Sie sind auf Seite 1von 9

GEOGRAFIA 10 ANO:

RECURSOS MARITIMOS

1. Introduo:
Para Portugal continental (atendendo sua posio geogrfica), o mar sempre teve uma grande importncia, quer no passado (poca dos descobrimentos), quer no presente (ao constituir a rea mais atrativa para a localizao da populao e das suas atividades econmicas). O mar portugus constitudo por camadas de gua que se sobrepem: guas profundas (mais de 3000 m de profundidade) e frias (3C) do Atlntico Norte. gua de origem mediterrnica, quente, que circula entre 400 e os 1500 m de profundidade gua central do Atlntico do nordeste, que constitui a camada superficial, com um ramo subtropical e outro subpolar.

Limite inferior ocenico alvo de uma lenta mas continua evoluo: As placas tectnicas movimentam-se Os vulces submarinos podem entrar em erupo lanando lava para os fundos ocenicos As reas continentais vertem continuamente para os oceanos detritos minerais e orgnicos.

Quais os recursos martimos mais importantes? Pesca: apesar de se apresentar em decrscimo a atividade piscatria continua a ter uma importncia significativa em algumas regies do litoral. Sal: A extrao de sal esteve, noutros tempos, presente ao longo de toda a costa portuguesa, hoje, est praticamente restrita ao Algarve. Algas: A explorao de algas, que tradicionalmente serviam de fertilizante agrcola (molio), poder constituir uma potencialidade enquanto matria-prima para a indstria cosmtica, farmacutica e bioqumica. Atividade turstica: O turismo em Portugal encontra no litoral um dos seus locais privilegiados. As caractersticas do clima juntamente com as belas praias de que Portugal dispe so Fatores atrativos para grande parte dos turistas que escolhem Portugal como destino. Recursos energticos: a energia das mars foi das primeiras a serem aproveitadas em Portugal. Hoje Portugal aproveita energia atravs das ondas e mars e atravs da energia elica existente beira-mar.

2. Plataforma Continental:
reas morfolgicas distintas: Plataforma continental vai at cerca de 200 metros de profundidade. Constitui a rea morfolgica do oceano que mais influncia recebe das reas emersas (detritos minerais e orgnicos so continuamente vertidos nela, originando uma significativa cobertura sedimentar);
Talude continental, rea de forte declive e que efetua a transio entre a plataforma continental e as reas mais profundas e extensas;

Zonas abissais, maior profundidade (3000 a 5000 metros), muitas vezes aplanadas (bacias ou plancies), constitudas por matria de maior densidade tpica do fundo ocenico. Montanhas submarinhas, Atlntico se desenvolvem longitudinalmente ao longo da parte mdia do mesmo (dorsal atlntica). Principais picos desta cadeia submarina emergem, dando origem a ilhas, como o caso das aorianas.

3. Mecanismo:
A Tectnica: A litosfera encontra-se fragmentada em enormes blocos que, em conjunto, fazem dela um imenso puzzle so as placas tectnicas. Corrente Martimas: As diferenas superficiais e em profundidade a nvel de temperatura e de salinidade desencadeiam correntes de circulao ocenica so correntes martimas. Movimentos verticais das guas numa dada faixa ocenica. Descendentes denominamse downwelling. Ascendentes tomam a designao de upwelling. Upwelling, corrente ascendente de uma massa de gua ocenica, encontra-se frequentemente associado a reas marginais dos oceanos e uma consequncia da ao do vento sobre essas reas.

4. Litoral:
Linha de Costa a linha de contacto entre a terra e o mar, ao nvel atingido pela mar mais alta, em perodo de calma atmosfrica. Orla costeira, a poro de territrio onde o mar exerce diretamente a sua ao, coadjuvado pela ao elica, e que se estende para o lado de terra por centenas de metros e, do lado do mar, at profundidade dos 30 metros. Zona costeira, a poro de territrio influenciada direta e indiretamente em termos biofsicos pelo mar

Litoral, termo genrico que descreve pores de territrio que so influenciadas direta e indiretamente pela proximidade do mar. A linha de costa de Portugal continental apresenta um traado quase retilneo, pouco recortado, ou seja, com poucas reentrncias e salincias. O litoral portugus dominado fundamentalmente por dois tipos de costa: - Costa de arriba uma costa talhada em afloramentos rochosos de elevado grau de dureza. Pode ser alta, rochosa e escarpada ou igualmente rochosa mas ais baixa. Pode ser acompanhada por pequenas extenses de areia, muitas vezes s visveis na mar baixa. - Costa de praia costa baixa e arenosa, frequentemente associada a sistemas dunares. Abraso marinha a eroso provocada pelo mar, sendo especialmente notria nas arribas, costas altas e escarpas. Eroso marinha/Abraso formao de uma plataforma de abraso: 1. O mar desgasta a base da arriba. 2. Quando a parte superior da arriba fica sem apoio, acaba por desmoronar-se, observa-se o recuo da arriba. 3. Na base da nova arriba acumulam-se os blocos rochosos resultantes do seu desmoronamento. 4. Forma-se ento uma plataforma de abraso, que formada pelos sedimentos resultantes do desgaste da arriba e pelos blocos desse mesmo desgaste.

Recuo da arriba O progressivo recuo da arriba leva ao alargamento da plataforma de abraso, que, associado sua inclinao, faz com que as ondas atinjam a base da arriba com menor intensidade e com menor capacidade erosiva assim, a certa altura, o mar deixa de conseguir atingir a arriba surgindo arriba fssil ou morta. Costa de emerso surge no norte litoral de Portugal dado que a rea do litoral que imergiu devido ao recuo das guas do mar dando origem a pequenas reentrncias e algumas praias. A costa apesar de ser constituda por rochas duras a linha de contacto com o mar apresenta-se predominantemente baixa. Principais acidentes de costa Existem ao longo da costa alguns acidentes associados a reentrncias e salincias.

5. Os acidentes do litoral:
Tombolo de Peniche: Outrora existia uma ilha prxima da costa em Peniche, e, ao longo dos anos, as correntes martimas acumularam sedimentos entre a ilha e o continente, fazendo com que estes se unissem, formando o tombolo de Peniche.

Ilha de Faro ou ria formosa: O lido de Faro formou-se com a acumulao de sedimentos levados pelas correntes martimas. Esta acumulao de sedimentos levou formao de pequenas ilhas, a este conjunto de pequenas ilhas chamamos lido. s ilhas mais compridas chamamos cordes litorais.

Haff-delta de Aveiro: Inicialmente existia um pequeno golfo em Aveiro e, nesse golfo desaguavam 3 rios independentes (Vouga, gueda, crtoma). Estes rios depositaram sedimentos no golfo que se tornou cada vez mais pequeno.

Os rios tiveram ento muita dificuldade em romper os sedimentos, pelo que se deram algumas capturas. O rio crtoma foi capturado pelo gueda, e este foi capturado pelo Vouga, com isto, o rio vouga ficou com o seu caudal mais o caudal dos outros 2 rios capturados, tornando-se mais forte, conseguindo ento romper os sedimentos e desaguar no golfo. Pela acumulao de sedimentos no litoral vai ser formado um cordo litoral de sentido Norte-sul e outro no sentido oposto, com o passar dos anos estes cordes taparam o golfo pelo que o homem teve de interferir, abrindo um caminho para os barcos passarem para o porto, a esta abertura chamamos barreira artificial aberta atravs do uso de mquinas. Por fim, dentro do golfo continua a acumulao de sedimentos e muitas algas, formandose pequenas ilhas, o que significa que o golfo est a diminuir, podendo no futuro desaparecer. Esturio do tejo e sado: Qual a importncia destes esturios? Portos: o de lisboa (tejo) e o de setbal (sado) Zonas protegidas em termos ambientais: reas com ambientes hmidos com fauna e flora que se desenvolve muito bem nestes ambientes. Muitas aves migratrias. Que importncia tm os acidentes do litoral portugus? Os acidentes do litoral (reentrncias e salincias) permitem a construo de portos, pois a costa portuguesa muito rectlinia.

6. A Pesca:
As caractersticas da frota pesqueira Tipos de embarcaes. Embarcaes de pesca local: Inferior a 12 metros; Meritoriamente em madeira; Atuam em gua interior (esturios e lagunas), ou perto da costa, at 6 milhas. Artes de pesca diversificadas; Curtos perodos de tempo no mar;

So responsveis por grande nmero de postos trabalho.

Embarcaes de pesca costeira: Desenvolvem a sua atividade para l das 6 milhas da costa; Podem operar em reas mais afastadas mesmo alm da ZEE nacional; Detm meios de conservao; Tem maior autonomia e potncias que as embarcaes de pesca local; As de maior dimenso, podem permanecer 2 a 3 semanas no mar.

Embarcaes de pesca de largo: Tem grandes dimenses; Atuam para l das 12 milhas, nas guas internacionais ou ZEE estrangeira; Tem condies de autonomia que permitem a permanncia no mar longos perodos de tempo; Utilizam tcnicas de captura e deteno de cardumes, com sondas, meios areos e informao por satlite; Tm equipamentos que permitem a transformao, conservao e congelao do pescado bordo.

Caractersticas das embarcaes em Portugal: Em Portugal, dominam pequenas embarcaes, antigas, de fraca capacidade com poucas condies de habilidade, operacionalidade, higiene e segurana; Nos ltimos anos, a frota de pesca tem vindo a diminuir o nmero de embarcaes, a potncia motriz e arqueao bruta; Esta quebra deve-se, sobretudo a embarcaes de largo devido a: necessidade de redimensionar a frota de pescas, para adequar aos recursos atualmente disponveis; criao das zonas econmicas exclusivas; Ao aumento de restries noutras reas onde Portugal, tradicionalmente exercia esta atividade.

Consequncias da fraca formao profissional da mo-de-obra na pesca. A fraca formao profissional explica a baixa produtividade nesta rea, da mesma forma que impede a modernizao e desenvolvimento do setor. De facto as

modernas tcnicas de pesca, as novas embarcaes e os meios utilizados exigem mais que os saberes tradicionais. Estes equipamentos exigem uma preparao especializada relacionada no s da pesca em si, mas tambm com a navegao, preservao dos recursos e com a gesto econmica da atividade.

Livro Verde Sinaliza ;

Livro Branco Coloca em prtica

7. Dunas:
Dunas: Importante barreira contra o avano do mar; Espao vital para vrias espcies animais e vegetais.

Fatores que influenciam a configurao da linha da costa Naturais: Ao do mar Abraso Marinha; Constituio geolgica; Tectnica; Clima.

Caractersticas da linha da costa.

Humana: Interveno do homem nas reas litoral.

8. Enquadramento Oficial:
A partir de 1998 Lei de Bases da Poltica de Ordenamento do Territrio. Em 2003 Programa Finisterra: Reforo das dunas e estabilizao de arribas; Requalificao das praias; Requalificao e/ou reviso da ocupao urbana; Interveno em esturios e reas porturias;

Proteo e valorizao de reas sensveis costeiras; Criao de campanhas de sensibilizao ambiental; Dinamizao do programa de monotorizao da orla costeira.

Fevereiro de 2006 Programa Nacional de Ordenamento de Territrio (PNPOT). 16 Novembro de 2006 Estratgia Nacional do Mar. O conhecimento, enquanto suporte para decises fundamentadas e adequadas; O planeamento e o ordenamento espcias, indispensveis para assegura uma perspetival ecossistemtica sustentvel; A promoo e a defesa ativa interesses nacionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen