Sie sind auf Seite 1von 3

Temperatura: a medida do grau de agitao trmica (energia) das partculas.

. Presso: a razo de uma fora sendo realizada em uma determinada rea. A presso atmosfrica: maior no local mais baixo e menor no local mais alto. Energia: a capacidade de produzir um ou mais efeitos. Calor: a energia trmica em transito devido diferena de temperatura. Vapor: a transformao do estado liquido para o gasoso. Qual o tipo de escoamento que ocorre numa evaporao de contato por placas? R: Escoamento laminar. Exerccios 1- O que ocorre com o licor preto concentrado quando ele pulverizado na fornalha da caldeira de recuperao. R: A parte orgnica entra em combusto que auxilia na gerao de vapor e a inorgnica funde em forma de smelt onde na camada ocorre a reduo de sulfato para sulfeto. 2- Descreva as reaes qumicas envolvidas na reao de caustificao. R: O xido de clcio reage com a gua contido no licor verde para formar hidrxido de clcio com liberao de calor e o hidrxido de clcio reage com o carbonato de sdio para formar o hidrxido de sdio. 3- Qual o principal influenciador na gerao do odor emitido pelo TRS? R: ( D ) Sulfeto de sdio no licor de cozimento, produzindo mercaptanas durante o processo de polpao. 4- Explique o principio bsico de funcionamento do setor da evaporao de mltiplos efeitos. R: Processo fsico que ajuda na evaporao da gua aumentando o teor de slidos atravs dos efeitos da evaporao. 5- A lama de cal obtida na reao de caustificao lavada e enviada ao: R: ( B ) Ao forno de cal onde atravs da queima de gs natural ou leo combustvel, ser calcinada decompondo o carbonato de clcio em xido de clcio e dixido de carbono. 6- O licor preto, produto gerado pela reao do licor de cozimento com os cavacos no setor de polpao, enviado para o setor de evaporao de mltiplos efeitos onde: R: ( B ) recebe o licor preto fraco evaporando a gua nele contida at a concentrao desejada atravs de processos fsicos nos evaporadores com a reduo da presso ( Vcuo ). 7- Licor preto : Soluo aquosa complexa composta, principalmente por sulfato de sdio e carbonato de sdio. Licor branco: Soluo aquosa composta por sulfeto de sdio e hidrxido de sdio. Forno de cal: Converte o carbonato de sdio em xido de clcio atravs da adio de calor. Fundido: Transformao do sulfato de sdio em sulfeto de sdio na fornalha da caldeira de recuperao. Precipitador eletrosttico: Tem como funo captar partculas de sulfato de sdio atravs de ao eltrica 8- Admitindo como base a reutilizao do licor preto gerado, apontem quais as finalidades dos setores de recuperao qumica.

R: ( A ) Recuperar reagentes qumicos, produzir vapor superaquecido e reduzir cargas de poluentes. 9- O setor de evaporao de mltiplos efeitos utiliza o LP diludo (11 e 20% slidos) gerado pelo cozimento e na lavagem da polpa aumentando sua concentrao para algo entre: R: ( D ) 75 e 85% de slidos para ser utilizado como combustvel nas caldeiras de recuperao. 10- Numa eva estvel ou estabilizada ocorrem vrios processos fsicos com o objetivo principal do aumento da concentrao dos slidos do licor preto. O contato direto desse licor com as placas dos efeitos de evaporao pode ser considerado como desprendimento do calor latente? Explique. R: Sim. Devido o contato indireto do vapor com o tubo, havendo o desprendimento do evaporado do licor preto. 11- Quais as fontes de emisso do TRS? E o que o TRS. R: Alvio e descarga do blow-tank dos digestores, gases no condensveis, gases da fornalha, suspiro de TQs e forno de cal. TRS: o teor residual de enxofre. 12- A que se deve atribuir a cor verde no L.V? E o que L.V ou qual a sua composio? R: Compostos ferrosos; Na2S Na2CO3 H2O 13- Quais so os tipos de evaporadores ? R: Tubos e placas.

14- Quais os fatores que podem influenciar na eficincia de uma evaporao? R: Temperatura de alimentao do licor; Presso do vapor de alimentao; Concentrao de entrada L.P; Quantidade de evaporadores; 15- Quais so e como so reaproveitados os condensados gerados no setor de evaporao? R: Condensado puro: enviado para a TAC Condensado secundrio: enviado para a celulose Condensado contaminado: enviado para STRIPPER 16- De acordo com o que foi estudado, quais os principais objetivos da CR. R: Recuperar agentes qumicos, produzir vapor superaquecidos e reduzir a carga de poluentes. 17- O que e como ocorre o processo de calcinao? R: Converte o carbonato de clcio em xido de clcio. Atravs do equipamento chamado forno rotativo de cal, onde atravs de temperatura alta acontece a reao qumica da converso. 18- Qual a funo e como acontece o processo de caustificao? R: Receber o licor verde das caldeiras de recuperao para converter o carbonato de sdio em hidrxido de sdio. O xido de clcio reage com a gua do licor verde e forma o hidrxido de clcio. O hidrxido de clcio reage com o carbonato de sdio e forma o hidrxido de sdio. 19- Qual a funo do (PE)? Explique. R: Reter os particulados que so arrastados com os gases gerados na fornalha da caldeira. Atravs de cargas eltricas.

20- Como so tratados os Gases no condensados ( GNC)? R: Os gases so incinerados. 21- De maneira genrica relate sobre as condies de gerao e utilizao do vapor superaquecido? R: E quando em um recipiente voc tem um vapor com toda gua evaporada com consequente aumento de temperatura. utilizado para gerar energia atravs de uma turbina, entra energia trmica e sai energia mecnica. 22- Num processo de REC, quais so os fatores de obteno das partculas de sulfato para reposio do licor preto concentrado? Porque realizada a reposio? R: As partculas so captadas pelo precipitador. Devido a reduo de sulfato para sulfeto de sdio que fica entre 90 98%. 23- Cite ao menos 3 equipamentos de uma CR e suas respectivas funes? R: Nariz: Direcionamento dos gases. Fornalha: de cal: Onde acontece as variaes qumicas e uma principal reduo. Superaquecedor: Gerao de vapor superaquecido. 24- Quais so as zonas de trabalho no Forno de cal? R: Zona de secagem, zona intermediaria e zona de calcinao. 25- Qual a temperatura media aproximada na fornalha de uma caldeira de recuperao e forno de cal? R: At 1150C 26- Qual o tipo de reao qumica que acontece de uma CR com alimentao de licor preto? Descreva a reao simbolicamente? R: Desidratao, pirlise, queimados gases volteis e queima da camada. 27- Quando falamos em poder calorifico do LP, estamos tratando exatamente sobre o que? R: Auxiliar na combusto e a queima do licor. 28- Quais os tipos de caldeira vista em aulas? Qual a Suzano de limeira utiliza? R: Flamotubulares e Aquatubulares, mistas e eltricas. A de limeira Aquatubular. 29- Qual a funo do tq de dissoluo? R: Receber produtos inorgnicos fundidos na queima do licor. 30- Qual o mecanismo de atuao do lavador de gases ( scrubber)? R: Reter as partculas solidas. 31- O que so dos Downcomers? R: Tubos de descida que tem a funo de transportar a agua para fornalha, para formar a parede de agua da fornalha.

Das könnte Ihnen auch gefallen