Sie sind auf Seite 1von 22

http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.

2012v30n2p499 Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico 499

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico


Marcos Reigota*

Resumo
No presente artigo, so apresentadas algumas questes, acontecimentos e autores que contriburam para a Educao Ambiental se constituir como campo (na definio de Bourdieu) no espao cientfico brasileiro e internacional. Num segundo momento, a Educao Ambiental analisada como campo emergente, que se encontra defrontada com a concepo hegemnica neoliberal, competitiva e produtivista de cincia e, portanto, antagnica ao iderio ecologista que originou e identifica as educaes ambientais (Rodrigo Barchi). Entre os autores que colaboram com a argumentao do autor, encontram-se lvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrire, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A diversidade epistemolgica entre esses autores se justifica, pois o autor do artigo procurar explicitar um itinerrio pessoal de leituras ao longo de sua trajetria que coincide com o momento histrico da emergncia da Educao Ambiental como campo. Palavras-chave: Bourdieu, Pierre. Educao Ambiental. Neoliberalismo.

* Doutor em Educao pela Universit Catholique de Louvain (UCL) Blgica. Professor da Ps-Graduao em Educao da Universidade de Sorocaba (UNISO).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

500

Marcos Reigota

[...] es l bruscamente: ahora (antes de empezar a escribir; la razn de que haya empezado a escribir) o ayer, maana, no hay ninguna indicacin previa, l est o no est; ni siquiera puedo decir que viene, no hay llegada ni partida; l es como un puro presente que se manifiesta o no en este presente sucio, lleno de ecos de pasado y obligaciones de futuro. (CORTZAR, 2000, p. 155).

Ao analisarmos a emergncia de um campo acadmico, somos remetidos suas origens histricas, permanncia, confrontos, conquistas, possibilidades e limites. No caso especfico da Educao Ambiental, isso se amplia, pois, no atual contexto, difcil falar em Educao Ambiental no singular. Ou seja, so muitas as educaes ambientais existentes, com diferentes referenciais tericos e polticos, muitos deles antagnicos e mesmos adversrios. Uma primeira constatao nesse sentido a ruptura com a ideia de uma Educao Ambiental hegemnica e de um campo que, envolvendo cada vez mais atores, no conflitivo nem alberga intensas competies internas. Ao me referir s educaes ambientais, tendo a seguir o pensamento de Rodrigo Barchi e o seu argumento para que se rompa [...] com o modelo da Educao Ambiental formadora de uma conscincia unvoca e total, que se intenciona como uma ferramenta, cujo controle tende brutalidade (BARCHI, 2009, p. 190). Mas antes de abordar algumas das caractersticas positivas que identificam e diferenciam as educaes ambientais mais visveis, preferencialmente aquelas que esto contribuindo para a construo e consolidao de uma perspectiva pedaggica e de interveno poltica na vida cotidiana, necessrio situarmos quais so os pontos de partida deste texto, ou seja, de onde a Educao Ambiental est sendo analisada e com quais referencias tericos. Um primeiro aspecto est relacionado com a Educao Ambiental no contexto do pensamento cientfico contemporneo. Como observa Isabelle Stengers (2002, p. 139), [...] h muitas maneiras de contar a histria das cincias e de nela fundar as polticas do futuro. Como a filsofa belga, o percurso que escolho o [...] que d destaque ao acontecimento, ao risco, proliferao das prticas (STENGERS, 2002, p. 139).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

501

Gostaria de chamar a ateno dos leitores para o fato de que, ao colocar a Educao Ambiental no singular, estou utilizando um recurso de linguagem que possa aliviar o texto. No entanto, corro aqui um risco e espero no confundir os leitores, a quem solicito a ateno para o fato de que no me refiro a uma Educao Ambiental, nica e especfica, mas sim a vrias delas, contraditrias e antagnicas, e a singularidade de cada uma delas d a panormica da diversidade do campo. Parto da produo, singularidade e presena da Educao Ambiental brasileira para analisar a sua conexo com o pensamento poltico e cientfico contemporneos na tentativa de explicitar como se interconectam, se influenciam e se comunicam. No caso brasileiro, a Educao Ambiental conquistou um espao acadmico significativo, tanto do ponto de vista quantitativo quanto do ponto de vista da sua institucionalizao acadmica e poltica. Um dos principais estudos sobre a produo acadmica brasileira em Educao Ambiental aponta um crescimento quantitativo surpreendente e que essa produo se deu em diferentes departamentos e reas de conhecimento, iniciada na dcada de 1980, atingindo seu apogeu nas dcadas seguintes, com inmeras dissertaes de mestrado e teses de doutorado (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2009). Outro estudo, com perspectivas de anlise da produo latino-americana, situa o Brasil e o Mxico como os pases em que mais se produziu sobre Educao Ambiental e que muito ainda resta a ser feito nesse campo no continente (GONZLEZ-GAUDIANO; LORENZETTI, 2009). Apoiado nesses estudos acima citados, creio ser pertinente realizar uma anlise da emergncia da Educao Ambiental a partir de onde me situo como educador e pesquisador, e cujos envolvimento, experincia e observaes me permitem fazer algumas indagaes. Parto tambm do testemunho de alguns acontecimentos e riscos, tericos e polticos, assumidos e/ou enfrentados involuntariamente, individualmente e/ou coletivamente, em diferentes momentos histricos, locais, nacionais e internacionais, do processo de ampliao e diversificao das prticas sociais e pedaggicas cotidianas que se identificam e reivindicam a denominao de Educao Ambiental. Enfim, da emergncia do campo em diferentes espaos e contextos polticos, culturais, ecolgicos e cientficos das ltimas dcadas.

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

502

Marcos Reigota

No que diz respeito aos referenciais tericos de um campo emergente, recorro a alguns autores que me auxiliaram nessa reflexo, em diferentes momentos em que eu prprio procurava entender como se daria no s a chegada da Educao Ambiental como temtica de produo cientfica, mas principalmente como ela se manteria e se conectaria com o que se pensava sobre a cincia por alguns dos mais influentes autores contemporneos da Filosofia e da Sociologia. Essas leituras estavam tambm relacionadas e situadas num momento decisivo da crtica razo (ao racionalismo e objetivismo cientificista) e da crtica ao poderio poltico e militar pautado no desenvolvimento tecnolgico, assim como suas implicaes ticas e sua influncia na formao de profissionais universitrios. A pergunta que me fazia nos tempos iniciais (e que ainda me fao), e que gostaria de deixar aqui explicitada, era a de como a Educao Ambiental, ao requerer e conquistar um estatuto cientfico, se consolidar e legitimar como uma temtica pertinente e digna dos espaos de investigao, colaboraria com a formao, no s tcnica e profissional, mas tambm (e, diria, principalmente) com a formao poltica de especialistas politicamente comprometidos com o rompimento dos totalitarismos e poderios econmicos e blicos de grupos e blocos geoestratgicos. Os autores que apresentarei a seguir caracterizam um percurso pessoal de buscas e indagaes e, por isso, no so necessariamente autores que compartilham entre si as mesmas ideias ou bases epistemolgicas. Encontram-se aqui reunidos por essa caracterstica e trajetria explicitada, em momentos (acontecimentos) especficos e direcionadores de outras leituras e autores, at que se firmasse, para mim, uma perspectiva terica e epistemolgica com a qual meu trabalho de professor e pesquisador se identificasse e se propusesse a ampliar. Mas, para alm dessas observaes de carter pessoal, creio que os autores que apresentarei tm uma contribuio de grande valia e que precisam ser revisitados, sempre que possvel, pelos pesquisadores experientes e que podem colaborar com outros colegas, principalmente com aqueles que se encontram em processo de formao. Nesse sentido, considero que os autores escolhidos para este texto podem colaborar com outros e futuros pesquisadores no percurso de reflexo da Educao Ambiental e de sua constituio como campo.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

503

Num primeiro momento da Educao Ambiental no Brasil e creio que em outras partes do mundo , ela esteve marcada pela difuso de algumas obras e estudos de grande impacto na mdia e nos meios acadmicos, assim como pela persistncia de um movimento social, originado dos movimentos sociais ps-revoltas juvenis de 1968. Uma diferena marcante dos movimentos sociais e ecolgicos, com a mesma idade, a sua origem social, cultural e poltica. O ps-1968 na Frana, na Blgica, na Itlia, Alemanha, nos EUA e em outras naes industrializadas do Hemisfrio Norte apresenta caractersticas bem distintas entre si, mas no caso dos pases europeus citados e dos EUA, o que apresenta em comum o fato de que esses pases so marcados pelas possibilidades e importncia da participao e interveno cidad em sociedades democrticas com elevado nvel de escolaridade. So essas caractersticas, por exemplo, que diferenciam o ps-1968 no Mxico e o aproxima de pases como o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que, alm de apresentarem baixos nveis de escolaridade (principalmente o Brasil), experimentaram longos perodos de ditadura militar. Em outras palavras, a democracia que permitiu que o movimento ecologista se ampliasse nos espaos pblicos e na vida cotidiana, e conquistasse legitimidade poltica e cultural no Hemisfrio Norte no pode ser elencada como um parmetro para o surgimento desse movimento na Amrica Latina e, certamente, no o caso no Brasil. Por aqui, enfrentar com discursos ecologistas a ditadura militar era correr risco de vida, de priso ou exlio. Era tambm correr risco de excluso poltica das discusses sobre os temas do que a esquerda tradicional considerava como prioritrios, e a ecologia estava longe de ser considerada um tema prioritrio. Aponto aqui um primeiro critrio bsico para analisar o surgimento do campo da Educao Ambiental em sociedades democrticas e em sociedades marcadas pelos governos totalitrios. Com base nesse contexto poltico e cultural, proponho que a Educao Ambiental seja estudada como campo emergente, para alm dos conhecidos documentos institucionais, produzidos, disponibilizados e divulgados pela Unesco nos anos 1970, a no ser que esses documentos sejam analisados trazendo ao espao pblico informaes novas sobre como foram elaborados e os princpios polticos, ecolgicos e pedaggicos que os orientaram, assim como
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

504

Marcos Reigota

as controvrsias que provocaram em universidades e movimentos sociais em todo o mundo. Se no for assim, creio ser necessrio darmos uma moratria nas famosas cartas de Belgrado e de Tbilissi, consideradas como documentos fundadores da Educao Ambiental. Penso que chegado o momento em que precisamos nos aprofundar no histrico cultural, ecolgico, pedaggico e poltico de cada sociedade e/ ou comunidade, instituies escolares, grupos e movimentos sociais para esboarmos as diferentes origens, pressupostos, bases tericas e perspectivas polticas que originaram e possibilitaram que a Educao Ambiental se tornasse mltipla e plural. Podemos iniciar esse processo com a questo: quais foram os acontecimentos locais e/ou internacionais, e os riscos pedaggicos e polticos assumidos por sujeitos e coletivos em diferentes espaos de produo, participao e de interveno cidad, que colaboraram na constituio e emergncia do campo e estimularam a proliferao das prticas sociais e pedaggicas que se identificam com a denominao de Educao Ambiental? Creio tambm ser de grande utilidade trazer ao espao pblico as bio:grafias (REIGOTA; PRADO, 2008, REIGOTA, 2008) dos nossos colegas annimos e/ou desconhecidos do grande pblico e, em muitos casos, da prpria comunidade local de educadores/as ambientais que participaram e participam desse movimento. Geralmente, observamos, nos estudos sobre a constituio de um campo de conhecimento, o seu desenvolvimento e historicidade, os aspectos relacionados com a sua presena e insero no universo acadmico das pesquisas (investigaes) e institucionalizao universitria, e de formao de profissionais. No caso da Educao Ambiental, isso no poderia ser diferente, porm seria incompleto se deixssemos de lado a contribuio dos movimentos sociais, grupos e indivduos que pouca ou nenhuma relao possuem com o universo acadmico e cientfico. Temos aqui algumas possibilidades de anlise. A primeira est relacionada com a da emergncia da Educao Ambiental como um campo cientfico e acadmico como resultado e consequncia da intensa atividade de movimentos sociais, grupos e pessoas. A segunda possibilidade est relacionada com um movimento social e poltico pautado em concepes polticas e pedaggicas diferenciadas e que
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

505

esto presentes em vrios espaos educativos, no necessariamente escolares, muito menos acadmicos. Podemos tambm analis-la como uma prtica discursiva, ou seja, como um discurso presente em diferentes espaos pblicos, com diferenciados impactos na sociedade e no prprio campo ou movimento. Nesse caso, seria uma meta-anlise e poderia nos auxiliar o conceito de prtica discursiva como o elaborado por Michel Foucault, que o define como
[...] um conjunto de regras annimas, histricas, sempre determinadas no tempo e no espao, que definiram em uma dada poca e para uma determinada rea social, econmica, geogrfica ou lingustica, as condies de exerccio da funo enunciativa. (FOUCAULT, 2000, p. 136).

Qualquer uma dessas alternativas de anlise apresenta possibilidades e limites que ultrapassam os objetivos deste texto, mas as trs alternativas oferecem pistas para estudos e investigaes posteriores, pautados e ampliando alguns estudos j realizados ( sempre bom lembrar a quantidade de teses e dissertaes elaboradas nas ltimas dcadas e os seus derivados, como artigos e livros). No contexto brasileiro, no faltam documentos, estudos, pesquisas, dissertaes e teses sobre as relaes da Educao Ambiental com os movimentos sociais, principalmente os das dcadas de 1960, 1970 e 1980. A partir dos anos 1990, a anlise da importncia dos movimentos sociais foi sendo substituda pelo impacto das chamadas organizaes no governamentais. So tambm desse perodo a presena e a ampliao das redes virtuais que congregam interessados e ativistas da Educao Ambiental. Tanto as ONGs quanto as redes virtuais aparecem em vrios estudos, no entanto ainda so poucas as anlises mais crticas sobre suas atuaes, seus princpios e estratgias de ao e, principalmente, no que concerne sua substituio por movimentos sociais autnomos, independentes e associativos, cujas atividades no dependem do Estado, partidos polticos, empresas ou meios de comunicao de massa. Explicitadas algumas alternativas de anlise da emergncia social, cultural, poltica e cientfica da Educao Ambiental, a orientao deste artigo de
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

506

Marcos Reigota

centraliz-lo nos seus aspectos cientficos, ou seja, como a Educao Ambiental chega s universidades como tema ou como perspectiva terica, assim como reivindica e conquista espao na formao de educadores-pesquisadores ambientais. Nesse sentido, a noo de campo, elaborada e desenvolvida pelo socilogo francs Pierre Bourdieu, de grande valia e pertinncia ao que nos propomos. No so poucos os textos e pesquisas dele e de seus seguidores em que essa noo aparece explicitada, discutida e refeita. Um dos livros de Bourdieu em que a noo apresentada segundo sua historicidade O poder simblico (1998), no qual ele faz uma anlise muito profunda e polmica sobre a atividade cientfica, atividade essa intimamente relacionada com o desenvolvimento e a aplicao da noo de campo e com o que fazemos, tentamos ou pretendemos fazer cotidianamente. Nesse livro, podemos encontrar a seguinte posio dele sobre a cincia:
Gostaria de dizer, de passagem, que, entre as vrias atitudes que eu desejaria poder inculcar, se acha a de ser capaz de aprender a pesquisa como uma atividade racional e no como uma espcie de busca mstica, de que se fala com nfase para se sentir confiante mas que tem tambm o efeito de aumentar o temor ou a angstia: esta postura realista o que no quer dizer cnica est orientada para a maximizao do rendimento dos investimentos e para o melhor aproveitamento possvel dos recursos, a comear pelo tempo que se dispe. Sei que esta maneira de viver o trabalho cientfico tem qualquer coisa de decepcionante e faz correr o risco de perturbar a imagem que de si prprios muitos investigadores desejam conservar. (BOURDIEU, 1998, p. 18).

Um dos pesquisadores que bem redefiniu a noo de campo de Bourdieu, relacionando-o com o campo educacional, Gilson R. de M. Pereira (2003). Diz ele que
[...] assim como o campo poltico, o econmico, o da alta costura, o literrio, o religioso, entre outros, o educacional possui suas prprias normas, valores, interesses, instituies, hierarquias de legitimidade e critrios de

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

507

diviso social. Est dotado de mecanismos internos por meios dos quais, segundo uma lgica especfica, os agentes a ele vinculados obtm lucros, embora no necessariamente econmicos, sofrem sanes, recebem prmios, lutam, concorrem, complementam-se, coagem uns aos outros, fazem e desfazem alianas e pactos, duradouros ou no. (PEREIRA, 2003, p. 68).

As citaes acima nos indicam que a atividade cientfica e acadmica, como outra atividade social qualquer, um espao de disputa por melhores posies acadmicas, econmicas, polticas e culturais. Essa interpretao da atividade cientfica assemelha o mundo acadmico com o mundo da racionalidade da produo econmica e industrial. Na cincia assim pensada, a racionalidade das e nas atividades cientficas apresentada como inevitvel e elogiada por muitos autores (BOURDIEU, 1998). Os autores racionalistas consideram que produzir cincia no o mesmo nem est envolvido com a produo de sentidos e significados. A cincia estaria caracterizada pela presena e pelo emprego da objetividade, da aplicabilidade e da racionalidade. Dessa forma, ficam excludos da atividade cientfica os processos de subjetivao, acontecimentos singulares e contextos culturais. Mas essas diferenas de interpretao do que a cincia, que ainda em tempos atuais aparecem em vrios debates, e que influenciam e definem o que cincia e o que no , ocorrem principalmente entre as tendncias tradicionais e conservadoras das Cincias Naturais e das Cincias Humanas (STENGERS, 2002) e no interior (ou no campo especfico) de uma rea do conhecimento. Torna-se necessrio lembrar que, numa posio mais crtica e bourdieuana, mesmo as atividades sociais e cientficas relacionadas com a produo de sentidos e significados estariam obedientes e condicionadas aos parmetros racionalizados e mercadolgicos, e seguem as lgicas da produo econmica e industrial. Enfim, nas sociedades racionalizadas ao extremo, assim como nos espaos de produo de conhecimento e subjetividades, tudo se tornou mercadoria, inclusive os sentidos, e as relaes sociais e afetivas. Essas observaes brevemente aqui esboadas so necessrias para apresentar outra questo relacionada com a emergncia do nosso campo de
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

508

Marcos Reigota

atuao profissional e poltica, que me parece de grande interesse aos educadorespesquisadores ambientais: at que ponto alimentamos e contribumos com esse universo de intensa racionalidade, competio e disputa, dado como inevitvel e incontornvel das atividades cientficas? Para melhor precisar o questionamento, podemos refazer a questo da seguinte forma: at que ponto rompemos com o modelo racionalista e competitivo de fazer cincia, atravs da Educao Ambiental, e iniciamos uma outra possibilidade de produo de conhecimentos e de subjetivao pautada em critrios mais colaborativos e solidrios, e condizentes com o iderio poltico, cultural e existencial ecologista? Se seguirmos um itinerrio de leitura com autores que seguem a tradio da racionalidade cientfica ocidental e eurocntrica, veremos que o elogio e a importncia dada cincia esto intimamente relacionados com o apogeu da modernidade, momento esse em que a cincia foi desenvolvida e aplicada para que o ser humano dominasse a natureza. A racionalidade, herdeira e continuadora da modernidade, nos exige um mergulho nas suas razes histricas, ecolgicas, polticas, culturais e sociais. O filsofo brasileiro lvaro Vieira Pinto (1969), em um importante livro elaborado quando vivia exilado no Chile em 1967, e que teve grande influncia na formao de pesquisadores em educao no Brasil no final dos anos 1970 e incio dos anos 1980, afirma que, ao se analisar o percurso da cincia, necessrio
[...] assinalar a historicidade intrnseca, interna, substancial, contida nas prprias ideias cientficas com que em cada fase cultural o homem reflete a realidade que investiga e reduz a um sistema coerente de conceitos e julgamentos. Estas idias so em si mesmas um estmulo para a crtica que delas faz a razo, para o exame de sua correo, e por isso supem sempre novas experincias, novas exigncias de mais cuidadosa verificao, dando em resultado conhecimentos inditos que transformam as idias anteriores, as que incentivaram a descoberta das novas. A idia cientfica revela-se histrica pelo dinamismo interno, porque o mero fato de ser conhecida agora com tal contedo estabelece um estmulo racional para a penetrao mais funda nesse contedo, para a disposio de praticar novas indagaes experimentais,

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

509

o que leva a alterar-lhes a substncia. (PINTO, 1969, p. 199-200).

Segundo o estudioso do pensamento de lvaro Vieira Pinto, Marcos Czar de Freitas, Paulo Freire o chamava de mestre e foi quem o indicou para trabalhar no Centro Latinoamericano Caribeo de Demografa (Celade) no Chile, onde ele pde escrever Cincia e existncia (FREITAS, 2006). Podemos localizar o dilogo terico entre lvaro Vieira Pinto e Paulo Freire no livro Pedagogia do oprimido (2009), quando Paulo Freire o cita na seguinte passagem:
O mtodo , na verdade (diz o professor lvaro Vieira Pinto), a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da conscincia: a sua intencionalidade. O prprio da conscincia estar com o mundo e este procedimento permanente e irrecusvel. Portanto, a conscincia em sua essncia, um caminho para algo que no ela, que est fora dela, que a circunda e que ela aprende por sua capacidade ideativa. Por definio, a conscincia , pois, mtodo, entendido este no seu sentido de mxima generalidade. Tal a raiz do mtodo, assim como tal a essncia da conscincia, que s existe enquanto faculdade abstrata e metdica. (FREIRE, 2009, p. 63).

Em nota de p-de-pgina, se referindo ao que viria a ser o livro Cincia e existncia, Paulo Freire escreve:
Deixamos aqui o nosso agradecimento ao mestre brasileiro por nos haver permitido cit-lo antes da publicao de sua obra. Consideramos o trecho citado de grande importncia para a compreenso de uma pedagogia da problematizao, que estudaremos no captulo seguinte. (FREIRE, 2009, p. 63).

Paulo Freire (2009) volta, no livro Pedagogia do oprimido, a dialogar com lvaro Vieira Pinto, tendo como base agora sua obra Conscincia e realidade nacional, publicada em 1960, quando escreve:

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

510

Marcos Reigota

Para o animal, rigorosamente, no h um aqui e agora, um ali, um amanh, um ontem, porque, carecendo da conscincia de si, seu viver uma determinao total. No possvel ao animal sobrepassar os limites impostos pelo aqui, pelo agora, pelo ali. Os homens, pelo contrrio, porque so conscincia de si e, assim, conscincia do mundo, porque so um corpo consciente, vivem uma relao dialtica entre os condicionamentos e sua liberdade. Ao se separem do mundo, que objetivam, ao separarem sua atividade de si mesmos, ao terem o ponto de deciso de sua atividade em si, em suas relaes com o mundo e com os outros, os homens ultrapassam as situaes-limites, que no devem ser tomadas como se fossem barreiras insuperveis, mais alm das quais nada existisse. (FREIRE, 2009, p. 104).

Paulo Freire se refere explicitamente ao filsofo em nota de p-de-pgina dessa forma:


O prof. lvaro Vieira Pinto analisa, com bastante lucidez, o problema das situaes-limites, cujo conceito aproveita, esvaziando-o, porm, da dimenso pessimista que se encontra originalmente em Jaspers. Para Vieira Pinto, as situaes-limites no so o contorno infranquevel onde terminam as possibilidades mas a margem real onde comeam todas as possibilidades; no so a fronteira entre o ser e o nada, mas a fronteira entre o ser e o ser mais (mais ser). (FREIRE, 2009, p. 104).

Deixemos por ora em suspensos o pensamento de Paulo Freire e a influncia que nele teve lvaro Vieira Pinto e voltemos ao filsofo brasileiro. Segundo Marcos Czar de Freitas (2006, p. 80), [...] sua obra abrigou uma densa reflexo sobre o significado social da filosofia em lugares pobres. E aqui chegamos a outro ponto fundamental para os educadorespesquisadores ambientais: o que significa pensar, produzir conhecimento nas sociedades com as caractersticas econmicas, polticas, sociais, educacionais, culturais e ecolgicas como as nossas na Amrica Latina? Com quais bases tericas, filosficas e polticas estamos produzindo conhecimento e intervindo em nossas sociedades? Essas questes so recorrentes quando paramos para
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

511

refletir sobre a emergncia do campo, e me parecem que ainda no foram superadas nem suficientemente respondidas, e so cada vez mais pertinentes e urgentes. Por outro lado, esse questionamento d continuidade ao histrico de compromisso social da Educao Ambiental no continente, como observa Edgar Gonzlez-Gaudiano (2005, p. 96), [...] que os desafios mais importantes dos projectos de Educao Ambiental na Amrica Latina e Carabas foram superar a indiferena perante a desigualdade e o desespero bem como a apatia e o cepticismo que lavram em grandes setores da populao. lvaro Vieira Pinto observava que [...] em geral reduzido o nmero dos pesquisadores e tericos de campos especializados do saber, para os quais a cincia e atividade pesquisadora que exercem apaream como problema definido, que precisa ser debatido, cujo exame e busca de solues torna-se condio preliminar para o desempenho de toda atividade cientfica [...] Numa palavra, falta no cientista, na imensa maioria dos casos, e sobretudo no pas pobre e dependente, como premissa fundamental da sua formao, a conscincia da natureza dos fundamentos e das relaes ideolgicas do trabalho a que se vota. No s por preconceitos de estado social normal julgar-se indivduo privilegiado, mas ainda por deficincia de preparo epistemolgico, recusa-se a debater estas questes, por acredit-las desnecessrias, muito embora sejam vitais para a correta interpretao do seu trabalho. (PINTO, 1969, p. 301-302). Penso que a Educao Ambiental como tema, prtica discursiva e atividade cientfica se consolidar e dar visibilidade sua pertinncia poltica e pedaggica, quando ns, educadores-pesquisadores ambientais, assumirmos coletivamente o compromisso em construir um campo que no se distancie dos contextos sociais e ecolgicos em que surge e que, dessa forma, coloque em xeque a herana racionalista e moderna, competitiva e produtivista de se fazer cincia.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

512

Marcos Reigota

Nosso campo no ser mais emergente nem uma promessa futura, quando cotidianamente corrermos os riscos de no repetirmos frmulas caducas, mas ainda poderosas; de no nos subjugarmos a conceitos, autores e temticas da moda e difundidas pelos organismos internacionais, apoiados prioritariamente pelas agncias de financiamento de pesquisas ligadas ao Estado, nem nos deixarmos seduzir pelos interesses dos meios de comunicao de massa, que transformam em espetculo srios e complexos problemas socioambientais. O nosso compromisso tico e poltico, como educadores-pesquisadores ambientais, se torna evidente e se filia aos debates sobre os desafios e impactos da cincia e da tecnologia s culturas. Segundo Jean Ladrire,
A cincia e a tecnologia podem, legitimamente, ser consideradas como as expresses mais autnticas e mais acabadas da grande corrente racionalista que vem da antiguidade e que, aps uma espcie de pausa de alguns sculos, lanou-se nos tempos modernos com um vigor extraordinrio e com uma espcie de vontade obstinada de tudo carregar consigo [...] Com o desenvolvimento da cincia e da tecnologia elaborouse, alis, uma ideologia do progresso de natureza fundamentalmente otimista, que via na cincia e em suas aplicaes o instrumento por excelncia da cultura e acreditava poder demonstrar que a extenso da racionalidade cientfica iria abrir humanidade possibilidades de crescimento qualitativo praticamente ilimitadas. (LADRIRE, 1979, p. 189).

O trecho acima citado, lido hoje, parece um pouco datado, mas exatamente a sua origem que nos interessa abordar. Segundo estudiosas dos textos de Ladrire, ele
[...] se distingue de Kuhn e Feyerabend no tratamento da temtica da possibilidade do conhecimento cientfico por adotar uma abordagem eminentemente filosfica, examinando a questo de forma abrangente, ou seja, situando-a no universo das relaes possveis dentro do campo epistemolgico, enquanto os autores acima citados restringem-se ao mbito das Cincias Naturais. (WORTMANN; COSTA, 1992, p. 35).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

513

O livro de Jean Ladrire foi publicado em francs em 1977, como resultado de um seminrio realizado pela Unesco em Paris em 1974 sobre o tema Cincia, tica, esttica (LADRIRE, 1979, p. 7). Tambm com o patrocnio da Unesco, 1974 foi o ano em que surgiu a Carta de Belgrado sobre a Educao Ambiental (REIGOTA, 2011). Quais as relaes possveis entre esses acontecimentos? Nesse perodo, ainda estavam muito presentes os questionamentos sobre, entre outras coisas, a rigidez da educao e a aplicabilidade da cincia para fins blicos e econmicos, levantados pelas rebelies juvenis em 1968 na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil e em outros pases latino-americanos, a ditadura militar estava em pleno vigor e tinha como meta de desenvolvimento seguir os passos das chamadas potncias. O modelo de desenvolvimento econmico e industrial a ser seguido e copiado era o dos EUA, e esse pas nos exportava a sua noo de liberdade poltica para justificar, com mortes, torturas e perseguies, o combate ao comunismo no continente. A ecologia era considerada tema dos tolos e dos que queriam impedir o progresso e o desenvolvimento. A educao escolar seguia risca o iderio totalitrio, embora circulassem de forma inusitada cpias e exemplares da Pedagogia do oprimido de Paulo Freire (2009), que, assim como outros intelectuais, se encontrava exilado. A censura cultural era feroz, e renomados artistas estavam exilados ou eram calados e severamente reprimidos no Pas. O ano em que o livro de Ladrire foi publicado em francs foi tambm o ano em que ocorreu a Conferncia de Tbilissi sobre Educao Ambiental. Com essas coincidncias de datas, volto a repetir a pergunta feita acima: quais so ento as relaes entre esses acontecimentos? Como que a temtica abordada por Ladrire (1979) contribuiu ou no para a elaborao de uma concepo de Educao Ambiental que se tornou ponto de partida para a primeira gerao de educadores-pesquisadores ambientais? Numa passagem em que analisa as relaes entre cincia, desenvolvimento, Estado e sociedade, ele observa o seguinte:

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

514

Marcos Reigota

[...] a tomada de conscincia da ambivalncia da pesquisa cientfica radicalizou-se a ponto de conduzir a uma verdadeira rejeio da cincia. a atitude que tomou corpo no movimento da anticincia. Julgando que, pelo menos por suas aplicaes, o desenvolvimento cientfico chegou a um ponto em que os efeitos negativos que podemos atribuir-lhe parece que devem prevalecer sobre os efeitos positivos, alguns pensam que se torna urgente, doravante parar esse processo ou, em todo caso, no admitir mais seno os tipos de pesquisas que nos levem a crer, razoavelmente, que no conduziro a nenhuma aplicao. a idia de uma moratria da cincia. Todavia, o movimento da anticincia vai mais longe, porque possui razes mais profundas. Inscreve-se num movimento mais geral que se manifestou, sobretudo, no decorrer dos ltimos anos nas jovens geraes dos pases bastante industrializados e que pudemos descrever como um movimento de contracultura. (LADRIRE, 1979, p. 193-194).

O trecho acima toca em questes que precisamos atualizar. Uma delas o movimento de anticincia, que foi to forte nos anos 1960 e 1970 e que teve relaes profundas com o movimento ecologista. Ao optarmos por pesquisar sobre Educao Ambiental, aderimos cincia, mas no necessariamente aos seus pressupostos racionalistas e modernos, competitivos e produtivistas. Dessa forma, podemos dizer que no existe uma nica forma de se fazer cincia e que possvel faz-la de outra forma, com critrios ticos, que beneficie a sociedade e que reafirme os seus compromissos (tanto da cincia como da Educao Ambiental) contemporneos polticos e ecolgicos. A atividade de pesquisa sobre Educao Ambiental est intimamente relacionada com o movimento de ruptura com a cincia (neoliberal) que neutra e sempre benfica e, ao mesmo tempo, est relacionada com a construo de um campo em que a cincia pode ser vista como aliada para a construo de sociedades justas, livres e democrticas. Infelizmente, Jean Ladrire (1979), assim como outros autores europeus e norte-americanos, se referem aos questionamentos da poca observando os jovens dos pases industrializados e a contracultura nesses pases.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

515

Dessa forma, constatamos uma vez mais o desconhecimento ou a negligncia em relao ao minoritrio, mas no inexistente, movimento crtico e contracultural da mesma gerao em pases ao sul do Equador, que foi de extrema importncia para que o movimento ecologista (e a Educao Ambiental) seja hoje uma realidade social, poltica e cultural. Foi esse movimento, originado sob a ditadura militar ( sempre necessrio lembrar), que abriu as portas para que a Educao Ambiental se constitusse, se institucionalizasse e provocasse questionamentos que desestabilizam as tendncias polticas, cientficas e pedaggicas hegemnicas. Essa observao sobre o que somos e a colaborao vinda do sul do Equador Educao Ambiental so importantes no sentido de tomarmos certa distncia dos autores que adotamos e que nos desconhecem, ou seja, desconhecem nosso movimento e nossas contribuies tericas. Mas quais tm sido nossas colaboraes originais emergncia do campo? Quais so as nossas fontes culturais e contraculturais? Quais so as nossas referncias culturais, cientficas e pedaggicas, locais e internacionais, que deglutimos e que antropofagicamente devolvemos como alternativa, particular e pertinente? Quais so as possibilidades de desenvolver um pensamento crtico e original atravs de nossos trabalhos de investigao, quando o contexto acadmico est dominado pelas lgicas da racionalidade tcnica, econmica e poltica do mercado? Esse ltimo bloco de questes aqui apresentado procura dialogar com os leitores e colegas envolvidos com a pesquisa sobre Educao Ambiental. Mais do que buscar respostas imediatas, essas questes aparecem como indicativos dos desafios que enfrentamos e que enfrentaremos nos anos seguintes para a consolidao do nosso campo de atuao profissional e poltico. Num primeiro momento, possvel que essas questes levantem problemas incontornveis, que superam a fora e a possibilidade de a Educao Ambiental fazer frente a uma situao (acontecimento) cada vez mais forte e presente no nosso cotidiano. Os imperativos do discurso mercadolgico e empresarial da produo cientfica relacionada com a educao e com as Cincias Humanas de forma geral tm recebido crticas discretas em jornais, redes virtuais e revistas de divulgao cientfica.

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

516

Marcos Reigota

O movimento contrrio introduo de uma lgica do mercado, herdeira do neoliberalismo e infelizmente acatada por muitos colegas (inclusive pelos crticos do neoliberalismo!) experientes e iniciantes, ainda necessita aglutinar foras, mas possvel visualiz-lo em diferentes momentos e locais. Um desses momentos pode ser caracterizado pelo texto da psicloga Virgnia Kastrup (2010), que, referindo-se sua rea especfica, observa que:
[...] hoje no h apenas um valor conferido produo escrita, ou mesmo uma poltica de estimulo publicao. Trata-se atualmente de um imperativo. preciso produzir, e produzir num certo ritmo, um determinado nmero de artigos por ano, em determinados peridicos considerados qualificados, ou em livros com certos atributos, atendendo a certos percentuais, escrever alguns textos em coautoria com orientandos, etc. Tudo deve perfazer um nmero determinado, que tem aumentado nos ltimos anos. Por outro lado, como revisores e pareceristas de peridicos, temos recebido, cada vez mais, um grande nmero de artigos que parecem inacabados, com concluses pouco amadurecidas e resultados desmembrados em mais de um texto, deixando escapar a noo de conjunto da investigao. Recebemos tambm muitos artigos sem relevncia e sem qualquer contribuio inovadora. Publica-se por publicar, porque preciso bater uma meta, porque um imperativo, mesmo que no se tenha nada de relevante a dizer. (KASTRUP, 2010, p. 171172).

As observaes de Virgnia Kastrup (2010), creio que no se restringem ao contexto brasileiro, j que um modelo disseminado internacionalmente e acriticamente acatado em pases como os nossos, com cientistas e pesquisadores vidos em se destacarem socialmente, nos seus pases de origem e diante dos colegas dos pases desenvolvidos, com critrios quantitativos de produo cientfica. Colegas nossos fazem de tudo para estar nas listas dos mais citados, nos rankings falaciosos, nos meios de comunicao, nas listas dos autores indicados nas bibliografias obrigatrias dos cursos e ter os seus livros adotados e comprados por ministrios e rgos pblicos encarregados de acervos para bibliotecas. A
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

517

essas situaes, acrescenta-se a incessante busca do capital simblico de ser publicado em ingls! Esses critrios e habitus (para lembrar Bourdieu), alm de questionveis, tanto do ponto de vista da produo de conhecimento como da educao, o so tambm do ponto de vista ecolgico. Por que usar tanto papel, consumir tanta energia eltrica e fora de trabalho especializado para publicar tanta coisa desnecessria? Para que gastar tanto dinheiro pblico com a compra e distribuio de nulidades? As observaes da autora citada acima, como j observei, se restringem Psicologia, mas fao minhas as palavras dela, quando penso na Educao Ambiental. Diante dessa situao, podemos perguntar: h possibilidades de fuga dessa situao, principalmente para os jovens pesquisadores que no querem aderir ao sistema produtivista de banalidades e repeties, mas querem continuar pesquisando, antropofagicamente, e ter as suas ideias, propostas e alternativas tornadas pblicas e legitimadas como produo cientfica? Uma tentativa de resposta a esse mesmo questionamento foi apresentada no editorial da revista portuguesa on-line Interaces, cujo nmero 11, de 2009, foi dedicado produo da nova gerao de pesquisadores e pesquisadoras brasileiros em Educao Ambiental (REIGOTA, 2009). Os autores e autoras ali presentes mostram que circulam no nosso campo possibilidades de produzir conhecimento e ampliar nossa atuao, sem que seja necessrio recorrer aos clichs e repeties. Podemos tambm ter uma perspectiva mais positiva em relao s barreiras e imposies que a nova gerao de educadores-pesquisadores ambientais experimentam, quando encontramos argumentos como o de Ana Godoy (2008), que escreve:
[...] essa afinidade entre pensamento e vida que lana na direo da experimentao e da inveno de si mesmo e do mundo uma vida artista um pensamento capaz de afirmar o artifcio como potncia de vida e que, portanto, no s j no reconhece os limites entre arte e vida como tambm desfaz as fronteiras que separam a vida e o conhecimento de uma atividade criadora. (GODOY, 2008, p. 122).

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

http://www.perspectiva.ufsc.br

518

Marcos Reigota

A Educao Ambiental como campo emergente poder ser consolidada nas prximas dcadas, momento esse em que os conflitos, problemas e controvrsias socioambientais tendem a ficar cada vez mais complexos. Consolidado, o campo da Educao Ambiental estar longe de ser homogneo, como reflexo do contexto poltico, cultural, cientfico e ecolgico em que vivem e atuam os sujeitos. As opes de atuao se ampliaro e sero, provavelmente, cada vez mais urgentes e necessrias. Resta saber quais sero as escolhas dos velhos, dos intermedirios, dos novos e dos futuros educadores-pesquisadores ambientais. Essas escolhas estaro, ns querendo ou no, intimamente relacionadas com nossas escolhas de vida, com suas possibilidades, rupturas, riscos e acontecimentos em que poderemos escolher atuar como protagonistas, coadjuvantes, espectadores ou caricaturas de ns mesmos.

REFERNCIAS
BARCHI, Rodrigo. Contribuies inversas, perversas e menores s educaes ambientais. Revista Interaces. Santarm, v. 5, n. 11, p. 174-192, 2009. Disponvel em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/381>. Acesso em: 19 jun. 2010. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. CORTZAR, Julio. Las armas secretas y otros relatos. Buenos Aires: Alfaguara, 2000. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. FREITAS, Marcos Cezar. Economia e educao: a contribuio de lvaro Vieira Pinto para o estudo histrico da tecnologia. Revista Brasileira de Educao. Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 80-95, jan./abr. 2006. GODOY, Ana. A menor das ecologias. So Paulo: Edusp, 2008. GONZLEZ-GAUDIANO, Edgar. Educao Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

Educao Ambiental: a emergncia de um campo cientfico

519

GONZLEZ-GAUDIANO, Edgar; LORENZETTI, Leonir. Investigao em Educao Ambiental na Amrica Latina: mapeando tendncias. Educao em Revista. Belo Horizonte, v. 25. n. 3, p. 191-211, dez. 2009. KASTRUP, Virgnia. Pesquisar, formar, intervir. In: SIMPSIO DE PESQUISA E INTERCMBIO CIENTFICO EM PSICOLOGIA, XIII. Anais... Fortaleza: ANPEPP, jun. 2010, p. 169-182. LADRIRE, Jean. Os desafios da racionalidade: o desafio da cincia e da tecnologia s culturas. Petrpolis: Vozes, 1979. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demtrio. La produccin acadmica brasilea en Educacin Ambiental. Utopa y Prxis Latinoamericana: Revista Internacional de Filosofa Iberoamericana y Teora Social, Maracaibo, v. 14, n. 44, p. 85-100, enero/marzo, 2009. PINTO, lvaro Vieira. Cincia e existncia: problemas filosficos da pesquisa cientfica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. PEREIRA, Gilson R. de M. A fora das afinidades: estudo sobre a politizao do campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. Braslia, v. 84, n. 206/207/208, p. 67-78, jan./dez. 2003. REIGOTA, Marcos; PRADO, Brbara Heliodora Soares. Educao Ambiental: utopia e prxis. So Paulo: Cortez, 2008. REIGOTA, Marcos. A Educao Ambiental para alm dela mesma. Ambiente e Educao, Rio Grande, v. 13, p. 11-22, 2008. REIGOTA, Marcos. Educao ambiental brasileira: A contribuio da nova gerao de pesquisadores e pesquisadoras. Revista Interaces, Santarm, v. 5, n. 11, p. 1-7, 2009. Disponvel em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/ article/view/372>. Acesso em: 19 jun. 2010. REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: Por uma educao ambiental psmoderna. So Paulo: Cortez, 2011, 4. ed. STENGERS, Isabelle. A inveno das cincias modernas. So Paulo: Editora 34, 2002. WORTMANN, Maria Lcia Castagna; COSTA, Maria Cristina Vorraber. A problemtica contempornea da cincia e do conhecimento: examinando ideias de Jean Ladrire. Educao e Filosofia, Uberlndia, v. 6, n. 12, p. 2536, jan./dez., 1992.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

520

Marcos Reigota

Educacin ambiental: la Environmental Education: emergncia de un campo the emergence of a scientific cientfico field Resumen
El artculo examina algunos cuestionamentos, acontecimientos y autores que hicieron posible que la educacin ambiental se constituyera como un campo cientfico segn la nocin de Pierre Bourdieu, en los espacios acadmicos brasileos e internacionales. La educacin ambiental es tambin analizada como um campo cientfico emergente en oposicin a la ciencia propuesta por el neoliberalismo, que estimula la competicin y el produtivismo y por esto es una propuesta antagnica con el ideario ecologista de las prcticas e investigaciones de las educaciones ambientales (Rodrigo Barchi). lvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrire, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault, a pesar de que no comparten las mismas bases epistemolgicas, son las bases tericas del anlisis. El autor, como un investigador del campo, presenta algunas de sus lecturas personales hechas al mismo tiempo en que la educacin ambiental empez su constitucin como un campo cientfico. Palavras clave: Bourdieu, Pierre. Educacin ambiental. Neoliberalismo.

Abstract
This article examines some questions, events and theorists who have helped environmental education become a new scientific field (champs in Bourdieu) in Brazilian and international academic contexts. Environmental education is examined as an emerging field that faces the hegemonic neoliberal competitive and production-oriented conception of science, which is therefore antagonistic to the ecological ideals that gave rise to and are identified with environmental education (Rodrigo Barchi). Concepts from lvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrire, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu and Michel Foucault, despite their epistemological differences, are used as foundations for this article. The writer presents some of his personal epistemological readings conducted in the historic moment that environmental education was being established as a field. Keywords: Bourdieu, Pierre. Environmental education. Neoliberalism.

Marcos Reigota E-mail: marcos.reigota@prof.uniso.br

Recebido em: 12/3/2012 Verso final recebida em: 5/7/2012 Aprovado em: 8/7/2012
http://www.perspectiva.ufsc.br

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 30, n. 2, 499-520, maio/ago. 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen