Sie sind auf Seite 1von 2

No filme Adorvel Professor com direo de Stephen Herek podemos acompanhar a histria de um msico e compositor chamado Gene Holland

que se v forado a lecionar msica por um perodo inicial de quatro anos devido a problemas financeiros. Mesmo no gostando de lecionar decide enfrentar o desafio, pois com o salrio de professor poderia realizar os planos que j havia idealizado. Aps lecionar da maneira convencional e observar que no havia qualquer retorno dos alunos decide mudar sua metodologia e assim conquista seus alunos e consegue influenciar positivamente suas vidas. Passado algum tempo sua esposa engravida, mudando suas prioridades e seus planos futuros. Com o nascimento de seu filho, chegam algumas mudanas e o fato incontestvel de que seu garoto surdo. O plano de lecionar apenas quatro anos extinto, onde comea sua paixo pela profisso de professor que acaba durando trinta maravilhosos anos de amor incondicional, amor este que, vrias vezes, acabava causando atritos em seu lar. Completado esse perodo tem incio no sistema educacional uma poca de cortes oramentrios que incluram sua escola e neste momento exato o departamento de msica fechado. Em consequncia a este fato, o senhor Holland demitido e em seu ltimo dia na escola recebe uma emocionante homenagem de todos os alunos que ajudou em seus trinta anos como professor. Foram constatados no filme diversos pontos positivos como: a percepo do professor e a conscincia de realizar mudanas na sua metodologia de ensino para que seus alunos possam realmente aprender; a dedicao e a influncia positiva depositada em seus alunos; o reconhecimento dos alunos sobre um trabalho bem realizado graas ao esforo empregado; saber alertar e chamar a ateno quando necessrio,etc. Como pontos negativos vemos que o profissional que desempenha a funo de professor deve saber separar sua vida pessoal e profissional (algo extremamente difcil) de maneira que no haja influncia negativa de uma sobre a outra.

Ass. Prof. Responsvel ATIVIDADE DATA A2 09/04/2011

PONTOS

Resenha do filme Uma Mente Brilhante

O filme "Uma Mente Brilhante" com direo de Ron Howard baseado em fatos reais, onde narrada a vida de John Nash, um matemtico extremamente inteligente que faz descobertas e questionamentos a frente de seu tempo, mas tem problemas em se relacionar com as pessoas. Mesmo com o seu problema em se relacionar com pessoas torna-se um profissional renomado, casa-se com uma de suas alunas e forma famlia. Neste perodo, devido ao seu estranho comportamento foi constatado que ele sofre de esquizofrenia e por isso tem alucinaes as quais no distingue da realidade. Aps ficar internado e medicado retoma a conscincia, mas os remdios trazem diversos efeitos colaterais impossibilitando seus estudos e trazendo problemas a sua vida pessoal. A partir deste ponto decide parar com todo o tratamento e com a ajuda de sua esposa tenta lidar dia-a-dia com sua doena e suas alucinaes. Retoma ento seu convvio na faculdade para auxiliar em seu tratamento. Aps algum tempo volta a dar aulas e por fim indicado ao prmio Nobel, sendo eleito o vencedor. Podemos observar no filme, como tudo que diferente, que causa estranheza, independentemente de sua origem, implica na discriminao e no escrnio que um ponto extremamente negativo. Vemos tambm que os alunos, principalmente na disciplina de matemtica, so condicionados a decorar frmulas e teoremas sem entender e nem questionar; limitando o desenvolvimento do raciocnio lgico, estagnando o aluno a idias prontas e impossibilitando a ele a busca de outras maneiras de resoluo. O ideal seria o ensino de teorias, conceitos, demonstraes e teoremas de diversas maneiras para que o aluno, segundo suas experincias j existentes, assimilasse o contedo de forma mais simples atravs da associao de adias e formas de raciocnio de sua escolha.

Das könnte Ihnen auch gefallen