Sie sind auf Seite 1von 9

Questes de Legislao Estatutria de Delegado de Policia Civil. Professor: Dr.

Gustavo Santanna PROVA DE DELEGADO DE POLCIA 1997 LEGISLAO ESTATUTARIA 1- Estatutariamente, o servidor da Policia Civil poder ser removido: (a) A pedido de familiar do servidor. (b) A pedido de autoridade municipal. (c) Para responder a processo judicial em outra comarca. (d) Por determinao direta do Delegado de Policia, titular da Delegacia de Policia onde o servidor est lotado. (e) ex-officio, por convenincia do servio. 2- So recompensas que podem ser concedidas aos servidores policiais civis, em reconhecimento pelos servios prestados, as seguintes Medalhas: (a) Mrito Policial Bento Gonalves Servio Policial. (b) Tiradentes Servio Policial Mrito Policial. (c) Tiradentes Negrinho do Pastoreio Servio Policial. (d) Servio Policial Bravura em Servio Tiradentes. (e) Servio Policial Bravura em Servio Mrito Policial. 3- Dentro da mesma classe, no h precedncia hierrquica nas carreiras da Policia Civil. No entanto, h uma EXCEO, prevista estatutariamente, segundo a qual a hierarquia da funo: (a) Nunca prevalecer sobre a do cargo. (b) Somente prevalecer quando o cargo for de Delegado Regional. (c) S prevalecer se o subordinado for de classe inferior. (d) S prevalecer se o cargo for de Diretor de Diviso (e) Sempre prevalecer sobre a do cargo. 4- Segundo o Estatuto dos Servidores da Policia Civil, o ato de cometer a uma pessoa estranha Organizao Policial, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de encargos prprios ou de competncia de seus subordinados, classificado como transgresso: (a) Leve (b) Moderada (c) Media (d) Grave (e) Gravssima 5- Constituem trs formas de penas disciplinares, dentre aquelas previstas no Estatuto da Policia Civil: (a) Advertncia suspenso repreenso. (b) Repreenso demisso afastamento. (c) Advertncia transferncia suspenso. (d) Deteno disciplinar de at 60 dias remoo suspenso. (e) Deteno disciplinar demisso a bem do servio publico suspenso de at 120 dias.

6- Os Inspetores e Escrives de Policia, no que tange hierarquia policial, so denominados, estatutariamente, de: (a) Autoridades policiais. (b) Agentes do poder de policia. (c) Agentes policiais. (d) Agentes da autoridade. (e) Agentes da Policia Civil. 7- Considera-se que h abandono do cargo quando o servidor policial, sem justa causa, ausentar-se da repartio por: (a) 30 dias consecutivos (b) Mais de 30 dias consecutivos. (c) 60 dias consecutivos, no perodo de um ano. (d) Mais de 60 dias consecutivos, no perodo de dois anos. (e) Mais de 90 dias, intercaladamente, durante um ano. 8- Quando um servidor policial cometer falta disciplinar, tambm tipificada como crime ou contraveno penal, de acordo com a Lei 7.366 de 29 de maro de 1980, a prescrio regulada de acordo com: (a) O Estatuto dos Servidores da Policia Civil. (b) A lei penal ou o Estatuto, se este previr prazo prescricional menor. (c) A lei penal, exclusivamente. (d) O Estatuto dos Servidores da Policia Civil, combinado com o Estatuto dos Funcionrios Civis do Estado, na interpretao mais benfica ao servidor. (e) O Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, por sua maior abrangncia. 9- O Estatuto dos Servidores da Policia Civil determina que o servidor acusado de falta grave e submetido a processo administrativo-disciplinar, nos casos previstos na Lei, poder ser suspenso temporariamente pelo perodo de at: (a) 30 dias, improrrogveis. (b) 30 dias, prorrogveis por mais 30 dias. (c) 60 dias, prorrogveis por mais 30 dias. (d) 60 dias, prorrogveis at 120 dias. (e) 120 dias, improrrogveis. 10- Em caso de demisso do servidor estvel da Policia Civil, est previsto estatutariamente que seus dependentes recebero penso: (a) Proporcional ao tempo de servio prestado pelo servidor ao Estado, durante 90 dias. (b) Proporcional aos 6 (seis) ltimos meses de servio, durante 1 (um) ano. (c) Nunca inferior a 1 (um) salrio mnimo, durante 120 dias e proporcional aos 12 (doze) ltimos meses de servio prestado aoEstado pelo servidor. (d) Proporcional ao tempo de servio prestado e nunca inferior a 2 (dois) salrios mnimos, num perodo de 60 dias. (e) Com durao de 180 dias, proporcional ao tempo de servio prestado ao Estado e nunca inferior a 1 (um) salrio mnimo. PROVA DE DELEGADO DE POLCIA 1998

LEGISLAO ESTATUTARIA 1- No estgio probatrio dos servidores policiais sero avaliados os seguintes requisitos: (a) Idoneidade moral, assiduidade, disciplina, dedicao ao servio, eficincia. (b) Disciplina, eficincia, responsabilidade, produtividade, assiduidade. (c) Dedicao, disciplina, dedicao ao treinamento. (d) Eficincia, perseverana, disciplina, idoneidade moral, responsabilidade. (e) Assiduidade, disciplina, desprendimento, eficincia, produtividade.

2- Os servidores estaduais, inclusive os policiais, tm direito a licena-prmio por assiduidade. O tempo dessa licena, concedida ao servidor que no tenha se afastado das suas funes, corresponde a: (a) 15 dias por qinqnio. (b) 1 ms por qinqnio. (c) 2 meses por qinqnio. (d) 3 meses por qinqnio. (e) 6 meses por qinqnio. 3- Quanto promoo ao final da carreira, na Polcia Civil, correto afirmar que o servidor: (a) Pode recusar a referida promoo. (b) Somente ser promovido por Antigidade. (c) S poder ter nova ascenso, por merecimento, caso j tenha sido promovido por Antigidade. (d) No pode recusar a promoo, sob pena de incorrer em falta disciplinar. (e) J deve ter sido promovido em ocasies anteriores, sempre por merecimento. 4- O servidor policial poder ser detido disciplinarmente, sem perda da remunerao, pelo prazo de 1 a 30 dias, nos casos de cometimento de falta grave. A referida deteno: (a) Deve ser cumprida em dependncia apropriada. (b) Deve ser cumprida em repartio policial. (c) Foi revogada pela Lei 10.098/94. (d) S ocorre em caso de falta grave. (e) S ocorre em caso de falta gravssima. 5- Quando o servidor cometer falta funcional de reduzida gravidade, poder ser aplicada a pena de advertncia, a qual dever ser: (a) Feita pessoal e verbalmente. (b) Feita pessoal e verbalmente, porm constando de assentamentos do servidor. (c) Feita sempre por escrito, para que fique registrada, com o fim de provar antecedentes. (d) Publicada em boletim interno. (e) Publicada no Dirio Oficial do Estado.

6- A autoridade policial que tiver cincia de irregularidade cometida por servidor da Polcia Civil obrigada a proceder a apurao por meios sumrios, no prazo mximo de: (a) 7 dias, improrrogveis. (b) 10 dias prorrogveis. (c) 15 dias, improrrogveis. (d) 30 dias, improrrogveis. (e) 30 dias prorrogveis. 7- A ao disciplinar administrativa, quanto aplicao de pena de repreenso prescrever em: (a) 15 dias. (b) 30 dias. (c) 60 dias. (d) 6 meses. (e) 12 meses. 8- O cancelamento das notas referentes s penas impostas aos servidores policiais procedido ex-officio. No caso de uma suspenso de 30 dias, o registro ser automaticamente cancelado, desde que o servidor no tenha sofrido nenhuma infrao no perodo de: (a) 2 anos. (b) 4 anos. (c) 5 anos. (d) 6 anos. (e) 10 anos. 9- O Conselho Superior de Polcia, rgo da Polcia Civil, integrado por diversos conselheiros. Um destes representa a Ordem dos advogados do Brasil e indicado: (a) Em lista trplice, pela Diretoria da OAB/RS. (b) Pela chefia da Polcia Civil, em lista trplice. (c) Pelo prprio Conselho Superior de Polcia, em lista trplice. (d) Por livre escolha do Secretrio da Justia e Segurana. (e) Em lista trplice, pelo Conselho Seccional da OAB/RS. PROVA DE DELEGADO DE POLCIA 2002 LEGISLAO ESTATUTRIA 1- Segundo a Lei Estadual n. 7.366, de 29 de maro de 1980, que dispe sobre o Estatuto dos Servidores da Polcia Civil, assinale a assertiva INCORRETA. (a) O exerccio de Cargos em Comisso e de Funes Gratificadas, nos rgos integrantes da respectiva estrutura, privativo dos servidores da ativa da Polcia Civil, podendo excepcionalmente, as funes de assessoramento serem exercidas por servidores inativos. (b) A apresentao da inscrio na Ordem dos advogados do Brasil (OAB) requisito para a posse no cargo de polcia.

(c) O funcionrio policial poder ser removido a pedido, ex-officio, por convenincia dos servios, e por convenincia da disciplina. (d) A substituio do titular da Delegacia de Polcia dar-se- por Delegado de Polcia; porm, em carter excepcional, Comissrio, Inspetor ou Escrivo de Polcia poder responder pelo expediente de Delegacia de Polcia classificada em 1 categoria. (e) Os Delegados de Polcia somente podero ser removidos de um para outro municpio com a observncia da correspondente classificao legal e regulamentar, mas, excepcionalmente, atendendo convenincia do servio, a administrao policial poder lotar Delegado de Polcia em Delegacia de classificao superior. 2- Alm dos direitos conferidos pelo Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado e demais diplomas legais, so assegurados aos Servidores da Polcia Civil, entre outros, segundo o Estatuto dos Servidores da Polcia Civil, Lei Estadual n. 7.366, de 29-3-1980, os demais direitos citados abaixo, EXCETO um deles. Assinale-o: (a) Promoes regulamentares, inclusive post mortem, quando for o caso. (b) Recompensas e porte de arma, mesmo na inatividade. (c) Priso especial de conformidade com a lei federal, com o presente Estatuto e com as demais disposies pertinentes. (d) Assistncia mdico-hospitalar custeada pelo Estado, quando acidentado ou acometido de doena adquirida em servio ou em conseqncia dele. (e) Assistncia judiciria custeada pelo Estado. Quando processado por ato praticado no exerccio da funo policial ou em razo dela, inclusive nos casos de crime contra patrimnio pblico, a paz pblica e a administrao pblica. 3- As recompensas, luz da lei Estadual n. 7.366, de 29 de maro de 1980 Estatuto dos Servios da Polcia Civil, constituem reconhecimento por bons servios prestados pelo servidor e compreendem, entre outras: I- Citaes e Louvores; II- Dispensa de servio, at dez dias; III- Medalha do Mrito Policial; IV- Medalha de Servio Policial; V- Promoo por merecimento. Quais esto corretas? (a) Apenas I e II (b) Apenas II e III (c) Apenas I, III e IV (d) Apenas I, III. IV e V (e) I, II, III, IV e V 4- a remunerao do servidor da Polcia Civil, conforme dispe a Lei Estadual n. 7.366, de 29 de maro de 1980 Estatuto dos Servidores da Polcia Civil, compreende vencimentos, adicionais, gratificaes, indenizaes e outras vantagens. Considere a percepo das seguintes a ttulo de: I- professor; II- risco de vida e sade; III- representao;

IV- auxlio diferena de caixa; V- participao em rgo de deliberao coletiva. Quais esto asseguradas como percepo de gratificaes? (a) Apenas I e II (b) Apenas II e III (c) Apenas I,III e IV (d) Apenas I, III, IV e V (e) I, II, III, IV e V 5- A Polcia Civil uma organizao baseada na hierarquia e na disciplina. luz da Lei Estadual n. 7.366 de 29.3.1980 Estatuto dos Servidores da Polcia Civil, est INCORRETO, sobre esse dispositivo, afirmar que: (a) A hierarquia entre os servidores ocupantes dos cargos do Quadro Geral dos Funcionrios Pblicos, de lotao privada na Polcia Civil, se estabelece em razo da antiguidade. (b) Os funcionrios policiais de padro superior tm precedncia hierrquica sobre os de padro inferior, quando exercem funes no mesmo rgo ou prestem servio em conjunto, situao em que prevalecer a superioridade do mais antigo na igualdade de padres. (c) A hierarquia dos funcionrios policiais est constituda de Autoridades Policiais: Delegados de Polcia, e agentes da Autoridade: Comissrio de Polcia e Comissrio de Diverses Pblicas, Inspetor e escrivo de Polcia, Inspetor de Diverses Pblicas e Radiotelegrafista Policial e Investigador e Mecnico de Polcia. (d) A hierarquia da funo prevalecer sobre a do cargo dentro de uma mesma classe na carreira. (e) Se observar, na designao para as funes de chefia, a ordem de preferncia hierrquica estabelecida no Estatuto citado. 6- Segundo a Lei Complementar n. 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, que dispe sobre o Estatuto e Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, assinale a assertiva INCORRETA. (a) O recrutamento de pessoas para trabalhar no servio pblico estadual geral e destina-se a selecionar candidatos atravs de concurso pblico para preenchimento de vagas existentes no quadro de lotao de cargos dos rgos integrantes da estrutura organizacional do Estado. (b) O concurso pblico tem como objetivo selecionar candidatos nomeao em cargos de qualquer forma de provimento, podendo o concurso ser de provas ou de provas e ttulos. (c) As provas dos concursos pblicos devem aferir, com carter eliminatrio, os conhecimentos especficos exigidos para o exerccio dos cargos. (d) Para as provas de ttulos, sero considerados como tais somente os cursos ou atividades desempenhadas pelos candidatos que tiverem relao direta com as atribuies do cargo pleiteado, sendo que os pontos a eles correspondentes no podero somar mais de vinte e cinco por cento do total dos pontos do concurso. (e) O prazo de validade do concurso pblico de at dois anos, podendo ser prorrogado, uma nica vez, por igual perodo, no interesse da Administrao.

7- luz da Lei Complementar n. 10.098 de 03 de fevereiro de 1994 Estatuto e Regime Jurdico nico das servidores Pblicos Civis do estado do Rio Grande do Sul, considere as afirmaes abaixo. I- Estgio probatrio o perodo em que o servidor, nomeado em carter efetivo, ficar em observao e durante o qual ser verificada a convenincia ou no de sua confirmao no cargo. II- Lotao a fora de trabalho qualitativa e quantitativa de cargos nos rgos em que, efetivamente, devam ter exerccio os servidores, observados os limites fixados para cada repartio ou unidade de trabalho. III- Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo e dar-se- no prazo de at trinta dias contados da data da posse. IV- Estabilidade a situao que o servidor nomeado adquire no servio pblico, aps o exerccio de dois anos de trabalho em carter experimental. V- Posse a aceitao expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de quinze dias, a contar da nomeao, prorrogvel por igual perodo a pedido do interessado. Quais esto corretas? (a) Apenas I, II e III (b) Apenas II, IV e V (c) Apenas I, II, III e V (d) Apenas II, III, IV e V (e) I, II, III, IV e V 8- Quanto ao Regime disciplinar, so deveres do Servidor, entre outros, conforme dispe a Lei Complementar n. 10.098, de 03 de fevereiro de 1994 Estatuto e Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, os citados nas alternativas abaixo, EXCETO o que consta em uma delas. Assinale-o (a) Representar ou levar ao conhecimento das autoridades judiciais as irregularidades de que tiver conhecimento no rgo em que servir, em razo das atribuies de seu cargo. (b) Atender com presteza expedio de certides requeridas, para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal. (c) Manter conduta compatvel com a moralidade administrativa. (d) Atender com presteza o pblico em geral, prestando as informaes requeridas que estiverem ao seu alcance, ressalvadas as protegidas por sigilo. (e) Observar as normas de segurana e medicina do trabalho estabelecidas, bem como o uso obrigatrio dos equipamentos de proteo individual (EPI) que lhe forem confiados. 9- Analise as afirmaes abaixo, considerando o disposto na Lei Complementar n.10.098, de 03 de fevereiro de 1994 Estatuto e Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Rio Grande do sul. I- As promoes de grau a grau, nos cargos organizados em carreira, obedecero aos critrios de merecimento e antiguidade, alternadamente. II- Readaptao a forma de investidura do servidor estvel em cargo de atribuies e responsabilidades mais compatveis com sua vocao ou com as limitaes que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, podendo ser processada a pedido ou ex-officio.

III- Aproveitamento o retorno atividade do servidor em disponibilidade e, farse-, em cargo de quaisquer atribuies e vencimentos desde que aceito pelo servidor. IV- Reintegrao o retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, ou ao resultante de sua transformao, em conseqncia de deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de prejuzos decorrentes do afastamento. V- Reverso o retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta mdica oficial, a insubsistncia dos motivos determinantes da aposentadoria. Quais esto corretas? (a) Apenas I, III e IV (b) Apenas I, III e V (c) Apenas I, II, IV e V (d) Apenas II, III, IV e V (e) I, II, III, IV e V 10- ao servidor, segundo dispe o Regime Disciplinar, da Lei Complementar n. 10.098, de 03.02.1994, proibido I- participar de associao como presidente e da direo ou gerncia de cooperativas e entidades de classe. II- Referir-se, de modo depreciativo, em informao, parecer ou despacho, s autoridades e a atos da administrao pblica estadual, podendo, porm, em trabalho assinado, critic-lo do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio. III- Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em atividades particulares ou polticas. IV- Exercer ou permitir que subordinado seu exera atribuies diferentes das definidas em lei ou regulamento como prpria do cargo ou funo, ressalvados os encargos de chefia e as comisses legais. V- Coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associaes profissional ou sindical, ou com objetivos polticos partidrios. Quais, dentre outras proibies, esto corretas? (a) Apenas I, III e IV (b) Apenas I, III e V (c) Apenas I, II, IV e V (d) Apenas II, III, IV e V (e) I, II, III, IV e V PROVA DELEGADO DE POLCIA DE 2006 LEGISLAO ESTATUTARIA 1. Considere as afirmaes abaixo luz do Estatuto e do Regime Jurdico nico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, Lei estadual n 10.098, de 03 de fevereiro de 1994. I. No estagio probatrio, sero avaliadas a disciplina, a eficincia, a responsabilidade, a produtividade e a assiduidade do servidor nomeado em carter efetivo.

II. A exonerao, a demisso, a readaptao, a aposentadoria, a reconduo, a remoo, a redistribuio e o falecimento acarretam a vacncia do cargo. III. Nos cargos organizados em carreira, as promoes de um grau para o outro imediatamente superior atendero aos critrios de merecimento e de antiguidade, exceto quando se tratar de promoo para o ultimo grau. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

GABARITO: Prova 1997 1E 2B 3E 4D 5A 6D 7B 8C 9C 10 E Prova 1998 1A 2D 3A 4C 5A 6E 7D 8E 9E Prova 2002 1B 2E 3C 4D 5A 6B 7C 8A 9C 10 D Prova 2006 1A

Das könnte Ihnen auch gefallen