamento. uma ordem, um comando, uma injuno dirigida inteligncia e vontade dos indivduos, que s no domnio dos factos podem cumprir ou deixar de o fazer. Quando a ordem jurdica confere s pessoas em cujo o interesse, o dever institudo, o poder de disporem de meios coercivos que o protegem diz-se que ao dever corresponde um direito subjectivo . O dever jurdico corresponde aos direitos subjectivos, no se confunde com o lado passivo das obrigaes. Ao dever jurdico podem contrapor-se, no lado activo da relao no s os direitos pblicos, mas ainda, no mbito restrito do direito privado, tanto os direitos de crdito como os direitos reais, os direitos de personalidade, os direitos conjugais e dos direitos de pais e filhos. Estado de sujeio, diferentemente do dever jurdico o chamado estado de sujeio, que constitui o contra plo dos direitos potestativo. O estado de sujeio consiste na sujeio inelutvel de uma pessoa ter se suportar na sua prpria esfera jurdica a modificao a que tende o exerccio do poder conferido a uma outra pessoa. O titular passivo da relao nada tem de fazer para cooperar na realizao do interesse da outra parte, mas nada pode fazer tambm para a impedir. nus jurdico, consiste na necessidade de observncia de certo comportamento ou de manuteno de uma vantagem para o prprio onerado. So duas, por conseguinte, as notas tpicas do nus jurdico. Por um lado, o acto a que o nus se refere no imposto como um dever. sua inobservncia no corresponde propriamente uma sano. Por outro lado, o acto no visa satisfazer o interesse de outrem, sendo estabelecido, pelo contrrio, no interesse exclusivo ou tambm no interesse do prprio onerado, o nus um meio de se alcanar uma vantagem ou, pelo menos, de se evitar uma desvantagem.
[1]

2. Obrigao em sentido tcnico Diz-se obrigao a relao jurdica por virtude da qual uma (ou mais) pessoa pode exigir de outra (ou outras) a realizao de uma prestao. No mesmo sentido, mas diferindo a relao do lado oposto, diz o art. 397 CC. O vnculo obrigacional, compreende a simples realizao de uma prestao (positivo ou negativo), sem ter por objecto a prpria pessoa do devedor. Trata-se de relaes em que o direito subjectivo de um dos sujeitos corresponde ao dever jurdico de prestar, imposto ao outro.

Dentro da vasta categoria de deveres jurdicos, o dever corresponde s obrigaes em sentido tcnico, tem de caracterstico ainda o facto de ser imposto no interesse de determinada pessoa e de seu objecto consistir numa prestao. 3. Caractersticas da obrigao a) Autonomia Obrigaes autnomas, so aquelas que se constituam directamente, originariamente, entre dois sujeitos jurdicos sem que entre estes preexiste qualquer outra relao jurdica conexa com a obrigao. Por contraposio a estas h as chamadas obrigaes no autnomas, que so aquelas que surgem a partir de uma relao jurdica anterior existente entre os sujeitos e em funo dela (ex. arts. 1141/1; 2009; 2265/1 CC). Hoje toda a gente est de acordo em que as obrigaes autnomas ou no autnomas so verdadeiras obrigaes, todas elas estando submetidas ao regime geral das obrigaes sem, evidentemente, deixar de ter em conta as especialidades que as obrigaes no autnomas porventura comportam no seu regime jurdico. b) Disponibilidade uma caracterstica tendencial. No entanto, h organizaes que so irrenunciveis em certas circunstncias (ex. art. 809 CC). tambm o caso da obrigao no autnoma da prestao de alimentos (art. 2009 CC). Assim a disponibilidade uma caracterstica tendencial das obrigaes, mas h casos de indisponibilidade ou de irrenunciabilidade. c) Patrimoniabilidade (art. 398 CC) A lei tomas posio sobre o problema da patrimoniabilidade das obrigaes e toma posio negativa. Quer isto dizer que no podem constituir obrigaes, vinculaes a comportamentos que no correspondam a um interesse creditrio que tenha um mnimo de relevncia jurdica. Consagra-se no art. 398/1 CC, o princpio da liberdade ou da autonomia privada, que a da regra no campo das obrigaes onde as disposies impeditivas tm carcter excepcional. A tipicidade, que normal nos outros campos do direito privado, desconhecida no campo das obrigaes (art. 405 CC). Os limites do art. 398/1 esto fixados nos arts. 280 e segs.
[1] Lembra-se que direito subjectivo : o poder juridicamente reconhecido a um sujeito de exigir ou pretender de outrem um determinado comportamento positivo ou negativo; ou por um acto de livre vontade s de per si ou integrado por um acto de uma autoridade pblica produzir determinadas consequncias de direito que se impe inelutavelmente na esfera jurdica da contraparte.

OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DAS RELAES OBRIGACIONAIS 4. Relaes obrigacionais simples e complexas A relao jurdica em geral diz-se una ou simples, quando compreende o direito subjectivo atribudo a uma pessoa e o dever jurdico ou estado de sujeio correspondente, que recai sobre a outra; e complexo ou mltipla, quando abrange o conjunto de direitos e deveres ou estados de sujeio nascidos do mesmo facto jurdico.

5. Elementos constitutivos da relao So trs os elementos constitutivos da relao obrigacional: a) Os sujeitos, que so titulares (activo ou passivo) da relao; b) O objecto, que a prestao debitria; c) O vnculo, que o nexo ideal que liga os poderes do credor aos deveres do obrigado. 6. Os sujeitos O primeiro elemento da relao, pelo papel primordial que desempenha dentro dela, constituda pelos sujeitos: o credor, de um lado; e o devedor, do outro. O credor, a pessoa a quem se proporciona a vantagem resultante da prestao, o titular do interesse que o dever de prestar visa satisfazer. Ser titular do interesse protegido, significa, no fundo o seguinte: a) Ser o credor, o portador de uma situao de carncia ou de uma necessidade; b) Haver bens (coisas, servios) capazes de preencherem tal necessidade; c) Haver uma apetncia ou desejo de obter estes bens para o suprimento da necessidade ou satisfao da carncia. O devedor , por seu turno, a pessoa sobre a qual recai o dever especfico) de efectuar a prestao. Excepcionalmente (caso do art. 770 CC), a prestao feita a terceiros (naquelas condies) liberatria e considera-se como se tivesse sido feita pelo credor. Mas so casos excepcionais. Quando uma obrigao plural podemos ter um de dois regimes: o da conjuno ou da solidariedade. 7. Caractersticas essenciais do regime Considerando-se a hiptese de pluralidade passiva (vrios devedores): Se os vrios devedores forem conjuntos, isso significa que o credor, para exigir o cumprimento integral da obrigao, tem de se dirigir a cada um e a todos os condevedores, exigindo de cada um a quota que lhe cabe na obrigao comum. Se a obrigao for solidria, o credor pode exigir de qualquer dos devedores o cumprimento integral da obrigao. Qualquer dos devedores est obrigado ao cumprimento da totalidade da prestao e tem contra os seus devedores o direito de regresso na quota que a dada um corresponde. Importante saber que quando a obrigao civil (por contraposio, designadamente obrigao mercantil ou comercial) o regime da obrigao plural o da conjuno, salvo se a lei ou da conveno das partes resultar o regime da solidariedade (art. 53 CC). Considerando a hiptese da pluralidade activa (vrios credores): Quando est perante solidariedade activa, isto significa que qualquer dos credores pode, sozinho, extinguir do devedor a titularidade da dvida e depois tem a obrigao de pagar aos outros credores a parte que lhe cabe no crdito comum.

Se a obrigao plural do lado activo for conjunta, cada um dos credores tem a exigir do devedor comum a parte que lhe cabe no crdito comum. A relao obrigacional no se altera pelo facto de se alterar a pessoa de um dos sujeitos da relao obrigacional. 8. O objecto a prestao devida ao credor o meio que satisfaz o interesse do credor, que lhe proporciona a vantagem a que ele tem direito. A prestao, consiste em regra, numa actividade ou numa aco do devedor. Mas tambm pode consistir numa absteno, permisso ou omisso. A prestao o fulcro da obrigao, o seu alvo prtico. Distingue-se do dever geral de absteno prprio dos direitos reais, porque o dever jurdico de prestar um direito especfico, enquanto o dever geral de absteno um dever genrico, que abrange todos os no titulares (do direito real ou de personalidade). Tendo principalmente em vista as obrigaes de coisas, os autores costumam distinguir entre objecto imediato, consiste na actividade devida; e o objecto mediato da obrigao, na prpria coisa em si mesma considerada, ou seja, no objecto da prestao. O objecto da obrigao a prestao. Como objecto que de um negcio jurdico, a prestao tem de obedecer a certos requisitos para ser vlido o negcio que emerge a obrigao. So eles (art. 280 CC): a) Determinabilidade; b) Possibilidade fsica e legal; c) Licitude. 9. Determinabilidade quando no estando concretamente determinada na sua individualidade, est enunciado um ou vrios critrios que permitem a sua determinao. Se no houver qualquer critrio de determinabilidade da prestao, em princpio nulo o negcio de que emerge a obrigao (art. 400 CC). Admite-se que a determinao possa ser confiada, pelos prprios interessados, a uma ou outra das partes, ou a terceiro. Os critrios da equidade s so aplicveis, se outros no estiverem sido estipulados. 10. Possibilidade fsica Quando no momento da constituio da obrigao a prestao susceptvel de ser realizada humanamente, passvel de realizao pelas pessoas em geral, mesmo que no seja realizvel pelo devedor. a possibilidade objectiva. A obrigao s invlida quando for objectivamente impossvel originariamente. Quando a obrigao no for realizvel nem pelo devedor, nem pela generalidade das pessoas, nem por ningum (h uma impossibilidade fsica) nulo o negcio de que provinha a obrigao. Fala-se deimpossibilidade legal, para significar os casos em que por fora da ordem jurdica, no possvel realizar o objecto da obrigao.

H casos em que se constitui a obrigao e no momento da sua constituio possvel a prestao. E depois, acontece algo que vem a impossibilitar o cumprimento da obrigao. A obrigao e vlida e tem um outro regime que o da impossibilidade superveniente (art. 790 segs. CC), regime esse que pode ser um de dois: O da impossibilidade superveniente no culposa, o devedor no tem culpa nenhuma que a obrigao se tivesse tornado impossvel; O da impossibilidade superveniente culposa, o devedor culpado pelo facto de a obrigao se ter tornado impossvel. 11. Principais modalidades de prestao Prestao de facto e prestao de coisa, conforme o seu objecto se esgota, num facto ou se refere a uma coisa, que constitui o objecto mediato da obrigao. Prestao de facto ou de terceiro, a prestao de facto refere-se em regra, a um facto do devedor. o depsito que se obriga a guardar e restituir a coisa ou o mandatrio que se compromete a realizar determinados actos jurdicos, no interesse do mandante. Mas pode o facto devido reportar-se a factos de terceiro. Prestao de coisa, prestao de coisa futura, a doutrina do direito comum distinguia, quanto ao tipo da prestao segundo um critrio mais escolstico do que propriamente jurdico, entre as obrigaes de dare, facere e non facere. As duas ltimas correspondem s prestaes de facto; as primeiras actual prestao de coisa. Prestao de coisa futura, a prestao de coisa refere-se, por via de regra, a coisas j existentes. Mas pode tambm ter por objecto coisa futura (arts. 397; 211 CC). A expresso coisa futura porm usada por lei numa acepo ampla abrangendo no s as coisas que ainda carecem de existncia como as prprias coisas j existentes, a que o disponente ainda no tem direito ao tempo da declarao negocial. A lei, ao admitir prestao de coisa futura, quer significar que tal prestao de coisa futura, quer significar que tal prestao pode constituir objecto da obrigao. Se a coisa futura no chega a existir, ou que vem a existir, mas em quantidade inferior prevista, por causa no imputvel ao devedor, a obrigao extingue-se total ou parcialmente, conforme os casos, ficando o credor desonerado de toda a contra prestao ou de parte dela (arts. 795/1, 793/1 CC). Mas nada impede que as partes convencionem que o risco da prestao no chega a existir ser suportado pelo credor (art. 800/2 CC). Prestao instantnea e prestaes duradouras, dizem-se instantneas as prestaes em que o comportamento exigvel do devedor se esgota num s momento ou num perodo de tempo de durao praticamente irrelevante. A prestao protela-se no tempo, tendo a durao temporal da relao creditria, influncia decisiva na conformao global da prestao (prestao duradoura). Prestao fungvel , quando pode ser realizada por pessoas diferentes do devedor, sem prejuzo do interesse do credor; ser no fungvel, no caso de o devedor no puder ser substitudo no cumprimento por terceiro. So as obrigaes em que ao credor no interessa apenas o objecto da obrigao mas tambm a habilidade, o saber, a destreza, a fora, o bom-nome ou outras qualidades pessoais do devedor.
[2]

12. Facto jurdico ou vnculo jurdico Atravs do vnculo que a ordem jurdica estabelece entre o credor e o devedor. Este vnculo, constitudo pelo enlace dos poderes conferidos ao credor com os correlativos deveres impostos ao titular passivo da relao, forma o ncleo central da obrigao, o elemento substancial da economia da relao. Atenta a facilidade com que mudam os sujeitos da obrigao e ponderadas as transformaes que sofre a cada passo a prpria prestao debitria, o vnculo estabelecido entre o devedor e o credor constitui o elemento verdadeiramente irredutvel na relao. Nele reside o cerne do direito de crdito. Na relao obrigacional h essencialmente um direito subjectivo relativo, um direito de crdito, e uma posio jurdica passiva uma obrigao. O direito do credor o direito a obter a prestao voluntria ou coercivamente. O princpio geral nesta matria decorre do art. 817 CC. O credor tem direito prestao e, no caso de no haver cumprimento espontneo, tem a chamada aco de cumprimento, que a entidade complexa que se decompe numa aco declarativa e numa aco executiva, das quais a segunda pode depender a primeira, isto , da condenao do devedor realizao da prestao. A execuo o meio comum de obter coactivamente a satisfao do direito do credor. Mas no o nico. No pode pr-se de parte a possibilidade do exerccio da aco directa (art. 336 CC), como meio do credor obter o cumprimento da obrigao. Dizer que a relao obrigacional se resolve num direito e numa obrigao uma verbalizao tradicional mas muito empobrecera das realidades que a relao obrigacional constitui: isto porque, para alm do dever de prestao principal sobre o devedor impedem numerosos, de conduta, de proteco. Uma vez determinado concretamente o objecto da prestao, aquele bem, que vai entrar no patrimnio do comprador, quer ele queira, quer no queira. Os trs elementos que integram o vnculo existente entre os sujeitos da relao, so: a) O direito prestao; b) O dever correlativo de prestar; c) A garantia. 13. O direito prestao o poder (juridicamente tutelado) que o credor tem de exigir a prestao do devedor. O credor e s ele pode exigir o cumprimento, e de acordo com a sua vontade que funciona o mecanismo da execuo, quando o devedor no cumpra, mesmo depois de condenado. O credor no apenas o portador subjectivo do interesse tutelado; o titular da tutela do interesse; o sujeito das providncias em que a proteco legal se exprime. 14. O dever de restar a necessidade imposta (pelo direito) ao devedor de realizar a prestao sob a cominao das sanes aplicveis inadimplncia. 15. A garantia

A lei no se limita a impor um dever de prestar ao obrigado e a atribuir ao credor o correlativo prestao. Procura assegurar tambm a realizao coactiva da prestao sem prejuzo do direito que, em certos casos, cabe ao credor de resolver o contrato ou de recusar legitimamente o cumprimento da obrigao que recaa sobre ele prprio, at que a devedor se decida a cumprir. A aco creditria, o poder de exigir judicialmente o cumprimento da obrigao, quando o devedor no cumpra voluntariamente, e de executar o patrimnio deste (art. 817 CC). Vista do lado do devedor, a garantia traduz-se fundamentalmente na responsabilidade do seu patrimnio pelo cumprimento da obrigao e na consequente sujeio dos bens que o integram aos fins especficos da execuo forada. Se o devedor no cumprir espontaneamente a obrigao: Ou a prestao de tal natureza que o credor pode exigir a sua execuo especfica; ou a prestao, por ser infungvel, insusceptvel de execuo especfica. Ou o credor j perdeu o interesse que tinha na prestao e o incumprimento tornou-se definitivo. Quando se chega a esta situao de o credor ter ao seu dispor a indemnizao pelos danos decorrentes do incumprimento, o que garante o cumprimento do crdito e do crdito indemnizatrio o patrimnio do devedor. A garantia geral das obrigaes o patrimnio do devedor. Mas nem todos os bens so susceptveis de apreenso judicial, isto , nem todos os bens so penhorveis (arts. 82, 823 CPC), dentro dos bens penhorveis h trs categorias: H bens que so totalmente penhorveis; H bens que so relativamente penhorveis, quer dizer que so impenhorveis em relao a certos processos; H bens que so parcialmente impenhorveis, assim acontece com uma parte (2/3) de todas as remuneraes peridicas de trabalho. A garantia geral das obrigaes, constituda no por todos o patrimnio do devedor, mas apenas pelos bens componentes desse patrimnio que so susceptveis de penhora. Meios de conservao da garantia patrimonial: Declarao de nulidade/legitimidade dos credores (art. 605 CC); Sub-rogao do credor ao devedor (art. 606 CC); A impugnao pauliana (art. 610, 612 CC); Arresto (art. 619 CC). 16. Garantias especiais das obrigaes Para alm da garantia geral que comum a qualquer obrigao, uma obrigao pode dispor de uma garantia especial, a qual pode ter como fonte: conveno, a lei ou deciso judicial, dependentemente do tipo de garantia. Dois subtipos: Garantias pessoais; Garantias reais.

Garantias pessoais: est-se perante esta, quando um sujeito, terceiro relativamente relao obrigacional, responde com o seu patrimnio pelo cumprimento da obrigao. A nossa lei prev trs garantias especiais pessoais: A fiana (art. 627 CC); A sub-fiana (art. 630 CC); Mandato de crdito (art. 629 CC). 17. Garantias reais Est-se perante esta, quando por conveno das partes, por estipulao da lei ou por deciso judicial, certos bens, ou o valor de certos bens, ou o valor dos rendimentos de certos bens, responde privilegiadamente pelo cumprimento da obrigao. Quer isto dizer que quando h uma garantia real, o credor tem o direito de se fazer pagar com preferncia sobre todos os credores, pelo valor de um certo bem ou dos rendimentos de um certo bem. Ele pode fazer vender judicialmente um certo bem e com o produto da venda judicial desse bem, fazer-se pagar pelo seu crdito. Isto independentemente de ser ou no suficiente. Se for insuficiente, ele depois concorre, para a parte restante com os demais credores quanto garantia geral. As garantias reais previstas na nossa lei so: a) A consignao de rendimentos (art. 656 CC); b) Penhor (art. 666/1 CC); c) Hipoteca (art. 686/1 CC); d) Privilgios creditrios (art. 733; 736 CC); e) Direito de reteno (art. 754 CC).
[2]

A fungibilidade, a parece consagrada como regra no art. 767/2 CC, que apenas ressalta os casos em que expressamente se tenha acordado que a prestao deva ser feita pelo devedor (no fungibilidade convencional) ou em que a substituio prejudique o credor (no fungibilidade fundada na natureza da prestao).

FONTES DAS OBRIGAES

18. Introduo Diz-se fonte de obrigao o facto jurdico de onde nasce o vnculo obrigacional. Trata-se da realidade sub specie iuris que d vida relao creditria: o contrato, o negcio unilateral, o facto ilcito, etc. A fonte tem uma importncia especial na vida da obrigao, por virtude da atipicidade da relao creditria. Chama-se fonte de uma obrigao ao facto jurdico de que emerge essa obrigao, ao facto jurdico constitutivo da obrigao. A sistematizao das fontes das obrigaes foi feita, ao longo dos sculos, de maneiras diversas. Uma primeira classificao: a) Contratos;

b) Quase contratos; c) Delitos; d) Quase delitos. Actualmente, face nossa lei, so fontes das obrigaes: Os Contratos (art. 405 segs. CC); Os Negcios Jurdicos Unilaterais (arts. 457 segs. CC); A Gesto de Negcios (arts. 464 segs. CC); Enriquecimento Sem Causa (arts. 473 segs. CC; Responsabilidade Civil (arts. 483 segs. CC). 19. Contratos Diz-se contratos o acordo vinculativo assente sobre duas ou mas declaraes de vontade (oferta ou proposta, de um lado; aceitao, do outro), contrapostas mas perfeitamente harmonizveis entre si, que visam estabelecer uma composio unitria de interesses. O Cdigo Civil portugus vigente na define expressamente a figura do contrato, alm de admitir a constituio de obrigaes com prestao de carcter no patrimonial (art. 398/2 CC), considera expressamente como contratos o casamento (art. 1577 CC), do qual brotam relaes essencialmente pessoais, bem como o pacto sucessrio (arts. 1701, 2026, 2028 CC), que fonte de relaes mortis causa. O contrato pode ser hoje, por conseguinte, no s fonte de obrigaes (da sua constituio, transferncia, modificao ou extino), mas de direitos reais, familiares e sucessrios. O contrato essencialmente um acordo vinculativo de vontades opostas, mas harmonizveis entre si. O seu elemento fundamental o mtuo consenso. Se as declaraes de vontade das partes, apesar de opostas, no se ajustam uma outra, no h contrato, por que falta o mtuo consentimento. Se a resposta do destinatrio da proposta contratual no for de pura aceitao, haver que consider-la, em homenagem vontade do proponente, como rejeio da proposta recebida ou como formulao de nova proposta, at se alcanar o pleno acordo dos contraentes (art. 223 CC). As vontades integram o acordo contratual, embora concordantes ou ajustveis entre si, tm que ser opostas, animadas de sinal contrrio. Se as declaraes de vontade so concordantes, mas caminham no mesmo sentido, reflectindo interesses paralelos, no h contrato, mas acto colectivo ou acordo. O contrato um negcio jurdico bilateral ou plurilateral isto , integrado pela manifestao de duas ou mais vantagens diversas que se conjugam para a realizao de um objectivo comum. A nica razo porque se fala em vontades contrapostas mas convergentes para a produo de um certo efeito, para distinguir os contratos dos negcios jurdicos unilaterais em que h mais de que um sujeito. E a as declaraes de vontade j no so contrapostas, mas so paralelas.

A liberdade de contratual encontra-se consagrada no art. 405 CC, e corresponde a esta ideia muito simples: as partes so livres de celebrar ou no celebrar o contrato que quiserem. A liberdade contratual tem portanto duas vertentes, ou componentes: a liberdade de celebrao e liberdade de estipulao. 20. O princpio da liberdade contratual uma aplicao da regra da liberdade negocial, sendo ambos eles um corolrio do princpio da autonomia privada, s limitando, em termos gerais, nas disposies dos arts. 280 e segs. CC (art. 398 CC) e em termos especiais, na regulamentao de alguns contratos. Em virtude deste princpio, ningum pode ser compelido realizao de um contrato. Esta regra tem tambm excepes (ex. art. 410 segs. CC). O princpio da liberdade contratual desdobra-se em vrios aspectos: a) A possibilidade de as partes contratarem ou no contratarem, como melhor lhes aprouver; b) A faculdade de, contratando, escolher cada uma delas, livremente, o outro contraente; c) A possibilidade de, na regulamentao convencional dos seus interesses, se afastarem dos contratos tpicos ou paradigmticos disciplinados na lei ou de inclurem em qualquer destes contratos paradigmticos clusulas divergentes da regulamentao supletiva contida no Cdigo Civil. 21. Formao do contrato sem declarao de aceitao A lei civil (art. 234 CC) ajuda a compreender e enquadrar uma parte importante desse fenmeno negocial. Trata-se, por conseguinte, de casos em que, merc de circunstncias especiais, a lei tem o contrato por concludo sem declarao de aceitao, embora se no prescinda da vontade da aceitao. So situaes em que, dispensando-se a declarao de aceitao, mas no se prescindindo da vontade de aceitao, esta se demonstra as mais das vezes por actos de execuo da vontade.
[3]

22. A disciplina legislativa dos contratos: princpios fundamentais por que se rege Mais que uma das fontes das obrigaes, o contrato, como negcio unilateral que , pode considerar-se em certo sentido a fonte natural das relaes de crdito. Os princpios fundamentais em que assenta toda a disciplina legislativa dos contratos a seguinte: a) Princpio da autonomia privada, que atribui aos contraentes o poder de fixarem, em termos vinculativos, a disciplina que mais convm sua relao jurdica.

b) Princpio da confiana, assente da stare pactis, segundo o qual cada contraente deve responder pelas expectativas, que justificadamente cria, com a sua declarao, no esprito da contraparte. c) Princpio da justia cumutativa ou da equivalncia objectiva, de acordo com o qual, nos contratos a ttulo oneroso, prestao de cada um dos contraentes deve corresponder uma prestao de valor objectivo sensivelmente equivalente da parte do outro contraente. 23. O princpio da autonomia privada Reveste na rea especfica dos negcios bilaterais ou plurilaterais, a forma da liberdade contratual. A autonomia privada um princpio da rea bastante mais dilatada (do que a liberdade contratual), pois compreende ainda a liberdade de associao, a liberdade de tomar deliberaes nos rgos colegiais, a liberdade de testar, a liberdade de celebrar acordos que no so contratos e a liberdade de praticar os numerosos actos unilaterais que concitam a tutela do Direito. 24. O princpio da confiana (pacta sunt servanda) Explica por sua vez, a fora vinculativa do contrato, a doutrina vlida em matria de interpretao e integrao dos contratos (arts. 236, 238, 239 - 217 CC), e a regra da imodificabilidade do contrato por vontade unilateral, de um dos contraentes (art. 406 CC). 25. O princpio da justia cumutativa (ou da equivalncia das prestaes) Encontra-se por seu turno, latente em vrias disposies importantes no nosso direito constitudo, entre as quais podem salientar-se as seguintes: a anulao ou modificao dos negcios usurrios (art. 282 segs. CC); a possibilidade de reduo oficiosa da clusula penas excessiva (art. 812 CC), etc. 26. A liberdade de contratar e as suas limitaes Envolve dois termos da expresso, a juno de duas ideias sucessivas de sinal oposto. Por um lado, atravs do termo liberdade, exprime a faculdade de os indivduos formularem sem limitaes s suas propostas e decidirem sem nenhuma espcie de coaco externa sobre a adeso s propostas que outros lhes apresentem. Por outro lado, a liberdade reconhecida s partes aponta para a criao do contrato. E o contrato um instrumento jurdico vinculativo, um acto com fora obrigatria. Aliberdade de contratar , por conseguinte, a faculdade de criar sem constrangimento um instrumento objectivo, um pacto que, uma vez concludo, nega a cada uma das partes a possibilidade de se afastar (unilateralmente) dele pacta sunt servanda. A liberdade de contratar sofre porm, limitaes ou restries em vrios tipos de casos: a) Dever de contratar: h mltiplos casos em que as pessoas singulares ou colectivas, tm o dever jurdico de contratar, logo que se verifiquem determinados pressupostos. Quando assim seja, a pessoa que se recusa a contratar pratica um acto ilcito, que pode

constitui-la em responsabilidade perante a que deseja realizar o contrato. Casos h inclusivamente em que a esta pessoa se permite obter a execuo coerciva do contrato. a) Promessa negocial de contratar, quando uma das partes ou ambas elas hajam assumido (previamente) em contrato-promessa (art. 410 segs. CC), a obrigao de celebrar determinado contrato. Quando exista uma conveno desta natureza, o promitente j no livre de contratar; tem o dever de faz-lo, sob pena de a contraparte poder exigir judicialmente o cumprimento da promessa ou a indemnizao pelo dano proveniente da violao desta. b) Dever de contratar relativo a servios pblicos, so tambm obrigadas a contratar, em certos termos, as empresas concessionrias de servios pblicos, sempre que o acto constitutivo da concesso ou os regulamentos aplicveis lhes permitam recusar a celebrao do contrato, sem especial causa justificativa. c) Profisso de exerccio condicionada, restrio semelhante ainda, por fora da lei expressa, sobre pessoas que desempenham profisses liberais cujo exerccio esteja condicionado posse de certo ttulo de habitao ou inscrio em determinados organismos. b) Proibio de contratar com determinadas pessoas: restries liberdade contratual, mas de sinal contrrio s discriminadas no grupo anterior, so as provenientes de normas que probem a realizao de alguns contratos com determinadas pessoas (arts. 579 e 876 CC, quanto venda e cessao de direitos ou coisas litigiosas; art. 877 CC ; art. 953 CC ). c) Renovao ou transmisso do contrato imposta a um dos contraentes: sem prejuzo da liberdade inicial dos contraentes, a lei impe a um deles a renovao do contrato ou a transmisso para terceiros da posio contratual da outra parte. d) Necessidade do consentimento, assentimento ou aprovao de outrem: figuram ainda entre as limitaes liberdade contratual os casos em que, para contratar, certas pessoas necessitam do consentimento ou do assentimento de outrem, e aqueles em que a validade do contrato livremente celebrado entre as partes depende da aprovao de certa entidade.
[4] [5]

27. Limites liberdade de contratar Depois de se decidir livremente contratar, a pessoa goza ainda da faculdade de escolher livremente a pessoa com quem vai realizar o contrato. Essa faculdade reveste uma importncia especial nos negcios realizados intuitu personae, nos contratos a crdito ou nos contratos destinados a criar relaes entre os contraentes. Mas tambm neste domnio existem limitaes liberdade contratual, umas resultantes da vontade das partes, outras provenientes directamente da lei. Entre as primeiras, avultam as criadas pelos chamados pactos de preferncia, mediante os quais um dos contraentes se compromete a escolher o outro como sua contraparte, na hiptese de se ter decidido a realizar determinado contrato.

Entre as segundas, destacam-se as resultantes dos chamados direitos legais de preferncia e as impostas pelas normas que reservam para certas categorias profissionais a realizao de determinados tipos de prestao de servios. Os direitos legais de preferncia, tm eficcia limitativa da liberdade contratual ainda mais forte do que a resultante dos pactos de preferncia. 28. A livre fixao do contedo dos contratos; limitaes Alm da liberdade de contratar e da liberdade de escolha do outro contraente, reconhece-se aos contraentes a faculdade de fixarem livremente o contedo do contrato. Tomando como ponto de referncia os contratos em especial regulados na lei, a liberdade de modelao do contedo do contrato desdobra-se sucessivamente: a) Na possibilidade de celebrar qualquer dos contratos tpicos ou nominados previstos na lei; b) Na faculdade de aditar a qualquer desses contratos as clusulas que melhor convirem aos interesses prosseguidos pelas partes; c) Na possibilidade de se realizar contratos distintos dos que a lei prev e regula. Porm, como a liberdade de contratar e a liberdade de escolha do outro contraente, tambm a regra da livre fixao do contedo do contrato est sujeita a limitaes. Pode mesmo dizer-se que, uma vez destrudos os pressupostos fundamentais em que assentava o liberalismo econmico e afastada pelo intervencionalismo poltico-econmico a relutncia do Estado em se intrometer nas relaes do comrcio privado, essas limitaes se tm multiplicado de forma acentuada nas modernas legislaes, principalmente nos contratos que afloram, com mais frequncia ou maior intensidade, poderosos interesses colectivos ao lado dos meros interesses de terceiros. As limitaes so, todavia, menos frequentes no campo das obrigaes do que nos outros sectores do direito privado.[6] Estes limites abrangem concretamente, em primeiro lugar, os requisitos formulados nos arts. 280 segs. CC, quanto ao objecto do negcio jurdico, e no art. 398/2 CC, e compreendem ainda as numerosas disposies dispersas por toda a legislao, que probem, no geral sob pena de nulidade a celebrao de contratar com certo contedo. Em segundo lugar, cumpre mencionar os contratos-normativos e os contratos-colectivos, cujo o contedo, fixado em termos genricos, se impe, em determinadas circunstncias, como um padro que os contraentes so obrigados a observar nos seus contratos individuais de natureza correspondente. As normas imperativas, que se reflectem no contedo dos contratos: umas aplicveis generalidade dos contratos ou a certas categorias de contratos; outras, privativas de certos contratos em especial, e que so vulgares nos sistemas de economia fortemente dirigida. Entre as primeiras abstraindo das regras relativas aos negcios formais (arts. 220, 875, 947 1029CC), que respeitam formao e no aos efeitos do contrato, e das que esto compreendidas no regime geral do negcio jurdico , avulta o princpio da boa f, pelo qual se deve pautar a conduta das partes, tanto no cumprimento da obrigao, como no exerccio do direito correspondente (art. 762/2 CC).

29. Clusulas contratuais gerais (DL 446/85) Quando se fala dos limites liberdade contratual, fala-se dos limites jurdicos. Muitas vezes esses limites introduzidos pela lei liberdade das partes resultam de a lei (ordem jurdica) verificar que as partes no eram livres e iguais na celebrao dos contratos. Isto , resultaram muitas vezes de haver limites materiais liberdade contratual, de haver situaes contratuais em que uma das partes no tinha o mesmo poder negocial que a outra. Um dos problemas que os contratos celebrados com base em clusulas contratuais gerais colocam desde logo o aderente ao contrato no reconhecer a totalidade do clausulado contratual. A lei, impe ao predisponente das clusulas contratuais gerais um dever de comunicao, na integra das clusulas dos seus destinatrios. Esse dever de comunicao, que est expressamente consagrado no art. 5, consubstancia uma reafirmao do dever de comunicao que existe, para qualquer contraente, em qualquer contrato que queira celebrar, de comunicar ao outro contraente o contedo do contrato que pretende concluir. Por clusulas contratuais gerais entende o diploma (art. 1), as elaboras antes do contrato em que so insertas e que os proponentes ou destinatrios indeterminados se limitam, respectivamente, a subscrever ou aceitar. 30. Responsabilidade pr-contratual, a culpa in contraendo e o princpio da boa f O art. 227 CC, segundo o qual quem negoceia com outrem para concluso de um contrato deve, tanto nos preliminares como na formao dele, proceder segundo regras de boa f, sob pena de responder pelos danos que culposamente causar outra parte. A lei, consagra a tese da responsabilidade civil pr-contratual pelos danos culposamente causados contraparte tanto no perodo de negociaes como no momento decisivo da concluso do contrato, abrangendo por conseguinte a tese crucial da relao final das clusulas do contrato. Em segundo lugar, a responsabilidade das partes no se circunscreve, cobertura dos danos culposamente causados contraparte pela invalidade do negcio. A responsabilidade pr-contratual, com a amplitude que lhe d a redaco do art. 277 CC, abrange os danos provenientes de esclarecimento e de lealdade em que se desdobra o amplo aspecto negocial da boa f. Em terceiro lugar, alm de indicar o critrio pelo qual se deve pautar a conduta de ambas as partes, a lei portuguesa aponta concretamente a sano aplicvel parte que, sob qualquer forma, se afasta da conduta exigvel: a reparao dos danos causados contra parte. Em quarto lugar, a lei no se limita a proteger a parte contra o malogro da expectativa de concluso do negcio, cobrindo-a de igual modo contra outros danos que ela sofra nointer negotii. CLASSIFICAO DE CONTRATOS

EFEITOS/EFICCIA DO CONTRATO EXTINO DOS CONTRATOS CONTRATO-PROMESSA PACTOS DE PREFERNCIA CONTRATOS TIPIFICADOS NEGCIOS UNILATERAIS GESTO DE NEGCIOS ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA RESPONSABILIDADE CIVIL

Quando a proposta, prpria natureza ou circunstncias do negcio, ou os usos tornem dispensvel a declarao de aceitao, tem-se o contrato por concludo logo que a conduta da outra parte mostre a inteno de aceitar a proposta.
[4]

[3]

Relativamente venda de pais a filhos ou por avs a netos, sem o consentimento dos outros filhos ou netos Quanto doao a favor das pessoas abrangidas pelas indisponibilidades relativas constantes dos arts. 2192 e 2198 CC. Todas estas restries se podem considerar englobadas genericamente no art. 405 CC (dentro dos limites da lei).

[5]

[6]

CLASSIFICAO DE CONTRATOS 31. Contratos tpicos (ou nominados) e contratos atpicos (ou inominados) Dizem-se contratos tpicos ou nominados, os que, alm de possurem um nome prprio, que os distingue dos demais, constituem objecto de uma regulamentao legal especfica. Os contratos tpicos ou nominados, que a lei chama a si para os disciplinar juridicamente, correspondem s espcies negociais mais importantes no comrcio jurdico. E a disciplina especfica traada na lei para cada um deles obedece, pelo menos, a um duplo objectivo do legislador. Por um lado, exactamente porque se trata dos acordos negociais mais vulgarizados na prtica, a lei pretende auxiliar as partes e os Tribunais, fixando a disciplina jurdica aplicvel aos pontos em que, no obstante a importncia que revestem, as convenes redigidas pelas partes so frequentemente omissas. Por outro lado, a lei aproveita o esquema negocial tpico do contrato nominado para, a propsito do conflito de interesses particulares subjacente a cada um deles, fixar as normas imperativas ditadas pelos princpios bsicos do sistema. Distintos dos contratos tpicos ou nominados so aqueles (chamados contratos atpicos ou inominados) que as partes, ao abrigo do princpio da liberdade contratual (art. 405/1 CC), criam fora dos modelos traados e regulados na lei. 32. Contratos mistos Diz-se misto, o contrato no qual se renam elementos de dois ou mais negcios, total ou parcialmente regulados na lei. Em lugar de realizarem um ou mais dos tipos ou modelos de conveno contratual includos no catlogo da lei, as partes, porque os seus interesses o impem a cada passo, celebram por vezes contratos com prestaes de natureza diversa ou com uma articulao de prestaes diferentes da prevista na lei, mas encontrando-se ambas as prestaes ou todas elas compreendidas em espcies tpicas directamente reguladas na lei. 33. Contratos gratuitos e contratos onerosos Diz-se contrato oneroso, o que a atribuio patrimonial efectuada por cada um dos contraentes tem por correspectivo, compensao ou equivalente a atribuio da mesma natureza proveniente do outro, para alcanar ou manter a atribuio patrimonial da contraparte, cada contraente tem (o nus hoc sensu) de realizar uma contraprestao. Para que o contrato seja oneroso preciso que cada uma das partes tenha simultaneamente uma vantagem de natureza patrimonial e um sacrifcio do mesmo tipo.

gratuito o contrato em que, segundo a comum interaco dos contraentes, um deles proporcionou uma vantagem patrimonial ou outro, sem qualquer correspectivo ou contraprestao. Para que o contrato seja gratuito, preciso que uma das partes tenha um benefcio patrimonial e a outra sofra apenas um sacrifcio patrimonial. 34. Contratos bilaterais e unilaterais Dizem-se contratos unilaterais, os contratos dos quais resultam obrigaes s para uma das partes. O contrato sempre um negcio jurdico bilateral, visto nascer do enlace de duas declaraes de vontade contrapostas e ter assim sempre duas partes. Mas h negcios bilaterais que s criam obrigaes para uma das partes (ex. doaes art. 940 CC comodato art. 1129 CC no mtuo e no mandato gratuito art. 1157 CC, etc.; estes so contratos unilaterais. Dos contratos bilaterais (ou sinalagmticos), como a compra e venda, a empreitada, no s nascem obrigaes se encontram unidas uma outra por um vnculo de reciprocidade ou interdependncia. O vnculo que, segundo a inteno dos contraentes, acompanha as obrigaes tpicas do contrato desde o nascimento deste , continua a reflectir-se no regime da relao contratual, durante todo o perodo de execuo do negcio e em todas as vicissitudes registadas ao longo da existncia das obrigaes . Os contratos bilaterais ou sinalagmticos, so contratos de que emergem duas obrigaes, cada uma a cargo de uma das partes, ligadas pelo tal sinalagma gentico ou funcional. O sinalagma, liga entre si as prestaes essenciais de cada contrato bilateral, mas no todos os deveres de prestao dele nascidos.
[7] [8]

35. Excepo do no cumprimento (art. 428 CC) Um dos traos fundamentais do regime dos contratos bilaterais, que constitui um simples corolrio do pensamento bsico do sinalagma funcional, consiste na excepo do no cumprimento do contrato (exceptio non adimpleti contratus). Desde que no haja prazos diferentes para o cumprimento das prestaes, qualquer dos contraentes pode recusar a sua prestao (invocando a excepo do no cumprimento do contrato), enquanto o outro no efectuar a que lhe compete ou no o oferecer o seu cumprimento simultneo (art. 428 CC). As obrigaes compreendidas no sinalagma devem, em princpio, ser cumpridas simultaneamente. A excepo do no cumprimento, consiste na faculdade de recusar o cumprimento da obrigao prpria, enquanto a outra no cumpra ou no oferea o cumprimento, quando as obrigaes so sinalagmticas ou no tm prazos diferentes de cumprimento. Havendo prazos diferentes de um cumprimento, ainda assim a exceptio pode ser invocada. E designadamente pode ser invocada, obviamente, por maioria de razo, pelo contraente que est obrigado a cumprir em segundo lugar quando aquele que estava obrigado a cumprir em primeiro lugar o no tenha feito.

Quando um dos contraentes oferea um cumprimento parcial ou imperfeito (defeituoso), o outro pode invocar a excepo do no cumprimento. O credor pode juridicamente, com fundamento, recusar um cumprimento que no perfeito ou que no integral. Se o recusar, pode invocara excepo do no cumprimento, para no cumprir a sua prpria obrigao; Se, tendo aceitado o cumprimento parcial ou defeituoso, o tiver feito sob reserva de reparao dos defeitos, ou reserva de prestao da parte faltosa do cumprimento; se no houver cumprimento da parte que falta a prestao, pode ento, tendo essa reserva no momento da aceitao do cumprimento, invocar a excepo do no cumprimento. A exceptio se oponvel, por fora do art. 431 CC , tanto ao outro contraente, como a terceiro que venham ocupar o lugar dele no contrato. Para que a exceptio se aplique, no basta que o contrato seja obrigatrio, ou crie obrigaes para ambas as partes: necessrio que as obrigaes sejam correspectivas ou correlativas, que uma seja o sinalagma da outra. Dentro dos prprios contratos bilaterais, interessa ver quais so as prestaes interdependentes, visto que outras podem existir ao lado delas na relao contratual e a exceptios aproveita s primeiras. A exceptio no funciona como uma sano, mas apenas como um processo lgico de assegurar, mediante o cumprimento simultneo, o equilbrio em que assenta o esquema do contrato bilateral. Por isso ela vigora, no s quando a outra parte no efectua a sua prestao porque no quer, mas tambm quando ela a no realiza, ou a no oferece porque no pode. E vale tanto para o caso de falta integral do cumprimento, como para o cumprimento parcial ou defeituoso, desde que a sua invocao no contrarie o princpio geral de boa f (arts. 227, 762/2 CC).
[9]

36. Condio resolutiva tcita Se a impossibilidade da prestao proceder de facto imputvel ao devedor, tem o credor a faculdade de resolver o contrato e de exigir a restituio da sua prestao por inteiro, se porventura a tiver j realizado (art. 810/2 CC). a principal sano apontada contra o inadimplemento da obrigao nos contratos bilaterais, medida que assenta sobre a chamada condio resolutiva tcita. A designao de condio resolutiva tcita, repousa sobre a ideia de que, atento o nexo de interdependncia psicolgica existente entre as prestaes integradoras do contrato bilateral, cada uma das partes se reserva a faculdade de resolver o contrato (fazendo cessar a sua eficcia) se a outra no quiser ou no puder cumprir. 37. Contrato a favor de terceiro o contrato em que um dos contraentes (promitente) atribui, por conta e ordem do outro (promissrio), uma vantagem a um terceiro (beneficirio) estranho relao contratual.

A vantagem traduz-se em regra numa prestao assente sobre o respectivo direito de crdito; mas pode consistir outro sim na liberao de um dbito, na constituio, modificao ou extino de um direito real. Essencial ao contrato a favor de terceiro, como figura tpica autnoma, que os contraentes procedam com a inteno de atribuir, atravs dele, um direito (de crdito ou real) a terceiro ou que dele resulte, pelo menos, uma atribuio patrimonial imediata para o beneficirio. 38. Contrato para pessoa a nomear (art. 452 CC) o contrato em que uma das partes se reserva a faculdade de designar uma outra pessoa que assuma a sua posio na relao contratual, como se o contrato tivesse sido celebrado com esta ltima. No h no contrato para pessoa a nomear nenhum desvio ao princpio da eficcia relativa (inter partes) dos contratos. O contrato para pessoa a nomear produz todos os seus efeitos apenas entre os contraentes. S que, enquanto no h designao do animus electu, os contraentes so os outorgantes do contrato. Depois da designao, o contraente passa a ser, de acordo com o contedo do contrato, j no o outorgante, mas a pessoa designada (art. 455/1 CC). Este contrato tem o seu campo principal de incidncia na compra e venda. E tanto pode ser posteriormente nomeado o comprador, como o vendedor. Ou a pessoa a nomear aceita o negcio e considera-se contraente o que o foi originariamente, salvo, neste ltimo caso, se houver estipulao em contrrio. Admite-se assim, dentro dos princpios da autonomia privada, que se deixe o negcio sob condio, ou seja, ineficaz se a pessoa a nomear no o ratificar.
[7] Sinalagma gentico, para significar que, na gnese ou raiz do contrato, a obrigao assumida por cada um dos contraentes constitui a razo de ser da obrigao contrada pelo outro

[8] Sinalagma funcional, aponta essencialmente para a ideia que as obrigaes tm de ser exercidas em paralelo e ainda para o pensamento de que todo o acidente ocorrido na vida de uma delas repercute necessariamente no ciclo vital da outra.

[9]

A excepo de no cumprimento oponvel aos que no contrato vierem a substituir qualquer dos contraentes nos seus direitos e obrigaes.

EFEITOS/EFICCIA DO CONTRATO 39. Efeitos do contrato Os contratos podem produzir efeitos de natureza jurdica muito variada. Tipicamente e privilegiadamente os contratos so fontes de obrigaes, podem produzir e muitas vezes produzem efeitos de natureza obrigacional. Mas podem produzir efeitos de natureza real. Um contrato de compra e venda produz um efeito real, transmite-se um direito real por eles; Um contrato de constituio de usufruto um contrato que produz um efeito real, constitui um direito real;

Um contrato de constituio de uma servido um contrato com um efeito de natureza real. O princpio da eficcia inter partes do contrato (art. 406 CC), um princpio geral de imodificabilidade e indestrutibilidade do contrato: a no ser por mtuo consentimento dos contraentes. Em princpio o contrato no pode modificar-se nem extinguir-se, seno, com o acordo de ambas as partes. 40. Quanto resoluo dos contratos; e eficcia inter partes O direito resoluo pode ser exercido extrajudicialmente, em muitos casos, basta o contraente que tem fundamento dizer outra parte acabou, extingue-se com este fundamento. E h casos em que a lei impe o recurso ao Tribunal, o direito resoluo um direito potestativo, que s vezes de exerccio judicial. Tambm h excepes, que a lei enuncia que em relao a terceiros (inter partes) o contrato produz efeitos em termos previstos na lei (art. 406/2 CC). Afirmando que o contrato deve ser pontualmente cumprido, a lei quer dizer que todas as clusulas contratuais devem ser observadas, que o contrato deve ser cumprido ponto por ponto, e no apenas que ele deve ser executado no prazo fixado. A regra da ineficcia dos contratos em relao a terceiros no contraria o princpio geral de que todos tm de reconhecer a eficcia deles entre as partes. pois, de distinguir entre efeitos directos e efeitos reflexos. Estes atingem terceiros. Uma importante categoria de contratos no que respeita aos efeitos que produzem so os chamados contratos com eficcia real, tambm designados por contratos reaisquod effectum, quer dizer contratos reais quanto aos efeitos. Estes contratos produzem efeitos de direito real, isto , constituem, transmitem, modificam ou extinguem direitos reais. Quanto a estes contratos vigora o princpio da consensualidade: significa que o efeito real emergente do contrato se produz pela mera celebrao do contrato, pelo mero acordo das partes, independentemente de qualquer acto ulterior, designadamente, independentemente de qualquer entrega do bem. Temos pois o princpio da consensualidade com duas acepes: Princpio da consensualidade, para significar que um contrato se celebra pelo mero acordo das partes, independentemente da observncia de qualquer forma especial ou da entrega de qualquer bem. E princpio da consensualidade, com o sentido que lhe atribudo pelo art. 408 CC, nos contratos com eficcia real, significando que o efeito real decorrendo do contrato independentemente de qualquer acto posterior ao acordo conclusivo do contrato (art. 1129, 1142, 1185 CC). O princpio geral decorrente do art. 408 CC, o de que o efeito real do contrato em princpio se produz pela mera celebrao do contrato.

Os contratos quod constitutionem (ou contratos reais quanto constituio), so aqueles que se aperfeioam, que se celebra apenas com a entrega da coisa que seu objecto (ex.: comodato, mtuo, depsito). So trs as principais diferenas existentes entre os regimes da eficcia real e da eficcia meramente obrigacional dos contratos de alienao ou operao de coisa determinada: a) O contrato de alienao, no dispensando um acto posterior de transmisso da posse e de transferncia do domnio, merc da sua eficcia meramente obrigacional, torna o adquirente um simples credor da transferncia de coisa, com todas as contingncias prprias do carcter relativo dos direitos de crdito. b) No sistema de translao imediata, o risco do perecimento da coisa passa a correr por conta do adquirente, antes mesmo do alienante efectuar a entrega (arts. 408/1, 796/1 CC), ao invs do que sucede com outra orientao, se a coisa, por qualquer circunstncia, s depois da concluso do contrato se transferir para o adquirente, somente a partir deste momento posterior o risco passa a correr por conta dele. c) A nulidade ou anulao do contrato de alienao tem como consequncia, no regime tradicionalmente aceite entre ns a restaurao do domnio da titularidade do alienante (art. 291 limitao). 41. Coisa futura Isto no assim, porm, quando o contrato com eficcia real respeitar a coisa futura ou indeterminada. Coisa futura, a coisa que ainda no existe materialmente, a coisa que j existindo materialmente no tem autonomia jurdica; e ainda so as coisas futuras aquelas que no esto em poder do disponente ou a que ele no tem direito ao tempo da declarao negocial (art. 211 CC). Quando a coisa indeterminada, tem de ser indeterminvel, tambm no se constitui ou transmite imediatamente o efeito real, s quando a coisa for determinada com o conhecimento de ambas as partes. Quando se tratar de partes componentes ou integrantes, a lei diz que o efeito real opera no momento da separao ou colheita do bem. 42. Reserva de propriedade O princpio da transferncia imediata do direito real constitui a regra dos contratos de alienao de coisa determinada (art. 408/1 CC); mas no se trata de um princpio de ordem pblica. uma pura regra supletiva, que as partes podem afastar, por exemplo, mediante o estabelecimento de uma clusula de reserva de propriedade. A reserva de propriedade, prevista no art. 409 CC (art. 934, quanto reserva de venda a prestaes), consiste na possibilidade, conferida ao alienante de coisa determinada, de manter, na sua titularidade o domnio da coisa at ao cumprimento (total ou parcial) das obrigaes que recaam sobre a outra parte ou at verificao de qualquer outro evento. Trata-se de uma clusula que naturalmente h-de convir, por excelncia, s vendas a prestaes e s vendas com espera de preo.

No caso previsto no art. 409 CC, o negcio realizado sob condio suspensiva, quanto transferncia da propriedade. A reserva, quando incida sobre coisas imveis, ou sobre coisas mveis sujeitas a registo, carece de ser registada, sem o que no produz efeitos em relao a terceiros. Tratando-se de coisa mvel, no sujeita a registo, o pacto vale em relao a terceiros, sem necessidade de qualquer formalidade especial, uma vez que no vigora, quanto s prprias coisas mveis, o princpio segundo o qual a posse vale ttulo. EXTINO DOS CONTRATOS 43. Extino dos contratos Os contratos extinguem-se, desde logo nos termos do art. 406 CC, que o regime geral, por mtuo consenso, isto , por acordo das partes. Se ambas as partes quiserem terminar o contrato que celebraram, naturalmente que podem livremente faz-lo. Esta forma extintiva do contrato designa-se por revogao ou distrate do contrato. A revogao ou distrate tem normalmente uma eficcia ex nunc, isto , para o futuro, todos os efeitos produzidos pelo contrato se mantm e ele deixa de produzir efeitos a partir do momento da sua revogao. Mas as partes podem atribuir-lhe eficcia retroactiva, desde que no afectem direitos de terceiros. As estipulaes posteriores ao negcio formal s esto sujeitas s exigncias formais do prprio negcio se a razo de ser dessa exigncia lhe for extensiva (art. 221/2 CC). Para alm da revogao ou distrate, o contrato pode extinguir-se por caducidade. um efeito jurdico decorrente da verificao de um facto jurdico stricto sensu. Num negcio o contrato caduca quando, por exemplo, tinha um prazo ou quando tinha um termo incerto, pela verificao de um facto jurdico stricto sensu, que o decurso do tempo, em que o contrato deixa de produzir efeitos, isto a caducidade. A caducidade tem tipicamente, apenas efeitos para o futuro, todos os efeitos j produzidos pelo contrato at ao momento da verificao do prazo so preservados. Outra forma de extino dos contratos e a denncia. Esta uma forma de extino dos contratos de execuo duradoura, sem tempo de durao convencional ou legalmente fixada. S pode haver denncia , nos contratos de execuo duradoura que no tenha prazo, nem convencional nem legalmente fixado, que no tenham termo de durao, que tenham, sido acordados para vigorar indefinidamente. Uma ltima forma de extino dos contratos a chamada resoluo, tambm designada sobretudo pela doutrina mais antiga resciso do contrato. A resoluo do contrato encontra-se prevista e regulada nos arts. 432 segs. CC, e consiste na extino do contrato com eficcia retroactiva por declarao unilateral e vinculada de uma das partes. Tal significa que a resoluo do contrato feita por um dos contraentes por apenas um dos contraentes. Porm ela no feita livremente por esse ou por qualquer dos contraentes; s pode ser feita, um direito potestativo, que s pode ser exercido, quando tiver fundamento na lei ou no prprio contrato.
[10]

O exerccio do direito resoluo do contrato tem como efeito a extino de todos os efeitos do contrato, retroactivamente abinicio, o que significa que na esfera jurdica do outro contraente todos os efeitos jurdicos que o contrato l tinha produzido desaparecem. Isso quer ele queira, quer no queira, sem que se possa opor a isso. por isso que a resoluo de um contrato um direito potestativo, vinculado a um fundamento legal ou convencional.

44. Fundamentos legais de resoluo de um contrato a) Falta de pagamento de uma prestao que no exceda o oitavo do preo (art. 934 CC) No geral, privativo da compra e venda a prestao com reserva de propriedade. A excepo aberta no art. 934 CC, ao regime geral de venda na prestaes reveste carcter imperativo. No obstante conveno em contrrio, ainda que haja, ou mesmo que haja conveno em contrrio. esse o sentido que inquestionavelmente decorre do esprito da lei, toda empenhada em defender o comprador contra a perigosa seduo do pagamento a prestaes e da mquina publicitria dos vendedores e em atenuar as consequncias da desigual condio econmica dos contraentes. Para conseguir esse objectivo, a norma legal necessita de impor-se ao prprio contraente protegido, a fim de que ele no seja vtima da sua mesma fraqueza. b) Um fundamento que extensivo a toda uma categoria de contratos, e o art. 810/2 CC, o incumprimento definitivo e culposo de uma das obrigaes das partes Este fundamento permite a resoluo do contrato, quando o contrato for sinalagmtico, for bilateral: nos contratos bilaterais, o credor tem direito resoluo do contrato se o devedor incumprir definitiva e culposamente a obrigao que sobre ele impendia. O principal objectivo da clusula penal (art. 810 CC) evitar dvidas futuras e litgios entre as partes quanto determinao do montante da indemnizao. Muitas vezes porm, ela fixada com o intuito de pr um limite responsabilidade nos casos em que os danos possam atingir propores exageradas em relao s previses normais dos contraentes. Tambm pode servir para atribuir carcter patrimonial a prestao que o no tm (art. 398/2 CC ). No s porque se trata de uma clusula acessria, mas porque a obrigao do devedor se modifica, quando haja lugar aplicao de pena, exige o n. 2 do art. 810 CC, para a clusula penal, a forma exigida para a obrigao principal, e considera a clusula nula, se for nula esta obrigao. Pela mesma razo se deve considerar inexigvel a pena convencionada, embora a lei no o diga expressamente, se for inexigvel a obrigao principal, como acontece nas obrigaes naturais, pelo menos quando a razo da inexigibilidade for a mesma. Apesar do carcter acessrio que normalmente reveste, nada obsta a que a clusula penal seja assumida como penalidade para a no realizao de determinado acto, sem que a parte se obrigue propriamente realizao desse acto.
[11]

45. Fundamento geral da resoluo dos contratos aquele que est previsto e regulado nos arts 437 a 439 CC, a chamada alterao das circunstncias. A resoluo ou modificao do contrato admitida em termos propositadamente genricos, para que, em cada caso o Tribunal, atendendo boa f e base do negcio, possa conceder ou no a resoluo ou modificao. Alude a lei, aos seguintes requisitos:

a) Que haja alterao anormal das circunstncias em que as partes tenham fundado receio de contratar. preciso que essas circunstncias se tenham modificado; b) Que a exigncia de obrigao parte lesada afecte gravemente os princpios da boa f contratual e no seja coberta pelos riscos do negcio como no caso de se tratar de um negcio por sua natureza aleatrio. No exige a lei que os contratos tenham prestaes correspectivas. Pode tratar-se, assim, dum contrato unilateral, como uma doao, um depsito gratuito, um mandato gratuito, etc. Tem especial relevo a aplicao dos princpios dos arts 433 a 435 CC. A restituio, quando houver lugar a ela, no est subordinada s regras do enriquecimento sem causa. H que restituir tudo o que tiver sido recebido. Tem ainda grande importncia prtica o disposto no art. 434/2 CC, visto ser nos contratos de execuo continuada ou peridica que a resoluo ou modificao fundada na alterao das circunstncias tem o seu campo de mais frequente aplicao.
[10]

A denncia pois uma extino do contrato por vontade unilateral e discricionria. A prestao no necessita de ter valor pecunirio; mas deve corresponder a um interesse do credor, digno de proteco legal.

[11]

CONTRATO-PROMESSA 46. Noo a conveno pelo qual ambas as partes, ou apenas uma delas, se obrigam dentro de certo prazo ou verificados certos pressupostos, a celebrar determinado contrato. Ao contrato, a cuja futura realizao as partes, ou uma delas apenas, ficam adstritas, d-se o nome genrico de contrato prometido. O contrato-promessa cria a obrigao de contratar, ou, mais concretamente, a obrigao de emitir a declarao de vontade correspondente ao contrato prometido. A obrigao assumida por ambos os contraentes, ou por um deles se a promessa apenas unilateral, tem assim por objecto uma prestao de facto positivo, facere oportere. E o direito correspondente atribudo outra parte traduz-se numa verdadeira pretenso. Quando se diz que o contrato-promessa um contrato ou uma conveno, quer dizer que as mais das vezes o contrato-promessa um contrato-autnomo; mas tambm contrato-promessa a conveno inserida noutro contrato pelo qual ambas as partes, ou apenas uma delas, se obriga celebrao de um futuro contrato. Portanto, para que estejamos perante um contrato promessa e lhe sejam aplicveis as regras prprias desse negcio no indispensvel que se trate de um contrato autnomo. Por outro lado: contrato-promessa aquele pelo qual as partes, ou apenas uma delas, se obriga(m) celebrao de um outro contrato Mas tambm contrato-promessa o contrato pelo qual uma das partes se obriga perante outra, que nisso tenha um interesse digno de proteco legal, realizao de um negcio jurdico unilateral.
[12]

Um contrato-promessa pode ser sinalagmtico (ou bilateral), ou no sinalagmtico (ou unilateral). Quer isto dizer que pelo contrato-promessa celebrao podem ambas as partes ficar reciprocamente obrigadas celebrao do futuro contrato, ou pode apenas uma das partes ficar obrigada a essa concluso, ficando a outra com o direito de exigir a celebrao do contrato prometido e no estando por sua vez vinculada a tal celebrao. 47. Figuras prximas a) Pacto de preferncia (arts. 414 segs. CC): a pessoa no se obriga a contratar, como sucede no contrato-promessa, mas apenas a escolher em certos termos uma ou outra como contraente, no caso de decidir contratar. b) Venda a retro (arts. 927 segs. CC): o comprador no promete celebrar uma outra venda com o vendedor; fica antes sujeito a que este, mediante uma simples notificao resolva o contrato. c) Pactos de opo: uma das partes emite logo a declarao correspondente ao contrato que pretende celebrar, enquanto a outra se reserva a faculdade de aceitar ou declinar o contrato, dentro de certo prazo: aceitando, o contrato aperfeioa-se sem necessidade de qualquer nova declarao da contra parte, ao contrrio do que sucede na promessa unilateral, onde se torna necessrio um acordo posterior para dar vida ao contrato definitivo. d) Promessa unilateral: deriva para o no-promitente uma verdadeira pretenso celebrao do contrato prometido do pacto de opo deriva um direito potestativo aceitao da proposta contratual emitida e mantida pela outra parte. A promessa unilateral tambm no se confunde com a proposta contratual (art. 228/2, 230 CC). Nesta prescindese de nova manifestao de vontade do proponente, para que o contrato se aperfeioe; na promessa unilateral no, pois o promitente obriga-se apenas celebrao de um contrato futuro. Alm disso, enquanto a promessa unilateral assenta sobre um contrato consumado, a proposta uma simples declarao de vontade emitida por uma das partes que s se converte num contrato com a aceitao do outro contraente, que ela visa provocar. e) Sinal: a celebrao do contrato com sinal, tendo ntima ligao com o contratopromessa, no se confunde com ele. O sinal consiste na coisa, que um dos contraentes entrega ao outro, no momento da celebrao do contrato ou em momento posterior, como prova da seriedade do seu propsito negocial e garantia do seu cumprimento, ou como antecipao da indemnizao devida ao outro contraente, na hiptese de o autor do sinal se arrependa do negcio e voltar atrs, podendo a coisa entregue coincidir ou no com o negcio da prestao devida ex contrato. 48. Consagrao legal do contrato-promessa Os traos mais salientes da nova regulamentao so os seguintes: a) Reconhece-se expressamente a validade do contrato-promessa, no apenas em relao compra e venda, mas seja qual for o contrato prometido; b) O art. 411 CC, consagra de modo explcito a validade da promessa unilateral;

c) Admite-se a possibilidade de a promessa de alienao ou de onerao de bens imveis, ou de mveis sujeitos a registo, produza efeitos em relao a terceiros (art. 413 CC); d) Admite-se a possibilidade da execuo especfica do contrato-promessa (art. 830 CC), mediante deciso negocial do contraente faltoso; e) Afirma-se a regra da transmissibilidade dos direitos e obrigaes dos promitentes (art. 412 CC). Nos termos do art. 410 CC, o regime do contrato-promessa integrado pelas regras prprias do contrato-promessa, que se encontram nos arts 410 a 413 CC, e se encontram tambm em grande parte nos arts 441 e 442 CC, e finalmente no art. 830 e art. 755/1-f CC. Para alm destas regras, so aplicveis ao contrato-promessa, como determina o art. 410/1 CC, todas as regras que compem o regime do contrato prometido contrato que o objecto do contrato-promessa. A isso se chama princpio da equiparao. 49. O princpio da equiparao A directiva de ordem geral que a lei estabelece quanto ao regime do contrato-promessa a do princpio da equiparao (art. 410 CC), que consiste em aplicar, como regra, aos requisitos e aos efeitos do contrato-promessa as disposies relativas ao contrato prometido. Duas excepes no entanto se abrem, ao princpio da equiparao: a primeira, relativa forma do contrato; a segunda referente s disposies que, pela sua razo de ser, se no podem considerar extensivas ao contrato-promessa. Quanto forma, a soluo aplicvel ao contrato-promessa traduz-se nos seguintes preceitos: a) Se, para o contrato prometido, a lei exigir documento, como sucede para a venda ou doao de coisas imveis (arts 875, 947/1 CC), o respectivo contrato-promessa s vlido se constar de documento escrito, assinado pelos promitentes; b) Tratando-se de contrato-promessa relativo celebrao de contrato oneroso de transmisso ou constituio de direito real sobre edifcio j construdo, em vias de construo ou que deva vir a ser construdo, o documento escrito necessita de ter o reconhecimento presencial das assinaturas dos outorgantes, bem como a certificao notarial da existncia da licena de utilizao ou de construo. c) Se o contrato prometido estiver subordinado a qualquer outra finalidade, que no seja a reduo a documento, vale a respectiva promessa a regra geral da liberdade de forma (art. 29 CC). O princpio da equiparao, significa portanto que ao contrato-promessa, alm das suas regras prprias, so aplicveis as regras prprias do contrato que seu objecto, do contrato prometido. 50. Forma do contrato-promessa A forma do contrato-promessa no a do contrato prometido, visto que as regras formais esto exceptuadas do princpio da equiparao

Do art. 410/2 CC, resulta quanto forma do contrato-promessa o seguinte: a regra a da consensualidade, a regra a de que o contrato-promessa seja vlido independentemente da observncia de forma especial. Quando o contrato-promessa tenha por objecto um contrato, que seja ele prprio, um contrato formal, ento o contrato-promessa tambm formal. Nesta hiptese tem-se duas sub-hipteses: O contrato prometido um contrato formal, sendo a forma para ele imposta por lei o documento particular. O contrato-promessa um contrato formal e a sua forma o documento particular subscrito pelas partes. O contrato prometido um contrato formal e a forma para ele imposta a escritura pblica, o documento autntico. O contrato-promessa um contrato formal e a sua forma o documento particular assinado pelas partes. O contrato-promessa formal (quando ) e a sua forma nunca pode ser nem mais, nem menos, do que o documento particular: sempre documento particular, tanto nos casos em que para o contrato prometido imposto o documento particular, como para aqueles em que para o contrato prometido imposto documento autntico. H certos contratos-promessa que a lei exige requisitos formais suplementares. Quais so? So contratos-promessa de contratos onerosos com eficcia real, so contratospromessa cujo contrato prometido seja um contrato com efeitos reais transmissivos ou constitutivos e seja um contrato oneroso. Os requisitos formais suplementares exigidos para o contrato-promessa de compra e venda de um edifcio, quer o edifcio esteja construdo, esteja a meio, ou esteja por construir so: O reconhecimento presencial da assinatura ou assinaturas das partes; E a certificao pelo notrio da existncia da licena de construo ou utilizao. Porm a lei admite que o contrato-promessa adquira eficcia real em certas circunstncias (art. 413 CC). 51. Eficcia real do contrato-promessa O contrato-promessa, criando para o promitente uma obrigao de contratar, cujo objecto uma prestao de facto, goza apenas, em princpio, de eficcia meramente obrigacional, restrita por conseguinte s partes contraentes, ao invs do contrato prometido, quando se trate de contrato de alienao ou onerao de coisa determinada, que goza de eficcia real. Na fixao das consequncias do no cumprimento, h tambm que corrigir o princpio da equiparao luz das prescries especiais constantes nos arts 442 e 830/1/2 CC, para a falta de cumprimento do contrato-promessa. Admite-se, que a promessa de transmisso ou constituio de direitos reais sobre bens imveis, ou sobre mveis sujeitos a registo, produza efeitos em relao a terceiros, desde que se verifique:

a) Constar a promessa de escritura pblica, salvo se para o contrato prometido a lei no exigir escritura, porque nesse caso a lei se contenta com documento particular; b) Pretenderem as partes atribuir-lhe eficcia real; c) Serem inscritos no registo os direitos emergentes da promessa (art. 413 CC). Quando assim for, a promessa, enquanto no for revogada, declarada nula ou anulada, ou no caducar, prevalece sobre todos os direitos (pessoais ou reais) que posteriormente se constituam em relao coisa, tudo se passando, sob esse aspecto, em relao a terceiros, como se a alienao ou onerao prometida, uma vez realizada, se houvesse efectuado na data em que a promessa foi registada. A falta de registos exigidos, o contrato-promessa, ainda que vlido, ter eficcia meramente obrigacional. E especialmente nestes casos, em que o contrato, podendo ter eficcia real, carece dos requisitos para tal efeito exigidos, que mais se acentua a sua eficcia relativa. Os direitos nascidos do contrato no valem contra terceiro, no podem ser opostos a terceiros, nem destes pode ser exigido qualquer indemnizao pelo facto da sua violao. 52. Requisitos da eficcia real: requisitos de validade O objecto do contrato-promessa tem se ser um contrato com eficcia real transmissiva ou constitutiva. Isto , no pode atribuir-se eficcia real, por ex., a um contrato-promessa de comodato, ou de prestao de servios, de trabalho ou de arrendamento. S ser possvel atribuir eficcia real a um contrato-promessa quando o seu objecto seja um contrato com eficcia real. E no qualquer eficcia real: tem de ser transmissiva ou constitutiva. O objecto do contrato prometido sejam imveis ou mveis sujeitos registveis. A forma: O contrato-promessa para ter eficcia real tem de ser celebrado por escritura pblica quando o contrato prometido tenha, ele prprio, como regime formal, o documento autntico. Bastar-se- com o documento particular com as assinaturas reconhecidas por semelhana, quando o contrato prometido no carea de documento autntico. Haver no contrato-promessa conveno expressa de atribuio de eficcia real. 53. Requisito de publicidade O contrato-promessa que obedecer aos requisitos de validade, um contrato com eficcia real, porm ele no pode ser oposto a terceiros enquanto no estiver registado. E enquanto no estiver registado com eficcia real dele traduz-se, na prtica, em muito pouco porque a eficcia real do contrato-promessa consubstancia-se na constituio a favor do comissrio, de um direito real de aquisio. Direito real esse susceptvel de ser oposto a terceiros, isto , de fazer prevalecer o direito do promissrio celebrao do contrato prometido contra qualquer direito por terceiro depois da celebrao do contrato-promessa. atribuda eficcia real, o promitente da constituio da transmisso do direito real fica constitudo num direito real de aquisio do direito prometido transmitir.

E esse direito pode ser oposto a terceiros, isto , tomando o exemplo de compra e venda, se o contrato-promessa tiver eficcia real e for violado, no obstante a coisa j ter sido alienada a terceiro, interpor aco de execuo especfica (neste caso ter de ser interposta contra o promitente vendedor e contra terceiro) e obter a sentena que faz as vezes do contrato de compra e venda que com ele no foi celebrado. Os efeitos jurdicos dessa sentena prevalecem sobre os efeitos jurdicos da compra e venda celebrada com terceiro. O art. 413 CC, estabelece que a eficcia real depende de declarao expressa e de inscrio da promessa no registo. 54. Transmisso dos direitos e obrigaes dos promitentes Os direitos e obrigaes resultantes da promessa contratual so, em princpio transmissveis por morte e por negcio entre vivos (art. 412/1 CC). Se para um dos contraentes, a promessa cria apenas um direito de crdito, ele poder ced-lo, nos termos dos arts. 577 e segs. CC, quando ao contrato-promessa lhe advenham ao mesmo tempo direito e obrigaes, como no caso da promessa de compra e venda, ele poder ceder a sua posio contratual, em conformidade com o disposto no art. 424 segs. CC. Falecendo qualquer das partes, a posio dela transmite-se aos seus sucessores, de acordo com as regras da sucesso. As regras gerais a que se refere o art. 412/2 CC, so as relativas transmisso das posies de credor e de devedor, constantes dos arts 577 segs. CC. Se, para um dos contraentes, a promessa cria simultaneamente direitos e obrigaes, ele poder ceder a sua posio contratual, em conformidade com o disposto no art. 424 segs. CC. 55. No cumprimento do contrato-promessa Quando h incumprimento de uma obrigao, esse pode ter natureza muito diversa. Pode ser devido, ou no a culpa do devedor. Neste caso, de no cumprimento culposo (resultante de culpa do devedor). Dentro desta hiptese, duas sub-hipteses muito importante, podem ocorrer: A do devedor no cumprir no momento em que devia t-lo feito, mas ainda poder cumprir e o cumprimento ainda manter interesse para o credor, nesta hiptese est-se perante um atraso no cumprimento. Est-se perante um incumprimento temporrio ou, perante uma situao de mora do devedor. A do devedor no cumprir quando devia t-lo feito porque no podia cumprir, h uma impossibilidade de cumprimento. Ou ento o devedor no cumpre, entra em mora e entretanto o credor perde o interesse no cumprimento: o cumprimento retardado j no serve para satisfazer o interesse que ele tinha na prestao. Quando estamos perante uma situao de impossibilidade de cumprimento, ou de perda objectiva do interesse do credor no cumprimento, est-se perante incumprimento definitivo. A interpelao admonitria do devedor em mora, sob a cominao apontada no art. 808/1 CC, no constitui apenas um poder conferido ao credor, porque representa ao mesmo tempo um nus que a lei lhe impe.
[13]

Se quiser que a mora do devedor, enquanto o seu interesse na prestao devida se mantiver, se converta em verdadeira falta de cumprimento, com as consequncias jurdicas que o inadimplemento liberta, o credor necessita de conceder ao devedor esta nova chance de cumprir. Os termos declarados no Cdigo Civil, quanto ao no cumprimento voluntrio das obrigaes fundamentais emergentes do contrato-promessa, so exactamente os de execuo especfica prevista e regulada no art. 830 CC. Pode excepcionalmente, acontecer num ou noutro caso, como se prev de resto, em termos genricos, no art. 808/1 CC, que a simples mora do promitente faltoso faa desaparecer o interesse da contraparte na prestao. 56. Sinal uma clusula que pode ser oposta a qualquer contrato que tem natureza real quanto constituio, isto s se considera convencionado quando houver entrega da coisa que constitui o seu objecto. A conveno do sinal traduz-se na entrega de uma coisa por um dos contraentes ao outro, desde que essa entrega seja atribudo o carcter de sinal. O sinal tipicamente constitudo em dinheiro ou coisas fungveis, -o em dinheiro, mas nada obsta a que ele seja constitudo em coisa diversa de coisa fungvel. 57. Funo do sinal Tem duas funes completamente diferentes: Pode constituir uma clusula de arrependimento lcito e remunerado do contrato para qualquer das partes, fala-se neste caso em sinal penitencial. Quanto o sinal penitencial, a coisa entregue ser perdida pelos contraentes que entregou, se quiser desistir do contrato; ter se ser restituda em dobro pelo outro contraente que a recebeu, se for ele a pretender a desvinculao do contrato. Para alm deste, tem-se o sinal penal, funciona a um de dois ttulos jurdicos, em alternativa: a) Princpio de pagamento, se o contrato a que ele foi oposto for cumprido, se o sinal for coisa que coincida, no todo ou em parte, com a prestao devida pelo contraente que o entregou; nesse caso ele computado no pagamento e funciona como princpio do pagamento. b) Quando o contrato incumprido culposamente por qualquer das partes, o sinal funciona como clusula penal. A clusula penal pode ser: Moratria: quando prevista para o atraso culposo no cumprimento da obrigao do devedor; Compensatria: a que fixa imutavelmente o montante indemnizatrio pelo incumprimento definitivo culposo. 58. Sinal nos contratos-promessa

Pelo que especificamente respeita ao contrato-promessa em que exista sinal, o regime decorrente da redaco do art. 442 CC, o seguinte: a) A coisa entregue a ttulo de sinal deve ser imputada na prestao devida, ou restituda quando a imputao no for possvel (art. 442/1 CC, aplicvel a todos os contratos); b) Se quem constitui sinal deixar de cumprir a prestao por causa que lhe seja imputvel, tem o outro contraente a faculdade de fazer sua a coisa entregue; se o no cumprimento do contrato for devido a este ltimo, tem daquele a faculdade de exigir o dobro do que prestou (art. 442/2 CC, 1 parte, aplicvel a todos os contratos); c) Em vez de exercer o direito que a lei lhe confere em relao ao sinal, o contraente no faltoso pode requerer a execuo especfica do contrato nos termos do art. 830 CC (art. 442/3, 1 parte CC); d) Se houver tradio da coisa a que se refere o contrato prometido, o promitente adquirente, quando o incumprimento do contrato-promessa seja imputvel contraparte, pode, em vez de exigir o dobro do sinal ou de requerer contraparte, pode, em vez de exigir o dobro do sinal ou de requerer a execuo especfica, reclamar o valor da coisa (ou o direito a transmitir ou a constituir sobre ela), determinado objectivamente, data do no cumprimento da promessa, com deduo do preo convencionado, devendo ainda ser-lhe restitudo o sinal e a parte do preo que tenha pago (art. 442/2, 2 parte CC); e) Sempre que o contraente no faltoso opte pelo valor da coisa, nos termos referidos, a outra parte pode opor-se ao exerccio dessa faculdade, oferecendo-se para cumprir a promessa, salvo o disposto no art. 808 (art. 442/3, 2 parte CC). 59. Execuo especfica O art. 830/1 CC, estabelece que aquele que tiver direito celebrao de um contrato e vir insatisfeito esse direito pela contraparte, pode requerer ao Tribunal, requerendo deste a emisso de uma sentena que produza os mesmos efeitos da declarao negocial do faltoso. A execuo especfica do contrato-promessa sem eficcia real, nos termos do art. 830 CC, no admitida no caso de impossibilidade de cumprimento por um promitente vendedor haver transmitido o seu direito real sobre a coisa objecto do contrato prometido antes de registada a aco de execuo especfica, ainda que o terceiro adquirente no haja obtido registo da aquisio antes do registo da aco; o registo da aco no confere eficcia real promessa. Para se obter sentena nos termos do art. 830 CC, que produza efeitos de declarao negocial faltosa, necessria a verificao dos seguintes requisitos: a) No ser incompatvel com a substituio da declarao negocial a natureza da obrigao assumida pela promessa; b) No existir conveno em contrrio c) Haver incumprimento por parte do demandado. O art. 830, tornou o direito execuo especfica, um efeito necessrio e automtico (sem necessidade de estipulao) do contrato-promessa mas, restrito promessa de compra e venda de edifcios ou fraces autnomas de edifcios para habitao prpria. A

possibilidade de execuo especfica s de excluir se a ela se quiser a natureza da obrigao assumida. Em princpio o direito de execuo especfica vale s entre as partes, no podendo ser exercido contra terceiro a quem o promitente tenha, entretanto, alienado a coisa, j assim no ocorre se ao contrato tiver sido atribudo eficcia real. O art. 830/2, tem carcter dispositivo ou supletivo, no torna imperativa a execuo especfica, s partes admissvel excluir a execuo especfica, salvo se em consequncia das regras gerais, a conveno de excluso no for juridicamente vlida. A existncia de sinal no faz presumir conveno contrria execuo especfica salvo se se depender a vontade de excluir o direito de tal execuo. O pressuposto da execuo especfica a mora e no o incumprimento definitivo. A regra geral da execuo especfica supletiva, podendo as partes afast-la por conveno expressa ou tcita. A existncia de sinal no contrato-promessa faz presumir presuno iuris tantum conveno contrria execuo especfica. O direito execuo especfica no pode ser afastado pelas partes, art. 830/3 CC, a que se refere o art. 410/3 CC, no valendo, portanto, qualquer conveno em contrrio, expressa ou tcita. A regra contida na 2 parte do art. 830/3 CC, geral e existe tambm ns. casos abrangido pelo art. 830/1 CC, sempre que a execuo especfica seja validamente pedida e a alterao das circunstncias seja anterior mora ou atraso no cumprimento art. 438 CC. A excepo do no cumprimento do contrato (art. 830/5 CC) no de conhecimento ofcios. Porm, uma vez deduzida, antes de mais, averiguar se essa excepo se mostra ou no procedente, o que pode exigir a produo de prova na altura prpria. Caso a excepo proceda, o juiz dever tornar a execuo especfica dependente da consignao em depsito da contra prestao cuja falta se demonstre. Mas a fixao do prazo que, para tanto, a lei comete ao juiz ocorrer to-s na deciso final que decrete a execuo especfica. 60. Violao do contrato-promessa Se, em lugar de se recusar apenas a cumprir, o promitente violar definitivamente a promessa, impossibilitando o seu comportamento, quid juris? A sano varia consoante a eficcia relativa ou absoluta da promessa. A contraparte apenas poder exigir indemnizao dos danos provenientes do no cumprimento (no primeiro caso). Se houver clusula penal ou sinal passado, o montante da indemnizao dado pela pena fixada ou pela substncia ou o valor do sinal, consoante os casos (arts. 811 e 442/2 e 3 CC). Se tiver havido tradio da coisa, apesar de o contrato-promessa no gozar de eficcia real, e houver sinal passado, ter o promitente faltoso direito ainda segunda das sanes previstas, em alternativa, no art. 442/2 CC. Mesmo que a perda ou a restituio em dobro do sinal se afigurem sanes excessivas, no pode o julgador reduzir a sano, com base em razes de equidade. Ao invs do que ocorre com a clusula penal (art. 812 CC), a lei no reconhece ao julgador tal faculdade quanto ao sinal. E no h entre as duas situaes a analogia capaz de justificar a aplicao do disposto no art. 812 CC.

Tendo a promessa eficcia real, nos termos do art. 413 CC, o direito da contraparte oponvel a terceiro adquirente, cujo direito se no ache registado antes do registo do contrato-promessa. E haver lugar execuo especfica, tendo o contrato-promessa eficcia real, mesmo que haja sinal passado ou conveno de clusula penal. Cumprindo, ainda que judicialmente, o contrato-promessa, se este for uma promessa de venda feita a terceiro passar a ser tratada como venda de bens alheios, atenta a ineficcia da venda aps o registo da promessa com eficcia erga omnes. Nada obsta a que, tendo o adquirente que ser demandado para a aco de execuo especfica, o credor da promessa requeria desde logo, como pedido cumulativo, a declarao de nulidade da alienao efectuada pelo promitente faltoso e a consequente entrega da coisa. Se a promessa for antes da hipoteca de bens, a hipoteca feita a favor de terceiro ceder o grau da sua prioridade constituda, a favor da contraparte, com base naquela promessa.
[12]

um contrato ou conveno pela qual algum (ou alguns) se obriga(m) a celebrar um outro contrato

[13] A mora traduz-se assim, no uma falta definitiva (hoc sensu) de realizao da prestao debitria, mas um simples retardamento, demora ou dilao da obrigao.

PACTOS DE PREFERNCIA 61. Noo So os contratos pelos quais algum assume a obrigao de, em igualdade de condies escolher determinada pessoa como seu contraente, no caso de se decidir a celebrar determinado negcio. Os pactos de preferncia no tm apenas por objecto a compra e venda mas tambm outros contratos, como o arrendamento, o aluguer, o contrato de fornecimento, a sociedade de parceria, etc. De modo geral, pode dizer-se que os pactos de preferncia so admitidos em relao compra e venda (art. 414 CC) e relativamente a todos os contratos onerosos em que tenha sentido a opo por certa pessoa sobre quaisquer outros concorrentes (art. 423 CC). Dar preferncia, significa escolher preferencialmente para contraparte no contrato, a pessoa do credor no pacto de preferncia, desde que esse sujeito se disponha a celebrar contrato que o objecto da preferncia, tanto por tanto, seja, em igualdade de condies com aquelas que so oferecidas ao obrigado preferncia por um qualquer terceiro. A obrigao de dar preferncia pode ser assumida em quaisquer circunstncias; no depende, necessariamente, dum contrato de compra e venda. E a lei admite mesmo (art. 2235 CC) que essa obrigao seja imposta pelo testador ou legatrio, independentemente, portanto, de um pacto. A obrigao de dar preferncia no importa a obrigao de realizar o negcio a que a mesma respeita, como sucede no contrato-promessa (art. 410 CC). A vinculao assumida pelo obrigado preferncia condicional: se contratar, ele promete preferir certa pessoa a qualquer outro interessado.
[14]

Ao lado da preferncia de origem negocial, h direito legais de preferncia (que so direitos reais de aquisio), destinados a facilitar, na maioria dos casos, a extino de situaes que a facilitar, na maioria dos casos, a extino de situaes que no so as mais consentneas da boa explorao econmica dos bens (arts 1409 e 2130; 1535 e 1555/1; 1830, etc. CC). 62. Requisitos e efeitos Valem para os pactos de preferncia, como verdadeiros contratos que so, as regras estabelecidas na Parte Geral do Cdigo Civil sobre os requisitos de validade dos negcios jurdicos. Quanto forma, se a preferncia respeita o contrato para cuja celebrao a lei exija documento, como seja a venda de bens imveis, o pacto de preferncia s vlido se constar de documento escrito, assinado pelo obrigado. O pacto de preferncia apenas possui, em regra, eficcia obrigatria ou relativa, no sendo o seu titular chamado sequer a exercer o direito nos processos de execuo, falncia, insolvncia, etc., nem procedendo a preferncia contra alienao efectuada nos processos desta natureza. 63. Aco de preferncia (art. 1410 CC) Recorrendo aco de preferncia, o titular lesado tem a faculdade de haver para si a coisa alienada, contanto que o requeira no prazo de seis meses a contar da data em que teve conhecimento dos elementos essenciais da alienao e deposite judicialmente o objecto da prestao que lhe cumpre efectuar. Se a alienao efectuada com violao da preferncia tiver sido procedida da promessa de venda ao adquirente, o prazo (de seis meses) de propositura da aco conta-se a partir do conhecimento dos elementos essenciais da venda, e no da promessa de alienao, embora esta j possa servir de objecto aco de preferncia. Se o alienante no se tiver reservado ou a lei no lhe conceder o direito de arrependimento. A aco de preferncia est prevista (art. 1410 CC) a propsito de um direito legal de preferncia: o direito legal de preferncia do comproprietrio na venda da quota de qualquer dos outros comproprietrios. Mas este instrumento (aco de preferncia) aplicvel a todos os direitos legais de preferncia que para aqui remetem, e tambm aos direitos convencionais de preferncia com eficcia real, nos termos do art. 421/2 CC. A aco de preferncia pois um instrumento de que pode socorrer-se o preferente legal, ou o preferente convencional com eficcia real, cujo direito foi violado pelo obrigado. Para que se possa exercer a aco de preferncia: No basta que o obrigado preferncia tenha dito que quer celebrar o contrato numas dadas condies e depois venha a dizer que j no quer; No basta que o obrigado preferncia tenha celebrado um contrato-promessa do contrato que era objecto da preferncia de um terceiro;

indispensvel que o obrigado tenha efectivamente impossibilitado o cumprimento da obrigao, isto , tenha celebrado com terceiro o contrato que era objecto de preferncia; Para a aco ser admissvel e ter provimento, indispensvel que o contrato entre o obrigado e o terceiro fosse um contrato vlido. Sempre que o obrigado preferncia projecte vender ou dar em cumprimento a coisa sujeita prelao, a lei impe-lhe, sucessivamente, os seguintes deveres: O dever de notificar o preferente, o projecto de alienao e as clusulas essncias do contrato a realizar (arts 416 e 1410/1 CC); O dever de no efectivar o projecto de alienao enquanto o preferente no declarar, dentro do prazo em que lhe lcito faz-lo (art. 416/2 CC), se pretende ou no preferir; O dever de realizar o contrato com o preferente, se este, em resposta notificao, manifestar a vontade de exercer o seu direito.
[14]

um contrato pelo qual algum se obriga a dar a outrem preferncia na venda de determinado bem (art. 414 - 423 CC).

CONTRATOS TIPIFICADOS 64. Compra e venda (art. 874 e segs. CC) Do art. 874 CC, resulta claramente a atribuio de natureza real, e no apenas obrigacional, ao contrato de compra e venda o que resulta tambm do art. 879-a CC. Dos prprios termos da definio que alude transmisso de propriedade ao outro direito se depreende, porm, que a compra e venda continua a ser o instrumento jurdico da troca de bens e no da troca da prestao de servios. Tem por objecto essencial a transmisso de um direito, que, para ser transmitido, necessita de existir previamente como tal, na titularidade do vendedor, a compra e venda no se confunde com o contrato de empreitada (art. 1207 CC).
[15]

65. Doao (art. 940 e segs. CC) So trs os requisitos exigidos no art. 940 CC, para que exista uma doao: a) Disposio gratuita de certos bens, ou assuno de uma dvida, em benefcio do donatrio, a atribuio patrimonial sem correspectivo; b) Diminuio do patrimnio do doador; c) Esprito de liberdade. Foroso , para haver doao, que a atribuio patrimonial seja gratuita, e que no exista, portanto um correspectivo de natureza patrimonial. Pode existir, entretanto, um correspectivo de natureza moral, sem que o acto para a sua gratuitidade, assim como podem existir encargos impostos ao donatrio (clusulas modais), que limitem o valor da liberalidade (art. 963 CC).
[16]

66. Sociedade (arts. 980 e segs. CC)

[17]

O art. 980, no d uma definio de sociedade, mais do contrato de sociedade. A origem necessariamente contratual da sociedade reflecte-se no regime do acto jurdico que d lugar sua constituio, so trs os requisitos essenciais do contrato de sociedade: A contribuio dos scios; O exerccio em comum de certa actividade econmica que no seja de mera fruio; E a repartio dos lucros. A sociedade tem sempre por objecto a repartio dos lucros, no bastando que os scios lucrem directamente atravs da actividade em comum. s sociedades so aplicveis subsidiariamente, as disposies que regulam as pessoas colectivas, quando a analogia das situaes o justifique (art. 157 CC). 67. Locao (art. 1022 segs. CC) O contrato de locao puramente consensual, no tendo, por conseguinte, carcter real quod constitutionem. oneroso e tem efeitos duradouros (porquanto dele nasce uma relao a relao locativa que tem, de um lado, uma prestao continuada a do locador e, do outro, uma prestao peridica ou reiterada a do locatrio).
[18]

68. Parceria pecuria (art. 1121 segs. CC) Os sujeitos deste contrato tm as designaes de parceiro proprietrio e parceiro pensador (art. 1123 e 1127 CC). A lei no impede que as posies atribudas neste artigo, quer ao parceiro proprietrio quer ao parceiro pensador, sejam exercidas, em parte, pelo outro contraente.
[19]

69. Comodato (arts 1129 e segs. CC) por sua natureza real quod constitutionem no sentido de que s se completa pela entrega da coisa. A lei diz intencionalmente que o comodato o contrato pelo qual uma das partes entregacerta coisa, e no pelo qual se obriga a entregar. O comodato um contrato gratuito, onde no h por conseguinte, a cargo do comodatrio, prestaes que constituam o equivalente ou o correspectivo da atribuio efectuada pelo comodante. Nenhuma das obrigaes discriminadas no art. 1135 CC, est realmente ligada a esta atribuio pelo nexo prprio do sinalagma ou mesmo dos contratos onerosos. O objecto do comodato h-de ser certa coisa, mvel ou imvel, e portanto, uma coisa no fungvel, dada a obrigao imposta ao comodatrio de restituir.
[20]

70. Mtuo (arts. 1142 segs. CC) O mtuo implica a transferncia da propriedade, no porque a funo do contrato se dirija a esse fim, mas porque a traslatio dominii indispensvel como meio ou instrumento jurdico de obteno do gozo da coisa que se visa proporcionar ao muturio, dada a
[21]

natureza fungvel dela. Implicando o contrato de mtuo a transferncia da propriedade da coisa. O contrato de mtuo (gratuito) tal, como o comodato, um contrato unilateral sobre a obrigao de restituir imposta ao muturio. O mtuo tem naturalmente por objecto o dinheiro, mas pode recair sobre outras coisas, desde que sejam fungveis. 71. Contrato de trabalho (art. 1152 CC) Contrato de trabalho aquele pelo qual uma pessoa se obriga, mediante retribuio, a prestar a sua actividade intelectual ou manual a outra pessoa, sob a autoridade e direco desta. 72. Prestao de servios (art. 1154 CC) Contrato de prestao de servio aquele em que uma das partes se obriga a proporcionar outra certo resultado do seu trabalho intelectual ou manual, com ou sem retribuio. O mandato, o depsito e a empreitada, regulados nos captulos subsequentes, so modalidades do contrato de prestao de servio. 73. Mandato (art. 1157 segs. CC) Mandato o contrato pelo qual uma das partes se obriga a praticar um ou mais actos jurdicos por conta da outra. O mandato presume-se gratuito, excepto se tiver por objecto actos que o mandatrio pratique por profisso; neste caso, presume-se oneroso. Se o mandato for oneroso, a medida da retribuio, no havendo ajuste entre as partes, determinada pelas tarifas profissionais; na falta destas, pelos usos; e, na falta de umas e outros, por juzos de equidade. O mandatrio obrigado: a) A praticar os actos compreendidos no mandato, segundo as instrues do mandante; b) A prestar as informaes que este lhe pea, relativas ao estado da gesto; c) A comunicar ao mandante, com prontido, a execuo do mandato ou, se o no tiver executado, a razo por que assim procedeu; d) A prestar contas, findo o mandato ou quando o mandante as exigir; e) A entregar ao mandante o que recebeu em execuo do mandato ou no exerccio deste, se o no despendeu normalmente no cumprimento do contrato. O mandato livremente revogvel por qualquer das partes, no obstante conveno em contrrio ou renncia ao direito de revogao. Se, porm, o mandato tiver sido conferido tambm no interesse do mandatrio ou de terceiro, no pode ser revogado pelo mandante sem acordo do interessado, salvo ocorrendo justa causa. O mandato caduca:

a) Por morte ou interdio do mandante ou do mandatrio; b) Por inabilitao do mandante, se o mandato tiver por objecto actos que no possam ser praticados sem interveno do curador. Salvo estipulao em contrrio, o mandatrio no responsvel pela falta de cumprimento das obrigaes assumidas pelas pessoas com quem haja contratado, a no ser que no momento da celebrao do contrato conhecesse ou devesse conhecer a insolvncia delas. 74. Depsito (art. 1185 segs. CC) Depsito o contrato pelo qual uma das partes entrega outra uma coisa, mvel ou imvel, para que a guarde, e a restitua quando for exigida. aplicvel ao depsito o disposto no artigo 1158. O depositrio obrigado: a) A guardar a coisa depositada; b) A avisar imediatamente o depositante, quando saiba que algum perigo ameaa a coisa ou que terceiro se arroga direitos em relao a ela, desde que o facto seja desconhecido do depositante; c) A restituir a coisa com os seus frutos. O depositrio pode guardar a coisa de modo diverso do convencionado, quando haja razes para supor que o depositante aprovaria a alterao, se conhecesse as circunstncias que a fundamentam; mas deve participar-lhe a mudana logo que a comunicao seja possvel. O depositrio no pode recusar a restituio ao depositante com o fundamento de que este no proprietrio da coisa nem tem sobre ela outro direito. Se, porm, for proposta por terceiro aco de reivindicao contra o depositrio, este, enquanto no for julgada definitivamente a aco, s pode liberar-se da obrigao de restituir consignando em depsito a coisa. Se chegar ao conhecimento do depositrio que a coisa provm de crime, deve participar imediatamente o depsito pessoa a quem foi subtrada ou, no sabendo quem , ao Ministrio Pblico; e s poder restituir a coisa ao depositante se dentro de quinze dias, contados da participao, ela no lhe for reclamada por quem de direito. 75. Empreitada (art. 1207 segs. CC) Empreitada o contrato pelo qual uma das partes se obriga em relao outra a realizar certa obra, mediante um preo. Essencial para que haja empreitada que o contrato tenha por objecto a realizao de uma obra e no um servio pessoal. Os sujeitos do contrato de empreitada tm as designaes legais de empreiteiro e de dono da obra.
[22]

76. Renda perptua (art. 1231 segs. CC) Contrato de renda perptua aquele em que uma pessoa aliena em favor de outra certa soma de dinheiro, ou qualquer outra coisa mvel ou imvel, ou um direito, e a segunda se

obriga, sem limite de tempo, a pagar, como renda, determinada quantia em dinheiro ou outra coisa fungvel. Como elementos do contrato, exige o art. 1231 CC, que haja, por parte de um dos contraentes, a transferncia de certa soma de dinheiro ou qualquer outra coisa mvel ou imvel, ou um direito, e que o adquirente se obrigue a pagar, como renda, determinada quantia em dinheiro ou outra coisa fungvel. A renda perptua s vlida se for constituda por escritura pblica. O devedor da renda obrigado a caucionar o cumprimento da obrigao. Ao beneficirio da renda permitido resolver o contrato, quando o devedor se constitua em mora quanto s prestaes correspondentes a dois anos, ou se verifique algum dos casos previstos no artigo 780 CC. O devedor pode a todo o tempo remir a renda, mediante o pagamento da importncia em dinheiro que represente a capitalizao da mesma, a taxa legal de juros. O direito de remisso e irrenuncivel, mas lcito estipular-se que no possa ser exercido em vida do primeiro beneficirio ou dentro de certo prazo no superior a vinte anos. 77. Renda vitalcia (art. 1238 segs. CC) Contrato de renda vitalcia aquele em que uma pessoa aliena em favor de outra certa soma de dinheiro, ou qualquer outra coisa mvel ou imvel, ou um direito, e a segunda se obriga a pagar certa quantia em dinheiro ou outra coisa fungvel durante a vida do alienante ou de terceiro. Sem prejuzo da aplicao das regras especiais de forma quanto alienao da coisa ou do direito, a renda vitalcia deve ser constituda por documento escrito, sendo necessria escritura pblica se a coisa ou o direito alienado for de valor igual ou superior a 20 000 euros. A renda pode ser convencionada por uma ou duas vidas. Ao beneficirio da renda vitalcia lcito resolver o contrato nos mesmos termos em que permitida a resoluo da renda perptua ao respectivo beneficirio. 78. Jogo e aposta (art. 1245 CC) O jogo e a aposta no so contratos vlidos nem constituem fonte de obrigaes civis; porm, quando lcitos, so fonte de obrigaes naturais, excepto se neles concorrer qualquer outro motivo de nulidade ou anulabilidade, nos termos gerais de direito, ou se houver fraude do credor na sua execuo. O jogo e aposta, mesmo quando lcitos, no so contratos vlidos nem, portanto, fonte de obrigaes civis. Os jogos lcitos, so porm, fonte de obrigaes naturais, sendo aplicvel a estas obrigaes o disposto no art. 402 e segs. CC. Quer isto dizer, no essencial, que no judicialmente exigvel o cumprimento das obrigaes emergentes dos jogos lcitos, mas que, na hiptese de o devedor cumprir espontaneamente, j lhe no ser permitido exigir a repetio do indevido. A atribuio por ele efectuada em tais circunstncias juridicamente reconhecida como incumprimento de um dever social.
[23]

79. Transaco (art. 1248 segs. CC) Transaco o contrato pelo qual as partes previnem ou terminam um litgio mediante recprocas concesses. O fim do contrato prevenir ou terminar um litgio. Admite portanto, a lei que a transaco tenha lugar, no s estando a causa pendente, mas tambm antes da proposio da aco judicial, trata-se neste caso, da transaco chamada preventiva ou extra judicial a que se refere o art. 1250 CC. A transaco tem por objecto recprocas concesses. A transaco preventiva ou extrajudicial constar de escritura pblica quando dela possa derivar algum efeito para o qual a escritura seja exigida, e constar de documento escrito nos casos restantes. As partes no podem transigir sobre direitos de que lhes no permitido dispor, nem sobre questes respeitantes a negcios jurdicos ilcitos.
[15]

Compra e venda o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa, ou outro direito, mediante um preo.

Doao o contrato pelo qual uma pessoa, por esprito de liberalidade e custa do seu patrimnio, dispe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigao, em benefcio do outro contraente.
[17] Contrato de sociedade aquele em que duas ou mais pessoas se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio em comum de certa actividade econmica, que no sejam de mera fruio, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa actividade.

[16]

[18]

Locao o contrato pelo qual uma das partes se obriga a proporcionar outra o gozo temporrio de uma coisa, mediante retribuio.

[19] Parceria pecuria o contrato pelo qual uma ou mais pessoas entregam a outra ou outras um animal ou certo nmero deles, para estas os criarem, pensarem e vigiarem, com o ajuste de repartirem entre si os lucros futuros em certa proporo.

Comodato o contrato gratuito pelo qual uma das partes entrega outra certa coisa, mvel ou imvel, para que se sirva dela, com a obrigao de a restituir.
[21] Mtuo o contrato pelo qual uma das partes empresta outra dinheiro ou outra coisa fungvel, ficando a segunda obrigada a restituir outro tanto do mesmo gnero e qualidade.

[20]

[22]

Vide mandato.

[23] A obrigao diz-se natural, quando se funda num mero dever de ordem moral ou social, cujo cumprimento no judicialmente exigvel, mas corresponde a um dever de justia.

NEGCIOS UNILATERAIS 80. Introduo Vigora o princpio de que o negcio unilateral s reconhecido como fonte de obrigaes nos casos previstos na lei, sendo o contrato, consequentemente, a fonte normal das obrigaes ex negotio. O art. 457 CC, afirma que a promessa unilateral de uma prestao s obriga nos casos previstos na lei. Em regra, portanto, fora dos casos em, que a obrigao nasce directamente da lei, para que haja o dever de prestar e o correlativo poder de exigir a prestao necessrio o acordo (contrato) entre o devedor e o credor. A esta ideia se tem dado o nome de princpio de contrato, no razovel (fora dos casos especiais previstos na lei) manter algum

irrevogavelmente obrigado perante outrem, com base numa simples declarao unilateral de vontade, visto no haver convenincias prticas do trfico que o exijam, nem quaisquer expectativas do beneficirio de graus de tutela, anteriormente aceitao quer a lei cumpre salvaguardar. O negcio jurdico unilateral na sua estrutura sempre unilateral, isto , composto por uma nica declarao de vontade ou um conjunto de declaraes de vontades, tidas com o mesmo sentido. Apenas intervm, um sujeito jurdico, ou podem intervir vrios sujeitos jurdicos cujas declaraes so paralelas; so declaraes que tm o mesmo contedo e, portanto, h apenas uma parte. H dois casos, que no so fontes de obrigaes, embora venham previstos nesta seco: a promessa de cumprimento, e o reconhecimento de dvida (art. 458 CC). A lei admite que atravs do acto unilateral se efectue a promessa de uma prestao ou reconhecimento de uma dvida sem que o devedor indique o fim jurdico que o leva a obrigar-se, presumindo-se a existncia e a validade da relao fundamental. Mas, trata-se de uma simples presuno cuja prova em contrrio, produzir as consequncias prprias da falta de licitude ou da imortalidade da causa dos negcios jurdicos. Trata-se de negcios causais apenas se dando uma inverso no nus da prova. A existncia destes negcios serve apenas para dispensar o credor de provar a fonte da obrigao: presume-se que a fonte existe, at que o devedor prove que no existe. A promessa de cumprimento e o reconhecimento de dvida tm que constar de documento escrito, salvo se para a prova da fonte fosse necessrio um documento de fora probatria superior. Mas, existem alguns negcios jurdicos unilaterais que so fontes de obrigaes: a promessa pblica, e o concurso pblico.
[24]

81. A promessa unilateral Diz-se promessa pblica, a declarao feita mediante anncio divulgado entre os interessados, na qual o autor se obriga a dar uma recompensa ou gratificao a quem se encontre em determinada situao ou pratica certo facto (positivo ou negativo) art. 459 CC. O autor do negcio fica obrigado prestao logo que haja algum que se encontre na situao prevista tenha praticado ou deixar de praticar o facto mesmo que esse algum, credor dele, no saiba que existe a promessa pblica. uma declarao negocial receptcia, tem como destinatrio um sujeito indeterminado, mas determinvel. O art. 460 CC, determina que: Se a promessa tiver prazo ela dura enquanto se mantiver o prazo; Se no tiver prazo, pode ter um termo imposto pela natureza ou pelos fins da promessa e tambm caducar findo esse perodo. A promessa pblica, como negcio unilateral que , no se identifica com as ofertas ao pblico a que se refere o art. 230 CC. Estas so propostas negociais que, fazendo parte de um contrato in itinere ou em mera expectativa, s se aperfeioam com a aceitao de outra parte, que completa o ciclo da formao contratual.
[25]

82. Concurso pblico um negcio unilateral pelo qual algum promete um prmio a quem realizar certas provas que se encontram discriminadas no concurso. O concurso pblico (art. 463 CC) um negcio jurdico unilateral feito por anncio pblico; dele deve constar: Prazo para apresentao dos concorrentes; A prova do concurso; O prmio do concurso No tem que forosamente constar do concurso pblico a designao das pessoas que vo proceder seleco dos concorrentes para atribuio do prmio final. Se o anncio pblico no contiver essa indicao, a deciso de concesso do prmio cabe ao autor do concurso pblico.
1 - Se algum por simples declarao unilateral, prometer uma prestao ou reconhecer uma dvida, sem indicao da respectiva causa, fica o credor dispensado de provar a relao fundamental, cuja existncia se presume at prova em contrrio. 2 - A promessa ou reconhecimento deve, porm, constar de documento escrito, se outras formalidades no forem exigidas para a prova de relao fundamental
[25] A promessa pblica sem prazo de validade fixado pelo promitente ou imposto pela natureza ou fim da promessa mantm-se enquanto no for revogada. [24]

GESTO DE NEGCIOS 83. Noo interveno, no autorizada, das pessoas na direco de negcio alheio, feita no interesse e por conta do respectivo dono, d-se o nome de gesto de negcios (art. 464 CC). A gesto de negcios uma situao em que um sujeito assume a conduo, a gesto, de um assunto de outrem, no interesse desse a outrem e sem autorizao dele. Para alm disso, preciso que a conduo desse assunto alheio seja feita tambm por conta do titular do interesse que est a ser gerido pelo sujeito que assume a conduo dele.
[26]

84. Requisitos Para que haja gesto de negcios so necessrios os seguintes requisitos : a) Direco de negcio alheio A actuao do gestor tanto pode concretizar-se na realizao de negcios jurdicos em sentido estrito, como na prtica de actos jurdicos no negociais ou at de simples factos materiais. Os actos jurdicos sero em regra, actos de mera administrao, mas nada obsta, em princpio, a que se estenda a actos de verdadeira disposio. b) Que o gestor actue no interesse e por conta do negcio alheio Que a sua interveno decorra intencionalmente em proveito alheio e no em exclusivo proveito prprio.
[27]

Se o gestor agir no seu exclusivo interesse, falta um requisito essencial ao esprito do instituto, que o de estimular a interveno til nos negcios alheios carenciados de direco. No basta que a actividade do agente se destine a satisfazer um interesse alheio, preenchendo uma necessidade de outra pessoa; preciso ainda que ele aja por conta de outrem, ou seja, na inteno de transferir para a esfera jurdica de outrem os proveitos e encargos da sua interveno, imputando-lhe os meios de que se serviu ou, pelo menos, os resultados obtidos. c) Falta de autorizao A inexistncia de qualquer relao jurdica entre o dono e o agente, que confira a este o direito ou lhe imponha o dever legal de se intrometer nos negcios daquele. Supe, portanto, a falta de mandato, bem como a falta de poderes voluntrios ou legais de representao ou administrao Os elementos os pressupostos da gesto de negcios so: 1) Assuno ou conduo dum negcio alheio por algum, ou seja, alienidade do negcio, carcter alheio do negcio que gerido, dirigido ou conduzido pelo sujeito; 2) Conduo do negcio no interesse do dono do negcio; 3) Direco do negcio por conta do dono do negcio: Dirigir um negcio no interesse de outrem, corresponde a conduzir a gesto daquele assunto correspondentemente ao interesse do titular do assunto; Faz-lo por conta de outrem, significa faz-lo com a inteno de afectar os efeitos da gesto, totalmente, ao dono do negcio, isto , de transmitir para o dono do negcio todos os efeitos negativos e positivos da gesto levada a cabo; 4) Ausncia de autorizao. 85. Deveres do gestor So as obrigaes do gestor em face do dono do negcio (art. 465 CC): a) Continuao da gesto Uma vez iniciada, ao agente j no inteiramente livre de interromp-la, quer pelas compreensveis expectativas que a sua actuao capaz de ter criado, quer pelo obstculo que ela pode ter constitudo para a interveno de outras pessoas, dispostas a levar a gesto a bom termo. A lei no impe ao gestor, de modo directo, o dever de prosseguir a gesto iniciada, mas responsabiliza-o pelos danos que resultarem da injustificada interrupo dela (art. 466/1 CC). b) Dever de fidelidade ao interesse e vontade (real ou presumvel) do dono do negcio O gestor responde ainda, pelos danos que causar, por culpa sua, no exerccio da gesto, e a sua actuao considera-se culposa, sempre que agir em desconformidade com o interesses ou a sua vontade, real ou presumvel, do dono do negcio (art. 466 CC). a consagrao prtica, indirecta do principal dever que pe a cargo do gestor (art. 465-a CC).

O dever de obedincia simultnea ao interesse e vontade do dono tanto vale para os termos em que a gesto deve ser iniciada ou tem cabimento legal, como para a forma por que deve ser exercida. A actuao do gestor ser regular (isenta de culpa), se ele pratica um acto contrrio vontade (real ou presumvel) do dono do negcio, mas conforme ao interesse deste, desde que a conduta (omisso), desejada pelo dominus seja contrria lei ou ordem pblica, ou ofensiva dos bons costumes. A conduta do gestor ser igualmente regular, se ele omitir o acto ilcito que o dono praticaria e optar pelo acto lcito que mais favorece os seus interesses. O gestor deve abster-se de todos os actos que saiba ou presuma serem contrrio vontade real ou presumvel do dono, por mais favorvel que fundadamente os julgue s convenincias do interessado. Como deve igualmente renunciar aos actos que o dono no deixaria de praticar, se tiver razes para considerar lesivos dos interesses em causa. c) Entrega dos valores detidos e prestao de contas (art. 465-e CC) As contas devem ser prestadas, logo que a gesto finda ou interrompida, ou quando o dono as exigir, podendo a prestao ser feita coactiva ou espontaneamente. d) Aviso e informao do dono do negcio Ao gestor impe-se o dever de avisar o dono do negcio logo que tenha possibilidade de faz-lo, de que assumiu a gesto, para que ele possa prover como melhor entender; e ainda a obrigao de lhe prestar todas as informaes relativas gesto, para que o interessado possa acompanhar a evoluo desta e tomar oportunamente as providncias que o caso requeira. 86. Deveres do dono do negcio Desde que a gesto seja regular, isto , no tenha havido infraco das obrigaes impedientes sobre o gestor designadamente da obrigao de actuao conforme ao interesse e vontade do dominus. Neste caso de regularidade da gesto, o dono do negcio obrigado (art. 468/1 CC) a reembolsar o gestor de todas as despesas que ele, fundadamente, tenha considerado indispensveis, com os juros legais, contratados do momento em que as despesas foram feitas e at ao momento em que o reembolso se verifica. Obrigao de reembolso de despesas: so todas e apenas aquelas despesas que ele tenha considerado indispensveis com fundamento, desde que a situao objectivamente justificasse o juzo de indisponibilidade. A essas despesas acresce a obrigao de pagamento dos juros legais, correspondentes ao montante de tais despesas. A obrigao de indemnizao: a obrigao de reembolso s existe quando houve despesas feitas pelo gestor s existe, se ele tiver sofrido prejuzos com a gesto: prejuzos que podem ser de natureza patrimonial ou de natureza no patrimonial. Obrigao de remunerao do gestor: esta depende de a actividade desenvolvida pelo gestor corresponder sua actividade profissional. Uma vez que o dono do negcio tenha conhecimento da actividade gestria ele pode, em relao a essa actividade, tomar uma de trs atitudes:

1 2 3

Pode aprovar a gesto; Pode nada dizer; Pode desaprovar a gesto.

87. Aprovao uma declarao negocial dirigida pelo dominus ao gestor, declarao que no tem de ser expressa, pode ser tcita, cujo contedo um juzo de concordncia global com a actividade genrica. Tem como efeitos jurdicos (art. 469 CC): A renncia por parte do dominus a qualquer direito indemnizatrio que ele tivesse, ou pudesse ter, contra o gestor, por incumprimento culposo e danoso das obrigaes do gestor; Reconhecimento, por parte do dominus, ao gestor dos direitos de reembolso de despesas, juros legais e direito de indemnizao pelos danos causados (art. 468/1, 1 parte CC). Se a gesto no for regular, se houver incumprimento de alguma obrigao por parte do gestor, designadamente a obrigao de se pautar pelo interesse e pela vontade dodominus, ento o gestor apenas tem direito a ser restitudo daquilo com que tenha empobrecido, por parte do dominus, nos termos do enriquecimento sem causa (art. 468/2 CC). Diversamente da aprovao, pode o dominus ratificar os actos jurdicos praticados pelo gestor no exerccio da gesto, se ele, gestor os praticou representativamente. Se o gestor agiu em seu prprio nome, isto , no comunicou ao terceiro com quem celebrou os negcios, que estes no eram dele, no eram para ele e tudo se passou como se ele fosse titular do interesse que o negcio visava satisfazer, ento tem-se uma gesto no representativa, ele actuou em nome prprio. Mas o gestor pode ter comunicado ao terceiro que estava a actuar em nome e por conta de outrem e a tem-se uma gesto representativa. A representao, a situao em que algum actua, realizando actos ou negcios jurdicos, em nome de outrem. O representante pode ter ou no ter poderes. A ratificao, um negcio jurdico unilateral, pelo qual o representado por outrem que no tinha poderes de representao, lhos atribui a posteriori com eficcia retroactiva. Se a gesto se consubstanciou em actos jurdicos e foi exercida em seu prprio nome, ento o regime aplicvel s relaes com terceiros o regime de mandato sem representao (art. 471 CC).
[28]

88. Responsabilidade do gestor (art. 466 CC) A obrigao infringida que, por ter causado danos, obriga a indemnizar, a de no interromper uma gesto que j foi iniciada, sem fundamento que o justifique, ou seja: O gestor pode interromper a gesto se houver um motivo de fora maior, que o impea de continuar a gesto;

Pode naturalmente, interromper a gesto logo que o dominus surja e esteja em condies de assumir ele prprio a conduo do assunto; Fora estas situaes ele no pode interromper a gesto, e se o fizer, pelo incumprimento da obrigao, responder civilmente face ao dono do negcio pelos danos que lhe causar. A responsabilidade dos danos existe (art. 466/1 CC), no s quando, culposamente, se causar um prejuzo na execuo da gesto mas quando iniciada esta, se causar, tambm por culpa do gestor, prejuzo em consequncia da sua interpretao.
D-se a gesto de negcios, quando uma pessoa assume a direco de negcio alheio no interesse e por conta do respectivo dono, sem para tal estar autorizada.
[27] [26]

Requisitos: Que algum (gestor) assuma a direco do negcio alheio; Que o gestor actue no interesse e por conta do dono do negcio alheio; Que no haja autorizao deste. O mandato o contrato pelo qual uma das partes se obriga a praticar um ou mais actos jurdicos por conta da outra (art. 1157 CC).

a) b) c)
[28]

ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA 89. Requisitos Para que haja enriquecimento sem causa (arts. 473 segs. CC) preciso que haja uma deslocao patrimonial, isto , que haja uma transferncia patrimonial do patrimnio de algum para o patrimnio de algum para o patrimnio de outrem. Para que se aplique o regime do enriquecimento sem causa, preciso que a situao assim tipificada tenha ocorrido, mas preciso mais: preciso que no seja aplicvel a essa situao um qualquer outro regime jurdico, ou que a lei no recuse a restituio do enriquecimento ao empobrecido. O carcter subsidirio do instituto do enriquecimento sem causa, condio de aplicabilidade nos termos referidos, existe quando a lei no atribui outros efeitos deslocao patrimonial, quando no h outro regime aplicvel, quando a lei no nega o direito restituio daquilo que foi recebido pelo enriquecido. A obrigao de restituir fundada no enriquecimento sem causa ou locupletamento custa alheia pressupe a verificao cumulativa de trs requisitos: a) necessrio, que haja um enriquecimento; b) O enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa; c) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requerer a restituio. Para que haja lugar obrigao de restituir necessrio, ainda, que o enriquecimento tenha sido obtido imediatamente custa daquele que se arroga o direito restituio. O enriquecimento sem causa, assim como d lugar obrigao de restituir no caso de a atribuio patrimonial se haver j consumado, tambm pode servir de fundamento a uma

excepo contra o enriquecimento injusto, se a atribuio no tiver sido ainda realizada e for exigido o seu cumprimento 90. Requisitos a) necessrio que haja um enriquecimento O enriquecimento consiste na obteno de uma vantagem de carcter patrimonial, seja qual for a forma que essa vantagem revista, umas vezes a vantagem traduzir-se- num aumento do activo patrimonial; outras, no uso ou consumo de coisa alheia ou no exerccio de direito alheio, quando estes actos sejam susceptveis de avaliao pecuniria, outras, ainda, na poupana de despesas. b) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa ou porque nunca a tenha tido ou porque, tendo-a inicialmente, entretanto a haja perdido. A causa do enriquecimento varia consoante a natureza jurdica do acto que lhe serve de fonte. Assim, sempre que o enriquecimento provenha de uma prestao, a sua causa a relao jurdica que a prestao visa satisfazer. H, porm, muitos casos em que a situao de enriquecimento no provm de uma prestao do empobrecido ou de terceiro, nem de uma obrigao assumida por um outro, mas de um acto de intromisso do enriquecido em direitos ou bens jurdicos alheios ou de actos de outra natureza, porventura de actos puramente materiais. c) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requerer a restituio A correlao exigida por lei entre a situao dos dois sujeitos traduz-se, em regra, no facto de a vantagem patrimonial alcanada por um deles resultar do sacrifcio econmico correspondente suportado pelo outro. Ao enriquecimento injusto de uma pessoa corresponde o enriquecimento de outra.
[29]

91. Carcter subsidirio da obrigao de restituir Num grande nmero de casos em que a deslocao patrimonial carece de causa justificativa, a lei faculta aos interessados meios especficos de reaco contra a dissoluo. Assim, quando a deslocao patrimonial assenta sobre um negcio jurdico e o negcio nulo ou anulvel, a prpria declarao de nulidade ou anulao do acto devolve ao patrimnio de cada uma das partes os bens com que a outra se poderia enriquecer sua custa (art. 289/1 CC). So diferentes, os efeitos das obrigaes de restituir fundadas na invalidade do negcio e no enriquecimento sem causa (arts. 289 - 479, 480 CC). eficcia retroactiva da invalidade contrape-se o sentido no retroactivo, actualista, da correco operada atravs do enriquecimento sem causa. 92. Consagrao legal do princpio da subsidiariedade

Nos termos do art. 474 CC, a obrigao de restituir fundada no enriquecimento sem causa, tem natureza subsidiria. O carcter subsidirio da pretenso ao enriquecimento sem causa no significa, no entanto, que o respectivo regime s se aplique a casos omissos na lei, integradores da situao genericamente descrita no art. 473 CC. H situaes que a lei prev e regula, remetendo expressamente para as normas do enriquecimento sem causa, por entender que a restituio nelas imposta se deve subordinar s regras prprias daquele instituto. Outras vezes, impondo a restituio, a lei no chega a dizer explicitamente em que termos se deve processar. 93. Repetio de indevido Na fixao do regime do pagamento do indivduo, a lei (art. 476 CC), distingue trs hipteses: a) O cumprimento de obrigao inexistente (objectivamente indevido) art. 476 CC; b) O cumprimento de obrigao alheia, na convico errnea de se tratar de dvida prpria (subjectivamente indevido) art. 477 CC; c) O cumprimento de obrigao alheia, na convico errnea de se estar vinculado, perante o devedor, ao cumprimento dela art. 478 CC. O art. 476 CC, mostra que trs requisitos so necessrios, para que se possa exigir a repetio do indevido: 1) Que haja um acto de cumprimento, ou seja, uma prestao efectuada com a inteno de cumprir uma obrigao; 2) Que a obrigao no exista; 3) Que no haja sequer, por detrs do cumprimento um dever de ordem moral ou social, sancionada pela justia que d lugar a uma obrigao natural.
[30]

94. Objecto da obrigao de restituir (art. 479 CC) O objecto determinado em funo de dois aspectos fundamentais: 1) Restituio medida pelo enriquecimento O beneficiado no obrigado a restituir todo o objecto da deslocao patrimonial operada. Deve restituir apenas aquilo com que efectivamente se acha enriquecido. O locupletamento efectivo e actual que serve para determinar limite da obrigao de restituir (art. 479/2, 480 CC), distingue-se da coisa ou valor obtido, num duplo aspecto. Por um lado, no prprio momento da deslocao patrimonial, podem ser diferentes o valor objectivo da vantagem alcanada e o montante do efectivo enriquecimento que ela proporciona ao beneficirio. Por outro lado, pode tambm haver diferena entre o enriquecimento do beneficiado data da deslocao patrimonial e o enriquecimento actual referido no art. 480 CC. 2) custa do requerente Alm do limite baseado no enriquecimento (efectivo e actual) tem-se este limite fundado no empobrecimento do lesado 3) Agravamento da obrigao de restituir

O tratamento favorvel do beneficiado, cessa logo, que o enriquecido seja citado para a restituio ou a partir do momento em que ele conhea a falta de causa do enriquecimento ou a falta do efeito que se pretendia obter com a prestao (art. 480 CC). O devedor passa ento a responder pelo perecimento ou deteriorao culposa da coisa, pelos frutos percipiendos que por sua culpa deixarem de ser produzidos e pelos juros legais das quantias a que o lesado tiver direito.
[31]

95. Prescrio do direito restituio O direito restituio do que foi obtido sem justa causa est sujeito prescrio de trs anos, a contar da data em que lhe compete e da pessoa do responsvel (art. 482 CC). O conhecimento do direito sinnimo de conhecimento dos factos constitutivos do direito, com independncia do conhecimento jurdico da existncia do direito O prazo de prescrio de trs anos comea pois a contar quando o empobrecido sabe que se verificou a situao de que resultou o seu empobrecimento e o enriquecimento de outrem, conta a partir desse momento, se nesse momento ela j souber tambm quem a pessoa do empobrecido. Se ainda no souber, se no conhecer a identidade da pessoa que se enriqueceu, o prazo especial s comea a correr quando conhecer essa identidade. Portanto, o incio da contagem do prazo de trs anos depende da verificao cumulativa destes dois conhecimentos: O conhecimento dos factos; O conhecimento da identidade da pessoa do enriquecido. A partir da inicia-se a contagem do prazo prescricional especial de trs anos. Mas, antes disso, comea a correr o prazo de vinte anos de prescrio ordinria. Esse prazo corre independentemente de pessoas do empobrecido. Esse prazo ordinrio comea a correr a partir da deslocao patrimonial, no depende de conhecimento de nada por ningum.
[32] [29]

Requisitos: necessrio que haja um enriquecimento; A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa; A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requereu a restituio.

a) b) c)

[30] 1 - Sem prejuzo do disposto acerca das obrigaes naturais, o que for prestado com a inteno de cumprir uma obrigao pode ser repetido, se esta no existia no momento da prestao.

2 - A prestao feita a terceiro pode ser repetida pelo devedor enquanto no se tornar liberatria nos termos do artigo 770. 3 - A prestao feita por erro desculpvel antes do vencimento da obrigao s d lugar repetio daquilo com que o credor se enriqueceu por efeito do cumprimento antecipado. O enriquecido passa a responder tambm pelo perecimento ou deteriorao culposa da coisa, pelos frutos que por sua culpa deixem de ser percebidos e pelos juros legais das quantias a que o empobrecido tiver direito, depois de se verificar algumas das seguintes circunstncias: a) Ter sido o enriquecido citado judicialmente para a restituio;
[31]

b)

Ter ele conhecimento da falta de causa do seu enriquecimento ou da falta do efeito que se pretendia obter com a prestao.

[32] O direito prescrio por enriquecimento prescreve no prazo de trs anos, a contar da data em que o credor teve conhecimento do direito que lhe compete e da pessoa do responsvel, sem prejuzo da prescrio ordinria se tiver decorrido o respectivo prazo a contar do enriquecimento.

RESPONSABILIDADE CIVIL 96. Introduo Trata-se da figura que, depois dos contratos, maior importncia prtica e terica assume na criao dos vnculos obrigacionais, seja pela extraordinria frequncia com que nos Tribunais so postas aces de responsabilidade, seja pela dificuldade especial de muitos dos problemas que o instituto tem suscitado na doutrina e na jurisprudncia. Na rubrica da responsabilidade civil, cabe tanto a responsabilidade proveniente da falta de cumprimento das obrigaes emergentes dos contratos, de negcios unilaterais ou da lei (responsabilidade contratual), como a resultante da violao de direitos absolutos ou da prtica de certos actos que, embora lcitos, causam prejuzo a outrem (responsabilidade extra-contratual). Sob vrios aspectos, responsabilidade contratual e responsabilidade extra-contratual funcionam como verdadeiros vasos comunicantes. Por um lado, elas podem nascer do mesmo facto e transitar-se facilmente do domnio de uma delas para a esfera normativa prpria da outra. Por outro lado, bem possvel que o mesmo acto envolva para o agente (ou o omitente), simultaneamente, responsabilidade contratual , e responsabilidade extra-contratual , tal como possvel que a mesma ocorrncia acarrete para o autor, quer responsabilidade civil, quer responsabilidade criminal, consoante o prisma sob o qual a sua conduta seja observada.
[33] [34]

97. Regime jurdico da responsabilidade civil A expresso responsabilidade civil ambgua porque dentro dela h que distinguir dois grandes sectores: a) A responsabilidade obrigacional ou contratual: aquela que resulta do incumprimento de direitos subjectivos de crdito, do incumprimento de obrigaes em sentido tcnico-jurdico; b) Responsabilidade extra-obrigacional: extra-contratual, delitual ou aquiliana, est prevista e regulada nos arts. 483 segs. CC. Nesta definio do quadro da responsabilidade civil em sentido amplo, preciso ainda ter em conta que, quer no campo da responsabilidade extra-obrigacional, quer no campo da responsabilidade obrigacional, ainda h dois sub-sectores: Responsabilidade subjectiva, quando ela depende da existncia de culpa do agente, de culpa do autor da leso; Responsabilidade objectiva, quando o agente se constitui na obrigao de indemnizar independentemente de culpa. RESPONSABILIDADE POR FACTOS ILCITOS

98. Pressupostos A simples leitura do art. 483/1 CC, mostra que vrios pressupostos condicionam, no caso da responsabilidade por factos ilcitos, a obrigao de indemnizar o lesante: a) Facto (controlvel pela vontade do homem); b) Ilicitude; c) Imputao do facto ao lesante; d) Dano; e) Um nexo de casualidade entre o facto e o dano.
[35]

99. Facto voluntrio do lesante (a) O elemento bsico da responsabilidade do agente um facto dominvel ou controlvel pela vontade, um comportamento ou uma forma de conduta humana pois s quanto a factos dessa ndole tm cabimento a ideia de ilicitude, o requisito da culpa e a obrigao de reparar o dano nos termos em que a lei a impe. Este facto consiste, em regra, num acto, numa aco, ou seja, num facto positivo, que importa a violao de um dever geral de absteno, do dever de no ingerncia na esfera de aco do titular do direito absoluto. Mas pode traduzir-se tambm num facto negativo, numa absteno ou numa omisso (art. 486 CC). Quando se alude a facto voluntrio do agente, no se pretende restringir os factos humanos relevantes em matria de responsabilidade dos actos queridos, ou seja, queles casos em que o agente tenha prefigurado mentalmente os efeitos do acto e tenha agido em vista deles. O que est geralmente em causa, no domnio da responsabilidade civil, so puras aces de facto, praticadas sem nenhum intuito declarativo. 100. Ilicitude (b) O Cdigo Civil procurou fixar em termos mais precisos o conceito de ilicitude, descrevendo duas variantes, atravs das quais se pode relevar o carcter anti-jurdico ou ilcito. 1) Violao de um direito de outrem (art. 483 CC): os direitos subjectivos aqui abrangidos, so, principalmente, os direitos absolutos, nomeadamente os direitos sobre as coisas ou direitos reais, os direitos de personalidade, os direitos familiares e a propriedade intelectual. 2) Violao da lei que protege interesses alheios: trata-se da infraco das leis que, embora protejam um direito subjectivo a essa tutela; e de leis que, tendo tambm ou at principalmente em vista a proteco dos interesses colectivos, no deixam de atender aos interesses particulares subjacentes. Alm disso, a previso da lei abrange ainda a violao das normas que visam prevenir, no a produo do dano em concreto, mas o simples perigo de dano em abstracto. Para que o lesado tenha direito indemnizao, trs requisitos se mostram indispensveis:

1) Que a leso dos interesses do particular corresponda a violao de uma norma legal; 2) Que a tutela dos interesses dos particulares figure, de facto, entre os fins da norma violada; 3) Que o dano se tenha registado no crculo de interesses privados que a lei visa tutelar. 101. O abuso do direito No se trata da violao de um direito de outrem, ou da ofensa a uma norma tuteladora de um interesse alheio, mas do exerccio anormal do direito prprio. O exerccio do direito em termos reprovados pela lei, ou seja, respeitando a estrutura formal do direito, mas violando a sua afectao substancial, funcional ou teleolgica, considerado como legtimo. Isso quer dizer que, havendo dano, o titular do direito pode ser condenado a indemnizar o lesado. H abuso de direito (art. 334 CC), sempre que o titular o exerce com manifesto excesso dos limites impostos pela boa f, pelos bons costumes, ou pelo fim econmico ou social desse direito. Com base no abuso de direito, o lesado pode requerer o exerccio moderado, equilibrado, lgico, racional do direito que a lei confere a outrem; o que no pode , com base no instituto, requerer que o direito no seja reconhecido ao titular, que este seja inteiramente despojado dele. 102. Factos ilcitos especialmente previstos na lei Alm das duas grandes directrizes de ordem geral fixadas no art. 483 CC, sobre o conceito de ilicitude, como pressuposto da responsabilidade civil, o Cdigo Civil trata de modo especial alguns casos de factos anti-jurdicos: a) Factos ofensivos do crdito ou bom-nome das pessoas (art. 484 CC); b) Conselhos, recomendaes ou informaes geradoras de danos (art. 485 CC).
[36] [37]

103. Causas justificativas do facto ou causas de excluso da ilicitude A violao do direito subjectivo de outrem ou da norma destinada a proteger interesses alheios constitui, em regra, um facto ilcito; mas pode suceder que a violao ou ofensa seja, coberta por alguma causa justificativa do facto de afastar a sua aparente ilicitude. O acto do exerccio de um direito, ainda que cause danos a outrem, um acto lcito desde que o direito seja exercido em conformidade com a boa f, com os bons costumes, com o fim econmico e social do direito e respeitando as regras de compatibilizao de direitos do art. 335 CC. Isto , em todos os casos em que o titular do direito exerce regularmente o seu direito, ainda que prejudique outrem, normalmente no comete um acto ilcito. Constituem causas de justificao as formas de tutela privada de direitos: Aco directa (art. 336 CC); Legtima defesa (art. 337 CC);

Estado de necessidade (art. 339 CC). Tm em comum algumas caractersticas: a) Natureza preventiva: a lei admite excepcionalmente a autotutela de direitos, mas tipicamente com carcter preventivo, para evitar a violao de direitos e no para reagir violao de direitos, no com carcter repressivo. b) Carcter subsidirio: s lcito actuar em aco directa, em legtima defesa ou em estado de necessidade quando no seja possvel em tempo til recorrer aos meios normais. c) Princpio da proporcionalidade: o acto s lcito na medida em que cause danos inferiores, previsivelmente inferiores queles que resultariam do acto que se pretende evitar. 104. Aco directa o recurso fora para realizar ou assegurar o prprio direito. (art. 336 CC). Para que a ela haja lugar, torna-se necessrio a verificao dos seguintes requisitos: a) Fundamento real: necessrio que o agente seja titular dum direito que procura realizar ou assegurar; b) Necessidade: o recurso fora ter de ser indispensvel, pela impossibilidade de recorrer em tempo til aos meios coercivo normais, para evitar a inutilizao prtica do direito do agente; c) Adequao: o agente no pode exceder o estritamente necessrio para evitar o prejuzo; d) Valor dos interesses em jogo: atravs da aco directa, no pode o agente sacrificar interesses superiores aos que visa realizar ou assegurar. 105. Legtima defesa Consiste na reaco destinada a afastar a agresso actual e ilcita da pessoa ou do patrimnio, seja do agente ou de terceiro (art. 337 CC). Como requisitos: a) Agresso: que haja uma ofensa da pessoa ou dos bens de algum; b) Actualidade e ilicitude da agresso: que a agresso (contra a qual se reage) seja actual e contrria lei; c) Necessidade da reaco: que no seja vivel nem eficaz o recurso aos meios normais; d) Adequao: que haja certa proporcionalidade entre o prejuzo que se causa e aquele que se pretende evitar, de modo que o meio usado no provoque um dano manifestamente superior ao que se pretende afastar. 106. Estado de necessidade igualmente lcito o acto daquele que, para remover o perigo actual de um dano manifestamente superior, quer do agente, quer de terceiro destri ou danifica coisa alheia (art. 339 CC).

O estado de necessidade consiste na situao de constrangimento em que age quem sacrifica coisa alheia, com o fim de afastar o perigo actual de um prejuzo manifestamente superior. Consentimento do lesado (art. 340 CC), consiste na equiestncia do titular prtica do acto que, sem ela, constituiria uma violao desse direito ou uma ofensa de uma norma tuteladora do respectivo interesse. 107. Nexo de imputao, do facto ao lesante culpa (c) Para que o facto ilcito gere responsabilidade, necessrio que o autor tenha agido com culpa. No basta reconhecer que ele procedeu objectivamente mal. preciso, nos termos do art. 483 CC, que a violao ilcita atenha sido praticada com dolo ou mera culpa. Agir com culpa, significa actuar em termos de conduta do agente merecer a reprovao ou censura do direito. E a conduta do lesante reprovvel, quando, pela sua capacidade e em face das circunstncias concretas da situao, se concluir que ele podia e devia agir de outro modo. Fala-se em nexo de imputao para significar que no basta que o agente tenha praticado um facto voluntrio, no basta que esse facto, tendo sido praticado voluntariamente seja ilcito, preciso que ele possa ser imputado ao agente; e s imputado ao agente quando o agente actuou culposamente. A culpa em sentido amplo abrange duas sub-modalidades: 1. Culpa em sentido estrito, tambm designada por mera culpa ou negligncia; 2. Dolo. H casos em que as pessoas no tm os requisitos para actuar culposamente. Para que uma pessoa seja susceptvel do juzo de culpabilidade, preciso que ela seja imputvel; para lhe serem imputados actos preciso que ela seja susceptvel de imputao, que seja imputvel ou tenha imputabilidade. 108. Imputabilidade Diz-se imputvel a pessoa com capacidade natural para prever os efeitos e medir o valor dos actos que pratica e para se determinar de harmonia com o juzo que faa acerca deles (art. 488 CC). Ele caracteriza-se: Pela capacidade de entendimento mnimo que permite ao sujeito prever as consequncias dos seus actos; E pelo mnimo de liberdade, que lhe permitia determinar-se. imputvel o sujeito que tem o mnimo de inteligncia para perceber alcance do acto que pratica e que tem liberdade de determinao, isto , que livre de decidir ou no de praticar o acto, sito que se chama imputabilidade. Pode dizer-se que para haver responsabilidade da pessoa inimputvel necessria a verificao dos seguintes requisitos: a) Que haja um facto ilcito; b) Que esse facto tenha causado danos a algum;

c) Que o facto tenha sido praticado em condies de ser considerado culposo, reprovvel, se nas mesmas condies tivesse sido praticado por pessoa imputvel; d) Que haja entre o facto e o dano o necessrio nexo de causalidade; e) Que a reparao do dono no possa ser obtida dos vigilantes do inimputvel; f) Que a equidade justifique a responsabilidade total ou parcial do autor, em face das circunstncias concretas do caso. 109. Culpa A culpa (art. 487 CC) exprime um juzo de reprovabilidade pessoal da conduta do agente: o lesante, em face das circunstncias especficas do caso, devia e podia ter agido de outro modo. um juzo que assenta no nexo existente entre o facto e a vontade do autor, e pode revestir duas formas distintas: o dolo e a negligencia ou mera culpa. H dolo, quando o agente actuou por forma a aceitar, a admitir, as consequncias ilcitas da sua conduta. Diz-se dolosa a conduta quando o agente, no tendo previsto as consequncias danosas e ilcitas que do seu acto iriam resultar, no fez nada para as afastar, porque as admitiu. H mera culpa, quando o agente actuou levianamente, imponderadamente, negligentemente, sem cuidado ou sem ateno, quando o agente, numa palavra, no empregou a diligncia que o bom pai de famlia , colocado naquela situao, teria empregado.
[38]

110. Modalidades de culpa A distino entre dolo e a negligncia, como modalidades de culpa, aparece logo referida na disposio que constitui a trave-mestra de toda a construo legislativa da responsabilidade civil (art. 483/1 CC). O dolo aparece como modalidade mais grave da culpa, aquela em que a conduta do agente, pela mais estreita identificao estabelecida entre a vontade deste e o facto, se torna mais fortemente censurvel. As modalidades de dolo so: Dolo directo, quando o agente actuou para obter a consequncia ilcita danosa e a obteve; o agente actuou intencionalmente para o resultado ilcito; Dolo necessrio, quando o agente no tinha como objectivo do seu comportamento o resultado ilcito, mas sabia que o seu comportamento ia ter como resultado necessrio, inevitvel, o ilcito; Dolo eventual, quando o agente prefigura a consequncia ilcita e danosa como uma consequncia possvel do seu comportamento e no faz nada para a evitar. Alm do nexo, entre facto ilcito e a vontade do lesante, nexo que constitui o elemento volitivo ou emocional do dolo, este compreende ainda um outro elemento, de natureza intelectual. Para que haja dolo essencial o conhecimento das circunstncias de facto que integram a violao do direito ou da norma tuteladora de interesses alheios e a conscincia da ilicitude do facto. 111. Mera culpa ou negligncia

Consiste na omisso da diligncia exigvel do agente. H culpa consciente, quando o agente representou a possibilidade da consequncia ilcita danosa e s actuou porque se convenceu de infundada e megalmanamente que conseguiria evitar a produo dessa consequncia. H culpa inconsciente, o agente no previu o resultado, no pensou nisso e ele ocorreu. A mera culpa (consciente ou inconsciente) exprime, uma ligao da pessoa com o facto menos incisiva do que o dolo, mas ainda assim reprovvel ou censurvel. O grau de reprovao ou de censura ser tanto maior quanto mais ampla for a possibilidade de a pessoa ter agido de outro modo, e mais forte ou intenso o dever de o ter feito. 112. Causas de escusa, causas de excluso da culpabilidade H circunstncias que em concreto afastam a culpa do agente, isto , fazem com que o agente no seja objecto do juzo de culpabilidade quando seria normalmente se essas circunstncias no tivessem ocorrido. A nossa lei faz referncia a duas causas de escusa, de uma forma tcnica nos arts. 337/2 e 338 CC. Faz-se referncia a uma causa de excluso de culpabilidade que o medo, desde que revista certas caractersticas: Essencial: tenha sido ele a causa determinante do comportamento do agente ou, dito de outro modo, o agente s tenha actuado por causa do medo; Desculpvel: isto , seja um medo, uma situao psicolgica de intimidao, em que o bom pai de famlia tambm teria incorrido se estivesses naquela situao. 113. Prova da culpa, presuno de culpa Sendo a culpa do lesante um elemento constitutivo do direito indemnizao, incumbe ao lesado, como credor, fazer a prova dela, nos termos gerais da repartio legal do nus probatrio (art. 342/1 CC). Regra oposta vigora para o caso da responsabilidade contratual (art. 799/1 CC), onde o facto constitutivo do direito de indemnizao o no cumprimento da obrigao, funcionando a falta de culpa como uma excepo, em certos termos oponvel pelo devedor. Ao afirmar o princpio segundo o qual, na responsabilidade delitual, ao lesado que incumbe provar a culpa do autor da leso (art. 487/1 CC). E h com efeito, vrios casos em que a lei presume a culpa do responsvel.
[39] [40] [41]

114. Dano (d) Para haver obrigao de indemnizar, condio essencial que haja dano, que o facto ilcito culposo tenha causado um prejuzo a algum. O dano , o prejuzo que um sujeito jurdico sofre ou na sua pessoa, ou nos seus bens, ou na sua pessoa e nos seus bens. Classificao de danos: Danos pessoais: aqueles que se repercutem nos direitos da pessoa; Danos materiais: aqueles que respeitam a coisas;

Danos patrimoniais: so aqueles, materiais ou pessoais, que consubstanciam a leso de interesses avaliveis em dinheiro, dentro destes que distinguir: a) Danos emergentes: a diminuio verificada no patrimnio de algum em consequncia de um acto ilcito e culposo de outrem, ou de um acto na ilcito e culposo mas constitutivo de responsabilidade civil para outrem; b) Lucros cessantes: quando em consequncia do acto gerador de responsabilidade civil, deixa de auferir qualquer coisa que normalmente teria obtido se no fosse o acto que constitui o agente em responsabilidade. Danos patrimoniais (ou morais): so os danos que se traduzem na leso de direitos ou interesses insusceptveis de avaliao pecuniria. O princpio da ressarcibilidade dos danos no patrimoniais limitado responsabilidade civil extra-contratual. E no deve ser ampliado responsabilidade contratual, por no haver analogia entre os dois tipos de situaes. Dano presente ou futuro, consoante j se verificou ou ainda no se verificou no momento da apreciao pelo Tribunal do direito indemnizao; isto , futuros, so todos os danos que ainda no ocorreram no momento em que o Tribunal aprecia o pedido indemnizatrio, mas cuja ocorrncia previsvel e provvel. Dano real: o prejuzo efectivamente verificado; o dano avaliado em si mesmo; Dano de clculo: a transposio pecuniria deste dano, a avaliao deste dano em dinheiro. A gravidade do dano h-de medir-se por um padro objectivo, e no luz de factores subjectivos. Por um lado, a gravidade apreciar-se- em funo da tutela do direito: o dano deve ser de tal modo grave que justifique a concesso de uma satisfao de ordem pecuniria ao lesado. A reparao obedecer a juzos de equidade tendo em conta as circunstncias concretas de cada caso (art. 496/3 CC 494 CC). A indemnizao, tendo especialmente em conta a situao econmica do agente e do lesado, assim mais uma reparao do que uma compensao, mais uma satisfao do que uma indemnizao. 115. Nexo de causalidade entre o facto e dano (e) Para que o dano seja indemnizvel foroso que ele seja consequncia do facto, ilcito e culposo no domnio da responsabilidade subjectiva extra-obrigacional, facto no culposo no domnio da responsabilidade objectiva, onde o facto gerador do dano pode mesmo ser um facto lcito. Em qualquer caso, e portanto em qualquer das modalidades da responsabilidade civil, tem sempre que haver uma ligao causal entre o facto e o dano para que o actor do facto seja obrigado a indemnizar o prejuzo causado. 116. Titularidade do direito indemnizao

Tem direito indemnizao o titular do direito violado ou do interesse imediatamente lesado, com a violao da disposio legal, no o terceiro que s reflexa ou indirectamente seja prejudicado. Sem prejuzo do prazo correspondente prescrio ordinria 20 anos (contado sobre a data do facto ilcito: arts. 498 - 309 CC), o direito indemnizao fundada na responsabilidade civil sujeito a um prazo curto de prescrio (trs anos). A prova dos factos que interessam definio da responsabilidade, em regra feita atravs de testemunhas, torna-se extremamente difcil e bastante precria a partir de certo perodo de tempo sobre a data dos acontecimentos. H dois prazos de prescrio: O prazo ordinrio (vinte anos) conta a partir do facto danoso; O prazo de trs anos, conta a partir do momento em que o lesado tem conhecimento do seu direito, isto , conhecimento dos factos constitutivos do seu direito. RESPONSABILIDADE EXTRA-OBRIGACIONAL PELO RISCO OU OBJECTIVA 117. Introduo A responsabilidade pelo risco ou objectiva, caracteriza-se por no depender de culpa do agente. A obrigao de indemnizar nasce do risco prprio de certas actividades e integra-se nelas, independentemente de dolo ou culpa. Por fora da remisso feita no art. 499 CC, deve aplicar-se responsabilidade pelo risco o disposto no art. 494 CC. O facto de a responsabilidade objectiva no depender de culpa do agente no impede que a indemnizao seja fixada em montante inferior ao dano, quando a situao econmica do responsvel pelo risco e do lesado e as demais circunstncias o justifiquem. 118. Carcter objectivo da responsabilidade A lei civil vigente assinala de modo inequvoco o carcter objectivo da responsabilidade do comitente, afirmando (art. 500/1 CC) que ele responde, independentemente da culpa e que (n. 2) a sua responsabilidade no cessa pelo facto de o comissrio haver agido contra as instrues recebidas. No se trata de uma simples presuno de culpa, que ao comitente incumba elidir para se eximir obrigao de indemnizar, trata-se de a responsabilidade prescindir da existncia de culpa, nada adiantando, por isso, a prova de que o comitente agiu sem culpa ou de que os danos se teriam igualmente registado, ainda que no houvesse actuao culposa da sua parte. 119. Requisitos Para que exista responsabilidade prevista no art. 500 CC, preciso que se verifiquem cumulativamente vrios requisitos:
[42]

Que exista entre dois sujeitos jurdicos uma relao da comisso: uma relao de comisso, uma relao em que um dos sujeitos realiza um acto isolado, ou uma actividade duradoura, por conta de outrem e sob as instrues de outrem; O comissrio tenha praticado um acto constitutivo para ele, comissrio, de responsabilidade civil: para haver obrigao de indemnizar para o comitente, indispensvel que o acto do comissrio constitua, para ele comissrio, uma obrigao de indemnizar; Para que haja obrigao de indemnizar do comitente nos termos do art. 500 CC: o de que o comissrio pratique o facto danoso e constitutivo de responsabilidade civil no exerccio das suas funes.
[43]

120. Responsabilidade do Estado e demais pessoas colectivas aplicvel ao Estado e s restantes pessoas colectivas pblicas nos termos do art. 501 CC, quanto aos danos causados pelos seus rgos ou representantes do exerccio de actividades de gesto privada, o regime fixado para o comitente. O Estado e as demais pessoas colectivas pblicas: a) Respondem perante o terceiro lesado, independentemente de culpa, desde que os seus rgos, agentes ou representantes tenham incorrido em responsabilidade; b) Gozam seguidamente do direito de regresso contra os autores dos danos, para exigirem o reembolso de tudo quanto tiverem pago, excepto se tambm houver culpa da sua parte. So actos de gesto pblica os que, visando a satisfao de interesses colectivos, realizam fins especficos do Estado ou outro ente pblico e que muitas vezes assentam sobre o ius auctoritatis da entidade que os pratica. Os actos de gesto privada so, de modo geral, aqueles que, embora praticados pelos rgos, agentes ou representantes do Estado ou de outras pessoas colectivas pblicas, esto sujeitos s mesmas regras que vigoraram para a hiptese de serem praticados por simples particulares. So actos em que o Estado ou a pessoa colectiva pblica intervm como um simples particular, despedido do seu poder de soberania ou do seu ius auctoritatis. Os rgos da pessoa colectiva, so as entidades, abstractamente consideradas, de composio singular ou colegial, s quais incumbe, por fora da lei, ou dos estatutos, exprimir o pensamento ou traduzir e executar a vontade dessa pessoa. Os agentes so as pessoas que, por incumbncia ou sob a direco dos rgos da pessoa colectiva, executam determinadas operaes materiais. D-se o nome derepresentantes os mandatrios desses rgos, ou seja, as pessoas por ele incumbidas de realizar em nome da pessoa colectiva quaisquer actos jurdicos.
[44]

121. Responsabilidade por factos lcitos O acto pode ser lcito e obrigar, todavia, o agente a reparar o prejuzo que a sua prtica porventura cause a terceiro. A licitude do acto no afasta necessariamente o dever de indemnizar o prejuzo que, num interesse de menor valor sofreu o dono da coisa usada, destruda ou danificada. E por isso se impe nuns casos, e se admite noutros, a fixao da indemnizao a cargo do agente

ou daqueles tiraram proveito do acto ou contriburam para o estado de necessidade(art. 339/2 CC).
[45] [33]

Por violar uma obrigao. Por infringir ao mesmo tempo um dever geral de absteno ou o direito absoluto correspondente.

[34]

[35] Aquele que, em dolo ou mera culpa, violar ilicitamente o direito de outrem ou qualquer disposio legal destinada a proteger interesses alheios fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violao.

Quem afirmar ou difundir um facto capaz de prejudicar o crdito ou o bom-nome de qualquer pessoa, singular ou colectiva responde pelos danos causados.
[37]

[36]

1 - Os simples conselhos, recomendaes ou informaes no responsabilizam quem os d, ainda que haja negligncia da sua parte.

2 - A obrigao de indemnizar existe, porm, quando se tenha assumido a responsabilidade pelos danos, quando havia o dever jurdico de dar o conselho, recomendao ou informao e se tenha procedido com negligncia ou inteno de prejudicar, ou quando o procedimento do agente constitua facto punvel. Diligncia de um bom pai de famlia, a medida em funo das qualidades, das qualificaes dos agentes, o bom pai de famlia com as mesmas qualidades, com as mesmas qualificaes, com as mesmas aptides, com a mesma preparao e nas circunstncias em que o agente se encontrava, colocado nas mesmas circunstncias.
[39] [38]

Aquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito alegado. Incumbe ao devedor provar que a falta de cumprimento ou o cumprimento defeituoso da obrigao no procede de culpa sua. ao lesado que incumbe provar a culpa do autor da leso, salvo havendo presuno legal de culpa.

[40]

[41]

[42] 1 - Aquele que encarrega outrem de qualquer comisso responde, independentemente de culpa, pelos danos que o comissrio causar, desde que sobre este recaa tambm a obrigao de indemnizar.

2 - A responsabilidade do comitente s existe se o facto danoso for praticado pelo comissrio, ainda que intencionalmente ou contra as instrues daquele, no exerccio da funo que lhe foi confiada.
[44] O Estado e demais pessoas colectivas pblicas, quando haja danos causados a terceiro pelos seus rgos, agentes ou representantes no exerccio de actividades de gesto privada, respondem civilmente por esses danos nos termos em que os comitentes respondem pelos danos causados pelos seus comissrios.

[43]

[45] O autor da destruio ou dano , todavia, obrigado a indemnizar o lesado pelo prejuzo sofrido, se o perigo for provocado por sua culpa exclusiva; em qualquer outro caso, o tribunal pode fixar uma indemnizao equitativa e condenar nela no s o agente, como aqueles que tiraram proveito do acto ou contriburam para o estado de necessidade.

CUMPRIMENTO DAS OBRIGAES 122. Noo a realizao voluntria da prestao debitria. a actuao da relao obrigacional, no que respeita ao dever de prestar o princpio geral que governa o cumprimento est regulada no art. 762 CC. Dentro dos quadros sinpticos da relao jurdica, cumprimento usualmente tratado como um dos modos de extino das obrigaes. Antes, porm, de ser uma causa de extino do vnculo obrigacional, o cumprimento a actuao do meio juridicamente predisposto para a satisfao do interesse do credor. o acto culminante da vida da relao creditria, como consumao do sacrifcio imposto a um dos sujeitos para a realizao do interesse do outro.
[46]

123. O princpio da boa f Da boa f (art. 762 CC), no exerccio do direito de crdito e no cumprimento da obrigao resultam consequncias para o contedo daquilo que a prestao devida pelo obrigado. Por um lado, da boa f resultam para o devedor deveres secundrios, que podem ser acessrios ou laterais da prestao devida, deveres instrumentais da realizao pontual da prestao, ou deveres de lealdade, deveres de conduta que ele tem de observar. Da vinculao boa f do credor no exerccio do direito resulta, que o direito de crdito tem de ser exercido em conformidade com a boa f, isto , no pode ser exercido abusivamente sob pena de ineficcia ou at de responsabilidade do credor pelos danos causados ao devedor no exerccio abusivo do direito. O princpio da boa f, embora proclamado apenas ao cumprimento dos direitos de crdito, deve considerar-se extensivo, atravs do art. 10/3 CC, a todos os outros domnios onde exista uma relao especial de vinculao entre duas ou mais pessoas. A lei confere, ao princpio da boa f, na rea do exerccio da relao obrigacional, a sua verdadeira dimenso. A necessidade juridicamente reconhecida e tutelada de agir com correco e lisura no se circunscreve ao obrigado; incide de igual modo sobre o credor, no exerccio do seu poder. E tal como sucede com o dever de prestar, tambm no lado activo da relao, o dever de boa f se aplica a todos os credores, seja qual for a fonte do seu direito, embora isso no exclua a desigual intensidade do dever de cuidado e diligncia que pode recair sobre as parte. A fonte do dever de agir de boa f, est assim na relao especial que vincula as pessoas relao que comum a todos os direitos de crdito, mas que pode tambm verificar-se nas obrigaes reais, nas relaes de famlia e nas relaes entre titulares de direitos reais que tenham por objecto a mesma coisa. O cumprimento governado por alguns princpios: d) Princpio da pontualidade e) Princpio da integridade do cumprimento.
[47] [48]

124.

Princpio da pontualidade

Regra que a lei enuncia a propsito dos contratos mas que pelo seu esprito tem de considerar-se extensiva a todas as obrigaes ainda que de matriz na contratual. A prestao, a obrigao, tem de ser cumprida nos termos exactos em que foi configurada, tem de ser cumprida ponto por ponto. Consequncia da pontualidade no cumprimento por um lado a proibio do devedor prestar coisa diversa da devida, ainda que de montante superior coisa devida, salvo se tiver acordo do credor (art. 837 CC). Do conceito amplo de pontualidade vrios corolrios se podem deduzir quanto aos termos do cumprimento: a) O primeiro o que o obrigado se no pode desonerar sem consentimento do credor, mediante prestao diversa da que devida, ainda que a prestao efectuada seja de valor equivalente ou at superior a esta. Sem acordo do credor, no poder liberar-se, dando aliud pro alio (dao em cumprimento). b) Beneficium competentiae, no pode exigir a reduo da prestao estipulada, com fundamento na precria situao econmica em que o cumprimento o deixaria. Nem sequer ao Tribunal lcito facilitar as condies de cumprimento da prestao. c) A prestao debitria deve ser realizada integralmente e no por partes, no podendo o credor ser forada a aceitar o cumprimento parcial (art. 763 CC). 125. Princpio da integridade do cumprimento (art. 763 CC) O devedor tem de realizar a prestao integralmente, salvo naturalmente nos casos em que as partes tenham convencionado um cumprimento fraccionado, ou nos casos em que a prpria lei ou os usos o determinam. A existncia da realizao integral d como resultado que, pretendendo o devedor efectuar uma parte apenas da prestao e recusando-se o credor a receb-la, no h mora do credor, mas do devedor, quanto a toda a prestao debitria e no apenas quanto parte que o devedor se no propunha a realizar. Nada obsta, porm, a que o credor, em qualquer caso, receba apenas, se quiser, uma parte da prestao, como nenhuma razo impede que ele renunciando do benefcio, exija s uma parte do crdito (art. 763/2 CC). A aceitao do credor no evita, entretanto, que o devedor fique em mora quanto parte restante da prestao, salvo se houver prorrogao do prazo relativamente ao cumprimento dessa parte. 126. Requisitos do cumprimento (art. 764 CC) A) Capacidade do devedor No se exige em princpio para a validade do cumprimento, que o devedor tenha capacidade de exerccio no momento em que cumpre a obrigao.
[49]

Tal capacidade s exigida no caso do cumprimento constituir um acto dispositivo. Um acto de disposio naturalmente um acto de alienao, mas tambm um acto de onerao de um direito do devedor. Se a prestao for efectuada pelo devedor capaz ou pelo representante legal do incapaz, nenhumas dvidas se levantam, nesse aspecto, sobre a validade do cumprimento. Sendo efectuada por incapaz, a prestao continua a ser vlida, a no ser que constitua um acto de disposio . B) Capacidade do credor Exige-se, que seja capaz (para receber a prestao) o credor perante quem a obrigao tenha sido cumprida (art. 764/2 CC). Se for incapaz e o cumprimento anulado a requerimento do representante legal ou do prprio incapaz, ter o devedor que efectuar nova prestao ao representante do credor. Pode o devedor opor-se anulao da prestao, alegando que ela chegou ao poder do representante legal do incapaz ou que enriqueceu o patrimnio deste, valendo a prestao como causa de desonerao do devedor na medida em que tenha sido efectivamente recebida pelo representante ou haja enriquecido o credor incapaz (art. 764/2 CC). C) Legitimidade do devedor para dispor do objecto da prestao O cumprimento, para ser plenamente vlido, se constituir num acto de disposio, necessita ainda de que o devedor possa dispor da coisa que prestou. A falta do poder de disposio do devedor pode derivar de uma de trs circunstncias: 1. De ser alheia a coisa prestada; 2. De no ter o devedor capacidade para alienar a coisa; 3. De carecer apenas de legitimidade para o fazer. O devedor, quer tenha agido de boa f, ou de m f, no pode impugnar o cumprimento, salvo se ao mesmo tempo oferecer nova prestao (art. 765/2 CC). Quando o cumprimento for declarado nulo, designadamente nos casos do art. 765 CC, ou for anulado, designadamente nos casos do art. 764 CC, por causa imputvel ao credor no renascem as garantias prestadas por terceiro, salvo se o terceiro conhecia o vcio na data em que soube do cumprimento da obrigao.
[50]

127. Quem pode cumprir ou quem tem legitimidade para o cumprimento A regra geral a de que tem legitimidade para o cumprimento tanto o devedor como qualquer terceiro, interessado ou no no cumprimento. Esta a regra geral correspondente aos casos em que a obrigao fungvel. Se a obrigao for infungvel, natural ou convencional, s pode cumprir o devedor. Portanto, nos casos em que, pela prpria natureza da prestao, ou por conveno das partes, o prprio devedor que tem de realizar o cumprimento, no pode um terceiro substitui-lo no cumprimento. Em todos os casos, o terceiro solvens tem legitimidade para o cumprimento; em todos os casos, o credor no tem fundamento para recusar o cumprimento por terceiro (fundamento na infungibiliade da obrigao) trata-se sempre de hipteses em que a prestao pode ser realizada pelo terceiro.

O terceiro pode ser interessado no cumprimento, por ser um garante da obrigao: por ser fiador; por ser proprietrio de um bem hipotecado ou empenhorado.

128. Terceiro, que no devedor e cumpre a obrigao O terceiro que cumpre pode estar a cumprir a obrigao do devedor, cumprindo simultaneamente uma obrigao dele prprio para com o devedor, por ser mandatrio do devedor. Pode ter celebrado um contrato de mandato com o devedor, nos termos do qual se obrigou a cumprir a obrigao, dele devedor. Nestes casos, em que o terceiro mandatrio, ou em que o terceiro promitente num falso contrato a favor de terceiro, ele cumpre a obrigao ao credor e isso tem duas consequncias: 1. A obrigao extingue-se face ao devedor, o devedor fica exonerado; 2. Ele extingue a sua prpria obrigao, ele libera-se, exonera-se da sua prpria obrigao. E portanto, ele paga, est tudo bem, no h mais consequncia nenhuma. 129. Lugar do cumprimento (art. 772 CC) Nesta matria, a regra a de que a prestao deva ser realizada no lugar que as partes tiverem estipulado ou naquele em que a lei determinar que o cumprimento haja de ser feito. Se houver conveno das partes, esse o lugar em que a prestao deve ser feita; Se houver disposio legal supletiva e no houver conveno diversa, esse o lugar em que a prestao deve ser feita; Na falta de conveno ou disposio especial da lei, o princpio geral supletivo o de que o cumprimento deve ser realizado no domiclio do devedor.
[51] [46]

O devedor cumpre a obrigao quando realiza a prestao a que est vinculado. No cumprimento da obrigao, assim como no exerccio do direito correspondente, devem as partes proceder de boa f. Na falta de caso anlogo, a situao resolvida segundo norma que o prprio intrprete criaria, se houvesse que legislar dentro do esprito do

[47]

[48]

sistema.
[49]

Requisitos: Capacidade do devedor; Capacidade do credor; Legitimidade do devedor para dispor do objecto da prestao.

a) b) c)
[50]

Diz-se acto de disposio, aquele que incide directamente sobre um direito existente, se destina a transmiti-lo, revog-lo ou alterar de qualquer modo o seu contedo.
[51]

1. Na falta de estipulao ou disposio especial da lei, a prestao deve ser efectuada no lugar do domiclio do devedor.

2. Se o devedor mudar de domiclio depois de constituda a obrigao, a prestao ser efectuada no novo domiclio, excepto se a mudana acarretar prejuzo para o credor, pois, nesse caso, deve ser efectuada no lugar do domiclio primitivo.

NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAES 130. Noo

Fala-se de no cumprimento da obrigao, para significar que a prestao debitria no foi realizada nem pelo devedor, nem por terceiro , e que, alm disso, a obrigao no se extinguiu por nenhuma das outras causas de satisfao alm do cumprimento, que o Cdigo Civil prev e regula nos arts. 837 segs. CC. O no cumprimento , neste sentido, a situao objectiva de no realizao da prestao debitria e da insatisfao do interesse do credor, independentemente da causa de onde a falta procede. Na grande massa dos casos, o no cumprimento da obrigao assenta na falta da aco (prestao positiva) exigida do devedor. Mas pode tambm consistir na prtica do acto que o obrigado deveria no realizar, nos casos menos vulgares em que a obrigao tem por objecto uma prestao negativa. O no cumprimento, pode definir-se como a no realizao da prestao debitria, sem que entre tanto se tenha verificado qualquer das causas extintivas tpicas da relao obrigacional. Em sentido muito amplo, h no cumprimento da obrigao desde que a prestao no seja realizada pontualmente. O que significa que no h no cumprimento tanto nos casos em que h no realizao total da prestao, como naqueles em que a realizao da prestao apenas parcial; e tanto h no cumprimento nos casos em que a falta da prestao, total ou parcial imputvel, como naqueles em que no imputvel ao devedor. Isto quer dizer que dentro do incumprimento tem-se que abrir vrias subdivises, porque elas tm regimes diferenciados. Quando o incumprimento total, isso significa que a vencida a obrigao no houve cumprimento de nada. Se se tratar de cumprimento parcial, estamos perante uma situao em que o devedor cumpriu uma parte da prestao e omitiu o cumprimento da outra parte. Este pode serquantitativamente parcial, ou qualitativamente parcial. Qualquer destas modalidades de no cumprimento podem resultar, podem ser qualificadas ou no, por impossibilidade de cumprimento. Isto , pode-se estar perante um total no cumprimento e esse no cumprimento total corresponder a uma impossibilidade de cumprir, o devedor no cumpre porque j no possvel cumprir. Quando estamos perante um incumprimento no qualificado por impossibilidade, podemos estar perante uma de duas situaes: a) Um incumprimento temporrio: ainda possvel cumprir e o devedor no cumpriu, caso em que se estar perante uma mora; b) Pode-se estar perante um incumprimento definitivo: o cumprimento no est impossibilitado mas o credor, em consequncia do no cumprimento pontual, perdeu o interesse no cumprimento. 131. Modalidades de no cumprimento quanto causa S nos casos de no cumprimento imputvel ao obrigado se pode rigorosamente falar em falta de cumprimento.
[52]

Dentro do ncleo genrico de hipteses de no cumprimento no imputvel ao devedor interessa destacar ainda, pelo regime especial a que esto sujeitos, os casos em que a falta de cumprimento procede de causa imputvel ao credor. Por um lado, esto sujeitos a um regime prprio, consagrado nos arts. 813 segs. CC, os casos de mora do credor. Por outro, tambm no art. 795/2 CC, se fixa um importante desvio estabelecido no art. 795/1 CC, para o caso de a prestao se tornar impossvel por causa imputvel ao credor. 132. Modalidades do no cumprimento quanto ao efeito H casos em que a prestao, no tendo sido efectuada, j no realizvel no contexto da obrigao, porque se tornou impossvel ou o credor perdeu o direito sua realizao, ou porque, sendo ainda materialmente possvel, perdeu o seu interesse para o credor, se tornou praticamente intil para ele. O no cumprimento definitivo da obrigao pode, com efeito, provir da impossibilidade da prestao ou da falta irreversvel de cumprimento, em alguns casos equiparada por lei impossibilidade (art. 808/1 CC). Ao lado destes casos, h situaes de mero retardamento, dilao ou demora da prestao. A prestao no executada no momento prprio, mas ainda possvel, por continuar a corresponder ao interesse do credor. Pode este ter sofrido prejuzo com o no cumprimento, em tempo oportuno; mas a prestao ainda mantm no essencial, a utilidade que tinha para ele.
[53]

133. Incumprimento imputvel ao devedor Genericamente, quando o no cumprimento imputvel ao devedor, este incorre em responsabilidade civil. O art. 798 CC, uma disposio paralela do art. 483/1 CC, e contm o princpio geral da responsabilidade obrigacional, tambm designada vulgarmente porresponsabilidade contratual. A responsabilidade obrigacional, tem, tal como a responsabilidade extra-obrigacional ou delitual, vrios pressupostos. Tem os mesmos pressupostos: 1. Facto voluntrio do devedor; 2. Facto ilcito; 3. Culpa; 4. Tem de haver danos; 5. Tem de haver nexo causal entre o facto e o dano.
[54]

134. Principais diferenas de regime entre a responsabilidade extra-obrigacional a) Quanto ilicitude Enquanto a ilicitude no domnio extra-obrigacional se traduz na violao de um direito subjectivo absoluto, ou de natureza familiar que em qualquer caso no um direito de crdito.

Na responsabilidade obrigacional a ilicitude consubstancia-se justamente na violao do direito de crdito. A ilicitude obrigacional, pode estar excluda pela verificao de uma circunstncia que constitua uma causa de justificao do incumprimento. As causas de justificao no domnio da responsabilidade obrigacional so: a) Exerccio de um direito; b) Cumprimento de um dever; c) Aco directa; d) Legtima defesa; e) Estado de necessidade; f) Consentimento do lesado. E ainda duas causas de excluso ou de justificao do incumprimento privativas da responsabilidade obrigacional: a) Excepo do no cumprimento Se o contrato for sinalagmtico e no houver prazos diversos para o cumprimento, um dos contraentes pode recusar licitamente o cumprimento da sua obrigao enquanto o outro no se dispuser a cumprir a dele. b) Direito de reteno (art. 754 CC) a faculdade que a lei concede ao devedor da entrega de uma coisa, de a reter, com fundamento no no cumprimento da obrigao que o credor da coisa resulte de despesas feitas pelo devedor com a coisa, ou de danos causados por ela. b) Quanto culpa A principal diferena entre o regime da responsabilidade obrigacional e extraobrigacional, resulta da presuno de culpa que est consagrada no art. 799/1 CC. Ao invs do que se passa na responsabilidade extra-obrigacional, em que o nus de prova da culpa cabe ao lesado em princpio (art. 487/1 CC), na responsabilidade obrigacional, porque a lei presume a culpa do devedor, ao devedor que incumbe provar que no teve culpa para afastar a sua responsabilidade. Portanto, o credor para exercer o direito indemnizao no precisa de provar a culpa do devedor, uma vez que ela est presumida. Quanto forma de apreciao da culpa, o art. 799/2 CC, remete para o art. 487/2 CC, isto , a culpa apreciada na responsabilidade obrigacional, tal como na extra-obrigacional, em abstracto. c) Quanto aos danos indemnizveis No h diferena essencial, podendo contudo discutir-se se aos danos no patrimoniais so indemnizveis com fundamento em responsabilidade obrigacional. d) Quanto ao nexo de casualidade (entre o incumprimento e o dano) Ele estabelece-se exactamente nos mesmos termos e pelo mesmo critrio, que se define na responsabilidade extra-obrigacional. Aqui, inequivocamente a regra aplicvel a regra do art. 563 CC, regra comum a qualquer forma de responsabilidade. e) Prazo de prescrio
[55] [56] [57]

Enquanto que na responsabilidade delitual o prazo prescricional o que resulta do art. 498 CC, prazo especial de trs anos, embora articulado com o prazo da prescrio ordinria de vinte anos. Na responsabilidade obrigacional a obrigao de indemnizao prescreve no prazo ordinrio, salvo se houvesse prazo especial de prescrio da obrigao incumprida. Se a obrigao no cumprida tinha um prazo prescricional especial, esse que se aplica obrigao de indemnizar.
[52]

Quanto causa: Inimputvel ao devedor; Imputvel ao devedor. Quanto ao efeito: Falta de cumprimento; Mora; Cumprimento defeituoso. O devedor que falta culposamente ao cumprimento da obrigao torna-se responsvel pelo prejuzo que causa ao credor.

a) b)
[53]

a) b) c)
[54]

O devedor que disponha de um crdito contra o seu credor goza do direito de reteno se, estando obrigado a entregar certa coisa, o seu crdito resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados.
[56]

[55]

Incumbe ao devedor provar que a falta de cumprimento ou o cumprimento defeituoso da obrigao no procede de culpa sua. A obrigao de indemnizao s existe em relao aos danos que o lesado provavelmente no teria sofrido se no fosse a leso.

[57]

GARANTIA GERAL DAS OBRIGAES 135. Introduo O cumprimento da obrigao assegurado pelos bens que integram o patrimnio do devedor. O patrimnio do devedor constitui assim a garantia geral das obrigaes. Garantia geral porque a cobertura tutelar dos bens penhorveis do devedor abrange a generalidade das obrigaes do respectivo titular. Ao lado da garantia geral pode haver garantias especiais do crdito, quer sob bens de terceiros, quer sobre bens do prprio devedor, que asseguram de modo particular a satisfao do crdito do titular da garantia. Embora a garantia geral, bem como as garantias especiais, s se destinem a ser executadas no caso do no cumprimento da obrigao, verdade que a garantia geral acompanha a obrigao desde o nascimento desta, tal como as garantias especiais reforam, desde a sua constituio, a consistncia econmico-jurdica do vnculo obrigacional. 136. Objecto da garantia geral (art. 601 CC)

Como regra, todos os bens do devedor, isto , todos os que os que constituem o seu patrimnio, respondem pelo cumprimento da obrigao. esta uma garantia geral, a qual se torna efectiva por meio da execuo (art. 817 CC ). Apenas as obrigaes naturais so inexequveis (art. 404 CC). Nem todos os bens do devedor integram a garantia da obrigao. s garantem o cumprimento da obrigao os bens (do devedor) que possam ser penhorados. H, bens que a lei processual, pelas mais variadas razes considera impenhorveis, sacrificando o interesse do credor em obter a satisfao do crdito ou a reparao do direito violado ao interesse do devedor em manter a coisa na sua posse ou o direito na sua titularidade. A impenhorabilidade pode revestir uma dupla modalidade: os bens discriminados nas diversas alneas do art. 822 CPC, so bens absoluta ou totalmente impenhorveis; os bens mencionados nos arts. 823 e 824 CPC, so, por sua vez relativa ou parcialmente impenhorveis.
[58]

137. Limitao da garantia (patrimonial) No art. 601 CC, prevem-se duas limitaes regra geral da exequibilidade de todo o patrimnio do devedor: a dos bens serem insusceptveis de penhora e a da autonomia patrimonial resultante da separao de patrimnio. A lei (art. 602 CC) ressalva, desta limitao convencional do objecto da garantia patrimonial as obrigaes cujo regime no caiba na disponibilidade das partes, como sucede com a generalidade das obrigaes nascidas ex lege. Dentro do campo das relaes obrigacionais disponveis, a limitao da responsabilidade, a uma parte do patrimnio no devedor h-de naturalmente, para ser vlida, corresponder a um interesse srio e justificado das partes. Deve, por outro lado, especificar os bens sobre que recai a garantia, de acordo com o prprio texto da lei. E deve a limitao corresponder, por outro lado, a uma real necessidade ou convenincia do devedor, compatvel com a coercibilidade do vnculo obrigacional, visto s partes no ser lcito criar obrigaes naturais fora dos termos em que a lei prev a sua existncia e implantao.
[59]

138. O patrimnio do devedor como garantia dos credores Diz-se com base no art. 601 CC, que o patrimnio do devedor a garantia geral das obrigaes, para significar que o patrimnio do devedor que assegura a realizao coactiva da prestao ou da indemnizao, no caso de a obrigao no ser voluntariamente cumprida. Mas, pode, acrescentar-se que, nos termos do disposto no art. 604/1 CC, o patrimnio tambm a garantia comum das obrigaes. Quer isto dizer que os credores, que no gozem de qualquer direito de preferncia sobre os demais, so pagos em p de plena igualdade uns dos outros. O art. 604 CC, distingue, quanto garantia do cumprimento, duas grandes categorias de crditos: os dotados de qualquer direito de preferncia e os crditos comuns. Se o devedor no cumprir voluntariamente no momento prprio, e dois ou mais credores recorrem ao direito de agresso do patrimnio do obrigado, de duas uma:
[60]

a) Ou dos bens do devedor chegam para integral satisfao dos seus dbitos e nenhum problema de prioridades se levanta entre os credores; b) Ou os bens do obrigado no bastam para pagar a todos e, nesse caso, o art. 604/1 CC, manda dividir o preo dos bens do devedor por todos, proporcionalmente ao valor dos crditos, sem nenhuma distino baseada, seja na provenincia ou natureza dos crditos, seja na data da sua constituio.
No sendo a obrigao voluntariamente cumprida, tem o credor o direito de exigir judicialmente o seu cumprimento e de executar o patrimnio do devedor, nos termos declarados neste cdigo e nas leis de processo.
[59] Salvo quando se trate de matria subtrada disponibilidade das partes, possvel, por conveno entre elas, limitar a responsabilidade do devedor a alguns dos seus bens, no caso de a obrigao no ser voluntariamente cumprida. [58]

Pelo cumprimento da obrigao respondem todos os bens do devedor susceptveis de penhora, sem prejuzo dos regimes especialmente estabelecidos em consequncia da separao de patrimnios.

[60]

Das könnte Ihnen auch gefallen