Sie sind auf Seite 1von 7

E S C O L A

S E C U N D R I A / 3

A N T N I O

S R G I O

Te ste E scr it o

Data

01 / 02 / 2008
g rrrrr

CLASSIFICAO _______________________________________________ O PROFESSOR________________________

ax rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr a rrrrrr

1 Observe a figura 1. 1.1 Calcule o gradiente geotrmico para a litosfera continental, at profundidade de 25 km, 50 km e 100 km. 1.2 Quais so as principais concluses que se podem retirar da comparao dos valores calculados anteriormente? 1.3 O gradiente geotrmico para a litosfera ocenica superior ao da litosfera continental." Comente a afirmao. 1.4 Para profundidades superiores a 200 km, os gradientes geotrmicos da litosfera continental e ocenica convergem. Calcule o grau geotrmico para profundidades entre os 200 e os 400 km.

2 O conhecimento do Globo terrestre baseia-se em mtodos diversificados. Os cientistas podem recorrer a mtodos directos, em que lidam com dados recolhidos, quer superfcie, quer at profundidades em que a tecnologia actual permite fazer sondagens. No entanto, o conhecimento da Terra profunda baseado apenas em mtodos indirectos, como os dados da Planetologia e os dados colhidos por mtodos geofisicos, associados a simulaes. Figura 1 2.1 Para cada um dos itens indicados a seguir, assinale os que correspondem a mtodos directos (x) e os que correspondem a mtodos indirectos (y). A - A temperatura no interior de minas superior temperatura superfcie. B - O ncleo terrestre tem composio ferroniqulica, tal como certos meteoritos. C - A interpretao de dados ssmicos permite concluir que a rigidez dos materiais terrestres aumenta com a profundidade. D - A densidade das rochas colhidas no fundo ocenico de cerca de 3,0. E - A anlise qumica da lava emitida por um vulco permitiu ver que era uma lava bsica. F - A densidade da Terra 5,5. G - A velocidade das ondas ssmicas aumenta com a profundidade, logo, as caractersticas fsicas das rochas em profundidade so diferentes. H - No ncleo terrestre existem presses de milhares de quilobares. I - O ncleo externo da Terra lquido, uma vez que as ondas S no o atravessam. 2.2 Existem, muitas vezes, rochas salinas associadas a jazigos de petrleo. Como as rochas salinas so menos densas e mais deformveis do que as rochas encaixantes, elas sobem lentamente em direco superfcie, formando domas. 2.2.1 Como podem ser detectados domas salinos em profundidade, recorrendo ao mtodo gravimtrico? Figura 2 2.2.2 Porque aplicado o mtodo gravimtrico na prospeco do petrleo?

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano


3 Estabelea a correspondncia entre os tipos de actividade vulcnica da coluna I e as caractersticas dessa actividade referidas na coluna II.

Mdulo 2 * 01-02-2008

4 Observe com ateno a figura 3. 4.1 Faa a legenda da figura. 4.2 Caracterize a lava do vulco representado quanto sua composio qumica. 4.3 Avalie o risco para as populaes da proximidade de um vulco do tipo representado na figura e explique como esse risco dever ser controlado. Figura 3 5 Das afirmaes seguintes, seleccione aquelas que so verdadeiras. A - Os cones vulcnicos dos vulces de tipo misto so constitudos por camadas alternadas de lava e piroclastos. B - As lavas bsicas so caractersticas do vulcanismo de tipo efusivo. C - O teor em slica da lava no tem influncia na sua temperatura. D - Estruturas como agulhas vulcnicas ou domas formam-se em vulces de lavas bsicas. E - No vulcanismo de tipo central, a emisso de lavas ocorre ao longo de fracturas, por vezes com vrios quilmetros de extenso. F - As lavas encordoadas arrefecem dentro de gua.

6 A figura 4 representa um mapa das ilhas do Havai e um possvel modelo explicativo da formao das mesmas.

6.1 Identifique o fenmeno representado pela letra X. 6.2 Faa a correspondncia entre os vulces 1, 2 e 3 e as ilhas A, B e C do mapa. 6.3 Assinale no esquema o sentido de deslocao da placa. Figura 4 6.4 Explique a origem das ilhas do Havai.

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano


7 Analise os esquemas da figura 5.

Mdulo 2 * 01-02-2008

Figura 5 7.1 Caracterize o movimento das partculas relativamente direco de propagao das ondas P e das ondas S. 7.2 Explique a razo pela qual as ondas P so designadas por ondas de compresso. 7.3 Indique o tipo de ondas que lhe parece poder provocar directamente maior destruio nas construes humanas.

8 O mapa da figura 6 ilustra a distribuio dos sismos no planeta Terra.

Figura 6 8.1 Identifique as regies do planeta Terra caracterizadas por uma sismicidade elevada.

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano

Mdulo 2 * 01-02-2008

8.2 Explique a razo da ocorrncia preferencial de sismos nas zonas que referiu na questo anterior. 8.3 Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). A - Os limites divergentes das placas litosfricas so as zonas onde ocorrem mais sismos. B - os sismos, que ocorrem ao longo dos limites divergentes das placas, so geralmente sismos de foco profundo. C - os sismos de maior intensidade ocorrem ao longo dos limites convergentes das placas litosfricas. D - os sismos no interior de placas so menos frequentes que nas suas margens. E - Os sismos so o nico tipo de actividade geolgica associada aos limites das placas litosfricas.

9 Estabelea a correspondncia entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II.

COLUNA I

COLUNA II

A - Magnitude ssmica B - Intensidade ssmica C - Rplica D - Sismgrafo E - Abalo premonitrio F - Sismograma G - Escala de Richter H - Tsunami I - Escala de Mercalli

1 - Aparelho que regista os sismos. 2 - Abalos de menor intensidade que se seguem a um sismo principal. 3 - Parmetro de avaliao da grandeza de um sismo que se baseia nos efeitos produzidos por este. 4 - Escala de magnitude ssmica. 5 - Onda gigante originada por um sismo com epicentro no mar. 6 - Pequeno abalo que antecede um sismo principal. 7 - Escala de intensidade ssmica. 8 - Registo de um sismo obtido por um sismgrafo. 9 - Parmetro de avaliao da grandeza de um sismo que se baseia na quantidade de energia libertada no foco.

10 Faa corresponder a cada uma das afirmaes uma letra da chave seguinte. Chave: A - Ondas S B - Ondas P C - Ondas L Afirmaes 1 - Propagam-se apenas superfcie da Terra. 2 - So as ondas ssmicas de menor amplitude. 3 - So as ondas ssmicas de menor velocidade. 4 - Propagam-se apenas em meios slidos. 5 - So as primeiras a serem detectadas nos sismgrafos. 6- As partculas dos materiais rochosos vibram perpendicularmente direco de propagao da onda. 7 - As partculas dos materiais rochosos vibram em movimentos orbitais. 8 - So as ondas ssmicas de maior amplitude.

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Cotaes do Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano

Mdulo 2 * 01-02-2008

TESTE ESCRITO 10 ANO - Biologia e Geologia - MDULO 2 (dois) COTAES 1 1.1 1.2 1.3 1.4 12 8 8 8 2 2.1 2.2 2.2.1 2.2.2 9 8 8 3 4 4.1 4.2 4.3 8 8 8 5

Data 01 / 02 / 2008 TOTAL

6 6.1 6.2 6.3 6.4 8 6 8 9

7 7.1 7.2 7.3 8 8 8

8 8.1 8.2 8.3 8 8 5

10

16

200

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Resoluo do Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano

Mdulo 2 * 01-02-2008

1 1.1 500 C/25 km = 20 C/km 850 C/50 km = 17 C/km 1150 C/100 km = 11,5 C/km 1.2 Ocorre aumento da temperatura com a profundidade, mas esse aumento tende a ser menor com o aumento da profundidade, isto , prximo da superfcie a temperatura aumenta mais rapidamente do que nas camadas mais internas da Terra. A anlise do declive das linhas tambm permite chegar a esta concluso. 1.3 A afirmao est correcta, pois a temperatura na litosfera ocenica aumenta de uma forma mais intensa do que na litosfera continental. Para uma mesma profundidade, a temperatura superior na litosfera ocenica, implicando um gradiente geotrmico maior. 1.4 Entre os 200 e os 400 km de profundidade a temperatura passa dos 1350 para os 1500 C. Assim, 200000 m/150C = 1333 m/C. 2 2.1 Ax By Cy

Dx Ex Fy

Gy Hy Ly

2.2 2.2.1 Utilizando um gravmetro, verifica-se que a fora gravtica diminui com a aproximao do doma, atingindo um valor mais baixo no local sobre o doma. 2.2.2 Como o petrleo pouco denso e forma, muitas vezes, jazigos associados a domas salinos, quando se detecta um desses domas h probabilidades de existir petrleo nas proximidades.

3 A - 1, 3, 7, 8 B - 2, 4, 5 C - 6. 4 4.1 1 - Agulha vulcnica 2 - Cone vulcnico 3 - Chamin principal 4 - Cmara magmtica 4.2 Lava cida, com elevado teor em slica. 4.3 Actividade vulcnica de risco elevado, tipo explosivo. O risco pode ser controlado pela monitorizao de factores como actividade ssmica, inclinao dos terrenos, temperatura da gua e outros. As populaes devem ser evacuadas quando esses factores indiciarem risco de erupo. 5 A, B. 6 6.1 X - Ponto quente. 6.2 1-A

2-B

3-C

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Resoluo do Teste escrito de Biologia e Geologia * 10 ano


6.3 Da direita para a esquerda.

Mdulo 2 * 01-02-2008

6.4 As ilhas do Havai tiveram origem num ponto quente que resultou das plumas trmicas existentes no interior da Terra. Estas so canais tubiformes situados, muitas vezes, longe dos bordos das placas e alimentados pelo calor do ncleo, por onde ascende material a altas temperaturas. Sempre que esse material origina a ruptura da placa litosfrica forma-se um vulco, que ser uma nova ilha. 7 7.1 No caso das ondas P as partculas movimentam-se segundo a direco de propagao, da frente de onda. Nas ondas S as partculas oscilam perpendicularmente direco de propagao da onda. 7.2 As ondas P vo provocando alternadamente compresses e rarefaces no material rochoso medida que se d a propagao da onda. 7.3 As ondas superficiais propagam-se exclusivamente prximo da superfcie do Globo, pelo que so as responsveis pelos deslocamentos mais pronunciados das partculas rochosas onde se encontra o edificado propagando-se s prprias construes. 8 8.1 A toda a volta do oceano Pacfico (anel de fogo), regio central dos oceanos Atlntico e Indico, Mar Mediterrneo e sudoeste asitico at ao Japo. 8.2 So zonas que coincidem com limites das placas litosfricas. A coliso, afastamento ou deslizamento das placas provoca instabilidade geolgica e a acumulao e libertao de energia que d origem a sismos. 8.3 AF BF

CV DV

E - F.

9 A9 B3 C2

D1 E6 F8

G4 H5 I7

10 1C 2B 3C

4A 5B 6A

7C 8C

A pacincia no seno uma energia" Sand, George

Das könnte Ihnen auch gefallen