Sie sind auf Seite 1von 7

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 Artigo 150.

Docentes do ensino particular e cooperativo

855

(Renumerado pelo Decreto-Lei n. 1/98, de 1 de Janeiro.) Artigo 151.


Reviso

(Revogado.)
ANEXO

Tabela a que se referem o n. 4 do artigo 34. e o n. 1 do artigo 59. do Estatuto


Escales 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

ndices

167

188 205 218 235 245 272 299 340

370

Decreto Regulamentar n. 26/2012


de 21 de fevereiro

Com a presente regulamentao procede-se ao desenvolvimento dos princpios que presidiram ao estabelecimento de um novo regime de avaliao do desempenho docente institudo na 11. alterao ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio. A experincia colhida com modelos de avaliao do desempenho docente anteriores demonstrou a necessidade de garantir um modelo de avaliao que vise simplificar o processo e promova um regime exigente, rigoroso, onde se valorize a actividade lectiva e se criem condies para que as escolas e os docentes recentrem o essencial da sua actividade: o ensino e a aprendizagem. Tem-se em vista uma avaliao do desempenho com procedimentos simples, com um mnimo de componentes e de indicadores e com processos de trabalho centrados na sua utilidade e no desenvolvimento profissional. Tendo a preocupao de que todos os professores participem no processo sem prejudicar o seu trabalho com os alunos, promovem-se ciclos de avaliao mais longos, coincidindo com a durao dos escales da carreira, permitindo uma maior tranquilidade na vida das escolas. Potencia-se, igualmente, a dimenso formativa da avaliao e minimizam-se conflitos entre avaliadores e avaliados, regulando uma avaliao com uma natureza externa para os docentes em perodo probatrio, no 2. e 4. escales da carreira ou sempre que requeiram a atribuio da meno de Excelente, sendo que nos restantes escales a avaliao tem uma natureza interna. A avaliao externa centrada na observao de aulas e no acompanhamento da prtica pedaggica e cientfica do docente. Para este efeito, constituda uma bolsa de avaliadores, formada por docentes de todos os grupos de recrutamento. A avaliao das dimenses em que assenta o desempenho da actividade docente cientfico-pedaggica, participao na vida da escola e relao com a comunidade educativa e formao contnua e desenvolvimento profissional realiza-se com recurso auto-avaliao efectuada por cada docente, tendo como referncia os

parmetros aprovados pelo conselho pedaggico, no caso da avaliao interna, ou nos estabelecidos a nvel nacional, no caso da avaliao externa. O presente diploma estabelece, ainda, a composio da seco de avaliao de desempenho docente do conselho pedaggico, bem como as competncias dos diversos rgos e intervenientes no procedimento da avaliao de desempenho, nos termos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio. Consagra-se, ainda, um regime especial de avaliao para os docentes posicionados no 8., 9. e 10. escales da carreira docente, ou que exeram as funes de subdirector, adjunto, assessor de direco, coordenador de departamento curricular e o avaliador por este designado. Por ltimo, estabelecem-se regras de modo que os docentes no sejam prejudicados, para efeitos de progresso na carreira, pelo resultado das avaliaes obtidas nos termos de modelos de avaliao do desempenho precedentes. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio, alterada pela Lei n. 59/2008, de 11 de Setembro. Assim: Nos termos do disposto no n. 4 do artigo 40. do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio, aprovado pelo Decreto-Lei n. 139-A/90, de 28 de Abril, alterado pelos Decretos-Leis n.os 105/97, de 29 de Abril, 1/98, de 2 de Janeiro, 35/2003, de 27 de Fevereiro, 121/2005, de 26 de Julho, 229/2005, de 29 de Dezembro, 224/2006, de 13 de Novembro, 15/2007, de 19 de Janeiro, 35/2007, de 15 de Fevereiro, 270/2009, de 30 de Setembro, 75/2010, de 23 de Junho, e 41/2012, de 21 de fevereiro, e nos termos da alnea c) do artigo 199. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto

O presente diploma regulamenta o sistema de avaliao do desempenho do pessoal docente estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio, aprovado pelo Decreto-Lei n. 139-A/90, de 28 de Abril, alterado pelos Decretos-Leis n.os 105/97, de 29 de Abril, 1/98, de 2 de Janeiro, 35/2003, de 27 de Fevereiro, 121/2005, de 26 de Julho, 229/2005, de 29 de Dezembro, 224/2006, de 13 de Novembro, 15/2007, de 19 de Janeiro, 35/2007, de 15 de Fevereiro, 270/2009, de 30 de Setembro, 75/2010, de 23 de Junho, e 41/2012, de 21 de fevereiro, adiante abreviadamente designado por ECD. Artigo 2.
mbito

O disposto no presente diploma aplica-se aos docentes integrados na carreira, aos docentes em perodo probatrio e aos docentes em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo, adiante designado contrato a termo, nos termos legalmente estabelecidos.

856
CAPTULO II Regime geral da avaliao do desempenho
SECO I Princpios orientadores, natureza e periodicidade

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 Artigo 6.


Elementos de referncia da avaliao

1 Consideram-se elementos de referncia da avaliao: a) Os objectivos e as metas fixadas no projecto educativo do agrupamento de escolas ou da escola no agrupada; b) Os parmetros estabelecidos para cada uma das dimenses aprovados pelo conselho pedaggico. 2 Os parmetros estabelecidos a nvel nacional para a avaliao externa sero fixados pelo Ministrio da Educao e Cincia. Artigo 7.
Natureza da avaliao

Artigo 3.
Objectivos

1 A avaliao do desempenho do pessoal docente visa a melhoria da qualidade do servio educativo e da aprendizagem dos alunos, bem como a valorizao e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. 2 Para alm dos objectivos estabelecidos no n. 3 do artigo 40. do ECD, o sistema de avaliao do desempenho deve ainda permitir diagnosticar as necessidades de formao dos docentes, a considerar no plano de formao de cada agrupamento de escolas ou escola no agrupada. Artigo 4.
Dimenses da avaliao

A avaliao incide sobre as seguintes dimenses do desempenho do pessoal docente: a) Cientfica e pedaggica; b) Participao na escola e relao com a comunidade; c) Formao contnua e desenvolvimento profissional. Artigo 5.
Periodicidade e requisito temporal

1 A avaliao do desempenho docente composta por uma componente interna e externa. 2 A avaliao interna efectuada pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada do docente e realizada em todos os escales. 3 A avaliao externa centra-se na dimenso cientfica e pedaggica e realiza-se atravs da observao de aulas por avaliadores externos, nas situaes previstas no n. 2 do artigo 18.
SECO II Intervenientes no processo de avaliao

Artigo 8.
Intervenientes

1 Os ciclos de avaliao dos docentes integrados na carreira coincidem com o perodo correspondente aos escales da carreira docente. 2 Os docentes integrados na carreira so sujeitos a avaliao do desempenho desde que tenham prestado servio docente efectivo durante, pelo menos, metade do perodo em avaliao a que se refere o nmero anterior. 3 Os docentes que no preencherem o requisito de tempo mnimo previsto no nmero anterior podem requerer a ponderao curricular para efeitos de avaliao, at ao final do ciclo avaliativo. 4 O processo de avaliao do desempenho dos docentes integrados na carreira deve ser concludo no final do ano escolar anterior ao do fim do ciclo avaliativo. 5 O ciclo de avaliao dos docentes em regime de contrato a termo tem como limite mnimo 180 dias de servio lectivo efectivamente prestado. 6 Quando o limite mnimo referido no nmero anterior resultar da celebrao de mais do que um contrato a termo, a avaliao ser realizada pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada, cujo contrato termine em ltimo lugar, recolhidos os elementos avaliativos das outras escolas. 7 Se os contratos referidos no nmero anterior terminarem na mesma data, cabe ao docente optar pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada que efectua a sua avaliao. 8 O ciclo de avaliao dos docentes em perodo probatrio corresponde ao ano escolar coincidente com esse perodo.

So intervenientes no processo de avaliao do desempenho docente: a) O presidente do conselho geral; b) O director; c) O conselho pedaggico; d) A seco de avaliao de desempenho docente do conselho pedaggico; e) Os avaliadores externos e internos; f) Os avaliados. Artigo 9.
Presidente do conselho geral

Compete ao presidente do conselho geral: a) Homologar a proposta de deciso do recurso previsto no artigo 25.; b) Notificar o director para os efeitos previstos no n. 4 do artigo 25. Artigo 10.
Director

1 O processo de avaliao de desempenho do pessoal docente da responsabilidade do director, cabendo-lhe assegurar as condies necessrias sua realizao. 2 Compete ao director: a) Proceder avaliao dos docentes referidos no artigo 27.;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 b) Apreciar e decidir as reclamaes, nos processos em que foi avaliador. Artigo 11.
Conselho pedaggico

857

4 A regulamentao da bolsa de avaliadores objecto de diploma prprio, ouvidas as organizaes sindicais. Artigo 14.
Avaliador interno

Compete ao conselho pedaggico: a) Eleger os quatro docentes que integram a seco de avaliao do desempenho docente; b) Aprovar o documento de registo e avaliao do desenvolvimento das actividades realizadas pelos avaliados nas dimenses previstas no artigo 4.; c) Aprovar os parmetros previstos na alnea b) do n. 1 do artigo 6. Artigo 12.
Seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico

1 O avaliador interno o coordenador de departamento curricular ou quem este designar, considerando-se, para este efeito, preferencialmente os requisitos constantes do artigo anterior para a seleco do avaliador externo. 2 Na impossibilidade de aplicao dos critrios previstos no nmero anterior no h lugar designao, mantendo-se o coordenador de departamento curricular como avaliador. 3 Compete ao avaliador interno a avaliao do desenvolvimento das actividades realizadas pelos avaliados nas dimenses previstas no artigo 4. atravs dos seguintes elementos: a) Projecto docente, sem prejuzo do disposto do n. 4 do artigo 17.; b) Documento de registo e avaliao aprovado pelo conselho pedaggico para esse efeito; c) Relatrios de auto-avaliao.
SECO III Procedimento de avaliao do desempenho

1 A seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico constituda pelo director que preside e por quatro docentes eleitos de entre os membros do conselho. 2 Compete seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico: a) Aplicar o sistema de avaliao do desempenho tendo em considerao, designadamente, o projectivo educativo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada e o servio distribudo ao docente; b) Calendarizar os procedimentos de avaliao; c) Conceber e publicitar o instrumento de registo e avaliao do desenvolvimento das actividades realizadas pelos avaliados nas dimenses previstas no artigo 4.; d) Acompanhar e avaliar todo o processo; e) Aprovar a classificao final harmonizando as propostas dos avaliadores e garantindo a aplicao das percentagens de diferenciao dos desempenhos; f) Apreciar e decidir as reclamaes, nos processos em que atribui a classificao final; g) Aprovar o plano de formao previsto na alnea b) do n. 6 do artigo 23., sob proposta do avaliador. Artigo 13.
Avaliador externo

Artigo 15.
Calendarizao da avaliao

A calendarizao do processo de avaliao do desempenho docente decidida em cada agrupamento de escolas ou escola no agrupada pela seco da avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico em coordenao com os avaliadores. Artigo 16.
Documentos do procedimento de avaliao

O processo de avaliao constitudo pelos seguintes documentos: a) O projecto docente, sem prejuzo do disposto do n. 4 do artigo seguinte; b) O documento de registo de participao nas dimenses previstas no artigo 4.; c) O relatrio de auto-avaliao e o respectivo parecer elaborado pelo avaliador. Artigo 17.
Projecto docente

1 O avaliador externo deve reunir os seguintes requisitos cumulativos: a) Estar integrado em escalo igual ou superior ao do avaliado; b) Pertencer ao mesmo grupo de recrutamento do avaliado; c) Ser titular de formao em avaliao do desempenho ou superviso pedaggica ou deter experincia profissional em superviso pedaggica. 2 Ao avaliador externo compete proceder avaliao externa da dimenso cientfica e pedaggica dos docentes por ela abrangidos. 3 O avaliador externo integra uma bolsa de avaliadores constituda por docentes de todos os grupos de recrutamento.

1 O projecto docente tem por referncia as metas e objectivos traados no projecto educativo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada e consiste no enunciado do contributo do docente para a sua concretizao. 2 O projecto docente traduz-se num documento constitudo por um mximo de duas pginas, anualmente elaborado em funo do servio distribudo. 3 A apreciao do projecto docente pelo avaliador comunicada por escrito ao avaliado.

858

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 no contagem do tempo de servio do ano escolar em causa, para efeitos de progresso na carreira docente. Artigo 20.
Resultado da avaliao

4 O projecto docente tem carcter opcional, sendo substitudo, para efeitos avaliativos, se no for apresentado pelo avaliado, pelas metas e objectivos do projecto educativo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada. Artigo 18.
Observao de aulas

1 Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, a observao de aulas facultativa. 2 A observao de aulas obrigatria nos seguintes casos: a) Docentes em perodo probatrio; b) Docentes integrados no 2. e 4. escalo da carreira docente; c) Para atribuio da meno de Excelente, em qualquer escalo; d) Docentes integrados na carreira que obtenham a meno de Insuficiente. 3 A observao de aulas compete aos avaliadores externos que procedem ao registo das suas observaes. 4 A observao de aulas corresponde a um perodo de 180 minutos, distribudo por, no mnimo, dois momentos distintos, num dos dois ltimos anos escolares anteriores ao fim de cada ciclo de avaliao do docente integrado na carreira. 5 A observao de aulas dos docentes integrados no 5. escalo da carreira docente realizada no ltimo ano escolar anterior ao fim de cada ciclo avaliativo. 6 Para o efeito previsto na alnea c) do n. 2, a observao de aulas deve ser requerida pelo avaliado ao director at ao final do primeiro perodo do ano escolar anterior ao da sua realizao. 7 No h lugar observao de aulas dos docentes em regime de contrato a termo. Artigo 19.
Relatrio de auto-avaliao

1 O resultado final da avaliao a atribuir em cada ciclo de avaliao expresso numa escala graduada de 1 a 10 valores. 2 As classificaes so ordenadas de forma crescente por universo de docentes de modo a proceder sua converso nos termos do nmero seguinte. 3 As classificaes quantitativas so convertidas em menes qualitativas nos seguintes termos: a) Excelente se, cumulativamente, a classificao for igual ou superior ao percentil 95, no for inferior a 9 e o docente tiver tido aulas observadas; b) Muito Bom se, cumulativamente, a classificao for igual ou superior ao percentil 75, no for inferior a 8 e no tenha sido atribuda ao docente a meno Excelente; c) Bom se, cumulativamente, a classificao for igual ou superior a 6,5 e no tiver sido atribuda a meno de Muito Bom ou Excelente; d) Regular se a classificao for igual ou superior a 5 e inferior a 6,5; e) Insuficiente se a classificao for inferior a 5. 4 Os percentis previstos no nmero anterior aplicam-se por universo de docentes a estabelecer por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da Administrao Pblica e da educao. 5 As percentagens referidas no n. 3 podem ser acrescidas por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da Administrao Pblica e da educao, tendo por referncia os resultados obtidos pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada na respectiva avaliao externa. 6 A atribuio das menes qualitativas de Muito Bom e Excelente depende do cumprimento efectivamente verificado de 95 % da componente lectiva distribuda no decurso do ciclo de avaliao, relevando para o efeito as ausncias legalmente equiparadas a servio efectivo nos termos do ECD. Artigo 21.
Avaliao final

1 O relatrio de auto-avaliao tem por objectivo envolver o avaliado na identificao de oportunidades de desenvolvimento profissional e na melhoria dos processos de ensino e dos resultados escolares dos alunos. 2 O relatrio de auto-avaliao consiste num documento de reflexo sobre a actividade desenvolvida incidindo sobre os seguintes elementos: a) A prtica lectiva; b) As actividades promovidas; c) A anlise dos resultados obtidos; d) O contributo para os objectivos e metas fixados no Projecto Educativo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada; e) A formao realizada e o seu contributo para a melhoria da aco educativa. 3 O relatrio de auto-avaliao anual e reporta-se ao trabalho efectuado nesse perodo. 4 O relatrio de auto-avaliao deve ter um mximo de trs pginas, no lhe podendo ser anexados documentos. 5 A omisso da entrega do relatrio de auto-avaliao, por motivo injustificados nos termos do ECD, implica a

1 A classificao final corresponde ao resultado da mdia ponderada das pontuaes obtidas nas trs dimenses de avaliao, previstas no artigo 4. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior so consideradas as seguintes ponderaes: a) 60 % para a dimenso cientfica e pedaggica; b) 20 % para a dimenso participao na escola e relao com a comunidade; c) 20 % para a dimenso formao contnua e desenvolvimento profissional. 3 Havendo observao de aulas, a avaliao externa representa 70 % da percentagem prevista na alnea a) do nmero anterior. 4 A seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico atribui a classificao final, aps analisar e harmonizar as propostas dos avaliadores, garan-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 tindo a aplicao das percentagens de diferenciao dos desempenhos, previstas no artigo anterior. 5 A avaliao final comunicada, por escrito, ao avaliado. Artigo 22.
Critrios de desempate

859

a observao de aulas, proposto pelo avaliador ou avaliadores e aprovado pelo conselho pedaggico. 7 O plano de formao referido no nmero anterior tem uma ponderao de 50 % na classificao final prevista no artigo 21. 8 A atribuio aos docentes integrados na carreira de duas menes consecutivas de Insuficiente determina a instaurao de um processo de averiguaes. 9 A atribuio aos docentes em regime de contrato a termo de duas menes consecutivas de Insuficiente determina a impossibilidade de serem admitidos a qualquer concurso de recrutamento de pessoal docente nos trs anos escolares subsequentes atribuio daquela avaliao.
SECO V Garantias

Quando, para os efeitos previstos no artigo anterior, for necessrio proceder ao desempate entre docentes com a mesma classificao final na avaliao do desempenho relevam, sucessivamente, os seguintes critrios: a) A classificao obtida na dimenso cientfica e pedaggica; b) A classificao obtida na dimenso participao na escola e relao com a comunidade; c) A classificao obtida na dimenso formao contnua e desenvolvimento profissional; d) A graduao profissional calculada nos termos do artigo 14. do Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro, alterado pelo Decreto-Lei n. 51/2009, de 27 de Fevereiro; e) O tempo de servio em exerccio de funes pblicas.
SECO IV Efeitos do processo avaliativo

Artigo 24.
Reclamao

Artigo 23.
Efeitos da avaliao

1 A atribuio da meno de Excelente num ciclo avaliativo determina a bonificao de um ano na progresso na carreira docente, a usufruir no escalo seguinte. 2 A atribuio da meno de Muito Bom num ciclo avaliativo determina a bonificao de seis meses na progresso na carreira docente, a gozar no escalo seguinte. 3 A atribuio da meno de Excelente ou de Muito Bom no 4. e 6. escales permite, nos termos no ECD, a progresso ao escalo seguinte sem a observao do requisito relativo existncia de vagas. 4 A atribuio da meno qualitativa igual ou superior a Bom determina: a) Que seja considerado o perodo de tempo do respectivo ciclo avaliativo para efeitos de progresso na carreira docente; b) A converso da nomeao provisria em nomeao definitiva em lugar do quadro no termo do perodo probatrio. 5 A atribuio da meno de Regular determina que o perodo de tempo a que respeita s seja considerado para efeitos de progresso na carreira aps a concluso com sucesso de um plano de formao com a durao de um ano proposto pelo avaliador ou avaliadores e aprovado pelo conselho pedaggico. 6 A atribuio da meno de Insuficiente implica os seguintes efeitos: a) A no contagem do tempo de servio do respectivo ciclo avaliativo para efeitos de progresso na carreira docente e o reincio do ciclo de avaliao; b) A obrigatoriedade de concluso com sucesso de um plano de formao com a durao de um ano que integre

1 Da deciso do director ou da seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico, consoante o caso, cabe reclamao a apresentar pelo docente avaliado, no prazo de 10 dias teis a contar da data da sua notificao. 2 A deciso da reclamao proferida no prazo mximo de 15 dias teis. 3 Na deciso sobre a reclamao o director ou a seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico, consoante o caso, tem em considerao os fundamentos apresentados pelo avaliado e pelo avaliador, bem como todos os documentos que compem o processo de avaliao. 4 Considera-se, para todos os efeitos, que a no apresentao de reclamao equivale aceitao da avaliao obtida. Artigo 25.
Recurso

1 Da deciso sobre a reclamao cabe recurso para o presidente do conselho geral a interpor no prazo de dez dias teis a contar da data da sua notificao. 2 A proposta de deciso do recurso compete a uma composio de trs rbitros, obrigatoriamente docentes, cabendo a sua homologao ao presidente do conselho geral. 3 No recurso o avaliado indica o seu rbitro e respectivos contactos. 4 Recebido o recurso, o presidente do conselho geral, ou quem o substitua nos termos do n. 9, notifica o director ou a seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico para, em dez dias teis, contra-alegar e nomear o seu rbitro. 5 No prazo de cinco dias teis aps a apresentao das contra-alegaes, o presidente notifica os dois rbitros que se renem para escolher um terceiro rbitro, que preside. 6 Na impossibilidade de acordo para a escolha do terceiro rbitro, este ser designado pelo presidente do conselho geral, no prazo de dois dias teis, aps o conhecimento da falta de acordo. 7 No prazo de dez dias teis, aps o decurso de qualquer um dos prazos referidos nos n.os 5 e 6, os rbitros

860

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 9 Os docentes que renam os requisitos legais para a aposentao, incluindo para aposentao antecipada, durante o ciclo avaliativo e a tenham efectivamente requerido nos termos legais podem solicitar a dispensa da avaliao do desempenho. Artigo 28.
Avaliao dos directores

submetem a proposta de deciso do recurso homologao do presidente do conselho geral, ou quem o substituir nos termos do n. 9. 8 O prazo de homologao da proposta de deciso do recurso de cinco dias teis. 9 Sempre que o presidente do conselho geral no seja um docente, compete a este rgo eleger de entre os seus membros um docente para os efeitos previstos no presente artigo. Artigo 26.
Garantias de imparcialidade

Aos intervenientes no processo de avaliao aplicvel o disposto nos artigos 44. a 51. do Cdigo do Procedimento Administrativo, relativos aos impedimentos, escusa e suspeio. CAPTULO III Regimes especiais de avaliao do desempenho Artigo 27.
Procedimento especial de avaliao

A avaliao do desempenho dos directores dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas e dos directores dos centros de formao de associao de escolas estabelecida em diploma prprio. Artigo 29.
Exerccio de funes noutros organismos

1 So avaliados nos termos do presente artigo os seguintes docentes: a) Posicionados no 8. escalo da carreira docente, desde que, nas avaliaes efectuadas ao abrigo de legislao anterior data de entrada em vigor do Decreto-Lei n. 15/2007, de 19 de Janeiro, tenham obtido a classificao de pelo menos Satisfaz e que, nos termos do presente decreto regulamentar, tenham obtido pelo menos a classificao de Bom; b) Posicionados no 9. e 10. escales da carreira docente; c) Que exeram as funes de subdirector, adjunto, assessor de direco, coordenador de departamento curricular e o avaliador por este designado. 2 Os docentes referidos no nmero anterior entregam um relatrio de auto-avaliao no final do ano escolar anterior ao do fim do ciclo avaliativo. 3 A omisso da entrega do relatrio de auto-avaliao, por motivo injustificado nos termos do ECD, implica a no contagem do tempo de servio do ano escolar em causa, para efeitos de progresso na carreira docente. 4 O relatrio previsto nos nmeros anteriores consiste num documento com um mximo de seis pginas, no lhe podendo ser anexados documentos. 5 O relatrio de auto-avaliao avaliado pelo director, aps parecer emitido pela seco de avaliao do desempenho docente do conselho pedaggico, considerando as dimenses previstas nas alneas b) e c) do n. 1 do artigo 4. 6 A classificao final do relatrio de auto-avaliao corresponde ao resultado da mdia aritmtica simples das pontuaes obtidas nas dimenses de avaliao previstas nas alneas b) e c) no artigo 4. 7 A obteno da meno de Muito Bom e Excelente pelos docentes identificados no n. 1 implica a sujeio ao regime geral de avaliao do desempenho. 8 Os docentes integrados no 10. escalo da carreira docente entregam o relatrio de auto-avaliao quadrienalmente.

1 A avaliao do desempenho dos docentes que se encontrem em exerccio de funes em estabelecimentos ou instituies de ensino, dependentes ou sob tutela de outros ministrios, objecto de regulamentao prpria. 2 A correspondncia entre a classificao obtida nos termos do regime geral do sistema integrado de gesto e avaliao de desempenho, aplicvel aos docentes em regime de mobilidade em organismos e servios da Administrao Pblica, e as menes previstas no artigo 23. estabelecida por despacho dos membros do Governo responsveis pela Educao e Administrao Pblica. CAPTULO IV Disposies finais e transitrias Artigo 30.
Disposies finais e transitrias

1 Aps a avaliao do desempenho obtida nos termos do regime estabelecido no presente diploma, no final do primeiro ciclo de avaliao, e observando o princpio de que nenhum docente prejudicado em resultado das avaliaes obtidas nos modelos de avaliao do desempenho precedentes, cada docente opta, para efeitos de progresso na carreira, pela classificao mais favorvel que obteve num dos trs ltimos ciclos avaliativos. 2 A classificao atribuda na observao de aulas de acordo com modelos de avaliao do desempenho docente anteriores data de entrada em vigor do presente diploma pode ser recuperado pelo avaliado, para efeitos do disposto nas alneas b) e c) do n. 2 do artigo 18., no primeiro ciclo de avaliao nos termos do regime estabelecido pelo presente diploma. 3 Para efeitos do nmero anterior, considera-se a classificao obtida nos domnios correspondentes observao de aulas na dimenso desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. 4 O ano escolar de 2011/2012 destina-se concepo e implementao do instrumento de registo e avaliao e formao dos avaliadores internos e externos, no havendo lugar observao de aulas. 5 No decurso do ano escolar de 2011/2012, os docentes em regime de contrato a termo so avaliados atravs de um procedimento simplificado a adoptar pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada onde exercem funes

Dirio da Repblica, 1. srie N. 37 21 de fevereiro de 2012 ou com os quais celebram o ltimo contrato a termo, relevando os elementos avaliativos obtidos nos contratos anteriores celebrados no mesmo ano. 6 Durante o quarto ano de vigncia do presente diploma, proceder-se- avaliao do regime de avaliao do desempenho docente por ele estabelecido, consultando, ouvidas as associaes sindicais. 7 A regulamentao prevista no presente diploma ser publicada no prazo mximo de 180 dias aps a entrada em vigor do presente diploma. Artigo 31.
Norma revogatria

861
Artigo 32.
Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Dezembro de 2011. Pedro Passos Coelho Vtor Lou Rabaa Gaspar Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato. Promulgado em 15 de Fevereiro de 2012. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 16 de Fevereiro de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

revogado o Decreto Regulamentar n. 2/2010, de 23 de Junho.

Das könnte Ihnen auch gefallen