Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGSTICA CAMPUS MANAUS

ILMAILSON FERREIRA TELLES

RA: B4097E-3

TURMA: TL1 R/S 34 (SALA 4307)

LISTA DE EXERCCIOS DE INFORMTICA

PROFESSOR: MAX WILLIAN

MANAUS 2012

Exerccio de Informtica

1) Quais os benefcios proporcionados pela incluso digital? Bem, a meu ver, com a incluso digital todo e qualquer cidado estar apto a operar um computador, seja qual for a operao que ele deseja executar. Na era da informtica e tecnologias novas todas as pessoas tm que estar inteiradas das evolues. 2) Cite alguns exemplos nos quais a informtica pode ser aplicada? Ela pode ser aplicada nas mais diversas reas. Em escolas, por exemplo, em empresas dos mais diversos seguimentos. Com a infinidade de programas que existem atualmente diversos profissionais fazem uso da informtica para ter mais xito nos seus respectivos trabalhos. 3) Cite alguns exemplos de dispositivos de entrada e sada? So exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rgido, microfone, teclado, mouse, tela sensvel ao toque, Scanner, Leitor de cdigo de barras, Celular, Pendrive, Mquina fotogrfica digital, Webcam, joystick e outros acessrios de jogos. So exemplos de unidades de sada de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rgido e etc. 4) O que vem a ser uma rede de computadores e o que podemos fazer com ela? Rede de computadores nada mais do que a interligao do Hardware e Software, atravs de uma topologia de rede adota para a situao adequada. Essa interligao feita atravs de um HUB, SWIT, MODEM e etc. 5) Responda V ou F: (F) Podemos afirmar que o mouse o dispositivo de sada mais utilizado na atualidade. (F) O monitor o crebro do computador, nele todos os processamentos so executados. (V) A impressora um dispositivo de sada, utilizada para gerar no papel informaes armazenadas no computador.

6) Cite alguns hardwares que podemos encontrar no interior de um computador. Podemos encontrar HD, Memria RAM, Processador, Cooler, Placa de vdeo (se nesse computador estiver instalada uma) e etc. 7) O que vem a ser um browser e cite alguns exemplos. Um browser nada mais do que o navegador, um programa (software) que utilizamos para acessar a internet. Exemplos clssicos so o Internet Explorer da Microsoft, o Mozila Firefox (Livre) e o Google Chrome do poderoso Google, mas existe uma infinidade. 8) O que podemos esperar nos prximos anos em relao a evoluo da informtica? A evoluo constante, portanto o que podemos esperar que a tecnologia nos surpreenda a cada dia mais, uma vez que so investidos milhes e milhes em tecnologias super-avanadas, principalmente nos pases desenvolvidos, os de primeiro mundo, caso dos EUA e Japo. 9) Sabemos que a Internet um mundo no qual possibilita simplificar muito nossas vidas, entretanto existem muitos problemas que tambm encontramos. Cite alguns desses problemas. J foram constatados casos dos mais diferentes tipos. Em problemas clssicos vemos pedfilos utilizando a rede para encontrar vitimas para cometer seus crimes. Hackers utilizando a tecnologia para surrupiar os bens alheios, enfim, so vrios os crimes e/ou problemas cometidos pelos mais diversos meliantes na rede. 10) Por que to importante colocarmos nossos arquivos dentro das pastas? Bem, no diria que seguro que guardemos nossos arquivos em pastas (diretrios), pois eles (arquivos) podem ser salvos em qualquer dispositivo de entrada. Digo que uma forma de manter tudo na perfeita ordem, arquivos armazenados em pastas especficas, possibilitando o acesso mais rpido forma informao que se quer obter. 11) Na sua opinio, voc acha seguro realizar alguma movimentao financeira (pagamentos, transferncias) pela Internet? Comente.

Eu particularmente efetuo pagamento via internet. Mas, temos que saber utilizar os meios aos quais estamos contratando. Por exemplo, j fiz inmeros cursos pela internet, todos pagos com carto de crdito, criamos uma conta, digitamos nossos dados e ento a cobrana vem na fatura do carto, j fiz compras tambm via internet, super prtico, a mercadoria chega em casa sem transtorno, nunca ocorreu nenhum tipo de problema quanto a esses aspectos, mas devemos tomar muito cuidado, pois h pessoas muito mal intencionadas s observando para dar o bote. 12) Cite alguns exemplos de dispositivos de entrada/sada. So exemplos de unidades de entrada/sada de um computador: disco rgido, Scanner, Celular, Pendrive, Mquina fotogrfica digital, joystick e outros acessrios de jogos, impressora e etc. 13) Conceitue Hardware e Software. Hardware nada mais do que a parte fsica de um computador, ou seja, os perifricos. Exemplos: Disco rgido, Microfone, Teclado, Mouse, Scanner, Pendrive e etc. Software parte lgica, ou seja, os programas que do funcionalidade ao computador, cujo principal o SISTEMA OPERACIONAL, pois sem ele o computador inoperante. Outros exemplos de software so o editor de texto Word, da Microsoft, o Excel, do mesmo fabricante e etc. 14) O que vem a ser um sistema Operacional? Como j mencionei anteriormente, o SISTEMA OPERACIONAL o programa que d funcionalidade ao computador, pois o principal, sem ele o computador inoperante. 15) Quais foram as transformaes mais evidentes provocadas pelo uso da informtica nas ltimas dcadas? As formas de comunicao foram as principais transformaes evidenciadas pelo uso da informtica. Hoje somos milhes de pessoas interligadas, em diferentes partes do planeta. Sem falar dos avanos tecnolgicos que a cada dia nos surpreendem mais, a era da informtica sem dvida alguma j foi marcada na histria e com certeza vai ser a principal.

16) Conceitue Impressora e Scanner. A impressora um dispositivo de sada, utilizada para gerar no papel informaes armazenadas no computador tambm o perifrico responsvel por imprimir determinada informao preestabelecida pelo computador, tais como arquivos de textos, planilhas, fotos e etc. J o Scanner tem como tarefa principal a de digitalizar documentos, sejam eles fotos, textos, enfim, os dois hoje em dia at tm tarefas parecidas, visto que a maioria das impressoras fabricadas atualmente so multifuncionais, fazendo o Scanner ficar obsoleto. 17) Por que to importante que todos os colaboradores da empresa sejam comprometidos com a segurana da informao dentro da empresa? importante porque as informaes so vitais longevidade da empresa, portanto manter a integridade das informaes primordial, pois se determinadas informaes vazassem seriam prejudiciais empresa, uma vez que algo sigiloso chegando s mos erradas seria o fim de uma organizao, principalmente as indstrias. 18) Defina no-break e estabilizador. O No-break funciona como uma bateria, acumulando carga, para os casos em que h falta de energia, pois o interrupimento de energia sem aviso prvio pode afetar a integridade fsica do computador, levando o mesmo at a danos irreversveis. Com a carga que ele acumula durante seu funcionamento d para, por exemplo, voc desligar o computador at que a energia seja estabelecida novamente. J o estabilizador, como o prprio nome j diz, estabiliza a energia, para os casos de interrupo de energia, ele amortece o impacto da queda de energia, fazendo com que seu computador seja desligado sem grandes danos ao mesmo. 19) Apesar do processador (CPU) ser considerado como elemento central dentro de um microcomputador, voc considera os demais hardwares como relevantes? Por qu? O processador sem dvida o crebro de um computador, mas com certeza ele no seria nada sem os outros componentes. Por exemplo, se no houvesse um Cooler para controlar sua temperatura, para que ele no esquentasse demais, ele no suportaria e queimaria. Sem no existisse uma placa-me, onde o ligaramos (encaixaramos)? E se no existe uma memria RAM, que informaes ele processaria, uma vez que no haveria ningum

lhe fornecendo informaes? Enfim, ele imprescindvel sim, mas trabalhando em conjunto, pois sem os outros componentes ele apenas um pedalo de metal. 20) Na sua opinio O que deve ser levado em considerao na compra de um microcomputador? Essa a minha preferida. Bem, na hora de comprar de um computador devemos atentar sua configurao, temos que saber de quantos GB o HD e a memria RAM, se o processador potente o suficiente para as suas necessidades, se simples, dual core e etc. Devemos prestar muita ateno na fonte de alimentao, pois ela a principal causa de danos verificados em computadores atualmente. So muitos os motivos para levarmos em considerao na hora de comprarmos um computador, um leigo com certeza no sabe diferir um do outro, mas se inteirar o mnimo que seja sobre as tecnologias o bsico que devemos fazer para que sobrevivamos nesse mundo de constante transformao.

O nico lugar onde o sucesso vem antes do trabalho no dicionrio Albert Einstein

Das könnte Ihnen auch gefallen