Sie sind auf Seite 1von 11

SUMRIO 1 INTRODUO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 Conceito da Contabilidade 4 2.1.1 Objeto e Obejtivo da Contabilidade 4

2.2 ESCRITURAO CONTBIL................................................................................5 2.2.1 Livro Dirio..........................................................................................................5 2.2.2 Livro Razo.........................................................................................................5

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTO EMPRESARIAL...............................................6

2.4 DEMONSTRAES CONTBEIS.........................................................................7 2.4.1 BALANO PATRIMONIAL..................................................................................7 2.4.2 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCICIO.....................................8

2.5 PROCESSO ADMINISTRATIVO............................................................................9 2.5.1 Planejamento.......................................................................................................9 2.5.2 Organizao........................................................................................................9 2.5.3 Direo..............................................................................................................10 2.5.4 Controle.............................................................................................................10

2.6 AMBIENTE DAS ORGANIZAES.....................................................................11

2.7 ASPECTOS JURDICOS RELEVANTES.............................................................12

2.8

REFERNCIAS 8

APNDICES

9 10

APNDICE A Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados

ANEXOS

11 12

ANEXO A Ttulo do anexo

INTRODUO

Alm dos conceitos bsicos da contabilidade, necessrio o aprendizado e o conhecimento em outras reas, que serviram de suporte para atuao do profissional. Veremos diversos conceitos introdutrios em Cincias Contbeis, Fundamentos da Administrao, a contribuio do Direito Pblico e Privado e principais Operaes Matemticas.

DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DA CONTABILIDADE a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o resgistro, a demosntrao expositiva e a interpretao dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informaes sobre suas composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico e decorrente da gesto da riqueza patrominial. (Hilrio Franco,1996)

2.1.1

OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O obejto de estudo da contabilidade o Patrimnio, que composto pelos bens + direitos+ obrigaes de uma entidade econmico-administrativa. Patrimnio = Bens + Direitos + Obrigaes A contabilidade um instrumento que fornece diversas infomaes teis para tomada de decises, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade possvel conhecer toda estrutura econmica e financeira das entidades.

3 ESCRITURAO CONTBIL A escriturao Contbil o registro dos fatos contbeis de acordo com o mtodo das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princpios e normas contbeis. A entidade deve fazer os lanamentos em determinados livros denominados Livro Dirio e Livro Razo.

3.1 LIVRO DIRIO

obrigatrio, todas as empresas devem fazer os lanamentos e registrar em rgos competentes, como juntas comerciais e cartrios. O registro no dirio so feitos em ordem cronolgica observando dia, ms e ano e os registros devem ser numerados.

3.1.1 LIVRO RAZO

um livro atualmente obrigatrio, indispensvel em qualquer tipo de empresa. O registro no razo realizado em contas individualizadas; tem-se assim um controle por conta. (MARION,1998, p.146).

4 A CONTABILIDADE NA GESTO EMPRESARIAL

Hoje, numa economia cuja estabilidade monetria se faz presente, em que margem de lucro foi sensivelmente reduzida, as empresas necessitam mais do que nunca de uma boa administrao. Aos poucos, muito lentamente, os empresrios esto percebendoque, sem controle, no h sade financeira e que os relatrios necessrios ao processo decisrio, so fornecidos pela Contabilidade. Sem ela, no h dados, sem dados no se pode elaborar relatrios e sem eles a interpretao da situao da empresa no possvel, o que impede uma tomada de deciso coerente e sustentada.

5 DEMONSTRAES CONTBEIS Para fins de atendimento dos usurios da informao contbil, a entidade dever apresentar suas demonstraes contbeis ( tambm denominadas demonstraes financeiras) de acordo com as normas regulamentares dos rgos normativos. Segundo o IBRACON (NPC 27), as demonstraes contbeis so uma representao monetria estruturada da posio patrimonial e financeira em determinada data e das transaes realizadas por uma entidade no perodo findo nessa data. O objetivo das demonstraes contbeis de uso geral fornecer informaes sobre a posio patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que so teis para uma ampla variedade de usurios na tomada de decises. As demonstraes contbeis tambm mostram os resultados do gerenciamento, pela administrao, dos recursos que lhe so confiados. Tais informaes, juntamente com outras constantes das notas explicativas s demonstraes cntabeis, auxiliam os usurios a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade. 5.1 BALANO PATRIMONIAL Conforme a Lei 6.404/76 (artigo 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balano Patrimonial constitudo pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimonio Liquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao. O Patrimnio Liquido compreende os recursos prprios da entidade, e seu valor a diferena entre o valor do ativo e o valor do passivo. Quando o valor do passivo for maior que o valor do ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Liquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto.

5.1.1 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 ( Lei das Sociedades por Aes) instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio.

A demonstrao do resultado tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar:

- a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; - a receita liquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; - as despesas com as vendas, as despesas finaceiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; - o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas operacionais; - o resultado do exerccio antes do imposto sobre a renda e a proviso para o imposto; - as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficiarias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; - o lucro ou prejuzo liquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social.

6 PROCESSO ADMINISTRATIVO Planejamento -> Definir misso, formular objetivos, definir planos e programar atividades. Organizao-> Dividir o trabalho, designar atividades, agrup-las em rgos e cargos, definir autoridade. Direo-> Designar as pessoas, coordenar os esforos, comunicar, motivar, liderar.

Controle-> Definir padres, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho, ao corretiva.

6.1 PLANEJAMENTO

O planejamento um processo que comea com os objetivos e define os planos para alcan-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcanados o ponto de partida do planejamento. A fixao dos objetivos a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar at l.

6.1.1 ORGANIZAO

A organizao uma entidade social porque constituda por pessoas. dirigida para objetivos porque desenhada para alcanar resultados, como gerar lucros, proporcionar satisfao social, etc. deliberadamente estruturada pelo fato que o trabalho dividido e seu desempenho atribudo aos membros da organizao. Nesse sentido, a palavra organizao significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. 6.1.1.1 DIREO

A direo constitui a terceira funo administrativa e que vem logo depois do planejamento e da organizao. Definido o planejamento e estabelecida a organizao, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este o papel da direo: acionar e dinamizar a empresa. A direo est relacionada como a ao, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela est diretamente relacionada com a atuao sobre os recursos humanos da empresa.

6.1.1.1.1 CONTROLE

A finalidade do controle assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possvel aos objetivos previamente estabelecidos. A essncia do controle reside na verificao se a atividade controlada est ou no alcanando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

7 AMBIENTE DAS ORGANIZAES

AMBIENTE tudo aquilo que envolve externamente uma organizao. o contexto dentro do qual uma organizao est inserida. Como a organizao um sistema aberto,ela mantm transaes e intercmbio com seu ambiente. Isto faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organizao.

AMBIENTE GERAL o macro ambiente, ou seja, o ambiente comum a todas as organizaes.Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizaes.

8 ASPECTOS JURDICOS RELEVANTES

importante que o profissional contbil tenha conhecimentos jurdicos em especial aqueles ligados a sua rea de atuao, como por exemplo, de tributao (so normas jurdicas que regulamentam os tributos), Trabalhista e previdenciria (da mesma forma, regulada por legislaes) etc. Portanto, pode-se dizer que h muitos aspectos jurdicos a serem considerados relevantes mas em especial os ligados diretamente a atividade contbil. Os setores onde mais se aplica so no Depto. Pessoal e Escrita Fiscal. Como temas jurdicos e tcnicos podemos citar entre os principais as observaes das legislaes trabalhistas e previdencirias. Das tributrias necessrio estar constantemente atendo as novas leis e como so aplicadas no mbito da empresa. O Direito um instrumento para a realizao da contabilidade, porque sem as normas de procedimento, leis, no conseguiremos realizar de forma organizada como se faz hoje, os relatrios e declaraes obrigatrias.

9 PRINCIPAIS OPERAES MATEMATICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTBEIS.

A Contabilidade e a Matemtica so essenciais ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, prope-se estabelecer uma abordagem interdisciplinar entre essas disciplinas, visando a uma aplicao prtica da anlise custo/volume/lucro no ensino de funes polinomiais do 1 grau.

Um dos conceitos matemticos mais utilizados em nossa vida diria a porcentagem. Podemos definir porcentagem como a centsima parte de uma grandeza ou o clculo baseado em 100 unidades. Muitas vezes, vemos a porcentagem associada com operaes de acrscimo ou de desconto nos preos dos produtos e servios. Exemplo 1: Um produto tem desconto de 15% que corresponde a R$ 180,00. Qual o valor do produto? Aqui temos que o desconto recebido foi de 15% que equivale a 180,00 reais, ento podemos descobrir o valor total do produto (100%) por meio de uma regra de trs. Assim:

Exemplo 2: Um produto foi comprado por um valor de R$260,00 e revendido posteriormente por R$ 340,00. Qual a taxa percentual de lucro? Nesse caso ns temos a diferena entre 340 260 como sendo o lucro, num total de R$80,00. Agora, vamos calcular qual a taxa percentual que representa essa diferena. Fazendo uma regra de trs, temos:

CONCLUSO

Responde-se aos objetivos sem, no entanto, justific-los.

Das könnte Ihnen auch gefallen