Sie sind auf Seite 1von 19

DLIA LERNER

Ler e Escrever na Escola: o real, o possvel e o necessrio

Ensinar a ler e escrever um desafio que transcende amplamente a alfabetizao em sentido estrito. O desafio da escola hoje o de incorporar todos os alunos a cultura do escrito e o de conseguir que todos cheguem a ser leitores e escritores.

O necessrio : * fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos buscando a soluo de problemas e compreenso do mundo.

* fazer da escola uma comunidade de escritores que produzem seus prprios textos para mostrar suas idias, para informar sobre fatos que os destinatrios necessitam e devem conhecer, enfim, por tantos outros motivos reais e importantes.

O necessrio * Fazer da escola um mbito onde a leitura e a escrita sejam prticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o prprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que legtimo exercer e responsabilidade que necessrio assumir. * preservar o sentido do objeto de ensino para o sujeito da aprendizagem * preservar na escola o sentido que a leitura e a escrita tm como prticas sociais.

O real que levar prtica o necessrio uma tarefa difcil para a escola. por isso que, antes de formular solues , antes de desdobrar o possvel preciso analisar as dificuldades.

Dificuldades * Historicamente, leitura e escrita sempre foram prticas aristocrticas e de certo modo continuam sendo, patrimnio de certos grupos mais que de outros.
* No simples determinar com exatido o que, como e quando os sujeitos aprendem essas prticas. Perguntas frequentes : O que se aprende quando se ouve o professor lendo? Como ter acesso s antecipaes e inferncias que as crianas presumivelmente fazem ao tentar ler um texto por si mesmas? Quando se pode dizer que um aluno aprendeu a recomendar

livros ou a confrontar diversas interpretaes?

Pontos de tenso * tenso existente na escola entre a tendncia mudana e a tendncia conservao *tenso entre a funo explcita de democratizar o conhecimento e a funo implcita de reproduzir a ordem social estabelecida. * TENSO ENTRE AS DUAS NECESSIDADES INSTITUCIONAIS:
ENSINAR E CONTROLAR A APRENDIZAGEM

Apresenta-se um conflito de interesses entre o ensino e o controle da aprendizagem: se pe o ensino em primeiro plano, preciso renunciar a controlar tudo; se pe o controle da aprendizagem em primeiro plano, preciso renunciar a ensinar aspectos essenciais das prticas de leitura e escrita.

Paradoxos - Se a escola ensina ler e escrever com o nico


propsito de que os alunos aprendam a faz-lo, eles no aprendero a funo social da leitura e da escrita. Se a escola abandona os propsitos didticos e assume os da prtica social, estar abandonando ao mesmo tempo a sua funo ensinante.

* Paradoxos sobre durao e preservao de sentidos - se


tentar parcelar as prticas, impossvel preservar a sua natureza e o seu sentido para o aprendiz, se no as parcelamos , difcil encontrar uma distribuio dos contedos que permita ensin-las.

O possvel diante das dificuldades, tenses e paradoxos: * esforo de conciliao das necessidades inerentes instituio escolar com o propsito educativo de formar leitores e escritores. *gerar condies didticas que permitam por em cena uma viso escolar da leitura e da escrita mais prxima da verso social (no escolar) dessas prticas iniciando por formular como contedos as tarefas do leitor e do escritor : fazer antecipaes sobre o sentido do texto que se est lendo e tentar verific-las recorrendo informao visual, discutir diversas interpretaes acerca de um mesmo material, comentar o que se leu e compar-lo com outras obras do mesmo e outro autor. Recomendar livros, compartilhar leituras com outros, atrever-se a ler textos difceis, tomar notas, planejar o que vai escrever, modificar o plano enquanto escreve, revisar,fazer modificaes...

possvel para a realizao de uma verso escolar


* Atuar em diferentes reas atravs dos diferentes gneros do discurso,

ento trabalhar com projetos que levem em considerao situaes reais e resoluo de problemas com finalidade compartilhada entre toda a escola, como: gravar uma fita de poemas para outras crianas, por exemplo, d sentido ao aperfeioamento da leitura em voz alta, preparar uma carta para protestar sobre algum fato, permitir aprender a escrever para protestar, quando se est envolvido numa situao autntica. Essa modalidade organizativa (projetos) que prev um tempo maior de durao, alm de favorecer a autonomia dos alunos, que podem tomar iniciativas porque sabem para onde marcha o trabalho,se contrape ao parcelamento do tempo e do saber.

Projetos no so suficientes para instaurar uma relao tempo-saber que leve em conta o tempo da aprendizagem e preserve o sentido do objeto de ensino. Para consegui-lo, necessrio:
* articular muitas temporalidades diferentes: atividades que se desenvolvam
com certa periodicidade durante um quadrimestre ou um ano ler notcias, contos ou curiosidades tal dia da semana, por exemplo- contribuem para familiarizar com certos gneros e para consolidar os hbitos de leitura, situaes pontuais, como escrever uma mensagem por correio eletrnico para um aluno de outra escola,podem contribuir para consolidar certas prticas de comunicao por escrito .

* O entrecruzamento dessas diferentes temporalidades permite aos alunos


realizar simultaneamente diferentes aproximaes s prticas- participar num mesmo perodo em atos de leitura e de escrita dirigidos a diversos propsitos e assim voltar mais de uma vez ao logo do tempo a por em ao um certo aspecto da leitura ou da escrita-escrever,reescrever, reler,resumir...

QUAL O DESAFIO?
* Formar praticantes da leitura e da escrita e no apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. * formar seres humanos crticos, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posio prpria frente mantida, explcita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem,em vez de formar indivduos dependentes da letra do texto e da autoridade de outros. * formar pessoas desejosas de embrenhar-se em outros mundos possveis que a literatura oferece. Assumir este desafio significa abandonar as atividades mecnicas desprovidas de sentido, que levam as crianas a distanciar-se da leitura por consider-la uma mera obrigao escolar, significa tambm incorporar situaes em que ler determinados materiais seja imprescindvel para o desenvolvimento dos

projetos que estejam sendo desenvolvidos

Qual o desafio? * conseguir que os alunos cheguem a ser produtores de lngua escrita, conscientes
da pertinncia e da importncia de emitir certo tipo de mensagem em determinado tipo de situao social, em vez de se treinar unicamente como copistas. * conseguir que a escrita deixe de ser na escola somente um objeto de avaliao, para se constituir realmente num objeto de ensino, tornar possvel que todos os alunos se apropriem da escrita e a ponham em prtica, sabendo- por experincia, no por transmisso verbal- que um longo e complexo processo constitudo por operaes recorrentes de planejamento, contextualizao e reviso. * promover a descoberta e a utilizao da escrita como instrumento de reflexo sobre o prprio pensamento. * combater a discriminao que a escola opera atualmente, no s quando cria o fracasso explcito daqueles que no consegue alfabetizar, como tambm quando impede aos outros- os que aparentemente no fracassam chegar a ser leitores e produtores de textos competentes e autnomos.

O SENTIDO DA LEITURA NA ESCOLA

* Na escola, a leitura antes de mais nada um objeto de ensino. Para que


tambm se transforme em objeto de aprendizagem, necessrio que tenha sentido do ponto de vista do aluno, o que significa entre outra coisas que deve cumprir uma funo para a realizao de um propsito que ele conhece e valoriza. Para que a leitura como objeto de ensino no se afaste demasiado da prtica social que se quer comunicar, imprescindvel representar ou reapresentar,na escola, os diversos usos que ela tem na vida social. * Cada situao de leitura responder a um duplo propsito. Um propsito didtico, que ensinar certos contedos constitutivos da prtica social de leitura, com o objetivo de que o aluno possa reutiliz-los no futuro, em situaes no-didticas. E um propsito comunicativo relevante desde a perspectiva atual
do aluno.

PROPSTOS * Propsitos didticos e os propsitos comunicativos, aos quais ponta o projeto proposto? Exemplos: 1-Projeto: produo de uma fita de poemas: A) propsito comunicativo:compartilhar com outras pessoas textos considerados comoventes ou interessantes. Propsitos didticos so vrios: fazer os alunos ingressarem no mundo potico,por exemplo. (B) grupos de educao infantil da escola.

Situaes de Leitura

Os textos escolhidos cumprem pelo menos duas condies: nenhum deles proporciona, de maneira direta, a resposta pergunta feita, so relativamente difceis para os alunos. A organizao da tarefa leva em conta as condies anteriores: lem-se vrios textos, organiza-se a situao de leitura em duplas ou grupos de modo que as crianas possam colaborar entre si e fazer consultas ao professor. Ao ler os prximos textos j se estabelecem relaes entre os textos lidos. Como as crianas devero responder por escrito pergunta apresentada, anotaes so feitas durante a leitura.

Situaes de Escrita
O planejamento do texto a ser produzido se realiza a partir das anotaes feitas durante a leitura. Discute-se a organizao do texto. O processo de textualizao se realiza, nesse caso, atravs de um ditado das crianas para o professor, j que a idia produzir um nico texto. A produo coletiva permite ir discutindo as melhores maneiras de se elaborar uma verso mais adequada do texto e permite a interveno mais forte do professor, que vai apontando para as crianas alguns problemas que elas ainda no consigam detectar por si mesmas. A reviso final supes vrias releituras do texto , focalizadas em diferentes aspectos: clareza, coeso, ortografia, pontuao.

PROJETOS, ATIVIDADES HABITUAIS, SEQNCIAS DE SITUAES E ATIVIDADES INDEPENDENTES coexistem e se articulam ao longo do ano escolar. 1- Os projetos permitem uma organizao muito flexvel do tempo : pode ocupar somente alguns dias, ou se desenvolver ao longo de vrios meses. 2- As atividades habituais , que se reiteram de forma sistemtica e previsvel uma vez por semana, ou por quinzena, oferecem oportunidade de interagir intensamente com um gnero determinado. 3- As seqncias de atividades em uma durao limitada a algumas semanas de aula, o que permite realizar-se vrias delas no curso do ano letivo e se ter, assim, acesso a diferentes gneros. No curso de cada seqncia se incluem- como nos projetos- atividades coletivas, grupais e individuais. 4- As situaes independentes podem classificar-se em dois subgrupos :

a) situaes ocasionais: em algumas oportunidades , a professora encontra um texto que considera valioso compartilhar com as crianas, embora no esteja em correspondncia com as atividades que esto realizando no momento. b) situaes de sistematizao : estas situaes so independentes somente no sentido de que no contribuem para cumprir os propsitos apresentados em relao com a ao imediata, mas permitem sistematizar os conhecimentos lingsticos construdos atravs de outras modalidade organizativas.

Elaborado por Rosemeire Rodrigues Professora de Lngua Portuguesa Militante da Oposio Alternativa

Das könnte Ihnen auch gefallen