Sie sind auf Seite 1von 15

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Biologia e Geologia


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 702/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
15 Pginas

2010
VERSO 1
Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens do Grupo I (1, 2, 3, 4 e 5), do Grupo II (1, 2, 3, 4, 5 e 6), do Grupo III (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) e do Grupo IV (1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8). Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo correcta. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702.V1 Pgina 1/ 15

GRUPO I
Algumas pedras preciosas so variedades de corindo, um mineral raro, composto por tomos de alumnio e de oxignio (Al2O3). Na estrutura cristalina do corindo, alguns dos tomos de alumnio podem ser substitudos por crmio, formando-se uma gema vermelha brilhante, designada rubi, ou por ferro e titnio, formando-se safiras azuis. Na cordilheira dos Himalaias, encontram-se mrmores com cristais de rubi, tendo o movimento das placas litosfricas contribudo para a sua formao. H cerca de 50 milhes de anos, entre a placa indiana e a placa euroasitica existia um mar, o Mar de Ttis. medida que a placa indiana se movimentou em direco placa euroasitica, o Mar de Ttis foi-se fechando e, devido a intruses magmticas, ocorreu metamorfismo das rochas carbonatadas do fundo marinho. A presena de numerosos fsseis de animais marinhos nos estratos superiores dos Himalaias constitui uma prova da existncia do Mar de Ttis. No se encontram cristais de rubi em todos os mrmores da crosta terrestre. Os gelogos tm investigado os mecanismos envolvidos na sua formao e propuseram o seguinte modelo: na evoluo orognica, representada na Figura 1, grande parte do fundo do Mar de Ttis continha os elementos necessrios formao daquelas pedras preciosas e o mar era to superficial, em determinados locais, que secou e se formaram camadas de sais, os evaporitos. Os sais, ao serem aquecidos, originaram um fluxo, que permitiu que alguns tomos da rede cristalina do corindo, presente nos mrmores, pudessem ser substitudos, originando mineralizaes de rubi. Segundo este modelo, os evaporitos so a chave para explicar a formao de cristais de rubi.

Figura elaborada com base em Garnier, V. et al., Marble-hosted ruby deposits from Central and Southeast Asia, 2008

Figura 1 Representao esquemtica do movimento das placas litosfricas, com desaparecimento do Mar de Ttis e formao dos Himalaias, desde h 50 milhes de anos.

1. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Os estratos superiores do monte Evereste, na cordilheira dos Himalaias, fizeram parte de um fundo marinho (A) soerguido durante a aco de foras distensivas. (B) subdutado durante a aco de foras compressivas. (C) soerguido durante a aco de foras compressivas. (D) subdutado durante a aco de foras distensivas.

Prova 702.V1 Pgina 2/ 15

2. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Alguns dos fsseis referidos no texto permitem determinar a idade _______ dos estratos em que se encontram, dada a _______ longevidade das respectivas espcies. (A) absoluta ... grande (B) absoluta ... pequena (C) relativa ... grande (D) relativa ... pequena

3. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. No choque da placa indiana com a placa euroasitica, o material rochoso, sujeito a tenses, deforma-se de modo _______, originando falhas em que o tecto _______ em relao ao muro. (A) irreversvel ... sobe (B) irreversvel ... desce (C) reversvel ... sobe (D) reversvel ... desce

4. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. O mrmore com cristais de rubi da cordilheira dos Himalaias uma rocha que (A) resulta da aco de uma intruso magmtica em rochas calcrias. (B) provm da consolidao de um magma em profundidade. (C) apresenta uma orientao preferencial dos minerais constituintes. (D) possui alternncia de bandas mineralogicamente distintas.

5. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Os depsitos gerados em ambiente glacial so _______ calibrados, sendo _______ os efeitos da meteorizao qumica. (A) bem ... preponderantes (B) mal ... preponderantes (C) mal ... insignificantes (D) bem ... insignificantes

6. Explique de que modo o processo de metamorfismo e a formao de evaporitos contriburam para as mineralizaes de rubis em rochas dos Himalaias.

7. A caracterstica que faz do corindo o termo 9 da escala de Mohs verifica-se, tambm, no rubi e na safira azul. Relacione essa caracterstica com a utilizao, em joalharia, das referidas variedades do corindo.

Prova 702.V1 Pgina 3/ 15

GRUPO II
Na dcada de 40 do sculo XX, os geneticistas George Beadle e Edward Tatum defendiam um modelo explicativo da relao entre os genes e a biossntese de aminocidos. Segundo este modelo, as mutaes alteravam os genes, produzindo enzimas no funcionais. Tais enzimas so protenas que, quando funcionais, so responsveis pela biossntese de aminocidos. Para testar a sua hiptese, Um gene, uma enzima, expuseram os esporos do fungo Neurospora crassa, da estirpe selvagem, a radiao ultravioleta e obtiveram uma estirpe mutante, resultante de uma mutao gentica. A estirpe mutante no podia crescer sem a adio de um aminocido especfico. Numa primeira fase da investigao, colocaram em trs tubos de ensaio (A, B e C) um meio de cultura mnimo. Seguidamente, cultivaram, a partir dos respectivos esporos, a estirpe selvagem, no tubo A, a estirpe mutante, no tubo C, e no tubo B no cultivaram nenhuma das estirpes. Os tubos A, B e C foram incubados sob as mesmas condies ambientais e durante o mesmo perodo de tempo. Os resultados obtidos esto apresentados na Figura 2.

Figura 2 Resultados obtidos aps a primeira fase da investigao.

Numa segunda fase da investigao, o meio de cultura mnimo foi colocado em vinte e dois tubos de ensaio. No tubo 1, mantiveram unicamente o meio de cultura mnimo. No tubo 2, adicionaram ao meio de cultura mnimo vinte aminocidos diferentes. A cada um dos outros tubos, de 3 a 22, adicionaram um dos vinte aminocidos presentes no tubo 2. Ao tubo 6 foi adicionada a lisina e ao tubo 12 foi adicionada a arginina. Aps a montagem dos tubos de ensaio, foram dispersos esporos da estirpe mutante pela superfcie de todos os meios de cultura. Os resultados encontram-se expressos na Figura 3.

Texto e figuras elaborados com base em C. Evers, The One Gene/One Enzyme Hypothesis, 2009

Figura 3 Resultados obtidos aps a inoculao de esporos da estirpe mutante em vinte e dois meios de cultura diferentes.

Prova 702.V1 Pgina 4/ 15

1. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Na primeira fase da investigao, representada na Figura 2, o tubo que serviu de controlo foi o (A) tubo A, devido presena de esporos da estirpe selvagem. (B) tubo B, devido ausncia de esporos das estirpes selvagem e mutante. (C) tubo B, devido ausncia de miclios das estirpes selvagem e mutante. (D) tubo A, devido presena de miclios da estirpe selvagem.

2. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Os resultados obtidos nos _______ demonstram que a _______ ao crescimento da estirpe mutante. (A) tubos 1 e 6 arginina e a lisina no so os aminocidos essenciais (B) tubos 2 e 6 lisina o aminocido essencial (C) tubos 1 e 12 arginina o aminocido essencial (D) tubos 2 e 12 arginina e a lisina so os aminocidos essenciais

3. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Com os resultados obtidos nas duas fases da investigao realizada com o fungo Neurospora crassa, concluiu-se que, na estirpe (A) mutante, as mutaes so letais. (B) mutante, as mutaes inviabilizam a sntese de um aminocido. (C) selvagem, os genes inviabilizam a sntese de um aminocido. (D) selvagem, os genes so letais.

4. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Uma forma de interpretar os resultados obtidos com a investigao realizada por Beadle e Tatum poder ser a de que o mecanismo envolvido na transcrio da informao do (A) RNAm para o DNA se traduz na sntese de uma protena. (B) RNAm para o DNA se traduz na sntese de um aminocido. (C) DNA para o RNAm se traduz na sntese de um aminocido. (D) DNA para o RNAm se traduz na sntese de uma protena.

Prova 702.V1 Pgina 5/ 15

5. Desde h cerca de 80 anos que Neurospora crassa um organismo-modelo dos mais importantes para a Biologia. A Figura 4 representa parte de uma rvore filogentica relativa ao gnero Neurospora, baseada em caractersticas de natureza evolutiva.

Dettman, Harbinski e Taylor, 2001 (adaptado)

Figura 4 Filogenia de alguns grupos taxonmicos do gnero Neurospora.

4. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. A anlise da rvore filogentica representada na Figura 4 permite inferir que (A) Neurospora sitophila dever apresentar maior nmero de estruturas homlogas comuns com Neurospora intermedia do que com Neurospora tetrasperma. (B) Neurospora discreta a espcie de fungo mais recente, porque divergiu h mais tempo de um ancestral comum. (C) Neurospora crassa e Neurospora intermedia so espcies que apresentam grande proximidade filogentica. (D) Neurospora tetrasperma e Neurospora sitophila devero apresentar elevado nmero de estruturas anlogas comuns.

6. A indstria alimentar tem cada vez mais dificuldade em prevenir e erradicar a contaminao fngica. Esta dificuldade tem levado progressivamente ao uso de fungicidas. No entanto, aps anos de uso de fungicidas, constatou-se o aparecimento de fungos resistentes. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Numa perspectiva darwinista, a alterao da resistncia aos fungicidas poderia ser explicada como resultante (A) da existncia, nos fungos, de genes seleccionados pela aplicao continuada de fungicidas. (B) do surgimento de fungos mutantes resistentes, aps a aplicao continuada de fungicidas. (C) da necessidade de adaptao individual dos fungos, em resposta aplicao continuada de fungicidas. (D) da sobrevivncia diferencial dos fungos mais resistentes aplicao continuada de fungicidas.

Prova 702.V1 Pgina 6/ 15

7. Alguns fungos habitam na interface das razes das plantas com o solo e, ao introduzirem-se nas clulas das razes sem causar danos, desencadeiam uma associao simbitica permanente com a planta, denominada micorriza. Explique em que medida as micorrizas contribuem para a prtica de uma agricultura sustentvel.

Prova 702.V1 Pgina 7/ 15

GRUPO III
A ilha de Santa Maria situa-se na extremidade sudeste da plataforma do arquiplago dos Aores, includa no grupo oriental, como se representa na Figura 5A. No mapa orogrfico da ilha, esquematizado na Figura 5B, destaca-se a presena de uma serra, localizada na parte central, constituda por uma cadeia de picos que culminam no Pico Alto. Em virtude do forte levantamento sofrido pela ilha desde finais do Pliocnico, aproximadamente h 2 milhes de anos, Santa Maria a nica ilha dos Aores onde se encontram expostas importantes sequncias estratigrficas de rochas sedimentares, frequentemente fossilferas, intercaladas nas sries vulcnicas, como se representa na Figura 5C. A ilha, de natureza vulcnica, emergiu no Miocnico, h aproximadamente 10 a 8 milhes de anos. A actividade vulcnica estendeu-se at ao Pliocnico, com fases alternadamente subareas e submarinas, efusivas e explosivas, e ter parado aps os episdios em que grandes quantidades de piroclastos (lapili e cinzas) foram expelidas por trs pequenos cones vulcnicos, localizados no centro da ilha. Estes materiais de projeco esto transformados em campos de argilas vermelhas, tendo ocorrido esta alterao num paleoclima mais quente e hmido do que o actual.
Texto elaborado com base em V International Workshop, Palaeontology in Atlantic Islands, Santa Maria, 2008

Figura 5A Mapa geotectnico dos Aores.

Kirby et al., Neogene of Santa Maria Island, 2007 (adaptado)

Figura 5C Seco estratigrfica em Pedreira do Campo, na ilha de Santa Maria.

Nunes et al., Os Aores, Ilhas de Geodiversidade, 2003

Figura 5B Mapa orogrfico da ilha de Santa Maria.

Prova 702.V1 Pgina 8/ 15

1. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. O enquadramento tectnico da ilha de Santa Maria, representado na Figura 5A, permite inferir que... (A) a sua localizao, a sudeste da plataforma do arquiplago, a torna numa ilha asssmica. (B) na zona do Pico Alto, no centro da ilha, continua a construir-se nova crosta ocenica. (C) as rochas com contedo fossilfero so contemporneas dos perodos de actividade vulcnica efusiva. (D) a actividade vulcnica parou, devido ao seu afastamento do rifte da Terceira e do rifte mdio-atlntico.

2. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A actividade vulcnica da ilha de Santa Maria ter parado aps episdios de vulcanismo _______, tendo a argila vermelha resultado da _______ dos materiais de origem vulcnica. (A) explosivo meteorizao (B) efusivo meteorizao (C) explosivo eroso (D) efusivo eroso

3. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Do corte estratigrfico representado na Figura 5C, pode inferir-se que o Complexo do Facho resultou de uma actividade vulcnica _______, correspondendo a uma unidade mais _______ do que o Complexo do Touril. (A) subarea antiga (B) submarina recente (C) submarina antiga (D) subarea recente

4. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. O basalto classifica-se, quanto cor, como uma rocha _______, estando esta caracterstica relacionada com a _______ relativa de minerais mficos na sua composio. (A) leucocrata escassez (B) melanocrata abundncia (C) leucocrata abundncia (D) melanocrata escassez

Prova 702.V1 Pgina 9/ 15

5. Faa corresponder a cada uma das caracterizaes das rochas, que constam da coluna A, o termo que identifica cada rocha, expresso na coluna B. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(1) Basalto (a) Rocha vulcnica, cida e extrusiva. (b) Rocha detrtica desagregada e impermevel. (c) Rocha magmtica ultrabsica e mantlica. (d) Rocha sedimentar consolidada e rica em quartzo. (e) Rocha magmtica agranular, sem quartzo. (2) Arenito silicioso (3) Riolito (4) Calcrio fossilfero (5) Argila (6) Peridotito (7) Marga (8) Diorito

6. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Numa estao sismogrfica distanciada do epicentro, a melhor explicao para o registo de ondas P e para a ausncia de registo de ondas S ser por estas deixarem de se propagar, ao atravessarem o limite... (A) crosta continental manto. (B) ncleo externo ncleo interno. (C) manto ncleo externo. (D) crosta continental crosta ocenica.

7. Ordene as letras, de A a G, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica de alguns fenmenos envolvidos na ocorrncia de um sismo. Escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. Inicie pela letra A. A. Acumulao de energia em falhas activas. B. Chegada das ondas S ao epicentro. C. Actuao continuada de tenses tectnicas, originando rplicas. D. Vibrao dos materiais e disperso da energia ssmica acumulada, em todas as direces. E. Chegada das ondas P ao epicentro. F. Movimento brusco dos blocos fracturados, quando ultrapassado o limite de deformao das rochas. G. Propagao das ondas superficiais.

Prova 702.V1 Pgina 10/ 15

_____________________ Pgina em branco _____________________

Prova 702.V1 Pgina 11/ 15

GRUPO IV
As Fefitas so algas castanhas macroscpicas, que apresentam dimenses muito variadas, podendo atingir cerca de cem metros de comprimento. Sendo um grupo maioritariamente marinho, com cerca de 1500 espcies, encontra-se geralmente prximo da superfcie do mar. O talo das Fefitas diferencia-se em trs partes: o disco de fixao, que lhes permite fixarem-se a um substrato, o estipe, cilndrico e alongado, e a lmina, que encima o estipe. Possuem como pigmentos fotossintticos as clorofilas a e c, associadas a carotenides, que lhes conferem a cor castanha. A parede celular contm fundamentalmente celulose, apresentando outras substncias como a algina, utilizada no fabrico de doces, gelados e na indstria farmacutica, tendo a laminarina como substncia de reserva. A maior das algas castanhas, Macrocystis, tambm denominada sequia dos mares, pode ultrapassar cem metros de comprimento. O crescimento de Macrocystis assegurado pela actividade de uma regio meristemtica, localizada na juno do estipe com a lmina. Esta alga no necessita de um mecanismo para o transporte interno de gua. Contudo, precisa de conduzir glcidos das zonas superiores do talo, mais bem iluminadas, para as zonas mais profundas. O estipe possui cordes de clulas alongadas, que se assemelham ao floema, por apresentarem placas crivosas. No ciclo de vida de outra Fefita, a Laminaria, representado na Figura 6, as fases haplide e diplide so perfeitamente distintas. A alga o esporfito e, na sua superfcie, desenvolvem-se esporngios, produtores de esporos. Estes originam gametfitos filamentosos e microscpicos, que produzem gmetas, oosferas e anterozides. Aps a sua unio, os zigotos desenvolvem-se em novas algas de Laminaria.

Raven, Evert e Eichhorn, Biology of Plants, 1999 (adaptado)

Figura 6 Representao esquemtica do ciclo de vida de Laminaria.

Prova 702.V1 Pgina 12/ 15

1. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Macrocystis e Laminaria tm em comum com os organismos do reino Plantae... (A) a nutrio por absoro com digesto extracorporal. (B) a substncia de reserva e a organizao celular. (C) a presena de clorofila e o polissacardeo estrutural. (D) a produo de energia qumica atravs da quimioautotrofia.

2. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Na regio meristemtica do estipe de Macrocystis, encontra-se um grande nmero de clulas em diviso... (A) meitica, responsvel pela sobrevivncia em condies desfavorveis. (B) meitica, responsvel pelo crescimento e pela renovao celular. (C) mittica, responsvel pelo crescimento e pela renovao celular. (D) mittica, responsvel pela sobrevivncia em condies desfavorveis.

3. Relacione a existncia de algas castanhas de grandes dimenses, como Macrocystis, com a presena de um estipe com clulas semelhantes s de um tecido de transporte presente nas plantas.

4. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. No ciclo de vida de Laminaria, esquematizado na Figura 6, o processo que origina a variabilidade gentica da descendncia, atravs do crossing-over, ocorre na formao de _______, originando estes entidades _______ e pluricelulares. (A) gmetas diplides (B) esporos haplides (C) esporos diplides (D) gmetas haplides

5. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. As clulas do esporfito, no ciclo de vida de Laminaria, so geneticamente idnticas ao _______ e as clulas dos gametfitos _______ pares de cromossomas homlogos. (A) esporo apresentam (B) zigoto apresentam (C) esporo no apresentam (D) zigoto no apresentam

Prova 702.V1 Pgina 13/ 15

6. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Na fase haplide do ciclo de vida de Laminaria,... (A) os gametfitos resultam da germinao de esporos diferentes. (B) os gametfitos so entidades unicelulares que participam na fecundao. (C) o esporfito uma entidade pluricelular que forma esporngios. (D) o esporfito origina esporos morfologicamente diferentes.

7. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Quando, durante um perodo de tempo, uma alga liberta para o meio maior quantidade de tomos de carbono do que a quantidade que fixa atravs da fotossntese, a alga recorre _______ de glcidos de reserva, _______ ATP neste processo. (A) hidrlise consumindo (B) sntese produzindo (C) hidrlise produzindo (D) sntese consumindo

8. Faa corresponder a cada uma das funes celulares, expressas na coluna A, o respectivo constituinte da ultra-estrutura celular, referido na coluna B. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(1) Ncleo (a) Oxidao completa de uma molcula orgnica, num processo exergnico. (b) Resistncia a elevadas presses osmticas. (c) Controlo da estrutura e do funcionamento celular. (d) Controlo das trocas com o meio extracelular. (e) Secreo de protenas, a serem excretadas por exocitose. (2) Membrana celular (3) Cloroplasto (4) Parede celular (5) Retculo endoplasmtico liso (6) Complexo de Golgi (7) Ribossoma (8) Mitocndria

FIM

Prova 702.V1 Pgina 14/ 15

COTAES
GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 20 pontos 10 pontos 55 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos 40 pontos

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos 5 pontos 10 pontos 45 pontos

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... ................................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 20 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos 60 pontos

TOTAL ................................................................ 200 pontos

Prova 702.V1 Pgina 15/ 15

Das könnte Ihnen auch gefallen