Sie sind auf Seite 1von 2

Conhea o mais importante dos mantras Por Emilce Shrividya Como entoar o mantra OM Como meditar com o mantra

OM Mantra uma palavra em snscrito e seu significado : man mente e tra significa contr ole. Assim mantra, a combinao de sons que nos d o controle da mente, nos sintoniza com a freqncia do amor, nos traz recolhimento e tranqilidade. O mantra a palavra csm ica ou vibrao sonora csmica. O mantra OM o som primordial que contm todos os surgiu. Segundo as escrituras indianas, a slaba essncia interior de todos os mantras. a palavra erso. OM uma invocao, uma bno, a vibrao outros sons e do qual toda a criao mstica, o corpo sonoro de Deus. a sagrada da qual emana todo o univ da prpria alma.

Escreve-se AUM, mas se pronuncia OM. o smbolo da Divindade Suprema. As trs letras representam os trs aspectos de Deus: Deus Criador, Deus Conservador, Deus Transfo rmador. a Trindade da Unidade. Uma maneira fcil e poderosa para purificar a mente, a fala e as aes repetir o mantr a, o nome de Deus. Quando voc repete com sinceridade e com regularidade, voc obtm o s frutos e benefcios desta prtica. Com a repetio do mantra voc aprende a esvaziar sua mente, limpando-a de tantos pensamentos desnecessrios. Como dizem os sbios indianos: "a eficcia psicoteraputica do OM considerada sem limi tes". O mantra um grande purificador e elimina a ansiedade e tenses, substituindo a inquietude da mente pela paz e alegria interior. Experimente agora o poder deste mantra. Como entoar o mantra OM - Sente-se em uma posio confortvel. Pode sentar-se em uma cadeira, com os ps paralel os no cho ou pode sentar-se no cho com as pernas cruzadas. - Coloque as mos uma em cima da outra em seu colo. - Feche os olhos. - Inspire e ao expirar entoe o mantra OM... Deixe o som sair bem prolongado... D uma pausa para inspirar e expirar e continue...Inspire e expire, ressonando a sla ba OM... - O som parte da garganta e termina nos lbios cerrados. Entoe o mantra quantas ve zes quiser, o tempo que quiser. Entregue-se ao som do mantra OM... Ao cantar ou entoar esta slaba sagrada, que a raiz de todos os mantras, experimen te o som da criao ressoando no seu interior. Ao repetir o mantra OM, sinta a energ ia criadora divina que mora tambm em seu corao. Depois fique em silncio por alguns instantes. Sinta a paz que este mantra traz pa ra sua mente. Como meditar com o mantra OM. Leia as instrues e medite por alguns instantes: - Voc pode se sentar no cho de pernas cruzadas sobre uma almofada ou pode preferir se sentar na cadeira com os ps paralelos no cho. Assuma uma postura cmoda. - Coloque as mos para baixo sobre os joelhos ou sobre as coxas, com os dedos pole gares e indicadores se tocando. - Deixe a coluna naturalmente alongada.

- Feche os olhos. Suavize seu rosto com um leve sorriso. Relaxe seu pescoo. Fique em uma postura sem rigidez, sem tenso. - Respire naturalmente pelas narinas. Perceba o movimento natural da respirao. Per mita que a respirao suavize seu corpo e aquiete sua mente. - Repita silenciosamente o mantra OM, sintonizando-o com a inspirao e a expirao... e volte sua ateno para o interior. - Apenas observe seus pensamentos, sem fazer nada para parar sua mente, sem luta r com ela. Seja apenas um observador, uma testemunha de si mesmo, enquanto respi ra e pensa no mantra. - Quando puder, ao inspirar, repita silenciosamente OM... e ao expirar OM... - Permanea meditando uns quinze minutos, com o corpo suave e relaxado. Quando terminar a meditao, volte devagar. Leve sua ateno para a respirao. Inspire e ex pire. Alongue-se um pouco se quiser. Perceba como est se sentindo mais leve, rela xado e revigorado. Abra os olhos e guarde essa sensao gostosa dentro de voc. Deixe que ela se expanda para sua vida. Com a prtica regular da meditao, voc purifica o corpo, a mente e esprito. Aquieta sua lngua, sua mente e seu corpo e isto leva voc a um estado de tranqilidade e relaxam ento. E na medida que voc vai meditando, com pacincia e persistncia, a mente vai se acalmando, e voc vai encontrando apoio e fora interior para viver mais feliz e em paz. Voc fica consciente de sua coragem e faz com ela permeie sua vida cotidiana . Referncias Bibliogrficas: Iniciao ao Yoga. Hermgenes, Ed. Nova Era. A Yoga da Disciplina. Chidvilasananda, Gurumayi. Ed. Siddha Yoga Dham Brasil. Os Upanishads-Ed. Pensamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen