Sie sind auf Seite 1von 3

Tipos de Penas no Cdigo Penal

a) Penas Privativas de Liberdade - PPL: Artigo 33 do CP podem ser - RECLUSO ou DETENO - Artigo 33CP. b) Restritivas de Direito: podem ser: PRESTAO DE SERVIOS COMUNITRIOS - 8h semanais. INTERDIO TEMPORRIA DE DIREITO - suspenso para dirigir veculo automotor. LIMITAO DE FIM DE SEMANA - aos sbados e domingos ficar num albergue durante 5h dirias. PERDA DE BENS E VALORES PRESTAO PECUNIRIA - reverte para a vtima valor pago pelo agressor vtima. Todas estas penas se encontram nos Artigos 43 e 44 do CP. c) Multa: Artigo 49 do CP. Medida de Segurana: Artigo 96 e seguintes do CP. Inimputveis ( Artigo 26 CP caput - so inimputveis os agentes que por doena mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado eram inteiramente incapazes de entender o carter ilcito do fato e de determinar-se conforme este entendimento ). Apresentam PERICULOSIDADE. Tipos de Medidas de Segurana: Detentiva: Instituto Penal Forense - a internao do indivduo em hospital como, por exemplo, o IPF. Ambulatorial: o tratamento do indivduo no qual ele encontra-se livremente, ou seja, o paciente faz o tratamento mas no fica internado, s ficar internado caso seja vontade do m-dico responsvel pelo tratamento. RECLUSO E DETENO: So espcies de penas do tipo Privativa de Liberdade de forma que, quando a natureza das mesmas no h que se falar em qualquer tipo de distino. As diferenas entre as duas so de outra ordem: Diferena em relao do regime de cumprimento da pena. As PPL so executadas no chamado regime progressivo de cumprimento de pena que composto de 3 fases distintas. A saber temos o REGIME FECHADO, REGIME SEMI-ABERTO e REGIME ABERTO. O Regime Fechado executado em penitencirias de segurana mxima ou mdia e se caracteriza pelo fato de um condenado estar submetido rigorosa vigilncia armada, passando a maior parte do tempo recolhido sua cela e, s podendo afastar-se do estabelecimento mediante

autorizao judicial. Ex.: No Rio Grande do Sul temos a PASC Penitenciria de Alta Segurana de Charqueadas. Temos ainda a LEP 7210/84 - Lei de Execuo Penal, est Lei regula todas as penas e tambm os direitos dos presos. O Regime Semi-aberto cumprido em Colnias Penais que podem ser (agrcolas ou industriais). O preso no fica em cela e sim em alojamento sendo que d-se remio a pena por cada 3 dias de trabalho 1 reduzido na sua pena. Alm disso a vigilncia mais branda, pois o preso trabalha na rua e volta somente para dormir no alojamento. O Regime Aberto este cumprido em casa de albergado, ou seja, albergues.Nestas casas o preso fica recolhido em dormitrios que so vinculados ao sistema penitencirio e, sua finalidade abrigar os presos do regime aberto. Tais estabelecimentos no possuem vigilncia armada ostensiva e, se fundam no senso de responsabilidade do prprio condenado. O Sistema Progressivo de Pena compreende: - Regime Fechado - Regime Semi-aberto - Regime Aberto lapso de tempo e o desempenho do condenado podem lev-lo a sair da priso mais cedo. Um mau comportamento tambm pode prejudic-lo agravando a sua pena. A pena de Recluso pode ter como fase inicial tanto o regime fechado quanto o semi-aberto ou o aberto. Para que o indivduo seja enquadrado no regime fechado este dever que ser enquadrado dentro de alguns requisitos como: 1 A pena a ser cumprida dever ser igual ou maior que 8 anos; 2 Reincidente; 3 Crime Hediondo. Crimes Hediondos So crimes abjetos, isto , que mexem demais com os sentimento das pessoas, ou melhor dizendo comovem a populao. Sua previso Legal a Lei 8072/90 So hediondos os seguintes crimes: Homicdio qualificado: Art. 121 2 CP. Latrocnio: roubo seguido de morte: Art. 157 3 CP. Extorso qualificada por morte: Art. 158 2 CP. Extorso mediante seqestro na forma qualificada: Art. 159, caput, 1, 2 e 3 CP. Estupro: Art. 213 combinado com o Art. 223 caput pargrafo nico CP.

Atentado violento ao pudor: Art. 214 combinado com o Art. 223 caput pargrafo nico CP. Epidemia com resultado de morte ( ex.: indivduo larga uma bactria na caixa d'gua que abastece a cidade e com isso pessoas vem a morrer): Art. 267, 1 CP. Falsificao de Produtos destinados a fins teraputicos: Art. 273 caput, 1 alnea "a", "b" Genocdio: Lei 9455/97 Trfico Ilcito de Entorpecentes e Drogas a Fim: Lei 6368/76 - Artigo 12. Terrorismo: Lei 7170/83 Os autores destes crimes so insuscetveis de Anistia, Graa e Indulto e, tambm vedado a eles a concesso da liberdade provisria e da fiana, sendo que o regime aplicado ser o Regime Fechado e por conseguinte, vedado a quem pratica crime hediondo a progresso do regime de cumprimento da pena. A priso preventiva em regra somente aplicada nos crimes cuja pena cominada (pena prevista para o tipo penal) a de recluso. Temos como exemplo o Homicdio - Recluso e o Furto - Recluso e Multa. Relativamente Medida de Segurana: se o paciente praticou uma conduta cuja pena de recluso, a medida adotada ser a detentiva. Se, apenada com deteno a medida a ser adotada ser a ambulatorial. Relativamente Fiana: se o crime for apenado com recluso a fiana ser paga judicialmente. Se o crime por ventura for de deteno a fiana ser paga autoridade policial. Formas de Cominao das Penas no Cdigo Penal: As penas so cominadas no CP de forma isolada, cumulada ou alternativa. Apenas as PPL e multa aparecem cominadas nos tipos penais e, as penas restritivas de direitos sero aplicadas em substituio s penas privativas de liberdade se presentes certos requisitos. Tais requisitos so elencados no Art. 44 do CP, observam-se sua nova redao dada pela Lei 9714 / 25-11-1998. So requisitos: 1 - Pena Privativa de Liberdade no superior 4 anos; 2 - Crime praticado sem violncia ou grave ameaa pessoa; 3 - Ru no reincidente em crime doloso; 4 - Circunstncias Judiciais ( culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do condenado bem como motivos e circunstncias do crime ) indicativas de que essa substituio seja suficiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen