Sie sind auf Seite 1von 19

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAO

DIRECO REGIONAL DE EDUCAO GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR

DOCUMENTO ORIENTADOR PRE - ESCOLAR

INTRODUO
A criana tem uma grande necessidade de se movimentar, encontrando se o seu processo de desenvolvimento intimamente relacionado com a qualidade do seu comportamento motor. Todos os aspectos relacionados com o seu desenvolvimento motor precisam de ser encorajados e estimulados tanto quanto possvel atravs do jogo ou de actividades ldicas organizadas, a criana apreende, adquire e desenvolve as suas capacidades e habilidades motoras. Quando a criana exposta a uma estimulao organizada e encorajadora as suas capacidades e habilidades motoras tendem a desenvolver se para alm do que normalmente esperado (Wickstrom, 1977 citado in Motricidade e Jogo na infncia, 1995). no decorrer dos primeiros anos de vida que se procede s verdadeiras aquisies nos diversos domnios do comportamento (afectivo, social, psicomotor, cognitivo, e outros)e nesta fase que ocorrem as mudanas mais significativas que determinam em grande escala as futuras habilidades especficas de comportamento. Nesta linha de orientao, parece importante aumentar a conscincia e participao das crianas em programas regulares de actividades motoras, surgindo como um desafio, a descoberta de vias que possibilitem ou facilitem uma influncia positiva durante a juventude, de forma a estabelecer a prtica da actividade como um hbito de vida (Armonstrong e Welsman, 1997) citado por Mota e Sallis, 2002. Sabemos que os hbitos, comportamentos e atitudes no so fceis de alterar, quer individual quer socialmente (Mota e Sallis, 2002), o que vai ao encontro do adgio popular que afirma o que se aprende no bero dura at sepultura. Por todos estes motivos e por muitos outros, procurmos incrementar e consciencializar, todo um conjunto de intervenientes na escola e ao seu redor, para a necessidade de uma interveno pedaggica de qualidade que ir com certeza, um dia, influenciar a qualidade de vida de toda uma comunidade.

1. DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PR ESCOLAR Este documento orientador para o nvel de educao do pr escolar visa fundamentalmente o desenvolvimento global da criana, na valorizao da Motricidade Infantil com estimulao das capacidades (motoras, cognitivas e outras), construo e ampliao das suas aptides. O professor de Educao Fsica tambm um educador e a nossa disciplina, tal como as outras, um instrumento para educar e formar as crianas. Deste modo, devemos utilizar todos os aspectos que rodeiam o corpo, para obter uma formao mais completa e integral possvel. verdade que a resoluo dos problemas referentes ao desenvolvimento das actividades motoras na Educao Pr Escolar complexa, mas tambm verdade que alternativas podem ser criadas, novos modelos podem ser experimentados, outros reconvertidos. A nossa inteno imediata situa se no estabelecimento de um quadro de preocupaes especficas no mbito desta rea de interveno da Motricidade Infantil, baseado nas indicaes dos estudos do desenvolvimento motor e ensino das actividades motoras. Assim, achamos importante propor algumas linhas direccionadas para os seguintes pontos:

1.1- Quanto aos objectivos Consideramos mais importantes os objectivos seguintes: proporcionar condies favorveis ao desenvolvimento motor e ldico; estimular o desenvolvimento da habilidade perceptiva para melhoria do controlo motor; estimular a aquisio e o aperfeioamento de padres motores fundamentais; estimular a aquisio habilidades motoras bsicas e especficas; proporcionar criana condies que favoream o desenvolvimento das habilidades na resoluo de problemas motores (solving problems).

1.2- Quanto orientao pedaggica: Considerando a criao de um ambiente rico em estmulos que permita a aquisio de uma variedade de experincias motoras (cultura motora), procurar se : valorizar a experincia de movimento em vrios quadrantes, nas suas ligaes com outras reas de aprendizagem, incidindo mais no processo do que na especificidade da performance, ou produto do movimento;

permitir uma margem de liberdade de aco conducente criao de novos conhecimentos conceptualizar as experincias vividas corporalmente e exercitar as operaes intelectuais; proporcionar, de forma organizada, actividades motoras em quantidade e qualidade, de acordo com o nvel de desenvolvimento da criana; propor tarefas motoras com nveis de complexidade crescente, de acordo com a capacidade de processamento, deciso e resposta motora da criana; incentivar o aproveitamento dos espaos e recursos naturais; estimular a utilizao de materiais e equipamentos disponveis na comunidade, reconvertendo os em funo das caractersticas das prticas adequadas a estas idades; orientar a realizao de Actividades Motoras atravs de uma prtica regular e enquadrada no curriculum escolar; explorar as implicaes educativas da prtica ldica e motora em outras reas do conhecimento como forma coerente de conceber o acto educativo nestas idades; definir e implementar modelos a utilizar pelos professores, de acordo com os objectivos perseguidos e pertinncia dos contedos a desenvolver; determinar as formas mais ajustadas de relao pedaggica ou educativa; definir de forma mais objectiva as relaes de nvel institucional e de competncia administrativa e pedaggica na implementao do ensino das actividades motoras nestes sub sistemas educativos.

Cabe ao professor/educador escolher as situaes de aprendizagem e aperfeioamento que melhor permitem alcanar os objectivos propostos. Os objectivos devero ser articulados em progresso, o que possibilita ao docente gerir a aprendizagem global das crianas, de uma forma flexvel, em funo das caractersticas e do nvel daquelas e das condies fsicas e materiais que a escola lhes oferece.

2. ASPECTOS CRTICOS DA ORGANIZAO DA MOTRICIDADE INFANTIL NA ESCOLA Para que as crianas beneficiem da prtica de actividades motoras necessrio que as actividades de motricidade infantil tenham um carcter regular e sistemtico, com uma carga horria adequada sua idade e s suas caractersticas. Para que isso seja possvel convm que a escola, atravs do Gabinete do Desporto Escolar, dialogue, reflicta e decida sobre alguns aspectos crticos da organizao da Motricidade Infantil na escola. Assim, desejvel que exista um compromisso entre todos os professores (Coordenadores Concelhios) nas escolas relativamente aos factores que nela determinam a qualidade do trabalho desenvolvido. Nesse sentido cabe ao Gabinete do Desporto Escolar, Direco da Escola, e aos professores: estudar e analisar este documento; avaliar as condies fsicas e materiais que a escola oferece para cumprir os objectivos propostos, atravs do inventrio exaustivo dos espaos e materiais existentes e possveis de utilizar nas aulas; considerar a melhor forma de rentabilizar os recursos disponveis: o temporais n e durao de sesses semanais; o materiais regras de segurana na utilizao das instalaes; regras de segurana na arrumao do material e na sua utilizao; identificao pelos nomes dos materiais utilizados; o humanos anlise das necessidades de formao e promoo de intercmbio e troca de experincias entre professores/educadores; o fsicos realizao das aulas em diferentes espaos fsicos (ginsio ou sala polivalente, no ptio ou terreno ao ar livre, em espaos naturais envolvendo a escola).

definir prioridades de implantao dos recursos, em funo das caractersticas da escola e das exigncias apresentados neste documento orientador.

2.1

Tempo destinado s aulas de Motricidade Infantil durao e frequncia

semanal das aulas.

Os estudos elaborados no nosso pas sobre a aprendizagem das actividades fsicas/ motoras sugerem que se esta for distribuda por vrias sesses, sem intervalos longos entre si, mais eficaz do que se centrada em menos sesses separadas por intervalos de tempo maiores (Marcos Onofre, 2003). Para que as actividades de motricidade infantil tenham repercusses significativas no desenvolvimento das crianas, aconselha se que se realizem duas sesses semanais, ou no mnimo uma. Em nossa opinio, prefervel menos tempo em cada sesso do que uma sesso de maior durao. Ser mais adequado, em funo das caractersticas das crianas deste escalo etrio, duas sesses de 30 minutos do que uma s sesso de 60 minutos. conveniente que as actividades se realizem em dias alternados, distribudos ao longo da semana. Queremos, no entanto, deixar claro que este texto vai no sentido de apoiar os docentes deste Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, tendo em conta as caractersticas das crianas, da escola e do meio social envolventes. No estamos a prescrever, estamos s a orientar. O horrio das actividades de motricidade infantil pode ser combinado e eventualmente alterado de acordo com a gesto diria/ semanal do professor, desde que no coincida com as actividades dos restantes colegas. Os dias reservados realizao das actividades de motricidade infantil devero ser marcados de modo a criar o hbito nas crianas de estarem ou de trazerem o equipamento especfico para esta actividade.

3. ASPECTOS GERAIS DO PLANEAMENTO O desenvolvimento motor segue uma determinada sequncia de modificaes nos movimentos. Esta sequncia ir diferir de indivduo para indivduo, quanto ao momento da evoluo em que se do essas modificaes, mas no quanto sequncia pela qual essas modificaes acontecem. A actividade motora evolui continuadamente do rudimentar ao especializado, dos movimentos simples aos movimentos complexos, do grosseiro ao fino, devido a um processo de desenvolvimento de tnus muscular e de criao de novas ligaes neurolgicas. preciso assinalar que, durante as primeiras experincias, o indivduo reage como um todo. de um quadro estrutural de conjunto que se parte para a diferenciao gestual, assente na discriminao perceptivo motora. Isto significa dizer que as coordenaes motoras evoluem em progresso de dificuldade, mas no se fixam (estabilizam) imediatamente. Tm avanos e recuos, so de carcter individual e s depois de compreendidas globalmente se consegue a sua independncia segmentar. (Pedro Sarmento, 2001). A elaborao de um planeamento anual neste nvel de educao (educao prescolar) no diferente da de outro grau de ensino (1, 2 e 3 Ciclo do Ensino Bsico e Secundrio). Visa preparar o percurso de desenvolvimento das crianas/jovens, organizando o processo de ensino aprendizagem. Os princpios so os mesmos, tendo em conta os objectivos propostos neste documento orientador, o professor:

selecciona os objectivos adequados s possibilidades das crianas; escolhe e prepara as melhores estratgias atendendo as caractersticas das crianas, condies fsicas e materiais existentes na escola; avalia os resultados e o processo, reformulando o, se necessrio.

Qualquer processo de planeamento envolve vrias etapas faseadas no tempo e interligadas entre si. Para adequar o planeamento anual aos seus grupos, o professor deve comear por apreciar o nvel de desenvolvimento motor das crianas, para verificar se os objectivos propostos no planeamento para este nvel de educao so vlidos. A partir da avaliao que faz do desenvolvimento motor dos suas crianas, o professor pode definir

prioridades para perodos de tempo reduzidos (objectivos por etapas) e escolher, construir ou adaptar situaes de aprendizagem adequadas a esses objectivos. No entanto, importa, na nossa opinio, conceber planeamentos que incluam uma grande diversidade de actividades motoras direccionadas para os primeiros passos do desenvolvimento motor, apesar da diferena de interesses e competncias que cada criana possa apresentar.

Elementos fundamentais no Planeamento da Unidade Educativa


Objectivos Recursos - Motores. - Cognitivos. - Scio afectivos. - Humanos (nmero de crianas, caractersticas das crianas, etc.). - Temporais (nmero e tipo de aulas, tempo horrio, tempo til, etc.). - Materiais (instalaes, equipamentos, etc.). - Tcnicos (habilidades motoras, etc.). - Tericos (conhecimento sobre as regras, identificao do material, etc.). - Outros. - Instruo (demonstrao, feedback pedaggico, etc.). - Gesto (organizao, grupos de trabalho, etc.). - Clima (relao professor/criana, etc.). - Disciplina (regras a cumprir, etc.). - Mtodo (global vs. analtico, etc.). - Outros. - Funo/ movimentos (formativa). - Outros. - Sequncia de contedos (simples para o complexo). - Outros.

Contedos (motores, cognitivos e scio afectivos). Estratgias (procedimentos que visam melhorar a eficcia do processo ensino aprendizagem).

Avaliao (domnios motor, cognitivos e scio afectivo). Progresses Pedaggicas

4. A AULA DE MOTRICIDADE INFANTIL 4.1 Caractersticas da aula

Entre muitos aspectos, uma sesso deve reunir as seguintes caractersticas: as situaes de exerccios, jogos ou actividades motoras escolhidas devem ser adequadas s necessidades e possibilidades dos alunos, constituindo um desafio a sua superao. As crianas s aprendem o que no sabem e s aperfeioam o que j conseguem fazer; variada nas solicitaes que faz s crianas, com tipos de habilidades diferentespor exemplo: habilidades com os ps e com as mos, cambalhotas, rolar, saltar, equilbrios, entre outras; tem um clima agradvel, de constante desafio, em que as crianas demonstram prazer e gosto nas actividades que esto a realizar, participando de forma empenhada nessas actividades, tentando superar as suas dificuldades (mesmo cometendo erros, porque o erro parte integrante do processo ensino - aprendizagem) e aperfeioar as suas habilidades.

4.2

Estrutura da sesso

Consideram se trs partes na organizao da aula uma parte inicial em que o professor prepara as crianas para a actividade que ir decorrer; uma parte principal ou fundamental com situaes de aprendizagem ou aperfeioamento das habilidades em que se pretende centrar a actividade da criana; uma parte final alegre e repousante, concluindo a sesso e despertando o interesse para a actividade seguinte. 4.3 Situaes de aprendizagem

Existem formas tpicas de organizao das crianas ou das actividades que possibilitam uma melhor gesto das actividades (controlo dos crianas, do tempo de prtica, do espao, entre outros). A escolha de uma ou outra forma de organizao depende das caractersticas das habilidades a trabalhar, do grupo, do espao fsico das instalaes, dos materiais ao nosso dispor, e do propsito pedaggico do professor.

Exemplos: Quando o professor pretende que todos as crianas faam a mesma tarefa ao mesmo tempo, deve distribui las de forma equilibrada pelo espao disponvel.

Se o professor pretende trabalhar com o grupo estruturado em conjuntos:

organiza pares, trios, grupos de estafetas, grupos de vagas, para que estes conjuntos realizem as mesmas tarefas ao mesmo tempo ou em sequncia, dinamizando ao mximo as crianas e as actividades propostas.

pode organizar um percurso por estaes quando quiser que as crianas faam todas as mesmas habilidades em tempos diferentes.

prepara um circuito por estaes para que os grupos realizem as mesmas tarefas, ou tarefas diferentes, mas em tempos diferentes.

distribui os grupos em reas de trabalho, quando cada grupo realiza tarefas de objectivos ou de reas diferentes em simultneo.

5. ORGANIZAO E GESTO DA SESSO A preocupao fundamental do professor a de proporcionar s crianas o mximo tempo de prtica adequada s suas possibilidades e necessidades. Assim, o professor deve organizar e gerir as actividades criando as condies necessrias para elevar o nvel de desempenho e o nvel de empenho das crianas. Podemos referir alguns critrios para que essas condies necessrias estejam presentes no decorrer da actividade, embora de grupo para grupo ou de escola para escola, elas possam diferir: condies de segurana; ritmo da aula; empenho e participao; organizao da actividade e do grupo; transporte e arrumao do material; controlo da actividade; outros.

Segundo a bibliografia especializada, o professor deve procurar aplicar um certo nmero de estratgias possibilitando uma melhor organizao e gesto das actividades, entre as quais destacamos: Antes de comear a explicao/demonstrao e sempre que intervm, o professor deve: dispor as crianas de forma a poder ser visto e ouvido por todos; colocar se de forma a poder ver e ouvir todos; esperar que se tenha criado um ambiente sereno e que todos as crianas estejam atentas; prender a ateno de todos usando a voz e a expresso corporal.

Durante a explicao/ demonstrao o professor deve: ser breve, evitando longos discursos; estar atento s reaces das crianas , procurando detectar sinais de compreenso ou confuso; usar uma linguagem clara, simples e objectiva; evitar referir demasiados detalhes;

combinar a demonstrao da tarefa, exerccio ou habilidade motora no seu todo com o salientar dos seus aspectos fundamentais; repetir a demonstrao vrias vezes e de diferentes ngulos relativamente posio das crianas, para que estas possam observar os aspectos principais da tarefa, exerccio ou habilidade motora em aprendizagem; certificar se que as crianas entenderam a tarefa, exerccio ou habilidade motora que vo realizar.

Durante a execuo/ correco, o professor deve. permitir que as crianas realizem um nmero razovel de tentativas antes de proceder s primeiras correces; alternar a observao global de todos as crianas com a observao individualizada, devendo movimentar se e ocupar diferentes posies no espao da aula; concentrar a sua ateno essencialmente sobre os erros mais significativos, isto , os que so relativos aos aspectos fundamentais da tarefa, exerccio ou habilidade motora; fornecer indicaes durante a execuo, usando palavras chave ou frases curtas para relembrar as componentes crticas da tarefa, exerccio ou habilidade motora; sempre que houver um desempenho incorrecto generalizado, interromper o exerccio e voltar a demonstrar, assinalando os erros cometidos e destacando de novo os aspectos fundamentais da execuo correcta (como est a ser executado e como deve ser); quando observar uma dificuldade de uma criana, em vez de interromper todo o grupo, optar por se lhe dirigir individualmente e fornecer lhe os elementos de que ela precisa para corrigir a sua execuo; aps uma correco efectuada a um determinado aluno, acompanhar a execuo subsequente e no deixar de enviar uma palavra ou um sinal de incentivo sobre a mesma; evitar corrigir muitos pormenores ao mesmo tempo; aproveitar todas as oportunidades para elogiar o esforo realizado e os progressos conseguidos, por muito pequenos que sejam; tentar privilegiar a referncia ao que est a ser conseguido, em vez de insistir naquilo que no est a ser alcanado;

fornecer instrues especficas que facilitem a correco dos erros em vez de informaes genricas, sem contedo; ser sereno, em vez de rspido e hostil, criando nas crianas a ideia de que ser corrigido no ser castigado; tentar distribuir a ateno por todas as crianas, dedicando a cada um pelo menos uma ou duas intervenes; estar atento aos aspectos da organizao, para evitar problemas de disciplina e conseguir manter nveis elevados de tempo de prtica.

Para que as crianas possam aperfeioar as habilidades motoras que esto a apreender, convm, com oportunidade e adequao: proporcionar um nmero considervel de repeties em situaes simples; introduzir progressivamente elementos de dificuldade execuo da habilidade motora; variar as condies de realizao da habilidade motora.

A progresso deve evoluir continuadamente do rudimentar ao especializado, dos movimentos simples aos movimentos complexos, da motricidade grosseira motricidade fina. A variedade, qualidade e quantidade das tarefas, exerccios ou habilidades motoras propostas iro proporcionar criana uma aprendizagem mais rica que a levar a um desenvolvimento global equilibrado e equitativo.

6. CAMPOS E REAS DE INTERVENO

6.1

Campos de interveno

As orientaes gerais e especficas j enunciadas permitem identificar os contedos de aprendizagem. A partir destes dados deduzem se os campos de interveno em Motricidade Infantil.

Domnio e Conscincia do Corpo (prprio) CAMPOS DE INTERVENO

Domnio do Corpo em deslocamentos e manipulaes (envolvimento fsico)

Domnio do Corpo em deslocamentos e manipulaes em contacto com o outro (socializao)

6.2

reas de interveno

A seleco e definio de reas de actividade, que o professor pode utilizar, permitem a identificao de um desenho curricular, que no ser muito diferente de professor para professor e de escola para escola, embora saibamos, e como j referimos anteriormente, que existem diferenas entre escolas, grupos e crianas. Apesar dessas diferenas o sentido do processo ensino aprendizagem deve ter um figurino semelhante em todas as escolas da Regio, da a importncia no planeamento, na definio de estratgias, dos tipos de actividades, da sua variedade, quantidade e qualidade que iro influenciar o produto ou a performance motora que pretendemos atingir. Retiramos do livro, Motricidade e Jogo na Infncia (1995) algumas reas de interveno presentes ao longo de todo o processo ensino aprendizagem. Sobre elas devem incidir os nossos planeamentos, no entanto, podemos ainda acrescentar mais algumas ou simplesmente adapt las realidade de cada escola.

rea de Interveno Temticas/ Matrias Mobilidade (Esttica/ Dinmica) Esforo (Regulao/ Intensidade) Postura Lateralidade Equilbrio Coordenao Muscular Orgnico Apoios Quadrupedia Deslocamentos Equilbrios Controlo Recepes Projeces Transporte Rotaes Balanos Suspenses Enrolamentos Curta Mdia Longa Velocidade Obstculos Comprimento Altura Objectos Com corrida Com rotao

Motricidade Bsica (Fundamental)

Solo

Aparelhos Ginstica

Corrida

Saltos

Lanamentos Manipulaes

Ritmos

Estruturas simples/ complexas Representao gestual Rodas cantadas/ Folclore

Expressiva (Dana)

Mmica Popular

Habilidades motoras Jogos - utilizando ou no todas as partes do corpo (ps, mos, todo o corpo, etc.) - utilizando objectos (raquetes, bolas e outros)

Correr Saltar Atirar Pontapear Agarrar Lutar Lanar Orientar se Corrida de sacos Puxar a corda Outros Memorizao (barra do leno) Categorizao Comunicao Avaliao Sntese Elementos naturais Construdos/ Naturais Espao reduzido Espao Alargado Equilbrio Respirao Imerso Propulso Linguagem Matemtica Cincias Estudos sociais Arte Cultura Outras

Tradicionais

Perceptivo Motores

Explorao da Natureza

Descoberta, Percursos, Orientao

Aquticas

Adaptao ao meio aqutico

Integradas (Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade)

Estas reas de interveno permitem nos uma imensido de actividades ou experincias motoras, que podemos expandir tendo em vista o desenvolvimento global da criana. Na nossa opinio, importa realmente que as crianas tenham uma aprendizagem feliz e divertida no sentido de a nossa disciplina continuar a ser uma das preferidas, no s porque a criana gosta de saltar, correr, etc., mas tambm porque o professor proporciona prazer e divertimento nas suas aulas. Alguns estudos apresentam claramente que o bem estar e o divertimento, mais do que a procura de uma forte melhoria da aptido fsica ou, mesmo os factores estticos, que condicionam a prtica e as escolhas de participao nas actividades fsicas e desportivas particularmente nos adolescentes (Mota e Sallis, 2002).

CONCLUSO
O documento apresentado pretende ser um ponto de partida, no um ponto de chegada. Procuramos relembrar algumas questes importantes, que aliadas formao cientfica pedaggica, realidade humana e envolvimental de cada um, constituir um suporte de trabalho. Um trabalho cujo objectivo ser elevar todo um reportrio motor em potncia em cada criana, que se reflectir em futuras aprendizagens, progressivamente mais complexas e disponibiliz la para um dia a dia mais activo e saudvel. Estamos em presena de um mega processo onde micro processos se intra e inter influenciam. Vamos provoc los ao mximo com base numa pedagogia de sucesso e muita alegria.

BIBLIOGRAFIA
ABRANTES, J. MENDES, R. S., PEREIRA, M. J., SIMES, L. M. Guio do professor ser Activo, Texto Editora, Lda., Lisboa, 2002. BARATA, J. e BENTO, O. Guio do Professor hoje h Educao Fsica, Texto Editora, Lda., Lisboa, 2002. CRUZ, S. et al. Manual de Educao Fsica 1 Ciclo do Ensino Bsico, Edio Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Outubro, 1998. FERREIRA Neto, C. A. Motricidade e Jogo na Infncia, Rio de Janeiro, Editora Sprint, 1995. MOTA, J. e SALLIS, J. F. Actividade Fsica e Sade Factores de influncia da actividade fsica nas crianas e nos adolescentes, CAMPO DAS LETRAS Editores S. A., Porto, 2002. ONOFRE, M. Reviso curricular no ensino secundrio O contra tempo da Educao Fsica?, Revista Horizonte, Vol. XVIII, n. 108, p. 36 37, Julho/ Agosto, 2003. SARMENTO, P. A experincia motora no meio aqutico, Omniservios, Representaes e Servios, Lda., Janeiro, 2001. SRGIO, M. Um corte Epistemolgico Da educao fsica motricidade humana, Instituto Piaget, Lisboa, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen