Sie sind auf Seite 1von 7

Sntese da Matria

Teorias Filosficas sobre o Conhecimento Racionalismo (Descartes), Empirismo (David Hume) e Criticismo (E. Kant)
1. Teorias sobre o conhecimento
As teorias filosficas do conhecimento, apesar da sua enorme diversidade, polarizam-se em grandes problemas: Qual a natureza do conhecimento ? Qual o seu valor ou possibilidade? Qual a sua origem?

2. Natureza do conhecimento
O que que conhecemos? Os prprios objectos, ou as representaes, em ns, dos mesmos? Algumas respostas filosficas: - Realismo: Afirma a existncia do real. O nosso conhecimento corresponde realidade, mas da mesma distinto. onhecer apreender a realidade existente na experincia interna (actos da conscincia) ou na experincia externa (objectos do mundo sensvel).Os objectos existem independentemente dos sujeitos. - Idealismo: Nega a existncia do real. A realidade reduzida a ideias: o mundo sensvel um mero produto do pensamento. Os objectos s existem enquanto representaes, no tm uma existncia independente.

3. Possibilidade do conhecimento
Pode o sujeito apreender o objecto? Atingir a verdade, a essncia das coisas, ou est condenado s suas mltiplas aparncias? Algumas respostas filosficas : - O dogmatismo (dogmatiks, em grego significa que se funda em prncpios ou relativo a uma doutrina) defende a apreenso absoluta da realidade pelo sujeito. Esta posio assenta numa total confiana na razo humana. - O cepticismo (skeptiks, em grego signifca "que observa", que considera") defende a impossibilidade do sujeito apreender a realidade. Esta posio desconfia na razo humana. O cepticismo na sua foram mais radical, foi defendido pela primeira vez por Pirrn (c.270 a.C). Este filsofo afirmava que de nada podemos afirmar ser verdadeiro ou falso, belo ou feio, bom ou mau.Apenas nos resta suspender todos os juzos. Na Idade Moderna Montaigne e Hume manifestaram igualmente posies cpticas. - O criticismo defende a possibilidade de se aceder verdade, mas no aceita sem crtica as afirmaes da razo. - O pragmatismo ao subordinar o conhecimento a uma finalidade prtica, afirma que a verdade tudo aquilo que til e eficaz para a vida humana. Desta forma aproxima-se do cepticismo, na medida que relativiza o conhecimento. O pragmatismo surgiu nos EUA com Willian James Charles Pierce e John Dewey.

4. Origem do Conhecimento
Qual a origem do conhecimento: a razo ou a experincia? Algumas respostas filosficas:

4.1. Racionalismo
Para o racionalismo a razo a fonte principal do conhecimento. O conhecimento sensvel considerado enganador. Por isso, as representaes da razo so as mais certas, e as nicas que podem conduzir ao conhecimento logicamente necessrio e universalmente vlido. A razo capaz de conhecer a estrutura da realidade a partir de princpios puros da prpria razo. A ordenao lgica do mundo permite compreender a sua estrutura de forma dedutiva. O racionalismo segue, neste aspecto, o modelo matemtico de deduo a partir de um reduzido nmero de axiomas. Os racionalistas partem do princpio que o sujeito cognoscente activo e, ao criar uma representao de qualquer objecto real, est a submete-lo s suas estruturas ideias. Entre os filsofos que assumiram uma perspectiva racionalista do conhecimento, destacam-se Plato, Ren Descartes (1596-1650), Spinoza (1632 -1677) e Leibniz (1646-1716), partem do princpio que possumos ideias inatas e que a realidade uma construo da razo. a) Descartes considerado o fundador do racionalismo moderno. As fases da sua filosofia podem ser resumidas da seguinte maneira: - Objetivo: atingir verdades indiscutveis, deduzidas logicamente, a partir de uma evidncia irrefutvel. - Dvida Metdica: Para atingir um conhecimento absoluto, tem que eliminar tudo o que seja susceptvel de dvida. Nesse sentido, comea por suspender todos os conhecimentos susceptveis de serem postos em causa. Descobre que todos os dados do sentidos o podem enganar. - Primeira Evidncia. Ao pr tudo em dvida, e enquanto o faz, descobre que a nica coisa que resiste prpria duvida a razo. Esta seria a primeira verdade absoluta da filosofia. "Eu penso, logo existo" (cogito). - Ideias inatas. Descobre ainda que possumos ideias, como a ideia de perfeio, que se impem razo como verdadeiras, mas que no derivam da experincia, nem foram por ns criadas. Atribui a sua criao a Deus (prova da existncia de Deus). - Deus garantia da verdade. Sendo a bondade um dos atributos de Deus, certamente que Ele no nos engana, logo

as ideias inatas so verdadeiras. Deus assim, a garantia da possibilidade do acesso verdade. - Dualismo. Deduz uma diviso nas coisas: Aquilo cuja existncia se revelou irrefutvel, corresponde res cogitans, isto , razo ("pensamento", "esprito", "alma" ou "entendimento"). Apresenta-se como inextensa e livre. Aquilo cuja existncia e determinao levanta dvidas, corresponde res extensa, isto , ao mundo exterior (corpos fsicos). Os corpos so determinadas pela sua extenso, movimento, forma, tamanho, quantidade, lugar e tempo. O mundo fisico assim des-espiritualizado, pois est submetido s leis da fsica, mecnicas. - Deduo. S com base nestas ideias claras e distintas, segundo Descartes, se poderia construir por deduo um conhecimento universal e necessrio.

4.2. Empirismo
Para o empirismo a experincia a fonte de todo o conhecimento, mas tambm o seu limite. Os empiristas negam a existncia de ideias inatas, como defendiam Plato e Descartes. A mente est vazia antes de receber qualquer tipo de informao proveniente dos sentidos. Todo o conhecimento sobre as coisas, mesmo aquele em que se elabora leis universais, provm da experincia, por isso mesmo, s vlido dentro dos limites do observvel. Os empiristas reservam para a razo a funo de uma mera organizao de dados da experincia sensvel, sendo as ideias ou conceitos da razo simples cpias ou combinaes de dados provenientes da experincia. Entre os filosfos que assumiram uma perspectiva empirista destacam-se John Locke (1632 -1704) e David Hume (1711-1776). a ) Locke afirma que o conhecimento comea do particular para o geral, da impresses sensoriais para a razo. O esprito humano uma espcie de "tbua rasa" , onde se iro gravar as impresses provenientes do mundo exterior. No h ideias nem princpios inatos. Nenhum ser humano por mais genial que seja capaz de de construir ou inventar ideias, e nem sequer capaz de destruir as que existem. As ideias, quer sejam provenientes das sensaes, quer provenham da reflexo, tm sempre na experincia a sua origem. As ideias complexas no so mais do que combinaes realizadas pelo entendimento de ideias simples formadas a partir da recepo dos dados empricos. A experincia no apenas a origem de todas as ideias, mas tambm o seu limite. b) Hume rejeita, como Locke o inatismo carteseano. As ideias so o resultado de uma reflexo das impresses (sensaes) recebidas das experincias sensveis. A imaginao permite-nos associar ideias simples entre si para formar ideias complexas. Exemplo de ideias simples decorrentes das impresses: vermelho, tomates, macio. Exemplo da formao de ideias complexas a partir de ideias simples: os tomates so vermelhos e macios. Qualquer ideia tem assim origem em impresses sensoriais. As impresses no nos do a realidade, mas so a prpria realidade. Por isso podemos dizer que as mesmas so verdadeiras ou falsas. As ideias s so verdadeiras se procederam de impresses. Neste sentido, todas aquelas que no correspondam a impresses sensveis so falsas ou meras fices, como o caso das ideias de "substncia esprito", "causalidade", pois no correspondem a algo que exista.

Tipos de Conhecimento segundo Hume: Distingue dois tipos de conhecimento: 1. Conhecimento resultante das relaes entre ideias. Nesta categoria inclui a aritmtica, a algebra e geometria. Estamos perante raciocnios demonstrativos, cujas concluses so independentes da realidade e se apresentam como necessrias. 2. Conhecimento resultante da relao entre factos. Estes raciocnios so indutivos, logo apenas provveis. Correspondem em geral a relaes de causa-efeito. A Questo da Causalidade segundo Hume Introduz um dado novo nas teses empiristas quando afirma que a identidade entre a ordem das coisas e a ordem das ideias resulta de hbitos mentais ou na crena que existe uma ligao necessria entre os fenmenos. A ligao causal entre os fenmenos no algo que possa ser observado. O que observamos uma sucesso cronolgica de fenmenos, em que uns so anteriores a outros. Esta sucesso leva-nos a concluir que o acontecimento A foi causado pelo acontecimento B, mas o que efectivamente observamos foi que o primeiro se seguiu ao segundo. No observmos a relao causal entre os fenmenos. A ligao que estabelecemos, segundo Hume, resulta de um hbito.

Acreditamos que a natureza regida por leis invariveis de causa-efeito, mas tal no passa de uma iluso. Embora no passado uma dada sucesso de acontecimentos se possa ter verificado, nada nos garante que no futuro tal venha a acontecer. Apesar disso continuamos a afirm-lo como se fosse uma certeza absoluta. O nosso conhecimento est alicerado em crenas. Os fundamentos da cincia so deste modo de natureza psicolgica. Esta critica ao conceito da causalidade ir ter profundas repercusses em filsofos posteriores, como I.Kant (17241804). Cepticismo Hume acaba por cair numa posio cptica sobre o conhecimento. ( 1 ) Estamos limitados pela experincia, e por consequncia tudo aquilo que no possa ser observado, no existe. O conhecimento da natureza deve fundar-se exclusivamente em impresses que dela temos. Desta premissa decorre o seu cepticismo: o homem no pode conhecer ou saber nada do universo. S conhece as suas prprias impresses ou ideias e as relaes que estabelece entre elas por hbito. Tudo o que o homem sabe, por discurso racional, acerca do universo se deve nica e exclusivamente crena, que um sentimento no racional. A razo est limitada no seu poder. ( 2 ) Questiona o princpio da causalidade em que se baseiam as cincias da natureza, pois no passa de uma crena. (3 ) Questiona tambm os fundamentos lgicos da induo, ao afirmar que pelo facto de algo ter acontecido muitas vezes no passado, no significa que venha a acontecer no futuro. O futuro no existe e como tal no do domnio do conhecimento. O debate histrico entre racionalistas e empiristas, em final do sculo XVIII, conduziu ao criticismo que procurou superar as limitaes de ambas as correntes filosficas.

. Racionalismo e Empirismo - Perspectiva Histrica 4.3. Criticismo


4.3.1. Kant (1724-1804). Todo o conhecimento inicia-se com a experincia, mas este organizado pelas estruturas a priori do sujeito. Segundo Kant o conhecimento a sntese do dado na nossa sensibilidade (fenmeno) e daquilo que o nosso entendimento produz por si (conceitos). O conhecimento nunca pois, o conhecimento das coisas "em si", mas das coisas "em ns".

"O que podemos conhecer?" esta foi a questo inicial que orientou a sua investigao. Ao contrrio dos empiristas, afirmou que a mente humana no era uma "folha em branco", mas sim constituda por um conjunto de estruturas inatas que recebiam, filtravam, davam forma e interpretavam as impresses externas. a) Sensibilidade A sensibilidade uma faculdade que nos permite receber ou perceber objectos mediante impresses (sensaes) atravs dos sentidos externos. Estas impresses so percepcionadas no espao e no tempo, formas puras (vazias) que fazem parte das estruturas cognitivas inatas do sujeito. Elas so a condio indispensvel para que possamos ter acesso ao conhecimento sensvel (emprico). b) Entendimento O entendimento uma faculdade que nos permite dar forma, unificar e ordenar os dados recebidos da sensibilidade. Para produzir conhecimentos (juzos) utiliza 12 categorias (causa, substncia, etc), cuja funo estabelecer relaes entre fenmenos (julgamentos). Os juzos so pois operaes de interpretao e organizao dos dados sensoriais. O conhecimento resulta da aplicao destas categorias (conceitos puros) experincia.

Classificou os juzos em trs tipos: - Juzos Analticos. Ex. "O tringulo tem trs lados". O predicado est contido sujeito. Trata-se de um juzo a priori, isto , no est dependente da experincia. Este tipo de juzo universal e necessrio. - Juzos Sintticos. Ex."Os lisboetas medem mais do que 1,3 metros de altura". O predicado acrescenta elementos novos ao sujeito. Trata-se de um juzo a posteriori, pois assenta em dados da experincia e carece da mesma como comprova. Este tipo de juzo no universal, nem necessrio. - Juzos Sintticos a priori (a sua principal inovao terica). Ex. "Uma recta a menor distncia entre dois pontos". Este juzo acrescenta algo de novo ao sujeito, mas no est dependente da experincia. Este tipo de juzo universal e necessrio. c) Razo A razo tem a funo de sintetizar os conhecimentos, dando-lhes uma unidade mais elevada. No trabalha sobre os conhecimentos sensoriais, mas sobre os juzos do entendimento. Elabora juzos dos juzos, produzindo "ideias" que ultrapassam os limites da experincia. d) Fenmeno/Nmeno A teoria do conhecimento de Kant estabelece uma clara distino entre "fenmeno" e "nmeno". - O Fenmeno ("aquilo que se manifesta") corresponde realidade emprica, produzindo nos nosso sentidos impresses (sensaes). o limite de todo o conhecimento possvel. Kant neste ponto concorda com os empiristas. - O Nmeno ("nomeno" ), isto , a "coisa em si mesma" corresponde aquilo que os nossos sentidos no percebem, a nossa estrutura inata apenas nos permite aceder aquilo que delas se manifesta aos sentidos (o fenmeno). impossvel, conhecer as coisas que esto para alm dos dados dos sentidos, como seja a alma, o mundo (como totalidade) ou Deus. A Metafsica impossvel como cincia. Embora no tenhamos a possibilidade de conhecer as coisas em si mesmas, podemos todavia atravs da razo tentar compreend-las. Esta distino permitiu-lhe distinguir e delimitar os domnios da Cincia e os da Religio. A Cincia est confinada ao mundo fsico, experincia sensvel, cabendo-lhe produzir o conhecimento. A Religio foi remetida para uma dimenso supra-sensvel, o nmeno. No produz conhecimento, mas ajuda-nos a compreender o sentido da nossa existncia e do mundo. f) Crtica A teoria do conhecimento de Kant tem sido bastante contestada, num ponto central: a subjectividade do conhecimento. No admite um conhecimento puramente objectiva, pois o mesmo est sempre condicionado pela subjectividade do sujeito. Todo o nosso conhecimento est partida condicionado pelas estruturas transcendentais (a priori), pelas intuies do espao e do tempo, as formas mentais das nossas categorias do entendimento. Unicamente conhecemos o que com estas "formas" se objectiva. Trata-se de uma profunda limitao que difcil de justificar e aceitar. 4.3.2. Perspectivas Contemporneas. Alguns filsofos contemporneos defendem que o conhecimento resulta de uma interaco entre o sujeito e a experincia. Entre eles, destaca-se Jean Piaget. Piaget, como vimos, desenvolveu uma concepo construtivista do conhecimento. O conhecimento indissocivel da aco do sujeito. No pois uma simples registo feito pelo sujeito dos dados do mundo exterior. O sujeito apreende e interpreta o mundo atravs das suas estruturas cognitivas. Estas estruturas no so todavia inatas, mas so formadas pelo sujeito na sua aco. O conhecimento assim um processo de construo de estruturas que permitem ao sujeito apreender e interpretar a realidade.

Carlos Fontes

Conhecimento

A definio clssica de conhecimento, originada em Plato, diz que ele consiste de crena verdadeira e justificada.

Conhecimento o ato ou efeito de abstrair ideia ou noo de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informao); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou servio; saber, instruo ou cabedal cientfico (homem com grande conhecimento). O tema "conhecimento" inclui, mas no est limitado a, descries, hipteses, conceitos, teorias, princpios e procedimentos que so teis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento a gnoseologia. Hoje existem vrios conceitos para esta palavra e de ampla compreenso que conhecimento aquilo que se sabe de algo ou algum. Isso em um conceito menos especfico. Contudo, para falar deste tema indispensvel abordar dado e informao. Dado um emaranhado de cdigos decifrveis ou no. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, simplesmente um emaranhado de cdigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras so simplesmente alguns nmeros invertidos e mais nada. Porm, quando estes cdigos at ento indecifrveis, passam a ter um significado prprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtm-se uma informao a partir da decodificao destes dados. Diante disso, podemos at dizer que dado no somente cdigos agrupados, mas tambm uma base ou uma fonte de absoro de informaes. Ento, informao seria aquilo que se tem atravs da decodificao de dados, no podendo existir sem um processo de comunicao. Essas informaes adquiridas servem de base para a construo do conhecimento. Segundo esta afirmao, o conhecimento deriva das informaes absorvidas. Se constri conhecimentos nas interaes com outras pessoas, com o meio fsico e natural. Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento aquilo que se admite a partir da captao sensitiva sendo assim acumulvel a mente humana. Ou seja, aquilo que o homem absorve de alguma maneira, atravs de informaes que de alguma forma lhe so apresentadas, para um determinado fim ou no. O conhecimento distingue-se da mera informao porque est associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informao consistem de declaraes verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informao com um propsito ou uma utilidade. O conhecimento no pode ser inserido num computador por meio de uma representao, pois neste caso seria reduzido a uma informao. Assim, neste sentido, absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No mximo, podemos ter uma "base de informao", mas se possvel process-la no computador e transformar o seu contedo, e no apenas a forma, o que ns temos de fato uma tradicional base de dados.

Associamos informao semntica. Conhecimento est associado com pragmtica, isto , relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experincia direta. O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulao de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto indissocivel de um processo, podemos ento olhar o conhecimento como uma atividade intelectual atravs da qual feita a apreenso de algo exterior pessoa. A definio clssica de conhecimento, originada em Plato, diz que ele consiste de crena verdadeira e justificada. Aristteles divide o conhecimento em trs reas: cientfica, prtica e tcnica. Alm dos conceitos aristotlico e platnico, o conhecimento pode ser classificado em uma srie de designaes/categorias: Conhecimento sensorial: o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experincias sensitivas e fisiolgicas (tato, viso, olfato, audio e paladar). Conhecimento intelectual: Esta categoria exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocnio mais elaborado do que a mera comunicao entre corpo e ambiente. Aqui j pressupe-se um pensamento, uma lgica. Conhecimento vulgar/popular: a forma de conhecimento do tradicional (hereditrio), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apurao ou anlise metodolgica. No pressupe reflexo, uma forma de apreenso passiva, acrtica e que, alm de subjetiva, superficial. Conhecimento cientfico: Preza pela apurao e constatao. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se est observando. No se contenta com explicaes sem provas concretas; seus alicerces esto na metodologia e na racionalidade. Anlises so fundamentais no processo de construo e sntese que o permeia, isso, aliado s suas demais caractersticas, faz do conhecimento cientfico quase uma anttese do popular. Conhecimento filosfico: Mais ligado construo de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagao e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento cientfico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questes imensurveis, metafsicas. A partir da razo do homem, o conhecimento filosfico prioriza seu olhar sobre a condio humana. Conhecimento teolgico: Conhecimento adquirido a partir da f teolgica, fruto da revelao da divindade. A finalidade do telogo provar a existncia de Deus e que os textos bblicos foram escritos mediante inspirao Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestveis. A f pode basear-se em experincias espirituais, histricas, arqueolgicas e coletivas que lhe do sustentao. Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito subjetividade. s nossas percepes do mundo exterior e racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania. O conhecimento declarativo seria o referente a coisas estticas, paradas, como por exemplo os conceitos de uma cincia, ou a descrio de um objeto. Um exemplo tpico de conhecimento esttico o significado dos termos de classificao de relevo. Ao passo que o conhecimento procedural refere-se s coisas funcionando, como os processos, as transformaes das coisas, e tambm como que deve ser o comportamento de um profissional em uma determinada situao. Um exemplo de conhecimento procedural seria a conduta indicada para um agricultor retirar a licena de um desmatamento que queira fazer em sua propriedade.

Encarando o conhecimento por outro ngulo, temos o conhecimento explcito, o qual especialista consegue formalizar em linguagem facilmente, de forma transmissvel e eficaz para outra pessoa. Do outro lado temos o conhecimento tcito (normalmente mais complexo) que seria o jogo de cintura que o profissional vai ganhando com a prtica de sua profisso. De maneira geral, o especialista costuma no ter noo de seus conhecimentos tcitos, e mesmo quando o tm, costuma no saber como ele funciona e nem a tamanho de sua abrangncia.

1.Intuio sensorial/emprica: A intuio emprica o conhecimento direto e imediato das qualidades sensveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimenses, distncias. tambm o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranas, desejos, sentimentos, imagens. (in: Convite Filosofia; CHAU, Marilena). 2.Intuio intelectual: A intuio com uma base racional. A partir da intuio sensorial voc percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuio intelectual voc percebe imediatamente que so diferentes. No necessrio demonstrar que a parte no maior que o todo, a lgica em seu estado mais puro; a razo que se compreende de maneira imediata.

Etimologia
Latim cognoscere = vir a saber. Latim cum, grego = (nous), latim scit actionem = quando ou como a mente sabe a ao. Saber a ao.

O conhecimento cientfico
O desenvolvimento do mtodo cientfico deu um contributo significativo para a nossa compreenso do conhecimento. Para ser considerado cientfico, um mtodo inquisitivo deve ser baseado na coleta de provas observveis, empricas e mensurveis sujeitas aos princpios especficos do raciocnio. O mtodo cientfico consiste na coleta de dados atravs de observao e experimentao, bem como na formulao e teste de hipteses. A cincia e a natureza do conhecimento cientfico tambm se tornaram objeto de estudo da Filosofia. Como a prpria cincia tem desenvolvido, o conhecimento desenvolveu um amplo uso que sido desenvolvido no mbito da biologia / psicologia - discutido em outro lugar como meta-epistemologia ou epistemologia gentica, e em certa medida, relacionadas com a "teoria do desenvolvimento cognitivo". Note-se que "epistemologia" o estudo de conhecimento e de como ele adquirido. A cincia "o processo usado todos os dias para completar os pensamentos logicamente atravs de inferncia de fatos determinados por experimentos calculados." Sir Francis Bacon, crtico do desenvolvimento histrico do mtodo cientfico, escreveu obras que estabeleceram e popularizaram uma metodologia indutiva para a pesquisa cientfica. Seu famoso aforismo "conhecimento poder" encontrado nas Meditaes Sacras (1597).

Das könnte Ihnen auch gefallen