Sie sind auf Seite 1von 46

PROJETO E EXECUO DE REVESTIMENTO CERMICO - INTERNO

SUMRIO
LISTA DE FIGURAS..............................................................................................vii LISTA DE TABELAS ...................................................................................... ......viii LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ......................................................... ........ix RESUMO ....................................................................................................... ........x 1. INTRODUO ........................................................................................... ......11 1.1 Objetivos ................................................................................................. ......12 2. CONCEITOS DO REVESTIMENTO CERMICO ...................................... ......13 2.1 Funes do revestimento cermico ........................................................ ......14 2.2 Propriedades do revestimento cermico................................................. ......14 2.3 Caracterizao do revestimento cermico.... .......................................... ......18 3. PROJETO DE REVESTIMENTO CERMICO........................................... ......22 3.1 Parmetros do projeto............................................................................. ......22 3.2 Consideraes de projeto ....................................................................... ......24 3.3 Desenvolvimento do projeto.................................................................... ......28 4. EXECUO DO REVESTIMENTO CERMICO............................... ........ ......33 4.1 Planejamento....... ................................................................................... ......34 4.2 Etapas de execuo................. .............................................................. ......35 4.3 Controle de execuo........... .................................................................. ......44 5. PATOLOGIAS DO REVESTIMENTO CERMICO. ................................... ......47 5.1 Destacamentos............ ........................................................................... ......47 5.2 Trincas, gretamentos e fissuras... ........................................................... ......48 5.3 Eflorescncia....... ................................................................................... ......49 5.4 Manchas e bolor.............................. ....................................................... ......50

5.5 Deteriorao das juntas.............................. ............................................ ......51 6. CONSIDERAES FINAIS ....................................................................... ......52 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................... ......53

vi

2. CONCEITOS DO REVESTIMENTO CERMICO

O revestimento cermico vem sendo usado desde a antiguidade para revestir pisos e paredes. Naquela poca era utilizado apenas pela nobreza, que decorados preciosamente pelos arteses ceramistas e tinham como destino as paredes dos grandes palcios e construes nobres. A popularidade veio em meados do sculo XX, quando a produo em larga escala tornou o revestimento cermico acessvel a bolsos menos abastados. A cermica pode ser feita em argila pura de massa vermelha, ou de uma mistura com cerca de nove minerais de tonalidade clara ou branca. No Brasil, a abundncia dessa matria prima, argila, estimulou o crescimento desse mercado recheado de opes, com caractersticas especficas para se adaptar ou compor diferentes ambientes.

Figura 1.1: Layout dos revestimentos cermicos (Cermica Portobello)

Atualmente existe uma variedade de produtos cermicos para atender aos mais variados tipos de ambientes como: reas comerciais ou industriais, residncias, fachadas e piscinas, mantendo as caractersticas contemporneas de durabilidade aliada beleza esttica.
13

2.1 FUNES DO REVESTIMENTO CERMICO

A grande vantagem da utilizao do revestimento cermico reside principalmente nas seguintes caractersticas: durabilidade do material; facilidade de limpeza; higiene; qualidade do acabamento final; proteo dos elementos de vedao; isolamento trmico e acstico; estanqueidade gua e aos gases; segurana ao fogo; aspecto esttico e visual agradvel. A qualidade e a durabilidade de uma superfcie com revestimento cermico est fundamentada diretamente em conceitos relacionados aos seguintes aspectos: planejamento e escolha correta do revestimento cermico; qualidade do material de assentamento; qualidade da construo e do assentamento e manuteno.

2.2 PROPRIEDADES DO REVESTIMENTO CERMICO

O julgamento de que as peas cermicas diferenciam-se apenas pela aparncia um julgamento enganoso e um instrumento de medida de sua qualidade inexato. Algumas propriedades da cermica vm da massa, outras so determinadas pelo esmalte. A massa, ou o corpo, influncia a absoro de gua, a expanso por umidade e a resistncia ao peso (mecnica) e ao gelo.
14

O esmalte, torna a placa resistente a abraso (PEI), manchas e substncias qumicas. E nas placas de superfcie lisa ele tambm que garante um bom coeficiente de atrito, neste caso: antiderrapante. As propriedades das placas cermicas esto ligadas diretamente a composio de sua massa ou ao esmalte empregado em seu acabamento superficial, descritas a seguir:

Absoro de gua Medida conforme porosidade da massa, tendo influncia direta na resistncia ao peso (mecnica), ao impacto, abraso profunda, qumica e ao gelo. propriamente isso que originou a classificao dos cinco grupos cermicos: poroso, semi poroso, semigrs, grs e porcelanato, sendo este ltimo o mais resistente e durvel, conforme tabela 1, do Centro Cermico do Brasil (CCB) a seguir.
Grupo B Placas Prensadas BIa BIb B II a B II b B III b Absoro Menor que 0,5% 0,5 a 3,0% 3,0 a 6,0% 6,0 a 10,0% 10,00 a 20,00% Tipos Porcelanato Grs Semi Grs Semi Porosa Porosa Aplicaes Paredes e pisos internos, pisos externos e fachadas** Paredes e pisos internos, pisos externos e fachadas** Paredes e pisos internos e pisos externos* Paredes internas e pisos internos* Paredes internas*

* Ambientes com temperaturas acima de zero grau. **Ambientes sujeitos a todas as temperaturas.
Tabela 2.1: Classificao das placas cermicas quanto absoro de gua (Cermica Portobello)

Resistncia flexo Essa medida indica a capacidade da placa cermica em suportar esforos exercidos por cargas atravs do trfego de pessoas, objetos, mveis, equipamentos ou veculos, que possam levar rupturas, esmagamentos e quebras.
15

Conforme a classificao da tabela 2, do Centro Cermico do Brasil (CCB), nota-se que quanto menor a absoro de gua e quanto maior a espessura da placa, maior ser o ndice de resistncia flexo.

Grupo Placas Prensadas B III b B II b B II a BIb BIa

Resistncia Flexo Igual 150 kgf/cm Igual 180 kgf/cm Igual 220 kgf/cm Igual 300 kgf/cm Igual 350 kgf/cm

Nomenclatura Porosa Semi Porosa Semi Grs Grs Porcelanato

Tabela 2.2: Classificao da resistncia flexo das placas cermicas (Cermica Portobello)

Resistncia abraso Propriedade da placa cermica que indica a resistncia a riscos e ao desgaste da camada de esmalte, provocada pelo trfego intenso de pessoas, objetos, equipamentos rodados e veculos. O ndice PEI - Porcelain Enamel Institut faz meno ao orgo americano de mesmo nome, que estabeleceu os critrios de classificao da cermica conforme a resistncia do esmalte, segundo classificao da tabela 3.
PEI 0 1 2 3 Absoro muito leve muito leve leve Orientaes para especificao Somente paredes. Paredes e detalhes de pisos com pouco uso Paredes e detalhes de pisos com pouco uso Residencial: pisos de banheiros e dormitrios, salas e varandas com pouco uso Residencial: pisos de cozinhas e salas com sada para a rua, caladas e garagens Comercial: pisos de boutique, ambientes administrativos de empresas, escritrios, hotis, bancos, supermercados, hospitais etc Comercial: ambientes de atencimento ao pblico, praas e passeios pblicos, cozinhas industriais, pisos de fbricas sem trfego de veculos pesados

moderado

intenso

Tabela 2.3: Classificao da resistncia abraso PEI (Cermica Portobello)

16

Resistncia gelo Em locais de baixa temperatura, a gua que penetra nos poros da cermica pode congelar e, dessa forma, aumentar de volume causando certa patologia. Se as placas escolhidas tiverem uma massa muito porosa e no suportarem essa presso, todo o revestimento pode ser danificado, neste caso importante usar placas cermicas que apresentem um baixo ndice de absoro de gua.

Expanso por umidade ou dilatao trmica Consiste no aumento das dimenses da placa cermica por absoro de gua e/ou por aumento da temperatura. Geralmente ocorre em locais onde a placa cermica est sujeita a umidade e calor intenso, como fachadas, pisos externos, lareiras e churrasqueiras.

Resistncia ao risco (dureza Mohs) Essa propriedade diz respeito dureza do esmalte da superfcie de acabamento, dureza Mohs, e consequentemente, indica sua resistncia ao risco provocado pelo atrito de materiais com diferentes durezas. Seu ndice deve ser observado em pisos em casas de praia, onde esse cuidado se explica como: a areia que apresenta dureza 7, portanto, o revestimento s no ficar riscado pelo pisoteio dos transeuntes se tiver dureza Mohs superior a esse nmero. Resistncia manchas Determina o quanto uma superfcie poder reter a sujeira e a sua respectiva facilidade de remoo de manchas quando submetidas a ao generalizada dos diversos produtos que esto sujeito em seu ambiente.

17

Resistncia ao ataque qumico Assim como a sua massa, a superfcie esmaltada das cermicas possuem nveis variados de tolerncia a esses produtos, que determinam a capacidade da superfcie da mesma em manter seu aspecto original. Em ambientes residenciais adequado o uso de cermicas que pedem apenas uma limpeza com produtos domsticos e, as que revestem piscinas, por sua vez, precisam suportar a ao do cloro.

Figura 2.1: Ataque qumico - ao da presena de cloro em piscinas (Cermcia Portobello)

2.3 CARACTERIZAO DO REVESTIMENTO CERMICO

O revestimento cermico composto por um sistema onde seus elementos trabalham de forma interagi-los com base a qual se aderem. De um modo sistemtico, analisando o modelo de camadas para revestimentos cermicos de paredes internas, podemos identificar cinco principais conjuntos de componentes: substrato ou base, camada de regularizao ou emboo, camada de fixao argamassa colante, peas do revestimento cermicas e as juntas (entre peas cermicas e painis).
18

Figura 2.2: Modelo das camadas do Sistema de Revestimento Cermico (CCB)

Substrato ou base o componente de sustentao dos revestimentos, via de regra formado por elementos de alvenaria/estrutura. Chapisco a camada de revestimento aplicada diretamente sobre a base, com a finalidade de uniformizar a absoro da superfcie e melhorar a aderncia da camada subsequente, geralmente usada em fachadas exteriores. Emboo a camada de revestimento executada para cobrir e regularizar a superfcie da base, propiciando uma superfcie que permita receber outra camada de reboco ou de revestimento decorativo. De acordo com a ABNT NBR 7200:1998 (Execuo de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgnicas Procedimento):
A aderncia entre argamassa de emboo e unidade de alvenaria (tijolos e blocos cermicos, de concreto, etc.) um fenmeno essencialmente mecnico, devido, basicamente penetrao da pasta aglomerante ou da prpria argamassa nos poros ou entre as rugosidades da base de aplicao.

19

Argamassa colante A argamassa colante uma mistura constituda de aglomerantes hidrulicos, agregados minerais e aditivos, que possibilita, quando preparada em obra com adio exclusiva de gua, a formao de uma pasta viscosa, plstica e aderente, segundo definio na norma da ABNT NBR 13.755:1996, Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento. Revestimento cermico Conforme norma da ABNT NBR 13.816:1997, Placas cermicas para revestimento Terminologia, placas cermicas para revestimento so definidas como sendo material composto de argila e outras matrias primas inorgnicas, geralmente utilizadas para revestir pisos e paredes, sendo conformadas por extruso ou por prensagem, podendo tambm ser conformadas por outros processos. Aps o processo de secagem e queima a temperatura de sintetizao, na qual comea a formao de fases vtreas, adquirem propriedades fsicas, mecnicas e qumicas superiores s dos produtos de cermica vermelha. Outros subsistemas de suma importncia que compe propriamente o acabamento do revestimento cermico so: Juntas Tm por finalidade controlar as movimentaes da obra, diminuindo incidncia de trincas e fissuras no revestimento. As juntas so espaos deixados entre duas placas cermicas ou entre dois painis de paredes. O assentamento das placas cermicas devem respeitar e acompanhar as juntas previstas em projeto.

20

Rejuntamento o processo para o preenchimento das juntas entre duas placas cermicas consecutivas, e tem por funo apoiar e impermeabilizar protegendo as arestas das peas cermicas. Da mesma forma que a argamassa colante, o tipo de argamassa para rejuntamento a ser usado depende do ambiente em que ser aplicado.

21

3. PROJETO DE REVESTIMENTO CERMICO

O sistema de revestimento cermico formado por diversas camadas, onde cada um de seus elementos possuem comportamento especfico, que devem formar um grupo estvel unido por coeso. Cada camada considerada um subsistema formando o Sistema de Revestimento Cermico SRC. Portanto,a necessidade de conhecimento da inter relao entre as camadas que fazem parte desse sistema se torna indispensvel, aliadas a execuo de cada subsistema e da especificao para conseguir qualidade e durabilidade dos materiais e de todo o edifcio. Para o projeto do SRC Sistema de Revestimento Cermico, todos os requisitos de desempenho e desenvolvimento esto relacionados estabilidade do revestimento, que contribuem para uma melhor adequao do acabamento final com um aspecto esttico agradvel.

3.1 PARMETROS DO PROJETO

Os parmetros do projeto devem ser atentamente considerados no momento da especificao do revestimento cermico em paredes internas. necessrio selecionar os pontos mais importantes e apresent-los de forma detalhada, respeitando as normas tcnicas apresentadas a seguir.
NORMA
NBR 7200:1998 NBR 8214:1983 NBR 13754:1996 NBR 14081:1998 NBR 14992:2004

TTULO
Revestimento de paredes e tetos com argamassas Materiais, preparo, aplicao e manuteno Procedimento Assentamento de azulejos Procedimento Revestimento de paredes internas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cermica - Especificao Argamassa a base de cimento Portland para rejuntamento de placas cermicas Requisitos e mtodos de ensaios.

Tabela 3.1: Normas tcnicas aplicadas ao SRC em paredes internas (ABNT)

22

Os principais parmetros a serem considerados ao se projetar o revestimento cermico so: Natureza e caractersticas da base A base de um sistema de revestimento pode ser constituda por componentes de alvenaria de diferentes tipos, por exemplo: blocos cermicos, blocos de concreto e tambm por elementos estruturais como vigas e pilares de concreto armado. Essa camada de base representa imensa importncia para o desempenho do revestimento, pois trata-se da sustentao de todo o SRC, onde cada um de seus elementos de vedao apresentam um comportamento distinto diante das diversas solicitaes. Caractersticas das camadas constituintes Deve ser considerada, na elaborao de projetos, cada uma das camadas que compe o SRC, isto , os materiais constituintes, suas espessuras e outros fatores como tcnicas apuradas para a produo. Nos revestimentos internos no obrigatria a camada de preparao da base com a aplicao do chapisco, devido as solicitaes mecnicas inferiores, esta camada pode ser omitida. A camada de regularizao (emboo) deve possuir valores mnimos de espessura de 10 mm para as superfcies internas, que deve ser executado utilizando-se uma argamassa com trao adequado e deve ter planicidade adequada com textura rugosa, obtida com uso de desempenadeira de madeira proporcionado maior aderncia argamassa colante. A espessura da camada de fixao definida pela geometria do verso (tardoz) das placas cermicas, ou seja, quanto maiores forem as garras mais espessas deve ser a camada de argamassa colante, apresentando espessura entre 2 e 5 mm de acordo com a regularidade superficial do seu substrato. em funo dessa espessura da camada de argamassa colante, o consumo de material ser diferenciado, podendo varia de 3,5 kg a 9,0 kg de argamassa por metro quadrado de revestimento, sendo que

23

para maiores espessuras , tecnicamente desaconselhvel o uso de argamassas colante com as formulaes atualmente empregadas no Brasil. Solicitaes do revestimento A base e o emboo do SRC estaro sujeitos a uma srie de solicitaes durante a vida til do revestimento cermico, em maiores propores em ambientes externos do que os internos, onde exigida maior resistncia ao de intempries at que a camada de fixao seja aplicada. Os revestimentos cermicos apresentam, como grande vantagem, elevada resistncia superficial e manuteno de suas cores mesmo sob condies adversas, entretanto, por se tratarem de componentes modulares, seus principais problemas se concentram nas juntas, entre seus componentes como nas juntas de movimentao ou construtivas. Portanto, a fim de preservar o revestimento, e para que este no venha a se deteriorar precocemente, faz-se necessrio que as juntas sejam projetadas de modo a resistirem as solicitaes devido a presena de gua, variaes trmicas, ao de agentes qumicos e biolgicos, e outros. Condies de exposio O projeto do SRC quando elaborado, deve considerar sob que condies estaro sendo executados estes trabalhos . No caso de edifcios habitacionais e comerciais, e se tratando de revestimento interno, sua condio de proteo durante a execuo esto garantidas plenamente, e se apresentam em menor grau do que as fachadas que esto sujeitas a condies bem mais severas.

3.2 CONSIDERAES DE PROJETO

Nas

consideraes

de

projeto,

sequncia

lgica

de

desenvolvimento de um empreendimento requer sempre a elaborao do projeto previamente sua realizao. Entretanto, poucos subsistemas so realmente
24

executados a partir de um projeto especfico, mesmo assim a obra no interrompida e chega-se ao seu final. Deve-se salientar portanto, que o avano efetivo da produo somente ser alcanado com a elaborao de um projeto construtivo. Este deve conter todas as informaes e consideraes necessrias para que se exera total domnio sobre a produo, determinando materiais, tcnicas, equipamentos e o tipo de mo de obra a serem empregados, bem como os procedimentos de qualidade. O projeto do SRC pode ser desenvolvido em conjunto com o projeto arquitetnico ou posteriormente. essencial, porm, que neste caso contemplem todas as especificaes grficas e descritivas que definam completamente como o revestimento interno dever ser executado: Revestimento interno Devido estar submetido a condies mais amenas de uso, as caractersticas e propriedades dos revestimentos internos (tais como: aderncia, estanqueidade, capacidade de absorver deformaes, etc.) so menos solicitadas quando comparadas com a dos revestimentos externos. Sob o ponto de vista de seu comportamento mecnico, os revestimentos internos apresentam painis de menores dimenses e esto submetidos a menores variaes trmicas durante o dia. Alm de tais pontos, o fcil acesso durante a execuo contribui para um melhor controle da mo de obra, eliminando a necessidade de equipamentos especiais. Os revestimentos internos no sofrem a influncia de intempries, j que esto praticamente protegidos. Para o sistema de revestimento cermico interno, o subsistema juntas entre componentes imprescindvel, diferentemente da fachada onde h a necessidade de se considerar outros tipos de juntas devido influncia de maiores esforos mecnicos e intempries. Observe os diferentes tipos de juntas para ambientes tanto externos como internos:

25

Juntas estruturais: definidas no projeto da obra e devem ser respeitadas durante o assentamento; Juntas de trabalho: tambm so chamadas de junta de movimentao, so as juntas que interrompem o emboo e tm como funo permitir possveis variaes dimensionais atravs da criao de painis, permitindo dissipar as tenses induzidas, sem que surjam fissuras que lhe comprometam desempenho ou integridade. A junta assim obtida deve ser preenchida com um selante elastomrico. Juntas de dessolidarizao: so juntas cuja funo separar o revestimento do piso para aliviar tenses provocadas pela movimentao da base ou do prprio revestimento. Devem ser colocadas no encontro entre o piso e a parede e em volta de pilares. A largura dever ser de 10 mm e poder ficar sob o rodap ou ser preenchida com material elstico; Junta de assentamento: tambm chamadas de juntas entre componentes, ou mais comumente de rejunte, so originadas pelo afastamento, durante o processo de assentamento, das peas cermicas entre si, por alguns milmetros. Vrias so as funes das juntas entre componentes que trabalham para proporcionar um alinhamento perfeito entre si, ocultando diferenas entre suas dimenses contribuindo para um perfeito acabamento esttico, alm da estanqueidade do pano e tambm contribuem para acomodar movimentaes oriundas de variaes trmicas e higroscpicas das peas. A escolha dessas dimenses das juntas entre componentes funo do material que foram produzidas, principalmente, da sua qualidade e uniformidade dimensional, das suas dimenses, do nvel de solicitaes a que o revestimento estar submetido e das exigncias estticas de projeto. A tabela a seguir, apresenta espessuras de juntas mnimas recomendadas para sistema de revestimento interno e externo, considerando que os componentes cermicos sejam de boa qualidade.
26

rea dos componentes A (cm) A 250 250 < A 400 400 < A 600 600 < A 900 A > 900

Revestimento interno (mm) 1,5 2,0 3,0 5,0 6,0

Revestimento externo (mm) 4,0 5,0 6,0 8,0 10,0

Tabela 3.2: Dimenses mnima de junta entre componentes cermicos (Adaptado de CCB)

As

juntas

de

dessolidarizao

utilizada

nos

sistemas

de

revestimentos cermicos internos no encontro da parede com o piso, deve ser empregada nos andares superiores, onde h grande concentrao de esforos de cisalhamento entre esses dois elementos, conforme figura ilustrativa a seguir.

Figura 3.2: Aplicabilidade da junta de dessolidarizao (Adaptado de LIMA, 2003)

27

3.3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A etapa de projeto de fundamental importncia para que a obra tenha um bom desempenho ao longo da vida til da mesma, pois aborda pontos que devem ser equacionados antes da execuo e que, se no analisadas corretamente, incorrem em vcios permanentes. Um projeto bem elaborado consegue diminuir custos, perdas de material, otimiza as diversas etapas de execuo e nela onde so feitas as diversas especificaes dos materiais a serem utilizados na obra e o mtodo de execuo. Por se tratar de uma etapa de suma importncia, e para melhor organizar suas atividades de concepo e desenvolvimento do projeto de revestimento cermico de paredes internas, este deve ser dividido em trs etapas descritas a seguir. Anlise preliminar: onde se procura identificar e

conhecer as especificaes dos demais elementos do edifcio com os quais o revestimento ter interfaces. Elaborao do projeto: fase na qual se deve abordar a necessidade de adotar detalhes construtivos

especficos, como por exemplo: juntas, pingadeiras, peitoris, rufos, etc. Redefinio do projeto: fase em que so feitas as alteraes que porventura sejam necessrias e

cabveis posteriormente na execuo do revestimento. Anlise preliminar O projeto de revestimento deve considerar os demais projetos construtivos, envolvendo, em particular, os de alvenaria e de piso. Quando estes no existirem, as informaes devero ser obtidas dos projetos tradicionais como: arquitetnico, estrutural, instalaes e impermeabilizao.

28

Deve-se analisar e identificar os aspectos relacionados a seguir. locais que recebero revestimentos em componentes cermicos; as espessuras das vedaes verticais; as caractersticas das paredes como dimenses, tipos,

posicionamento e das aberturas existentes, presena de ressaltos estruturais, etc.; a presena de recortes, de detalhes construtivos como peitoris e platibandas; os tipos e caractersticas do revestimento de pisos, etc.; as dimenses dos componentes estruturais; a existncia de juntas estruturais; a localizao dos pontos de gua, esgotos, luz e energia eltrica; o tipo e posio de tubulaes a serem embutidas na alvenaria; os tipos de espelhos das caixas e de canoplas das torneiras e registros a serem utilizados; deve-se verificar as possveis interferncias dos sistemas de impermeabilizao empregados no piso das reas molhveis, com as vedaes verticais. Aps a identificao de todas estas especificaes faz-se necessrio compatibiliz-las entre si, iniciando a elaborao do projeto propriamente dito. Elaborao do projeto Nesta etapa de elaborao do projeto, alm da especificao dos materiais, devem ser definidos os detalhes construtivos e especificadas as tcnicas de execuo adequadas. A seguir, so relacionadas algumas recomendaes para a elaborao do projeto como a definio dos pontos crticos, busca-se nesta fase reunir pelo menos as principais diretrizes para que, tomadas como referncia, sejam o ponto de partida para a definio do projeto:
29

as arestas vivas das vedaes internas, onde deve-se, preferencialmente, empregar cantoneiras metlicas para o perfeito acabamento e proteo; nos encontros de paredes e pisos deve-se ter cuidado para o perfeito arremate de uma possvel da junta de movimentao; nos arremates junto aos pontos de gua e caixas eltricas, as canoplas e os espelhos devem esconder os cortes das placas cermicas; o encontro dos revestimentos com as esquadrias, exemplo de janelas e portas, os marcos e os contramarcos, ou mesmo os batentes devem determinar o nivelamento da superfcie final do revestimento, e a guarnio deve proporcionar um correto acabamento. H tambm, a necessidade da definio das dimenses dos painis de revestimento, que permitem suportar as deformaes decorrentes das distintas solicitaes, neste caso o revestimento interno o que apresenta as menores solicitaes. Entretanto, tambm devem ser consideradas algumas diretrizes para os revestimentos internos correntes, isto , em edifcios habitacionais e comerciais em geral, onde no se faz necessrio a execuo de juntas de movimentao alm da junta horizontal, no encontro da parede com o piso, neste caso, as tenses originrias podem ser dissipadas atravs das juntas entre os componentes definidas no item anterior. Nos revestimentos internos, os painis e os componentes

empregados so de reduzidas dimenses e o nvel de solicitaes baixo. Cabe ressaltar, em casos que existam superfcies a serem revestidas de

desenvolvimento horizontal muito extenso, pode-se aproveitar o encontro do revestimento com as aberturas, principalmente nos vos de portas, para que neste ponto seja executada uma junta vertical. A figura, a seguir, mostra com detalhes as descries anteriormente consideradas para a elaborao do projeto do sistema de revestimento cermico.
30

Figura 3.3: Projeto de revestimento cermico interno (Revista Tchne, 2003)

Figura 3.4: Detalhamento do projeto de revestimento cermico interno (Revista Tchne, 2003)

31

Redefinio de projeto Esta etapa desenvolve-se em paralelo com a obra e pode ser considerada como atividade eventual de correes e ajustes das especificaes estabelecidas. Embora se espere que as especificaes iniciais sobre a produo do revestimento definidas na fase de projeto sejam completamente mantidas, nota-se que em funo de desvios ocorridos na execuo da estrutura da alvenaria ou do emboo, onde muitas das vezes algumas modificaes so necessrias durante esta etapa para a implantao de correes e ajustes,. Em meio a estas correes, os seguintes tipos de especificaes podem ser redefinidos: espessura da camada de regularizao, provavelmente em funo da falta de nivelamento da base; alterao da composio e dosagem das argamassas, tanto em funo da alterao da espessura da camada como da variao das caractersticas dos materiais de construo; alterao das tcnicas de execuo, devido s alteraes anteriores; alterao nas especificaes da camada de fixao em funo dos desvios encontrados na camada de regularizao; alterao nas dimenses dos painis de revestimento e das juntas entre componentes, da modulao, da paginao, dos locais de recortes, caso as placas cermicas no atendam s especificaes de projeto; ou ainda da alterao de detalhes construtivos, com peitoris, soleiras, pingadeiras e contramarcos

32

4. EXECUO DO REVESTIMENTO CERMICO

O desempenho de um edifcio depende da relao de todos os materiais e suas tcnicas de aplicao. Sobre a eficincia do sistema de revestimento cermico, precisamos considerar vrios fatores para garantir um bom resultado. Devemos analisar a qualidade de todos os materiais envolvidos, a apropriao dos materiais ao tipo de uso, a qualidade e o planejamento dos servios de assentamento e a manuteno aps a aplicao (LIMA, 1998). A execuo do revestimento cermico interno abrange um conjunto de atividades necessrias adequada execuo da camada de acabamento e compreende as seguintes etapas: verificao e preparo do substrato; aplicao da camada de fixao; assentamento dos componentes; preenchimento das juntas entre componentes (rejuntamento) e de trabalho quando houver, seguido de limpeza. Para que o revestimento proporcione o desempenho esperado, necessrio que se tome uma srie de cuidados ao longo do processo de produo, que envolve desde a compra dos componentes e da argamassa colante e manuteno do revestimento executado. O mtodo de execuo e tcnicas propostas, busca reunir parmetros fundamentais para que cada atividade seja realizada de modo programado e racionalizado, evitando-se desperdcios e possveis fontes de problemas, para melhor descrev-las, subdividimos em trs atividades a seguir. Planejamento: compreende as atividades de

preparao para a execuo dos servios, tais como compra e recebimento do material, estoque e escolha de mo de obra. Execuo do acabamento: abrange desde a atividade de verificao da qualidade do substrato, preparao e espalhamento da argamassa colante, assentamento das placas, rejuntamento e execuo de juntas.

33

Controle de execuo: conjunto de atividades de inspees e aes realizadas em todas as etapas de execuo do sistema de revestimento cermico.

4.1 PLANEJAMENTO

O procedimento inicial para um bom planejamento na execuo do revestimento cermico a compra tcnica correta, dos componentes da camada de acabamento como as placas cermicas e argamassas colantes e de rejuntamento, material de preenchimento de juntas e material de limpeza. A compra de placas cermicas certificadas a garantia de que o comprador no precisa apenas confiar no controle de qualidade interno do fabricante, pois so placas que passaram por um processo de verificao de suas caractersticas, realizado por um organismo certificador credenciado pelo INMETRO, segundo a normalizao da ABNT NBR 13818:1997, Placas cermicas para revestimento Especificao e mtodos de ensaio. Ao se especificar um lote de determinado padro de qualidade, no se deve receber material de qualidade inferior. necessrio, que se forme critrios bem definidos de compra e aceitao desses materiais. O conjunto desses critrios pode ser chamado de controle de qualidade de compra e recebimento de componentes cermicos, e exige metodologia especfica para ser implementado. Quanto compra das argamassas colantes, preciso se certificar de que o material comprado atenda aos requisitos de projeto e respeita as determinaes da norma ABNT NBR 14081: 1998. Inicialmente, se faz necessrio conhecer as caractersticas tcnicas das marcas idneas disponveis, como sistemtica de garantia para ento optar-se pela compra do lote. A compra tcnica das argamassas de rejuntamento devem atender a solicitao de projeto, avaliar materiais adequados para ambientes internos ou

34

externos, e priori devem apresentar boa trabalhabilidade, baixa retrao e boa adeso lateral das placas cermicas. Nesta etapa de planejamento importante tambm prever cuidados a serem observados, relacionando as possveis perdas e deteriorao que podem decorre de um mau armazenamento dos materiais. Por isso, recomenda-se que: os materiais sejam protegidos das intempries; as caixas de placas cermicas sejam empilhadas at altura mxima de um metro e meio sobre base resistente; os sacos de argamassas sejam empilhados de forma que no ultrapassem o limite mximo de 15 sacos; os sacos de argamassas no tenham contato com o cho, nem umidade, ressaltamos que estes materiais tm prazo de validade. No que tange mo de obra a ser empregada na execuo do revestimento cermico, deve-se procurar operrios cujo trabalho seja

reconhecidamente de melhor qualidade possvel com produtividade satisfatria, pois dela depender grande parte do resultado final.

4.2 ETAPAS DE EXECUO

O mtodo de execuo proposto procura proceder realizao das atividades por etapas, as quais encontram-se relacionadas a seguir. Verificao e preparo do substrato Nesta etapa, esto as atividades de limpeza superficial e verificao da qualidade do substrato, geralmente o emboo de regularizao, que deve ter suas caractersticas avaliadas e corrigidas, quando no atenderem as especificaes. O preparo do substrato corresponde as atividades de verificao de planeza (planicidade), rugosidade ou textura.

35

Normalmente, se o emboo foi feito sobre controle e dentro das especificaes, ento deve-se encontrar o substrato livre de qualquer tipo de material contaminante, com textura de sua superfcie medianamente spera, semelhante aquela obtida com desempenadeira de madeira. Quanto a planicidade da superfcie do substrato deve ter desvios mximos de 3 (trs) milmetros, para concavidades ou convexidades, medidos com rgua de 2 (dois) metros de comprimento em todas as direes, mediante a aprovao de tais procedimentos, ento pode ser necessrio somente a limpeza da superfcie do mesmo. Execuo da camada de acabamento O assentamento dos componentes cermicos deve ser realizado o mais tarde possvel a partir da execuo da camada de regularizao. Recomenda-se o prazo mnimo de sete dias para os revestimentos internos e de quinze dias para o assentamento dos revestimentos externos, a fim de permitir que ocorram a maior parte das tenses de retrao do substrato, sendo assim possvel minimizar o seu efeito sobre a camada final. Para que o servio seja bem executado necessrio ter uma srie de ferramentas e equipamentos, as quais devem estar disponibilizadas desde o incio dos trabalhos junto com os equipamentos de proteo individual indicados ao tipo de servio,onde sero utilizadas ao longo do processo de produo. A seguir, so listados aquelas ferramentas usualmente empregadas para uma adequada execuo do sistema de revestimento cermico. a) Para verificao e preparo do substrato: prumo; esquadro; mangueira de nvel; rgua de alumnio 20 cm menor que altura do p direito; rgua de alumnio para pequenos vos; metro articulado com 2mts. b) Preparo e aplicao da argamassa: colher de pedreiro de 9;
36

caixote para preparo da argamassa com dimenses de: 0,18 mts. de profundidade, 0,55 mts. de largura e 0,70 mts. de comprimento, sobre psnden0,70 mts. de altura; balde para transporte de gua de assentamento; desempenadeira dentada de ao com dentes de 6x6 mm; desempenadeira dentada de ao com dentes de 8x8 mm. c) Para preparo e aplicao dos revestimentos cermicos riscador com broca de vdea de ; cortador mecnico de vdea; lima triangular de 30 a 40 cm; torqus pequena para ladrilheiro; torqus mdia; espaadores em forma de cruz ou T; colher de pedreiro pequena sem o ferro na ponta do cabo; esptula de 1; placa de compensado, geralmente de 0,35 x 0,80 mts.; serra eltrica tipo makita com disco diamantado; furadeira e serra copo; rodo pequeno para aplicao do rejunte. Preparo e aplicao da argamassa colante A argamassa dever ser preparada em um caixote prprio, de dimenses j especificadas anteriormente, e devem considerar os aspectos ergonmicos, considerando tambm a medida de volume de material que os sacos de argamassa contm e ainda, a possibilidade de se transitar com o mesmo nas reas internas da edificao como os banheiros, cuja dimenso de porta comumente de 60 centmetros. Para o preparo da argamassa, o caixote dever estar isento de resduo que possa alterar as suas caractersticas, como argamassas velhas, gua, etc. A mistura do p da argamassa com a gua deve seguir as indicaes do seu fabricante, de modo que atinja a consistncia adequada e se
37

torne trabalhvel. A consistncia ideal da mistura poder ser observada aplicando-se um pouco de argamassa sobre o substrato com a desempenadeira dentada. Os cordes resultantes devero estar bem aderidos, no devendo fluir ou abater-se. Deve-se ter o cuidado para no se adicionar gua aps a mistura inicial. A argamassa que cair aps a aplicao, desde que no esteja contaminada, poder ser reaproveitada. Em geral, os fabricantes de argamassa colante recomendam que, aps a mistura, deve-se aguardar 15 minutos de descanso para se iniciar os procedimentos de aplicao. O tempo recomendado pelos laboratrios de pesquisa, para o repouso da argamassa com resina celulsica aps o preparo, de at no mximo 30 (trinta) minutos. Recomenda-se pois, que seja feita uma avaliao visual das caractersticas de trabalhabilidade da argamassa a fim de que seja encontrado o tempo ideal. Pois, quanto maior o tempo de repouso melhores as caractersticas de trabalhabilidade no estado fresco e, de desempenho da argamassa quando endurecida, entretanto, no se deve ultrapassar o prazo de 30 minutos pois o tempo til ser reduzido do mesmo prazo, podendo diminuir a produtividade dos operrios. Aps o seu preparo, a argamassa colante dever ser espalhada cuidadosamente pelo profissional sobre a superfcie, sua aplicao deve ser feita com desempenadeira de ao dentada. Inicialmente a argamassa deve ser aplicada com o lado liso da desempenadeira, imprimindo-se uma presso uniforme e suficiente para que a argamassa tenha aderncia ao substrato em ngulo de 45, de maneira uniformizar-se sobre a superfcie. Em seguida, passa-se a desempenadeira com o lado dentado, que resultar na formao dos cordes, cuja altura resultante dependente do tipo de desempenadeira utilizada. O mtodo de aplicao da argamassa colante depende da rea da placa cermica a ser assentada. Para peas cermicas com rea igual ou menor do que 900 cm2, a aplicao da argamassa pode ser feita pelo mtodo convencional, ou seja, a aplicao da argamassa somente na parede, estando a pea cermica limpa e seca para o assentamento. O posicionamento da pea deve ser tal que garanta contato pleno entre seu tardoz e a argamassa. Para
38

reas maiores do que 900 cm2, a argamassa deve ser aplicada tanto na parede quanto na prpria pea (mtodo da dupla colagem). Os cordes formados nessas duas superfcies devem se cruzar em ngulo de 90, e a cermica deve ser assentada de tal forma que os cordes estejam perpendiculares entre si. Observa-se a recomendao que seja empregada a

desempenadeira de dentes de 8 x 8 x 8 mm para revestimentos externos. Esta tambm deve ser empregada nos revestimentos internos quando a rea do componente for superior 400 cm. Para revestimentos internos com peas inferiores a esta rea utiliza-se a desempenadeira de dentes 6 x 6 x 6 mm, de modo geral, o formato dos dentes da desempenadeira de ao deve observar os parmetro da tabela a seguir.
rea da superfcie das placas cermicas A (cm) Formato dos dentes da desempenadeira (mm)

Procedimento

A < 400 400 A 900 A > 900

Quadrados 6 x 6 x 6 Quadrados 8 x 8 x 8 Quadrados 8 x 8 x 8

Convencional Convencional
Dupla colagem

Tabela 4.1: Dimensionamento dos dentes da desempenadeira em funo das placas cermicas (Adaptado de CAMPANTE, MACIEL BAA)

Assentamento da cermica Os procedimentos de assentamento do revestimento cermico apresentam ligeiras diferenas quando em ambientes internos e externos. No entanto, alguns procedimentos descritos a seguir so comuns a ambas situaes. As placas cermicas podem ser assentadas com as juntas entre componentes cermicos em diagonal, prumo ou em amarrao, conforme figura ilustrativa a seguir.

39

Figura 4.1: Tipos de juntas de assentamento cermico (Adaptado de CHAVES, 1979)

O tardoz das placas cermicas a serem assentadas deve estar limpo, isento de p, gorduras, ou partculas secas e no deve ser molhado antes do assentamento. A colocao das placas cermicas deve ser feita de baixo para cima, uma fiada de cada vez a partir de uma rgua colocada de nvel para alinhamento e galga da primeira fiada de assentamento conforme ilustra a figura de n. 5 a seguir.

Figura 4.2: Procedimentos para assentamento de placas cermicas em ambiente interno (Adaptado de CHAVES, 1979)

Neste processo no necessria a pr molhagem da base e dos componentes cermicos, tais procedimentos eram usualmente usados no mtodo convencional. A propriedade de reteno de gua da argamassa colante permite que, mesma espalhada em espessuras finas mantenha a gua necessria para promover as aderncias argamassa-base e argamassa-componente e para a hidratao do cimento.

40

Os componentes, no devero, em hiptese alguma, ser molhados ou umedecidos. A pr molhagem das peas cermicas podem saturar totalmente os poros superficiais e prejudicar o processo de aderncia mecnica. Nos casos em que os componentes cermicos apresentarem a superfcie recoberta por p ou outros contaminantes, os mesmos devero ser retirados, utilizando-se apenas do escovamento a seco. Caso seja impossvel essa remoo e houver a necessidade de utilizar gua para limpeza, a mesma dever ser feita com antecedncia, e os componentes s podero ser utilizados quando apresentarem a superfcie de assentamento seca.

A melhor forma para garantir um bom contato superficial da pea cermica com a argamassa colante e, consequentemente a mxima aderncia, aplicando-a a cerca de 2 cm das peas j assentadas e arrastando a pea at a posio final atravs de movimentos de vai e vem sob presso. O procedimento de colocar diversas peas na posio e apenas bater em sua superfcie tentando esmagar os cordes no prtica recomendvel por provocar uma diminuio muito significativa da aderncia superficial. Outro processo utilizado antes do assentamento das placas cermicas o galgamento do painel, de materializao prvia da organizao das peas em revestimentos com componentes modulares. Nesta operao so determinadas as distncias horizontais e verticais entre as fiadas sucessivas, de modo a posicionar as peas de forma otimizada, tambm conhecido como paginao. Para efeito de galgamento os painis planos so definidos nos revestimentos internos como sendo, trechos de paredes planos ou vos de paredes interrompidos por elementos que quebram a continuidade do plano a ser revestido, como por exemplo, surgimento de vigas e pilares em outros planos ou mesmo mudana no tipo do revestimento seguindo o mesmo plano.

41

Figura 4.3: Galgao das placas cermicas (Adaptado de CHAVES, 1979)

Quando houver necessidades de cortes das peas cermicas, estes devero ser devidamente planejados e executados previamente ao processo da aplicao da argamassa colante. Para o caso de revestimentos cermicos de menor resistncia mecnica, como o caso dos azulejos, os cortes retos podero ser feitos empregando-se o riscador (com ponta de vdea), e a torqus quando necessitar de arremates circulares. Quando a pea for de maior resistncia como os demais tipos placas cermicas, deve-se empregar um cortador mecnico ou eltrico (makita com disco diamantado), no caso de cortes retos, sendo que para cortes circulares pode-se empregar a furadeira de bancada provida de serra copo diamantada com guia interna. Nos dois casos descritos anteriormente, as arestas resultantes dos cortes devem estar cobertas pelos acabamentos, como as canoplas das torneiras e registros ou pelas placas ou espelhos das caixas de luz, de modo que resultem em arremates perfeitos. Internamente, existe uma diferena nos procedimentos de execuo em ambientes que apresentam forro falso. Quando o forro no existe, deve-se partir com o componente inteiro do teto, enquanto nos casos em que exista o forro, utilizam-se apenas componentes inteiros, a partir do piso at a ltima fiada na altura do forro. Exceto por esta particularidade, os demais procedimentos so basicamente os mesmos, existindo ou no o forro falso.
42

As juntas observadas no presente trabalho, so de surgncia em ambientes internos e so consideradas as entre componentes e as de trabalho. As juntas de dilatao no sero abordadas pelas suas particularidades fugirem ao escopo do trabalho. Em alguns textos so definidas juntas chamadas construtivas, por exemplo, as que se situam na juno do painel com elementos adjacentes (sem ser de movimentao) - pisos, pilares, salincias ou com outros tipos de revestimento. Os principais requisitos de desempenho exigidos de uma junta entre componentes so os seguintes: horizontalidade, verticalidade e uniformidade de espessura, a fim de atender as necessidades estticas da camada de acabamento; estanqueidade, a fim de evitar infiltraes e capacidade de absorver deformaes. A fim de se atender aos requisitos relativos esttica do revestimento que se recomenda o emprego de um espaador durante a fixao dos componentes de modo a proporcionar uniformidade de espessura. Alm disso, recomenda-se ainda, a contnua verificao e correo do nivelamento, aprumamento e alinhamento das juntas atravs de linhas de referncia. Para que o rejuntamento possa ser iniciado imprescindvel que as juntas estejam devidamente limpas, sendo que a limpeza pode ser realizada com uma vassoura ou com uma escova de piaava para que sejam eliminados todos os resduos que possam prejudicar a aderncia do material de rejunte, como por exemplo, poeira e resduos soltos de argamassa colante. O rejuntamento deve ser iniciado aps 72 horas do assentamento das placas cermicas para evitar o surgimento de tenses pela retrao de secagem da argamassa colante. Recomenda-se, porm, que o prazo para rejunte no seja muito excedido, pois as placas cermicas sem rejuntamento contam apenas com sua resistncia mecnica, sem o esforo de travamento lateral, e esto sujeitas a danos acidentais, alm de estarem propcias ao acmulo de sujeiras em suas juntas ainda sem preenchimento.

43

A argamassa de rejuntamento deve ser preparada conforme indicaes do fabricante e deve ser aplicada com desempenadeira de borracha, seguindo ngulo de 45 com a superfcie. Aps a aplicao da argamassa de rejunte, as juntas devero ser frisadas com um pequeno basto de madeira recurvado, para que haja uma maior compacidade da argamassa de rejuntamento, diminuindo sua porosidade superficial.

4.3 CONTROLE DE EXECUO

O controle da execuo do revestimento cermico envolve um conjunto de aes realizadas em todas as etapas: antes do incio da execuo do revestimento, durante e aps a sua concluso. Para que este controle seja possvel, necessrio definir quais so os itens que devem ser verificados e os limites de tolerncia para cada um deles. importante manter o registro de todas as inspees realizadas. O controle realizado antes do incio da execuo do revestimento cermico envolve a verificao de todos os itens necessrios para a adequada realizao das atividades. Tendo sido iniciado a execuo, deve ser feito um controle durante todo o processo para a garantia do atendimento observada no projeto do revestimento. importante, portanto nesta etapa, considerar os diferentes nveis em que devem atuar o profissional responsvel para a determinao de um padro satisfatrio de aceitao dos processos de execuo do sistema de revestimento cermico, ao final, deve-se fazer uma avaliao de todas as especificaes previamente definidas no projeto. A seguir, apresentado check list simplificado com alguns itens para melhor controle das atividades dessa execuo do revestimento cermico interno definindo as trs diferentes etapas .

44

Item 1 2 3 4 5 6 7

Controle antes do incio das atividades Concluso do substrato (emboo) Disponibilidade dos materiais especificados Ferramentas e equipamentos utilizados Equipamento de proteo individual Especificaes do revestimento Procedimentos de execuo Treinamentos

(Ok) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

(x) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tabela 4.2: Check list do controle antes do incio das atividades (Adaptado de CAMPANTE, MACIEL BAA)

Item 1 2 3 4 5 6 7

Controle durante a execuo Preparao da base Definio das galgas e paginao Execuo dos nveis e prumos Produo da argamassa de assentamento Aplicao da argamassa Rejunte Limpeza

(Ok) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

(x) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tabela 4.3: Check list do controle durante a execuo (Adaptado de CAMPANTE, MACIEL BAA)

45

Item 1 2 3 4 5 6 7

Controle aps a concluso das atividades Completa finalizao dos servios Limpeza da superfcie do revestimento Planicidade e nivelamento da superfcie Esquadros e alinhamentos (quinas e cantos)l Alinhamento das juntas entre os componentes Posicionamento e nivelamento de outras juntas Resistncia de aderncia revestimento/base

(Ok) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

(x) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Tabela 4.4: Check list do controle aps a concluso das atividades (Adaptado de CAMPANTE, MACIEL BAA)

46

5. PATOLOGIAS DO REVESTIMENTO CERMICO

Segundo MEDEIROS (1999), as origens das patologias do sistema de revestimento cermico esto relacionadas na maioria das vezes as especificaes de projeto, ao assentamento e a manuteno. No obstante, a falta de um projeto de revestimento, o qual responde pela qualidade do processo dos materiais e execuo (assentamento) e dos mtodos de preservao (uso/manuteno) ao longo da vida til do edifcio, podem tambm se responsabilizar pelo surgimento de manifestaes patolgicas como casos ligado ao destacamento de placas cermicas, e consequentemente, pode vir a causar grandes prejuzos financeiros. As patologias relacionadas ao uso e a manuteno podem ocorrer devido ao desgaste do esmalte, manchamento (ataque qumico e mancha dgua), que acontecem em consequncia da inexistncia ou falha do projeto de especificao, imperfeio dos servios de mo de obra, ou ainda, o uso de produtos de limpeza inadequados para a classe correspondente placa cermica.

5.1 DESTACAMENTOS

Os destacamentos ou descolamento podem ocorrer devido as variaes de temperatura ambiente, que geram tenses de cisalhamento, flambagem e posterior destacamento das placas cermicas. Podem vir a ocorre tambm por outros fatores tais como a influncia de cargas sobrepostas logo aps o assentamento provocando tenses de compresso sobre a camada superficial e o descolando do revestimento; ou ainda devido a ausncia de juntas de dilatao ou instabilidade do suporte recentemente executado sobre a presena de alguma umidade, ou ausncia de esmagamento dos cordes com consequente falta de impregnao de material colante no verso da placa cermica.

47

Figura 5.1: Destacamento das placas cermicas

5.2 TRINCAS, GRETAMENTOS E FISSURAS Patologias como trincas,, gretamentos ou fissuras podem ocorrer devido a: retrao e dilatao da pea relacionada variao trmica ou de umidade; absoro excessiva de parte das deformaes da estrutura devido a ausncia de detalhes construtivos como vergas, contra vergas, pingadeiras, platibandas ou juntas de dilatao, principalmente nos primeiros e ltimos andares dos edifcios.

Figura 5.2: Surgncia de trincas nas placas cermicas

48

5.3 EFLORESCNCIA

Geralmente ocorre devido a presena de umidade na base do revestimento em conjunto com sais livres, atravs dos poros dos componentes. Esta gua pode ter sua origem em infiltraes nas trincas e nas fissuras, vazamentos nas tubulaes, vapor condensado dentro das paredes, ou ainda da execuo das diversas camadas do revestimento. Vale lembrar que as placas cermicas e a argamassa possuem vazios em seu interior, como cavidades, bolhas, poros abertos e fechados e uma enorme e complexa rede de micro canais (FIORITO, 1994), a ocorrncia de tal situao favorvel para que a gua venha a passar pelo seu interior por fora da capilaridade ou mesmo por fora do gradiente hidrulico.

Figura 5.3: Revestimento com eflorescncia

49

5.4 MANCHAS E BOLOR

Segundo SHIRAKAWA (1995), o termo bolor ou mofo entendido como a colonizao por diversas populaes de fungos filamentosos sobre vrios tipos de substrato, citando-se, inclusive, as argamassas inorgnicas. O termo emboloramento, de acordo com ALLUCCI (1988), constituise numa alterao observvel macroscopicamente na superfcie de diferentes materiais, sendo uma consequncia do desenvolvimento de micro-organismos pertencentes ao grupo dos fungos. O desenvolvimento de fungos em revestimentos internos ou de fachadas causam alterao esttica de tetos e paredes, formando manchas escuras indesejveis em tonalidades preta, marrom e verde, ou ocasionalmente, manchas claras esbranquiadas ou amareladas (SHIRAKAWA, 1995). Normalmente so provocadas por infiltraes de gua e

frequentemente esto associados aos descolamentos e desagregao dos revestimentos.

Figura 5.4: Surgimento de manchas no revestimento

50

5.5 DETERIORAO DAS JUNTAS

Essa patologia apresenta-se ligada diretamente s argamassas de preenchimento das juntas de assentamento (rejuntes) e de movimentao, porm, compromete diretamente o desempenho do sistema de revestimentos cermico de um modo geral, j que estes componentes so responsveis pela estanqueidade do revestimento e pela capacidade de absorver deformaes. Os primeiros sinais de ocorrncia de deteriorao das juntas so: perda de estanqueidade da junta de assentamento e envelhecimento do material de preenchimento. A perda da estanqueidade pode iniciar-se logo aps a sua execuo atravs de procedimentos de limpeza inadequados ou deficincia na aplicao da mesma, que somados a ataques de agentes atmosfricos ou solicitaes mecnicas por movimentaes estruturais, podem provocar o aparecimento de trincas, bem como infiltrao de gua, levando o revestimento ao colapso por descolamento. No tocante execuo das juntas de assentamento, na deficincia em sua aplicao a junta pode estar preenchida apenas superficialmente, formando uma capa de espessura reduzida e frgil que pode desagregar-se aps alguns meses da entrega da obra. Esta situao pode acontecer em revestimentos cermicos tipo porcelanato onde a junta muito estreita ou quando o rejunte perde a trabalhabilidade rapidamente devido temperatura ambiente elevada.

Figura 5.5: Exemplo de deteriorao do rejunte

51

6. CONSIDERAES FINAIS

Este trabalho tem por objetivo elucidar de forma tcnica o profissional envolvido na execuo de revestimentos cermicos quanto ao seu diferencial estgio de desenvolvimento tecnolgico, contribuindo para que sejam tomadas diretrizes corretas, desde especificaes perfeitas de projeto at se chegar em uma adequada tcnica de execuo, aliada a um controle de qualidade em todo o processo do sistema de revestimento cermico. No momento atual, o desenvolvimento na produo dos

componentes e dos materiais complementares no tm sido acompanhado pela tecnologia de execuo do revestimento como um todo. Geralmente, o que se observa que a produo de revestimentos cermicos fica sob exclusiva responsabilidade dos operrios, uma vez que inexistem as especificaes de projeto, de execuo e de controle de qualidade proposta por esse trabalho. Ainda muito corrente os casos onde a falta de qualificao e certificao da mo de obra do setor esto relacionados ao assentamento. Prevenir ainda uma das formas de evitar a maioria das patologias at hoje diagnosticadas. O incentivo e o investimento em cursos de qualificao para os assentadores de revestimento cermico so medidas preventivas que contribuem de forma significativa para a reduo dos problemas ligados ao sistema revestimento cermico. Deve-se enfatizar que, alm da correta especificao, a fiscalizao adequada e o treinamento da mo de obra do sistema de revestimento cermico, so de fundamental importncia para o resultado final, que objetiva a qualidade, o desempenho e o custo final determinado cada projeto.

52

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALLUCCI, M. P. Bolor em edifcios: causas e recomendaes. Tecnologia das Edificaes. So Paulo: Ed. Pini, IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). NBR 13.749. Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: especificao. Rio de Janeiro, 1996. ______. NBR 13.754. Revestimento de paredes internas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante: procedimento. Rio de Janeiro, 1996. ______. NBR 13.755. Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante: procedimento. Rio de Janeiro, 1996. ______. NBR 13.816. Placas cermicas para revestimento: terminologia. Rio de Janeiro, 1997. ______. NBR 13.817. Placas cermicas para revestimento: classificao. Rio de Janeiro, 1997. ______. NBR 13.818. Placas cermicas para revestimento: especificao e mtodos de ensaio. Rio de Janeiro, 1997. ______. NBR 14.081. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cermica: especificao. Rio de Janeiro, 1998. ______. NBR 14.992. Argamassa a base de cimento Portland para rejuntamento de placas cermicas requisitos e mtodos de ensaios. Rio de Janeiro, 2004. ______. NBR 7.200. Execuo de revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: procedimento. Rio de Janeiro, 1998. ______. NBR 8.214. Assentamento de azulejos: procedimento. Rio de Janeiro, 1983. ASSOCIAO NACIONAL DOS FABRICANTES DE CERMICA PARA REVESTIMENTO (ANFACER). Guia de assentamento de revestimento cermico: assentador. 2. ed. So Paulo, 1998.

53

______. Guia de assentamento de revestimento cermico: especificador. 2. ed. So Paulo, 1998. CAMPANTE, Edmilson Freitas. Metodologia de diagnstico, recuperao e preveno de manifestaes patolgicas em revestimentos cermicos de fachada. 2001. Tese (Doutorado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2001. CAMPANTE, Edmilson F.; BAA, Luciana L. M. Projeto e execuo de revestimento cermico. So Paulo: O Nome da Rosa, 2003. CARVALHO JNIOR, Antnio Neves. Tcnicas de revestimento. Apostila do Curso de Especializao em Construo Civil do Departamento de Engenharia de Materiais de Construo da EE. UFMG. Belo Horizonte, 2009. CENTRO CERMICO DO BRASIL CCB. Manual de assentamento de revestimentos cermicos: fachadas. Disponvel em: <http://www.ccb.org.br> Acesso em: 03 jan. 2010. ______. Manual de assentamento de revestimentos cermicos: pisos internos. Disponvel em: <http://www.ccb.org.br> Acesso em: 03 jan. 2010. CHAVES, Roberto. Manual do Construtor. Rio de Janeiro: Ediouro, 1989. FIORITO, A. J. S. I. Manual de argamassas e revestimentos: estudos e procedimentos de execuo. 1. ed. So Paulo: Ed. Pini, 1994. LIMA, Luciana C. Elaborao de um software para especificao de sistema de revestimento cermico. Tese (Doutorado) Escola de Engenharia de So Paulo, So Carlos, 2003. LIMA, Luciana C. Materiais cermicos para revestimento: consideraes sobre produo e especificao. Tese (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Paulo, So Carlos, 1998. MAIA NETO, Francisco.; SILVA, Adriano. P.; CARVALHO JNIOR, Antnio N. Percias em patologias de revestimentos em fachadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS. X. Anais... Porto Alegre, 1999. MEDEIROS, Jonas Silvestre. Tecnologia e projeto de revestimentos cermicos de fachadas de edifcios. 1999. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. So Paulo, 1999.

54

NAKAKURA, Elza H.; BANDUK, Ragueb C.; CEOTO, Luiz Henrique. Revestimentos de argamassas: boas prticas em projeto, execuo e avaliao. Porto Alegre: Prolivros, 2005. REVESTIMENTO CERMICO PORTOBELLO. revestimento cermico. Tijucas, 2001. Guia do assentador de

REVESTIMENTO INTERNO PISOS. Revista Tchne, 76. ed., 2003. RIPPER, Ernesto. Como evitar erros na construo. So Paulo: Ed. Pini, 1984. SHIRAKAWA, M. A. Identificao de fungos em revestimentos de argamassa com bolor evidente. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS. I. Anais....Goinia, 1995. THOMAZ, Eric. Trincas em edifcios: causas, preveno e recuperao. So Paulo: Ed. Pini, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT), 1989. VEROZA, nio Jos. Patologia das edificaes. 1. ed. Porto Alegre: Sagra, 1991.

55

Das könnte Ihnen auch gefallen