Sie sind auf Seite 1von 32

O Mtodo Cientfico

Antnio Roque Agosto de 2009

Antes de tudo. Duas definies importantes:


Raciocnio dedutivo e Raciocnio indutivo

Raciocnio Dedutivo
Todos os brasileiros gostam de futebol; Jorge um brasileiro; ________________________________ Portanto, Jorge gosta de futebol.

No raciocnio dedutivo, se as premissas so verdadeiras ento a concluso necessariamente verdadeira; Dizemos que as premissas da inferncia implicam a concluso; Observe que o importante a estrutura lgica do raciocnio e no o fato de as premissas serem verdadeiras ou no.

Raciocnio Indutivo
Os 5 primeiros ovos da caixa estavam podres; Todos os ovos da caixa tm o mesmo prazo de validade (marcado na caixa); ________________________________ Portanto, o sexto ovo tambm estar podre.

No raciocnio indutivo, mesmo que as premissas sejam verdadeiras logicamente possvel que a concluso seja falsa; As premissas da inferncia no implicam a concluso.

Grcia antiga

O objetivo da cincia buscar verdades universais.

Plato
(429347 a.C.)
As verdades universais existem independentemente daquilo que percebido pelos sentidos; A experincia sensorial no pode nos revelar a real natureza das coisas e o conhecimento verdadeiro s pode ser atingido pela razo e reflexo filosfica.

Aristteles
(384 322 a.C.)
As verdades universais esto presentes nos fenmenos e objetos concretos percebidos por nossos sentidos; A maneira de se chegar ao conhecimento verdadeiro tem necessariamente que partir da nossa experincia sensorial com os objetos e fenmenos particulares encontrados no dia-a-dia.

Mtodo cientfico para Aristteles


O processo de aquisio de conhecimento comea com a experincia sensorial; As vrias repeties das experincias sensoriais geram memrias; A partir das memrias, por um processo de intuio, possvel discernir as propriedades universais das coisas; Finalmente, essas definies universais so usadas como premissas para, atravs de demonstraes dedutivas baseadas na lgica, se chegar ao conhecimento sobre o mundo.

Idade Mdia
Os escolsticos medievais desvirtuaram a viso aristotlica e deram nfase apenas parte lgico-dedutiva; A possibilidade de realizao de experimentos para confirmar as concluses obtidas nem sequer era cogitada.

Para ser justo para com os medievais

Alguns filsofos muulmanos e cristos dos sculos IX ao XV (al-Haytham, al-Biruni, al-Khwarizmi, al-Farisi, Avicenna, Nicolas Oresme, Robert Grosseteste, Duns Scotus, William de Occam, Roger Bacon, etc) deram valor experimentao como uma das ferramentas (a outra seria a lgica dedutiva) para verificar a validade de hipteses; Eles tambm enfatizaram as virtudes das teorias que necessitam do menor nmero possvel de hipteses no provadas (navalha de Occam).

Francis Bacon
(1561 1626)
O objetivo da cincia o melhoramento da vida do ser humano na terra; Atacou violentamente os escolsticos e fez campanha vigorosa em favor do mtodo experimental; A aplicao do mtodo indutivo puro, baseado na acumulao de resultados experimentais sobre fenmenos particulares e sem o uso de hipteses, suficiente para se descobrir todas as verdades naturais, tanto as de carter universal como as de carter particular.

Mtodo cientfico: de Bacon ao sc. XX

A realizao de experincias levou a um avano cientfico sem precedentes nos trs sculos que se seguiram morte de Bacon; O mtodo experimental passou a ser sinnimo de mtodo cientfico; Os experimentos so a nica maneira de conhecimento a nossa disposio. O resto poesia, imaginao (Max Planck, 1894).

Positivismo
(c. 1850 c. 1940)
As teorias e leis da cincia so simples generalizaes derivadas por induo de uma srie de observaes; Por exemplo: a partir da observao de que alguns metais se dilatam quando aquecidos, conclumos que todos os metais se dilatam quando aquecidos; A cincia tem trs estgios de operao: Descrio; Induo de generalizaes; Teste das generalizaes por novas observaes do mesmo fenmeno (ou talvez por experimentos).

David Hume
(1711 1776)
A induo no pode ser justificada racionalmente; A nica garantia que temos para o sucesso do mtodo indutivo o seu sucesso no passado; Mas isto, por si s, uma generalizao e como o prximo exemplo pode contrari-la camos em um crculo vicioso em que uma generalizao justificada por outra; Qualquer forma de cincia emprica baseada na induo falha.

Karl Popper
(1902 1994)
A cincia no pode ser justificada logicamente pela induo (Hume estava certo); No se pode provar que uma teoria cientfica verdadeira pela acumulao de evidncias empricas, mas se pode provar que ela falsa; Quando se testa uma hiptese empiricamente, basta um contra-exemplo para provar que ela falsa; O mtodo cientfico deve se basear na tentativa de refutar (ou falsificar) a hiptese sob teste.

Concepo popperiana
(mtodo dedutivo)
Geram-se hipteses sobre a natureza do mundo (algumas vezes, mas nem sempre, a partir de generalizaes indutivas); Essas hipteses devem ser submetidas a testes rigorosos com o intuito de refut-las.
Exemplo (note que o esquema lgico dedutivo):
Todas as mil peas de metal testadas at agora conduzem eletricidade; A milsima primeira pea de metal no conduz eletricidade; ________________________________ Portanto, nem todas as peas de metal conduzem eletricidade.

Ainda Popper: Cincia e Pseudo-Cincia


A principal caracterstica de uma cincia que ela seja falsevel. O que no for falsevel pseudocincia;
Exemplos de teorias pseudo-cientficas: psicanlise e marxismo. Qualquer dado emprico pode ser acomodado
dentro dessas teorias;

Exemplo de teoria cientfica: relatividade geral de


Einstein. A teoria fez uma previso bem definida sobre a
deflexo da luz das estrelas pelo campo gravitacional do Sol. Essa previso foi testada e verificada experimentalmente, mas se no tivesse concordado com os dados empricos a teoria teria sido descartada.

Crticas a Popper
Os cientistas nem sempre seguem o mtodo popperiano. Em algumas ocasies, eles parecem aceitar hipteses com base em poucas evidncias, ou mesmo em nenhuma; em outras, eles se recusam a rejeitar hipteses ou teorias mesmo quando os testes experimentais mostram que elas esto erradas. Exemplo: Aps a descoberta do planeta Urano, verificou-se que sua rbita no era compatvel com a previso da teoria da gravitao newtoniana. Ao invs de descartar a teoria, os astrnomos propuseram que devia haver um outro planeta que causava os desvios observados e isso levou descoberta de Netuno.

Thomas Kuhn
(1922 1996)
A cincia caminha de maneira espasmdica, aos arrancos; Grandes novas idias do origem a revolues cientficas, quando todos os membros ativos de uma disciplina de repente concordam sobre uma nova abordagem (ou paradigma); Depois que ocorre uma mudana de paradigma, todos passam a trabalhar dentro do que Kuhn chamou de cincia normal.

Paradigma kuhniano
Um paradigma consiste de duas componentes principais:
Um conjunto de pressupostos tericos fundamentais que todos os membros da comunidade aceitam por um dado perodo; Um conjunto de exemplares ou problemas cientficos particulares que foram resolvidos por esses pressupostos tericos e que aparecem nos livros-texto da disciplina.

Um paradigma mais do que isso. Ele toda uma viso de mundo compartilhada.
Quando os cientistas compartilham um paradigma, eles tambm concordam sobre quais so os problemas pertinentes da sua rea que devem ser atacados, quais os mtodos que devem ser usados, como devem ser as solues aceitveis desses problemas, etc.

Concepo kuhniana
A atividade durante um perodo de cincia normal bastante conservadora: os cientistas desenvolvem e estendem as diversas implicaes do novo paradigma e tentam explicar os fenmenos experimentais com ele; Com o tempo, as previses feitas pela nova teoria comeam a ser falseadas. No incio, os cientistas no abandonam imediatamente a teoria. Ao contrrio, eles procuram defend-la invocando hipteses auxiliares ad hoc; Eventualmente, porm, a quantidade de previses falsas feitas pela teoria torna-se to grande que ela tem que ser abandonada. Neste ponto, algum cientista sugere um novo paradigma, uma revoluo cientfica ocorre e todo o ciclo comea novamente.

Crtica a Kuhn
A descrio de como os cientistas trabalham feita por Kuhn nada diz sobre se uma teoria ou paradigma correto ou incorreto. Ela meramente diz que os cientistas, como um grupo, tendem a aceitar ou rejeitar novas teorias. Eles podem fazer isso com base no argumento de que a nova teoria explica as evidncias disponveis melhor que a teoria anterior, ou com base em alguma razo puramente arbitrria (como crenas polticas ou filosficas, por exemplo); A possibilidade de que uma nova teoria cientfica seja aceita por razes arbitrrias leva concluso de que as teorias cientficas so produto da cultura na qual os cientistas esto inseridos (relativismo cultural) e no tm qualquer validade externa real.

Imre Lakatos (1922 1974)


A concepo de Kuhn compatvel com a idia de objetividade e racionalidade da cincia pretendida por Popper; Os cientistas trabalham em um mundo multi-camadas em que algumas teorias funcionam de uma maneira programtica enquanto que outras teorias esto mais voltadas para os detalhes de como o prprio programa funciona. Um programa de pesquisa fornece aos cientistas as razes para fazer um experimento particular ou olhar o mundo de uma maneira particular: ele se comporta como um paradigma kuhniano. Dentro desse programa, os cientistas geram hipteses subsidirias que especificam como o programa funciona na prtica: so essas que os cientistas testam em detalhe e aceitam ou rejeitam segundo o esquema popperiano.

Exemplo de Programa de Pesquisa:


Teoria de Darwin de evoluo por seleo natural
Fornece aos bilogos uma maneira de interpretar suas observaes e sugere hipteses particulares para serem testadas. As hipteses subsidirias podem ou no ser corretas, mas suas refutaes no so suficientes para implicar que o programa de pesquisa seja errado. Elas apenas nos dizem que o programa de pesquisa no produz seus efeitos exatamente da maneira como se supunha.
Por exemplo, os bilogos e antroplogos utilizam os registros fsseis disponveis para construir teorias sobre quais teriam sido os antepassados dos humanos modernos e quando o nosso ramo evolutivo teria se separado do de outras espcies. De vez em quando, devido a novos achados fsseis ou a descobertas da biologia molecular, a rvore evolutiva do ser humano tem que ser refeita, mas isso no implica que a teoria da evoluo tenha que ser descartada.

Persistncia das teorias (programas de pesquisa):


Porque as revolues cientficas demoram tanto para ocorrer?

No h sentido em se rejeitar um programa de pesquisa apenas porque existem evidncias contra ele. Sem um programa de pesquisa no podemos fazer perguntas ou propor experimentos. Portanto, no h porque abandonar um programa de pesquisa a menos que exista um melhor para substitu-lo; Alm do mais, a melhor maneira de se encontrar um novo programa de pesquisa continuar testando hipteses geradas pelo velho programa. Fazendo isso, temos pelo menos a chance de descobrir algum fato crucial que possa nos levar ao novo programa.

Mudana na perspectiva racional de como funciona a cincia


Sculos XVIII e XIX (esquema linear, modelo positivista): Sculo XX (esquema circular, modelo hipottico-dedutivo):

Paul Feyerabend
(1924 1994)
A filosofia da cincia no tem qualquer valor para os cientistas porque se preocupa com problemas de lgica e significado que no tm importncia para as vidas profissionais da maioria dos cientistas; A cincia uma atividade humana, to complexa e problemtica como qualquer outra; No existe um mtodo nico para a cincia ou para definir quem um bom cientista. A boa cincia aquela que funciona em um dado momento da histria para fazer avanar o nosso conhecimento, e a prpria definio do que avanar o conhecimento relativa.

E agora? O que fazer?


Como futuros cientistas profissionais, vocs podem seguir o conselho de Feyerabend e esquecer tudo o que foi dito aqui e no se preocupar com questes metodolgicas; Vocs tambm podem ler mais sobre os autores citados e acompanhar a evoluo dos debates e teorias sobre o mtodo cientfico e a filosofia da cincia, mesmo que seja por uma questo de cultura geral.

Material para consulta


Alves-Mazzotti, A.J.; Gewandsznajder, F., O Mtodo nas So Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002; Chalmers, A.F., O que Cincia Afinal? So Paulo, Brasiliense, 1983. Okasha, S., Philosophy of Science: a very short introduction. Oxford, Oxford University Press, 2002; Losee, J., Introduo Histrica Filosofia da Cincia. Belo Horizonte e So Paulo, Editora Itatiaia e EDUSP, 1979; Salmon, M.H.; Earman, J.; Glymour, C.; Lennox, J.G.; Machamer, P.; McGuire, J.E.; Norton, J.D.; Salmon, W.C.; Schaffner, K.F., Introduction to the Philosophy of Science. Indianapolis, IN, Hackett Publishing Company, 1992. Philosophy of Science Portal: http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Scientific_method History and Philosophy of Science: http://www.galilean-library.org/hps.php

Cincias Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa.

Das könnte Ihnen auch gefallen