Sie sind auf Seite 1von 8

Fisicalidade e zonas limtrofes da notao musical: reflexes sobre o processo composicional de Serenata Arquicbica

Mrio Del Nunzio1 USP maodn1@gmail.com Resumo: O presente artigo trata especificamente do processo composicional da pea Serenata Arquicbica (2008, para guitarra, eletrnica ao vivo e vdeo opcional), composta pelo autor do artigo. A pea tem como algo marcante o fato de ter como suporte uma vdeopartitura; tal fato est diretamente relacionado a um aspecto relevante para a concepo esttica da pea: o desejo de se notar o gesto instrumental minuciosamente, tornando-o passvel, com isso, de ser desconstrudo em seus diversos constituintes.
Palavras-chave: fisicalidade; notao prescritiva; gesto; composio; complexidade.

Introduo A produo musical contempornea apresenta, em algumas de suas tendncias, uma acentuada mudana no enfoque, passando da abstrao escritural para um modo de atuao ligado por um lado concretude do objeto sonoro considerado por suas caractersticas fsicas especficas, e por outro corporalidade empregada na execuo instrumental. Encontramos, dentro da produo musical das ltimas dcadas, diversos exemplos que de algum modo demonstram isso. Por exemplo, casos limite da primeira postura mencionada acima encontram-se na msica eletroacstica pr-fixada em suporte, na qual todas as informaes sonoras (harmnicas, timbrsticas, rtmicas, espaciais), maximamente determinadas, so passveis de estarem presentes no prprio processo composicional, e, conseqentemente, fixadas em suporte, de modo a que o compositor tenha um amplo domnio sobre a sonoridade da obra, em todas as situaes nas quais ela apresentada; outro conjunto de compositores cujas caractersticas permitiriam serem relacionados como alinhados a essa postura so os habitualmente tratados como praticantes da msica espectral2.

Mestrando na USP, com pesquisa sobre a fisicalidade na msica contempornea de concerto e na improvisao livre. Atua como compositor, improvisador e intrprete de msica contempornea, com apresentaes no Brasil e no exterior (em cidades como Bruxelas, Bruges, Birmingham, Copenhague, Belgrado, Graz, Viena, etc). tambm um dos diretores do ncleo de msica experimental Ibrasotope. 2 Uma msica que tem na escuta do som um elemento de primordial importncia, que se reflete numa inclinao em transcender os limites da composio paramtrica: (...) durao, intensidade, dinmicas e timbre so substitudos por uma vontade de abolir as distines entre tais fenmenos (Anderson, 2000); e, ainda, nas palavras de Tristan Murail, na proposio de uma nova possibilidade de escuta: Um bom exemplo dessa outra escuta seria a maneira pela qual os roqueiros escutam o rock. Para ns, (msicos srios), todas essas msicas so horrivelmente parecidas e montonas (compasso de quatro tempos, guitarras, melodia pentatnicas, tonalidade de mi menor - mais fcil para os guitarristas - etc). Entretanto, para os apreciadores de rock, aps alguns poucos compassos, no h mais nenhuma dvida quanto ao nome do grupo e o ttulo da msica. O que eles escutam, no a mesma coisa que ns: eles escutam o som (sound) antes de tudo; eles percebem as diferenas e as sutilezas que escapam aos ouvidos fechados e condicionados pela educao musical.

Da segunda postura, destaca-se uma crescente especificidade na indicao do modo de conduta do instrumentista, com a considerao das possibilidades corpreas do intrprete em relao ao instrumento, freqentemente considerando analogicamente o intrprete como uma entidade polifnica (dado que seus recursos motores podem ser imediatamente associados a parametrizaes independentes), tendo uma primeira veste na assim denominada msica concreta instrumental postulada pelo compositor Helmut Lachenmann3 e, em termos de escrita musical, freqentemente aliada a uma notao prescritiva. Outros exemplos dessa segunda postura podemos ver em alguns compositores, associados ao que pode se chamar de msica complexa4, tm desenvolvido peas nas quais se busca um mximo controle de carter estruturalista / desconstrutivista sobre todas as variantes da produo sonora instrumental, resultando numa partitura com diversas camadas paralelas que se aplica, como uma tablatura, ao controle corpreo5 necessrio para a obteno de um contedo sonoro por vezes sugerido (e, por vezes, apesar do carter notacional ultra-determinista, passvel de grande variabilidade). A pea abordada no presente artigo relaciona-se fortemente com essa segunda postura: sua aproximao com a concretude da situao musical d-se inteiramente pela prescrio de um modo de conduta ao instrumentista, e, em momento algum, pelo prestabelecimento de resultados sonoros especficos. A composio , com isso, uma coreografia que deve ser relacionada sobre um instrumento determinado; o enfoque da notao est inteiramente sobre a conduta gestual do instrumentista; em termos sonoros, nada pr-determinado algo que devemos ressaltar devido ao fato de ser um instrumento eltrico que tem como caracterstica marcante o fato de utilizar processamento eletrnico para determinar sua sonoridade (no mais das vezes por meio de pedais de efeito fato que colocado em primeiro plano na composio dessa pea).

Na concepo de Lachenmann, h o intuito de desmusicalizar ou tornar corriqueiros os sons musicais convencionais, supostamente sacrossantos, por revel-los como resultados profanos dos esforos necessrios para produzi-los, pela parte dos intrpretes e instrumentos. (...) Sua composio sonora instrumentalmente concreta baseada na idia de compor com os sons em si (...) (Nonnenmann, 2005), isto , nas palavras do prprio compositor, atuar pensando sobretudo de dentro do interior dos eventos musicais, e tirando a motivao de l. (Lachenmann apud Nonnenmann, 2005). 4 Para uma definio de complexidade, nesse sentido, remetemos a um texto de C.S. Mahnkopf, que aponta as seguintes caractersticas: 1. densidade e rapidez dos eventos; 2. complexidade das estruturas rtmicas e de alturas; 3. abundncia da morfologia; 4. polifonia (real / microparamtrica), ou seja, um alto grau de dissociao na discursividade; 5. poli-processualizao de direcionalidades formais; 6. surplus (excesso) aperceptivo; 7. modo de escuta diagonal; 8. semntica imanentstica; 9. expresso expressionista; 10. multiperspectividade e multidimensionalidade da empiricidade da obra de arte, especialmente do tempo musical; 11. descontrucionismo do carter da obra e da situao de performance (Mahnkopf, 2002). 5 Frank Cox ressalta a importncia do corpo, do elemento fsico, na msica complexa: os desenvolvimentos recentes da msica complexa esto muito prximos de desenvolvimentos de ponta na improvisao contempornea (...). Ambas valorizam o que to constantemente denegrido na filosofia ocidental o corpo fsico e o movimento fsico sem criar um fetichismo do fsico em relao ao mental / ideal.

Serenata Arquicbica Serenata Arquicbica6, para guitarra eltrica, eletrnica ao vivo e vdeo opcional foi composta em 2008 e estreada em julho do mesmo ano pelo prprio compositor, em concerto em Porto Alegre; foi depois tocada algumas vezes na cidade de So Paulo (concertos no SESC Ipiranga, SESC Consolao, Centro Cultural da Juventude), e em outras cidades do Brasil (Campinas, Santos, Belo Horizonte); alm disso, foi tocada tambm algumas vezes no exterior, em concertos em Bruges (no Concertgebouw Brugge), Bruxelas (assim como em So Paulo, em 3 ocasies), Anturpia e Sint-Niklaas. Alm de ser tocada pelo prprio compositor, a pea tambm faz parte do repertrio de Matthias Koole. A pea tem como partitura um vdeo, constitudo por at quatro camadas filmadas independentemente, cada uma focando uma das mos e um dos ps de um guitarrista (o prprio compositor da pea) - formando, com isso, um guitarrista virtual, pela soma dessas quatro camadas. Tambm foram filmadas todas as combinaes possveis de mos e ps, atuando de modo sincrnico combinaes de dois membros (mo esquerda com p esquerdo, mo esquerda com p direito, duas mos, etc), quanto de trs membros (duas mos com p direito, dois ps com mo direita, etc), e, finalmente, as duas mos e os dois ps juntos.

Fig. 1 e Fig. 2: Excertos da vdeo-partitura de Serenata Arquicbica. No primeiro exemplo, os 4 membros do guitarrista realizam aes independentes. No segundo exemplo, apenas os ps tocam, controlando efeitos eletrnicos de uma pedaleira.

O pensamento composicional ocorrente na pea alvo do presente artigo tem como um de seus alicerces justamente o fato de colocar o intrprete em uma situao limite no que concerne suas possibilidades fsicas; outro ponto fundamental foi a busca por uma escritura que desse conta de todos os aspectos da complexidade do gesto instrumental, para o qual a soluo acabou sendo, por fim, uma vdeo-partitura7. Outros aspectos relevantes
6

Uma abordagem a outros aspectos da pea, incluindo sua contextualizao na produo do compositor, pode ser lida em Del Nunzio, 2009. 7 Ou seja, optou-se por fazer uso de um modo bastante radical (e bastante pouco usual) de notao prescritiva. Sobre isso, aponta Kanno (Kanno, 2007): Em termos gerais, a notao prescritiva aponta para uma mudana na funo da notao de representao para mediao; Kanno aponta para o fato que a notao prescritiva pode, por vezes, destravar a criatividade em reas desconhecidas da prtica instrumental tradicional e que

so relacionados ao aspecto da fragmentao e ao fato de procedimentos de improvisao serem colocados em jogo numa pea na qual os aspectos formais so de notvel relevncia. A concepo da tcnica instrumental empregada em Serenata Arquicbica passa pelo exame de 4 pontos fundamentais: 1. Caractersticas intrnsecas do instrumento (que muitas vezes contm potncias inexploradas pela tcnica tradicional, que enfoca uma busca pela homogeneidade; tais caractersticas possibilitam as tcnicas instrumentais expandidas); 2. Avaliao do modo de interao do instrumentista com o instrumento (independncia, polifonia virtual, dissociao paramtrica); 3. Elementos mecnicos de interferncia na atuao instrumental (uso de objetos no convencionais prtica instrumental, preparao)8; 4. Expanso instrumental por meio do uso de processamento eletrnico em tempo real (no caso, por pedais de efeito, controlados pelo prprio guitarrista). Processo composicional A pea coloca em contato aspectos de espontaneidade do fazer musical e processos de estruturao rigorosa. Isso aparece bastante enfaticamente no processo de elaborao da vdeo-partitura: por um lado, h a filmagem de excertos realizados de modo improvisatrio (mas, ainda assim, de modo a contemplar todas as possibilidades necessrias na montagem); por outro, a montagem do vdeo feito de acordo com procedimentos de formalizao bastante rigorosos, especialmente em termos de duraes. Uma das decorrncias imediatas de tal procedimento a aproximao entre as idias de composio (enquanto algo pr-fixado, estruturado de antemo) e improvisao. Para a realizao das filmagens (que geraria o que talvez pudesse ser colocado em termos abstratos como material composicional), foi elaborada uma tabela que, inicialmente, contemplava as diferentes combinaes de mos e ps ativos em cada uma das tomadas; secundariamente, essa tabela tambm continha indicaes textuais breves acerca do que, em termos de gestos instrumentais, a tomada deveria contemplar [sendo que essas indicaes textuais remetiam a prticas instrumentais do prprio compositor, que seria filmado ou seja, uma formulao simples (como acordes, por exemplo) seria filtrada por idiossincrasias da prtica instrumental do indivduo sendo filmado, bem como por intenes composicionais]. Um pequeno excerto dessa tabela segue abaixo:

talvez essa seja a lio mais pertinente da notao prescritiva: ela leva a ateno do intrprete s caractersticas sonoras, por meio da ausncia de notao (descritiva), e nos lembra do papel fundamental da imaginao ao defini-lo em performance. A notao prescritiva, ento, pede ao intrprete que faa uso ativamente de suas foras mentais e fsicas para projetar a msica no tempo e espao, precisamente porque requer um tipo especial de envolvimento com o potencial expressivo da msica.
8

Nessa pea isso se d pelo uso de objetos tais como um canivete, parafusos, correntes, dentre outros, que so utilizados por diversas vezes no decorrer da pea, sobre o instrumento.

1) Mo esquerda a) Acordes b) Escalas c) Glissandos (notas separadas & acordes) d) Gestos percussivos e) Gestos complexos e fragmentados, com intensa atividade 2) Mo direita (em todos os itens variar de diversos modos posio de ataque) a) Trmolos (em cada uma das cordas; em grupos de cordas) b) Arpejos c) Cordas abafadas d) Cordas polarizadas (com trmolos) alternadas com arpejos e) Ritmos regulares, seco e preciso (diversas permutaes de combinaes de movimentos entre cordas; diversos andamentos) f) Todos os anteriores, utilizando-se tambm de alavanca g) Alavanca com movimentos regulares h) Alavanca com movimentos irregulares i) Alavanca pressionada para baixo 3) Mo direita com objetos no-convencionais na execuo instrumental a) Canivete Lixa a.1) Ataques secos (especialmente perto da ponte) a.2) Movimentos circulares regulares (sobre o brao do instrumento) a.3) Movimentos irregulares, com alto ndice de atividade b) Canivete Faca b.1) Glissandos nas cordas agudas, sobre captadores b.2) Como uma baqueta, com rebote c) Objeto metlico sobre captador 4) P esquerdo (pedais do tipo switch) a) Ritmos regulares (vrios andamentos) b) Um pedal polarizado, alternando com grupetos rpidos c) Movimentos ultra-rpidos irregulares 5) P direito (pedais de expresso) a) Movimentos regulares em apenas um pedal (diversos andamentos) b) Movimentos regulares alternando entre os dois pedais (diversos andamentos) c) Movimentos irregulares em apenas um pedal d) Movimentos irregulares nos dois pedais 6) Duas mos simultaneamente a) Escalas ultra-rpidas (tapping) b) Trinados duplos (tapping) c) Gestos percussivos com as duas mos sobre o instrumento d) Gestualidade frentica com as duas mos sobre o instrumento e) Movimentos sincrnicos das mos, com mo direita tocando com palheta (fragmentos escalares, gestos repetidos, acordes)

f) Idem anterior, com uso de alavanca g) Glissandos acionados com Pizz. Bartok 7) Duas mos com objetos no-convencionais a) Corrente b) Objeto metlico sobre captador, tocado com parafuso 8) Dois ps a) Dois ps nos pedais de expresso (vrios andamentos; regular e irregular; movimentos conjuntos e movimentos alternados) b) Dois ps nos pedais de switch (trinados; movimentos regulares, com vrios andamentos; movimentos irregulares, com alto ndice de atividade; um item polarizado, alternando com grupetos) c) Um p em pedais de expresso, um em pedais de switch (movimentos irregulares com alto ndice de atividade; movimentos regulares, com vrios andamentos) Essa tabela segue, para contemplar as possibilidades de combinaes de mos com ps (mo esquerda com p direito; mo esquerda com p esquerdo; etc), at que, finalmente, chega-se ltima possibilidade de atuao, com as duas mos e os dois ps atuando simultaneamente. Esse contedo filmado serviu como material a ser sistematicamente fragmentado e recombinado, para, com isso, estabelecer a forma da pea, que constituda por 81 fragmentos9, cujas duraes variam entre 810ms at 62s210ms, com propores determinadas por uma progresso baseada na raiz octogsima primeira de oitenta e um. Esses fragmentos contm as possibilidades de permutao do material filmado, que so: 1) quatro camadas de aes independentes; 2) trs camadas de aes independentes; 3) duas camadas de aes independentes + uma camada referente a dois membros simultaneamente; 4) duas camadas de aes independentes; 5) uma camada independente + uma camada referente a dois membros simultaneamente; 6) uma camada referente a dois membros simultaneamente; 7) uma camada independente; 8) uma camada independente + uma camada referente a trs membros simultaneamente; 9) uma camada referente a trs membros simultaneamente; 10) uma camada referente aos quatro membros simultaneamente. Para todas as possibilidades so contempladas todas as permutaes possveis dos membros envolvidos; quanto maior o grau de independncia, mais vezes uma mesma distribuio corprea acontece (por exemplo, ocorrem cerca de 15 vezes durante a pea a situao 1), enquanto a situao 10) ocorre apenas uma vez). Por um lado, no h como caracterizar sees a partir dos fragmentos; por outro, mesmo que existam momentos quase silenciosos do ponto de vista sonoro por exemplo, momentos nos quais apenas os ps do instrumentista atuam no h propriamente parada alguma no encadeamento de situaes corpreas que permeiam a coreografia decorrente da execuo da obra10.
9

Para fragmentao formal, ver Del Nunzio & Monteiro, 2009.

10

Ou seja, como aponta Aaron Cassidy, h a possibilidade de um modo de escuta que dedica importncia destacada ao processo de tocar, fazendo com que nossa relao com a msica se d menos pelo som e mais

Interpretao O intrprete deve lidar com uma srie de aspectos ao tomar contato com essa pea. Ele responsvel pela definio da sonoridade da pea (por meio da escolha e programao de pedais de efeito, algo que, como j mencionado acima, pode alterar radicalmente o resultado sonoro da execuo). Ele tambm responsvel pela definio da afinao a ser aplicada guitarra11. A execuo da pea tambm faz com que o intrprete se coloque numa situao de risco: as demandas de sua realizao fazem com que escolhas tenham que ser feitas, informaes retiradas (ou simplificadas) e isso deve dar-se, preferencialmente, no prprio momento da execuo (ou seja, desejvel que o intrprete, mesmo tendo estudado suficientemente a partitura para realizar uma execuo adequada, a cada vez que for execut-la publicamente procure lidar com o mximo de informaes contidas na vdeopartitura, ainda que isso leve a situaes que no haviam sido previstas em seus estudos uma vez que boa parte dos estudos para a execuo dessa pea, de acordo com os mtodos dos dois intrpretes que j a executaram, lida ou com camadas de informao tratadas separadamente ou com alteraes na velocidade da pea). Com isso, cada nova execuo lida com novas sonoridades e meios diferentes de se interepretar a sobrecarga informacional oferecida pela vdeo-partitura12. Como apontado numa conversa informal aps uma apresentao da pea, algo especialmente relevante para sua constituio o contraste existente entre a postura relaxada e a relativa limpeza de execuo presentes na vdeo-partitura e a extrema tenso que se faz presente por parte do intrprete ao executar a obra. Essa tenso incontornvel, devido no somente s altas demandas fsicas presentes na execuo da pea (e, nesse caso, essas demandas fsicas so de uma ordem quase atltica), mas tambm obrigatoriedade de seguir a partitura em tempo real, sem que possam ser realizadas pequenas pausas em momentos estratgicos, ou que o ritmo possa ser diminudo. Concluso Serenata Arquicbica foi uma pea bastante importante para meu desenvolvimento enquanto compositor. Apesar de ser relativamente recente (tendo sido terminada em julho de 2008), j recebeu um bom nmero de execues, tanto no Brasil
pela ao, criao e energia na performance (Cassidy, 2004). 11 Com relao a esses aspectos, no texto com explanaes para execuo da pea, constam as seguintes indicaes: A guitarra eltrica deve ser preferencialmente afinada com intervalos desiguais de uma corda para a outra; afinaes microtonais so recomendveis. A configurao dos efeitos (acionados com os pedais) livre para o executante decidir; entretanto, bons resultados podem ser conseguidos, dentre outras maneiras, pelo uso de variaes timbrsticas relativamente pequenas (ainda que perceptveis) por exemplo, usando uma pedaleira com mltiplos efeitos, as configuraes definidas para a pea devem ter suas identidades discernveis, mas com caractersticas compartilhadas. Essa opo, ainda que no seja a nica vivel para uma execuo satisfatria da pea, permite a criao de um fluxo contnuo de eventos caracterstica relevante para a pea. 12 Claus-Steffen Mahnkopf aponta, nesse sentido e em relao msica complexa, que a prtica da performance torna-se principalmente e essencialmente aproximativa. Muitos intrpretes de msica contempornea j aprenderam a apreciar essa presumida deficincia como uma liberdade obtida pela responsabilidade (...) [a execuo das obras sendo] eternamente uma realizao parcial. (Mahnkopf, 2002).

quanto fora do pas. Alm disso, alguns de seus aspectos, tais como a necessidade de uma grande energia para a execuo da obra, a utilizao de uma notao prescritiva, a idia de vdeo-partitura, o uso de recursos visuais, o pensamento acerca da coreografia presente no gesto instrumental e consideraes sobre a fisicalidade do fazer musical permearam todas as peas instrumentais que conclu depois dela (Decidido e destrambelhado e 27s(pNM), ambas de 2009, sendo a ltima uma encomenda do quarteto Zwerm, estreada em no Concertgebouw Brugge (Bruges, Blgica), em novembro de 2009 e Azuis, de 2010, esta uma encomenda do Ibrasotope, estreada durante a mostra de arte multimdia Conexes Sonoras, em So Paulo, em junho de 2010). Tais assuntos citados acima e, em especial, a notao prescritiva, a ateno gestualidade e fisicalidade presentes na atuao musical so temas passveis de diversos desdobramentos na atuao musical da atualidade. Pretendo abord-los, em artigos futuros, tambm relacionando-os atuao de outros compositores e msicos da atualidade, como parte da pesquisa de mestrado que desenvolvo. Agradecimentos FAPESP, Rogrio Costa, Matthias Koole, Natacha Maurer. Referncias
ANDERSON, Julian. A provisional history of spectral music. In: Contemporary Music Review Vol. 19, 2000. CASSIDY, Aaron. Performative Physicality nad Choreography as Morphological Determinants. In: Musical Morphology, Wolke Verlag, 2004, p. 34-51. COX, Franklin. Notes toward a performance practice for complex music. In Polyphony & Complexity, Wolke Verlag, 2002, p. 70-132. DEL NUNZIO, Mrio. Serenata Arquicbica. In: Revista Ibrasotope No. 01, So Paulo, 2009, p. 39-43. DEL NUNZIO, Mrio & MONTEIRO, Adriano. Fragmentao e polifonia paramtrica na instalao/performance multimdia Corpos Urbanos. Artigo selecionado para o congresso da ANPPOM, 2009. DENCH, Chris. Complexity and Polyphony. In Polyphony & Complexity, Wolke Verlag, 2002, p. 180-187. FERNEYHOUGH, Brian. Colllected Writings, Harwood Academic Publishers, 1998. _____________. The Melting Point: Two European Composers in America - In Conversation with Brian Ferneyhough. 2005. Disponvel em: <http://www.newmusicbox.org/page.nmbx?id=4344>, acesso em 15 de outubro de 2008. HBLER, Klaus K. Expanding String Technique. In: Journal of New Music Research, Vol. 13, No. 4, Routledge, 1984, p. 187-198. KANNO, Miekko. Prescriptive Notation: Limits and Challenges. In: Contemporary Music Review, Vol. 26, No. 2, Taylor & Francis, 2007, p. 231-254. MAHNKOPF, Claus-Steffen. Complex music: attempt at a definition. In Polyphony & Complexity, Wolke Verlag, 2002, p. 54-64. __________. On Musical Desconstruction. In: Musical Morphology, Wolke Verlag, 2004, p. 9-21. MURAIL, Tristan. A revoluo dos sons complexos. In: Cadernos de estudo: Anlise musical, No. 5. NONNENMANN, Rainer. Music with images - the development of Helmut Lachenmann's sound composition between concretion and transcendence. In: Contemporary Music Review, Vol. 24, No. 1, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen