Sie sind auf Seite 1von 3

Ficha de consolidao - Portugus 2A 2012/2013 Nome: _______________________________________ Data _ __ /__/ ____ L o texto da pgina 95 e responde no teu caderno 1- Seleciona

com X a opo correta, de acordo com o texto. A histria passa-se numa poca especial. Que poca essa? Natal. Incio do inverno. primavera. outono.

2- Na tua opinio, porque que a personagem podia regressar ao pequeno lago? 3- Porque que a personagem precisou da lanterna? 4- Assinala com X a opo correta, de acordo com o sentido do texto. A caminho de casa encontrou uma lanterna. um cavalo. um rato. o ourio, o texugo e um rato.

Quando o sapo chegou a casa pousou uma cana. uma lanterna. uma lanterna atrs de si. um lpis.

5- Completa as frases e numera-as de 1 a 5, de acordo com a ordem de acontecimento. Estava mesmo a saltar___________________________ Reparou que estava ____________________________. Soprava o vento ________________________________. O Sapo estava_________________________________. E volta dele __________________________________.

Ficha adaptada Mundo da Carochinha

Trimestral 2 perodo Portugus 2 Ano

6- Quais eram as caratersticas do Monstro do Lago? 7- Escreve uma frase com o mesmo significado da seguinte: Soprava o vento por entre as rvores. 8- Observa e completa: Era bom - Eram __________ o jardim - _________________ a viagem as _________________ o botequim - ____________________

9- Escreve frente de cada palavra o nmero de slabas que a formam. adormecia Domingos da. pasta cena.

11- No dia da festa, vestia a melhor roupa: as calas engomadas e azuis, a camisa desabotoada at ao segundo boto. O pulver velho por cima da camisa. Penteava o cabelo longo, dividindo-o a meio. E calava os sapatos largos e poeirentos na vspera. 11.1 - Descreve as calas e a camisa da personagem. 11.3 - Assinala com X a palavra que caracteriza o pulver. velho verde azul

11.4 - Como se classifica a palavra que assinalaste? nome verbo adjetivo

12- Escreve as frases, substituindo as palavras sublinhadas por palavras de significado contrrio. Acordava no sbado, muito cedo. Sujava a melhor roupa que tinha. Da a nada subia figueira da professora Clara. 13- Passa para a forma negativa as seguintes frases: 13.1-Os gatos comeavam a miar. 13.2 - Eu ia na frente a tocar clarinete. 13. 3 - Entrvamos em todas as padarias. 14- Descreve como costumas passar o domingo de Pscoa.

Ficha adaptada Mundo da Carochinha

Trimestral 2 perodo Portugus 2 Ano

Revises 2 perodo
Os nomes (ou substantivos) so palavras que designam, normalmente objetos, ideias ou entidades. Existem nomes prprios, nomes comuns e nomes coletivos Os verbos so palavras muito importantes na frase. Qualquer frase tem pelo menos, um verbo. Exs.: para! Os verbos muitas vezes designam aes, como brincar, correr, entrar ou abraar.

Tenho dois irmos Mas tambm podem referir-se a outros acontecimentos e a outras situaes que no so aes, como morrer, dormir ou compreender. Os substantivos e adjetivos cuja terminao no singular seja em, im, om, um formam o plural acrescentando um s, mas na escrita o m muda para n Ex.: homem - homens; armazm - armazns; origem - origens; botequim - botequins; jardim - jardins; ruim - ruins; bom - bons; tom - tons; som - sons; comum - comuns; lbum - lbuns; atum - atuns.

Frases afirmativas e frases negativas


As frases podem ter formas diferentes afirmativa ou negativa O sol est quente. O mar est calmo A paisagem bonita. O sol no est quente. O mar no est calmo A paisagem no bonita.

Assim as frases afirmativas podem transformar-se em frases negativas ou as frases negativas em frases afirmativas.

As palavras que tm significados opostos so antnimas.

Das könnte Ihnen auch gefallen