Sie sind auf Seite 1von 57

A alegria do prximo comea muitas vezes no sorriso que voc lhe queira dar.

A amizade converge de pontos afins, onde os coraes se unem em plena fraternidade. (Miramez) A AMIZADE VERDADEIRA no cega, mas se enxerga defeito nos coraes amigos, sabe am-los e entend-los mesmo assim. A arte de ouvir , tambm, a cincia de ajudar. (Joanna de ngelis). A atitude orao. E, pela atitude, mostramos a qualidade dos nossos desejos. (Emmanuel, do livro: Roteiro). A cada um ser dado de acordo com as suas obras. (Jesus) A caridade o amor, o sol que Nosso Senhor fez raiar claro e fecundo; alegrando nesta vida a existncia dolorida dos que sofrem neste mundo! (Casimiro Cunha) A caridade o grande caminho! Trabalhemos!... Jesus nos abenoe!... A caridade o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanas e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condio do esperado Reino de Deus. (Emmanuel) A caridade na Terra a santos, crentes e ateus, a presena de Jesus agindo em nome de Deus. (Carlos Gondim) A casualidade no se encontra nos laos da parentela. (Emmanuel) A clera no aproveita a ningum, no passa de perigoso curto-circuito de nossas foras mentais, por defeito de instalao de nosso mundo emotivo, arremessando raios destruidores, ao redor de nossos passos... (Do livro: Entre a Terra e o Cu - Andr Luiz)

compreenso da vida a cada momento, tal como ela ; no mundo do relacionamento entre pais, filhos, parentes vizinhos e na sociedade, a verdadeira orao, a paz, uma religio, o verdadeiro amor e, o comeo da sabedoria, a fim de conservar a sade da mente e do corpo. A coragem do amor cria a bno do perdo. A criana desprotegida que encontramos na rua no motivo para revolta ou exasperao, e sim um apelo para que trabalhemos com mais amor pela edificao de um mundo melhor. A criatura enfurecida um dnamo em descontrole, cujo contacto pode gerar as mais estranhas perturbaes. (Do livro: Entre a Terra e o Cu - Andr Luiz) A crtica dos outros s poder trazer-lhe prejuzo se voc consentir. A dor uma luz acesa no apoio da evoluo. A esperana flor vivente, alva estrela resplendente, que ilumina os coraes, que conduz as criaturas s almejadas venturas entre clicos clares. (Casimiro Cunha) A esperana qual lume, ou capitoso perfume que nos alenta na dor. A caridade uma aurora que resplende a toda hora, nada empana o seu fulgor. (Casimiro Cunha) A esperana uma fortuna, de natureza divina, que a f recebe no Banco da Providncia Divina. (Meimei- Chico Xavier) A esperana uma fortuna, de natureza divina, que a f recebe no Banco da Providncia Divina. (Meimei - Chico Xavier - Do Livro: "Roseiral de Luz") A esperana uma luz no caminho das horas. A evoluo a transio do ser da condio de escravo condio de senhor do prprio destino. (Lameira de Andrade, do livro: IDEAL ESPRITA)

A famlia consangnea, entre os homens, poder ser apreciada como o Centro essencial de nossos reflexos. Reflexos agradveis ou desagradveis que o pretrito nos devolve. (Emmanuel) A f a fora potente que desponta na alma crente, elevando-a aos altos Cus; ela chama abrasadora reluzente, redentora, que nos eleva at Deus. (Casimiro Cunha) A f um claro divino, refulgente, peregrino, que irrompe, trazendo a luz; a caridade a expresso da personificao do Mestre Amado - Jesus! (Casimiro Cunha) A f, se no tiver obras, morta em si mesma.(TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). A felicidade no um tapete mgico. Ela nasce dos bens que voc espalhe, no daqueles que se acumulam inutilmente. A felicidade no entra em portas trancadas. A felicidade real comea em fazer a felicidade dos outros. A felicidade real uma casa que se constri por dentro da prpria alma. A fonte do bem inesgotvel. Tarefa aceita - responsabilidade confirmada. (Marco Prisco) A frase construtiva e generosa princpio de soluo nos mais complicados processos de sofrimentos. A frase de esperana um jorro de luz. (Emmanuel - Chico Xavier, do livro: COMPANHEIRO) A harmonia cria raios de paz. (Andr Luiz) A herana da liberdade pertence ao dever cumprido.

A herana quase sempre um suplcio para quem parte e uma tentao para quem fica. A hora que passa preciosa demais para que lhe percamos a grandeza. A humildade a chave de nossa libertao. (Emmanuel - Chico Xavier, do livro: LUZ NO LAR). A humildade o ingrediente oculto sem o qual o po da vida amarga invariavelmente na boca. A idia forma a condio; a condio produz o efeito; o efeito cria o destino. A indulgncia a fonte que lava os venenos da culpa. A inrcia constante a descida para a exausto com bilhete para o comboio da enfermidade em direo da morte. A inrcia simplesmente iluso e a preguia fuga que a Lei pune com as aflies da retaguarda. A ironia pode ser engraada e agradvel para quem a faz, mas pode magoar tanto que sua graa converte-se em mgoa profunda em quem a recebe. A juventude pode ser comparada esperanosa sada de um barco para viagem importante. A Lei no nos confia problemas de trabalho superiores nossa capacidade de soluo. (Deus no coloca fardos pesados em ombros fracos). A liberdade a raiz da vida consciente; no entanto, a cada passo urdimos entraves e impedimentos para ns mesmos. A maior revelao de teu amor aparece brilhando quando permites que o Cristo em ti e contigo possa amar e servir aos outros sem procurar saber quem so e como so. (Emmanuel, Do livro: "Recados do Alm")

A marcha ser medida pelo passo do servio ao prximo. A melhor maneira de aprender a desculpar os erros alheios reconhecer que tambm somos humanos, capazes de errar talvez ainda mais desastradamente que os outros. A melhora de tudo para todos comea na melhora de cada um. A misso do Espiritismo educar para salvar... Educar: eis o rumo a seguir, o programa do momento. (Vincius, do livro: Em torno do Mestre) A mulher faz o marido, o esposo faz a mulher. A nossa felicidade ser naturalmente proporcional em relao felicidade que fizermos para os outros. A obra da caridade tudo transforma em favor do bem. (Emmanuel, do livro: Roteiro). A ociosidade um agente da sombra conduzindo a criatura para os endereos do tdio e da perturbao. A orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). A orao luz acesa na sombra; po nutriente na escassez, fora na debilidade; gozo na paisagem erma da soledade. A ORAO o mais forte estmulo de que a alma pode dispor para plenificar-se. (Joanna de Angelis) A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). A orao neutraliza qualquer fora negativa. Cultive a prece. (Pastorino)

A palavra amiga e boa, quando a mgoa nos subleva, recorda a lmpada acesa, vencendo o poder da treva.(Silveira Carvalho) (subleva: revolta). A palavra porta de entrada para as suas realizaes. A palavra, por mais bela, sem construo que lhe corresponda, ser sempre um sonho mumificado em tbuas de geometria. (Albino Teixeira, do livro: IDEAL ESPRITA) A parentela um cadinho em que se nos apuram os sentimentos. (cadinho: vaso empregado em operaes qumicas temperaturas elevadas). A paz legtima emerge do corao feliz e da mente que compreende, age e confia. (Joanna de Angelis) A pedra colocada em disciplina o agente que te assegura firmeza na construo. (Emmanuel) A receita de vida melhor ser sempre melhorar-nos, atravs da melhora que venhamos a realizar para os outros. A religio pura e imaculada esta: visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes, e guardar-se da corrupo do mundo. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). A sabedoria que vem do alto , primeiramente, pura, depois pacfica, moderada, tratvel, cheia de misericrdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. ( Tiago, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). A serenidade e o apreo para com os inimigos so os melhores antdotos para que as preocupaes com eles no nos destruam. A tarefa domstica nunca ser uma vlvula para gozos improdutivos, porque constitui um trabalho de cooperao com Deus. O homem ou a mulher que

desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, esto cegos e terminaro seus loucos esforos, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade. (Emmanuel) A tarefa parece fracassar? Siga adiante, trabalhando, que, muitas vezes necessrio sofrer, a fim de que Deus nos atenda renovao. A Terra uma embarcao csmica de vastas propores e no podemos olvidar que o Senhor permanece vigilante no leme. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) A Terra est repleta dos que censuram e acusam. Amparemo-nos mtuamente. (Emmanuel - Chico Xavier) A treva noturna necessria para que se veja, mesmo de longe, o imprio das estrelas. A velhice herda a vida da juventude. A vida corprea a sntese das irradiaes da alma. No h rgos em harmonia sem pensamentos equilibrados... A vida escola. A promoo certa, mas depende da auto-evoluo. A vida permanente, a oportunidade se repete, a lio se dearticula, mas o tempo de hoje no mais voltar. A vida sempre o resultado de nossa prpria escolha. A vida um hino de louvor a Deus, um poema de beleza, convite perene gratido. A vida uma escola. Por mais difcil o processo educativo a que nos vejamos submetidos, saibamos valorizar o tempo, agradecendo e trabalhando ao invs de reclamar ou ferir.

A vida em nome de Deus, nos oferece as possibilidades; a escolha nossa. A vida feliz construda na conscincia tranqila com a bno do amor. A vida por fora de ns a imagem daquilo que somos por dentro. A vida vem de Deus, a convivncia vem de ns. A vitria na luta pelo bem contra o mal caber sempre ao servidor que souber perseverar com a Lei Divina at o fim. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) A voz a revelao do temperamento de cada um. Abre as portas do esprito luz do amor para que o amor te auxilie a entender a linguagem da vida. Abre os braos ao e cresce na direo do Infinito. (Joanna de ngelis Divaldo P.Franco - Do Livro: Alegria de Viver) Acalma a mente e harmoniza o mundo interior. (Joanna de ngelis). Aceita o fardo da vida sem te curvares ao desnimo. Brilha mais o sol quando as nuvens se afastam. Aceita-te como s e aceita a vida em que deves estar, na condio em que te vs, a fim de que faas em ti o burilamento possvel. (Emmanuel - Chico, do livro: COMPANHEIRO). Aceitemos a experincia que o Senhor nos reserva cada dia, fazendo o melhor ao nosso alcance. Acenda a sua lmpada com azeite dos dias felizes para as horas da noite escura da velhice. (Marco Prisco, Divaldo Pereira Franco, do Livro: Legado Kardequiano). Acendamos a luz, onde as trevas se adensem; articulemos tolerncia, ao p da agressividade; envolvamos as farpas da clera em algodo de brandura;

conduzamos a paz por fonte viva sobre a discrdia, toda vez que a discrdia se faa incndio destruidor... (Andr Luiz, do livro: IDEAL ESPRITA) Acentuemos, na prpria vida, a disposio de aprender e auxiliar. Acerte suas contas com o vizinho, enquanto a hora favorvel. Amanh todos os quadros podem surgir transformados. (Andr Luiz) Adquire com os prprios olhos a seleo do bem, assegurando a alegria daqueles que te cercam. Agradece, pois, a Deus, tua vida, teu corpo, teu ser eterno que marcha vertiginosamente para Ele. Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre. (Andr Luiz) Ajude os meninos de hoje a pensar com acerto dialogando com eles, dentro das normas do respeito e sinceridade que voc espera dos outros em relao a voc. Ajustemo-nos ao Evangelho Redentor. Cristo a meta de nossa renovao. (Andr Luiz, do livro: Nos domnios da mediunidade). Alma corajosa no aquela que se dispe a revidar o golpe recebido e sim aquela que sabe desculpar e esquecer. Ama e auxilia sem distino. No desprezes os que caminham nos andrajos das grandes provas e nem censures os que seguem no carro da fortuna aparente. Ama, entretanto, no anotes as tricas em derredor, de pequeninas renncias o Amor sai sempre maior. (Carlos Gondim) Amanh ser, sem dvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje melhor.

Amigo, continua servindo e no temas. Onde viste o lavrador que deitasse as sementes na terra e as visse germinar, no mesmo instante? O servio que te confiei aquele mesmo que o Pai me deu a fazer... Nenhum gesto de bondade e nenhuma palavra de amor se perdem na construo do Reino do Bem Eterno. (Meimei) Amigo, pensemos no bem e executemo-lo. Amigo, voc j observou o efeito renovador de um sorriso? Sorriso raio de luz da alma. E a luz, ainda mesmo no abismo, sempre esplendor do alto vencendo as trevas. No negue a ddiva do sorriso seja a quem for. Sorri na dificuldade. Sorri na luta. Sorri na dor. Sua alma sol divino. No desdenhe brilhar. (Valrium, do livro: IDEAL ESPRITA) Amor constri a ventura, ventura a dor esquecida. Por isso Deus faz do amor toda a grandeza da vida. (Luciano dos Reis) Amor a fora da vida e trabalho vinculado ao amor usina geradora da felicidade. Amor e alegria so ingredientes indispensveis ao xito de qualquer atividade no bem. Amor e sabedoria so as asas com que faremos nosso vo definitivo, no rumo da perfeita comunho com o Pai Celestial. Ampara aos que se acham perseguidos pela ignorncia ou pela crueldade. (Meimei) Ampara e ajuda a todos, desde a criana desvalida, necessitada de arrimo e luz para o corao, at o peregrino sem teto, hspede errante das rvores do caminho. (Eurpedes Barsanulfo, do livro: IDEAL ESPRITA)

Ampara os coraes enfermios e frgeis que te acompanham os passos. Se plantares o bem, o tempo de incumbir da germinao do desenvolvimento, da florescncia e da frutificao, no instante oportuno. (Emmanuel) Ante as crises da vida. No te revoltes. Serve. (Emmanuel - Chico Xavier) Ante o irmo irritadio, cujo verbo desagrade, cala-te e espera lembrando que o silncio CARIDADE. Ante os conflitos que explodem no mundo, conserva-te em paz. No te deixes envolver pelo pessimismo. Continua servindo e abenoando a vida. O bem triunfa sempre. Ante os desajustados da Terra, respeita-lhes o caminho e silencia quando no lhes consigas compreender as lutas entremeadas do pranto que desconheces. (Meimei) Ante os erros do amor, se voc nunca errou por emoo, imaginao, inteno ou ao, atire a primeira pedra, conforme recomenda Jesus. Antes da grande projeo pessoal na obra coletiva, aprenda o discpulo a cooperar em favor dos familiares, convicto de que semelhante esforo representa realizao essencial. (Emmanuel) Antes de sair para a execuo de suas tarefas, lembre-se de que preciso abenoar a vida para que a vida nos abenoe. Aos companheiros de caminho, ofertars algo de teu corao, qual se estivesses espontaneamente no dever de pagar a cada um diminuto pedgio de amor. (Meimei) Apoie-se no dever rigorosamente cumprido. No h equilbrio fsico sem harmonia espiritual.

Apreciando os outros, sintetize amando para ajudar, mas no exame de voc mesmo analise tudo julgando sempre. Aprenda a sorrir para estender a fraternidade. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem. Aprendamos a amar, procuremos entender; aceitemos o bem, estimulando em ns o princpio bsico da evoluo espiritual. AMAR SEMPRE! Aprendamos a suportar as dificuldades com pacincia. Aprendamos a tolerar, para que sejamos tolerados. Aprendemos e ensinamos caridade em todos os temas da necessidade humana. Faamos dela o po espiritual da vida. (Emmanuel - Chico Xavier, do livro: ALMA E CORAO). aprender sem desanimar... servir ao bem sem esmorecer... Apronte o corao, com sementes de amor generoso! Aproveita o tempo, construindo o bem, a fim de que o tempo te aproveite, de modo a fazer o melhor de ti. Aquele que ama a seu irmo est na luz e nele no h escndalo. (Joo, cap.2, v. 1O) Aquele que perseverar at o fim ser salvo." - Jesus (Mateus, 10:22) Aquele que sabe fazer o bem e no faz comete pecado.(Tiago, do livro: A CARTA DE TIAGO, p/ os Cristos de todos os tempos). Aqueles que amparamos constituem nosso sustentculo. O corao que socorremos converter-se- agora ou mais tarde em recurso a nosso favor.

Ajudando seremos ajudados. Dando, receberemos: esta a lei Divina. (Jesus) (tirado do livro: Jesus no Lar.) Aqueles que se dispem a minorar a dor dos infelizes no encontram ensejo para estar a ss. Arquiva nos ouvidos a prudncia e a serenidade que te conferiro a luz do discernimento. As almas afins se engrandecem constantemente repartindo as suas alegrias e os seus dons com a Humanidade inteira, no existindo limitaes para o amor, embora seja ele tambm a luz divina a expressar-se em graus diferentes nas variadas esferas da vida. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) As almas realmente convertidas ao Cristo lhe refletem a beleza nos mnimos gestos de cada hora, seja na emisso de uma frase curta, na ignorada cooperao em favor dos semelhantes ou na renncia silenciosa que a apreciao terrestre no chega a conhecer. As coisas que so impossveis aos homens, so possveis a Deus. (Jesus) As ddivas da sade, da paz, e da prosperidade renovam-se sempre no corao de quem ama. (Pastorino) As escolas instrutivas do planeta podero renovar sempre os seus mtodos pedaggicos, com esses ou aqueles processos novos, de conformidade com a psicologia infantil, mas a escola educativa do lar possui uma s fonte de renovao que o Evangelho, e um s modelo de Mestre, que a personalidade excelsa do Cristo. (Emmanuel) As grandes realizaes se efetuam com o auxilio do alto. (Chico Xavier - Do livro: Mais Luz) As mes e os pais terrestres foram convocados a negcios de renncia, exemplificao e devotamento. (Emmanuel)

As mais eloqentes e exatas testemunhas de um homem, perante o Pai Supremo, so as suas prprias obras. (Jesus) - (tirado do livro: JESUS NO LAR.) Asas da evoluo, o conhecimento e o amor constituem a fora da sabedoria que liberta a criatura. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). Assim como nem todos podem habitar o mesmo stio, nem todos conseguem partilhar as mesmas idias. Assumir compromissos na paternidade e na maternidade constitui engrandecimento do esprito, sempre que o homem e a mulher compreendam o carter divino. (Emmanuel) Atravs daquilo que falas, e como falas, est fornecendo aos outros as linhas do teu prprio retrato. Auxilia a infncia torturada. A misria e o sofrimento comeam no bero desprotegido. (Batura) Auxilia aos outros enquanto puderes, porque chega sempre para ns determinado tempo em que necessitamos do alheio auxlio. Auxilia aos outros, tanto quanto puderes. Cada pessoa que hoje te encontra talvez seja amanh a chave de que necessitas para a soluo de numerosos problemas. (Emmanuel) Auxilia mil vezes, antes de reprovar uma s. (Meimei, do livro: IDEAL ESPRITA) Auxilie a quem lhe procure a presena, mas no se esquea de socorrer quem padece a distncia. Bendize e v seguindo na tua trilha, porque de queda em queda te redimes, at solver inteiro o teu penhor.

Bendize sempre a dor, porque filha gerada na volpia dos teus crimes, cobrando seu tributo com amor. Beneficncia pouco lembrada - aquela que devemos aos que nos beneficiam. (Emmanuel - Chico Xavier) Busque sempre o melhor para que o melhor esteja em seu trabalho. Cada boa ao que voc pratica, uma luz que voc acende, em torno dos prprios passos. Cada criatura constri na prpria mente e no prprio corao o paraso que a erguer ao nvel sublime da perfeita alegria, ou o inferno que a rebaixar aos mais escuros antros de sofrimento. (Emmanuel). Cada criatura , responsvel pelo rosrio das ocorrncias do seu caminho evolutivo, como o agricultor que, possuindo uma gleba de terra, dela recolhe o que lhe faculta semear e conforme o trato que lhe d. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). Cada dia ocasio de aprender e cada criatura que se aproxima de ns a feliz oportunidade do progresso ntimo para a imortalidade. Cada dia, em toda parte, dispes da riqueza das horas para as mais nobres aquisies. Cada dor uma bno para os que prosseguem acordados no conhecimento edificante. Cada esprito um mundo por si. (Andr Luiz) Cada hora na vida recurso potencial para a criao de novos destinos. Cada minuto uma semente de amor que podes cultivar ou uma abenoada luz que podes acender para o grande futuro.

Cada pessoa renasce na soma do que j fez. Cada qual de ns, seja onde for, est sempre construindo a vida que deseja. Cada qual deixa na Terra a herana da prpria vida. Cada um tentado, quando atrado e seduzido pela sua prpria concupiscncia. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Caminha, mas no te apresses em demasia para que o excesso de velocidade no te ameace a existncia. Campo de desejo, no terreno do esprito, semelhante ao campo de cultura na gleba do mundo, na qual cada lavrador livre na sementeira e responsvel na colheita. Caridade que se expresse to-somente na cesso do suprfluo pode facilmente induzir-nos vaidade. CARIDADE se concebe no cmbio do Eterno Bem, quanto mais d, mais recebe, quanto mais serve, mais tem. Carregar ressentimentos ser bloquear os seus prprios recursos. Cede um minuto do tempo de que disponhas ou algo do que possuis para diminuir o frio da penria e a febre da aflio. Censura uma frmula das mais eficientes para complicar-se. Centraliza-te no esforo de auxiliar no bem comum, seguindo com a tua cruz, ao encontro da ressurreio divina. Nas surpresas constrangedoras da marcha, recorda que antes de tudo importa orar sempre, trabalhando, servindo, aprendendo, amando e nunca desfalecer. (Emmanuel) Cessa a mgoa que te agride. No momento de derrota... A caridade dos Cus fonte que no se esgota. (Auta de Souza)

Cessa a mgoa que te agride. No momento de derrota... A caridade dos Cus fonte que no se esgota. (Auta de Souza. Chico Xavier - Do Livro: "Roseiral de Luz") Colocar-te s na posio dos que sofrem, a fim de que faas por eles tudo aquilo que te desejarias se te fizesse nas mesmas circunstncias. (Emmanuel Chico Xavier). Com Deus... Trabalha, confia e espera... Deus estar contigo, sempre. (Adelino de Carvalho) Com jbilos divinos, Me querida, que a Celeste Bondade te coroe!... Por tudo o que nos ds nos caminhos da vida, Deus te exalte e abenoe!... (Maria Dolores - Chico Xavier, do livro: LUZ NO LAR) Com pacincia conquistars tudo, aps te haveres conquistado a ti mesmo para o bem e para a paz. Com pouco possvel fazer muito. Menos faz aquele que nada fez. (Marco Prisco) Com todos aqueles aos quais possas doar algo do que tenhas ou algo do que sejas, para que as tuas ddivas no se percam na esterilidade da incompreenso, no te esqueas de envolv-las em teu amor na embalagem da pacincia. Comear fcil, continuar difcil e chegar ao fim crucificar-se", diz o nosso Emmanuel para designar uma tarefa crist. (Chico - Do Livro: Testemunhos de Chico Xavier) Comecemos nosso esforo de soerguimento espiritual desde hoje e, amanh, teremos avanado consideravelmente no grande caminho! ... (Andr Luiz, do livro: Nos domnios da mediunidade).

Como colocamos freio nas bocas dos cavalos para que nos obedeam e conseguimos dirigir todo o corpo, controlemos a lngua para que no contamine todo o nosso corpo com iniquidades. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Como voc pensa, voc cr, e como voc cr ser. Compreendamos que unicamente cooperando na paz dos outros que o concurso da paz vir ao nosso encontro. (Emmanuel) Compreender constantemente. Trabalhar sempre. Descansar, quando se mostre necessria a pausa de refazimento. Parar nunca. (Emmanuel) Conduze, pois, tua casa inspirao de Jesus. O Evangelho em tua mesa po da Divina Luz. Confessais as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Confia em Deus, mas no te esqueas de que Deus confia em ti. (Emmanuel Chico Xavier - Do Livro: Prolas de Luz) Confiemos na Providncia Divina e aceitemos no servio do bem a nossa mais bela e melhor oportunidade a que denominamos: agora. (Batura - Chico Xavier - Do Livro: Mais Luz) Conquista com as prprias mos a experincia do trabalho que te aprimora e te eleva. Consagre-se a descobrir o "lado bom" das criaturas e das situaes, com tanta pertincia, que no ache oportunidade para criticar a ningum.

Conserva a entrada do corao acessvel a todos os companheiros que te cerquem, tanto deles agoniados, a te rogarem. concurso e consolao. Que o teu sorriso seja o porteiro dos teus sentimentos, encorajando-lhes as energias. Conserve a f enquanto h oportunidade de realizar. (Marco Prisco - Divaldo Pereira Franco) Conserve acesa a lmpada de tua f e segue adiante, clareando o caminho. Continuaremos a compreender e servir, a amar e a semear... Deus, Nosso Pai, sabe onde, como e quando fazer o resto. Coragem, portanto, queridos amigos, e confiana em Deus, nosso Pai. Tende bom nimo e trabalhai com esprito sereno. A sombra passar, e o Bem triunfar por fim, na sublime aurora do ltimo dia (ureo - Hernani Trindade SantAna). Corrigirs o mal com o bem, afastars a agresso com a pacincia, extinguirs o dio com o amor, desfars a condenao com a beno. (Emmanuel - Chico Xavier - Do Livro: Alma e Corao) Corrijamos a ns mesmos, antes que o mundo nos corrija. (Andr Luiz, do livro: IDEAL ESPRITA) Cuide de semear amigos em toda parte. (Marco Prisco). Cultiva a alegria de ser til. Emmanuel - Chico Xavier - Do Livro: Momentos de Ouro Cultivando pequenos sacrifcios, amealhemos o tesouro do amor. Cultive a simplicidade. (Andr Luiz). Cultive o hbito da orao. A prece luz na defesa do corpo e da alma.

Cultive sinceridade, aceitando-se como e acolhendo os outros como os outros so, procurando, porm, fazer sempre o melhor ao seu alcance. D e dar-se-te-"- ensinou o Cristo de Deus. Unicamente pela bno de dar que a vida de cada um de ns se transformar numa bno. (Emmanuel Chico Xavier, do livro: ALMA E CORAO). Da humana famlia s sempre uma parte, portanto, recorda, afinal, que desta forma a paz deste mundo comea em ti mesmo. De imediato, ningum renova pessoa alguma. De quando em quando, importante perguntar a ti mesmo at que ponto o progresso exterior que usufruis te concede a paz de que necessitas. De que valeria apresentar a fisionomia doce a Deus e um corao amargo aos companheiros do cotidiano, se todos eles so tambm filhos de Deus tanto quanto ns? (Emmanuel - Chico Xavier) De tudo o que semeares, efetivamente colhers. (Emmanuel - Chico Xavier -Do Livro:Prolas de Luz) De tudo quanto ouas e vejas, fales ou faas, prevalece to somente o amor que puseres nas prprias manifestaes. De uma mesma boca no devem proceder a bno e a maldio. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Deixa que a compaixo te aclare os olhos e lubrifique os ouvidos, a fim de que possas ver e escutar em louvor do bem. (Emmanuel - Chico Xavier, do livro: ALMA E CORAO) Deixe que Ele, o Mestre, se revele por sua palavra e por suas mos. No impea a divina presena, atravs de seu passo, no amparo s humanas dores. (Andr Luiz, do livro: IDEAL ESPRITA)

Dentro da viso esprita-crist, cu, inferno e purgatrio comeam dentro de ns mesmos. A alegria do bem praticado o alicerce do cu. A m inteno j um piso para o purgatrio e o mal devidamente efetuado, positivado, j o remorso que o princpio do inferno. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) Depresso? Alma querida, se tens apenas tristeza, se te sentes indefesa, contra mgoa e dissabor, sai de ti mesma e auxilia aos que mais sofrem na estrada. A depresso curada pelo trabalho de amor. (Maria Dolores - Chico Xavier - Do Livro: "Ddivas de Amor".) Desprezo de algum aula da vida para aquisio de humildade. Deus colocou a esperana em cada realizao da natureza, por que haveremos ns de desesperar? Deus nos ampara, afim de que amparemos aos mais necessitados que ns mesmos. Deus resiste aos soberbos; d, porm, graa aos humildes. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Deus, com o tempo, oferece ao homem todas as oportunidades que se lhe fazem necessrias ao aperfeioamento. Devo compreender que o erro de outrem, hoje, talvez ser o meu amanh, j que nas trilhas evolutivas da Terra todos somos ainda portadores da natureza humana. Diante de quaisquer dificuldades, e, sobretudo, nas horas de amargura suprema, confia Divina Providncia as dores que te vergastam a alma!... (Emmanuel - Chico Xavier, do livro: ALMA E CORAO) Diante do acesso aos mais altos valores da vida, Jesus e Kardec esto perfeitamente conjugados pela Sabedoria Divina. JESUS, a porta. KARDEC, a chave. (Do livro: OPINIO ESPRITA)

Diante dos obstculos, fazer o melhor e seguir para a frente. Dificuldade um teste de pacincia. Dificuldades que te surpreendam so os testes aconselhveis em que te cabe encontrar aproveitamento. (Emmanuel) Digo-vos que no sabeis o que acontecer amanh. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Distribua o que lhe sobre mesa, tanto quanto no guarda-roupa e na bolsa; contudo, siga alm, doando a quem sofre os recursos positivos de seu sentimento. Distribui felicidade sem procurar ser feliz. Diz o Evangelho: H MAIS ALEGRIA EM DAR DO QUE EM RECEBER. Guarda porm, a certeza de que se te matriculares na escola da caridade, mesmo reclamando, acabars por descobrir a alegria de auxiliar aos outros, sem pensar em receber. Doar de si sem exigir da mo alheia exercitar em si prprio a caridade do exemplo. (Adelino de Carvalho) impossvel deter a felicidade em plenitude sem a plena observncia dos desgnios divinos, sintetizados no evangelho e desdobrados ao nvel da cultura atual pela Doutrina Esprita. (do livro: "Um jeito de ser feliz", de Richard Simonetti) indispensvel prestar obedincia aos progenitores, dentro do Esprito do Cristo, porque semelhante atitude justa. (Emmanuel) sempre possvel achar a porta do entendimento mtuo, quando nos dispomos a ceder, de ns mesmos, em pequeninas demonstraes de renncia a pontos de vista.

E vs, pais, no provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestao do Senhor. (Paulo, Ef. 6:4) Educao e trabalho so as nicas riquezas que os pais transmitem aos descendentes sem risco de induzi-los ao orgulho e dissipao. Eduque suas tendncias, optando por aquilo que traga alegria a seu esprito. (Pastorino) Em casa, tens as experincias de que necessitas para conquistar no mundo aquelas experincias de que necessitas ainda mais. Em matria de felicidade convm no esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos. (Andr Luiz - Chico Xavier). Em matria de felicidade s se possui aquela que se d. Em matria de progresso para segurana e reconforto, a regra urea ainda a mais sadia orientao: "no queiras para os outros aquilo que no desejas". Em muitas ocasies, o espinho a defesa da rosa, como a provao a defesa da paz na vida ntima. Em qualquer circunstncia, necessrio observar e observar sempre que fomos transitoriamente colocados em regime de intimidade, a fim de aprendermos uns com os outros e ampararmo-nos reciprocamente. (Emmanuel) Em qualquer empresa, a irritao dos responsveis faz a metade do insucesso. Em qualquer parte a vida te conhece pelo que s, mas apenas te valoriza pelo que fazes de ti. Em qualquer parte, todos ns somos filhos de Deus.

Em qualquer situao desagradvel, o problema no ser condenar e sim compreender. No basta, entretanto, unicamente compreender. preciso aceitar a realidade e fazer o melhor. Em qualquer situao, acalma-te para fazer o melhor. Em todo e qualquer caminho experimenta a linha reta do amor que te leva diretamente ao alvo superior. Em tudo aquilo que voc faa, na atividade que o Senhor lhe haja concedido, voc est colocando o seu retrato espiritual. Em verdade, devemos a Deus tudo o que temos, mas possumos o que damos. Empenhe-se na prtica da caridade e voc ter a vida em sua prpria alma! Enlace feliz consiste no amor que nunca reclama. Superao no existe no corao de quem ama. Enquanto houver um gemido na paisagem em que nos movimentamos, no ser lcito cogitar da felicidade isolada para ns mesmos. (Emmanuel - Chico Xavier) Enquanto possas, no te limites a realizar somente aquilo que parece trazer-te retorno. Ensinamento mal recebido ensinamento repetido. Entreguemos ao Senhor as lutas estreis a que somos tanta vez provocados, e prossigamos, com Ele, no trabalho edificante do Bem. (Bezerra de Menezes) s filho de Deus, cujo amor inunda o universo e se encontra presente nas fibras mais ntimas do teu ser. Esclarece e avisa para o bem, mas no exijas do prximo aquilo que ainda no consegues fazer.

Escolheste a senda do bem? No te detenhas. No contes as pedras da estrada. Soma as bnos que j recebeste. Nunca desistas. Esperana vitoriosa aquela que no deixa de trabalhar. Espiritismo anda no ar: Difunde-se pela fora mesma das coisas porque torna felizes os que o professam. - Allan Kardec Esquece injrias e ofensas. No lastimes o passado. No censures a ningum. Segue sempre para diante e no temas. Deus vigia. (Emmanuel) Estenda a mo ao que necessita de apoio. Chegar seu dia de receber cooperao. (Andr Luiz) Estende a prpria alma na ddiva que fizeres. Estime a solidariedade. Voc no poder viver sem os outros, embora na maioria dos casos os outros possam viver sem voc. (Andr Luiz) Estimule as qualidades nobres dos companheiros. (Andr Luiz) Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade impossvel ser feliz. Estude sempre. A renovao de idias favorece a sbia renovao das clulas orgnicas. Evangelizar uma criana como honrar o mundo com grandeza dos deveres maiores, adornando o futuro de gemas valiosas. Evite a clera. Enraivecer-se animalizar-se, caindo nas sombras de baixo nvel. Examina o sentido, o modo e a direo de tuas palavras, antes de pronuncilas. (Emmanuel)

Existem coisas que a gente no consegue traduzir, mas se quisermos entendlas s abrir nossos coraes. Experimenta substituir os instantes de queixa por momentos de servio ao prximo e observa os resultados. Experimente humildade e silncio, toda vez que a violncia ou a irritao aparea em sua rea. Faamos o Bem enquanto pudermos, inclinando nossos coraes a observar o Evangelho, revertendo toda ao e trabalho, ao nosso alcance em favor de outrem, tantas vezes formos chamados ao trabalho, trabalhemos!... Fala auxiliando para o bem. Falar mal dos outros, ao invs de ajud-los, o mesmo que envolver nossos sentimentos em lama invisvel, ao invs de faz-los Faze da orao um hbito e deixa que a luz e o entendimento te fortaleam na vida diria, medida que te dediques a todas as tarefas que te dizem respeito, jovial e feliz. Fazer inimigos leviandade que devemos corrigir. F expresso de servio. Servio de f utilidade no mundo. (Marco Prisco Divaldo Pereira Franco) Felicidade a cincia de repartir com os outros, a fim de transform-lo em numerosos bens para aqueles que o praticam. Felicidade devoluo, no esqueas. Ters sempre o que deres de ti mesmo. Feliz de ti se j compreendes o valor do silncio. Filhos so almas que vem ao mundo para serem educadas. (Pastorino - Ariston S. Teles)

Fuja maledicncia. O lodo agitado atinge a quem o revolve. Grande sinal de progresso da alma: receber com serenidade e pacincia as ocorrncias inesperadas. Guarde o corao em paz, frente de todas as situaes e de todas as coisas. Todos os patrimnios da vida pertencem a Deus. Guardemos a conscincia tranqila. A prtica do bem ser-nos- garantia da paz e a paz em ns se far fonte permanente de alegria. H um s Legislador e um Juiz que pode salvar e destruir; tu, porm, quem s, que julgas a outrem? (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Habitue-se a considerar o ressentimento por sinal de perigo que se deve claramente evitar. HOJE - plantao, segundo a nossa vontade. AMANH - seara, conforme a lei. Hoje o tempo de fazer o melhor.. Andr Luiz - Chico Xavier - Do Livro: Agenda Crist Hoje sempre o dia de fazer o melhor que pudermos. Amanh, invariavelmente, o dia de resultado de nossas prprias aes. (Agar) Hora de aborrecimento ou desagrado - tempo de silncio e orao. (Emmanuel Chico Xavier) Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltar. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Ilumina de amor tudo quanto disseres. Quem te roga a palavra requer a bno de Deus. (Emmanuel)

Imenso o mar das necessidades. Entretanto, muito maior a fonte da Providncia Divina. Importante pensar que no apenas teremos o que damos, mas igualmente viveremos naquilo que proporcionarmos aos outros. Da o impositivo de doarmos to-somente o bem, integralmente o bem. (Emmanuel - Chico Xavier). Improvisa um pouco de entusiasmo para os que trabalham contigo. (Emmanuel) Indiscutivelmente, o verbo luz da vida, de que o prprio Jesus se valeu para legar-nos o Evangelho Renovador. (Emmanuel - Chico Xavier). Indiscutivelmente, o verbo luz da vida, de que o prprio Jesus se valeu para legar-nos o Evangelho Renovador. (Emmanuel - Chico Xavier - Do Livro: Luz no Lar) Inteligncia sem obras tesouro enterrado. Irmos, no vos queixeis uns contra os outros, para que no sejais condenados. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Lamentar a desgraa apenas humano; minor-la divino. HORACE MANN (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). Lembra-te do Cristo, o Amigo silencioso. (Meimei, do livro: IDEAL ESPRITA) Lembremo-nos, antes de tudo, de que os nossos entes amados so conscincias livres, quais ns mesmos. (Emmanuel) Lembre-se de que o mundo no foi feito apenas para voc. (Andr Luiz) Lembre-se de que voc um esprito eterno e se voc dispe da paz na conscincia estar sempre inatingvel a qualquer injria ou perturbao.

Livro edificante apelo sublime do esprito a que se ergam instruo e cultura. Mas se o homem no lhe perlustra as folhas no aprendizado, a sbia rogativa fenece, em vo. (Albino Teixeira, do livro: IDEAL ESPRITA) Mais fcil sofrer, difcil perdoar. Mais vale uma atitude, do que milhares de palavras. Mais valem os bons exemplos do que muitas palavras. Mos vazias ou cabea desocupada denunciam corao ocioso. (Eurpedes Barsanulfo, do livro: IDEAL ESPRITA) Mas aquele que aborrece a seu irmo est em trevas e anda em trevas e no sabe para onde deva ir, porque as trevas lhe cegaram os olhos. (Joo, cap.2, vers. 11) Mas se algum no tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua famlia, negou a f e pior do que o infiel. (Joo, cap. 2, v. 10) Mede-se a vida na Terra por instrumento eficaz, no pelo tempo da vida, mas pelo bem que se faz. Melindres arrasam as melhores plantaes de amizade. Mesmo sofrendo oferece algo de bom aos outros. Tanto quanto puderes faze os outros felizes. Pouco a pouco ters centuplicamente aquilo que semeies. Mobiliza o conhecimento elevado para atenuar a ignorncia. Mobilize o capital do sorriso e observar que semelhante investimento lhe trar precioso rendimento de colaborao e felicidade. Muitas vezes, o agressor apenas um doente, mais necessitando de medicina do que punio. Muito difcil viver bem se no aprendemos a conviver.

Muitos Espritas se cansam toa. Trabalham 6, 1O anos e param. (Chico Xavier - Do livro: Encontros com Chico Xavier) Msica, ainda mesmo divino, se mora exclusivamente na pauta, melodia que no nasceu. (Albino Teixeira, do livro: IDEAL ESPRITA) Na luta que te renova, aceita a vida tal qual ; Deus nos situa na prova por treinamento de f. Trabalhas, serve, auxilia, no deixes o tempo em vo, o teu Esprito-Guia nem sempre est de planto. Nada se realiza de til e grande sem a coragem. (Andr Luiz) No admitas que desalento e azedume te anulem a confiana em Deus e em ti mesmo. No comentar defeito alheio, nem aumentar seu capricho, porque sempre muito feio vestir-se com lata de lixo. No comentes o mal do prximo. O lodo da maledicncia derramar-se- sobre os nossos passos, enodoando-nos o caminho. (Andr Luiz). No critiques. A lmina de nossa reprovao volta-se, invariavelmente, contra ns, expondo-nos as prprias deficincias.(Andr Luiz). No desesperes. O raio de nossa inconformao aniquilar a sementeira de nossos melhores sonhos.(Andr Luiz). No desprezes os que caminham nos andrajos das grandes provas e nem censures os que seguem no carro da fortuna aparente. No o tempo que passa por ns; ao contrrio, ns que passamos por ele. No vantagem desaprovar onde todos desaprovaram. Ampare o seu irmo com a boa palavra. (Andr Luiz)

No escarneas. O fel de nosso sarcasmo azedar o vinho da alegria no vaso de nosso corao, envenenando-nos a existncia. (Andr Luiz). No estamos na obra do mundo para aniquilar o que imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado. (Emmanuel) No exija perfeio nos outros e nem mesmo em voc, mas procure melhorarse quanto possvel. No existem criaturas nas quais no consigamos identificar o lado nobre, o ngulo mais claro, o tpico da esperana ou a boa parte. No faais acepo de pessoas. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). No firas. O golpe da nossa crueldade brandido na direo dos outros, retornar a ns mesmos, inevitavelmente, fazendo chagas de dor e aflio no corpo de nossa vida. (Andr Luiz). No gastes tempo, medindo obstculos ou lastimando ocorrncias infelizes. No h erro com razo. S a verdade lgica. (Andr Luiz) No h lugar em que nos vejamos sem algum benefcio a prestar ou alguma coisa a fazer. No h unio particular e fatal entre duas almas. O que h a unio de todos os espritos, mas em graus diversos, segundo a ordem que ocupam, isto , segundo a perfeio que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. (Allan Kardec) No jureis, nem pelo cu, nem pela terra, nem faais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e no, no. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos)

No murmure contra os jovens menos responsveis. Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que voc j foi leviano para muita gente. (Andr Luiz) No nos esqueamos de que o filho descuidado, ocioso ou perverso o pai inconsciente de amanh e o homem inferior que no fruir a felicidade domstica. (Emmanuel) No odeies. A labareda de nosso dio incendiar-nos- o prprio destino. (Andr Luiz) No olvides que a presena de Deus vibra recndita, em cada um de ns. No olvides que o minuto de volta ser minuto de ajustamento na Contabilidade da Vida. No percas tempo, lamentando: o afeto que desertou; o parente que te desconhece; o dinheiro que perdeste; a incompreenso; a injria ou a mgoa de ontem. Age, serve e caminha para frente. No podemos esquecer que progresso trabalho educativo. No queirais ser mestres, pois que so os que recebem mais duro juzo. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). No se diga sem orientao na tarefa do bem. Movimentando providncias inmeras, as leis da vida situam-nos a todos, cada instante, em linha certa para a construo do Reino de Deus. (SHEILLA) No se esqueas de que casar tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunho espiritual gradativa e profunda que surgir a integrao dos cnjuges. (Emmanuel) No se irrite, SORRIA. No critique, AUXILIE. No grite, CONVERSE. No acuse, AMPARE. (Andr Luiz)

No se pode fazer tudo em uma hora, em um dia. Precisamos de tempo e amor para superar os obstculos. No sobrecarregues os teus dias com preocupaes desnecessrias, a fim de que no percas a oportunidade de viver com alegria. No sofra hoje pela neurose que talvez lhe venha comprovar a compreenso e a resistncia, em futuro remoto. No sofras porque outros lhe tragam desiluses. Aqueles que, porventura, nos perseguem, so ainda quais ns mesmos: acertam e erram. (Emmanuel) No somente os pais humanos esto cercados de obrigaes, mas igualmente os filhos, que necessitam vigiar a si mesmos, com singular ateno. (Emmanuel) No te deixes dominar pelo derrotismo acerca da natureza humana. No te desligues da pacincia. Para que obtenhas a simpatia e o amparo da maioria das pessoas, basta te disponhas a ouvi-las. No te digas incapaz, nem te digas intil. Auxilie como puderes. No te encolerizes. O punhal de nossa ira alcana-nos a prpria sade, impondo-nos o vrus da enfermidade.(Andr Luiz). No te lastimes quando as circunstncias te exigirem essa ou aquela mudana; isso sinal de que a vida te favorece a renovao. No vale a pena cultivar averses. Deus que nosso Pai igualmente o Pai de nossos inimigos e ter meios de auxili-los, tanto quanto a ns. Nas construes do bem, foroso contar com a retirada de muitos companheiros e, em muitas ocasies, at mesmo daqueles que se nos fazem mais estimveis.

Nas dificuldades em que te reconheas, s a pacincia que age com caridade e inteligncia, para que o bem se faa em auxlio de todos os coraes que te compartilhem a vida. Nas lutas habituais, no exija a educao do companheiro. Demonstre a sua. (Andr Luiz) Nas provaes e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestaes, certas dvidas contradas por atacado. Necessrio confiar para merecer confiana, dar para receber, auxiliar para ser auxiliado. Nem sempre as medidas mais precisas so as dimenses exteriores. Nem sempre conseguir beijar a mo que te fere, mas, em qualquer tempo, dispes da possibilidade de oferecer-lhe a beno da tolerncia. Nessa imensa vereda, descobrirs pequeninos abandonados aos quais estenders o agasalho de esperana. Ningum recolhe o bem sem conquist-lo e ningum recebe o mal sem atra-lo. Ningum se eleva, sem esforo mximo da vontade, dos campos do hbito para as regies iluminadas da experincia. Ningum sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus no pode ser tentado pelo mal, e a ningum tenta. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). No oceano escapelado, cheio de perigos, aprende o marujo a dominar as tempestades. (Emmanuel) No que respeita direo da Sabedoria Divina, tudo est certo para que venhamos a realizar o melhor, amando e perdoando, aprendendo e servindo. A

ao, porm, nossa. Desse modo, sentir errado, pensar errado, decidir errado ou fazer errado problema que corre por nossa conta. (SHEILLA) No Reino de Deus ningum cresce para a maldade. (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPRITA) No suor dos teus dias, usa a orao sem mostr-la. Na orao falas com Deus, no servio Deus te fala. Nos dias de cinza e sombra da provao, doemos aos entes amados o melhor de nossa ternura, mas evitemos insuflar-lhes pessimismo ou desconfiana, ansiedade ou inquietao. (Emmanuel - Chico Xavier) Nos movimentos do mundo, CARIDADE vem a ser pessoa que d socorro sem pensar em receber. Nos movimentos do mundo, caridade vem a ser pessoa que d socorro sem pensar em receber. (Luciano Reis). Nossa famlia cresce medida que crescemos com o amor. (Meimei) Nossos pensamentos geram nossos atos e nossos atos geram pensamentos nos outros. Inspiremos simpatia e elevao, nobreza e bondade, junto de ns, para que no nos falte amanh o precioso po da alegria. Nunca estimular o mal onde o mal aparea, mas reconhecer que no adianta condenar-lhe as vtimas a pretexto de corrigi-las. Nunca se viu egosmo que no se queixe de ingratido. Nunca somos to pobres de bens materiais e espirituais que no possamos doar alguma coisa ao companheiro necessitado, seja o po ou a palavra de consolo e solidariedade. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). Nunca te arrependers das boas palavras que pronunciares, com relao aos que se consideram teus inimigos.

Nunca te esqueas do privilgio que usufruis: podes perdoar a quem te ofende. Nunca te excedas em entusiasmo nem te acomodes na rede da ociosidade. (Adelino de Carvalho) O amigo uma beno que nos cabe cultivar no clima da gratido. O amor a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lio exigida do Homem. O amor cincia de sublimao para Deus e a felicidade para crescer deve dividir-se. No h rupturas de laos entre os que se amam no infinito do espao e na eternidade do tempo. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) O amor de essncia universal, penetrando em tudo e a todos vitalizando, em face da sua procedncia divina. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). O amor o clima em que as menores expresses da vida, em todos os planos, crescem nos laboratrios do tempo, para a divina glorificao. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) O amor o corao do Evangelho e o esprito do Espiritismo chama-se caridade. (Do livro: "OPINIO ESPRITA") O amor tnico da vida. (Joanna de ngelis) O amor vem de Deus aos homens por anjo do firmamento para que os homens suportem o amargo do sofrimento. O amor verdadeiro auxilia sem perguntar. O auxlio ao prximo o seu melhor investimento. O Bem luz irradiante a produzir alegria. (Joanna de ngelis - Divaldo P. Franco -do Livro: Alegria de Viver)

O bem que se faz conquista que se logra em paz interior. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). O carinho edifica alicerces da casa, a fim de que, mais tarde, as provas necessrias da vida possam chegar. O carro da evoluo no espera por ningum, a fim de seguir adiante. O comodismo e a indiferena com o ser humano e para com as boas obras, favorecem a germinao e a multiplicao das coisas ms. O poder dos homens no dura mais que um segundo, enquanto o poder de Deus eterno. O Criador oferece semente o sol e a chuva, o clima e o campo, a defesa e o adubo, o cuidado dos lavradores e a bno das estaes, mas a semente ter que germinar por si mesmo, elevando-se para a luz solar. O cristo no odeia, nem fere. Segue ao Cristo, servindo ao mundo. (Andr Luiz) O dever cumprido a melhor maneira de fazer da prpria conscincia o mais alto lugar de repouso. O dinheiro pode proporcionar-te reconforto, mas o descanso da alma vem de Deus. O erro ensina o caminho do acerto e o fracasso mostra o caminho da segurana. O esprita vive como vivem os outros, mas em todas as manifestaes da existncia chamado a servir aos outros, atravs da atitude. (Do livro: OPINIO ESPRITA) O Espiritismo, que se funda no conhecimento de leis at agora incompreendidas, no vem destruir os fatos religiosos, porm sancion-los, dando-lhes uma explicao racional. - Allan Kardec

O hbito de reclamar contra os amigos cria a provao de afast-los ou perdlos. O homem aperfeioado ilumina a famlia. (Emmanuel) O homem de corao dividido inconstante em todos os seus caminhos. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). O homem deve aprender a carrear para o ambiente domstico a riqueza de suas experincias, e a mulher precisa conduzir a doura do lar para labores speros do homem. Dentro de casa, a inspirao; fora dela, a atividade. Uma no viver sem a outra. (Andr Luiz) O homem e a mulher nasceram para funes diferentes, mas complementares. No ponto de vista da ao social, so equivalentes e inseparveis. (Lon Denis) O homem e a mulher surgem no mundo com tarefas especficas que se integram, contudo, num trabalho essencialmente uno, dentro do plano de evoluo universal. No captulo das experincias inferiores, um no cai sem o outro, porque a ambos foi concedido igual ensejo de santificar-se. (Emmanuel) O homem e a mulher, no instituto conjugal, so como o crebro e o corao do organismo domstico. (Emmanuel) O homem no raramente o obsessor de si mesmo. - Allan Kardec O homem traz em si mesmo instrumentos indispensveis manuteno da prpria paz, no esforo de progredir. (Andr Luiz, do livro: IDEAL ESPRITA) O homem, quanto mais preenche os espaos mentais com as idias do bem, mediante o estudo, a ao ou a reflexo, mais aumenta a sua capacidade e conquista mais amplos recursos para o progresso.

O juzo ser sem misericrdia sobre aquele que no fez misericrdia; e a misericrdia triunfa do juzo.(TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). O lar uma escola na qual os parentes se renem na condio de professores e aprendizes uns dos outros. O lar uma escola, em que somos, na Terra, aprendizes e professores uns dos outros. O melhor remdio para que te cures do cansao ser sempre renovar a maneira de servir, trabalhando mais. O mundo a oficina. O corpo a ferramenta. A existncia a oportunidade. O dever a executar a misso a cumprir. (Emmanuel) O no de Deus hoje sempre o nosso maior bem de amanh. O pensamento a nossa capacidade criativa em ao. Em qualquer tempo, importante no nos esquecermos disso. O pensamento vivo e depois de agir sobre o objetivo a que se enderea, reage sobre a criatura que o emitiu, tanto em relao ao bem quanto ao mal. O pensamento escolhe. A Ao realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, "a cada um ser dado segundo suas prprias obras". (Emmanuel) O perdo do Senhor sempre transformao do mal no bem, com renovao de nossas oportunidades de luta e resgate, no grande caminho da vida. O perdo em qualquer tempo, sempre um trao de luz conduzindo a nossa vida comunho com Jesus. Meimei - Chico Xavier - Do Livro: Pai Nosso

O poder Divino no nos aproxima uns dos outros sem fins justos. No matrimnio, no lar ou no crculo de servio, somos procurados por nossas afinidades, de modo a satisfazer aos imperativos da Lei de Amor, seja na ampliao do bem, ou no resgate de nossas dvidas, resultantes do nosso deliberado contato com o mal. O pouco que crs, com Deus muito. E o muito que entendes sem Ele nada. (Adelino de Carvalho) O presente nossa oportunidade para agir, enquanto o amanh de Deus. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). O problema familiar, por mais que nos despreocupemos dele, buscando fugir responsabilidade direta, constituir sempre uma das questes fundamentais da felicidade humana. (Irmo X) O que se deve se paga, no adianta fugir. O relgio no somente um marcador de minutos; igualmente um amigo tentando ensinar-nos disciplina e ateno. O repouso para refazimento das prprias foras remdio salutar. O descanso desnecessrio convite tentao. O riso o melhor remdio para a clera. O sacrifcio a nossa abenoada oportunidade de iluminao. Agar - Chico Xavier - Do Livro: Cartas do Corao. O seu pior momento na vida sempre o instante de melhorar. O seu trabalho a revelao de voc mesmo. O silncio de ouro. lamentvel, porm, vender as lies da verdade pelo ouro do silncio.

O sorriso espontneo uma bno atraindo outras bnos. O sublime amor do altar domstico anda muito longe, quando os cnjuges perdem o gosto de conversar entre si. (Andr Luiz) O sucesso quase sempre se forma com uma parte de ideal e noventa e nove partes de suor na ao que o realiza. O tempo ouro, mas o servio luz. O tempo realmente aquele orientador incansvel que ensina a cada um de ns, hoje, amanh e sempre que ningum pode realmente brincar de viver. (Andr Luiz, do livro: "Ideal Esprita) O tempo semelhante ao campo em que todos somos convidados a semear o prprio destino. O tempo um mercado de oportunidades constantes na construo do bem que podemos aproveitar, quanto e quando quisermos. O trabalho esprita-cristo o maior talento de vida eterna atualmente em nossas mos. BaturaO Velho Testamento a revelao da lei. O Novo a revelao do amor. (Emmanuel) O verdadeiro amor a sublimao em marcha, atravs da renncia. Quem no puder ceder, a favor da alegria da criatura amada, sem dvida saber querer com entusiasmo e carinho, mas no saber coroar-se com a glria do amor puro. Depois da morte, habitualmente aprendemos, no sacrifcio dos prprios sonhos, a cincia de amar, no segundo nossos desejos, mas de conformidade com a Lei do Senhor. O verdadeiro amor no nasce de sombras do desejo. fonte cristalina e inexaurvel do esprito eterno. (Andr Luiz)

Obrigao cumprida ser sempre o nosso mais valioso seguro de proteo. Onde encontres qualquer fagulha de discrdia, auxilia a extingui-la nas fontes de pacincia e da tolerncia. Onde estejas e por onde passes, sempre que possvel, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmos que esto vindo na retaguarda, a fim de que no se percam do rumo certo. Onde estiveres e com quem estiveres, no permitas que as tuas esperanas se faam exigncias. Onde existe amor no h lugar para ressentimentos. Onde h inveja e esprito faccioso a h perturbao e toda obra perversa. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Orao requerimento da criatura ao Criador. (Albino Teixeira, do livro: IDEAL ESPRITA) Os cnjuges, com o Cristo, acolhem, acima de tudo, as doces exortaes da fraternidade. (Emmanuel) Os convites da vida so para a unio, a solidariedade, a compreenso, enquanto os caprichos do egosmo impelem diviso, ao partidarismo, sujeio aos rtulos e formalismos de linguagem, distantes, s vezes, da ao que se empreende. (Do livro "Loucura e Obsesso", esprito Manoel P. de Miranda). Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas s o instituto da famlia pode educar. por essa razo que a universidade poder fazer o cidado, mas somente o lar pode edificar o homem. (Emmanuel) Os filhos so doces algemas de nossa alma. (Isabel Cintra) Os filhos so marcados por divinos deveres, junto daqueles aos quais foram confiados pelo Supremo Senhor, na senda humana. (Emmanuel)

Os golpes sublimes da vontade superior sobre os nossos desejos sero recursos de mximo proveito para o nosso futuro. (Meimei) Os mestres, como a Natureza, sempre ensinam coisas boas, mas cabe aos alunos a boa aplicao de tudo o que se observa e aprende. Os parentes difceis, quase sempre, so os fiscais da vida que nos examinam as lies do progresso espiritual. Os pensamentos honestos e nobres, sadios e generosos, belos e teis, fraternos e amigos, so a garantia do auxlio positivo aos outros e a ns mesmos. (Emmanuel do livro: Roteiro) Ouve os que te busquem a presena ou a palavra, com bondade e simpatia. (Meimei) Pacincia e amor so os medicamentos da alma, capazes de curar qualquer relacionamento enfermio. Para qualquer espcie de sofrimento possvel dar migalha de alvio ou de amparo, ainda quando semelhante migalha no passe do sorriso de simpatia e compreenso. Pea, porm, com f, no duvidando; porque o que duvida semelhante onda do mar, que levada pelo vento e lanada de uma para outra parte. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Pela fora do exemplo vencers. Emmanuel - Chico Xavier - Do Livro: No Portal da Luz Pelo bem do prximo, qualquer tempo hora de ajudar; e, em qualquer parte, podes doar aos outros a prestao do auxlio de que o Senhor nos incumbiu. Pense no contentamento quando algum lhe enderea palavras de afeto e simpatia, e faa o mesmo para com os outros.

Pense nos outros, no em termos de angelitude ou perversidade, mas na condio de seres humanos com necessidades e sonhos, problemas e lutas semelhantes aos seus. Pensemos em nossa glria Quando formos, irmos meus, Como lmpadas do Cristo Na usina do amor de Deus. (Casimiro Cunha, do livro: "Cartilha da Natureza". ) (Psicografia de Francisco Cndido Xavier) Perante Deus toda pessoa importante. Perdo a melhor vacina contra a doena do dio. Perdo frmula da paz. Perdo lucro. Perdoa e dorme em paz. Plantar o bem, atravs de tudo e de todos, por todos os meios lcitos ao nosso alcance, compreendendo que, se em matria de colheita Deus pede tempo ao homem, o homem deve entregar o tempo a Deus. Podes contar com Deus na soluo de todos os teus problemas, entretanto, no te esqueas de que Deus conta contigo em todos os teus caminhos. (EMMANUEL) Pode-se ser caridoso, mesmo com os parentes e com os amigos, sendo uns indulgentes para com os outros, perdoando-se mutuamente as fraquezas. (Allan Kardec) Por maior lhe seja o fardo do sofrimento lembre-se de que Deus, que agentou com voc ontem, agentar tambm hoje. Por mais tropeos na estrada, serve, cr, constri e avana, quem caminha com Jesus no se afasta da esperana. (Auta de Souza)

Prece sincera luminoso fio, atado ao cho da Terra, escuro e frio, a se alongar em direo aos cus. Precisamos dos outros, tanto quanto os outros se valem de ns. Preencha seu tempo. No deixe cair no vazio da ociosidade. Mente desocupada foco de perturbaes. Pastorino - Ariston S. Teles Procuremos a conscincia de Jesus para que a nossa conscincia lhe retrate a perfeio e a beleza!... (Andr Luiz, do livro: Nos domnios da mediunidade). Progredir realmente trabalhar sempre, servindo sempre mais. Provao sombra temporria. Qualquer criatura que se mostre necessitada de pedir-lhe um favor, um teste para a sua capacidade de entendimento e para os seus dotes de educao. Qualquer pessoa na vida, no lar ou fora do lar, tem o privilgio de sorrir e auxiliar. Qualquer que guardar toda a Lei, e tropear em um s ponto, tornou-se culpado de todos. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. . (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Quando a conversa se faa excessivamente acalorada, silencia alguns momentos e pensa um tanto mais. Quem pra de discutir comea a compreender. (Emmanuel) Quando a Divina Providncia nos apresenta algum para auxiliar muito possvel que esse algum sob o nosso amparo, se transforme na chave ideal para a soluo de nossos problemas.

Quando a irritao te ameaar, tanto quanto puderes, deixa a conversa para depois. Quando as invenes humanas hostilizam a Natureza, a Natureza responde ao homem com as corrigendas necessrias. Quando cada um de ns transformar-se em livro atuante e vivo de lies para quantos nos observam o exemplo, as fronteiras da interpretao religiosa cedero lugar nova era de fraternidade e paz que estamos esperando. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) Quando cessa o entusiasmo de ajudar, h obstculos no fazer. (Emmanuel) Quando compreendemos uma verdade, e no colocamos em prtica imediatamente; essa verdade, torna-se um problema psicolgico e consequentemente, uma doena. Quando haja de reclamar isso ou aquilo, espere que as emoes se mostrem pacificadas: um grito de clera, muitas vezes, tem a fora de um punhal. Quando o amigo o ofende amargamente, perdoe sem se magoar demais; muitas vezes a ofensa uma simples irritao dos nervos gastos nas tarefas cotidianas. Quando o amor no sabe dividir-se, a felicidade no consegue multiplicar-se. Quando o colega o despreza graciosamente, imponha a sua amabilidade, criando o ambiente necessrio neutralizao dos fluidos perniciosos. Quando o companheiro de jornada o critica injustamente, continue laborando em suas tarefas de fraternidade Crist, porque o Tempo se encarregar de demonstrar os verdadeiros princpios da Justia de Cima. Quando o prximo o fere sem motivos, no revide a agresso, pois sua serenidade demonstrar facilmente que erra por culposa ignorncia.

Quando o trabalhador converte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma na alegria do trabalhador. Quando penetras o aposento interior da alma guiado pela luz da orao, logras comungar com Deus ali presente, podendo alimentar-te nessa poderosa Fora geradora de valores elevados. Quando quiseres medir as tuas vantagens visita um hospital com a necessria ateno. Quando todos os recursos estiverem falhando na soluo de qualquer problema da alma, experimenta fazer o que Jesus nos ensinou. Quando voc ensina, transmite. Quando voc educa, disciplina. Mas quando voc evangeliza, SALVA." Quanta aflio desaparecer no nascedouro, se souberes sorrir em silncio! Quanta amargura esquecida, se desculpares o fel! (Meimei, do livro: IDEAL ESPRITA) Quanto mais conhecemos a ns mesmos, tanto mais avanamos em nosso amadurecimento; o homem sem maturidade aquele que no conhece a si mesmo. Quanto mais conheces, mais te vs. E quanto mais nos vemos, com mais amplitude conseguimos enxergar os outros. Quanto mais extensa se fizer nossa tarefa, maior ser a nossa famlia, perante a eternidade. (Francisco Fajardo) Quanto mais voc se aproxima de Jesus, mais ajustada ser a sua caminhada sobre a escola da Terra! Quanto menos desejares, menos sers possudo. Quem aprende a ouvir com ateno, aprende a falar com proveito.

Quem colhe o prmio da paz na mais alta recompensa a pessoa que se cala quando recebe uma ofensa. (Emmanuel) Quem condena atira uma pedra que voltar sempre ao ponto de origem. Quem confia na vitria do Bem espera com pacincia. Quem desconhece o prprio dever ainda est longe de conhecer a si prprio. Quem foge da escola da vida complica a prpria lio. Quem move as mos no servio, foge treva e tentao trabalho de cada dia senda de perfeio. (Meimei) Quem no perdoa em famlia ainda no consegue servir com segurana no campo da Humanidade. Quem no sabe suportar no consegue construir. Quem perdeu a prpria f nada mais tem a perder. Quem procura o bem, decerto que h de sofrer as arremetidas do mal. Quem se aceita como , doando de si vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser. Quem se aplica em vasculhar os defeitos perde a f nas qualidades. Quem sonha acha a ventura. Pratique o bem por dever. Na vida, o ato de dar a forma de receber. (EMMANUEL) Quem trabalha encontra meios de esclarecer, mas no tem tempo de discutir. Querendo, mentalizamos; mentalizando, agimos; agindo, atramos; e atraindo, realizamos. Realmente, o que mais importa o que sucede dentro de ti.

Reclamar ferir-se. Recorda que a posse, o saber, o que tens, pertencem a Deus e emprestado retns o quanto repleta teus vastos celeiros. Recorda: felicidade uma construo a fazer. O alicerce est em ti mesmo. Recorde: tudo recebemos de Deus que nos transforma ou retira isso ou aquilo, segundo as nossas necessidades. Reflete nas necessidades de teu irmo, antes de lhe apreciares o gesto impensado. Em muitas ocasies, a agressividade com que te fere apenas angstia e a palavra rspida com que te retribui o carinho to-somente a chaga do corao envenenando-lhe a boca. (Meimei, do livro: IDEAL ESPRITA) Repetidas vezes os Espritos tm dito: "No vos inquieteis com a oposio; tudo o que contra vs fizerem se tornar a vosso favor e os vossos maiores adversrios, sem o quererem, serviro vossa causa. CONTRA A VONTADE DE DEUS NO PODER PREVALECER A M VONTADE DOS HOMENS." Resguarda o corao tranqilo e atento e enriquece de amor o cho da vida. Ressentimento sempre um veneno sutil gerando desequilbrio e enfermidade. Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvar da morte uma alma, e cobrir uma multido de pecados. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Se a paternidade terrena, imperfeita e deficiente, vela em favor dos filhos, que dizer da Paternidade de Deus, que sustenta o Universo ao preo de inesgotvel amor? (Emmanuel) Se aceitaste Jesus por mestre da vida, trazes contigo a chama capaz de acender a f nos companheiros que vagueiam no mundo, a maneira de lgrimas apagadas.

Se algum feriu a voc, perdoe imediatamente, frustrando o mal no nascedouro. Se algum te quiser mal, toma esta deciso: derrota esse inimigo com a arma do perdo! (Jos Fuzeira) Se algum de vs tem falta de sabedoria, pea a Deus e ser-lhe- dada. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Se amas a Deus no Irmo que te entende e ajuda, no te esqueas de honr-lo e quere-lo no Irmo que ainda te no pode amar. (Emmanuel) Se amas, no firas o objeto amado com exigncias. (Emmanuel) Se cada um de ns consertar de dentro o que est desajustado, tudo por fora estar certo. ANDR LUIZ. Se caste, no recues, nem te lamentes em vo. O erro, freqentemente, necessrio lio. No te colhas fraqueza, desnimo nada faz. Ergue-te e segue pensando, na fora de que s capaz. Se ests procurando orientao para encontrar a paz e felicidade em ti mesmo, comea acendendo a luz da alegria, pelo menos em uma pessoa das muitas que te partilham a vida, fazendo isso diariamente. Se estivermos dispostos a construir o Reino Divino em ns com o empenho de renovao e o esforo do Bem, no haver sintonia em nosso crebro para as idias pessimistas. Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o corao. Se no desperdiar os minutos, voc ter sempre as horas de que necessita para desempenhar todos os seus deveres.

Se nos falha o descuido para com a prpria famlia, estaremos negando a f. (Emmanuel) Se os mdicos so mal sucedidos, tratando da maior parte das molstias, que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, no se achando o todo em bom estado, impossvel que uma parte dele passe bem. (O Evang. Segundo o Espiritismo -- Allan Kardec -- Introduo -- item XIX -- resumo da Doutrina de Scrates e Plato-FEB). Se para ser pai ou me so necessrios profundos dotes de amor, frente dessas qualidades deve brilhar o divino Dom do equilbrio. (Emmanuel) Se quiser realmente ver o teu maior inimigo, pra por alguns instantes frente de um espelho. (Emmanuel) Se te encontras nas ondas pesadas da desarmonia conjugal, evoluindo para o divrcio ou qualquer outra espcie de separao, no menospreze buscar alguma ilha de silncio afim de pensar. (Emmanuel) Se voc aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitar voc para realizar maravilhas. Se voc busca melhorar-se, melhorando o seu trabalho, guarde a certeza de que o trabalho lhe dar vida melhor. Se voc cometeu algum erro no se detenha para lamentar-se; raciocine sobre o assunto e retifique a falha havida porque somente assim, a existncia lhe converter o erro em lio. (Livro: Respostas da Vida, Andr Luiz / Francisco Cndido Xavier, pg. 59) Se voc puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profisso, em qualquer parte, ser sempre um rio de bnos. Se voc tem qualquer mgoa remanescendo da vspera, comece o dia, maneira do Sol: - esquecendo a sombra e brilhando de novo.

Sede cumpridores da palavra e no somente ouvintes, enganando-se com falsos discursos. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Segue pelo caminho que Jesus te marcou. (Emmanuel - Chico Xavier - Do Livro: Hora Certa) Segue plantando Paz e semeando alegria. Seja qual seja o tipo de provao que te incline ao desalento, vence o torpor da tristeza e segue a vanguarda de tuas prprias aspiraes. Sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Sem o adubo da CARIDADE no haver fruto na fronde da f. Sem quaisquer recursos especiais, voc dispe do poder de renovar e reerguer a prpria vida. Sempre desapontamos algum e sempre algum nos desaponta. Sempre necessrio compreender que a comunho afetiva no lar deve recomear, todos os dias, a fim de consolidar-se em clima de harmonia e segurana. Sempre que chamados crtica, respeitemos o esforo nobre dos semelhantes. Para construir, so necessrios amor e trabalho, estudo e competncia, compreenso e serenidade, disciplina e devotamento. Para destruir, porm, basta, s vezes, uma s palavra. (Andr Luiz) Ser paciente e bondoso com quantos vivam conosco, s quem se faz carinhoso, dos amigos amigo. Serenidade - eis o verdadeiro caminho. (Valrium)

Servio condio que a lei estabelece para todas as criaturas, a fim de que o Criador lhes responda. (Albino Teixeira, do livro: IDEAL ESPRITA) Servindo ao progresso geral, move-se a alma na glria do bem. Emparedandose no egosmo, arrasta-se, em desequilbrio, sob as trevas do mal. Servir alm do prprio dever no bajular e sim entesourar apoio e experincia, simpatia e cooperao. Sirva com amor e por amor. Descubra a alegria de servir. (Pastorino - Ariston S. Teles) S existe um mal a temer: aquele que ainda existe em ns. Somente adestrando pacincia e compreenso, tolerncia e bondade, na praia estreita do lar, que nos habilitaremos a servir com a vitria, no mar das grandes experincias. (Emmanuel) Somente chega a entender a vida quem compreende a dor. (Andr Luiz) Somos companheiros otimistas no campo da fraternidade. Se Jesus espera no homem, com que direito deveramos desesperar? Aguardemos o futuro triunfante, no caminho da luz. (Francisco Cndido Xavier/Emmanuel) Sua calma conduzir tranqilidade que voc espalhou ao seu redor. Sua irritao lhe trar a ansiedade que voc mesmo semeou em seu caminho. Tende muito gozo quando vos forem enviadas muitas provas, sabendo que a prova da vossa f obra a pacincia. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO para os Cristos de todos os tempos). Ter corao to-somente no basta, preciso saber us-lo no bem sempre constante, sem risco de enferruj-lo.

Toda a vida futura, no entanto, depende inevitavelmente da vida presente, como toda colheita prxima se deriva da sementeira atual. (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPRITA) Toda criana um mundo espiritual em construo ou reconstruo, solicitando material digno a fim de consolidar-se. Toda leitura edificante sade para o corpo e para a mente. Toda migalha de amor est registrada na Lei, em favor de quem a emite. (Emmanuel - Chico Xavier) Toda realizao feita pouco a pouco. Toda teoria filosfica em contradio com os fatos que a cincia comprova necessariamente falsa, a menos que prove estar em erro a cincia. - Allan Kardec (Obras Pstumas) Todas as vitrias da criatura so frutos substanciosos da perseverana. (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPRITA) Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Todos anelamos a paz no mundo: no entanto, imperioso no esquecer que a paz do mundo parte de ns. (Emmanuel) Todos carecemos de alguma coisa, porm, indispensvel convir que para receber preciso dar. (Emmanuel - Chico Xavier) Todos podemos oferecer consolao, entusiasmo, gentileza, encorajamento. (Emmanuel - Chico Xavier) Todos possumos algo para dar, seja dinheiro que alivie a penria, instruo que desterre a ignorncia, auxlio que remova a dificuldade ou remdio que afaste a doena. (Emmanuel - Chico Xavier)

Todos somos irmos, constituindo uma famlia, s, perante o Senhor; mas at alcanar-mos a fraternidade suprema, estagiaremos, atravs de grupos diversos, de aprendizado em aprendizado, de reencarnao a reencarnao. (Emmanuel) Trabalha e prossegue em frente, porque a bno de Deus te espera em cada alvorecer. Trabalha e serve! Nessa lida nova, no sentirs jamais tua dura prova e marchars feliz no teu caminho. Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantir sua paz. Trabalhe com alegria. (Andr Luiz - Chico Xavier - Do livro: Agenda Crist) Trabalho que permanece o que se faz por amor. ()Auta de Souza - Chico Xavier Tu crs que h um s Deus; fazes bem. Tambm os demnios (maus espritos) o crem, e estremecem. (TIAGO, do livro: A CARTA DE TIAGO p/ os Cristos de todos os tempos). Tu s herdeiro de Deus, e o Universo, de alguma forma, te pertence. (Joanna de ngelis) Tua esposa matem-se em nvel inferior tua expectativa? Lembra-te de que ela me dos teus filhinhos e serva de tuas necessidades. Teu esposa ignorante e cruel? No olvides que ele o companheiro que Deus te concedeu..."(Emmanuel) Tudo na vida pode ser comeado de novo para que a lei do progresso e do aperfeioamento se cumpra em todas as direes. (Emmanuel - Chico Xavier)

Tudo o que voc fizer, encontrar em seu caminho. Porque, no Campo Fecundo da Vida, cada qual somente colhe da semente que plantou. Um dia, todas as trevas sero dissipadas, todas as prises sero abertas, todos os andrajos sero varridos para fora do mundo e todos os gemidos cessaro. Um esforo acompanha outro, um objetivo mais aperfeioado modifica os movimentos da criatura. (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPRITA) Um mendigo um companheiro no caminho a quem talvez amanh tenhamos de solicitar apoio fraterno. Um simples ato de bondade, no recinto do lar, tem mais fora persuasiva que uma dezena de pregaes num templo onde a criatura comparea contrariada. (Emmanuel) Um tipo comum de verdadeira infelicidade dispor de tempo para acreditar-se infeliz. Uma das mais belas formas da beneficncia saber viver e ser til, compreendendo e servindo no mundo ntimo do prximo, segundo as necessidades dos outros. Uma frase de bondade e compreenso opera prodgios na construo do xito. Uma nica prova de sacrifcio entre duas pessoas que se defrontam, no convvio dirio, surge mais eficaz como agente de ensino, que uma vintena de livros impostos para leituras foradas. (Emmanuel) Usa frases que traduzam respeito, carinho e amparo... Palavra maliciosa lixo que custa caro. (Silvio Fontoura) Use a pacincia e o perdo, infatigavelmente. Todos ns temos sido caridosamente tolerados pela Bondade Divina, milhes de vezes, e conservar o corao no vinagre da intolerncia provocar a prpria queda, na morte intil.

Use o corao naquilo que voc realiza, mesmo nas coisas mais simples. Em tudo o amor fonte de alegria. (Pastorino - Ariston S. Teles) Utilize o otimismo qual medicamento eficaz e de fcil aquisio, que no pode ser dispensado. Vale a renovao interior com acrscimo de viso, a fim de seguirmos frente, com a verdadeira noo da eternidade em que nos deslocamos no tempo. Vida aps vida, gerao gerao, a Humanidade caminha recebendo luz e burilamento. (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPRITA) Voc nem sempre ters o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrars os recursos de que precise. (Andr Luiz - Chico Xavier) Voc ouve msica? Oua com o corao. Habitue-se melhor msica. Sintonize as harmonias da vida.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/comunicacao/frases-efas.html

Das könnte Ihnen auch gefallen