Sie sind auf Seite 1von 4

Escola Bahiana de Medicina e Sade Pblica EBMSP Estudo dirigido de reviso (Sistema Endcrino) Biomorfuncional II (Fisiologia) Monitores: Aline

ne Taranto, Lucas Adrno e Liz Rocha Professor: Matheus S INTRODUO AO SISTEMA ENDCRINO 1. Quais as trs classes de hormnios existentes? Fale sobre seus mecanismos de ao e solubilidade. 2. Defina feedback e relacione com a manuteno da homeostasia. Fale tambm sobre a ala longa, curta e muito curta. 3. Sobre a fisiologia do sistema endcrino, julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas, justificando as falsas: ( ) O feedback negativo pode ser definido como uma resposta inibitria da glndula produtora do hormnio quando este esta em pequenas concentraes no plasma. ( ) A estimulao da liberao dos hormnios controlada por sinais exclusivamente neuronais. ( ) O hipotlamo posterior contribui para o controle de diversas funes vitais, como o aumento da presso arterial e a dilatao pupilar. ( ) A aldosterona um mineralocorticoide extremamente importante para a produo de catecolaminas no SNC.

HIPFISE E HIPOTLAMO 1. Os seguintes hormnios so secretados pela adeno-hipfise exceto: a) Adrenocorticotropina (ACTH); b) Tireotropina (TSH); c) Hormnio Luteinizante (LH); d) Hormnio Liberador do Hormnio do Crescimento (GHRH); e) Somatrotopina (GH). 2. No caso 04, a famlia do Sr. Joo ficou espantada com a possibilidade do aumento de GH ser responsvel pela hiperglicemia. Explique este fato. 3. Quais so os hormnios da tireoide e da paratireoide? Cite suas principais aes no organismo, e a relao entre eles.

TIREOIDE E PARATIREOIDE 1. Sobre a tireoide podemos afirmar: a) O mais importante regulador da sua funo o TSH; b) O mais importante regulador do seu conhecimento o TSH; c) As alternativas a e b esto corretas;

d) Cada molcula de TGB fixa duas molculas de T4; e) Nenhuma das alternativas anteriores. 2. So atributos dos hormnios tireoidianos, exceto: a) Regulao do ritmo metablico global do organismo; b) Participar de forma crtica no crescimento e desenvolvimento normal; c) Iniciar a sua produo j no feto com 11 a 12 semanas de gestao; d) Passar da circulao materna para a fetal e assegurar o desenvolvimento de um feto sadio; e) Ritmo de secreo estvel. 3. A Calcitonina: a) liberada pela neuro-hipfise; b) produzida pelas paratireoides; c) produzida pelas clulas C da tireide; d) Aumenta a concentrao plasmtica de PO4; e) Todas as alternativas esto corretas. 4. Como regulada a produo do PTH? Discuta a funo do referido hormnio.

GLNDULAS SUPRARRENAIS 1. Estimula(m) a secreo de cortisol, exceto: a) ACTH; b) Perodo da madrugada, antes do despertar; c) Stress; d) TSH; e) Fatores que estimulam a produo do ACTH. 2. A adrenalectomia: a) sempre fatal, mesmo que unilateral; b) Sempre leva morte, independentemente do tratamento; c) Somente causa a morte se bilateral e na ausncia de reposio hormonal; d) Produz apenas hipertenso arterial leve crnica; e) Todas as alternativas esto erradas. 3. 4. 5. Quais os efeitos dos glicocorticoides e dos mineralocorticoides no organismo? Qual o principal mecanismo de ao celular dos esteroides? Porque se diz que o cortisol diabetognico e antiinsulinico?

6. Qual a relao do cortisol com a maturao do feto?

7. O cortisol aumenta a gliconeognese. Est correto? Justifique. PNCREAS ENDCRINO 1. O excesso de carboidratos nos organismos aumentam os nveis de insulina, convertendo esses carboidratos em ________________, sendo armazenados no fgado e nos msculos. Alm disso todo o excesso de carboidrato que no pode ser armazenado sob a forma de _____________ convertido em _____________ e armazenado no ______________. 2. Porque os diabticos possuem um hlito actico? 3. 4. 5. O glucagon pode ser considerado como um diabetognico, por qu? Qual o hormnio que inibe tanto a insulina quanto o glucagon? Insulina, glucagon, e somatostatina so produzidos, respectivamente, nas seguintes clulas das ilhotas pancreticas: a) Beta, delta e alfa; b) Alfa, delta e beta; c) Beta, alfa e delta; d) Beta, gama e theta; e) Alfa, beta e gama.

6. Estimula(m) a secreo de insulina, exceto: a) Excesso de glicose; b) Arginina; c) Lisina; d) Somatostatina; e) Excesso de substratos energticos. 7. O glucagon: a) Tem sua secreo estimulada pela somatostatina; b) Tem peso molecular de 9.000; c) produzido fora das ilhotas pancreticas; d) Promove a mobilizao de substratos energticos; e) Todas as alternativas esto erradas. 8. O glucagon: a) Regula a utilizao de glicose pelos tecidos perifricos; b) Estimula a glicogenognese; c) Estimula a gliconeognese; d) Tem sua secreo inibida pela hipoglicemia; e) As alternativas "c" e "d" esto corretas.

9. A somatostatina: a) Tem ao desconhecida; b) produzida pelas clulas alfa das ilhotas pancreticas; c) Estimula a secreo de insulina; d) Inibe a secreo de glucagon; e) Todas as alternativas esto corretas.

Das könnte Ihnen auch gefallen