Sie sind auf Seite 1von 3

A ARTE COMO CHAVE PARA O CONHECIMENTO Sidiney Peterson Ferreira de lima neypeterson@hotmail.

com
A me acha que Guernica a melhor obra-prima, porque a mais real, mas na verdade ela toda bagunada, o cavalo fica berrando com uma poro de dentes, porque tem uma lana cravada nele, e depois tem um touro e uma mulher segurando uma criana molenga com a cabea virada ao contrrio, e uma lmpada que parece um olho, e o pior aquele pezo grande no canto, que eu sempre acho que vai me pisotear.(Donoghue, 2011)

A leitura do trabalho Guernica de Pablo Picasso citada acima do personagem Jack, uma criana de cinco anos de idade no romance Quarto de Emma Donoghue. Jack vive com a me trancado em um quarto desde que nasceu, sem contato com o mundo exterior e na leitura dos pertences que compem o cmodo que o personagem torna melhor/ possvel sua sobrevivncia. Por muito tempo, assim como Jack, tomei por base as imagens do meu quarto fechado para aprender/compreender artes. Nem nas mais remotas lembranas da minha infncia tenho conhecimento de ter tido contato com trabalhos artsticos, no muito me lembro de ver enfeitando a parede da sala de jantar da minha casa a reproduo da Santa Ceia de Leonardo Da Vinci. Por outro lado no sentia falta, pois comum no sentirmos falta daquilo que no temos conhecimento da existncia. A escola que freqentei enquanto criana e adolescente era uma extenso do meu quarto fechado em relao s artes, pois se tratava de um momento de diverso, colagem, desenho livre, brincadeiras de roda e jogos, decorao da sala de aula para festas comemorativas, imagens? Somente a que copivamos a partir de desenhos pr-selecionados pela professora. No me recordo de realizar nenhuma leitura de Guernica, ou seja, permaneci no quarto durante esses anos. Esse modelo de aula de artes no era exclusivo da minha escola, nem da minha infncia se considerarmos que no cenrio educacional contemporneo ainda nos deparamos com atuaes centradas no fazer artstico, sem contextualizao, sem leitura das imagens, sem Histria da Arte e com sujeitos trancados em quartos sem contato com a arte que pode

(...) desenvolver a percepo e a imaginao, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crtica, permitindo ao indivduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada (BARBOSA,2008, p.17).

J adulto, aos trinta anos de idade, entrei na Universidade (UFRPE/UAG) onde Guernica, entre outras imagens, cotidianamente eram analisadas e atravs de aulas de artes comprometidas com um saber relevante sobre a rea de conhecimento, as linguagens artsticas passaram do estado de inexistentes para o de questionadoras para mim. Sado do quarto fechado, atravs de visitas a museus e galerias tomei contato com uma arte que me proporcionou um olhar diferente sobre mim e sobre o mundo. Passei ento a investigar principalmente sobre o poder que as artes visuais exercem sobre mim e sobre os demais sujeitos de forma que ao estabelecer dilogos entre ns e o objeto em anlise nos descobrimos como parte no apenas do trabalho concludo, mas das etapas que constituem o mesmo. Assim, acredito que somos convocados no momento da leitura de imagem a contextualiz-la para uma melhor apreenso do trabalho. No se trata, como nos diz Ana Mae Barbosa, de perguntar o que nos diz o artista atravs do trabalho, mas de nos indagar sobre o que nos fala o prprio trabalho. Atualmente busco pesquisar a Arte/educao enquanto rea de conhecimento como linguagem aguadora dos sentidos que revela significados impossibilitados por intermdio de outros tipos de linguagem (Barbosa, 2008), deixando para trs o quarto fechado que vivia e que me colocava parte em relao importncia da arte para minhas experincias de vida. O quarto fechado agora se tornou ruas, avenidas de conhecimentos proporcionados pela arte.

REFERNCIAS BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietaes e mudanas no ensino da Arte. Cortez, So Paulo, 5 edio, 2008, p. 17. DONOGHUE, Emma. Quarto. Verus, Campinas, SP, 2011.

LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Ana Mae Barbosa e a formao de pedagogos na UAG/UFRPE. 2010. Monografia (Graduao)- Curso de Licenciatura em Pedagogia, Unidade Acadmica de Garanhuns/ Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns-PE.

Das könnte Ihnen auch gefallen