Sie sind auf Seite 1von 25

SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA E JUSTIA DO ESTADO DE GOIS SUPERINTENDNCIA DA ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANA PBLICA SAESP DIRETORIA GERAL DA POLCIA

A CIVIL GERNCIA DE ENSINO DO POLICIAL CIVIL

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE DE POLCIA DE 3 CLASSE DO ESTADO DE GOIS

PROVA OBJETIVA
S abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instrues abaixo.
1. Este caderno de provas composto de 40 questes. Confira-o todo e solicite sua substituio, caso apresente falha de impresso ou esteja incompleto. 2. Leia cuidadosamente cada questo da prova, antes de respond-la. 3. Preencha, no carto-resposta, com caneta esferogrfica preta, o alvolo correspondente alternativa escolhida para cada questo. 4. Sua resposta no ser considerada se: - houver marcao de duas ou mais alternativas; - o alvolo correspondente sua resposta no estiver completamente preenchido; - forem ultrapassados os limites do alvolo a ser preenchido. 5. Durante as provas, o(a) candidato(a) no dever levantar-se sem autorizao prvia ou comunicar-se com outros(as) candidatos(as). 6. A folha de rascunho da Prova Discursiva encontra-se no final deste caderno. OBSERVAES: Os fiscais no esto autorizados a fornecer informaes acerca desta prova. Se desejar, poder utilizar a folha intermediria de respostas, no final deste caderno, para registrar as alternativas escolhidas. No final deste caderno, encontra-se o Formulrio de Sindicncia da Vida Pregressa e Investigao Social, que dever ser preenchido e entregue conforme as instrues do Edital.

Identificao do candidato

LNGUA PORTUGUESA Texto para as questes de 1a 8. Quatro minutos Em Pernambuco, uma turista israelense foi gravemente ferida a bala em Olinda, durante o carnaval. O projtil perfurou o corao, que parou de bater; e tudo se encaminhava para um desfecho fatal. Pois foi a que apareceu um mdico, da Escola Humanitria de Medicina, que vendo o quadro de desespero, partiu para um recurso extremo: abriu o peito da moa, cuidou do ferimento e, com as suas mos, massageou o msculo cardaco por cerca de quatro minutos. A moa, que j tinha indicativos de morte clnica, voltou a ter sinais de vida. O corao reagiu. Um ms depois, j caminhava pelos corredores do hospital e podia abraar o mdico que literalmente resgatou-a da morte. Vejamos, agora, outra situao. No ano de 2002, um garom foi preso por policiais federais no Rio de Janeiro durante investigaes sobre a morte de um colega. Na ltima imagem gravada, o homem apresentava integridade fsica e, assim, ficou s custdia do Estado. Depois, s foi visto morto. A barbrie teria chocado as autoridades em Braslia. O ministro da Justia, poca, gastou cerca de quatro minutos diante de reprteres de televiso para mostrar-se solidrio. No s falou em rigorosa apurao como disse ter recebido do ento presidente Fernando Henrique Cardoso a notcia de que estava encaminhando as medidas formais para indenizar prontamente a me do falecido. Mulher pobre, com cncer, sustentada pelo filho, s dele dependia para lutar contra a doena. Um ano depois exatamente um ano depois a msera me no recebera do Estado um nico centavo. Mais seis meses depois, em maro de 2004, morreu mngua. Nunca viu aquilo que fora prometido pelo primeiro magistrado da Nao e anunciado solenemente em rede de TV. Duas histrias, dois destinos. No primeiro caso, a presteza do atendimento modificou o resultado. Foram quatro minutos, com as mos no corao, que fizeram diferena. No outro caso, o Estado usou quatro minutos de mdia para mostrar-se presente. Depois, sumiu. Hoje, a vtima de um crime j pode obter o famoso Boletim de Ocorrncia pela Internet. Leva quatro minutos. Mas a resposta do Estado praticamente nenhuma. Os dados so oficiais: a cada quatro minutos, uma mulher violentada no Brasil. E em breve teremos, a cada quatro minutos, um seqestro relmpago nas ruas do Pas. Mas um governo de Estado, da Unio em quatro anos de mandato no consegue reverter as estatsticas da violncia. O Estado um ausente contumaz. frio. Sem alma. Nas suas veias no corre o sangue da humanidade, mas papis que se amontoam entupindo a sada de solues. E agora se viu que as solues no so impossveis. Nem mesmo diante da morte. Mas preciso trabalhar com as mos no corao.
ALVES, Leo da Silva. Quatro minutos. Revista Jurdica Consulex. Braslia. ABRIL, 2004.

Questo 1

Ao contrastar duas situaes de crise concreta de vida e morte, com resultados diferentes, o texto s NO coloca em evidncia a) a preocupao do Estado com o carter social de suas funes. b) a inpcia burocrtica do Estado, que, atolado em papis, incapaz de encontrar solues para os problemas do pas. c) a omisso do Estado na funo fundamental de proteger os direitos dos cidados. d) a necessidade de que o Estado assuma o seu carter humanitrio buscando solues concretas para a proteo de seus cidados.
Espao para rascunho

3 Questo 2

Assinale a alternativa INCORRETA. Em relao imagem construda pela expresso quatro minutos, com a mo no corao, pode-se afirmar que, retomada ao longo do texto, a) tem efeito ao mesmo tempo potico, persuasivo e argumentativo. b) ressalta a impossibilidade de se reverter o quadro de violncia no pas. c) mostra a retrica do Estado, que, em quatro minutos de mdia, substituiu a ao humanitria pela promessa vazia, na tragdia do garom e de sua me. d) acentua a lentido e insensibilidade de um governo que, em quatro anos de mandato, no consegue reverter as estatsticas de violncia no Brasil.
Questo 3

Os pares abaixo traduzem relaes de oposio que organizam a coerncia do texto, EXCETO: a) b) c) d) Ausncia/presena. Lentido/rapidez. Estado/autoridade. Descaso/participao.

Questo 4

Em relao ao trecho A barbrie teria chocado as autoridades de Braslia, a expresso teria chocado expressa a) b) c) d) uma certeza. um prenncio. um fato acontecido. uma hiptese.

Questo 5

A expresso o ministro da Justia retomada, de forma mais direta, em a) b) c) d) magistrado, no trecho primeiro magistrado da Nao. unio, no trecho governo de Estado, da Unio. estado, no trecho o Estado usou quatro minutos de mdia para mostrar-se presente. estado, no trecho O Estado um ausente contumaz.

Questo 6

Destaca-se no texto o recurso argumentativo de a) b) c) d) citao de autoridade. utilizao de provas concretas. desqualificao do oponente. formao de consenso.

4 Questo 7

No s falou em rigorosa apurao como disse ter recebido do ento presidente Fernando Henrique Cardoso a notcia de que estava encaminhando as medidas formais para indenizar prontamente a me do falecido. Em relao a esse trecho, CORRETO afirmar que a) b) c) d) todo o discurso do autor do texto. o autor introduz no seu discurso a fala do ministro da Justia e da mulher pobre, com cncer. h uma interconexo entre o discurso do autor e os discursos do ministro e o do presidente. o ministro da Justia utiliza-se do discurso direto para introduzir a fala do presidente.

Questo 8

No trecho Mulher pobre, com cncer, sustentada pelo filho, s dele dependia para lutar contra a doena, o vocbulo dele refere-se a) b) c) d) ao ministro da Justia. ao presidente FHC. ao Estado. ao filho falecido. As questes 9 e 10 referem-se trecho abaixo. O Estado um ausente contumaz. frio. Sem alma. Nas suas veias no corre o sangue da humanidade, mas papis que se amontoam entupindo a sada de solues. E agora se viu que as solues no so impossveis. Nem mesmo diante morte. Mas preciso trabalhar com as mos no corao.
Questo 9

O termo contumaz s no tem o tem o mesmo sentido de a) b) c) d) pertinaz. obstinado. insensvel. teimoso.

Questo 10

O trecho constitui um exemplo do uso concomitante de a) b) c) d) metfora, metonmia e personificao. eufemismo, ironia e personificao. personificao, metonmia, eufemismo. metfora, metonmia e anttese.
Espao para rascunho

Leia atentamente o anncio a seguir. As questes 11 e 12 referem-se a ele.

A luz vai e vem e no se importa se voc est fotografando. Sorte sua que existe a cmera digital HP Photomart 945, que vem com exclusiva tecnologia HP adaptive Ligthing. [...] Seu design intuitivo facilita o controle de todas as funes, liberando sua criatividade para melhores resultados a cada foto. No tenha medo do escuro. Seja Photosmart.
TERRA. [Anncio publicitrio]. abr. 2004. verso da capa.

Questo 11

Considere as seguintes proposies: I. II. III. IV. V. O uso da 2 pessoa, dos verbos no imperativo, da repetio; o destaque para o tamanho da letra na palavra voc, o contraste de luz e sombra na foto apresentada so estratgias de linguagem que visam convencer o pblico receptor da propaganda a aderir ao produto anunciado. No trecho A luz vai e vem e no se importa se voc est fotografando, h a presena de ironia. O texto deixa implcito que a luz a responsvel pela m qualidade das fotos em geral. Em No tenha medo do escuro, h a inferncia de que o escuro um bom lugar para se tirar fotos com a cmera anunciada. A idia principal do texto centra-se nas vantagens de um produto que resolve os problemas de luz e sombra na fotografia. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I e III so verdadeiras. Apenas as proposies I, IV e V so verdadeiras. Apenas as proposies II, III e IV so verdadeiras. Apenas as proposies II, III e V so verdadeiras.

6 Questo 12

Caso o trecho no deixa a luz decidir quando tirar suas fotos fosse substitudo por No deixe a luz decidir quando tirar as suas fotos, a) b) c) d) a propaganda perderia sua fora argumentativa. a construo apresentaria um problema do ponto de vista sinttico. o verbo deixar no imperativo corrigiria um uso inadequado do verbo no trecho original. a propaganda apresentaria no um resultado do produto anunciado, mas um conselho. Texto para as questes 13 e 14. Continho Era uma vez um menino magro triste e barrigudinho do serto de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigrio a cavalo: Voc a, menino, para onde vai essa estrada? Ela no vai no, ns que vamos nela. Engraadinho duma figa! Como voc se chama? Eu no me chamo, no, os outros que me chamam de Z.
CAMPOS, Paulo Mendes. Crnicas. So Paulo: tica, 1981. (Para gostar de Ler, 1)

Questo 13

Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA: a) b) c) d) A personagem Z interpreta as perguntas srias do vigrio ao p da letra, o que ocasiona um efeito cmico. A lgica criada pelo menino para responder s perguntas do vigrio prpria do raciocnio concreto. A condensao, que, via de regra, caracteriza a piada, serve tambm para justificar o ttulo do texto. A sisudez do vigrio ope-se ao tom cmico usado pelo narrador, ao apresentar o tempo, o espao e a personagem.

Questo 14

Considerando o jogo de pessoas verbais e o mal-entendido que se cria no texto, assinale a alternativa
CORRETA:

a) O verbo ir est conjugado em trs pessoas verbais diferentes. b) Do ponto de vista da lgica e do uso da lngua, a construo essa estrada vai , de fato, inadequada, conforme adverte o menino Z. c) A presena dos pronomes que acompanham o verbo chamar, nas trs passagens do texto, dispensvel. d) O verbo chamar apresenta a mesma flexo na terceira pessoa em: voc se chama; a de primeira pessoa em: eu no me chamo e a de terceira pessoa do plural em: os outros me chamam.
Espao para rascunho

7 Questo 15

Definio de dinheiro H algum tempo, um jornal londrino ofereceu um bom prmio a quem desse a melhor definio de dinheiro. A escolha foi a seguinte: "artigo que pode ser usado como passaporte universal, menos para o cu, e como meio de adquirir tudo, menos a felicidade. , realmente, dinheiro no traz felicidade vale acrescentar , principalmente quando pouco!
REVISTA JURDICA CONSULEX. Almanaque Consulex. Braslia, 15 mar. 2004.

Considerando a definio dada para dinheiro, assinale a alternativa INCORRETA: a) A definio apresenta uma viso negativa do dinheiro, pois ele s resolve as questes materiais da vida. b) O acrscimo do autor do texto na definio premiada desconstri a idia colocada inicialmente, pois deixa subentendido que s se pode ser feliz com muito dinheiro. c) No texto, est pressuposto que o dinheiro pode levar a qualquer lugar do universo. d) A palavra artigo, na definio de dinheiro, equivale a objeto de mercadoria.
Espao para rascunho

CONHECIMENTOS BSICOS EM INFORMTICA


Questo 16

O microprocessador ou unidade central de processamento (central processing unitCPU) encontra-se dentro do gabinete, acoplado placa-me. A CPU pode ser considerada o crebro do computador, pois nela que processos e clculos so efetuados. Existem diversos fabricantes de microprocessadores que, apesar de fabricarem para a mesma arquitetura de computadores, apresentam sutis diferenas de desempenho e uso. Assinale a alternativa que indica os principais fabricantes de microprocessadores atualmente no mercado: a) b) c) d) Toshiba, HP e Compaq. ADSL, Intel e Ethernet. Philips, Sansung e SMS. AMD e Intel.

Questo 17

Os modelos de impressoras caracterizam-se pelo tipo de tecnologia de impresso utilizado. Pode-se dizer que cada modelo tem especificao prpria, exigindo produtos diferentes para produzir a impresso (cartuchos, fitas, toner etc.). Considere as proposies abaixo: I. II. III. Impressoras matriciais tm uma cabea de impresso em que so dispostas agulhas de impacto. Tais agulhas movimentam-se e pressionam a fita contra o papel, produzindo a impresso. Impressoras a jato de tinta utilizam-se de precisos jatos de tinta para produzir a impresso. A tinta fica armazenada em um cartucho, podendo imprimir em preto-e-branco ou em cores. Impressoras a laser, similares s a jato de tinta, utilizam-se de precisos jatos de tinta para produzir a impresso. A tinta fica armazenada em um cartucho, podendo imprimir em preto-e-branco ou em cores. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Apenas a proposio II verdadeira. Apenas a proposio III verdadeira. Todas as proposies so verdadeiras.

Questo 18

Considere as proposies a seguir. I. O Windows 9x/XP/2000 armazena suas informaes de configurao em um banco de dados chamado Registro, que contm perfis para cada usurio do computador e informaes sobre o hardware do sistema, programas instalados e configuraes de propriedades. O Windows consulta essas informaes continuamente durante seu funcionamento. Os editores de registro disponveis permitem que se consulte e modifique o arquivo de registro do Windows 9x/XP/2000. Entretanto, convm no precisar faz-lo. melhor permitir que os programas do Windows modifiquem o registro do sistema, conforme a necessidade. altamente recomendvel que no se editem as configuraes do registro. Porm, se isso for necessrio, o Windows 9x/XP/2000 poder faz-lo utilizando o regedit.exe (editor do registro). Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas a proposio II verdadeira. Apenas a proposio III verdadeira. Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Todas as proposies so verdadeiras.

II. III.

9 Questo 19

Considere as proposies que seguem: I. O Microsoft Word, na verso 2000/XP, mostra em sua barra de menu a opo de cabealho e rodap. Quando essa funo escolhida, automaticamente exibida uma barra de ferramentas especfica, com recursos da opo cabealho e rodap. Entre outras coisas, possvel incluir data, hora e nmero da pgina no cabealho e/ou no rodap. O Microsoft Word, na verso 2000/XP, no oferece o recurso insero automtica de ndices de figuras e tabelas. A falta de tal recurso, disponvel em verses anteriores, dificulta o trabalho de indexao, que deve ser feito manualmente. A insero de figuras no Word feita de diversas maneiras, sendo possvel o tratamento dessas figuras de forma mais simples. Um exemplo a utilizao do recurso de marca-dgua (marcas-d'gua so usadas em documentos impressos para colocar texto ou elementos grficos atrs do corpo do texto). Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Apenas as proposies I e III so verdadeiras. Apenas as proposies II e III so verdadeiras. Todas as proposies so verdadeiras.

II. III.

Questo 20

Considere as proposies a seguir: I. II. III. O Microsoft Word, na verso 2000, apresenta a funo de tabelas em sua barra de menus, disponibiliza funes que permitem inserir linhas em uma tabela, redimensionar colunas e linhas, mesclar clulas, entre outras. O Microsoft Word, na verso 2000, fornece recursos como a insero de grficos criados no Microsoft Excel 2000. possvel fazer atualizaes de tabelas e grficos no Excel e estas sero automaticamente atualizadas nos documentos Word em que estiverem inseridas. O Microsoft Word, em sua verso 2000, fornece recursos especficos como a insero de grficos em um documento, mas no permite a alterao dos modelos de grficos. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas a proposio I verdadeira. Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Apenas as proposies I e III so verdadeiras. Todas as proposies so verdadeiras.

Questo 21

Julgue as proposies abaixo: I. II. III. O conector RJ-45 utilizado em redes que tm cabeamento do tipo par-tranado. Trata-se de um dos modelos mais utilizados na atualidade, facilmente encontrado em redes ethernet. Switch um dispositivo que tm funo de concentrador. Incluem-se, entre suas tarefas, filtrar e retransmitir pacotes entre diferentes segmentos da rede. O conector RJ-45 utilizado em redes de cabeamento coaxial. Trata-se de um dos modelos mais utilizados na atualidade, facilmente encontrado em redes ethernet. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas a proposio I falsa. Apenas a proposio III falsa. Todas as proposies so falsas. Todas as proposies so verdadeiras.

10 Questo 22

Considere as proposies que seguem: I. II. Criptografia o processo de codificar mensagens ou dados de modo a ocultar seu contedo. Dessa forma, as mensagens s faro sentido para quem tenha o conhecimento da criptografia aplicada e a respectiva chave para decifrar a mensagem. Criptografia de chave pblica, tambm denominada criptografia assimtrica, um mtodo de criptografia no qual duas chaves diferentes so usadas, sendo uma chave pblica para criptografar dados e uma chave particular para descriptograf-los. Dessa forma, qualquer pessoa que possua a chave pblica poder criptografar mensagens; porm, somente quem tem a chave privada consegue decodific-las. Criptografia de chave privada ou simtrica aquela que utiliza uma nica chave para criptografar e descriptografar mensagens. Portanto, quem tem a chave capaz de fazer os dois processos, podendo codificar ou decodificar mensagens. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas a proposio I verdadeira. Apenas a proposio II verdadeira. Apenas a proposio III verdadeira. Todas as proposies so verdadeiras.

III.

Questo 23

Hibernao o estado no qual o computador desligado depois de salvar tudo na memria do disco rgido. Quando se tira o computador do estado de hibernao, todos os programas e documentos que estavam abertos so restaurados em sua rea de trabalho. Sobre hibernao, julgue as proposies abaixo: I. II. III. Apesar de vantajoso, o processo de hibernao torna a inicializao do computador demasiadamente lenta. Todos os computadores com o Windows XP instalado oferecem suporte para recursos de hibernao. Entre as vantagens do processo de hibernao, pode-se considerar a rapidez com que o sistema reinicializado, quando comparado ao desligamento normal do equipamento. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas a proposio I verdadeira. Apenas a proposio II verdadeira. Apenas a proposio III verdadeira. Todas as proposies so verdadeiras.

Questo 24

O Microsoft Excel, considerado um software de suporte tomada de deciso, pode ser considerado um dos melhores softwares de planilha eletrnica. Mundialmente utilizado, ele tem concorrentes de distribuio livre, como o Open office, mas estes no chegam a diminuir a hegemonia do clssico da Microsoft. As planilhas Excel oferecem recursos para criao de tabelas, grficos, frmulas etc. Marque a alternativa INCORRETA: a) As funes SOMA() e SOMASE() tm funes idnticas no Microsoft Excel. b) A funo SE() oferece suporte para a construo de condicionais simples ou agrupadas e pode ser aplicada sobre valores numricos ou textuais. c) A funo MXIMO() utilizada para retornar o maior valor de uma lista de argumentos. d) As funes MXIMO() e MNIMO() so semelhantes; todavia, a ltima busca o menor valor de uma lista de argumentos.

11 Questo 25

Algumas vezes, h interesse em criar-se uma planilha e manter um cabealho ou coluna fixos. Assim, poder-se- digitar dados e rolar clulas mantendo fixas as clulas indicadas. A opo CORRETA para realizar o processo acima, utilizando o Microsoft Excel 2000, selecionar a linha ou coluna que se deseja fixar, em seguida selecionar a) b) c) d) Bloquear Clulas, disponvel no menu Ferramentas. Proteo, disponvel no menu Formatar Clulas. Referncia Cruzada, disponvel no menu Inserir. Congelar Painis, disponvel no menu Janela.
Espao para rascunho

12

NOES DE DIREITO
Questo 26

Acerca dos princpios do Direito Penal e da Administrao Pblica, considere as seguintes proposies: I. II. III. IV. O princpio da presuno da inocncia significa a obrigao de o acusado provar a sua prpria inocncia. De acordo com o princpio da legalidade, por mais imoral que seja uma conduta humana, a ela s corresponder uma sano penal se, antes de sua prtica, houver entrado em vigor uma lei considerando-a crime. Conforme o princpio da retroatividade da lei penal benfica, a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, salvo se decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Segundo o princpio da impessoalidade, a atividade administrativa deve ser destinada a todos os administrados, dirigida aos cidados em geral, sem a determinao de pessoa ou discriminao de qualquer natureza. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I, II e III so verdadeiras. Apenas as proposies II e IV so verdadeiras. Apenas as proposies III e IV so verdadeiras. Todas as proposies so verdadeiras. Para responder as questes de nmeros 27 e 28, considere os seguintes artigos do Cdigo Penal: HOMICDIO SIMPLES Art. 121. Matar algum. Pena: recluso de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. AMEAA Art. 147. Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave. Pena: deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico Somente se procede mediante representao. FURTO Art. 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel. Pena: recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. FRAUDE EXECUO Art. 179. Fraudar execuo, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dvidas: Pena: deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa. Pargrafo nico Somente se procede mediante queixa.
Espao para rascunho

13 Questo 27

Acerca da ao penal, julgue as proposies abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso): ( ( ( ( ) O crime de furto (art. 155, CP) de ao penal pblica incondicionada. ) O crime de ameaa (art. 147, CP) de ao penal pblica condicionada. ) O crime de fraude execuo (art. 179, CP) de ao penal pblica condicionada queixa, a ser promovida pelo Ministrio Pblico. ) O crime de furto (art. 155, CP) ser de ao penal privada subsidiria da pblica, se o Ministrio Pblico no oferecer a denncia no prazo legal. Marque a alternativa com a seqncia CORRETA: a) b) c) d) VVFV FVVV VVFF FFVF

Questo 28

A respeito do inqurito policial, julgue as proposies a seguir, marcando V (verdadeiro) ou F (falso): ( ( ( ( ) em crimes como o de furto (art. 155, CP), por exemplo, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-lo. ) Quando, por exemplo, houver substancial dvida sobre ter ocorrido o homicdio (art. 121, CP), a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. ) Nos crimes de ao penal privada ou pblica condicionada, o inqurito policial iniciado de ofcio se a prpria autoridade policial, atravs de suas atividades rotineiras, tomar conhecimento da notcia do crime. ) De acordo com o Cdigo de Processo Penal, o inqurito dever terminar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nessa hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 (trinta) dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. Marque a alternativa com a seqncia CORRETA: a) b) c) d) VVVF FFVF FVFV VVFV

Questo 29

Huguinho, desempregado, prope a Zezinho, vendedor de cigarros da empresa Tio Patinhas Ltda., simularem um assalto, para que fiquem com o numerrio recebido pelo segundo. Em data e local determinado, Huguinho aborda Zezinho e, apontando-lhe uma arma de fogo, retira o dinheiro pertencente companhia de cigarros e foge, sendo notado por populares. Depois de comunicada a ocorrncia por Zezinho, ele recebe de Huguinho a sua parte. Nesse hipottico caso, teria ocorrido o crime previsto no art. 171 do Cdigo Penal, que assim dispe: obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Diante do fato supra, no que tange aos sujeitos da infrao penal, assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Somente Huguinho pode ser considerado o sujeito ativo do crime. Huguinho e Zezinho so os sujeitos ativos do crime. A empresa Tio Patinhas Ltda. e Zezinho so os sujeitos passivos do crime. Somente Zezinho pode ser considerado o sujeito passivo do crime.

14 Questo 30

Conforme dispe o Art. 122 do Cdigo Penal, caracteriza-se como crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio, a conduta de quem induz ou instiga algum a suicidar-se ou presta-lhe auxlio para que o faa. No que alude espcie desse crime, assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Trata-se de crime vago. Trata-se de crime de ao mltipla ou de contedo variado. Trata-se de crime de concurso necessrio. Trata-se de crime omissivo.
Espao para rascunho

15

GEOGRAFIA DO BRASIL
Questo 31

No Brasil, o meio rural tem sofrido significativas transformaes devido s novas relaes com a cidade e insero do pas no contexto da globalizao. Sobre esse assunto, julgue as proposies abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso): ( ( ( ( ( ) O processo de modernizao que caracteriza o Brasil rural dos ltimos anos est intimamente ligado s transformaes que afetam a vida nas cidades. ) A capitalizao da agricultura associada forte mecanizao apresenta duas conseqncias imediatas: significativo aumento nas taxas de produtividade agrcola e intenso processo de desemprego rural. ) A transformao de parte da propriedade rural em reas de turismo, hotel-fazenda e implantao de pequenas indstrias, uma das solues que vem apresentando resultados positivos para fixar o homem no campo. ) O avano do capital no setor agrcola brasileiro, com a introduo do trabalho assalariado, vem diminuindo o desemprego na zona rural e conseqentemente eliminando o xodo rural. ) A mecanizao agrcola um processo universal e o produtor que no investir capital nessa nova forma de produo fica impossibilitado de competir em preo e qualidade. Marque a alternativa com a seqncia CORRETA: a) b) c) d) VVVFV FFVVF FVFVV VFFFF

Questo 32

Sobre a estruturao do espao urbano brasileiro, considere as proposies que seguem: I. II. III. IV. V. O processo de metropolizao no Brasil ocorre a partir da mudana de uma base produtiva, centrada na agroexportao, para outra, caracterizada pelo urbano-industrial. Com a mudana de base produtiva, ou seja, de pas agrcola para pas industrializado, muitos problemas aguaram-se, sendo os mais graves justamente os que decorrem da tendncia a aumentar cada vez mais a concentrao de populao nas grandes cidades. O processo de urbanizao brasileiro acelerou-se no ps-guerra como resultado da industrializao que se concentrou no sudeste, especialmente em So Paulo, estruturando no territrio nacional uma hierarquia urbana nacional. O processo de hierarquizao urbana favoreceu a transformao de capitais estaduais em grandes centros de redistribuio de produtos industrializados e centros coletores da produo agrcola de suas respectivas reas de influncia. Os anos de 1980 e 1990 foram marcados por redefinies do espao urbano, vistas pela nova ordem econmica mundial comandada por regies urbanizadas; logo, as metrpoles nacionais brasileiras aumentaram o seu poder, como ncleo da produo, e ampliaram suas funes como veculo de articulao financeira, ncleo de pesquisa e marketing da acumulao capitalista. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Somente as proposies I e II so verdadeiras. Somente as proposies I, II e V so verdadeiras. Somente as proposies II, III e V so verdadeiras. Todas as proposies so verdadeiras.

16 Questo 33

Sobre os sistemas biogeogrficos brasileiros (Cerrado, Caatinga, Floresta Amaznica, Mata Atlntica, Araucria e os complexos do Pantanal), considere as proposies abaixo: I. II. III. IV. V. As polticas desenvolvimentistas implantadas no Brasil impulsionaram a ocupao das reas do Cerrado e da Floresta Amaznica. Esses biomas sofreram as conseqncias da degradao ambiental, exemplificada por desmatamentos, queimadas, destruio da fauna e flora. A Caatinga, mesmo considerada um ecossistema pobre, vem-se mantendo preservada dos grandes impactos ambientais e do processo de desertificao, pelo fato de encontrar-se mais afastada de grandes centros urbanos. A ocupao das reas litorneas, principalmente para a construo de complexos hoteleiros ligados atividade turstica, vem contribuindo para a preservao e a conservao da rica flora e fauna dos manguezais. A Mata Atlntica, que abrange um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo, foi intensamente devastada pelas formas de ocupao. A extrao madeireira e o crescimento urbano-industrial desordenado s vieram agravar a degradao desses ecossistemas. Nos ltimos anos, vem ocorrendo uma ocupao irracional do Pantanal mato-grossense, marcada por desmatamentos, aumento da pecuria extensiva e do extrativismo mineral, bem como desenvolvimento do ecoturismo, que vem provocando grandes impactos nesse ecossistema. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Apenas as proposies I, II e V so verdadeiras. Apenas as proposies I, IV e V so verdadeiras. Apenas as proposies II, III e V so verdadeiras.

Questo 34

Sobre mobilidade populacional, julgue as proposies abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ( ) Aps o declnio da economia aucareira no Nordeste, essa regio caracterizou-se como rea de expulso populacional, fato que vem-se revertendo nos ltimos anos, embora isso no corresponda a uma diminuio da pobreza de sua populao. ) A economia cafeeira e a industrializao na regio Sudeste fizeram dessa regio o corao econmico do pas e conseqentemente um plo de atrao populacional. ) Os resultados do censo de 2000 apontam mudanas no direcionamento das migraes intra-regional com a busca de cidades de pequeno e mdio porte em detrimento das grandes metrpoles, sobretudo na regio Sudeste. ) Entre as dcadas de 1970 e 1990, houve um intenso fluxo migratrio rumo ao Centro-Oeste (agropecuria) e Amaznia (agropecuria e garimpo), que se refletiu no crescimento populacional dessas regies. Marque a alternativa com a seqncia CORRETA: a) b) c) d) VFFV FFVF VVVV VVFF
Espao para rascunho

17 Questo 35

MARINA, Lcia & Trcio. Geografia. So Paulo: tica, 2002. p. 368.

Observe o mapa acima, sobre o movimento das massas de ar no Brasil e julgue as proposies abaixo: I. II. III. IV. A mEc uma massa de ar quente e mida que atinge todas as regies do Brasil no vero; e na Amaznia, especialmente, responsvel pelos elevados ndices pluviomtricos. O recente fenmeno dos ciclones no litoral sul do Brasil resultado do encontro das mPa e mTa, sendo uma fria e mida e a outra, quente e mida. Os conhecidos veranicos comuns no Centro-oeste so provocados pela mTc que impede a chegada das massas de ar frio, uma vez que essa massa caracterizada por ar quente e seco. O fenmeno de friagem, responsvel por bruscas quedas de temperatura, que atinge a Amaznia e parte do centro-oeste provocado pela penetrao da mEc. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I, II e III so verdadeiras. Apenas as proposies I, III e IV so verdadeiras. Apenas as proposies II, III e IV so verdadeiras. Apenas as proposies III e IV so verdadeiras.
Espao para rascunho

18

HISTRIA DO BRASIL
Questo 36

O golpe que deps o presidente Washington Lus em outubro de 1930 foi o resultado de uma articulao entre militares e civis. Acerca desse movimento, CORRETO afirmar: a) Paulistas e mineiros representavam as principais foras polticas na Repblica Velha. A crise de 1929 afetou de tal modo a economia paulista que levou Minas Gerais ao campo oposicionista representado pelo Rio Grande do Sul. b) A Revoluo de 1930 foi um movimento articulado entre as regies Sul e Sudeste. As demais regies assistiram passivamente luta pelo poder entre Minas e So Paulo. c) As eleies de 1930 demonstraram a fora da Aliana Liberal. O acordo entre Minas e So Paulo acabou minando a resistncia do velho regime. As eleies confirmaram o desejo de mudana da populao com a eleio de Getlio Vargas. d) Getlio Vargas foi ministro da Fazenda do Governo Washington Lus, mas afastou-se para assumir a presidncia do estado do Rio Grande do Sul e de l iniciou a aliana com Minas Gerais, visando ocupar a presidncia da Repblica.
Questo 37

Getlio Vargas governou o Brasil entre os anos de 1930 e 1945 e no perodo de 1950-1954. Seu longo governo foi marcado por embates polticos e pela capacidade de adaptao do presidente as demandas polticas do presente. Considere as proposies abaixo: I. II. III. IV. Em 1930, Vargas enfrentava dois problemas cruciais: a crise econmica motivada pela queda do preo do caf e a crise poltica derivada do desejo dos tenentes de controlar os rumos da vida do Estado. Entre 1930 e 1945, Vargas buscou contornar as crises polticas respeitando as regras do regime democrtico. Eleito indiretamente em 1934, preservou as conquistas do texto constitucional, protegeu os trabalhadores e manteve a democracia como regime poltico. O fim da guerra motivou a sada do presidente Vargas do poder. O golpe que o retirou da cena poltica tambm promoveu o fim das garantias constitucionais, implantando um regime ditatorial sob o comando do general Eurico Gaspar Dutra. Vargas retorna ao poder em 1950, eleito com expressiva vantagem. Nesse perodo, o presidente assume o nacionalismo e o trabalhismo como bandeira. Mas os conflitos polticos acabaram por envolv-lo em grave crise poltica motivada por uma tentativa de assassinato do oposicionista Carlos Lacerda. A resposta do presidente ao golpe foi o suicdio, que marcou, de forma indelvel, a vida poltica brasileira. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Somente as proposies I e II so verdadeiras. Somente as proposies I e III so verdadeiras. Somente as proposies I e IV so verdadeiras. Somente as proposies III e IV so verdadeiras.
Espao para rascunho

19 Questo 38

O Modernismo foi o principal movimento cultural ocorrido na Velha Repblica. Em 1922, a Semana de Arte Moderna anunciava para um pblico restrito as novidades estticas que mais tarde se transformariam em referncia para a cultura brasileira. Acerca desse movimento e do ambiente poltico em que estava inserido, marque a alternativa CORRETA: a) A recepo dos padres estticos europeus foi adaptada s circunstncias nacionais; portanto, os modernos tambm foram estudiosos, por exemplo, do folclore brasileiro, Mario de Andrade. b) O Modernismo foi a expresso do desenvolvimento industrial brasileiro. A modernizao econmica iniciada com o caf ganhou impulso com a industrializao nas primeiras dcadas do sculo XX e encontrou nesse movimento sua expresso esttica. c) A Semana de Arte Moderna realizada em So Paulo teve na imitao dos padres europeus sua principal novidade, o que indica uma clara rejeio cultura e aos valores nacionais pela elite paulista. d) Olavo Bilac e Monteiro Lobato foram expresses de destaque no movimento modernista. Bilac, na poesia, valorizou a forma enxuta e a irreverncia com a qual os poetas modernistas tratavam a lngua, e Lobato especializou-se nos estudos folclricos, com a pesquisa acerca do saci.
Questo 39

O aniversrio de 40 anos do golpe militar ensejou inmeras reflexes. O golpe de 64 parece, portanto, constituir um divisor de guas na vida poltica brasileira, pois a) a destituio de um presidente eleito, cujo poder na presidncia foi confirmado por meio de um plebiscito, iniciou um regime poltico autoritrio, que representava os interesses das classes conservadoras e do capital norte-americano. b) foi a primeira vez que a interveno militar fez-se presente nas disputas polticas do Brasil, uma vez que o exrcito sempre se manteve distante da poltica. c) a queda do presidente Goulart foi fruto de um acordo entre militares e o poder civil mediado pelo Congresso Brasileiro que aceitou a renncia do presidente, evitando, assim, o processo de impeachment proposto pela Unio Democrtica Nacional (UDN). d) os partidos de esquerda e as instituies nacionalistas reagiram ao golpe de 1964, principalmente no Rio Grande do Sul, onde, sob a liderana de Leonel Brizola, organizou-se Frente da Legalidade.
Questo 40

O autoritarismo como proposta poltica recorrente na vida poltica brasileira, tanto quanto o a luta pela democracia. Acerca dos embates polticos travados na sociedade brasileira entre o autoritarismo e a defesa da democracia, analise as assertivas e responda: I. II. III. IV. Em 1932, influenciado pelo fascismo italiano, Plnio Salgado organizou a Ao Integralista Brasileira. Os integralistas se constituram em importante fora poltica nacional que esteve frente do Estado durante o perodo conhecido como Estado Novo. O longo perodo em que Vargas esteve frente do governo brasileiro pode ser considerado um marco na luta contra as ditaduras. O nacionalismo e o trabalhismo associaram-se defesa da democracia como regime poltico. O fim do Estado Novo (1937-1945) ensejou a formao de uma Constituio democrtica. O partido comunista foi legalizado e o seu chefe, Lus Carlos Prestes, saiu do crcere e foi eleito senador da Repblica. A luta contra a ditadura instalada em 1964 foi travada em inmeros campos: no Congresso, articulou-se uma frente de oposio, o Movimento Democrtico Brasileiro (MDB), e, no campo da cultura, os artistas combatiam a supresso das liberdades democrticas. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. Apenas as proposies I e IV so verdadeiras. Apenas as proposies II e III so verdadeiras. Apenas as proposies II e IV so verdadeiras.

20

FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS


Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativas b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d b c d

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

21

22
Governo de Gois

SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA E JUSTIA DO ESTADO DE GOIS


SUPERINTENDNCIA DA ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANA PBLICA-SAESP GERNCIA DE ENSINO DA POLCIA TCNICO-CIENTFICA
FORMULRIO DE SINDICNCIA DA VIDA PREGRESSA E INVESTIGAO SOCIAL
ESTE FORMULRIO DEVER SER DIGITADO

Foto

Inscrio n

Dados pessoais: Nome: ___________________________________________________________________________________________ Filiao: Pai: _______________________________________________________________________________________ Me: ______________________________________________________________________________________ Naturalidade: ________________________________________________________________________ Estado: ________ Data de nascimento: _______________________________ Estado civil: ________________________________________ R.G.: _____________________________ Orgo Expedidor: ___________________ UF: ___________ Data Exp.: ______ CPF: _____________________________ Tit. Eleitor: ________________________ Zona: __________ Seo: _________ Reservista: ________________________ CNH: _____________________________ Categoria: _____________________ Referncias pessoais (sem vnculo de parentesco): Nome: ____________________________________________________________________________________________ Endereo: ________________________________________________________________________ Fone: ____________ Nome: ____________________________________________________________________________________________ Endereo: ________________________________________________________________________ Fone: ____________ Referncias comerciais: Empresa: __________________________________________________________________________________________ Endereo: ________________________________________________________________________ Fone: ____________ Empresa: __________________________________________________________________________________________ Endereo: ________________________________________________________________________ Fone: ____________ Referncias bancrias: Banco: _______________________________________________ Agncia: ___________________ Conta: ____________ Banco: _______________________________________________ Agncia: ___________________ Conta: ____________ Faculdade onde se formou: ___________________________________________________________________________ Cidade: __________________________________________________________ UF: ____________ Ano: _____________ Endereo onde residiu nos ltimos 10 anos: Rua/Av.: __________________________________________________________________________________________ Bairro: _______________________________________________ Qd: _____________ Lt: __________ N.:____________ Complemento: _______________________________________________________________________ CEP: __________ Cidade: _____________________________________________________________________________ UF: ___________ Endereo atual: Rua/Av.: __________________________________________________________________________________________ Bairro: _______________________________________________ Qd: _____________ Lt: __________ N.: ___________ Complemento: _______________________________________________________________________ CEP: __________ Cidade: _____________________________________________________________________________ UF: ___________ ltimos empregos: Empresa: ____________________________________________ Endereo: ____________________ Fone: ____________ Empresa: ____________________________________________ Endereo: ____________________ Fone: ____________ Emprego atual: Empresa: ____________________________________________ Endereo: ____________________ Fone: ____________

______________, ____ de ___________ de 2004


Obs.:

____________________________________
Assinatura do Candidato

Os documentos a serem anexados a este formulrio so os listados nos itens 13.2 e 13.2.1 do Edital. Todos os documentos devero ser entregues em apenas 1 (um) envelope, com o nome, o nmero da inscrio do candidato e o nmero do documento de identidade.

23

24

Das könnte Ihnen auch gefallen