Sie sind auf Seite 1von 2

Boletim Técnico

Boletim Técnico Contrapiso autonivelante industrial Contrapiso autonivelante industrial Revisão Junho 2012

Contrapiso autonivelante industrial

Contrapiso autonivelante industrial

Revisão Junho 2012

Revestimento cimentício autonivelante para pisos em áreas internas

Descrição Contrapiso autonivelante industrial é uma argamassa cimentícia, monocomponente, fluida, bombeável, autonivelante, que requer apenas a adição correta de água para aplicação em pisos em áreas internas com tráfego moderado. Pode receber pinturas e/ou revestimentos de diversas naturezas ou sem acabamentos adicionais. Após sua cura, o Contrapiso autonivelante industrial cria uma superfície lisa, plana e de acabamento fino, com espessura entre 5 mm e 20 mm.

Usos

Preparo e recuperação para pisos cimentícios com baixa espessura Nivelamento e regularização de pavimentos submetidos a tráfego moderado Ideal para situações com alta exigência de planimetria Utilizado comumente em garagens, estacionamentos, pátios, pisos industriais submetidos à tráfego moderado

Vantagens Alta produtividade Liberação rápida da área Ótimo acabamento Baixa permeabilidade Revestimento monolítico Boa resistência mecânica e abrasiva

Instruções de uso

Preparo de substratos cimentícios É essencial que Contrapiso autonivelante industrial seja aplicado sobre substrato íntegro, limpo e seco. A superfície de concreto deve apresentar resistência à flexão superior a 12 MPa. A superfície deve ser preparada por intermédio de fresamento ou polimento com disco de vídea, em sentido longitudinal e, posteriormente, transversal. Pó e detritos devem ser removidos com aspirador de pó. Os substratos devem apresentar umidade relativa inferior a 7% para receber o revestimento. As juntas existentes devem ser limpas, descontaminadas e tratadas. Os pontos de contato entre Contrapiso autonivelante industrial e rodapés, paredes, bases de equipamentos, extremidades ou outras estruturas devem receber isolamento com tiras de manta de polietileno, por exemplo, para evitar o surgimento de trincas. Após a conclusão do preparo do substrato, o mesmo deve ser aspirado tomando-se o cuidado de eliminar os resíduos de poeira de dentro dos sulcos. Nota: Cavidades e irregularidades não devem ser superiores a 5 mm.

Imprimação Aplicar Weber.tp diluído água na proporção 1:3 em, no mínimo, 2 demãos, de maneira uniforme e sem empoçamentos com o auxílio de broxa, trincha ou vassoura de pêlo, aguardando a secagem completa da primeira demão para a aplicação da segunda.

Mistura Para pequenas áreas, recomenda-se usar uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm) para a mistura do produto. Para grandes áreas, um misturador mecânico de porte maior pode ser mais viável, bem como um equipamento de bombeamento para maior produtividade. A relação água/materiais secos é de 0,21 o que resulta na proporção de 5,25 L para cada embalagem de 25 kg de Contrapiso autonivelante industrial, podendo-se alterar essa relação em 5% para mais ou para menos, em função da trabalhabilidade e das condições do ambiente. Colocar a quantidade de água especificada num recipiente, acionar a furadeira ou o misturador e adicionar Contrapiso autonivelante industrial aos poucos misturando até constatar uniformidade e homogeneidade do material. O tempo de mistura varia de 3 a 5 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas. Lançar Contrapiso autonivelante industrial imediatamente após a mistura.

Aplicação Contrapiso autonivelante industrial pode ser vertido por gravidade ou, para maior produtividade, obedecendo a espessura requerida, que pode variar de 5 mm a 20 mm. À medida que o material é aplicado, utilizar uma desempenadeira dentada ou rastelo sobre a superfície para remoção do ar aprisionado. Aguardar o endurecimento do produto e executar o tratamento mais apropriado para as juntas. O tráfego de pedestres pode ser liberado em 2 a 4 horas e para aplicação de pinturas e revestimentos o período mínimo é de 48 horas, sendo a condição ideal de 7 dias.

Propriedades e características Resistência ao arrancamento: > 1,0 MPa Resistência à flexão aos 28 dias (EN 13892): > 7,5 MPa Resistência à compressão aos 28 dias (EN 13892): > 29 MPa Tempo em aberto da mistura (20°C): 15 a 20 minutos

Consumo teórico aproximado 1,67 kg/mm/m 2 .

Fornecimento e armazenagem Contrapiso autonivelante industrial é fornecido em sacos de 25 kg. Mantendo-se em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada, sua validade é de 12 meses.

Precauções As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do

Boletim Técnico

Boletim Técnico Contrapiso autonivelante industrial Contrapiso autonivelante industrial Revisão Junho 2012 IMPORTANTE:

Contrapiso autonivelante industrial

Contrapiso autonivelante industrial

Revisão Junho 2012

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.

do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.