Sie sind auf Seite 1von 39

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Tecnologia Martima e Segurana


Escolas Proponentes / Autores
Instituto de Tecnologias Nuticas Eng. Mrio Figueiredo (Coordenador) Eng. Alfredo Marques Comandante Brulio Casimiro

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
Pgina

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

2 2 3 3 4 4

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Tecnologia Martima e Segurana faz parte do plano curricular do curso de Tcnico de Construo Naval / Embarcaes de Recreio, integrado na Famlia Profissional de Mecnica. Esta disciplina, de natureza terico-prtica, mesmo no estando directamente ligada construo naval desempenha um papel fundamental na formao deste Tcnico, devido s matrias leccionadas visarem satisfazer os requisitos de certificao nacional e de possibilitarem o entendimento, por parte do aluno, de toda a envolvente martima, desde a tecnologia martima ancestral segurana martima. Alm de tudo o que foi referenciado, habilita o aluno com: Condies para a obteno da Carta de Patro Local Permite navegar em embarcaes e em reas geogrficas, conforme legislao em vigor. Certificado de Segurana Bsica Permite embarcar em navios mercantes. O aluno, aps concluso desta disciplina, fica com conhecimentos significativos relativamente a matrias do mbito da actividade nutica, tais como: Infra-estruturas de apoio nutico. Nomenclatura das embarcaes. Navegao. Arte de Marinheiro. Conhecimentos de Segurana.

2. Viso Geral do Programa


Marinharia Navegao Pessoas Equipamentos

Infra-estruturas Nuticas

Tecnologia Martima

Segurana

Tecnologia Martima e Segurana

Carta de Patro Local

Tcnico de Segurana Bsica

CONSTRUO NAVAL

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

3. Competncias a Desenvolver
No final da disciplina de Tecnologia Martima e Segurana, aps a sua frequncia com aproveitamento, o aluno deve estar apto a: Governar o leme, a partir de instrues recebidas; Manobrar e manter em bom estado de funcionamento os molinetes, guinchos e outra aparelhagem; Fazer costuras em cabos metlicos, de fibra vegetal ou de outra natureza; Efectuar sondagens de profundidade, utilizando aparelhagem adequada; Governar pequenas embarcaes vela ou a motor Conhecer os conceitos de sistema de coordenadas; Aplicar as coordenadas geogrficas; Resolver situaes envolvendo tempo, distncia e velocidade; Converter proas, azimutes e marcaes; Resolver situaes relacionadas com mars, com consulta s publicaes convenientes; Resolver na carta de navegao situaes do dia a dia aplicando conceitos de navegao; Resolver situaes detectadas no radar; Satisfazer as especificaes das normas de competncia mnimas em tcnicas pessoais de sobrevivncia; Satisfazer as especificaes das normas de competncia mnimas em tcnicas de preveno e combate a incndios; Satisfazer as especificaes das normas de competncia mnimas em tcnicas bsicas de primeiros socorros; Satisfazer as especificaes das normas de competncia mnimas de segurana pessoal e responsabilidades sociais; Satisfazer as especificaes das normas de competncia mnimas respeitantes conduo de embarcaes salva-vidas e embarcaes de salvamento; Conhecer o enquadramento regulamentar, administrativo e legislativo, nacional e internacional, aplicveis ao transporte martimo e aos tripulantes; Conhecer os procedimentos a adoptar para preveno e combate poluio; Conhecer os procedimentos a adoptar em situaes de emergncia.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Englobam-se nesta disciplina um vasto conjunto de elementos que potenciam as mais diversas situaes pedaggicas que favoream a aquisio dos conhecimentos necessrios e suficientes para governar pequenas embarcaes vela ou a motor.

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

Caber ao professor a escolha e a necessria adaptao das condies para o desenvolvimento e cumprimento, de forma desejvel, dos objectivos fundamentais desta disciplina. Como orientaes metodolgicas sugerem-se os mtodos: activo (apoiado em instrumento de suporte e trabalhos de grupo), expositivo, interrogativo e a utilizao de meios audiovisuais (filmes e/ou acetatos). Quanto avaliao, devero ser aplicados os critrios aprovados na escola, sugerindo-se a avaliao contnua combinada com uma avaliao peridica. Contudo no final de cada mdulo dever efectuar-se uma avaliao sumativa que englobe toda a matria ministrada.

5. Elenco Modular
Nmero Designao Durao de referncia (horas)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Infra-estruturas para o Turismo Nutico Tecnologia das Embarcaes Marinharia Governo e Manobra de Navios Elementos de Navegao Embarcaes Salva-vidas e Embarcaes de Salvamento Tcnicas Pessoais de Sobrevivncia Tcnicas de Preveno e Combate a Incndios Tcnicas Bsicas de Primeiros Socorros Segurana Pessoal e Responsabilidades Sociais Qualidade e Controlo Ambiental Organizao Martima

24 18 36 24 27 36 22 21 22 22 18 18

6. Bibliografia
Mendes, C. Introduo ao Estudo do Direito. Brando, E. H. S. Explorao Comercial do Navio - Volumes I-II. Edio Soponata. Castro, lvaro Manuel. Terrinho, Augusto. Segurana, Higiene e Sade no Trabalho. Porto Editora. Cherques, S. Dicionrio do Mar. Globo-Dinalivro. Choro, M. B. Temas Fundamentais de Direito. Livraria Almedina. Clark, R. B. Marine Pollution. Clarandon Press-Osford. Cdigo Internacional de Sinais. Cdigo Penal e Disciplinar da Marinha Mercante. 4

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

Cdigos ISM, IBC e IGC. Conveno Internacional MARPOL 73/78/97 e emendas de 81 e 83. Conveno Internacional SOLAS 74/78/88 (Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar). Conveno Internacional STCW78/95 (Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro). Dekker, M. Air Pollution Control and Design for Industry. Paul Chereminisoff. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. Direito Comercial Martimo. Ministrio da Justia. Documentos e publicaes nuticas (catlogos, roteiros, lista de faris, lista de rdioajudas, tabelas de mars, avisos aos navegantes e cdigo internacional de sinais). Esparteiro, A. Dicionrio de Marinharia. Gameiro, E. S., Azevedo, J. P. Manual de Navegao. Instituto Hidrogrfico Guia do Ambiente. DGI - Direco Geral da Indstria. Monitor. ISPS Code. Edition IMO. Legislao de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (Instrumentos Comunitrios e Legislao Portuguesa). DGERT. Memorando de Paris (MOU). Mendes, J. C. Introduo ao Estudo do Direito. Edio da AAFDL (Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa). MERSAR Manual de Busca e Salvamento para Navios Mercantes. Direco Geral da Navegao e dos Transportes Martimos. Miguel, Alberto Srgio S. R. Higiene e Segurana no Trabalho. Em CD. Porto Editora. Miguel, Alberto Srgio S. R. Manual de Higiene e Segurana no Trabalho. Porto Editora. Naranjo, Ralph. Boatyards & Marinas. International Marine Publishing Company.. Poupar Energia e Proteger o Ambiente Guias Prticos. DECO/ Proteste Regulamento de Inscrio Martima (Decreto-Lei n 280/2001, de 23 de Outubro). Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar. Instituto Hidrogrfico. Roteiro da Costa de Portugal. Instituto Hidrogrfico. Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha. Sistemas de Balizagem Martima. Instituto Hidrogrfico. www.dgct.mts.gov.pt DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). www.dgct.mts.gov.pt/segurana_normativo.htm DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). www.idict.gov.pt ISHST (Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, ex IDICT - Instituto para o Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho).

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Pgina

Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7 Mdulo 8 Mdulo 9 Mdulo 10 Mdulo 11 Mdulo 12

Infra-estruturas para o Turismo Nutico Tecnologia das Embarcaes Marinharia Governo e Manobra de Navios Elementos de Navegao Embarcaes Salva-vidas e Emb. de Salvamento Tcnicas Pessoais de Sobrevivncia Tcnicas de Preveno e Combate a Incndios Tcnicas Bsicas de Primeiros Socorros Segurana Pessoal e Responsabilidades Sociais Qualidade e Controlo Ambiental Organizao Martima

7 9 11 13 16 21 24 26 29 32 35 37

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 1 Infra-estruturas para o Turismo Nutico


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma caracterizao da Indstria Nutica de Recreio. Analisando as infraestruturas de apoio para a actividade de construo, reparao e manuteno de embarcaes de Recreio.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar o sector de turismo nutico; Identificar as principais zonas de abrigo de embarcaes; Identificar os meios operatrios para reparao ou manuteno; Identificar os servios necessrios de apoio ao turismo nutico; Conhecer as autoridades martimas que tutelam o sector.

3. mbito dos Contedos


1. SECTORES DO TURISMO NUTICO .1 - Construo Naval .2 - Reparao e Manuteno .3 - Aprestos Martimos .4 - Meios de salvamento 2. ZONAS DE ABRIGO NA COSTA E NO INTERIOR .1 - Marinas .2 - Portos .3 - Docas .4 - Ancoradouros .5 - Clubes Nuticos .6 - Parques de recolhas .7 - guas interiores 3. MEIOS OPERATRIOS PARA REPARAO E MANUTENO .1 - Estaleiros .2 - Docas

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 1: Infra-estruturas para o Turismo Nutico

Cursos Profissionais

.3 - Planos inclinados .4 - Varadouros .5 - Grades de mars .6 - Meios de Elevao 4. SERVIOS DE APOIO AO TURISMO NUTICO .1 - Recepo .2 - Informao .3 - Vigilncia .4 - Abastecimento .5 - Manuteno e Reparao 5. AUTORIDADES MARTIMAS .1 - Jurisdio Martima .1 - Capitanias .2 - Delegaes Martimas .1 - Administrao Porturia .2 - Servios aduaneiros

4. Bibliografia / Outros Recursos


Naranjo, Ralph. Boatyards & Marinas. International Marine Publishing Company. Roteiro da Costa de Portugal. Instituto Hidrogrfico.

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 2 Tecnologia das Embarcaes


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao dos diversos tipos de embarcaes, bem como da sua utilidade.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar e caracterizar as embarcaes auxiliares; Identificar e caracterizar os principais tipos e funes das embarcaes auxiliares; Identificar e caracterizar os principais tipos e funes das embarcaes midas e respectiva palamenta; Identificar e caracterizar os principais tipos de embarcaes de recreio vela; Identificar e caracterizar os principais tipos de iates; Identificar e caracterizar os principais tipos de veleiros; Identificar e caracterizar os principais tipos de embarcaes a motor.

3. mbito dos Contedos


1. EMBARCAES AUXILIARES E DE TRFEGO LOCAL .1 - Bateles .2 - Cbreas, gruas e pontes flutuantes .3 - Dragas .4 - Barcos de pilotos e embarcaes de amarraes .5 - Transportes de passageiros .6 - Ferries .7 - Rebocadores .8 - Lanchas rpidas .9 - Embarcaes de apoio a plataformas petrolferas .10 - Embarcaes salva-vidas 2. EMBARCAES MIDAS .1 - A remos, vela e a motor .2 - Palamenta .3 - Turcos 9

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 2: Tecnologia das Embarcaes

Cursos Profissionais

3. EMBARCAES DE RECREIO VELA .1 - Tipos de velas .2 - Mareao vela .3 - Patilho 4. IATES .1 - Tipos de iates .2 - Materiais de construo .3 - Tipos de cascos .4 - Estabilidade .5 - Tipo de armao 5. VELEIROS .1 - Tipos .2 - Mastreao .3 - Velame .4 - Manobra 6. EMBARCAES A MOTOR .1 - Tipos de casco .2 - Tipos de motor

1. Bibliografia / Outros Recursos


Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha. Cherques, S. Dicionrio do Mar. Globo-Dinalivro. Brando, E. H. S. Explorao Comercial do Navio - Volumes I-II. Edio patrocinada pela Soponata. Esparteiro, A. Dicionrio de Marinharia.

10

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 3 Marinharia
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao geral da arte de marinheiro, incluindo as operaes com cabos de massa (fibras naturais e sintticas).

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Conhecer a fraseologia e terminologia utilizada a bordo dos navios; Identificar e caracterizar a arte de marinheiro; Identificar e caracterizar os utenslios (ferramentas) utilizadas em marinharia; Identificar os diversos tipos de cabos, linhas e fios, incluindo o seu material de construo, conservao, tores e medio da sua bitola (dimetro); Identificar os tipos, propriedades e madres dos cabos de fibras; Executar os diversos ns mais utilizados a bordo dos navios e reconhecer em que circunstncias se consideram mais apropriados; Executar uma costura de forma a unir dois cabos pelos chicotes; Executar o remate no chicote da boa de uma embarcao; Executar um contrapeso que facilite a passagem de cabos, na manobra de atracao; Executar correctamente as voltas mais utilizadas a bordo e reconhecer como o trabalho fica facilitado. Entender a facilidade no seu desfazer assim como as suas resistncias; Executar emendas em cabos de fibras (naturais e sintticas); Executar uma ala no chicote de um cabo e entender o porqu da utilizao do n em substituio da costura; Executar costuras de mo (mozinhas) em cabos de fibra de 3 cordes; Executar coxins em cabos de fibras; Executar bales em cabos de fibras; Identificar e caracterizar os principais equipamentos do convs de um navio; Identificar as principais rotinas de marinharia; Identificar e respeitar as normas de higiene e segurana.

11

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 3: Marinharia

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. ARTE DE MARINHEIRO 2. UTENSLIOS (FERRAMENTAS) DE MARINHARIA 3. CABOS DE MASSA E DE POLIETILENO .1 - Tipos .2 - Propriedades .3 - Madres 4. OPERAES COM CABOS DE FIBRAS (NATURAIS E SINTTICAS) .1 - Ns .2 - Estropos .3 - Pinhas .4 - Emendas .5 - Costuras de mo (mozinhas) .6 - Coxins .7 - Bales 5. EQUIPAMENTOS DO CONVS 6. ROTINAS DE MARINHARIA

4. Bibliografia / Outros Recursos


Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha.

12

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 4 Governo e Manobra de Navios


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das formas de propulso e governo dos navios, bem como da sua aplicao nas diferentes manobras.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar e caracterizar a importncia das operaes de governo e manobra de navios; Identificar os factores que intervm no governo e manobra de um navio; Identificar as partes constituintes do leme; Identificar as partes constituintes do hlice, bem como o seu passo; Identificar e caracterizar o comportamento de um navio sob a aco conjunta do leme e do hlice; Identificar e caracterizar o caimento de um navio; Identificar e caracterizar os efeitos que podem interferir no governo e manobra de um de um navio, nomeadamente: condio de carga, fundos baixos, canal, correntes, ventos e mares alterosos; Identificar e caracterizar o governo e manobra de um navio quando em guas restritas; Identificar e caracterizar as manobras de fundear e de suspender, bem como a terminologia utilizada; Definir navio fundeado e identificar as foras a que est sujeito quando fundeado; Calcular o comprimento de amarra necessrio (regra geral); Diferenciar a manobra de fundear quando em marcha a vante e marcha a r; Definir suspender e identificar a manobra de suspender o ferro; Reconhecer a importncia do uso da mquina na manobra de suspender o ferro; Identificar e caracterizar amarrar a bias; Identificar e caracterizar as manobras de atracar e desatracar; Definir e identificar atracar e identificar a nomenclatura das espias de amarrao; Identificar o comportamento do navio sob o efeito das espias na atracao; Definir e identificar desatracar e identificar o comportamento do navio sob o efeito das espias na desatracao; Identificar as ordens para o leme e para as mquinas do navio sob diversas condies.

13

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 4: Governo e Manobra de Navios

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. GOVERNO DO NAVIO .1 - Efeito do leme .1 - Navios com um hlice .2 - Navios com dois hlices .3 - Levantar a amarrao .4 - Navios com hlices laterais a vante .2 - Caimento do navio .3 - Condio de carga do navio .4 - Efeito de fundos baixos .5 - Efeito de canal .6 - Efeito da corrente .7 - Efeito do vento .8 - Efeito de mares alterosos .9 - Navio a vante .10 - Navio a r 2. GOVERNO E MANOBRA DE NAVIOS . .1 - Girar com um hlice .2 - Girar com dois hlices .3 - Girar sobre o ferro .4 - Navegao em canal .5 - Navegao em rios com corrente .6 - Passagem entre molhes 3. FUNDEAR E SUSPENDER .1 - Noes gerais .2 - Escolha do fundeadouro .3 - Comprimento da amarra a largar .4 - Ferro pronto a largar .5 - Operao de fundear .6 - Bia de arinque .7 - Operao de suspender 4. AMARRAR AS BIAS .1 - Conceito e nomenclatura das amarras fixas .2 - ncoras das amarraes fixas .3 - Estender a amarrao .4 - Tipos de bias

14

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 4: Governo e Manobra de Navios

Cursos Profissionais

.5 - Demandar e amarrar a bias .6 - Largar de bias 5. MANOBRA DE ATRACAR E LARGAR .1 - Conceitos .2 - Auxlio de rebocadores .3 - Cabos de atracao .4 - Efeito dos cabos de atracao .5 - Velocidade ao atracar .6 - Manobras de atracao .1 - Efeito do vento .2 - Efeito das correntes .7 - Atracar a um navio fundeado .8 - Largar .1 - Efeito do vento .2 - Efeito das correntes .9 - Entrar em doca seca e em eclusas 6. ORDENS PARA O LEME E PARA AS MQUINAS

4. Bibliografia / Outros Recursos


Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha. Cherques, S. Dicionrio do Mar. Globo-Dinalivro. Esparteiro, A. Dicionrio de Marinharia.

15

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 5 Elementos de Navegao


Durao de Referncia: 27 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se a identificao e a caracterizao das bases da navegao martima, suas origens, desenvolvimento e aplicaes prticas.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Reconhecer o interesse da navegao; Identificar os diversos tipos de navegao e reconhecer o conceito moderno de navegao; Identificar os diversos tipos de astros e reconhecer a constituio do sistema solar; Identificar os movimentos na esfera terrestre e reconhecer a forma e dimenses da Terra; Conhecer e aplicar os conceitos do sistema de coordenadas; Identificar as linhas, planos e pontos da esfera terrestre (localizao na superfcie); Relacionar as coordenadas geogrficas com a localizao na superfcie terrestre; Distinguir os diversos sistemas de orientao e como esto relacionados entre si; Definir e distinguir as partes constituintes da agulha magntica, relacionar o magnetismo terrestre com o valor indicado pela agulha e reconhecer a necessidade de compensao; Diferenciar sonda de aparelho de sondar e identificar os tipos e partes constituintes; Identificar os aparelhos medidores de velocidade Resolver situaes envolvendo tempo, distncia e velocidade; Definir os diversos tipos de proas usadas em navegao e converter proas, azimutes e marcaes; Resolver situaes envolvendo umos, proas, azimutes e marcaes; Reconhecer a existncia de mars atravs dos seus efeitos e caracterizar a onda de mar; Reconhecer a necessidade de previso de mars; Resolver situaes relacionadas com mars, consultando as publicaes adequadas; Identificar e caracterizar os tipos principais de derrotas; Utilizar cartas e publicaes nuticas, tais como roteiros, tabelas de mars, listas de faris, avisos aos navegantes, etc.; Identificar os diversos tipos de cartas de representao da superfcie terrestre e os respectivos smbolos normalmente utilizados; Resolver na carta de navegao situaes concretas aplicando os conceitos aprendidos;

16

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 5: Elementos de Navegao

Cursos Profissionais

Determinar a posio observada do navio atravs do recurso a marcas terrestres, ajudas navegao (incluindo faris, balizas e bias) e estima (tomando em considerao os efeitos dos ventos, mars, correntes e velocidade estimada); Determinar a direco e a velocidade no mar; Utilizar aparelhos azimutais e taximtricos; Determinar a altura das mars.

3. mbito dos Contedos


1. A CINCIA DA NAVEGAO .1 - Evoluo .2 - Problemas bsicos .3 - Tipos, sistemas e mtodos de navegao 2. ORGANIZAO DOS ASTROS NO UNIVERSO .1 - Movimentos. .2 - A Terra e os seus movimentos na esfera celeste. .3 - A Lua e os seus movimentos na esfera celeste. 3. CONTAGEM DO TEMPO .1 - Conceito: tempo solar e tempo sideral .2 - Tempo mdio, tempo legal e hora mdia de Greenwhich .3 - Fusos horrios. Hora legal e hora oficial. Linha internacional de mudana de data .4 - O tempo a bordo: cronmetros, sinais horrios e hora a bordo 4. ACIDENTES MAIS NOTVEIS DA SUPERFCIE TERRESTRE .1 - Globo terrestre .1 - Forma e dimenses .2 - Estrutura interna .3 - Modelao da costa .4 - Principais acidentes da superfcie terrestre .5 - Evoluo da distribuio dos continentes e oceanos. Teoria da deriva dos continentes de Wagener .6 - Linhas e planos: eixo da Terra, crculos mximos, equador, meridianos, crculos menores e paralelos .2 - Horizonte .1 - Conceito .2 - Coordenadas horizontais .3 - Conceito de altura e de azimute .4 - O norte como referncia. 17

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 5: Elementos de Navegao

Cursos Profissionais

5. SISTEMAS DE ORIENTAO .1 - Conceitos de orientao e de sentido .2 - Rosa dos ventos .3 - Sistemas de contagem de direces: circular e quadrantal .4 - Orientao pelos astros .5 - Orientao pela bssola .6 - Outros sistemas .7 - Sistemas de medio de ngulos 6. COORDENADAS GEOGRFICAS. SISTEMAS DE LOCALIZAO 7. CONCEITO DE DISTNCIA E DE VELOCIDADE. MILHA MARTIMA E N 8. DERROTAS .1 - Derrota loxodrmica .2 - Derrota ortodrmica .3 - Tbuas de carteao: conceito de rumo e clculo do rumo e da distncia loxodrmica 9. MARS .1. Foras geradoras das mars .2. Elementos de mars .3. Previso de mars .4. Utilizao da tabela de mars 10. MAGNETISMO TERRESTRE .1 - Conceito .2 - Campo magntico .3 - Norte magntico .4 - Declinao magntica 11. AGULHA MAGNTICA .1 - Conceito .2 - Constituio .3 - Compensao: norte e desvio da agulha tabela de desvios .4 - Agulha padro e agulha de governo .5 - Taxmetro 12. GIROBSSOLA .1 - Conceito .2 - Constituio .3 - Agulha me, agulha de governo e repetidoras .4 - Norte da girobssola 13. PROA DO NAVIO .1 - Conceito 18

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 5: Elementos de Navegao

Cursos Profissionais

.2 - Diferena entre proa e rumo .1 - Correntes .2 - Ventos .3 - Desvio da agulha .3 - Tringulo de rumo e corrente 14. AZIMUTE .1 - Conceito. .2 - Diferena entre azimute e marcao. 15. DIRECES UTILIZADAS NA NAVEGAO .1 - Proa e azimute verdadeiros .2 - Proa e azimute magnticos .3 - Proa e azimute da agulha .4 - Proa e azimute da giro .5 - Declinao magntica .6 - Desvio da agulha .7 - Erro da giro 16. AJUDAS VISUAIS NAVEGAO .1 - Horizonte visual, depresso e alcance. .2 - Conceito de conhecenas: faris, bias e balizas. .3 - Caractersticas de faris, bias e balizas. .4 - Lista de faris. .5 - Sistema de balizagem. Sistemas cardinal e lateral. .6 - Outras ajudas navegao. Odmetro, sonda e sextante. 17. REPRESENTAO .1 - Globo. .2 - Mapas .1 - Conceito. .2 - Tipos. .3 - Noo de escala. .4 - O relevo terrestre e a sua representao nos mapas. 18. CARTAS DE NAVEGAO .1 - Conceito. .2 - Caractersticas. .3 - Classes de projeco. .4 - Tipos de projeco. .5 - Carta de Mercator. Quadrcula. .1 - Escala de latitudes. 19

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 5: Elementos de Navegao

Cursos Profissionais

.2 - Escala de longitudes. .3 - Escala de distncias. .4 - Escala da carta. .6 - Carta gnmica. 19. INFORMAO DAS CARTAS DE NAVEGAO .1 - Tipos de cartas nuticas: hidrogrficas, de radiolocalizao e cartas de pesca .2 - Catlogo de cartas .3 - Catlogo de smbolos e abreviaturas .4 - Informaes fornecidas pelas cartas 20. PUBLICAES NUTICAS .1 - Roteiros .2 - Tbuas nuticas .3 - Tabela de mars .4 - Lista de ajudas navegao .5 - Avisos aos navegantes

4. Bibliografia / Outros Recursos


Gameiro, E. S., Azevedo, J. P. Manual de Navegao. Instituto Hidrogrfico Sistemas de Balizagem Martima. Instituto Hidrogrfico Rosa dos Ventos. Agulha magntica. Catlogos de cartas de navegao. Instrumentos de navegao. Tbuas nuticas. Catlogo de smbolos e abreviaturas. Documentos e publicaes nuticas (catlogos, roteiros, lista de faris, lista de rdioajudas, tabelas de mars, avisos aos navegantes e cdigo internacional de sinais). Quadro de faris e bales.

20

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 6 Embarcaes Salva-Vidas e Embarcaes de Salvamento


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das tcnicas de conduo de embarcaes salva-vidas e embarcaes de salvamento, de acordo com o quadro A-VI/1-2 do Cdigo STCW/95 aprovado pelo Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar as principais regras de construo e apetrechamento de embarcaes salva-vidas e embarcaes de salvamento e respectiva palamenta; Identificar as caractersticas especiais e instalaes de embarcaes salva-vidas e embarcaes de salvamento; Identificar os diversos tipos de dispositivos usados para o lanamento gua de embarcaes salva-vidas e embarcaes de salvamento; Identificar os mtodos para lanamento gua de embarcaes salva-vidas em condies de mar adversas; Identificar os mtodos de recolha de embarcaes salva-vidas; Identificar as medidas a tomar depois do abandono do navio; Identificar os mtodos de arrear gua e receber embarcaes de salvamento em condies de mar adversas; Identificar os mtodos para o arranque e conduo do motor de uma embarcao salva-vidas e seus acessrios em conjunto com a utilizao do extintor de incndios existente; Manobrar embarcaes salva-vidas em condies de mar adversas; Utilizar uma boca, uma ncora flutuante, bem como o restante equipamento; Referir o racionamento de mantimentos e gua nas embarcaes salva-vidas; Identificar as aces a tomar para maximizar a possibilidade de deteco e localizao das embarcaes salva-vidas; Identificar os mtodos de salvamento por helicptero; Identificar os efeitos da hipotermia e sua preveno, utilizao de vesturio de proteco e cobertores, incluindo fatos de imerso e outro vesturio de proteco trmica; Identificar a utilizao de embarcaes de salvamento e embarcaes salva-vidas a motor para dirigir balsas salva-vidas e para o salvamento de sobreviventes e pessoas no mar; 21

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 6: Embarcaes Salva-vidas e Embarcaes de Salvamento

Cursos Profissionais

Demonstrar a conduo para a praia de embarcaes salva-vidas; Identificar equipamentos de rdio para comunicaes de emergncia transportados nas embarcaes salva-vidas, incluindo radiobalizas de localizao de sinistros (por satlite) (EPIRB) e respondedores de radar para busca e salvamento (SART); Identificar sinais pirotcnicos de socorro; Identificar a utilizao do estojo de primeiros socorros e de tcnicas de reanimao; Demonstrar o tratamento de pessoas feridas, incluindo controlo de hemorragias e de estados de choque.

3. mbito dos Contedos


1. MTODOS DE SALVAMENTO COLECTIVO .1 - Tipos de acidentes martimos .2 - Princpios gerais de sobrevivncia .3 - Funes especiais atribudas a cada membro da tripulao .4 - Tipos de meios de salvao que existem normalmente a bordo dos navios .5 - Assistncia por helicptero 2. CONSTRUO E PALAMENTA DAS EMBARCAES SALVA-VIDAS E JANGADAS .1 - Embarcaes salva-vidas e botes de socorro .2 - Tipos de jangadas 3. MOTORES, CARACTERSTICAS E CONDUO PARA NAVEGAO DE EMERGNCIA .1 - Noes sobre motores .2 - Tcnicas de utilizao das embarcaes salva-vidas .3 - Homem ao mar .4 - Navegao 4. SITUAES DE EMERGNCIA .1 - Situaes de emergncia .2 - Evacuao .3 - Equipamentos electrnicos de socorro (SARTs. VHF, etc.) 5. PRIMEIROS SOCORROS .1 - Riscos a que se encontra sujeito um nufrago .2 - Primeiros socorros

4. Bibliografia / Outros Recursos


Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha.

22

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 6: Embarcaes Salva-vidas e Embarcaes de Salvamento

Cursos Profissionais

Conveno Internacional: STCW 78/95. Conveno Internacional SOLAS 74/78/88 (Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar). Cdigo Internacional de Sinais. Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar. Instituto Hidrogrfico. Organograma de situaes de emergncia. Planos de segurana e meios de salvao de um navio. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel.

23

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 7 Tcnicas Pessoais de Sobrevivncia


Durao de Referncia: 22 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das tcnicas pessoais de sobrevivncia, de acordo com o quadro A-VI/1-1 do Cdigo STCW/95, aprovado pelo Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Conhecer os tipos de situaes possveis de ocorrer, tais como abalroamento, incndio a bordo e afundamento; Identificar e caracterizar os tipos dos meios de salvao normalmente existentes a bordo dos navios; Identificar o equipamento existente a bordo das baleeiras e jangadas salva-vidas; Identificar a localizao dos meios individuais de salvamento; Identificar e caracterizar os princpios respeitantes sobrevivncia no mar, incluindo: importncia do treino e dos exerccios, vesturio e equipamento pessoal de proteco, necessidade da prontido em caso de emergncia, aces a executar em caso de chamada para estaes de baleeiras e jangadas, aces a executar caso seja necessrio abandonar o navio, aces a executar na gua, aces a executar a bordo das embarcaes salva-vidas, principais perigos para os nufragos sobreviventes.

3. mbito dos Contedos


1. PRINCPIOS GERAIS DE SEGURANA E SOBREVIVNCIA NO MAR 2. SITUAES DE EMERGNCIA .1 - Diferentes riscos que um tripulante corre numa situao de emergncia .2 - Planos de segurana, de emergncia, rol de chamada e quadros de segurana 3. EQUIPAMENTOS DE SEGURANA .1 - Equipamentos de segurana individuais .2 - Equipamentos de segurana colectivos .3 - Correcta utilizao dos meios individuais de segurana e salvao .4 - Correcta utilizao dos meios colectivos de segurana e salvao

24

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 7: Tcnicas Pessoais de Sobrevivncia

Cursos Profissionais

4. ABANDONO .1 - Generalidades .2 - Procedimentos e precaues a adoptar no abandono do navio 5. SOBREVIVNCIA NO MAR .1 - Procedimentos de sobrevivncia no mar .2 - Tcnicas para evitar riscos numa situao de sobrevivncia .3 - Tcnicas de sobrevivncia 6. ASSISTNCIA POR HELICPTERO .1 - Comunicao com os helicpteros .2 - Mtodos de evacuao usados pelos helicpteros .3 - Coordenao das posies correctas e cuidados para a evacuao 7. RDIO DE EMERGNCIA .1 - VHFs de emergncia (radiotelefones de emergncia) .2 - Respondedor de radar .3 - EPIRBs

4. Bibliografia / Outros Recursos


Legislao aplicvel. Silva, R. C. Arte Naval Moderna. Editorial da Marinha. Conveno Internacional STCW 78/95. Conveno Internacional SOLAS 74/78/88 (Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar). MERSAR Manual de Busca e Salvamento para Navios Mercantes, Direco Geral da Navegao e dos Transportes Martimos. Cdigo Internacional de Sinais. Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar. Instituto Hidrogrfico. Organograma de situaes de emergncia. Planos de segurana e meios de salvao de um navio.

25

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 8 Tcnicas de Preveno e Combate a Incndios


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das tcnicas de combate a incndios, de acordo com o quadro A-VI/1-2 do Cdigo STCW/95 aprovado pelo Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Conhecer a organizao do combate a incndios a bordo; Identificar a localizao dos meios de combate a incndios e dos caminhos de fuga; Identificar e caracterizar os elementos do fogo e exploso (tringulo do fogo); Identificar e caracterizar os tipos e as fontes de ignio; Identificar e caracterizar os materiais inflamveis, riscos de incndio e propagao de chamas; Identificar a necessidade de uma vigilncia constante; Identificar e caracterizar as aces que devem ser executadas a bordo; Identificar a deteco do fogo e do fumo e sistemas automticos de alarme; Identificar e caracterizar as classes de fogos e os agentes extintores aplicveis; Identificar o equipamento de combate a incndios e sua localizao a bordo; Identificar e caracterizar as instrues sobre o funcionamento e o manuseamento de: sistemas fixos de extino, equipamento de bombeiro, equipamento pessoal, meios e equipamento para combate a incndios, mtodos de combate a incndios, agentes extintores, procedimentos de combate a incndios, utilizao de aparelhos respiratrios durante o combate a incndios e operaes de salvamento.

3. mbito dos Contedos


1. INTRODUO E PRINCPIOS DE SEGURANA 2. TEORIA DO FOGO .1 - Condies necessrias para que se inicie um fogo .2 - O tringulo e o tetraedro do fogo .3 - Propriedades dos combustveis .4 - Riscos de incndio mais comuns a bordo de um navio 26

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 8: Tcnicas de Preveno e Combate a Incndios

Cursos Profissionais

.5 - Classes de incndios .6 - Agentes extintores .7 - Utilizao dos agentes extintores em funo dos combustveis 3. PREVENO DE INCNDIOS .1 - Procedimentos de preveno de incndios .2 - Procedimentos de preveno da propagao de incndios .3 - Procedimentos de preveno de incndios na estrutura, compartimentos e tanques de um navio .4 - Procedimentos de segurana contra incndios a bordo 4. DETECO DE INCNDIOS .1 - Sistemas de deteco de fumos e incndios .2 - Funcionamento de um sistema automtico de alarme contra incndios 5. SISTEMAS FIXOS DE EXTINO DE INCNDIOS .1 - Princpios gerais de um sistema fixo de combate a incndios .2 - Principais sistemas fixos de combate a incndios .3 - Sistemas de abafamento de incndios .4 - Sistemas baseados em agentes inibidores de incndios .5 - Sistemas de arrefecimento, bocas de incndio e unies internacionais .6 - Bombas de emergncia .7 - Equipamento fixo de p qumico 6. EQUIPAMENTOS PORTTEIS DE EXTINO DE INCNDIOS .1 - Mangueiras e agulhetas de incndios .2 - Equipamentos mveis de extino de incndios .3 - Extintores portteis .4 - Constituio de um equipamento de bombeiro .5 - Constituio de um equipamento de respirao artificial e sua utilizao .6 - Mantas antifogo 7. ORGANIZAO E COMBATE A INCNDIOS A BORDO .1 - Sistema de alarme geral de emergncia .2 - Outros sinais de alarme .3. - nterpretao dos planos para combate a incndios .4 - Mtodos de comunicao utilizados em caso de incndio .5 - Medidas de segurana para a tripulao .6 - Importncia dos exerccios peridicos a bordo .7 - Importncia do planeamento de um sistema de vigia a bordo

27

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 8: Tcnicas de Preveno e Combate a Incndios

Cursos Profissionais

8. PRTICA DE COMBATE A INCNDIOS .1 - Procedimentos em caso de incndio .2 - Factores a ter em conta para decidir qual o mtodo de combate ao incndio .3 - Exerccio de luta contra incndios .4 - Combate a incndios em hidrocarbonetos .5 - Exerccios em espaos cheios de fumo .6 - Exerccios de comunicao

4. Bibliografia / Outros Recursos


Conveno Internacional: STCW 78/95. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. Organograma de situaes de emergncia. Planos de segurana contra incndios num navio. Miguel, Alberto Srgio S. R. Manual de Higiene e Segurana no Trabalho. Porto Editora. Miguel, Alberto Srgio S. R. Higiene e Segurana no Trabalho. Em CD. Porto Editora. Castro, lvaro Manuel. Terrinho, Augusto. Segurana, Higiene e Sade no Trabalho. Porto Editora. Legislao de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (Instrumentos Comunitrios e Legislao Portuguesa). DGERT. www.dgct.mts.gov.pt/segurana_normativo.htm DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). www.idict.gov.pt ISHST (Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, ex IDICT Instituto para o Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho).

28

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 9 Tcnicas Bsicas de Primeiros Socorros


Durao de Referncia: 22 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das tcnicas bsicas utilizadas em primeiros socorros, de acordo com o quadro A-VI/1-3 do Cdigo STCW/95 aprovado pelo Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Avaliar as necessidades das vtimas e os perigos para a prpria segurana; Avaliar as funes vitais e a estrutura do corpo humano; Compreender as medidas imediatas que devem ser tomadas em caso de emergncia; Posicionar correctamente a vtima; Aplicar tcnicas de reanimao; Controlar hemorragias; Aplicar medidas adequadas de controlo bsico do choque; Aplicar medidas adequadas em caso de queimaduras e escaldes, incluindo os acidentes provocados pela corrente elctrica; Efectuar o salvamento e o transporte de vtimas; Improvisar ligaduras e utilizar os materiais existentes na farmcia de bordo/estojo de primeiros socorros.

3. mbito dos Contedos


1. HIGIENE E SADE .1 - As necessidades humanas bsicas e a vida de um indivduo .2 - A alimentao e a qualidade de vida .3 - A higiene sexual .4 - A higiene mental e o equilbrio global do indivduo .5 - A postura no trabalho na preveno de doenas profissionais e acidentes de trabalho .6 - Vacinao .7 - Desinfestao e desratizao do navio

29

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 9: Tcnicas Bsicas de Primeiros Socorros

Cursos Profissionais

2. PRINCPIOS ESSENCIAIS DE SOCORRO .1 - Primeiros socorros em caso de acidente ou doena sbita a bordo .2 - A estrutura do corpo humano .3 - Passos a dar ao examinar uma vtima 3. SOCORRO PRIORITRIO OU ESSENCIAL .1 - Sinais e sintomas de asfixia .2 - Causas de asfixia .3 - Sequncia das tcnicas de desobstruo das vias superiores .4 - Diferentes tipos/mtodos de reanimao de uma vtima .5 - Tcnica da CCE (compresso cardaca externa) .6 - Estado de choque .7 - Intoxicao aguda por lcool .8 - Intoxicao por drogas maiores .9 - As formas de ataque cardaco .10 - O afogamento e a actuao do socorrista 4. SOCORRO SECUNDRIO .1 - Procedimentos adequados em caso de leses da pele .2 - As feridas e actuao do socorrista .3 - As queimaduras e a actuao do socorrista .4 - A insolao e o procedimento do socorrista .5 - A hipotermia e a actuao do socorrista .6 - Vrias formas de leses das articulaes, msculos e ossos .7 - As entorses e a actuao do socorrista .8 - As luxaes e a actuao do socorrista .9 - As distenes e a actuao do socorrista .10 - Os vrios tipos de fracturas e a actuao do socorrista .11 - A epilepsia e a actuao do socorrista .12 - A lipotmia e a actuao do socorrista .13 - O caso hiperglicmico e a actuao do socorrista .14 - Acidentes vasculares cerebrais e a actuao do socorrista 5. FARMCIA DE BORDO/ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS .1 - Higiene do material clnico .2 - Contedo de uma farmcia de bordo

30

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 9: Tcnicas Bsicas de Primeiros Socorros

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Conveno Internacional: STCW 78/95. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. Miguel, Alberto Srgio S. R. Manual de Higiene e Segurana no Trabalho. Porto Editora Miguel, Alberto Srgio S. R. Higiene e Segurana no Trabalho. Em CD. Porto Editora Castro, lvaro Manuel. Terrinho, Augusto. Segurana, Higiene e Sade no Trabalho. Porto Editora. Legislao de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (Instrumentos Comunitrios e Legislao Portuguesa). DGERT www.dgct.mts.gov.pt/segurana_normativo.htm DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). www.idict.gov.pt ISHST (Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, ex IDICT Instituto para o Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho).

31

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 10 Segurana Pessoal e Responsabilidades Sociais


Durao de Referncia: 22 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma identificao e caracterizao das tcnicas utilizadas para a segurana pessoal e as responsabilidades pessoais, de acordo com o quadro A-VI/1-4 do Cdigo STCW/95 aprovado pelo Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar e caracterizar os tipos de emergncia possveis de ocorrer, tais como o abalroamento, o incndio a bordo e o afundamento; Identificar os planos de contingncia para resposta a emergncia a bordo; Identificar os sinais de emergncia e as funes especficas atribudas aos membros especficos da tripulao na muster list (rol de chamada) e estaes de abandono; Utilizar correctamente o equipamento pessoal de salvamento; Identificar as medidas a tomar aps a descoberta de uma situao de emergncia potencial, incluindo o incndio a bordo, o abalroamento, o afundamento e o alagamento do navio; Identificar as aces a executar aps a audio dos sinais de alarme; Demonstrar a importncia do treino e dos exerccios; Conhecer os caminhos de fugas e dos sistemas de comunicaes e de alarme de bordo; Identificar os efeitos da poluio operacional ou acidental do meio ambiente marinho; Identificar e caracterizar os procedimentos bsicos sobre proteco ambiental; Referir a importncia do respeito pelas regras de segurana no trabalho em todas as circunstncias; Identificar os dispositivos de segurana e proteco existentes a bordo para proteco contra riscos potenciais; Identificar as precaues a tomar antes da entrada em espaos confinados; Referir as medidas internacionais respeitantes preveno de acidentes e segurana e higiene no trabalho; Compreender as ordens recebidas e comunicar com os outros em relao s actividades executadas a bordo; Referir a importncia da manuteno das boas relaes humanas e de trabalho a bordo;

32

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 10: Segurana Pessoal e Responsabilidades Pessoais

Cursos Profissionais

Identificar as principais responsabilidades sociais, nomeadamente condies do emprego a bordo, direitos e obrigaes individuais, perigos decorrentes do abuso do consumo de lcool e estupefacientes.

3. mbito dos Contedos


1. SEGURANA MARTIMA .1 - Principais equipamentos de segurana .2 - Diferentes riscos que um tripulante corre numa situao de emergncia .3 - Procedimentos e tcnicas correctas de sobrevivncia no mar na sequncia de abandono do navio 2. POLUIO DO MEIO AMBIENTE .1 - Importncia da preservao do meio ambiente marinho com base na legislao nacional e internacional .2 - Preveno da poluio .3 - Consequncias da poluio do meio 3. SEGURANA NO TRABALHO .1 - Principais regras de segurana no trabalho .2 - Dispositivos de segurana e proteco existentes a bordo para riscos potenciais .3 - Precaues a tomar antes de entrar em espaos confinados .4 - Familiarizao com as medidas nacionais e internacionais relativas higiene no trabalho .5 - Gesto da segurana numa perspectiva integral e integrada .6 - A sade e os riscos profissionais .7 - Os riscos profissionais e as tcnicas de preveno 4. MTODOS DE COMUNICAO A BORDO .1 - Forma .2 - Execuo de ordens recebidas em linguagem martima nacional e internacional 5. RELAES HUMANAS A BORDO .1 - Condies que conduzem a um bom relacionamento humano e de trabalho a bordo .2 - Perodos mnimos de descanso, de acordo com a Conveno IMO-STCW/95 e com as legislaes nacional e internacional 6. RISCOS .1 - Acidentes de trabalho .2 - Doenas profissionais .3 - Estatsticas

33

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 10: Segurana Pessoal e Responsabilidades Pessoais

Cursos Profissionais

7. ORGANIZAO DOS POSTOS DE TRABALHO .1 - Ergonomia .2 - Interaco homem/mquina .3 - Interaco homem/posto de trabalho .4 - Interaco homem/ambiente .5 - Condies climatricas .6 - Preveno de acidentes 8. DOENAS PROFISSIONAIS .1 - Higiene industrial .2 - Contaminantes qumicos .3 - Rudos e vibraes .4 - Ambientes trmicos 9. SINALIZAO DE SEGURANA

4. Bibliografia / Outros Recursos


Conveno Internacional: STCW 78/95. Conveno Internacional MARPOL 73/78/97 e emendas de 81 e 83. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. Convenes colectivas de trabalho. Cdigo Penal e Disciplinar da Marinha Mercante. Regulamento de Inscrio Martima (Decreto-Lei n 280/2001, de 23 de Outubro). Organograma de situaes de emergncia. Planos de segurana e meios de salvao de um navio. Planos de segurana contra incndios num navio. Miguel, Alberto Srgio S. R. Manual de Higiene e Segurana no Trabalho. Porto Editora. Miguel, Alberto Srgio S. R. Higiene e Segurana no Trabalho. Em CD. Porto Editora. Castro, lvaro Manuel. Terrinho, Augusto. Segurana, Higiene e Sade no Trabalho. Porto Editora. Guia do Ambiente. DGI - Direco Geral da Indstria. Monitor; Poupar Energia e Proteger o Ambiente Guias Prticos DECO/ Proteste Legislao de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (Instrumentos Comunitrios e Legislao Portuguesa). DGERT www.dgct.mts.gov.pt/segurana_normativo.htm DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). www.idict.gov.pt ISHST (Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, ex IDICT). 34

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 11 Qualidade e Controlo Ambiental


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se a identificao e a caracterizao da influncia da qualidade e do controlo ambiental na actividade martima.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Reconhecer a importncia da qualidade ao nvel dos processos de produo e de manuteno; Conhecer o enquadramento regulamentar, administrativo e legislativo, nacional e internacional, aplicveis ao transporte martimo; Identificar e caracterizar o controlo dos navios pelo estado do porto; Conhecer o Cdigo ISM, bem como as suas implicaes; Conhecer os Cdigos IBC e IGC e as suas implicaes no transporte martimo de substncias perigosas; Identificar as formas de preveno e combate poluio; Caracterizar as formas de operao segura dos navios; Conhecer a legislao ambiental: resduos, efluentes, ar, rudo, etc.;

3. mbito dos Contedos


1. QUALIDADE .1 - Conceito de qualidade .2 - Normas nacionais e internacionais de qualidade .3 - Recomendaes relativas a normas de qualidade aplicveis `a marinha de comrcio 2. CONTROLO DOS NAVIOS PELO ESTADO DO PORTO (PORT STATE CONTROL) .1 - Memorando de Paris (Paris-MOU) .2 - Constituio, implementao e desenvolvimento .3 - Estrutura, situao geogrfica, princpios bsicos e instrumentos relevantes .4 - Inspeco de navios estrangeiros em portos nacionais 3. CONVENES, REGULAMENTOS E CDIGOS .1 - Disposies da Conveno SOLAS 71/78/88, cuja violao permite deter os navios .2 - ISM-Code

35

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 11: Qualidade e Controlo Ambiental

Cursos Profissionais

.3 - IBC-Code e IGC-code .4 - Disposies da Conveno MARPOL-73/78/97 .5 - Tripulao mnima e respectivas condies de alojamento e de trabalho .6 - Lista negra de bandeiras de registo e de navios 4. QUALIDADE DO AMBIENTE E POLUIO .1 - Conceitos bsicos .2 - Poluio atmosfrica .3 - Principais poluentes .4 - Controlo da poluio .5 - Preveno contra riscos ambientais 5. POLUIO MARTIMA .1 - Definio de poluio martima .2 - Impacto da poluio nas fauna e flora marinhas .3 - Fontes de poluio .4 - Principais poluentes .5 - Tipos de poluio .6 - Vias de acesso dos poluentes ao mar .7 - Caractersticas e efeitos nocivos dos poluentes

4. Bibliografia / Outros Recursos


Conveno Internacional: STCW 78/95. Conveno Internacional SOLAS 74/78/88 (Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar). Conveno Internacional MARPOL 73/78/97 e emendas de 81 e 83. Memorando de Paris (MOU). Dekker, M., Air Pollution Control and Design for Industry, Paul Chereminisoff. Clark, R. B. Marine Pollution. Clarandon Press-Osford. Cdigos ISM, IBC e IGC. ISPS Code. Edition IMO. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. Guia do Ambiente. DGI - Direco Geral da Indstria. Monitor.

36

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO

Cursos Profissionais

MDULO 12 Organizao Martima


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se a identificao e caracterizao da organizao martima, tanto a nvel nacional como internacional, bem como uma introduo ao direito martimo.

2. Objectivos de Aprendizagem
O Aluno dever: Identificar as fontes e os ramos do direito, nomeadamente do direito martimo; Identificar e caracterizar a importncia da IMO na organizao e segurana martima; Identificar e caracterizar a importncia da OIT na segurana e higiene do trabalho a bordo; Identificar e caracterizar as autoridades martimas nacionais; Identificar as autoridades martimas internacionais; Identificar e caracterizar o problema da disciplina a bordo dos navios; Caracterizar o contrato de trabalho a bordo; Identificar o enquadramento regulamentar, administrativo e legislativo, nacional e internacional, aplicveis ao transporte martimo; Identificar e caracterizar a organizao do trabalho a bordo.

3. mbito dos Contedos


1. INTRODUO AO DIREITO .1 - Direito e normas jurdicas .2 - Fontes do direito .3 - Ramos do direito .4 - Organizao martima 2. ORGANIZAO MARTIMA INTERNACIONAL .1 - IMO. Funes e estrutura .2 - OIT. Convenes sobre segurana e higiene no trabalho 3. ORGANIZAO MARTIMA NACIONAL .1 - Instituto Porturio e dos Transportes Martimos (IPTM) .1 - Atribuies e competncias .2 - Inspeces e vistorias de navios 37

Programa de TECNOLOGIA MARTIMA E SEGURANA TCNICO DE CONSTRUO NAVAL / EMBARCAES DE RECREIO MDULO 12: Organizao Martima

Cursos Profissionais

.3 - Registo de navios .4 - Estatuto da tripulao .2 - Administraes e institutos porturios .1 - Atribuies. Autoridade porturia .2 - Segurana martima e porturia .3 - Estatuto legal do navio .3 - Sistema da autoridade martima .4 - Regulamento Geral das Capitanias .1 - Capitanias .2 - Polcia Martima .5 - Regulamento de Inscrio Martima (RIM) 4. CONTRATO DE TRABALHO A BORDO .1 - Contrato de trabalho. Tipos de contrato de trabalho .2 - Direitos e deveres dos martimos .3 - Celebrao e cessao do contrato de trabalho .4 - Poder disciplinar a bordo .5 - Cdigo Penal e Disciplinar da Marinha Mercante 5. TRIBUNAIS MARTIMOS

4. Bibliografia / Outros Recursos


Mendes, J. C. Introduo ao Estudo do Direito. Edio da AAFDL (Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa). Choro, M. B. Temas Fundamentais de Direito. Livraria Almedina. Direito Comercial Martimo. Ministrio da Justia. O Cdigo Penal e Disciplinar da Marinha Mercante. Brando, E. H. S. Explorao Comercial do Navio - Volumes I-II. Edio Soponata. Conveno Internacional STCW78/95 (Decreto do Presidente da Repblica n 42/98, de 13 de Outubro). Conveno Internacional MARPOL 73/78/97 e emendas de 81 e 83. Conveno Internacional SOLAS 74/78/88 (Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar). Regulamento de Inscrio Martima (Decreto-Lei n 280/2001, de 23 de Outubro). Mendes, C. Introduo ao Estudo do Direito. Directivas Comunitrias e Legislao aplicvel. www.dgct.mts.gov.pt DGERT (Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho). 38

Das könnte Ihnen auch gefallen