Sie sind auf Seite 1von 9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Autarquia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Autarquia (do Grego u, composto de u (si mesmo) e (comandar), ou seja, "comandar a si mesmo" ou "auto comandar-se") um conceito pertinente a vrios campos, mas sempre lidando com a ideia geral de algo que exerce poder sobre si mesmo.

ndice
1 Economia 2 Filosofia 3 Administrao pblica 4 Autarquias no Brasil 4.1 Evoluo histrica 4.2 Conceito e caracterstica 4.3 Classificao 4.4 Patrimnio 4.5 Pessoal 4.6 Controle Judicial 4.7 Foro dos litgios judiciais 4.8 Prerrogativas autrquicas 4.9 Agncias autrquicas reguladoras e executivas 4.10 Associaes pblicas 5 Autarquias em Moambique 6 Autarquias em Portugal 7 Referncias 8 Bibliografia 9 Ver tambm

Economia
Em economia, autarquia a qualidade de ser autossuficiente. Tipicamente, o termo aplicado a estados-nao ou s suas polticas econmicas. A autarquia existe se a entidade consegue sobreviver ou manter as suas atividades sem apoio externo. A autarquia no tem necessariamente que ser econmica. Por exemplo, uma autarquia militar seria a situao em que se poderia defender sem recurso a outros pases. A autarquia pode ser usada para apelidar a poltica de um estado ou entidade que visa ser auto-suficiente como um todo, mas tambm pode visar apenas uma rea mais restrita, como a posse de matria-prima essencial. --> EXEMPLO: "O senhor, administrando, uma autarquia". Nesta frase, d-se qualidade ao sujeito, a qualidade de autorrealizar-se, sem interferncia de terceiros.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 1/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Filosofia
Em Filosofia, o conceito de autarquia significa poder sobre si mesmo. Define-se tambm como o governo de um Estado regido pelos seus concidados. Dos vocabulrios estico e cnico pode-se dizer que a condio de auto-suficincia do sbio, a quem basta ser virtuoso para ser feliz. Em relao ao conhecimento, ao contrrio de Plato, Antstenes rejeitava os valores dos universais. O filsofo afirmava que s existem essncias individuais das coisas, e cada uma delas se conhece por meio de uma intuio indivisvel. Ainda segundo Antstenes: (sic) possvel comparar as coisas, mas no estabelecer julgamentos ou definir atributos a seu respeito, pois isso corresponde a misturar essncias distintas. O resultado uma renncia ao saber: s necessrio conhecer aquilo de que se precisa para viver

Administrao pblica
A origem do vocbulo autarquia grega, significando qualidade do que se basta a si mesmo, autonomia, entidade autnoma. A ideia da autarquia reside na necessidade da pessoa poltica criar uma entidade autnoma para a realizao de atividade tipicamente pblica, sendo uma das formas de materializao da descentralizao administrativa. Alm disso, a autarquia capaz de administrar-se com independncia relativa (e no absoluta), visto que h a fiscalizao do ente criador. So pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei especfica (art. 37, XIX, da Constituio Federal), que dispem de patrimnio prprio e realizam atividades tpicas do Estado, de forma descentralizada. Segundo Jos Carvalho dos Santos Filho, o termo autarquia significa autogoverno ou governo prprio. No direito positivo, o termo perdeu essa nossa semntica para ter o sentido de pessoa jurdica administrativa com relativa capacidade de gesto dos interesses a seu cargo, embora sob controle do Estado, de onde se originou. Na verdade, at mesmo em relao a esse sentido, o termo est ultrapassado e no reflete mais uma noo exata do instituto. Diz ainda a importncia de observar que no se deve fazer qualquer ligao entre a terminologia e o perfil jurdico da autarquia, e sim, apenas considerar que trata-se de uma modalidade de pessoa administrativa, instituda pelo Estado, para o desempenho de atividade pr-determinada, dotada, como ocorre com cada uma dessas pessoas, de algumas caractersticas especiais que as distinguem de suas congneres. Segundo Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, estes so os significados do vocbulo autarquia que podem interessar a este estudo em relao Administrao Pblica: "Autarquia. [Do gr. autarcha] S.f. 1. Poder absoluto. 2. Governo de um Estado pelos seus concidados. () 5. Jur. Entidade autnoma, auxiliar e descentralizada da administrao pblica, sujeita fiscalizao e tutela do Estado, com patrimnio constitudo de recursos prprios, e cujo fim executar servios de carter estatal ou interessantes coletividade, como, entre outros, caixas econmicas e institutos de previdncia." [1] Plcido e Silva, no entanto, esclarece com mais preciso a colocao do termo no mundo jurdico: "Palavra derivada do grego autos-arkh, com a significao de autonomia, independncia, foi trazido
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 2/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

para linguagem jurdica, notadamente do Direito Administrativo, para designar toda organizao que se gera pela vontade do Estado, mas a que se d certa autonomia ou independncia, organizao esta que recebeu mais propriamente a denominao de autarquia administrativa."[2] Todavia, verifica-se um sentido terminolgico um pouco diferente no dicionrio Lello Universal Dicionrio Enciclopdico Luso-Brasileiro quanto significao, embora nenhuma controvrsia reste sobre a sua gnesis etimolgica: "Autarquia. S. f. (gr. autarchia). Governo autnomo. Corporao administrativa: as cmaras municipais e as juntas de freguesia so autarquias. Autonomia."[3] A etimologia grega que originou o vocbulo pouco se aplica no campo do Direito Pblico. Alis gera at confuso. O significado de autogoverno ou governo prprio na Administrao Pblica no preservou essa noo semntica, passando a ter "o sentido de pessoa jurdica administrativa com relativa capacidade de gesto dos interesses a seu cargo, embora sob o controle do Estado, de onde se originou", ensina Jos dos Santos Carvalho Filho.[4] Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, o termo teria sido utilizado pela primeira vez em fins do sculo XIX, na Itlia, por Santi Romano, quando este escreveu sobre o tema "decentramento administrativo" para a Enciclopdia Italiana. "Com o vocbulo autarquia ele fazia referncia s comunas, provncias e outros entes pblicos existentes nos Estados unitrios".[5] notvel a contribuio da doutrina italiana quanto aos estudos iniciais dos entes autrquicos de maneira slida e influente. Cuidaram os publicistas daquele belo pas da conceituao de autarquia, estabelecendo a indispensvel distino do vocbulo autonomia. Grande relevncia tiveram os trabalhos de Guido Zanobini e Renato Alessi que desenvolveram o conceito de autarquia como entidade da Administrao Indireta, conforme os menciona o mestre Jos Cretella Jnior em sua obra citada.

Autarquias no Brasil
No Brasil, a autarquia a pessoa jurdica de direito pblico, o que significa ter praticamente as mesmas prerrogativas e sujeies da administrao direta. O seu regime jurdico pouco se diferencia do estabelecido para esta, aparecendo, perante terceiros, como a prpria Administrao Pblica. Difere da Unio, Estados e Municpios pessoas pblicas polticas por no ter capacidade poltica, ou seja, o poder de criar o prprio direito. Portanto, autarquia pessoa pblica administrativa, porque tem apenas o poder de auto-administrao, nos limites estabelecidos em lei. Desta forma, temos que a autarquia um tipo de administrao indireta e est diretamente relacionada administrao central, visto que no pode legislar em relao a si, mas deve obedecer legislao da administrao qual est submissa. ainda importante destacar que as autarquias possuem bens e receita prprios. Assim, no se confundem com bens de propriedade da Administrao Direta qual esto vinculadas. Igualmente, so responsveis por seus prprios atos, no envolvendo a Administrao Central, exceto no exerccio da responsabilidade subsidiria. Na administrao pblica brasileira, uma autarquia uma entidade auxiliar da administrao pblica estatal, autnoma e descentralizada. um dos tipos de entidades da administrao indireta. Seu patrimnio e receita so prprios, porm, tutelados pelo Estado. O Decreto-Lei n 200 de 1967, no seu artigo 5, inciso I, define autarquia como "Servio autnomo criado por lei, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada". A autarquia brasileira o correspondente, aproximado, do instituto pblico da administrao pblica portuguesa.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 3/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Na estrutura da administrao, esta pode ser direta ou indireta. Na primeira, encontramos rgos que, na esfera federal, podem ser exemplificados pelos ministrios. J na segunda, encontramos pessoas (entes), como exemplo as autarquias. Da extrai-se que autarquias so entes da Administrao Pblica Indireta, com personalidade jurdica e descentralizada do Poder Executivo. As autarquias so criadas por lei, para executar, de forma descentralizada, atividades tpicas da administrao pblica. Sua organizao interna pode vir atravs de decretos (emanam do poder executivo); de portarias (ministrios, secretarias); regimentos ou regulamentos internos. So autarquias, por exemplo, as universidades federais. Segundo Celso Antnio Bandeira de Mello, so pessoas jurdicas de direito pblico de capacidade exclusivamente administrativa. Seu eixo figurativo passvel de exteriorizao fenomenolgica por intermdio de uma gama definida de espcies, tais como as fundaes pblicas, concatenaes autrquicas estribadas em bases fundacionais, e aquelas qualificadas em condies excepcionais como Agncias executivas ou Agncias reguladoras, desdobramentos autrquicos informados por cnones institucionais amoldados ao Regime Especial, engendrado a reboque da Reforma Administrativa. Diversos so os exemplos de autarquias, federais, estaduais ou municipais, em nosso ordenamento, como: Banco Central, USP,UFRJ, INSS, ANATEL, ANVISA, INPI, CVM,INMETRO.

Evoluo histrica
As entidades com natureza autrquica no Brasil, j existiam antes mesmo de ter o seu conceito elaborado pela doutrina ou pela legislao. De acordo com o pensamento de alguns doutrinadores, a primeira autarquia teria sido a Caixa Econmica Federal, instituda em 1861, pelo governo imperial, porm sobre esse tema existem algumas controvrsias sobre a natureza jurdica. O primeiro conceito legal da autarquia foi dado pelo Decreto- lei n 6.016, de 22-11-43 que a definia como o servio estatal descentralizado, com personalidade de direito pblico, explicita ou implicitamente reconhecida por lei. Nos nossos dias, seu conceito legal encontra-se embasado no artigo 5, I, do Decreto-lei n 200: servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prpria, para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. Por no ter constado nesse artigo a natureza pblica de sua personalidade, essa falha foi corrigida pela Emenda Constitucional n 1, de 1969, que, no artigo 170, 2, repetiu aquela norma, excluindo a referncia s autarquias. Ocorreu a mesma falha na nossa atual Constituio, cujo artigo 173 1, na sua redao original fazia referncia a outras entidades que explorem atividade econmica. Com a alterao introduzida pela Emenda Constitucional n 19/98, o dispositivo implicitamente exclui as autarquias, pois faz expressa referncia empresa pblica, sociedade de economia mista e suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servio. Para Di Pietro, se falha existe no propriamente o Decreto- lei n 200, mas na escolha da entidade autrquica para o exerccio de atividades em que ela no se revela como a forma mais adequada.

Conceito e caracterstica
Pode-se conceituar autarquia, baseando-se em alguns elementos necessrios a serem analisados: os relativos personalidade jurdica, forma de instituio e o objeto. A pessoa jurdica de direito pblico, integrante da Administrao Indireta, criada por lei para desempenhar funes que, ausentes de carter econmico, sejam prprias e tpicas do Estado. Temos como principais caractersticas das autarquias:
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 4/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

1. Criao por lei; exigncia que vem desde o Decreto-lei n 6.016/43, repetindo-se no Decreto-lei n 200/67 e constando agora do artigo 37, XIX, da Constituio. 2. Personalidade jurdica pblica; ela titular de direitos e obrigaes prprios, distintos daqueles pertencentes ao ente que a instituiu: sendo pblica, submete-se a regime jurdico de direito pblico, quanto criao, extino, poderes, prerrogativas, privilgios, sujeies. 3. Capacidade de auto-administrao; no tem poder de criar o prprio direito, mas apenas a capacidade de se auto-administrar a respeito das matrias especificas que lhes foram destinadas pela pessoa pblica poltica que lhes deu vida. A outorga de patrimnio prprio necessria, sem a qual a capacidade de auto-administrao no existiria. 4. Especializao dos fins ou atividades; coloca a autarquia entre as formas de descentralizao administrativa por servios ou funcional, distinguindo-a da descentralizao territorial; o principio da especializao impede de exercer atividades diversas daquelas para as quais foram institudas. 5. Sujeio a controle ou tutela; indispensvel para que a autarquia no se desvie de seus fins institucionais. Assim conceitua-se autarquia com a incluso desses dados da seguinte forma: A pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de auto-administrao, para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.

Classificao
As formas de classificao das autarquias so distintas entre os diversos autores, devido s diferentes ticas sobre as quais se procede a anlise dessas pessoas administrativas. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a classificao pode ser de acordo com vrios critrios. Tipo de atividade: Econmicas, de crdito, industriais, de previdncia e assistncia, profissionais ou corporativas; capacidade administrativa, geogrfica ou territorial e a de servio ou institucional; estrutura, fundaes e corporativas; mbito de atuao, federais, estaduais e municipais. Para Jos dos Santos Carvalho Filho, pode-se apontar trs fatores que de fato demarcam diferenas entre as autarquias. So eles: O nvel federativo- as autarquias podem ser federais, estaduais, distritais e municipais, conforme institudas pela Unio, Estados, Distrito Federal e pelos Municpios. Quanto ao objeto- dentro das atividades tpicas do Estado, as que esto pr-ordenadas, as autarquias podem ter diferentes objetivos: as autarquias assistenciais so aquelas que visam a dispensar auxlio a regies menos desenvolvidas, ou categorias sociais especficas, para o fim de minorar as desigualdades regionais e sociais, conforme artigo 3, III, da C.F. (como, por exemplo, a SUDENE Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste).

Patrimnio
A questo patrimonial diz respeito caracterizao dos bens em pblicos e privados, embasado no artigo 65 do antigo Cdigo Civil, que dizia: So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes Unio, aos Estados ou aos Municpios. Todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. Em 1916, o sistema jurdico administrativo sofreu vrias mudanas com a criao desse tipo especial de pessoas jurdicas - as autarquias - que, mesmo sem integrar a organizao poltica do Estado, a ela est vinculada, ostentando personalidade jurdica de direito pblico.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 5/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Vrios doutrinadores, com intuito de adaptarem-se norma do Cdigo Civil e mais ainda de proteger os bens das pessoas federativas, qualificaram os bens pblicos como aqueles que integram o patrimnio das pessoas administrativas de direito pblico. Dessa forma, pacificou-se o entendimento de que os bens das autarquias so considerados como bens pblicos.

Pessoal
O art. 39 da CF prev que as pessoas federativas ficaram com a obrigao de instituir, no mbito de sua organizao, regime jurdico nico para os servidores da Administrao Direta, das autarquias e das fundaes pblicas, que, segundo Carvalho Filho, foi a maneira que o legislador encontrou de manter planos de carreira idnticos para esses setores administrativos, acabando com as antigas diferenas que, como sabido, por anos e anos, provocaram inconformismos e litgios entre os servidores. Atualmente, aps ser extinto o regime jurdico nico, desvinculou-se da Administrao Direta o regime de pessoal das autarquias, podendo, agora, ser estatutrio ou trabalhista, conforme previsto em lei, entretanto nada impedir que sejam diversos os regimes funcionais. Enfim, ser a lei do ente federativo que dispuser sobre o assunto.

Controle Judicial
As autarquias, por serem dotadas de personalidade jurdica de direito pblico, podem praticar atos administrativos tpicos e atos de direito privado (atpicos), sendo este ltimo, controlados pelo judicirio, por vias comuns adotadas na legislao processual, tal como ocorre com os atos jurdicos normais praticados por particulares. J os atos administrativos, possuem algumas caractersticas especiais, pois eles so controlados pelo judicirio tanto por vias comuns, quanto pelas especiais, como o caso do mandado e da ao popular. Necessrio se faz destacar que os elementos do ato autrquico que resultam de valorao sobre a convenincia e oportunidade da conduta, so excludos de apreciao judicial, assim como os atos administrativos em geral que trazem o regular exerccio da funo administrativa e so privativos dos seus agentes administrativos.

Foro dos litgios judiciais


As autarquias federais so referidas no art. 109, I da C.F, dispositivo pertinente competncia da Justia Federal. Nos litgios comuns, sendo autores, rs, assistentes ou oponentes, tm suas causas processadas e julgadas na Justia Federal, sendo competente tambm o foro apropriado para processar e julgar mandados de segurana contra agentes autrquicos. Quanto s autarquias estaduais e municipais, os processos em que encontramos como partes ou intervenientes tero seu curso na Justia Estadual comum, sendo o juzo indicado pelas disposies da lei estadual de diviso e organizao judicirias. Nos litgios decorrentes da relao de trabalho, o regime poder ser estatutrio ou trabalhista. Sendo estatutrio, o litgio ser de natureza comum, as eventuais demandas devero ser processadas e julgadas nos juzos fazendrios. Porm, se o litgio decorrer de contrato de trabalho firmado entre a autarquia e o servidor, a natureza ser de litgio trabalhista (sentido estrito), devendo ser resolvido na Justia do Trabalho, seja a autarquia federal, estadual ou municipal. Responsabilidade Civil Conforme prev o art. 37 6, da CF, as pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 6/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

A regra contida no referido dispositivo, consagra a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, aquela que independe da investigao sobre a culpa na conduta do agente.

Prerrogativas autrquicas
As autarquias possuem algumas prerrogativas de direito pblico, sendo elas: imunidade tributria: previsto no art. 150, 2 , da CF, veda a instituio de impostos sobre o patrimnio, a renda e os servios das autarquias, desde que vinculados as suas finalidades essenciais ou s que delas decorram. Podemos, assim, dizer que a imunidade para as autarquias tem natureza condicionada. impenhorabilidade de seus bens e de suas rendas: no pode ser usado o instrumento coercitivo da penhora como garantia do credor. imprescritibilidade de seus bens: caracterizando-se como bens pblicos, no podem ser eles adquiridos por terceiros atravs de usucapio. prescrio qinqenal: dvidas e direitos em favor de terceiros contra autarquias prescrevem em 5 anos. crditos sujeitos execuo fiscal: os crditos autrquicos so inscritos como divida ativa e podem ser cobrados pelo processo especial das execues fiscais. principais situaes processuais especficas: As autarquias so consideradas como fazenda pblica, razo pela qual, nos processos em que parte, tem prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer (art. 188 do CPC). Elas esto sujeitas ao duplo grau de jurisdio. A defesa de autarquia em execuo por quantia certa, fundada em titulo judicial, se formaliza em outros apensos ao processo principal e por meio de embargos do devedor, este ltimo conforme art. 741 do CPC.

Agncias autrquicas reguladoras e executivas


Essas agncias possuem como funo principal o controle de pessoas privadas que esto incumbidas da prestao de servios pblicos, e regra sobre a forma de concesso ou permisso, para que se evite abusos neste campo por pessoas da iniciativa privada. Pode-se classificar em duas categorias: as agncias reguladoras, com funo bsica de controle e fiscalizao, adequadas para o regime de desestatizao, e as agncias executivas, mais apropriadas para a execuo efetiva de certas atividades administrativas tpicas de Estado.

Associaes pblicas
Segundo Carvalho Filho, a Lei n 11.107, de 6.4.2005, que dispe sobre normas gerais de instituio de consrcios pblicos, previu que estes mecanismos devero constituir associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado (art. 1 , 1). Ao referir-se personalidade, o legislador estabeleceu que a associao pblica ter personalidade jurdica de direito pblico (art. 6, I), ao contrrio da outra alternativa, em que a pessoa ter personalidade jurdica de direito privado. Formado o consorcio pblico com a fisionomia jurdica de associao pblica, sempre para a consecuo de objetivos de interesse comum dos entes pactuantes e para a implementao do sistema de gesto associada, esta com base no art. 241 da CF, ter ela personalidade jurdica de direito pblico e natureza jurdica de autarquia. Conseqentemente, a tais associaes sero atribudas todas as prerrogativas que a ordem jurdica dispensa s autarquias em geral.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 7/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Autarquias em Moambique
Em Moambique, as "autarquias locais" so uma forma do "Poder local" definido no Ttulo XIV da Constituio da Repblica e compreendem os municpios e as povoaes. Os municpios correspondem ao territrio das cidades e vilas; as povoaes, aos territrios das sedes dos postos administrativos, aos quais o Estado pode conferir o poder de autogovernarem-se, atravs de rgos representativos da sua populao. O quadro legal das autarquias locais foi adotado atravs da Lei n 2/97, que define a composio dos rgos do poder local e as suas responsabilidades[6].

Autarquias em Portugal
Em Portugal, o termo "autarquia" , sobretudo, aplicado s autarquias locais. Presentemente, existem duas categorias de autarquias locais: os municpios e as freguesias. Como autarquias locais, a Constituio tambm prev a eventual criao de regies administrativas e de organizaes territoriais especiais nas grandes reas urbanas e nas ilhas. No passado, a organizao administrativa portuguesa tambm teve rgos representativos, constituindo, assim, autarquias locais. Os distritos (nos perodos de 1878-1892, de 1913-1937 e de 1959-1976) e as provncias (no perodo de 1937-1959).[7] As eleies para os rgos representativos das autarquias locais so designadas "eleies autrquicas". So designados "autarcas": os membros dos rgos executivos das autarquias locais (cmaras municipais e juntas de freguesia), sobretudo aqueles que tm funes executivas. No regime corporativo do Estado Novo - alm das autarquias locais - tambm eram referidos, como autarquias, os organismos corporativos dotados de personalidade jurdica, representativos dos grupos profissionais. Eram autarquias os sindicatos, os grmios, as casas do povo e as casas dos pescadores, bem como as suas federaes e unies e as corporaes.[8]

Referncias
1. FERREIRA, Aurlio Buarque de Hollanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. Editora Nova Fronteira, 1996. Pg. 201 2. SILVA, de Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 15 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999, pg. 100 3. LELLO, Jos; LELLO, Edgar. Lello Universal Dicionrio Enciclopdico Luso-Brasileiro. Porto: Lello e Irmo, s/d, pg. 256 4. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 10. ed. Ver. Ampl. E atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003, pg. 366 5. PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. 15. ed. So Paulo: Atlas, 2003, pg. 366 6. "Lei n 2/97 - Aprova o quadro jurdico para a implantaao das autarquias locais" no Portal do Governo de Moambique (http://www.portaldogoverno.gov.mz/Legisla/legisSectores/adminEst/lei_autarquias%20locais.pdf) acessado a 28 de setembro de 2009 7. RODRIGUES, Alfredo Jos Alves, O Distrito na Diviso Administrativa, Aveiro e o seu Distrito N1, janeiro de 1966 (http://www.prof2000.pt/users/avcultur/Aveidistrito/Boletim01/page43.htm) 8. Limites e Possibilidades do Movimento Cooperativo, Lisboa: Centro de Estudos Poltico-Sociais, 1960

Bibliografia
CARVALHO Filho, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 21 Ed. So Paulo, 2009. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20 Ed. So Paulo, 2007.
pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia 8/9

10/02/13

Autarquia Wikipdia, a enciclopdia livre

Ver tambm
Autarquismo Anexo:Lista de autarquias do Brasil Autarquias do Brasil Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Autarquia&oldid=33773682" Categorias: Administrao Direito administrativo Administrao local de Portugal Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 02h16min de 21 de janeiro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia

9/9

Das könnte Ihnen auch gefallen