Sie sind auf Seite 1von 3

14 dos 20 aeroportos funcionam acima do limite de 2003 a 2010 foi 110% de crescimento.

Objetivo analisar o setor de transporte areo no brasil. Base de anlise em 4 passos: Dados de investimentos federais, analise dos planos futuros da infraero, cenrio de utilizao dos portos, e viabilidade dos prazos para os grandes eventos, se a capacidade a ser instalada bate com a demanda estimada.

Publicao em 2010, logo no considera a atual crise mundial, e o pouco crescimento da economia brasileira, ento considera um cenrio de pujana econmica.

O investimento no setor vem sua maioria do oramento fiscal, logo o maior investimento saia dos prprios fundos da infraero, e o maior se deu em 2006, porem a execuo dos projetos lenta o que requer uma reorganizao na gesto.

Retomada de investimentos a partir de 2005, porem o choque nos acontecimentos de 2006 e 2007 pouco contriburam para o aumento desses investimentos, que no cresceram, ressalta-se que em 2006 os custos com transportes foram de 1 bi.

A infraero no consegue aplicar recursos sem outras fontes fiscais. necessidades de investimento em aeroportos identificadas pelas seguintes entidades privadas: FIESP (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo), SOBRATEMA e (Associao FDC Brasileira de Tecnologia Dom Cabral) para e

Equipamentos

Manuteno),

(Fundao

McKinsey&Company Com relao as perspectivas de investimentos exclusivos em aeroportos, as entidades de pesquisas privadas indicaram investimentos prximos aos que continham no plano de investimento da infraero, dessa maneira investimentos faro duplicar a capacidade dos aeroportos do amazonas e de fortaleza, j Viracopos vai triplicar de capacidade. De 2003 a 2010 crescimento mdio de 10% ao ano do movimento de passageiros somando 116% de aumento desde 2003.

Com relao ao movimento de aeronaves houve um crescimento de 50% no perodo, isso se visualiza tambm ao observar a quantidade e aeronaves cadastradas para o servio privado houve um aumento de 20% desde 2003 que significou um aumento de 30% das viagens. O crescimento marginal do numero de passageiros em relao ao de aeronaves implica num ganho de eficincia do setor, indicando um aproveitamento das inovaes tecnolgicas e taxas de ocupao. (ver taxas de ocupao CARVALHO e ALVES, 2006)

Dada uma situao de eficincia de 80% da ocupao de um aeroporto, pode-se fazer uma classificao dos aeroportos em trs categorias: situao adequada, preocupante e crtica.

Mostra que dos 20 aeroportos analisados 14 esto em situao critica com uma taxa de ocupao de mais de 180%. Os investimentos em aeroportos tem um retrospecto de demora e muitas vezes so alvos de intercesso do TCU por irregularidades durante os financiamento e as obras. Segundo o IPEA seriam necessrios 92 meses para a concluso das obras nos aeroportos. Conclui-se que os aeroportos: Manaus, Fortaleza, Guarulhos, Cuiab, Salvdor, Confins, Campinas, Porto Alegre ficaro prontos somente depois de 2014.

Cabe neste ponto relacionar se a capacidade esperada para 2014 ira suprir a futura demanda pelo transporte areo. O crescimento mdio anual de 10% na demanda total dos aeroportos controlados pela infraero, sendo que os 13 principais cresceram a 12,5% retrata um descompasso em relao a estes.

O IPEA faz uma analise da elasticidade renda da demanda do transporte areo, e nota que a variao de 1% no poder de compra real da populao indica um aumento de 3,17% no movimento de passageiros, porem para efeitos de anlise o IPEA usa uma elasticidade de valor 2.

A anlise de crescimento entre 2011 e 2014 de 5% ao ano do PIB retrata o cenrio mediano na poca em que foi escrita a publicao, sabemos que o brasil veio de um baixo PIB em 2011 e 2012 no deu sinais de recuperao mesmo aps a interveno do governo nas politicas de incentivo ao consumo e ao investimento.

Os autores analisam que num PIB de 5% ao ano o crescimento da demanda de passageiros crescer em mdia 10% (equivalente ao primeiro perodo de 20032010) e conclui-se que os planejamentos subestimaram a demanda futura, j que na previso dos 13 principais aeroportos 10 estariam acima da capacidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen