Sie sind auf Seite 1von 47

CURIOSIDADES GEOGRFICAS

ARCO-RIS COMUM
Fenmeno tico e meteorolgico em que a luz do sol decomposta quando atravessa gotas de GUA (chuva, cachoeiras, esguichos). Forma-se um arco com as cores sempre na mesma ordem vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O sol est sempre atrs do observador, em baixo ngulo; o centro do arco circular est na direo oposta ao sol.

ARCO-RIS COMUM

ARCO-RIS DE FOGO
Fenmeno tico em que a luz do sol decomposta quando atravessa CRISTAIS DE GELO existentes em nuvens tipo cirrus, existentes em grande altitude. As nuvens apresentam cores semelhantes s do arco-ris comum, porm sem formas definidas. O sol precisa estar bem alto, pelo menos 58 acima da linha do horizonte.

ARCO-RIS DE FOGO

AURORA AUSTRAL OU BOREAL


Fenmeno tico observado nos cus noturnos em regies prximas aos plos magnticos, sul e norte.
provocado pelo impacto de partculas eltricas do VENTO SOLAR com a alta atmosfera da Terra (32 a 320 km de altitude). Apresentam formas e coloridos bem diversificados. As cores variam conforme a altitude e os tipos de gases da atmosfera. Fenmenos semelhantes ocorrem em outros planetas do Sistema Solar que possuem atmosfera de qualquer natureza.

AURORA AUSTRAL OU BOREAL

BURACOS AZUIS
Embora encontrados nos mares, so remanescentes de extensos sistemas de cavernas formadas pela ao da gua doce em regies calcrias, em terra firme, durante perodos de antigas glaciaes, h 15 mil anos, quando o nvel do mar chegou a 100120m abaixo do atual. Neles so encontradas estalactites e estalagmites, s formadas em ambiente terrestre, alm de vestgios de animais terrestres. Os buracos so resultantes do desabamento de partes dos tetos das cavernas. Com a elevao do nvel do mar, tais sistemas de cavernas ficaram submersas. Hoje atraem turistas, mergulhadores e cientistas.

BURACOS AZUIS

CACHOEIRAS CONGELADAS

CACHOEIRAS CONGELADAS

CAVERNA DE NAICA
Localizada no Estado de Chihuahua , Mxico, a cerca de 300 m abaixo de uma mina comercial. Contm os maiores cristais at hoje descobertos, alguns com mais de 10 m x 3 m, pesando at 100 toneladas. So cristais translcidos de SELENITA, uma forma de gesso, formados dentro de gua, em temperatura de cerca de 70 C.

O acesso caverna s foi possvel com o bombeamento da gua l contida; no aberta a turistas, s a pesquisadores e fotgrafos; as condies ambientais so inspitas.

CAVERNA DE NAICA

CAVERNAS CALCRIAS
Formam-se no subsolo, em rochas calcrias, como a CALCITA, de origem sedimentar marinha; no raro encontrar nelas restos sseos de animais marinhos. Com a infiltrao de gua cida (de chuva, rios, etc.), contendo gs carbnico, as rochas comeam lentamente a se decompor e dissolver.

Com o tempo formam-se cavernas, ornamentadas com infinitas configuraes, rios subterrneos e outras formaes.
As estalactites so formadas na parte superior, onde goteja a gua com o calcrio dissolvido. As estalagmites crescem no cho, onde caem as gotas. Quando ambas se unem, formam-se colunas.

CAVERNAS CALCRIAS

CAVERNAS VULCNICAS
Ou TUBOS DE LAVA, formam-se basicamente de duas maneiras: aps expelir lava, os dutos de vulces podem se tornar ocos; j os derrames de lava basltica se espalham por reas extensas, solidificam-se na parte superior e continuam fluindo internamente, podendo tambm deixar para trs dutos ocos; em ambos os casos, se houver novos derrames, tudo se transforma. Essas cavernas no tem a beleza e diversidade de formas das de origem calcria. Se os vulces esto prximos ao mar, os derrames e os dutos podem continuar sob as guas. O mais extenso duto vulcnico conhecido fica no Hava, com 65 km.
CAVERNAS VULCNICAS

FORMAO DE

LAVA SLIDA EM TETOS E PAREDES

FONTE E DERRAME SUPERFICIAL ATIVO DE BASALTO

CAVERNA INUNDADA

JORRO SUPERFICIAL DE LAVA BASLTICA

C A V E R N A S

V U L C N I C A S

COLUNA DE LAVA SLIDA NUMA CAVERNA

COLINAS DE CHOCOLATE
Situadas na Ilha de Bohol, Filipinas. So mais de 1700 colinas, a maioria com 30 a 50 m de altura (at 120 m), cnicas e muito simtricas, espalhadas por uma rea de 50 km. Constitudas por rochas calcrias, provavelmente de ORIGEM MARINHA. So cobertas por vegetao rala, que na estao seca fica marrom, da o nome.

CRISTAIS DE NEVE
So formados pelo congelamento de vapor dgua contido em nuvens de grande altitude. Todo minsculo CRISTAL de neve cresce lentamente, com duas faces planas e as laterais de forma sempre HEXAGONAL; dependendo da velocidade de congelamento e das condies atmosfricas (temperatura, altitude, presso, grau de umidade, ventos, etc), suas formas vo se diferenciando, sendo raros os bem regulares; no existem dois cristais de neve iguais. As fotos anexas, de cores naturais ou no, foram obtidas com auxlio de microscpios. Os FLOCOS de neve, leves, brancos e translcidos, so constitudos por um ou mais cristais aglutinados que, em condies especiais se precipitam lentamente, podendo ou no chegar ao solo. No confundir neve com GRANIZO, que so gotas de chuva congeladas e amorfas, que se precipitam com rapidez.

C R I S T A I S

D E N E V E

DELTAS DE RIOS
O DELTA se forma na foz de rios, em plancies existentes ou formadas pelos prprios rios, com o acmulo de sedimentos provenientes da sua bacia. Os deltas em geral tm a forma triangular (da o nome, da letra grega delta). Os rios de delta se dividem em inmeros braos, com cursos que se alteram com o tempo. O delta contm reas pantanosas ou inundveis temporariamente; por causa da acomodao dos sedimentos, essas reas tendem a afundar, gradualmente ou no. Como tais reas costumam ser frteis, so sempre atrativas para o homem, apesar dos riscos de inundaes, provocadas por chuvas, mars, maremotos, furaces, etc. Boa parte da cidade de New Orleans, USA, est abaixo do nvel do rio Mississippi e do mar; esses bairros so protegidos dos rios, lagos e do mar atravs de diques, que gradativamente tm que ser elevados para compensar o afundamento do solo. Na regio de Alexandria, Egito, no delta do rio Nilo, algumas reas habitadas h dois mil anos encontram-se hoje sob o mar.

FOTOS DE SATLITE - CORES NATURAIS OU NO

MISSISSIPPI
FINAL DO DELTA

GOLFO DO MXICO

DELTAS DE RIOS
MISSISSIPPI
LAKE PONTCHARTRAIN

NEW ORLEANS

GOLFO DO MXICO

MAR MEDITERRNEO

DELTAS DE RIOS
LENA - RSSIA
OCEANO RTICO CANAL DE SUEZ

NILO - EGITO
MAR VERMELHO

OCEANO NDICO

GANGES, NDIA E BANGLADESH

DELTAS DE RIOS
YUKON - ALASKA - USA
MAR DE BERING MAR DE BERING

VOLGA - RSSIA

MAR CSPIO

MAR DO CARIBE

ORINOCO - VENEZUELA

DELTA DO OKAVANGO
(DESERTO DO KALAHARI)
Nem todos os rios correm para o mar. O rio Okavango nasce em Angola e corre para sudeste, em direo a Botswana. Com as chuvas de vero nas nascentes, suas guas se avolumam e inundam o norte do deserto de Kalahari, formando o maior DELTA INTERIOR do mundo, com 15 a 22 mil km (ver foto de satlite direita). A rea do Delta transforma-se num pntano temporrio, de grande interesse ecoturstico pelas paisagens mutveis e rica fauna. Como curiosidade, os lees do Delta, para caar e sobreviver, aprenderam a conviver com a gua.
DELTA

DESERTO DE

KALAHARI

DELTA DO OKAVANGO
(DESERTO DO KALAHARI
NORTE DO KALAHARI NA MAIOR PARTE DO ANO

PNTANOS

VEGETAO TEMPORRIA MEANDROS

FLORESTAS DE PEDRA CALCRIA - MADAGASCAR


REA PROTEGIDA- 1550 km - ELEVAES DE AT 120 m

D E S F I L A D E I R O

LMURES

FLORESTAS DE PEDRA CALCRIA - MADAGASCAR

FLORESTAS DE PEDRA - RSSIA


PERTO DE YAKUTSK. ACESSO PELO RIO LENA, QUANDO NO CONGELADO. SIBRIA

RIO LENA (4.400 km)

FLORESTAS DE PEDRA CALCRIA - CHINA


FLORESTA DE PEDRA DE SHILIN, PROVNCIA DE YUNNAN

FURACES
Ou TUFES, CICLONES TROPICAIS, so tempestades de nuvens giratrias formadas geralmente no vero sobre as guas aquecidas dos oceanos tropicais. No Hemisfrio Sul eles giram no sentido horrio; no Norte, no sentido anti-horrio. Podem atingir centenas de km de dimetro, altura de alguns km, velocidade dos ventos giratrios de mais de 100 km/h e possuem no centro o chamado olho, onde a velocidade quase nula. Ao se deslocar, sobre guas e terras, com trajetrias indefinidas, podem causar grandes estragos, pelos fortes ventos e chuvas, relmpagos, agitao das ondas, elevao de mars; ao atingir litorais podem causar destruies e enchentes.
AUSTRLIA

OCEANO PACFICO

Percorrendo reas continentais perdem fora e se dissipam.

FURACES
OCEANO PACFICO MXICO

GLFO DO MXICO

LENIS MARANHENSES
Sito no litoral nordeste do Maranho, ocupa uma rea de 270 km, a maior parte PARQUE NACIONAL.
um pequeno deserto de dunas brancas, de at 40 m de altura, com areia trazida por ventos de leste, irrigado por chuvas regulares no primeiro semestre, que formam lagoas de gua doce, de tons verdes e azuis. No segundo semestre as lagoas diminuem ou secam, por evaporao ou absoro; muitas das lagoas possuem fauna e flora, perenes ou temporrias. A maioria dos turistas s visitam o contorno dos Lenis, utilizando veculos terrestres ou barcos; como no h estradas, a explorao do interior exige veculos com trao 4x4, (por segurana, mnimo de dois); outra opo so os passeios areos.

LENIS MARANHENSES

MONTE RORAIMA

NUVENS BAIXAS

INTEGRA UM CONJUNTO DE CENTENAS DE MONTANHAS, A MAIORIA SITA NA VENEZUELA. SUAS ROCHAS TM DOIS BILHES DE ANOS, SO DAS MAIS ANTIGAS DA TERRA. SEU TOPO TABULAR MEDE AT 17 X 6 KM, COM QUASE 40 KM E ALTITUDE MXIMA DE 2.734 M. NO SEU TOPO EST O MARCO DA TRPLICE FRONTEIRA ENTRE BRASIL, GUIANA E VENEZUELA. NA REGIO FORAM CRIADOS GRANDES PARQUES NACIONAIS, NO BRASIL E NA VENEZUELA.

MONTE RORAIMA

OLHO DO SAARA
Ou Estrutura Richat, situada na Mauritnia, noroeste da frica, essa estranha formao, de cerca de 50 km de dimetro, s visvel do espao. Sua origem ainda controversa; inicialmente pensou-se que teria sido formada pela queda de um meteorito; pela anlise das rochas, acredita-se hoje que seja resultante da eroso de uma extensa elevao circular, muito antiga.
A segunda foto possui colorido artificial, para identificar os diferentes tipos de solo e rochas dessa rea do Saara.

PAMUKKALE
Formao calcria situada na Turquia, local de TERMAS h mais de 2.000 anos. Contm fontes termais cujas guas descem de um monte em cascatas, atravs de inmeras bacias, formadas por material calcrio dissolvido e depois consolidado como mrmore travertino. Local muito frequentado por turistas, foi declarado Patrimnio Mundial pela UNESCO.

PAMUKKALE

REDEMOINHOS DE FOGO

RELMPAGOS DE CATATUMBO
Ou FAROL DE MARACAIBO, fenmeno descrito pelos europeus h 500 anos, j conhecido pelos nativos. Durante cerca de 50% das noites por ano, prximo foz do rio Catatumbo, que desgua no lago Maracaibo, ocorrem 2.500 a 3.000 relmpagos por noite, grande parte de nuvem para nuvem, a uns 5 km de altitude.

O lago Maracaibo, com 13 mil km, rico em petrleo, o maior da Amrica do Sul; s suas margens est a cidade de Maracabo, a segunda da Venezuela.
Os relmpagos, visveis por toda a regio do lago, parecem silentes, pelas grandes distncias dos espectadores. A regio tem grande pluviosidade, face aos ventos midos que vm do Caribe e do prprio lago, que encontram a extremidade norte da Cordilheira dos Andes, bifurcada e quase intransponvel; Parques Nacionais foram ali criados, na Venezuela e na vizinha Colmbia. Cientistas afirmam que 10% do OZNIO produzido na Terra provm dos relmpagos da regio.

RELMPAGOS DE CATATUMBO
VENEZUELA

SALAR DE UYUNI
uma grande plancie de sal, no sudoeste da Bolvia, com cerca de 11.000 km de rea, a 3.650 m de altitude. to plana que utilizada para calibrar instrumentos de satlites. Calcula-se que contenha cerca de 10 bilhes de toneladas de sal, com at 120 m de profundidade, rico em diversos minerais, tendo a maior reserva de ltio conhecida. A origem desse sal controversa e complexa. No vero, com o derretimento de geleiras dos Andes e algumas chuvas, o Salar coberto por uma camada de gua de uns 30 cm, que o transforma em um gigantesco espelho. Com as guas, aparecem bandos de flamingos. Os turistas tm muitas opes: deserto salgado, de cactos, espelho dgua, giseres, guas termais, vista dos Andes, a fauna, etc.

SALAR DE UYUNI
EXTRAO MANUAL DE SAL

ESTRADA

ESPELHO DGUA

FLAMINGOS

TORNADOS
So colunas giratrias de ar e vapor dgua que se formam sobre terras ou guas, em geral em reas tropicais, sob nuvens densas, com forma de cone invertido; no Hemisfrio Sul, giram em sentido horrio; no Norte, no sentido anti-horrio.

Quando tocam solo ou gua levantam nuvens de poeira, detritos ou gua, podendo causar grandes destruies; seu surgimento e trajeto so imprevisveis; so em geral acompanhados de fortes chuvas e granizo.
Giram entre 65 a 180 km/h, medem uns 75 m de altura, deslocam-se por poucos metros ou quilmetros, at se extinguirem; os funis so estreitos, raramente chegam a 1 km de dimetro, e duram uns 20 minutos; os mais violentos podem atingir mais de 400 km/h, medir at 1,5 km de altura e percorrer mais de 100 km. Apresentam formas diversificadas, como funis mltiplos; os sobre as guas so chamados Trombas Dgua; os Redemoinhos de P ou de Fogo no so considerados tornados.

TORNADOS

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen