Sie sind auf Seite 1von 10

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Riscos Eltricos

Trabalho realizado por Disciplina: Eletrnica fundamental Professor: Ricardo Pereira

Data de entrega: 28/1/2013

Indice

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Introduo
Este trabalho que vai tratar do tema riscos eltricos e tudo o que lhe est inerente, vou tratar dos riscos eltricos dos riscos da corrente eltrica os seus malefcios e maneira de se proteger .

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Riscos Eltricos
A energia eltrica a forma de energia mais utilizada na nossa sociedade industrial. Devido sua facilidade de transporte e de transformao noutras formas de energia, ela est bem adaptada aos imperativos da economia moderna. Mas a eletricidade, em determinadas condies, pode comprometer a segurana das pessoas. Ela no se v, no se ouve, no tem odor.

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Ignorar os riscos eltricos pode acarretar consequncias graves para pessoas e bens. Torna-se imprescindvel, portanto, assumir procedimentos corretos quando se manipula a corrente, comprar e instalar equipamentos eltricos adequados e seguros. Embora seja muito difcil explicar em poucos pargrafos o que a eletricidade conveniente compreender algumas das suas caractersticas para melhor perceber as medidas de preveno.

Corrente eltrica
A eletricidade um fenmeno fsico ligado estrutura da matria, nomeadamente composio dos tomos que a constituem. Toda a matria formada por tomos e os tomos, por sua vez so formados por neutres (partculas sem carga), protes (partculas com carga positiva) e eletres (partculas com carga negativa). A zona central do tomo, onde se encontram os neutres e os protes, designa-se por ncleo. Os eletres movimentam-se volta do ncleo e podem libertar-se do tomo deslocando-se individualmente por Aco de campos eltricos. Os materiais bons condutores so materiais que possuem eletres que facilmente saltam dos tomos. Pelo contrrio, os materiais maus condutores ou isoladores eltricos so materiais cujos eletres esto fortemente ligados ao ncleo, e portanto, dificilmente so arrancados aos tomos. Um circuito eltrico simples constitudo por um gerador de corrente e um recetor ligados por intermdio de condutores. Pode existir tambm um aparelho de corte de corrente (interruptor).
Fig. 1 - Corrente eltrica fluindo atravs de um circuito eltrico simples.

Riscos do contacto da corrente eltrica


Para que se d um acidente de origem eltrica necessrio que ocorra: O circuito estar sob tenso.

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

A pessoa estar em contacto com dois pontos do seu corpo a corpos sob tenso, ou, pelo menos, muito prxima deles, sobretudo para altas tenses. Fechar o circuito eltrico, ou seja, passar corrente.

Podem estabelecer-se diversos tipos de contacto com a corrente eltrica:

Contacto entre uma parte cativa, sob tenso (por exemplo, um fio condutor) e um elemento condutor ligado terra. Contactos diretos Muito frequente.

Contacto entre uma parte activa, sob tenso e uma outra parte activa (por exemplo, outro fio condutor), sob tenso diferente. Frequente. Contacto entre uma massa acidentalmente sob tenso, por exemplo, a carapaa Contactos indiretos metlica de um eletrodomstico, e um elemento condutor ligado terra. Relativamente frequente.

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Contacto entre duas massas que acidentalmente esto sob tenso e essa tenso diferente. Muito raro.

Quadro 1- Tipos de contacto com a corrente elctrica.

Fatores que influenciam os efeitos da corrente eltrica sobre o corpo humano


6

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Experincias realizadas para estudar o efeito da corrente eltrica no corpo humano permitiram verificar que existem diversos fatores fsicos e biofsicos que determinam esses efeitos, existindo entre eles inmeras interaes: intensidade da corrente. da resistncia. percurso da corrente atravs do corpo humano. tenso. do tempo de exposio corrente. frequncia e variao da corrente ao longo do tempo, no caso da corrente alternada.

Existem ainda fatores pessoais que potenciam o risco de eletrizao, como por exemplo, o choque psicolgico, o estado do corao e o envelhecimento geral do organismo.

Intensidade da corrente
A intensidade da corrente desempenha um papel fundamental na origem das leses originadas pela corrente eltrica. Tem-se tentado determinar experimentalmente "limiares" de intensidade susceptveis de produzirem certas manifestaes, ainda que, estes variem de pessoa para pessoa. Para o ser humano o limiar de sensao (limiar de perceo) da corrente alternada de frequncia industrial (50/60 Hz) da ordem de 1 mA (1miliampere = 0,001 Ampere) e para a corrente contnua da ordem dos 5 mA. No quadro seguinte apresentam-se vrios limiares, para corrente alternada de 50/60 Hz.

Intensidade da Corrente (mA)


0,045

Efeitos sobre o corpo humano Percepo sensorial na lngua 7

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto 0,8 1,0 10 30 2 000 (2 A) 20 000 (20 A)

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Percepo cutnea para a mulher Percepo cutnea para o homem Limiar de no largar Possibilidade de fibrilao ventricular sob certas condies Inibio dos centros nervosos Queimaduras muito importantes, mutilaes

Quadro 12.3 - Valores de intensidade de corrente com efeitos notrios sobre o corpo humano (valores em miliampere, sendo 1 mA = 0,001 A)
RISCOS DE ELECTROCUSSO. O CHOQUE ELCTRICO.O choque elctrico o efeito patofisiolgico que resulta da passagem de uma corrente elctrica atravs do corpo humano. Quando o resultado deste efeito a morte habitual designar-se por ELECTROCUSSO.Desde que o primeiro bito humano por electrocusso acidental foi relatado, em 1879, a leso por electricidade tornou-se cada vez mais comum. A possibilidade da passagem da corrente elctrica pelo corpo humano depende muito das caractersticas da instalao elctrica e respectivos circuitos, de algumas caractersticas (normais e/ou anormais) de funcionamento dos mesmos, dos dispositivos de proteco neles existentes ou no, e do tipo de aparelhos a eles ligados. Com os riscos eltricos podem causar vrios tipos de inflamaes e queimaduras graves mas preciso ter muito cuidado com o risco de tem de utilizao de .
EFEITOS FISIOLGICOS DA CORRENTE ELCTRICA

Os efeitos principais de uma corrente elctrica que atravesse o corpo humano, so: PERCEPO TETANIZAO PARAGEM RESPIRATRIA QUEIMADURAS FIBRILAO VENTRICULAR LIMIAR DE PERCEPO O limiar de percepo representa o valor mnimo da corrente sentida por uma pessoa e que apenas representa uma sensao de formigueiro. A publicao IEC 479 (Comisso Electrotcnica Internacional) aceita como valor mdio do limiar de percepo 0,005 Ampere.

1) INTRODUO

Tal como acontece com outras formas de energia, a electricidade apresenta riscos e pode causar acidentes cujas consequncias podem resultar em danos pessoais, materiais ou ambos. RISCOS MATERIAIS Normalmente resultantes de incndios e/ou exploses provocados por deficincias na instalao. RISCOS PESSOAIS Resultantes da passagem de corrente elctrica pelo corpo humano. 1.1) RISCO DE INCNDIO DEVIDO CORRENTE ELCTRICA Nas instalaes onde existe grande nmero de substncias inflamveis, a corrente elctrica, pode estar na origem dos incndios, normalmente devidos:

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

- a sobreaquecimentos devidos deteriorao do material isolante dos condutores elctricos, por efeito de Joule, cuja expresso traduz a quantidade de calor produzida em determinado condutor quando atravessado por uma corrente elctrica: Q = R.I2. T representando Q, a quantidade de calor; I, a intensidade da corrente elctrica; T, o tempo de durao de passagem dessa corrente. - ao arco elctrico produzido por equipamentos ou por electricidade esttica; - defeitos dos equipamentos que podem provocar fascas susceptveis de provocarem exploses quando a trabalhar em atmosferas explosivas. 1.2) CAUSAS DE SOBREAQUECIMENTO As principais causas de sobreaquecimento, so as SOBREINTENSIDADES, ou seja correntes elctricas de intensidade excessiva, em relao ao valor calculado para o respectivo condutor. Estas sobreintensidades, por sua vez, podem ter origens diversas: SOBRECARGAS Quando a corrente que percorre o condutor superior intensidade para a qual ele foi projectado (intensidade nominal). Esta situao ocorre habitualmente quando se ligam cargas em excesso. CURTO-CIRCUITO Quando se tocam dois condutores entre os quais existe uma determinada diferena de potencial e entre os quais a resistncia muito pequena ou nula. Esta situao que provoca a passagem instantnea de correntes de valor elevado, provoca quase sempre a fuso dos condutores acompanhada de pequenas exploses. DEFEITOS DE ISOLAMENTO Devidos m execuo da instalao ou de equipamentos elctricos, ao envelhecimento do material, ou ao tratamento negligente dos cabos de ligao, permitindo que os veculos passem por cima provocando trilhamentos. RESISTNCIA DE CONTACTO Resultante de ligaes elctricas atravs de contactos imperfeitos, como ligaes mal apertadas ou terminais algo soltos, provocando uma resistncia elevada passagem da corrente. 1.3) ARCO ELCTRICO O arco elctrico que pode estar na origem de muitos incndios numa oficina, resulta normalmente de: - Trabalhos de soldadura; - Fascas produzidas pelo funcionamento anormal de equipamento elctrico; - Fascas produzidas pela electricidade esttica e por descargas atmosfricas. 1.4) ATMOSFERAS EXPLOSIVAS O trabalho com equipamentos elctricos em atmosferas explosivas esto na origem de muitos incndios e exploses. Nestes locais, os vrios componentes da instalao, nomeadamente lmpadas e tomadas, devem obedecer a caractersticas especiais antideflagrantes. 2) CONCEPO DA INSTALAO

Uma INSTALAO ELCTRICA o conjunto de: componentes que permitem ou podem permitir a passagem da corrente (fios condutores, proteces); Componentes que no permitindo a passagem de corrente so essenciais ao seu funcionamento, tais como tubos, caixas, suportes, isoladores, etc. DE UM MODO GERAL, AS INSTALAES DEVEM: - estar convenientemente subdivididas, considerando: pelo menos, 2 circuitos para iluminao; circuitos distintos para tomadas e iluminao; circuitos distintos para aparelhos de grande potncia ou de caractersticas especiais de funcionamento. - estar convenientemente protegidas; - os rgo de proteco e de comando devem interromper os condutores de fase (nunca devem cortar somente o neutro); - as proteces das instalaes elctricas devem ser selectivas, de modo a que defeitos em determinado local do circuito no se repercuta noutro circuito; O QUADRO ELCTRICO O QUADRO, um conjunto de aparelhos, convenientemente agrupados, incluindo as suas ligaes, estruturas de suporte ou invlucro, destinado a proteger, comandar ou controlar instalaes elctricas. Numa instalao os quadros elctricos so o primeiro elemento receptor e distribuidor de energia. Devem possuir: Um condutor de proteco para ligao terra; Um disjuntor magnetotrmico para proteco da instalao contra sobreaquecimentos, sobreintensidades e curtocircuitos; Um interruptor diferencial de alta sensibilidade para proteco das pessoas contra a electrocusso. PROTECO DA INSTALAO E CANALIZAES Para eliminar ou reduzir os riscos elctricos na sua origem, fundamental a adopo de uma srie de medidas no sentido de proteger as instalaes e canalizaes elctricas, nomeadamente contra sobreintensidades provocadas por: sobrecargas curto-circuitos Os dispositivos mais importantes, so: Contactores-disjuntores providos de rels trmicos para proteco contra sobrecargas; Rels electromagnticos e corta-circuitos fusveis para proteco contra curto-circuitos. 3) EFEITOS FISIOLGICOS DA CORRENTE ELCTRICA

Eb 2 e 3/s de Mondim de Basto

Riscos Eltricos

Prof. Ricardo Pereira

Os efeitos principais de uma corrente elctrica que atravesse o corpo humano, so: PERCEPO TETANIZAO PARAGEM RESPIRATRIA QUEIMADURAS FIBRILAO VENTRICULAR LIMIAR DE PERCEPO O limiar de percepo representa o valor mnimo da corrente sentida por uma pessoa e que apenas representa uma sensao de formigueiro. A publicao IEC 479 (Comisso Electrotcnica Internacional) aceita como valor mdio do limiar de percepo 0,005 Ampere. TETANIZAO um fenmeno decorrente da contraco muscular produzida por um impulso elctrico. LIMITE DE NO LARGAR Define-se como o valor mximo da corrente para a qual um indivduo pode suportar e largar um condutor activo (condutor afecto passagem da corrente elctrica). Experincias indicam para este limite os seguintes valores mdios: Em corrente alternada 50/60 Hz:... 10 mA para mulheres; 16 mA para homens; Em corrente contnua:.....................51 mA para mulheres; 76 mA para homens A CEI 479 indica como limiar de largar 10 mA. Correntes inferiores a este limite, mesmo no ocasionando graves leses directas no organismo, podem estar na origem de quedas, acidentes com partes mveis de mquinas, etc. PARAGEM RESPIRATRIA Correntes superiores ao limite de largar podem provocar nas vtimas uma paragem respiratria, pois a passagem da corrente, devido contraco d

10

Das könnte Ihnen auch gefallen