Sie sind auf Seite 1von 8

LIVRE DAS HEP TITES

Manual de preveno para manicures e pedicures

MEU SALO

Faa a sua parte e deixe as hepatites virais fora do seu salo de beleza
As hepatites so doenas graves e, muitas vezes, silenciosas. Milhes de pessoas s percebem que esto doentes quando as manifestaes j so graves, ao constatarem que esto com cirrose ou cncer de fgado, por exemplo. Voc pode ajudar a interromper a transmisso das hepatites virais. Este material foi criado para ajud-lo(a) a tornar o ambiente profissional mais seguro e protegido durante as suas atividades no dia a dia de trabalho. Conhea aqui o que so as hepatites virais e saiba como evit-las. A preveno a melhor forma de voc se manter seguro(a) e de zelar pela sade de seus(suas) clientes. O ABCDE das hepatites virais As hepatites so doenas graves que atacam o fgado, um dos rgos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) so causados por vrus que podem passar de uma pessoa para outra. As hepatites, geralmente, no apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansao, tontura ou nsia de vmito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina fica escura e as fezes ficam mais claras. Em alguns casos, como nos das hepatites B, C ou D, a pessoa pode levar anos para perceber que est doente. Por conta disso, recomenda-se a quem transou sem camisinha, recebeu transfuso de sangue antes de 1993, sofreu acidente durante a lavagem de instrumentos ou compartilhou agulhas e seringas, que procure um servio de sade e realize o teste das hepatites. O diagnstico e o tratamento precoces podem evitar o desenvolvimento de cirrose ou cncer de fgado.

Manicures e pedicures tm direito vacina para a hepatite B A vacina contra a hepatite B est disponvel para pessoas com maior risco de exposio doena, como o caso de manicures e pedicures. Se voc ainda no se vacinou, procure uma unidade de sade. Mas lembre-se: voc s fica protegido(a) com as trs doses da vacina. Depois de tomar a primeira, as datas das prximas doses sero marcadas no seu carto de vacinao. Comparea novamente unidade de sade nas datas agendadas e no esquea o seu carto. A vacina contra a hepatite B indicada tambm para crianas e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de sade, usurios de drogas, hemoflicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodilise, portadores do vrus da hepatite C, portadores do HIV, portadores de DST, gestantes, caminhoneiros, bombeiros, policiais, dentre outros. Como evitar as hepatites gua tratada e alimentos bem lavados so as melhores formas de evitar as hepatites A e E. Lave as mos com gua e sabo antes de comer e depois de ir ao banheiro. Beba gua filtrada ou fervida. Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for com-los crus. Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.

Voc pode pegar as hepatites B, C ou D pelo sangue ou fazendo sexo sem camisinha.

No compartilhe agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas. No use lminas de barbear ou de depilar de outras pessoas. Use seus prprios instrumentos de manicure e pedicure. Exija materiais esterilizados ou descartveis em estdios de tatuagens e de piercings, servios de sade, etc. A gestante com hepatite B pode transmitir a doena para o beb. Vacine o recm-nascido na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

ATENO: em caso de acidente de trabalho, lave a rea atingida com gua e sabo e procure a unidade de sade mais prxima.

Um salo sem hepatites


Medidas simples para proteger voc e todos os(as) clientes As hepatites B e C podem ser transmitidas por um pequeno sangramento provocado pela retirada de cutculas, por exemplo. Tanto manicures e pedicures quanto seus(suas) clientes podem se contaminar, caso alguns cuidados no sejam seguidos. So medidas simples, mas que podem fazer diferena na escolha do(a) cliente pelo seu salo.

Saiba o que fazer para livrar o seu ambiente de trabalho das hepatites virais: 1. Lave as mos com gua e sabo lquido por, no mnimo, 40 a 60 segundos, antes e depois de atender cada cliente. 2. Use luvas descartveis para cada cliente. Use-as apenas uma vez e troque-as ao terminar o atendimento. 3. Use materiais descartveis: luvas, lixa para unhas e ps, palitos, protetores de plstico para cubas e bacias. Despreze os materiais descartveis em recipientes resistentes perfurao e com tampa. 4. Use toalhas individuais para cada procedimento. Uma toalha diferente deve ser usada para cada procedimento, mesmo que seja para o(a) mesmo(a) cliente. As toalhas descartveis devem ser desprezadas aps o uso. As de tecido devem ser lavadas e embaladas em saco plstico individual e guardadas em local limpo, seco e arejado at serem usadas novamente. Retire a toalha da embalagem plstica na frente do(a) cliente. 5. Esterilize seus instrumentos em autoclaves ou estufas: a esterilizao o processo que destri todos os tipos de vrus, bactrias e fungos. 6. Utilizando uma luva de borracha, lave bacias e cubas com gua e sabo lquido ou detergente aps o trmino do atendimento de cada cliente. 7. Limpe adequadamente seus instrumentos de trabalho: alicates, esptulas, cortadores de unha, palitos de metal. 8. Mantenha os mveis limpos. A desinfeco do mobilirio deve ser feita com lcool 70%, aps o atendimento de cada cliente.

9. Organize a rotina de limpeza. Todo estabelecimento de beleza pode elaborar um manual de rotinas e procedimentos realizados por manicures e pedicures, para facilitar o trabalho dirio e garantir a segurana de todos os profissionais e clientes. 10. Alerta para a depilao. Para evitar a contaminao com sangue ou secrees, deve-se utilizar esptulas descartveis, separar a cera em outro recipiente e descartar, em seguida, o que foi utilizado. No ato de desencravar os pelos, ou retirar a sobrancelha, recomenda-se que a pina seja esterilizada ou do(a) prprio(a) cliente. 11. O ideal que cada pessoa tenha o seu kit. Estimule os(as) seus(suas) clientes a levarem seus prprios instrumentos.

Seus clientes tm o direito de exigir materiais limpos e esterilizados


Passo 1: LAVANDO OS INSTRUMENTOS Comece lavando os instrumentos. Os instrumentos (alicates, esptulas, cortadores de unhas e palitos de metal) devem ser lavados com gua e sabo lquido ou detergente lquido. Utilize uma escova de cerdas macias. Em seguida, enxague os materiais, use gazes para sec-los e guarde-os em embalagens compatveis ou em caixas de alumnio ou ao inoxidvel (ideais para esterilizao nas autoclaves e nas estufas). Todos os pacotes devem ser identificados com a data da esterilizao e o nome do profissional que os preparou. necessrio utilizar luvas de borracha para realizar a limpeza dos instrumentos. Agora, passe para a etapa de esterilizao com autoclaves ou estufas.

Passo 2: USANDO AUTOCLAVES OU ESTUFAS A esterilizao o processo que destri todos os tipos de vrus, bactrias e fungos. Os dois mtodos indicados para esterilizao dos instrumentos utilizados por manicures e pedicures so: Autoclave (vapor saturado sob presso) o processo de esterilizao mais seguro, eficiente e rpido, porque, uma vez iniciado, o ciclo no pode ser interrompido. As recomendaes do fabricante quanto ao tempo, temperatura e presso devero ser seguidas. O manual tcnico do equipamento deve ficar em local de fcil acesso para eventuais consultas. Os instrumentos devem ser acomodados em caixas ou embalagens que permitam a passagem de vapor, como envelope de papel grau cirrgico.

Estufa (calor seco) o processo de esterilizao por calor seco, embora seja mais simples, exige cuidados especiais, como manter a livre circulao de ar por toda a estufa e entre as caixas de alumnio ou ao inoxidvel. necessrio observar rigorosamente o tempo de exposio e a temperatura. Os instrumentos precisam permanecer durante uma hora a 170C ou duas horas a 160C. A estufa deve possuir, alm do termostato (boto do equipamento que registra a temperatura), um termmetro externo. A porta da estufa no poder ser aberta durante o processo de esterilizao e, quando isso ocorrer, todo o processo deve ser iniciado novamente. importante que a temperatura e o tempo da esterilizao sejam controlados utilizando um impresso. Aproveite para mostrar o seu trabalho: abra a embalagem ou caixa com instrumentos na frente do(a) cliente.

O diagnstico e o tratamento das hepatites virais so direitos de todo cidado e esto disponveis no Sistema nico de Sade (SUS). Para mais informaes, ligue 0800 61 1997 ou procure a unidade de sade mais prxima.

Das könnte Ihnen auch gefallen