Sie sind auf Seite 1von 11

Hardware e Software: Conceitos Bsicos

Para quem deseja realizar uma provas de concursos pblicos, necessrio ter conhecimentos bsicos sobre os conceitos de informtica. Alm disso, essas informaes auxiliam em situaes do dia a dia quando h problemas com o computador. Desse modo, o computador dividido em: hardware e software. Hardware so as partes concretas de uma mquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rgido, a memria, entre outros itens utilizados na fabricao de um computador ou equipamentos eletrnicos. Esses elementos se comunicam com os demais atravs do barramento, um doscomponentes da placa-me. O profissional responsvel por essa rea, dentro da cincia da computao o arquiteto de computadores. O computador qualquer dispositivo eletrnico que pode armazenar, manipular e enviar dados processados de volta ao usurio.

Componentes do Computador
Gabinete (Sistema Central)
uma caixa de metal com elementos de plstico que pode ser vertical ou horizontal responsvel por armazenar a CPU, odisco rgido, o driver de CD/DVD, sadas para a impressora, caixas de som, etc. Um dos principais elementos que ela armazena a fonte de alimentao que converte a corrente alternada para contnua com o objetivo de alimentar os componentes do computador. Por isso, ela deve ser conectada placa-me, ao cooler, aos drives e ao HD. O gabinete do computador pode ser em forma de:

Desktop: o gabinete que fica na horizontal (geralmente se coloca o monitor em cima dele); Torre: o gabinete que fica na posio vertical, que pode ser Mini Tower, Mid Tower ou Full Tower, com 3, 4 e acima 4 baias (espao que so inseridos os drivers) respectivamente;

Processador
O processador chamado de CPU (unidade central de processamento) e est acoplado placa-me. Ele um pequeno chip que faz todo o controle das operaes que sero

realizadas pelo computador. Quanto melhor o processador, maior agilidade as tarefas sero realizadas. O processador composto pelo cooler, um sistema capaz de controlar a sua temperatura padro. Se houver essa regulao, maior vida til ter o chip e isso ir variar de acordo com o fabricante. Todo processador formado por um conjunto de pinos (contatos) que servem para serem conectados em determinado tipo de placa-me. Os fabricantes mais conhecidos deste componente so Intel e AMD. Exemplo de processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, AMD Athlon X2, AMD Phenom II, entre outros.

Memrias
Memria RAM (Random Access Memory ou Memria de Acesso Randmico)
uma memria voltil e rpida para acesso pelo processador, porm muito mais cara. A CPU a utiliza para armazenar temporariamente os dados dos programas que esto rodando no computador. Esta memria somente fica ativa enquanto o computador estiver ligado e os contedos devem ser salvos, pois quando ele for desligado, tudo o que estiver armazenado nesta memria perde-se. Ela tem uma capacidade de armazenamento que varia entre 256Mb (megabytes) a 1Gb (gigabytes). A memria RAM pode ser dividida em: memria esttica (SRAM Static Random- Access Memory), rpidas, caras e armazenam poucos dados, cerca de 1048 kilobytes (1 megabyte), geralmente so utilizadas como cache; memria dinmica (DRAM Dynamic Random-Access Memory), possuem um preo acessvel e armazenam grande quantidade de dados, mas so mais lentas se comparadas as estticas, com capacidade de 4 megabytes a 32 megabytes. Existe ainda um tipo de memria recente, chamada de MRAM (Magnetoresistive Random-Access Memory), memria que utiliza clulas magnticas, consumindo pouca energia, so rpidas e armazenam dados por mais tempo, at mesmo se no houver energia eltrica. Um dos problemas desse tipo de memria que elas so caras e armazenam poucos dados.

Memria ROM (Read-Only Memory ou Memria Somente de Leitura)


Memria responsvel pelo armazenamento permanente dos dados, Esses dados no podem ser apagados ou alterados, apenas se forem utilizados procedimentos especficos. Quando a energia acaba ou o computador desligado os dados no se perdem, sendo uma memria no voltil. Existem vrios tipos de memria ROM, como: memria flash, cdrom, dvd-rom e outros relacionados, EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory), PROM (Programmable Read-Only Memory), etc.

Memria Externas
Existem uma infinidade de tipos e capacidades de armazenamento. Alguns exemplos: Pen-drives, CDs, DVDs, HDs, disquetes, fitas, SDs etc. So dispositivos que geralmente utilizam portas USB ou encaixes para conexo ao computador, no fazem parte do computador propriamente dito, mas podem ser facilmente instalados e removidos. A taxa

de transferncia dos dados tambm varia de modelo, mas geralmente so bastante rpidos.

Memria Cache
A memria cache um tipo de memria de acesso randmico mais rpida que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Para processar dados, ele verifica primeiramente na memria cache se esses dados esto armazenados l, se os encontra (proveniente de leituras anteriores desses mesmos dados) no necessita obt-los de outra memria mais lenta (memria RAM). Sem a memria cache o desempenho da mquina ficaria mais lento e limitado memria RAM. Existem dois tipos atualmente:

Cache de nvel 1 (cache L1) - localizada no mesmo chip do processador; Cache nvel 2 (cache L2) - localizada geralmente em um chip RAM separado, tem um valor mais popular, porm um pouco mais lenta que a primeira.

A memria cache tambm uma rea especial chamada cache de disco que contm os dados mais recentes lidos do HD. Ela deve ser aprimorada a medida que so desenvolvidos novos processadores.

Disco Rgido (HD Hard Disk)


um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou at que sejam removidos do computador. Ela mais lenta para acesso, porm muito mais barata. Nela se rmazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. Sua capacidade de armazenamento geralmente varia de 80Gb a 250Gb (gigabytes). Para seu correto funcionamento necessrio que hajam interfaces de controle, como IDE(Integrated Drive Electronics), SATA (Serial ATA) e SCSI (Small Computer System Interface).

Placa Me (Motherboard)
Placa central que se destina a conexo com todas as outras placas e componentes do computador. Ela chamada de'espinha dorsal'. Assim, ela possui diferentes conectores e nela que o processador instalado, num suporte chamado de 'socket'. J o HD conectado por meio das portas IDE ou SATA e a placa de vdeo em slots chamados de PCI-Express 16x ou AGP 8x. J as placas de rede, som, entre outras, podem ser encaixadas nos slots PCI ou em entradas PCI Express. Alm disso, existem outros elementos que so conectados placa-me. As placas-mes possuem um software de controle localizado no chip da memria ROM que armazena todas as informaes do hardware relativas data e hora do computador. Esse software chamado de BIOS (Basic Input Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada), uma bateria de nquel e cdmio (ou ltio) que conserva as configuraes, mesmo se o sistema for desligado.

Saiba Mais Barramento: tambm chamado de bus so suportes responsveis por fazer a intercomunicao entre a placa-me e os demais componentes. Para saber mais leia o artigo 'Componentes da Placa Me'

Placa de Vdeo
um dispositivo responsvel por garantir o aparecimento das imagens em seu monitor de vdeo. As placas mais conhecidas so as da marca AMD e NVIDIA, que fabricam o chip grfico (GPU - Graphics Processing Unit, um tipo de processador que gera grficos principalmente imagens 3D). Existem placas de vdeo no mercado que j vem embutidas em placas-mes, so conhecidas como onboard. O custos dessas integradas bem menor, mas aconselhvel que seja utilizado apenas em computadores que executem atividades bsicas, pois podem atrapalhar no seu desempenho.

Dispositivos de Entrada e Sada do Computador


Drive de disquete: dispositivos de entrada e sada de de dados. Atualmente, os drivers de disquete so caros e esto em desuso. O disquete um tipo de envoltrio que armazena o disco magntico, onde so gravadas as informaes. Ele tem capacidade de at 1,44 MB de armazenamento. Drive de CD/DVD-ROM: dispositivos de entrada e sada de de dados capaz de ler e gravar CDs e DVDs-ROM. Antigamente havia apenas os leitores de CDs. Podem ser do tipo CD-ROM (apenas leitor de CDs); CD-RW(funciona como leitor e gravador de CD-R e CD-RW); CD-RW/DVD (leitor e gravador de CD e leitor de DVD); DVD-RW (leitor e gravador de CDs e DVDs). Esto surgindo no mercado computadores que suportem a leitura de Blu-Ray. Monitor de Vdeo: dispositivo de sada que envia ao usurio as informaes impressas na tela. Antigamente haviam os monitores CRT (Cathode Ray Rude), hoje existem os monitores de LCD (Liquid Crystal Display). As telas podem ser mais largas (widescreen) e o tamanho pode variar de 17'' a 23'.' Teclado/Mouse: so dois dispositivos tpicos de entrada, porque permitem que voc insira dados/informaes no computador. O primeiro, auxilia na digitao e sua combinao de teclas podem facilitar em jogos e outros aplicativos. J o segundo, representado por um cursor na tela do computador para voc 'clicar' em lugares especficos. Existem os mouses pticos, que movimentam o cursor por meio de um laser e o mouses com esfera que utilizam uma pequena esfera para realizar o movimento do cursor. Eles se conectam ao computador por meio da porta PS/2 encontrada na parte de trs do gabinete, mas tambm h aqueles que utilizam o conectador por meio de portas USB, que servem para conectar outros dispositivos de entrada e sada, como pendrives, cmeras digitais, scanners, impressoras, etc. Existem placas-mes que permitem a conexo atravs das

entradas FireWire, utilizada para a transmisso de informaes de HDs Externos ou filmadores digitais, por exemplo.

Saiba Mais Portas USB (Universal Serial Bus): so entradas ou conexes encontradas no computador para a insero de perifricos que utilizam-se dessa interface (pendrives, cabos para impressora, mouses, teclados, cmeras digitais, MP3 Player, etc.).

Software
Os softwares so programas inseridos dentro hardware que realizam diversas tarefas. Ela a parte lgica do computador e so compostos por comandos e declaraes de dados. Quando ocorre a interpretao dos dados, ele realiza as funes das quais foi projetado. Um processador de texto um software, assim como um jogo de computador. Eles podem ser desenvolvidos para pessoas particulares personalizados ou para o mercado geral, genricos ou comerciais. Considere a seguinte situao: um pianista o hardware e sua partitura musical o software. Se voc remover uma nota e coloc-la em outro lugar na partitura, sair uma msica diferente.

Tipos de Softwares
Software Bsico: so programas utilizados para o funcionamento do sistema. Ele capaz de gerar um ambiente de interao entre mquina e usurio. Ex.: sistema operacional, linguagens de programao, compiladores, etc. Sistema Operacional o software mais importante do computador. Ele instalado em uma rea especial dentro do disco rgido e carregado (para a memria RAM) toda vez que o computador ligado. ele que controla todos os recursos do computador. Ex.: Unix, Linux, Debian, Windows, etc. Conhea mais sobre Sistema Operacional lendo o artigo Noes de Sistema Operacional: Windows e Linux Software Aplicativos: so programas utilizados pelos usurios para auxiliar nas tarefas realizadas no dia a dia. Ex.: editores de texto, navegadores, planilhas eletrnicas, programas grficos, etc. Softwares Utilitrios: so programas que permitem ao usurio realizarem tarefas adicionais quelas oferecidas pelo o sistema operacional. Ex.: Winzip, antivrus, desfragmentao de unidades de discos, vrus, etc.

Introduo Redes de Computadores


O que so Redes de Computadores?

Redes de Computadores refere-se a interconexo por meio de um sistema de comunicao baseado em transmisses e protocolos de vrios computadores com o objetivo de trocar informaes, alm de outros recursos. Essa conexo chamada de estaes de trabalho (ns, pontos ou dispositivos de rede). Por exemplo, se dentro de uma casa, existe um computador no quarto e outro na sala e estes esto isolados, eles no se comunicam. Mas, por outro lado, se houver um cabo coaxial interligando-os de forma que eles entrem em contato com a internet, temos uma rede. Atualmente, existe uma interconexo entre computadores espalhados pelo mundo que permite a comunicao entre os indivduos, quer seja quando eles navegam pela internet ou assiste televiso. Diariamente, necessrio utilizar recursos como impressoras para imprimir documentos, reunies atravs de videoconferncia, trocar e-mails, acessar s redes sociais ou se entreter por meio de jogos RPG, etc. Hoje, no preciso estar em casa para enviar e-mails, basta ter um tablet ou smartphone com acesso internet em dispositivos mveis. Apesar de tantas vantagens, o crescimento das redes de computadores tambm tem seu lado negativo. A cada dia surgem problemas que prejudicam as relaes entre os indivduos, como pirataria, espionagem, roubos de identidade (phishing), assuntos polmicos como racismo, sexo, pornografia, sendo destacados com mais nfase, entre outros problemas. Desde muito tempo, o ser humano sentiu a necessidade de compartilhar conhecimento e estabelecer relaes com pessoas distantes. Na dcada de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteo e envio de dados. A experincia com redes iniciaram atravs dos cientistas Lawrence Roberts e Thomas Merril, que fizeram uma conexo entre os centros de pesquisa na Califrnia e Massachusetts. Esses experimentos com redes se deu por causa da corrida espacial durante o programa da Advanced Research Projects Agency (ARPA), renomeada posteriormente para DARPA. A partir da, vrios conceitos relacionados a

redes de computadores, como transferncia de pacotes de dados, protocolo TCP/IP, entre outros, surgiram estando relacionados criao da internet. Aps isso, as redes tiveram propsitos acadmicos e pesquisa em vrias universidades.

Saiba Mais Advanced Research Project Agency (ARPA), agncia norte-americana que surgiu na dcada de 50 e contribuiu para a criao da rede de longa distncia ARPANET em conjunto com universidades conceituadas e centros de pesquisas. Seu objetivo era trabalhar com pesquisas sobre a comunicao e transmisso rpida de dados. Posteriormente seu nome foi alterado para Defense Advanced Research Project Agency (DARPA).

Alguns tipos de Redes de Computadores


Antigamente, os computadores eram conectados em distncias curtas, sendo conhecidas como redes locais. Mas, com a evoluo das redes de computadores, foi necessrio aumentar a distncia da troca de informaes entre as pessoas. As redes podem ser classificadas de acordo com sua arquitetura (Arcnet, Ethernet, DSL, Token ring, etc.), a extenso geogrfica (LAN, PAN, MAN, WLAN, etc.), a topologia (anel, barramento, estrela, ponto-a-ponto, etc.) e o meio de transmisso (redes por cabo de fibra ptica, tranado, via rdio, etc.). Veja alguns tipos de redes:

Redes Pessoais (Personal Area Networks PAN) se comunicam a 1 metro de distncia. Ex.: Redes Bluetooth; Redes Locais (Local Area Networks LAN) redes em que a distncia varia de 10m a 1km. Pode ser uma sala, um prdio ou um campus de universidade; Redes Metropolitanas (Metropolitan Area Network MAN) quando a distncia dos equipamentos conectados uma rede atinge reas metropolitanas, cerca de 10km. Ex.: TV cabo; Redes a Longas Distncias (Wide Area Network WAN) rede que faz a cobertura de uma grande rea geogrfica, geralmente, um pas, cerca de 100 km; Redes Interligadas (Interconexo de WANs) so redes espalhadas pelo mundo podendo ser interconectadas a outras redes, capazes de atingirem distncias bem maiores, como um continente ou o planeta. Ex.: Internet; Rede sem Fio ou Internet sem Fio (Wireless Local Area Network WLAN) rede capaz de conectar dispositivos eletrnicos prximos, sem a utilizao de cabeamento. Alm dessa, existe tambm a WMAN, uma rede sem fio para rea metropolitana e WWAN, rede sem fio para grandes distncias.

Topologia de Redes
Astopologias das redes de computadoresso as estruturas fsicas dos cabos, computadores e componentes. Existem as topologias fsicas, que so mapas que mostram a localizao de cada componente da rede que sero tratadas a seguir. e as lgicas, representada pelo modo que os dados trafegam na rede:

Topologia Ponto-a-ponto quando as mquinas esto interconectadas por pares atravs de um roteamento de dados; Topologia de Estrela modelo em que existe um ponto central (concentrador) para a conexo, geralmente um hubou switch; Topologia de Anel modelo atualmente utilizado em automao industrial e na dcada de 1980 pelas redes Token Ring da IBM. Nesse caso, todos os computadores so interligados formando uma anel e os dados so transmitidos de computador computador at a mquina de origem; Topologia de Barramento modelo utilizado nas primeiras conexes feitas pelas redes Ethernet, se trata de computadores conectados em formato linear, cujo cabeamento feito em sequncia; Redes de Difuso (Broadcast) quando as mquinas esto interconectadas por um mesmo canal atravs de pacotes endereados (unicast, broadcast e multicast).

Hardware de Rede
Ohardware de rede de computadoresvaria de acordo com o tipo de conexo. Assim so formados por cabos, placas de redes, roteador, hubs e outros componentes.

Cabos
Os cabos ou cabeamentos fazem parte da estrutura fsica utilizada para conectar computadores em rede, estando relacionados a largura de banda, a taxa de transmisso, padres internacionais, etc. H vantagens e desvantagens para a conexo feita por meio de cabeamento. Os mais utilizados so:

Cabos de Par Tranado cabos caracterizados por sua velocidade, pode ser feito sob medida, comprados em lojas de informtica ou produzidos pelo usurio; Cabos Coaxiais cabos que permitem uma distncia maior na transmisso de dados, apesar de serem flexveis, so caros e frgeis. Eles necessitam de barramento ISA, suporte no encontrado em computadores mais novos; Cabos de Fibra ptica cabos complexos, caros e de difcil instalao. So velozes e imunes a interferncias eletromagnticas (Veja mais informaes sobre eletromagnetismo).

Aps montar o cabeamento de rede necessrio realizar um teste atravs dos testadores de cabos, adquirido em lojas especializadas. Apesar de testar o funcionamento, ele no detecta se existem ligaes incorretas. preciso que um tcnico veja se os fios dos cabos esto na posio certa.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Para que essa conexo no atrapalhe o ambiente de trabalho, se feito em uma grande empresa, so necessrias vrias conexes e muitos cabos, assim surgiu o cabeamento estruturado. Atravs dele, um tcnico ir poupar trabalho e tempo, tanto para fazer a instalao, quanto a remoo da rede. Ele feito atravs das tomadas RJ-45 que possibilitam que vrios

conectores possam ser encaixados num mesmo local, sem a necessidade de serem conectados diretamente no hub. Alm disso, o sistema de cabeamento estruturado possui um painel de conexes, em ingls Patch Panel, onde os cabos das tomadas RJ-45 so conectados, sendo um concentrador de tomadas, facilitando a manuteno das redes. Eles so adaptados e construdos para serem inseridos em um rack. Todo esse planejamento deve fazer parte do projeto do cabeamento de rede, em que a conexo da rede pensada de forma a realizar a sua expanso.

Repetidores
Dispositivo capaz de expandir o cabeamento de rede. Ele poder transformar os sinais recebidos e envi-los para outros pontos da rede. Apesar de serem transmissores de informaes para outros pontos, eles tambm diminuiro o desempenho da rede, havendo colises entre os dados medida que so inseridas outras mquinas. Esse equipamento, geralmente, localiza-se dentro do hub.

Hubs
Dispositivos capazes de receber e concentrar todos os dados da rede e distribu-los entre as outras estaes (mquinas). Nesse momento nenhuma outra mquina consegue enviar um determinado sinal at que os dados sejam distribudos completamente. Eles so utilizados em redes domsticas e podem ter 8, 16, 24 e 32 portas, dependendo do fabricante. Existem os Hubs Passivos, Ativos, Inteligentes e Empilhveis.

Bridges
um repetidor inteligente que funciona como uma ponte. Ele l e analisa os dados da rede, alm de interligar arquiteturas diferentes.

Switches
Tipo de aparelho semelhante a um hub, mas que funciona como uma ponte: ele envia os dados apenas para a mquina que o solicitou. Ele possui muitas portas de entrada e melhor desempenho, podendo ser utilizado para redes maiores.

Roteadores
Dispositivo utilizado para conectar redes e arquiteturas diferentes e de grande porte. Ele funciona como um tipo de ponte na camada de rede do modelo OSI (Open Systens Interconnection - protocolo de interconexo de sistemas abertos para conectar mquinas com fabricantes diferentes), identificando e definindo um IP para cada computador que se conecta com a rede. Sua funo principal organizar o trfego de dados na rede e selecionar o melhor caminho. Existem os roteadores estticos, capaz de encontrar o menor caminho para trfego de dados, mesmo se a rede estiver congestionada; e osroteadores dinmicos que encontram caminhos mais rpidos e menos congestionados para o trfego.

Modem
Dispositivo responsvel por transformar a onda analgica que ser transmitida por meio da linha telefnica, convertendo-o em sinal digital original.

Servidor
Sistema que oferece servio para as redes de computadores, como por exemplo, envio de arquivos ou e-mail. Os computadores que acessam determinado servidor so conhecidos como clientes.

Placa de Rede
Dispositivo que garante a comunicao entre os computadores da rede. Cada arquitetura de rede depende de um tipo de placa especfica. As mais utilizadas so as do tipo Ethernet e Token Ring (rede em anel).

Software de Rede
As redes de computadores possuem vrios componentes, quer sejam fsicos ou lgicos baseadas em camadas e protocolos. A esse conjunto d se o nome dearquitetura de rede. Cada sistema operacional possuem caractersticas especficas que oferecem suporte. A maioria das redes se organiza em camadas ou nveis (hierarquia), que so colocadas sobrepostas, sendo que cada uma tem a sua funo especfica, oferecendo suporte as camadas superiores. Para estabelecerem comunicao entre camadas de mquinas diferentes existem os protocolos da camada n.

Protocolos
Protocolos so cdigos ou padres especficos emitidos por meio de um sistema de pergunta e resposta, utilizado entre dispositivos diferentes. Esses padres permitem que haja uma interao entre software e hardware.Alm disso, eles so regras de comunicao. Existem vrios tipos de protocolos para situaes especficas. Por exemplo, um protocolo de rede executado quando digitamos o endereo de uma pgina da web. O computador envia uma mensagem pedindo a conexo com um servidor remoto, este ir responder positivamente mensagem, quando essa conexo feita, a pgina digitada pelo usurio encontrada e o servidor envia o arquivo correspondente. Os protocolos de comunicao em rede para internet conhecidos so:

Protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol) tipo de protocolo de aplicao de rede para internet. Ele organiza a transmisso de informaes e estabelece o tipo de endereamento e envio de dados; Protocolo UDP (User Datagram Protocol) protocolo no to confivel e rpido. utilizado para o transporte de informaes, sem garantia da entrega dos dados;

Protocolo TCP (Transmission Control Protocol) realiza a transferncia de dados de modo seguro e full-duplex ( preciso haver conexo antes da transferncia dos dados); Protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) - faz a transferncia do hipertexto, udio, vdeo, textos, etc. para que haja comunicao entre as pginas da internet e os usurios; Protocolo FTP (File Transfer Protocol) protocolo utilizado para a transmisso de arquivos entre computadores portteis e locais, na realizao de download e upload; Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) um protocolo essencial para a trocas de mensagens eletrnicas. Ele utiliza o servio do TCP, ideal para a segurana na transferncia de e-mail entre o remetente e o destinatrio, entre outros.

Das könnte Ihnen auch gefallen