Sie sind auf Seite 1von 9

PROCESSO SELETIVO 2012 12/12/2011 Anos12/12/2011 Anos INSTRUES 1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome.

Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova desta fase composta de 10 questes discursivas de Biologia. 4. As questes devero ser resolvidas no caderno de prova e transcritas na folha de ver so definitiva, que ser distribuda pelo aplicador de prova no momento oportuno. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber a folha de verso definitiva, examine-a e verifique se o nome impresso nela corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. As respostas das questes devem ser transcritas NA NTEGRA na folha de verso definiti va, com caneta preta. Sero consideradas para correo apenas as respostas que constem na folha de verso definitiva. 8. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para a transcrio na folha de verso definitiva, de 2 horas e 30 minutos. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, a folha de verso definitiva e a ficha d e identificao. BIOLOGIA DURAO DESTA PROVA: 2 horas e 30 minutos NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO Conhecimentos Especficos ASSINATURA DO CANDIDATO CDIGO

3 01 -Dentre as cerca de 8,5 milhes de espcies de organismos vivos presentes hoje em nosso planeta, mais de 7,5 milhes so animais. Essa enorme diferena em nmero parece estar vinculada enorme f lexibilidade conferida por caractersticas da arquitetura do corpo dos animais, que os tornam aptos a viv er nos mais diferentes hbitats do planeta, o que certamente deve ter contribudo para a diversificao do grupo. Dentre as grandes mudanas ocorridas no processo evolutivo, podemos destacar trs importantes: aquisio da multi celularidade, aquisio do trato digestivo e aquisio de segmentao corporal. Apresente uma consequncia favorvel qu e cada uma dessas mudanas trouxe aos organismos. Aquisio de multicelularidade: Aquisio de trato digestivo: Aquisio de segmentao corporal:

02 -As razes primrias dos vegetais vasculares so o principal stio de absoro de gua e d sais minerais. A entrada desses compostos feita por difuso, por meio dos pelos absorventes, na epiderme da s razes. Para chegar at o cilindro central das razes, devem percorrer o crtex, pelas vias simplasto e apopla sto. No cilindro central, apenas uma dessas vias permanece. a) Qual essa via? b) Qual a importncia de que apenas essa via acontea a partir do cilindro central? a) b) 03 -Durante o desenvolvimento embrionrio, fontes constantes de oxignio, energia e nutrientes so imprescindveis para manter as altas taxas de proliferao e migrao celular. O embrio necessita tambm de gua, tanto para hidratao das clulas quanto para evitar a aderncia inapropriada das estruturas em for mao. Precisa, ainda, eliminar resduos metablicos txicos, que se formam ao longo dos processos de desenvo lvimento, e se proteger de substncias txicas, variao trmica e outras adversidades do ambiente. Os embries dos ver tebrados mais primitivos, como os peixes (Anamniotas), se desenvolvem em ntimo contato com o am biente aqutico, onde a maior parte dessas necessidades pode ser facilmente suprida. O aparecimento de ovos am niticos permitiu que o desenvolvimento embrionrio de certos vertebrados, como as aves (Amniotas), ocorre sse em ambiente terrestre. Para isso, desenvolveram-se os anexos embrionrios mnio (ou mnion), crion (ou crio), s aco vitelino e alantoide. Explique a importncia de cada um dos anexos no processo de desenvolvimento at a ec loso do indivduo, considerando as necessidades expostas acima. mnio:

4 Crion: Saco vitelino: Alantoide: 04 -Um fabricante oferece diferentes tipos de elementos filtrantes de gua para co nsumo humano. Os filtros de cermica, com uma malha de poros de at 200 nm, so considerados os mais eficientes para evita r que a gua contenha microorganismos. Explique a razo pela qual esses filtros so considerados esterilizantes. 05 -No heredograma abaixo, os indivduos afetados por uma anomalia gentica apresent am-se pintados de preto. I:1 I:2 I I I I II:1 II:2 II:3 II:4 III:1 III:2 III:3 III:4 3 4 5 6 7 8 a) Proponha uma hiptese para explicar geneticamente essa anomalia, abordando o nmero de genes envolvidos e o tipo de interao allica e de herana cromossmica (sexual ou autossmica). b) Indique os gentipos dos indivduos afetados e de seus pais. a)

5 b) indivduo afetado gentipo pais gentipo II:1 O I:1 OII:3 ASCUNHI:2 ASCUNHII:5 I:3 RIII:2 I:4 RIII:3 II:8 06 -Considere o seguinte experimento: duas plantas cresceram em ambientes comple tamente isolados. A planta A cresceu com suprimento de dixido de carbono normal, mas foi regada com gua contend o tomos de oxignio radioativo. A planta B desenvolveu-se com suprimento de gua normal, mas numa atmo sfera com dixido de carbono que continha tomos de oxignio radioativo. Cada planta cresceu realizando f otossntese. Foram ento analisados, para deteco de radioatividade, o oxignio da atmosfera e os acares das pla ntas. Em qual sistema (A ou B) ser encontrado oxignio radioativo e em qual ser encontrado o acar radioativo? E xplique suas escolhas. Reao simplificada da fotossntese: dixido de carbono + gua + luz acar + oxignio 07 -O quadro abaixo apresenta algumas colees biolgicas existentes no estado do Para n. Museu de Histria Natural Capo da Imbuia (MHNCI): Anfbios, Crustceos, Miripodos, Moluscos, Mamferos, Peixes e Rpteis. Museu de Zoologia da UEL (MZUEL): Abelhas, Anfbios, Aves, Mamferos, Peixes e Rpteis . Departamento de Zoologia da UFPR (DZUP): Cnidrios, Insetos e Mamferos. Os curadores dos trs museus realizaram uma reunio para trocar exemplares, de modo que todos os museus acabem tendo o mesmo nmero de filos de animais. Descobriram que, para isso, basta ria um dos museus doar uma parte de uma coleo ao museu com o menor nmero de filos. a) Identifique o museu que receber a doao. b) Identifique o museu que far a doao e qual coleo ter uma parte doada. c) Com quantos filos cada museu ficar? a) b) c)

6 08 -A partir de apenas 20 tipos diferentes d de aminocidos, uma clula pode produzi r aproxim madamente 20.000 diferentes tipos de protenas, como, por exemplo o, hemoglobina, colgeno e miosina. Essa produ o acontece pela ligao dos aminocidos em sequncias especfica as, que so diferentes para cada protena. Entreta an to, a mesma protena (por exemplo, hemoglobina) tem exatament te a mesma sequncia de aminocidos todas as v v ezes que produzida numa mesma clula. Explique como a clula ccontrola essa produo, para que todas as hemogllo binas sejam iguais. 09 -Em plantas contendo flores que ppossuem ambos os aparelhos reprodutores ((ma sculino e feminino), a autopolinizao geralmente evitada dde vrias maneiras, como pelo posicionamento d do estigma mais alto que as anteras, ou pela abertura de pistilo e a anteras em momentos diferentes. Apresen te uma explicao para a evoluo desses mecanismos que impedem a autofecundao, considerando as consequ ncias que o pr ocesso de autofecundao acarreta. 10 a) Na figura ao lado, que representa de forma simplificada o sistema circulatrio em humanos s, a quais letras correspondem, respect tivamente, veia e artria pulmonar? b) A trombose venosa profunda (TVP) reesulta da formao de um trombo (cogulo de sangue e) numa veia profunda da perna. Na a TVP pode ocorrer obstruo, parcial ou total, da a passagem do sangue. Em algumas situaes, o cogulo se desprende e transportadoo pelo sangue. Nesse caso, em qual d das pores do sistema circulatrio indicadas na fi guraa ele chegar primeiro? c) Indique, ordenando as letras, o percu urso que esse cogulo faria para ir de D at A . a) b) c)

Das könnte Ihnen auch gefallen