Sie sind auf Seite 1von 12

Andson Ferreira

Auditoria e Certificao Ambiental

Santarm 2012

AUDITORIA AMBIENTAL De acordo com a NBR ISO 14010 (ABNT 1996c), auditoria ambiental o processo sistemtico e documentado de verificao, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidncias de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistema de gesto e condies ambientais especificados ou as informaes relacionadas a estes esto em conformidade com os critrios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente. A auditoria ambiental teve sua origem nos Estados Unidos, atravs da realizao de auditorias voluntrias na dcada de 1970. As auditorias consistiam em anlises crticas do desempenho ambiental ou auditorias para verificao de conformidade, uma vez que se destinavam a reduzir os riscos dos investidores s aes legais que pudessem resultar das aes da empresa. O rgo americano de proteo ao meio ambiente (EPA Environmental Protection Agency) serviu de instrumento para tornar as auditorias ambientais compulsrias em alguns setores industriais. Com o aumento da intensidade e das consequncias dos acidentes ambientais, as empresas iniciam os processos de verificao, ou seja, de auditorias ambientais com mais frequncia. Desde o final dos anos de 1980, as auditorias ambientais se tornaram uma ferramenta gerencial muito comum nos pases desenvolvidos e vem sendo cada vez mais aplicada nos pases em desenvolvimento, tanto pelas empresas estrangeiras que neles operam como pelas empresas locais. Na Europa, a auditoria ambiental comeou a ser utilizada na Holanda, em 1985, em filiais de empresas norte-americanas, por influncia de suas matrizes. Em seguida, em outros pases da Europa, a prtica da auditoria passou a ser disseminada em pases como Reino Unido, Noruega e Sucia, tambm por influncia de matrizes americanas. na Europa, em 1992, no Reino Unido, que surgiu a primeira norma de sistema de gesto ambiental, a BS 7750 (BSI, 1994), baseada na BS 5770 de Sistema de Gesto da Qualidade, onde a auditoria ambiental encontra-se ali normalizada. Na sequencia, outros pases, como, por exemplo, Frana e Espanha, tambm apresentam suas normas de sistema de gesto ambiental e de auditoria ambiental. Em 1993, comeou a ser discutido o Regulamento da Comunidade Econmica Europia - CEE no 1.836/93, em vigor a partir de 10 de abril de 1995, que trata do sistema de gesto e auditoria ambiental da Unio Europia (Environmental Management and Auditing Scheme - EMAS). No Brasil, a auditoria ambiental surgiu, pela primeira vez, por meio da legislao, no incio da dcada de 90, quando da publicao de diplomas legais sobre o tema, citados a seguir: Lei no 790, de 5/11/91, do Municpio de Santos-SP; Lei no 1.898, de 16/11/91, do Estado do Rio de Janeiro; Lei no 10.627, de 16/1/92, do Estado de Minas Gerais; Lei no 4.802, de 2/8/93, do Estado do Esprito Santo; Projeto de Lei Federal no 3.160, de 26/8/92; e Anteprojeto de Lei do Estado de So Paulo.

Internacionalmente, a auditoria ambiental sobre base normalizada comeou a ser discutida em 1991 com a criao do Strategic Advisory Group on Environment Sage no mbito da ISO. A discusso se amplia mundialmente, em 1994, com a divulgao dos projetos de norma dentro da srie ISO 14000. Em 1996, tais projetos de norma so alados categoria de normas internacionais, sendo adotadas pelos pases participantes da ISO. No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT apresentou, em dezembro de 1996, as NBR ISO 14010, 14011 e 14012, referentes auditoria ambiental.

TIPOS DE AUDITORIA As auditorias ambientais podem ser classificadas: - Quanto aplicabilidade; - Quanto ao tipo; - Quanto execuo. Quanto aplicabilidade. Quanto aplicabilidade as auditorias so classificadas em trs categorias: primeira, segunda e terceira partes. Auditoria de primeira parte So realizadas pela prpria organizao para determinar se o sistema e os procedimentos esto possibilitando, e melhorando progressivamente, o desempenho ambiental da organizao de acordo com seus objetivos. Esta auditoria iniciativa da prpria organizao para melhorar sua eficincia. Auditoria de segunda parte So realizadas nos fornecedores potenciais ou atuais, ou mesmo nos prestadores de servios. A finalidade dessas auditorias pode ser exercer presso para melhorar o desempenho ambiental da cadeia produtiva como um todo alm de proporcionar a identificao e estimativa dos efeitos de uma organizao no ciclo de vida do produto. Auditoria de terceira parte So consideradas como servios, pois so realizadas por organizaes independentes da auditada, como uma empresa de auditoria ou um auditor especialista. No que se refere a auditoria da norma ISO 14001: 2004 trata-se da avaliao de uma organizao certificadora. Quanto ao tipo Quanto ao tipo as auditorias podem ser classificadas como: Conformidade; Aquisio, fuso e alienao; Auditoria de questes isoladas ou de desempenho e Sistema de Gesto Ambiental. Conformidade (compliance) As auditorias de conformidade podem ser realizadas em vrios nveis, dependendo do escopo definido entre as partes interessadas. Podem incluir avaliaes de diferentes origens, como:

- exigncias legais atuais ou futuras; - normas e diretrizes do setor industrial; - polticas ambientais e normas internas; - melhores prticas ambientais, entre outras. Aquisio, fuso e alienao (due diligence) Este tipo de auditoria ambiental normalmente solicitada por um comprador, intermedirio ou cessionrio em uma transao comercial, tal como fuso, aquisio ou ainda compra de aes. A principal motivao para uma auditoria de due diligence a de querer evitar que se assuma uma responsabilidade por riscos ambientais em potencial ou algum tipo de passivo ambiental. Normalmente ocorre em trs fases: Fase I: uma investigao e avaliao sistemtica de todos os problemas ambientais reais e potenciais associados instalao. Fase II: um estudo intrusivo, utilizando tcnicas de amostragem e estimativas cientficas, visando confirmar e/ ou descobrir a extenso dos possveis problemas descobertos na fase I. Fase III: aes corretivas para remover ou reduzir os riscos ambientais identificados. Sistema de Gesto Ambiental So recomendadas para as organizaes que possuam ou estejam implementando um Sistema de Gesto Ambiental SGA, conforme a norma ISSO 14001. As auditorias do SGA podem ser; - auditoria de pr-certificao ou auditoria inicial. - auditoria de certificao. - auditoria de manuteno. - auditoria de recertificao. Auditoria de questes isoladas ou de desempenho Constitui-se por anlises crticas do desempenho ambiental em uma rea particular, e podem ser divididas em: - auditoria de atividade: realiza a anlise crtica em uma atividade particular, mesmo que envolva outras instalaes. - auditoria de processo: avalia a tecnologia e as tcnicas de controle de um processo para verificar se seu desempenho ambiental pode ser melhorado. - auditoria de questes emergentes: antecipao de um cenrio futuro com a finalidade de avaliar a extenso da capacidade da organizao para responder a novos desafios. Alguns autores afirma que h ainda outro tipo de auditorias quanto ao tipo, chamada de Auditoria ou anlise crtica ambiental. Quanto execuo.

Quanto execuo, as auditorias so classificadas como: Auditoria Interna ou Auditoria Externa. Auditoria interna Busca o aperfeioamento e o monitoramento das normas traadas pela empresa. Pode ser executada por pessoas pertencentes prpria organizao auditada ou independentes da unidade auditada e especializadas no objeto de auditagem. vista como auditoria de primeira parte. Auditoria externa executada por pessoas independentes da empresa, isto , sem qualquer subordinao empresa que est sendo auditada. Seu objetivo principal apresentar opinio sobre o segmento auditado, apresentando pareceres sobre o escopo e a confiabilidade dos trabalhos dos auditores internos, quando houver, e identificando as possveis oportunidades de melhorias na empresa auditada, no que concerne ao objeto de auditagem. vista como auditoria de segunda e terceira parte. Exemplos: auditoria de fornecedor e uma auditoria externa de segunda parte e auditoria de certificao uma auditoria externa de terceira parte.

Com relao ao processo de auditoria ambiental de certificao, podemos citar as seguintes etapas: a) pr-auditoria ou auditoria inicial. b) auditoria de certificao. c) auditorias de acompanhamento. d) auditorias de recertificao. a) Pr-Auditoria ou Auditoria Inicial. Nesta etapa o auditor lder realizar uma anlise preliminar do sistema de gesto nas instalaes do cliente. Nesta visita ocorre a verificao formal da documentao e uma avaliao do grau de implementao do sistema. O auditor lder elabora um relatrio dos resultados com uma avaliao final que indica a necessidade de providncias e potencial de melhoria visando a certificao. b) auditoria de certificao. Esta etapa determina o nvel e a eficcia da implementao do sistema de gesto. A auditoria realizada na empresa auditada com base em uma lista de verificao desenvolvida a partir dos requisitos da norma certificvel. A equipe de auditoria deve discutir com o auditado eventuais pontos fracos constatados, que devem ser relacionados em relatrios de no-conformidades e serem entregues ao final da auditoria pelo cliente, que deve definir aes corretivas adequadas e os prazos para implementao. Caso no existam no-conformidades que possam comprometer o efetivo funcionamento do sistema de gesto, os auditores recomendam a certificao da organizao. c) auditorias de acompanhamento. Estas tambm so denominadas auditorias de manuteno, e so realizadas com frequncia semestral ou anual. Cada auditoria em geral reexamina parte do

sistema de gesto, dentro do ciclo de trs anos, que o prazo de durao da certificao. d) auditorias de recertificao. Aps o prazo de trs anos, deve ser realizada uma auditoria de recertificao que consiste no recomeo do ciclo de auditoria de certificao. BENEFCIOS DA AUDITORIA AMBIENTAL Os principais benefcios da auditoria so: Identificao dos passivos ambientais, existentes ou potenciais, em relao s leis aplicveis; Reduo de conflitos com os rgos pblicos responsveis pelo controle ambiental; Reduo de conflitos e harmonizao de relaes com a comunidade e partes interessadas; Harmonizao de prticas e procedimentos nas diversas unidades operacionais de uma organizao; Priorizao de investimentos, avaliando-se as inadimplncias mais graves; Avaliao de passivos ambientais de organizaes ou atividades em processos de vendas ou fuso, evitando-se surpresas em virtude de esses passivos no serem considerados em escriturao contbil; Gerao de oportunidades de reduo de custos, atravs do controle de perdas de matria e energia; Melhoria de posicionamento e mercados com requerimentos ambientais especficos. MOTIVAES PARA REALIZAO DA AUDITORIA AMBIENTAL Dentre os principais motivos, podemos destacar: Desenvolver uma poltica ambiental corporativa; Buscar conformidade legal; Analisar as prticas gerenciais e as operaes existentes; Estimar os riscos e as responsabilidades; Analisar procedimentos de resposta a emergncias; Melhorar a utilizao dos recursos; Aumentar a competividade; Criar vantagens competividades estratgicas. DESVANTAGENS DA AUDITORIA AMBIENTAL Podem ocorrer tambm em contrapartida algumas desvantagens da aplicao da auditoria ambiental, sendo algumas: Necessidade de recursos adicionais para implementar o programa de auditoria ambiental; Possibilidade de incorrer em dispndio inesperado e expressivo de recursos para atender s no-conformidades detectadas na auditoria ambiental; Indicar falsa sensao de segurana sobre os riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta; Possibilidade de que as indstrias sofram presses de rgos governamentais e de grupos ambientais para demonstrar os resultados da auditoria ambiental.

CERTIFICAO AMBIENTAL A implantao de um Sistema de Gesto Ambiental como parte do sistema de gesto global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a poltica ambiental. Alguns conceitos importantes: ISO: International Organization for Standardization (Organizao Internacional para Padronizao) ISO 14001: norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gesto Ambiental. A busca pela a certificao As razes que levam as empresas a adotar e praticar a gesto ambiental so vrias. Estas razes podem transcender os procedimentos obrigatrios de atendimento da legislao ambiental at a fixao de polticas ambientais que visem a conscientizao de todo o pessoal da organizao. A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se a a adoo de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inmeras razes que justificam a sua adoo. Os fundamentos predominantes podem variar de uma organizao para outra. No entanto, eles podem ser resumidos nos seguintes bsicos: Os recursos naturais (matrias-primas) so limitados e esto sendo fortemente afetados pelos processos de utilizao, exausto e degradao decorrentes de atividades pblicas ou privadas, portanto esto cada vez mais escassos, relativamente mais caros ou se encontram legalmente mais protegidos. Os bens naturais (gua, ar) j no so mais bens livres/grtis. Por exemplo, a gua possui valor econmico, ou seja, paga-se, e cada vez se pagar mais por esse recurso natural. Determinadas indstrias, principalmente com tecnologias avanadas, necessitam de reas com relativa pureza atmosfrica. Ao mesmo tempo, uma residncia num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em regio poluda. O crescimento da populao humana, principalmente em grandes regies metropolitanas e nos pases menos desenvolvidos, exerce forte consequncia sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular. A legislao ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigncia essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupao ambiental. Presses pblicas de cunho local, nacional e mesmo internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas. Bancos, financiadores e seguradoras do privilgios a empresas ambientalmente sadias ou exigem taxas financeiras e valores de aplices mais elevadas de firmas poluidoras. A sociedade em geral e a vizinhana em particular est cada vez mais exigente e crtica no que diz respeito a danos ambientais e poluio provenientes de empresas e atividades. Organizaes no-governamentais esto sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislao ambiental, a minimizao de impactos, a reparao de

danos ambientais ou impedem a implantao de novos empreendimentos ou atividades. Compradores de produtos intermedirios esto exigindo cada vez mais produtos que sejam produzidos em condies ambientais favorveis. A imagem de empresas ambientalmente saudveis mais bem aceita por acionistas, consumidores, fornecedores e autoridades pblicas. Acionistas conscientes da responsabilidade ambiental preferem investir em empresas lucrativas sim, mas ambientalmente responsveis.

OS BENEFCIOS DA CERTIFICAO AMBIENTAL ISO 14001 PARA AS ORGANIZAES. A implantao de um SGA e a certificao ambiental em conformidade com a ISO 14001 tem proporcionado as empresas uma tima oportunidade no s de cumprir com os requisitos legais, como tambm de se tornar mais competitiva e de melhorar seu desempenho ambiental, aumentando tambm os lucros da empresa. As organizaes devem ser capazes de demonstrar uma slida gesto empresarial que inclua a preocupao com o meio ambiente. A cada dia, so maiores as evidncias de que essa preocupao resulta em vantagens para as reas de finanas, seguros, marketing, regulamentos e outras reas operacionais. Alguns dos benefcios na implantao da ISO 14001 na melhoria do desempenho ambiental abrangem especialmente dois enfoques: - Benefcios para o processo. - Benefcios para o produto. Benefcios para o processo: - Economia de material. - Aumento no rendimento do processo. - Reduo de paralisaes falhas no processo. - Melhor utilizao dos subprodutos. - Converso dos desperdcios em valor. - Economia de energia. - Reduo de custos de armazenagem e manuseio de materiais. - Ambiente de trabalho mais seguro. - Eliminao ou reduo do custo das atividades resduos. Benefcios para o produto: - Produtos com melhor qualidade e mais uniformidade. - Reduo de custo do produto. - Reduo de custos de embalagem. - Uso mais eficiente dos recursos pelos produtos. - Aumento da segurana dos produtos. - Reduo dos custos lquido do descarte do produto pelo cliente. - Maior valor de revenda e de sucata do produto. Benefcios gerais para a organizao: Algumas razes gerais para investimentos na questo ambiental empresarial visando a melhoria contnua e o desempenho ambiental: - Maior satisfao do cliente.

- Melhoria da imagem da empresa. - Conquista de novos mercados. - Reduo dos riscos com penalidades legais e acidentes. - Melhoria da administrao da empresa maior controle dos processos organizacionais. - Maior permanncia do produto no mercado. - Maior facilidade na obteno de financiamentos. - Demonstrar a clientes, vizinhos e acionistas a existncia de um sistema ambiental bem estruturado, o qual pode proporcionar vantagens as empresas. A IMPLANTAO DO SGAISO 14001 A norma ISO 14001 uma norma flexvel e pode ser implementada em empresas pblicas e privadas, de pequeno porte a grandes multinacionais, em instituies educacionais, escritrios, etc. Apesar de as normas serem de adeso voluntria pelas organizaes, as mesmas so de grande importncia como instrumentos de comando e controle da qualidade ambiental. PRINCIPAIS NORMAS DA SRIE ISO 14000. Na implantao da srie das normas ISSO 14000, encontramos enfoques de aplicao na gesto ambiental nas organizaes, ou seja, podemos encontrar dois grupos: Organizao. Produto/ processo. Organizao Sistema de Gesto Ambiental: NBR ISO 14001, NBR ISO 14004, NBR ISSO 14063, NBR ISO 14064, NBR ISO 14050. A NBR ISO 14001 a nica que permite certificaes por terceiros de um SGA, sendo tambm a nica cujo contedo auditado nas formas de requisitos obrigatrios do SGA. A NBR ISO 14004 uma norma que visa orientao, fornecendo informaes para a implantao da ISO 14001. A NBR ISO 14063 uma norma que fornece a uma organizao as diretrizes sobre princpios gerais, poltica, estratgia e atividades relacionadas com a comunicao ambiental, tanto interna quanto externa. Esta Norma usa abordagens comprovadas e reconhecidas para a comunicao, adaptadas s condies especficas existentes na comunicao ambiental. A NBR ISO 14064 referente aos gases do efeito estufa onde contm trs partes (ISO 14064-1, ISO 14064-2, ISO 14064-3) as quais fornecem especificaes com guias para tratar do assunto. A NBR ISO 14050 uma norma que contm conceitos e suas definies, tais como so empregados na srie de normas ISO 14000 relativas gesto ambiental. Avaliao de Desempenho Ambiental: NBR ISO 14031. A NBR ISO 14031 fornece orientao para o projeto e uso da avaliao do desempenho ambiental em uma organizao. Ela aplicvel a todas as organizaes, independentemente do tipo, tamanho, localizao e complexidade.

Auditoria Ambiental: NBR ISO 19011, NBR ISO 14015. A NBR ISO 19011 fornece orientao sobre os princpios de auditoria, gesto de programas de auditoria, realizao de auditorias de sistema de gesto da qualidade e auditorias de sistema de gesto ambiental, como tambm orientao sobre a competncia de auditores de sistemas de gesto da qualidade e ambiental. A NBR ISO 14015 fornece orientao de como conduzir uma avaliao ambiental de locais e organizaes (AALO) por meio de um processo sistemtico de identificao de aspectos e questes ambientais, e como determinar se apropriado, suas consequncias nos negcios. Produto e processo Rotulagem ambiental: NBR ISO 14020, ISO 14021, ISO 14024. A NBR ISO 14020 estabelece princpios orientadores para o desenvolvimento e uso de rtulos e declaraes ambientais. A NBR ISO 14021 especifica os requisitos para autodeclaraes ambientais, incluindo textos, smbolos e grficos, no que se refere aos produtos. Ela descreve, ainda, termos selecionados usados comumente em declaraes ambientais e fornece qualificaes para seu uso. Esta Norma tambm descreve uma metodologia de avaliao e verificao geral para autodeclaraes ambientais e mtodos especficos de avaliao e verificao para as declaraes selecionadas nesta Norma. A NBR ISO 14024 estabelece os princpios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental do tipo l, incluindo a seleo de categorias de produtos, critrios ambientais dos produtos e caractersticas funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Esta Norma tambm estabelece os procedimentos de certificao para a concesso do rtulo. Avaliao do Ciclo de Vida: NBR ISO 14040, ISO 14044, ISO 14047, ISSO 14048, ISO 14049. A NBR ISO 14040 descreve os princpios e a estrutura de uma avaliao de ciclo de vida (ACV). A NBR ISO 14044 especifica os requisitos e prov orientaes para a avaliao do ciclo de vida (ACV). Aspectos Ambientais em Normas e Produtos: ISO/TR 14062, ISSO-GUIA 64. A ISO TR 14062 apresente um relatrio tcnico que descreve conceitos e prticas usuais correntes relativas ao projeto do produto e seu desenvolvimento, onde "produto" entendido como bens e servios. A ISO GUIA 64 fornece orientao sobre como considerar questes ambientais em normas de produtos.

QUEM FORNECE A CERTIFICAO AMBIENTAL? No Brasil os Organismos de Certificao Ambiental (OCA) so avaliados e autorizados pelo INMETRO (Instituto de Normatizao e Metrologia). Atualmente so 23 organismos autorizados a fornecer certificao ambiental, sendo 21 nacionais e 2 estrangeira: 1. BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda 2. ABS - Quality Evaluations Inc. 3. Det Norske Veritas Certificadora Ltda

4. FCAV - Fundao Carlos Alberto Vanzolini 5. DQS do Brasil Ltda 6. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas 7. Lloyd`s Register do Brasil Ltda 8. TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paran 9. BRTV Avaliaes da Qualidade S. A. 10. SGS ICS Certificadora Ltda 11. TV RHEINLAND DO BRASIL LTDA. 12. RINA Services S.p.A. ---ITALIANA 13. BSI BRASIL SISTEMA DE GESTO LTDA 14. GL - Germanischer Lloyd Industrial Service do Brasil Ltda 15. Instituto Falco Bauer da Qualidade - IFBQ 16. IQA - Instituto da Qualidade Automotiva 17. ICQ Brasil - Instituto de Certificao Qualidade Brasil 18. EVS BRASIL CERTIFICADORES DE QUALIDADE LTDA. 19. ASSOCIAO PORTUGUESA DE CERTIFICAO---- PORTUGAL 20. ABRACE - AVALIAES BRASIL DA CONFORMIDADE E ENSAIOS LTDA. 21. MANAGEMENT SYSTEMS CERTIFICAES LTDA 22. SAS Certificadora Ltda 23. ASSOCIACAO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA GRAFICA - ABTG

UM EXEMPLO DE CERTIFICAO Localizada em uma regio de difcil acesso - margem direita do Rio Trombetas, municpio de Oriximin, no oeste do Par-, onde a presena de comunidades remanescentes de quilombos e a peculiar paisagem geogrfica necessitam de ateno especial, a Minerao Rio do Norte (MRN). A MRN, terceira maior produtora de bauxita do mundo, comeou suas atividades em 1979. Para isso, teve que construir o que hoje a vila de Porto Trombetas, uma mini-cidade, com populao de cerca de 6 mil habitantes. `Porto Trombetas foi criada na dcada de 70 em funo das atividades de minerao na regio. Todas as pessoas que aqui moram ou so funcionrias da MRN ou de contratadas da empresa. E toda a infra-estrutura foi construda pela MRN. A pequena vila foi certificada com a ISO 14000 e conta com escola, hospital, sistema de saneamento bsico, clubes para lazer e tudo o que necessrio ao funcionamento de uma cidade. CONCLUSO Muitas empresas no consideram o potencial existente para a implantao do ISO 14001, dentro dos padres de desempenho ambiental mais alinhados perspectiva da produo mais limpa, principalmente no que tange racionalizao e eficcia de seu processo produtivo, que se refletir positivamente em sua rentabilidade.

REFERCIA INMETRO. Organismos Certificadores. Disponivel em http://www.inmetro.gov.br. ISO. http://www.iso.gov. acesso em 28/11/2012 ABNT. http://abnt.org.br/ acesso em 28/11/2012 MORAIS, Clauciana Schmidt Bueno de. Sistema de Gesto - ISO 14001, Auditoria e Certificao Ambiental nas Organizaes. USP, 2012. MRN. . http://mrn.com.br/ acesso em 28/11/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen