Sie sind auf Seite 1von 34

APOSTILA DE DESENHO TCNICO

Desenho CCAUFES

Tcnico

1)APRESENTAO computao revolucionou a utilizao da expresso grfica no exerccio da engenharia, viabilizando a execuo de trabalhos em trs dimenses, que antes s eram possveis atravs da construo de modelos. Os softwares existentes no mercado possibilitam a construo de modelos virtuais, cujas imagens so muito prximas do real, onde se podem ver, em trs dimenses, todos os detalhes de uma mquina, de um equipamento ou at mesmo de um processo inteiro. Estes modelos virtuais possuem recursos de cores, textura e animao onde as imagens podem ser giradas, cortadas, alteradas e ao mesmo tempo compartilhadas, por meio de redes ou da Internet, por todas as partes envolvidas no desenvolvimento de estudos e projetos de engenharia. A computao grfica, com certeza facilitou e ampliou o desenvolvimento de projetos na rea da engenharia e da arquitetura porque, alm de poder ser utilizada integrada com softwares de clculos ou com banco de dados, os modelos virtuais so fceis de serem compreendidos e enchem os olhos de quem est comprando o projeto. No entanto, a execuo dos projetos das reas da engenharia e da arquitetura ainda dependente dos desenhos bidimensionais que so utilizados para fazer o detalhamento dos detalhes construtivos que envolvem o objeto projetado. Assim, apesar de todos os recursos propiciados pela computao grfica, o exerccio da engenharia ainda est diretamente vinculado leitura e interpretao de desenhos bidimensionais, chamados de Desenhos Tcnicos. Pode ser que no futuro todos os problemas grficos da engenharia sejam elaborados em trs dimenses, mas ainda no hora para se abandonar a linguagem bidimensional. Diferentemente das imagens tridimensionais, que podem ser entendidas por qualquer pessoa, os desenhos bidimensionais se constituem em uma linguagem grfica que s pode ser entendida por quem a estuda. Desta forma, os autores elaboraram este livro, com o objetivo de fornecer elementos para a aprendizagem da leitura e interpretao de desenhos tcnicos, visando a formao de engenheiros em suas diversas modalidades, e dentro deste objetivo, abordado somente o aspecto da linguagem grfica contida nos desenhos bidimensionais. Quebrando o paradigma que o aprendizado de Desenho Tcnico depende de prtica constante, este livro apresenta textos preparados dentro de uma estratgia didtica que ajuda o aprendizado da linguagem bidimensional e desenvolve o raciocnio espacial. Exceto para a Engenharia Civil que utiliza uma rea especfica de expresso grfica, as matrias abordadas neste livro atendem as necessidades de formao em leitura e interpretao de Desenho Tcnico de
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 2

Desenho CCAUFES

Tcnico

todas as outras modalidades de Para os cursos de engenharia que visam a preparao para atividades de desenvolvimento de projetos, como caso dos engenheiros mecnicos, ser necessrio fazer o treinamento em algum software de CAD (Computer Aided Design) que viabilize a elaborao de desenhos. Para as modalidades de engenharia onde a probabilidade de envolvimento com atividades de projeto de mquinas e equipamentos pequena, como o caso da engenharia qumica, engenharia de alimentos etc., a formao em expresso grfica pode ficar restrita leitura e interpretao abordada por este livro.

2)NORMALIZAO E PADRONIZAO DO DESENHO TCNICO A padronizao dos procedimentos de representao grfica permite transformar o Desenho Tcnico em uma linguagem grfica. Essa padronizao feita atravs de normas tcnicas que so seguidas e respeitadas internacionalmente. No Brasil as normas so aprovadas e editadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, fundada em 1940. No mbito internacional foi criado em 1947 a Organizao Internacional de Normalizao (International Organization for Standardization ISO). Quando uma norma tcnica proposta por qualquer pas membro, aprovada por todos os pases que compem a ISO, essa norma organizada e editada como norma internacional. As normas tcnicas que regulam o Desenho Tcnico so normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) como normas brasileiras (NBR) e esto em consonncia com as normas internacionais aprovadas pela ISO. Para o desenho tcnico existe a NBR 5984 NORMA GERAL DE DESENHO TCNICO (antiga NB 8). Esta norma foi aprovada em 1950 e revisada vrias vezes tendo como objetivos fixar as condies gerais que devem ser observadas na execuo dos desenhos tcnicos. Os principais aspectos abordados so: tamanhos e formatos de papis, escalas, letras e algarismos, linhas, e legendas. 3)INSTRUMENTALIZAO TIPO, MANUSEIO E MANUTENO Para a disciplina de Expresso Grfica aconselha-se o uso de instrumentos de preciso e qualidade, o que existe com grande variedade no mercado. Para cada tipo de Desenho existem tambm instrumentos mais especficos. Atualmente com os sistemas de CAD o uso de certos instrumentos deixa quase de ser necessrio, por sua vez para conduo da disciplina de Expresso Grfica recomenda-se adquirir e trazer em todas as aulas papel no formato A3, lapiseira 0,5 ou 0,7 mm, rgua T, borracha branca, fita adesiva, flanela de algodo, transferidor, compasso, rgua milimetrada e transparente. A seguir tem-s e a descrio detalhada de cada equipamento.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 3

Desenho CCAUFES

Tcnico

Prancheta (mesa para desenho) - Equipamento importante para o desenho tcnico. Pode ser de madeira com alavancas de acionamento da inclinao e da altura. Facilita a execuo do desenho. Papel - Existem diversos tipos de papel para desenho. Para desenho a mo com uso de lpis aconselhvel utilizar papel opaco (sulfite) ou transparente (manteiga). Para desenhos definitivos recomenda-se o papel-vegetal empregando caneta nanquim. Com o uso de computador para a elaborao do projeto comum o uso do papel sulfite para impresso. Rgua T - So empregadas no traado de linhas horizontais e apoio aos esquadros para o traado de linhas inclinadas ou verticais. So fabricadas de madeira com bordas de plstico inquebrvel ou acrlico (Figura 1). Obs: No trao com a rgua T deve-se comear a traar da esquerda para a direita, de modo que a mo no fique em cima do que j foi desenhado (Figura 2).

Figura 1 Exemplo de uma rgua T.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 2 Esquema de traado com rgua T.

Rgua paralela Utilizada em substituio rgua T (Figura 3).

Figura 3 Esquema ilustrativo de rgua T e rgua paralela.


Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 5

Desenho CCAUFES

Tcnico

Esquadros - Utilizados no traado de linhas inclinadas ou perpendiculares a rgua T. Existem dois tipos de esquadros: na forma de tringulo issceles (2 ngulos de 45 e um de 90) e na forma de tringulo escaleno (ngulos de 30, 60, e 90). A combinao ideal para uso seria aquela em que o cateto do esquadro de 30/60 seja igual a hipotenusa do esquadro de 45. A combinao de esquadros permite que sejam traadas linhas formando mltiplos de 15. Compasso - Traar circunferncias ou arcos de circunferncias. Transferidores - Instrumentos para a medio de ngulos. Comercialmente existem modelos de 0 a 180 e de 0 a 360. Rguas flexveis ou curvas francesas - Curvas no traadas pelo compasso (raio indefinido). Normgrafos e gabaritos - Empregados no auxlio escrita e desenhos. Canetas - Nanquim (para desenhos definitivos) Lpis (lapiseira) e Grafite - H a 6H Consistncia de dura a extremamente dura. B a 6B - Consistncia de macia a extremamente macia. Obs. uso mais comum: B, HB e H. 4)FORMATOS E TAMANHOS DE PAPEL O formato bsico do papel, designado por A0 (A zero), o retngulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, tendo a rea de 1m2. Do formato bsico, derivam os demais formatos da srie A (Figura 4), pela bipartio ou duplicaes sucessivas, segundo uma linha perpendicular ao maior lado do retngulo.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 4 Formatos de papel da srie A. Os formatos da srie A, de A0 a A6, tm as dimenses indicadas no quadro a seguir. As folhas no recortadas devem ter as dimenses mnimas indicadas na ltima coluna do quadro. Na Tabela 1 tm-se as especificaes tcnicas de cada formato. Tabela 1 Formatos da srie A Formato (mm) A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 Linha de corte (mm) 841 x 1189 594 x 841 420 x 594 297 x 420 210 x 297 148 x 210 105 x 148 Margem (mm) Esquerda 25 25 25 25 25 25 25 Direita 10 10 10 10 5 5 5 Comprimento da legenda (mm) 175 175 178 178 178 178 178

5)CALIGRAFIA TCNICA
7

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

Desenho CCAUFES

Tcnico

Os textos e algarismos representados em desenho tcnico (Figura 5) seguem normas que garantem a legibilidade e uniformidade. Podem ser escritos utilizando-se o normgrafo ou mo livre. A norma NBR 6492/1994 recomenda letras maisculas no inclinadas, assim como os nmeros, medindo de 3 a 5 mm. O espaamento entre as linhas no deve ser inferior a 2 mm.

Figura 5 - Textos e algarismos representados em desenho tcnico. 6)CARIMBO CONTEDO E TRAADO O carimbo ou rtulo deve acompanhar todo desenho e serve tanto para a identificao como para conter informaes sobre o contedo do desenho. O carimbo deve ser inserido no canto inferior direito da folha de desenho. Em geral o carimbo deve conter as seguintes informaes: nome; ttulo do projeto; nome do projetista; nome do desenhista; data; escalas; nome do cliente; e local para assinaturas.

Exemplo 1 (Uso para trabalhos acadmicos) Disciplina: Desenho Tcnico Ttulo: Projees Ortogonais Aluno: Fulano de Tal Escala: 1:50 Data: 15/08/07 Turma: A Matrcula: 123456

Exemplo 2 (Projetos rurais) Projeto: Construo Rural Denominao: Sala de ordenha Localizao: Faz. Bela Vista, BR 101 km 74 So Mateus, ES Proprietrio: Marco Rosa Obra no 013/03 Arquivo no PROJ/01 Data: 15/08/07 reas (m2) Construda ..... 89,2 Livre .............. 65,1 Total ............. 154,3 Escala: 1:100
8

Responsvel: Escala: 1:100


Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

Desenho CCAUFES

Tcnico

Eng Agr Paulo Sousa CREA 01234586

Registros

7)NOMENCLATURA DE LINHAS CLASSIFICAO E HIERARQUIA O desenhista deve empregar diferentes tipos de linhas objetivando a diferenciao na apresentao do desenho. As linhas podem ser diferenciadas quanto ao tipo e a espessura, conforme apresentado a seguir: I) LINHA Espessura Linha grossa Linha mdia (metade da anterior) Linha fina (metade da anterior) II) LINHA Tipos A- Linhas gerais B- Linhas principais C- Linhas auxiliares ( cota , ladrilhos , etc. ) D- Partes invisveis _________________________ ______ E- Eixos de simetria F- Sees G- Interrupes Exerccios a) Sejam L1, L2 e L3 os lados dados, construir um tringulo sabendo-se que L1 = 3,5 cm, L2 = 3,8 cm e L3 = 5,5 cm. Considere L3 como sendo a base do tringulo. b) Sejam L1 e L2 os lados dados, construir um tringulo sabendo-se que L1 = 4,5 cm, L2 = 5,3 cm e o ngulo central () = 30. Considere L2 como sendo a base do tringulo. c) a) Sejam L1 e L2 os lados dados, construir um tringulo sabendo-se que L1 = 5,3 cm, L2 = 4,4 cm e a altura (H) = 2,5 cm. Considere L1 como sendo a base do tringulo. d) Sejam a e b os lados dados, construir um retngulo sabendo-se que a = 4,1 cm e b = 2,0 cm. Considere a como sendo a base do retngulo. e) Sejam L1, L2 e L3 os lados dados, construir um tringulo sabendo-se que L1 = 3,5 cm, L2 = 3,8 cm e L3 = 5,5 cm. Considere L3 como sendo a base do tringulo.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 9

Desenho CCAUFES

Tcnico

f) Seja L1 o lado dado, construir um losango sabendo-se que L1 = 5,0 cm e o ngulo central igual a 60. g) Sejam A, B, C e D os vrtices de um trapzio. Construlo sabendo-se que as distncias AB = 5,0 cm, BC = 2,5 cm, CD = 3,0 cm e H (altura) = 2,0 cm. Considere AB como sendo a base do retngulo.

8)ESCALAS E COTAS 8.1) Introduo Ainda que o principal objetivo deste livro seja preparar para a leitura e interpretao de desenho tcnico, necessrio abordar os princpios bsicos de dimensionamento, porque o exerccio da engenharia poder requerer a execuo de esboos cotados. No se pode esquecer que, na rea da engenharia, o meio utilizado para expor o resultado de um projeto resultante de estudos e clculos o desenho tcnico e, assim sendo, os engenheiros, de qualquer modalidade, no mnimo precisam estar preparados para elaborar esboos cotados. Esboo cotado um desenho tcnico feito a mo-livre, no qual, alm da representao da forma, esto contidas todas as dimenses do objeto. Desta forma, os assuntos referentes ao dimensionamento dos objetos representados sero apresentados, neste captulo, visando no s a interpretao de desenhos mas tambm a sua elaborao. 8.2) Escalas Escala a relao entre as medidas reais do objeto e suas medidas no desenho, utilizando a mesma unidade de medida (mm, cm, m, km, etc). Logo temos: MD = Uma medida no desenho MR = Medida no real do objeto Assim tem-se: MD Medida no desenho MR Medida no real do objeto Como o desenho tcnico utilizado para representao de mquinas, equipamentos, prdios e at unidades inteiras de processamento industrial, fcil concluir que nem sempre ser possvel representar os objetos em suas verdadeiras grandezas. Assim, para viabilizar a execuo dos desenhos, os objetos grandes precisam ser representados com suas dimenses reduzidas, enquanto os objetos, ou detalhes, muito pequenos necessitaro de uma representao ampliada. Para evitar distores e manter a proporcionalidade entre o desenho e o tamanho real do objeto representado, foi normalizado que as redues ou ampliaes devem ser feitas respeitando uma razo constante entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto representado.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 10

Desenho CCAUFES

Tcnico

A razo existente entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto chamada de escala do desenho. importante ressaltar que, sendo o desenho tcnico uma linguagem grfica, a ordem da razo nunca pode ser invertida, e a escala do desenho sempre ser definida pela relao existente entre as dimenses lineares de um desenho com as respectivas dimenses reais do objeto desenhado. 8.3) Dimenso do desenho: dimenso real do objeto Para facilitar a interpretao da relao existente entre o tamanho do desenho e o tamanho real do objeto, pelo menos um dos lados da razo sempre ter valor unitrio, que resulta nas seguintes possibilidades: 1 : 1 para desenhos em tamanho natural Escala Natural 1 : n > 1 para desenhos reduzidos Escala de Reduo (ex. 1:200; 1:5000, etc..) n > 1 : 1 para desenhos ampliados Escala de Ampliao (ex. 2:1; 50:1, etc..) Quando um objeto representado com suas medidas reais dizemos que representado em verdadeira grandeza, escala natural ou escala 1:1. Para grandes objetos, uma casa, por exemplo, devido impossibilidade de se representar o seu tamanho real em papel convencionou-se a utilizao das escalas de reduo, ou seja, a medida real maior que a medida no desenho. Pode-se utilizar, por exemplo, a conveno de que 1 cm no desenho vai representar 50 cm do objeto real. Isso significa que a escala utilizada ser 1:50. Em geral na rea de cincias agrrias se utilizam escalas de reduo, devido a dimenso dos objetos representados. Por outro lado, quando o objeto pequeno, uma pea de relgio de pulso, pode-se utilizar uma escala de ampliao. Nesse tipo de escala, a medida no papel maior que a medida real do objeto e a medida real (denominador) escrita igual unidade.. Para se decidir sobre a escala ideal, deve-se considerar: O tamanho do objeto a ser representado As dimenses do papel A clareza do desenho a ser realizado Exemplo 1: Um objeto mede na realidade 20 m e est representado em uma planta com a dimenso de 40 cm. Qual escala foi utilizada no desenho? Resoluo: E = MD MR 40 cm 2.000 cm 1 50

Exemplo 2: Qual ser a medida de um desenho realizado na escala 1:200 de um objeto com dimenso de 150 m? Resoluo: Essa questo pode ser resolvida com uma simples regra de 3. Sabemos que: E= MD 1 cm 1 cm MR 200 cm X cm 200 cm 1.500 X = 1500 1 200 7,5 cm
11

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

Desenho CCAUFES

Tcnico

cm Exemplo 3: Se um objeto est representado em uma planta na escala 1:100 com uma dimenso de 9 cm qual a dimenso real do objeto? E= MD 1 cm 1 cm MR 100 cm 9 cm 100 cm X cm X= 9 100 1 9,0 m

Os exemplos apresentados anteriormente constituem-se de escalas numricas. Por outro lado, pode-se utilizar tambm as escalas grficas, que evitam constantes clculos na converso de unidades. Alm disso, se um desenho for ampliado ou reduzido, a escala grfica tambm ser ampliada ou reduzida, de modo que suas dimenses podero ser lidas diretamente. O primeiro segmento subdivido (talo) para permitir a leitura de grandezas menores. Grandezas maiores so lidas no corpo. obrigatrio a indicao da unidade na escala grfica. A indicao feita na legenda dos desenhos utilizando a palavra ESCALA, seguida dos valores da razo correspondente. Quando, em uma mesma folha, houver desenhos com escalas diferentes daquela indicada na legenda, existir abaixo dos respectivos desenhos a identificao das escalas utilizadas. 8.4) Fator de Escala O fator de escala um numero qualquer destinado a facilitar as operaes aritmticas da escala. Supomos que na escala 1:50 seria moroso ter de dividir por 50 todas as medidas do objeto para obter a medida do desenho. Ex. 2,40 m 50 = 0,048 m. Para obter o fator de escala (FE) basta dividir o numero da escala por 100. No caso anterior temos FE = 100 50 = 2. Basta ento multiplicarmos por 2 todas as medidas lineares correspondentes. Assim teramos a seguinte situao: 2 2,4 m = 4,8 cm. 8.5) Cotagem ou Dimensionamento O desenho tcnico, alm de representar, dentro de uma escala, a forma tridimensional, deve conter informaes sobre as dimenses do objeto representado. As dimenses iro definir as caractersticas geomtricas do objeto, dando valores de tamanho e posio aos dimetros, aos comprimentos, aos ngulos e a todos os outros detalhes que compem sua forma espacial. Trata-se de indicar no desenho as dimenses do objeto representado. Para isso so utilizadas as cotas, ou seja, os nmeros que correspondem s medidas dos objetos. As cotas so constitudas pela linha de cota ou de medida, linha de chamada, setas e pelo valor numrico expresso em uma determinada unidade de medida. As setas indicam o limite da linha de cota e o valor da cota indica o tamanho real do objeto. A forma mais utilizada em desenho tcnico definir as dimenses por meio de cotas que so constitudas de linhas de chamada, linha de cota,
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 12

Desenho CCAUFES

Tcnico

setas e do valor numrico em uma determinada unidade de medida, conforme mostra a Figura 6.

Figura 6 Representao de um desenho por meio de cotas. As cotas devem ser distribudas pelas vistas e dar todas as dimenses necessrias para viabilizar a construo do objeto desenhado, com o cuidado de no colocar cotas desnecessrias. No caso das vistas, uma determinada dimenso que representada, por exemplo, na vista frontal e superior s precisa ser indicada em uma delas. 8.5) Regras para Colocao de Cotas As cotas devem ser escritas acompanhando a direo das linhas de cota e devem representar a medida real do objeto, independente da escala utilizada. Deve-se evitar o cruzamento das linhas de cota. As linhas de cota podem ser contnuas ou interrompidas. Quando se utilizam as linhas de cota contnuas, o valor da cota deve ser escrito acima das linhas de cota horizontais e esquerda das linhas de cota verticais. Quando se utilizam linhas de cotas interrompidas o valor deve ser escrito no intervalo da interrupo, sem rotao. A Figura 7 (a) mostra que tanto as linhas auxiliares (linhas de chamada), como as linhas de cota, so linhas contnuas e finas. As linhas de chamadas devem ultrapassar levemente as linhas de cota e tambm deve haver um pequeno espao entre a linha do elemento dimensionado e a linha de chamada.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

13

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 7 Forma para colocar as cotas. As linhas de chamada devem ser, preferencialmente, perpendiculares ao ponto cotado. Em alguns casos, para melhorar a clareza da cotagem, as linhas de chamada podem ser oblquas em relao ao elemento dimensionado, porm mantendo o paralelismo entre si, conforme mostra a Figura 7 (c). As linhas de centro ou as linhas de contorno podem ser usadas como linhas de chamada, conforme mostra a Figura 7 (b). No entanto, preciso destacar que as linhas de centro ou as linhas de contorno no devem ser usadas como linhas de cota. O limite da linha de cota pode ser indicado por setas, que podem ser preenchidas ou no, ou por traos inclinados, conforme mostra a Figura 8 (a). A maioria dos tipos de desenho tcnico utiliza as setas preenchidas. Os traos inclinados so mais utilizados nos desenhos arquitetnicos. Em um mesmo desenho a indicao dos limites da cota deve ser de um nico tipo e tambm deve ser de um nico tamanho. S permitido utilizar outro tipo de indicao de limites da cota em espaos muito pequenos, conforme mostra a Figura 8 (b).

(a) (b ) Figura 8 Limite (a) e indicao (b) da linha de cota. No dimensionamento deve-se observar ainda:
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 14

Desenho CCAUFES

Tcnico

as linhas de cota devem ser colocadas preferencialmente fora da figura; deve-se evitar a repetio de cotas; deve-se deixar um pequeno espao entre a figura e a linha de chamada; as cotas de um desenho ou projeto devem ser expressas em uma nica unidade; uma cota no deve ser cruzada por uma linha do desenho; as linhas de cota so desenhadas paralelas direo da medida; a altura dos algarismos deve ser uniforme dentro de um mesmo desenho. Exerccios 1. Um objeto foi desenhado na escala 1:50. Uma de suas arestas mede 30mm no desenho. Qual a medida dessa aresta no objeto (em milmetros)? 2. Uma pea possui altura de 45 cm. Essa altura ser representada por quantos centmetros em uma vista na escala 1/10? 3. Em um projeto arquitetnico elaborado na escala 1:75 uma sala tem dimenses de 10x8 cm. Quais as dimenses reais da sala em metros? 4. Na planta de um lote que tem 15m de frente, qual ser a dimenso do desenho em centmetros na escala 1:100? 5. Sabendo-se que a distncia entre dois postes em uma rua de 25m e que na planta essa distncia de 10 cm, qual a escala em que a planta foi elaborada? 6. Em uma planta topogrfica desenhada na escala 1/1.000 qual a medida real (em metros) de um alinhamento que mede 12,4 cm na planta? 7. Se uma distncia que mede 3,6 km no campo est representada por 36 cm, qual a escala da planta? 8. Para desenhar um objeto que tem 105 cm em uma folha A4 que tem 210mm de largura, qual a maior escala que pode ser utilizada? 9. necessrio desenhar um galpo com as dimenses 60x15m em uma folha A3 (420x297mm) na escala 1:150. Para que a planta fique centralizada no papel, qual deve ser a distncia (em centmetros) a partir das margens? 10. Para elaborar a planta de um lote que tem as dimenses de 12x30m na escala 1/50, qual o menor formato de papel deveria ser utilizado? Repostas: 1) 1.500 mm; 2) 4,5 cm; 3) 7,5 x 6,0 m; 4) 15 cm; 5) 1:250; 6) 124 m; 7) 1/10.000; 8) 1:5; 9) 1 cm na dimenso de 420 mm e 9,85 na dimenso de 297 mm, e; 10) Formato A1
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 15

Desenho CCAUFES

Tcnico

9)

VISTAS E PROJEES

9.1) Modos de representao Dificilmente ser necessrio fazer seis vistas para representar qualquer objeto. Porm, quaisquer que sejam as vistas utilizadas, as suas posies relativas obedecero s disposies definidas pelas vistas principais. Na maioria dos casos, o conjunto formado pelas vistas de frente, vista superior e uma das vistas laterais suficiente para representar, com perfeio, o objeto desenhado. A representao de um objeto a partir das suas projees ortogonais pode ser simplificada, na prtica pelas seis vistas descritas no mtodo europeu ou americano nem sempre so todas necessrias, pode-se reduzir o nmero de vistas e de formas de representao dos objetos no sentido de facilitar o desenho e a prpria leitura. Em alguns casos, com auxlio de smbolos convencionais, possvel definir a forma do desenho desenhada com uma nica vista. No importa o nmero de vistas utilizadas, o que importa que o desenho fique claro e objetivo. O desenho de qualquer pea, em hiptese alguma, pode dar margem a dupla interpretao. O ponto de partida para determinar as vistas necessrias escolher o lado do desenho que ser considerado como frente. Normalmente, considerando a pea em sua posio de trabalho ou de equilbrio, toma-se como frente o lado que melhor define a forma do desenho. Quando dois lados definem bem a forma do desenho, escolhe-se o de maior comprimento. Feita a vista de frente faz-se tantos rebatimentos quantos forem necessrios para definir a forma do desenho. 9.2) Sistemas de projees O desenho por meio de projees um processo de representao real e utiliza normas fundamentais, tcnicas e cientficas. O mtodo das projees baseia-se num dos ramos das cincias matemticas que a geometria descritiva. Pela simplicidade do mtodo, pela fidelidade com que se representa um objeto com a sua forma real e as suas dimenses exatas, o mtodo por excelncia mais usado em desenho tcnico. Conceito: Projeo a operao pela qual um ponto, uma linha ou um objeto projetado para um plano atravs linhas denominadas de projetantes. As projees podero ser do tipo (Figura 9): 1 - Central ou Cnica quando as projetantes convergem para um ponto; 2 Cilndricas ou Paralelas quando as projectantes so paralelas entre si. Estas ainda podero ser Ortogonais, quando as projectantes so perpendiculares ao plano de proteo ou Oblquas, quando as projectantes so oblquas aos planos de proteo.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 16

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 9 Tipos de projees. 9.3) Sistemas de projees A Projeo e a transposio de entes do espao para superfcies bidimensionais. Observando a Figura 10 temos:

Figura 10 - Sistema de projeo de entes no espao. (A) = ponto objetivo localizado no espao = superfcie de projeo onde se determinam as projees dos pontos objetivo projetante = Trajetria do ponto (A) at sua interseo com a superfcie de projeo A = Interseo da projetante com a superfcie de projeo projeo de (A)
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 17

Desenho CCAUFES

Tcnico

9.4) Sistema de projeo reta plano Observando a Figura 11 nota-se a projetante uma reta e superfcie de projeo um plano.

Figura 11 - Sistema de projeo reta plano 9.5) Sistema de projees cnicas Observando a Figura 12 nota-se que o centro das projees (plo das projees) a origem das projetantes e a origem das projetantes se localiza a uma distncia finita do plano de projees.

Figura 12 - Sistema de projees cnicas 9.6) Sistema de projees cilndricas oblquas Observando a Figura 13 nota-se que o centro de projees se localiza a uma distncia infinita do plano de projees. Dessa forma, as projetantes tem uma nica direo e nesse caso especfico, a direo oblqua ao plano de projees e o ngulo de incidncia qualquer, diferente de 0, 90 e 180.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

18

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 12 - Sistema de projees cilndricas oblquas 9.7) Sistema de projees cilndricas ortogonais Observando a Figura 13 nota-se que o centro de projees se localiza a uma distncia infinita do plano de projees, a direo das projetantes ortogonal ao plano de projees, o ngulo de incidncia igual a 90. o sistema utilizado na geometria descritiva base para representao no desenho tcnico.

Figura 13 - Sistema de projees cilndricas ortogonais 10) PERSPECTIVAS Perspectiva a representao de objetos como so vistos na realidade de acordo com sua posio, forma e tamanho. A perspectiva permite tambm a visualizao do comprimento, da altura e da largura do objeto. Em perspectiva o objeto representado sobre uma superfcie plana, entretanto os procedimentos utilizados permitem que a representao aproxime-se da imagem real. So trs os tipos de perspectiva mais utilizados em desenho tcnico: a perspectiva isomtrica, cavaleira e a exata. O sistema de projees cilndricas utilizado na perspectiva isomtrica e cavaleira. A perspectiva exata utiliza o sistema de projees cnicas. A projeo de um cubo sobre um plano vertical poder ser diferente, de acordo com a posio do objeto. Se uma das faces do cubo estiver paralela
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 19

Desenho CCAUFES

Tcnico

ao plano de projeo, sua projeo ser um quadrado, com as dimenses representadas em verdadeira grandeza. Se o cubo for rotacionado em torno de um eixo vertical, de um ngulo qualquer menor que 90, na projeo, duas faces sero representadas, com tamanhos reduzidos. A partir dessa posio, inclinando-se o cubo para frente, tambm em um ngulo menor que 90, trs faces sero representadas no plano de projees, em tamanho reduzido. As arestas fornecero as direes dos trs eixos principais, perspectivados. Estes eixos projetados representaro o comprimento, a altura e a largura do objeto. Existem diversas inclinaes possveis do objeto, donde se conclui que existem infinitas perspectivas que podem ser obtidas por este processo. Dessa forma a perspectiva axonomtrica pode ser classificada de acordo com os ngulos formados pelos eixos principais. Quando os trs eixos formam entre si dois ngulos iguais e um diferente a perspectiva denominada monodimtrica ou dimtrica. Quando os trs eixos formam ngulos diferentes entre si a perspectiva denominada anisomtrica ou trimtrica e quando os eixos formam ngulos iguais entre si a perspectiva axonomtrica denominada isomtrica. Das trs possibilidades a mais utilizada a perspectiva isomtrica. A dificuldade de visualizao da forma espacial pode ser amenizada por uma elaborao do esboo em perspectiva da pea representada pelas projees ortogonais. Um dos procedimentos para leitura do desenho atravs do esboo em perspectiva semelhante modelagem a partir de um bloco com cortes sucessivos. Desenha-se inicialmente a perspectiva de um paraleleppedo que contenha as dimenses de comprimento, largura e profundidade da pea, fazendo a localizao nas faces do paraleleppedo dos sentidos de observao que foram utilizados na obteno das projees ortogonais. Comparando os sentidos de observao, marcados nas faces do paraleleppedo, com as respectivas projees ortogonais, vai-se esboando em perspectiva os detalhes definidos em cada vista do desenho. A utilizao dos esboos em perspectiva facilita a visualizao da forma espacial porque permite que o entendimento da forma espacial de parte da pea seja anotado e somado sucessivamente at o aparecimento da forma espacial total. Pela anlise das projees ortogonais, possvel identificar gradativamente formas geomtricas simples que compem a forma espacial da pea, as quais sucessivamente foram subtradas do paraleleppedo de referncia, para a obteno do esboo em perspectiva. Outro procedimento para elaborao dos esboos em perspectiva para facilitar a visualizao da forma espacial representada em projees ortogonais , considerando os sentidos de observao, desenhar nas respectivas faces dos paraleleppedos as vistas correspondentes. Exerccios
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 20

Desenho CCAUFES

Tcnico

Desenhar um cubo com 6 cm de aresta, na escala 1:1 em perspectiva de 30, 45 e 60 usando a quadro abaixo. Relao das medidas reais com a do desenho Perspectiva Discriminao 30 45 Largura 1:1 1:1 Altura 1:1 1:1 Profundidade 1:2/3 1:1/2

60 1:1 1:1 1:1/3

Representar a perspectiva do objeto na escala de 1:50 representado nas vistas abaixo. As dimenses so representadas em milmetros

11)

PROJETO ARQUITETNICO

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

21

Desenho CCAUFES

Tcnico

importante conhecer a linguagem do projeto arquitetnico, com seus smbolos e convenes, assim como, para saber ler e escrever corretamente temos necessidade dos conhecimentos e regras de gramtica. O desenho arquitetnico apresenta uma srie de peculiaridades, que veremos a seguir, no sentido de instruir o aluno e torn-lo capaz de fazer uma leitura completa do projeto. O projeto arquitetnico constitudo pelos seguintes desenhos: Planta Baixa ou Pavimento Trreo Pavimento Superior (quando for sobrado ou prdio) Layout Corte Transversal Corte Longitudinal Fachadas Planta de Cobertura Planta de Situao Implantao e Locao Quadro de Aberturas Quadro de reas 11.1) Planta de situao-orientao Estabelece a posio do prdio ou obra em relao ao terreno (propriedade). Deve indicar principalmente: - Distncia dos contornos s divisas e/ou outras construes de referncia, tais como: cercas, estradas, rvores ornamentais, podendo essas tambm constar como ponto de referncia; - Cotas altimtricas do terreno; - Orientao topogrfica ou seja, a posio norte; - Demais instalaes da propriedade. 11.2) Planta baixa a projeo em plano horizontal resultante de um corte da obra na altura do peitoril (aproximadamente 1,50m em relao ao piso de cada pavimento), por meio de plano imaginrio horizontal. Observando a planta baixa, vemos que ela deve apresentar, os seguintes itens: localizao dos diversos cmodos; localizao de alvenarias, pilares e pilastras; dimenses dos elementos; portas, janelas e vos livres com respectivas dimenses; cotas internas e externas; diferenas de nvel soleiras e degraus; projeo do beiral e projeo de passeios. Podendo indicar tambm a posio dos equipamentos. Na Figura 14 esto apresentados alguns exemplos de planta baixa.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

22

Desenho CCAUFES

Tcnico

(a) (

(b)

c)

(d )

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

23

Desenho CCAUFES

Tcnico

(e)

Figura 5 Alguns exemplos de planta baixa de um projeto arquitetnico residencial.

Exerccio Desenhar a planta baixa da figura abaixo na escala de 1:50. As dimenses so representadas em metros

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

24

Desenho CCAUFES

Tcnico

11.3) Fachada ou elevao a projeo em plano vertical de uma ou mais faces externas. Geralmente a fachada principal, voltada para a entrada ou o local de melhor viso, recebe um tratamento esttico mais elaborado. Isto mais importante nas construes urbanas, pois na zona rural praticamente todas as fachadas ou pelo menos duas ou trs so amplamente visualizadas. A fachada deve mostrar especificamente os materiais de acabamento e sua localizao, assim como sugesto para cores. Muitos projetos aparecem
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 25

Desenho CCAUFES

Tcnico

sem a indicao de cor, por ser este um assunto muito pessoal, dependendo de aspectos psicolgicos. No confundir fachada com corte, nunca deve-se cotar a fachada.

Figura 6 Exemplo de uma fachada

Exerccio
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 26

Desenho CCAUFES

Tcnico

Desenhar as fachadas leste e norte das figuras abaixo na escala de 1:50. As dimenses so representadas em metros

Fachada Leste

Fachada Norte 11.4) Cortes So projees verticais de cortes efetuados por planos imaginrios verticais. Podem ser longitudinais, quando feitos no sentido do maior comprimento da obra, e transversais, quando perpendiculares ao primeiro. Na planta baixa, o local exato dos cortes indicado por linha grossa, interrompida e contendo letras como AB ou CD, etc. em cada extremidade. Os cortes devem ser efetuados nos cmodos que contenham maior dvida ou necessidades de maiores esclarecimentos.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 27

Desenho CCAUFES

Tcnico

Devem mostrar os seguintes itens com as respectivas dimenses: altura dos cmodos ou p- direito; altura dos peitoris e vergas dos vos; espessura das alvenarias; espessuras de lajes; perfil do terreno; altura do baldrame; aterros ou cortes; engradamento do telhado; diferena de nvel dos pisos; sugesto de alicerce. Podem ainda indicar: revestimentos das alvenarias e posio de equipamentos. Alguns elementos da construo exigem uma apresentao com pormenores que escalas reduzidas no reproduziriam a contento. Geralmente so partes ou peas de pequenas dimenses em relao a obra global.

Figura 7 Exemplo de um corte.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

28

Desenho CCAUFES

Tcnico

Exerccio Desenhar o corte AB da figura abaixo na escala de 1:50. As dimenses so representadas em metros

11.5) Planta de cobertura Representa a projeo em plano horizontal das guas ou planos inclinados da cobertura e os respectivos complementos como calhas, condutores, cumeeiras e espiges. Deve mostrar primordialmente: projeo das alvenarias, em linha interrompida, com trao fino; projeo das guas ou planos inclinados com cumeeiras e espiges; complementos tais como calha de beiral ou de rinco, condutores, rufos, etc.; indicao do sentido de queda das guas, por meio de setas e platibandas. Podem ainda conter as cumeeiras de ventilao, telhas de ventilao, lanternins e sheds.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

29

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 8 Exemplo de uma planta de cobertura.

Exerccio Desenhar a planta de cobertura da figura abaixo na escala de 1:50. As dimenses so representadas em metros

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

30

Desenho CCAUFES

Tcnico

11.6) Planta de situao Define a situao do lote em relao quadra, s ruas e aos lotes vizinhos.

Prof. Giovanni de Oliveira Garcia

31

Desenho CCAUFES

Tcnico

Figura 9 Exemplo de uma planta de situao.

Exerccio Desenhar a planta de situao da figura abaixo na escala de 1:50. As dimenses so representadas em metros
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 32

Desenho CCAUFES

Tcnico

12) PROJETOS Existem inmeros tipos de projetos, tais como: estrutural, arquitetnico, hidrulico, sanitrio, eltrico, de decorao, de urbanizao, etc.. De um modo geral as exigncias e normas so muitas parecidas. Nesta apostila vamos retratar apenas o projeto arquitetnico. Os projetos constam de duas partes, a grfica e a descritiva. A parte grfica compem os desenhos fazendo parte a planta de situao-orientao, a planta baixa, os cortes (longitudinal e transversal), os detalhes, a planta de cobertura e a(s) fachada(s). A parte descritiva contm as especificaes tcnicas, o memorial descritivo, o oramento e o cronograma fsico-financeiro. A apresentao grfica prev, na fase de composio do programa, o anteprojeto (estudo), que so tentativas ou esboos, inicialmente sem escala, onde se busca ordenar os espaos e passar as idias para o papel. Somente aps o anteprojeto estar do agrado geral que se inicia a elaborao do projeto. Os originais so desenhados em papel vegetal ou mesmo do tipo manteiga, dependendo da importncia da obra. rgos como o DIPOA do
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 33

Desenho CCAUFES

Tcnico

Ministrio da Agricultura exigem projetos em papel tipo tela. Os originais so mantidos em arquivo, entregando-se aos clientes cpias heliogrficas dos mesmos. O formato de livre escolha, a no ser em caso de exigncias em concorrncias ou desenhos para rgos oficiais que assim o exigirem. Neste caso os formatos sero A0, A1, A2, A3 ou A4. Dependendo da importncia da obra, sero tambm necessrios projeto eltrico, hidrulico e de esgotos, de clculo estrutural, de interiores e paisagismo. No entanto, so itens requeridos em projetos urbanos (na maior parte das vezes). As cores podem ser desprezadas a no ser em caso de reformas, quando pode ser usado o esquema a seguir: alvenarias e partes cortadas a construir cor vermelha; alvenarias e partes cortadas a demolir - cor amarela; alvenarias e partes cortadas que permanecem - branco ou preto.
13) REFERENCIAS

BIBLIOGRFICAS tcnico para a construo civil. So

DORING, KURT . Desenho Paulo:Idem,1974.107p.

FERREIRA, P.; MICELI, M.T. Desenho tcnico bsico. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 2001, 144p. FRENCH, T. E. Desenho Tcnico. Porto Alegre: Globo. 1973.647p. MONTENEGRO, G.A. Blucher.1978.134p. Desenho arquitetnico. So Paulo:Edgard

NEIZEI, E. Desenho tcnico para construo civil. So Paulo: EPU, 1974, V.I. OBERG, L. Desenho arquitetnico. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico. 2.Ed.1973.161p. PEREIRA, A. Desenho Tcnico bsico. Rio de Janeiro: F.Alves.1976.127p. RODRIGUES, E. Como Utilizar Corretamente a Perspectiva no Desenho. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1980. 88p. SPECK, H. J., PEIXOTO, V. V. Manual Bsico de Desenho Tcnico. Florianpolis:DAUFSC, 1997. 179 p. UNTAR, J., JENTZSCH, R. Desenho Arquitetnico. Viosa: UFV. 1977, 62 p VIERCH, F. Desenho tcnico e tecnologia grfica. 6 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1999, 1093p.
Prof. Giovanni de Oliveira Garcia 34

Das könnte Ihnen auch gefallen