Sie sind auf Seite 1von 6

Escola Estadual Nora Felipe Endereo: Rua Direta, 50- Pernambus, Salvador-BA CEP-40180-150 Fones: (71) 34403536

Projeto Problematizao na gesto escolar Delimitao do tema Diante das dificuldades encontradas junto a comunidade.

No municpio de Salvador, localizada no final de linha de Pernambus, a escola Estadual Nora Felipe, que esta centralizada em uma regio da periferia de Salvador, voltada apenas para o ensino Fundamental I (1 a 5 ano), Com a capacidade de 10 salas sendo que so divididas em duas para cada srie. Com aproximadamente no total de 250 alunos, distribudos em nmeros diferenciados de acordo com a demanda junto comunidade, que funciona em dois turnos (matutino/vespertino). Quanto estrutura fsica esta dividida em: 01 01 01 01 10 01 01 01 01 01 06 Diretoria Secretaria Sala de coordenao Sala de professores Salas de aulas Cantina Refeitrio Quadra de esportes Bibliotecas Ptio Banheiros

Quanto estrutura de funcionamento:

01 10 01 01 01 02 02 02

Diretor(a) Professores Coordenador (a) Secretrio (a) Merendeiro (a) Vigias Porteiros Serventes

JUSTIFICATIVA

Para o interesse de pesquisar a relao em repetncia escolar e violncia (bullying/drogas), partimos da necessidade de entender um pouco mais as questes relativas ao contexto familiar junto a escola em relao as questes entre parnteses. Um dos pontos principais nesta relao diz respeito ao papel da famlia no desenvolvimento da educao de seus filhos. Entendendo quer a escola por sua vez no pode ser a nica responsvel pela educao dos alunos, Visamos que a participao da famlia na vida e cotidiano do aluno ligando-se diretamente escola, sendo de suma importncia neste processo educacional. Havendo assim um complemento continuo e ambas aparando-as em suas necessidades e desenvolvimento educacional e ou cultural. Envolvendo todo o corpo docente desde professores, supervisores, orientadores, e diretores, e comunidade. Cada um destes orientadores (direto/indiretos), tm seus prprios pensamento e valores, que so diferentes do convvio familiar do aluno.

OBJETIVOS ESPECFICOS:

Evitar que o aluno seja vtima de agresso fsica e verbal, agindo preventivamente contra o bullying. Garantir a aprovao das crianas e adolescentes no contexto escolar evitando sua reprovao ;

Acompanhar a freqncia dos alunos; Discutir com os alunos causas de bullying; Aplicar atividades orais/escritas que estimulem a reflexo sobre as prticas de violncia no espao escolar.

Desenvolver atividades culturais como forma de prtica envolvendo as questes em pauta;

Reduzir a repetncia escolar. Metas: Perodo: 1 ano Reduzir o ndice de reprovao a 30%; Qualificar 90%, o corpo docente junto s aes; Formar 5(cinco), grupos de estudos e pesquisas; Criar escola de pais (hum encontro semestral entre pais/mestres); Produzir 1(hum) encontro cultural semestral;

Metodologia: Para a execuo do projeto combatendo a reprovao escolar foram implantadas estratgias especificas de ao no combate a reprovao tais como: Palestras com a participao dos envolvidos, no intuito de conscientizar de maneira

positiva e auxiliadora, para uma formao continua e eficaz na medida das possibilidades existentes; Atividades desenvolvidas atravs de rodas de leituras, msicas, teatro, artes visuais, e dentre outras que possibilitem a integrao de todo corpo docente, pais e consequentemente a comunidade, discutindo as principais causas do bullying. Refletindo sobre as necessidades do desenvolvimento de aes educativas, e norteadoras.

Exibio de filmes e apresentao de palestras que envolva o tema Drogas; Seminrios de grupos; Aes complementares de forma contextualizadas no formato das experincias vivenciadas, com elaborao de dirios coletivo ou individual; Cronograma:

Cronograma
Encontro Atividade
Apresentao a Coordenao N1 Visita as salas de aulas

Recursos
Dilogo

Objetivos

Observao Observao participada

N2

Dinmica de grupo

Jogos interativos

Socializao

N3 Leitura coletiva

Observao leitura de Dirios de bordo

Atividade coletiva

N4 Exibio de filme Observao Cinema

bN 5

Apresentao da Histria (Teatro)

Leitura dramtica (Texto teatral) Montagem cnica

Leitura coletiva

N6

Teatro (Artes Plasticas)

Tintas Papeis Pinceis Telas

Atuao coletiva

N7

Encontro Pais e mestres

Cartazes Cronograma avaliativo

Dialogo coletivo

Grupos de estudos dirigidos e pesquisas N8

Vdeo Cartazes Lousa Piloto Jornais

Aes coletivas

N9

Dilogo (Despedida de sala de aula). Fechamento de relatrios.

Discusso

Atividades coletiva de finalizao.

N 10

Finalizao do projeto

Aes culturais Preventivas Feiras Culinrias Encontro de grupos

Fechamento coletivo conclusivo.

Monitoramento:

As aes sero acompanhadas e desenvolvidas por todo corpo docente da escola, envolvendo pais e comunidade. Sendo de importncia da direo o controle das aes que envolvam a escola. A comunidade estar totalmente envolvida com o projeto aplicado, buscando solues para as dificuldades ali encontradas. O coordenador Pedaggico estar atento no controle para elaborao do prazo estipulado para elaborao do projeto. Avaliao:
A partir do desenvolvimento efetivo das funes. O processo de planejamento ir permitir conhecer e organizar o andamento para a dinmica escolar, possibilitando avaliar e acompanhar permanentemente a operacionalizao do projeto, de maneira continua e avaliativa, construdo atravs de processos participativos dos envolvidos, em que sero registrados, bem como catalogados junto as diretrizes e documentao escolar, concluindo assim os objetivos e metas a serem atingidas no desenvolvimento do trabalho pedaggico da escola.

Das könnte Ihnen auch gefallen