Sie sind auf Seite 1von 4

1 - Quais foram as transformaes histricas que aconteceram na Europa que levaram chamada Era Moderna? Enumere e Explique.

. Expanso Martima: ela s foi possvel graas centralizao do poder nas mos dos reis. Um comerciante rico, uma grande cidade ou mesmo uma associao de mercadores muito ricos no tinham condies de reunir o capital necessrio para esse grande empreendimento. Apenas o rei era capaz de captar recursos de toda a nao para financiar as viagens ultramarinas. Grandes Navegaes: Durante os sculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhis, lanaram-se nos oceanos Pacfico, ndico e Atlntico com dois objetivos principais: Descobrir uma nova rota martima para as ndias e encontrar novas terras. Este perodo ficou conhecido como a Era das Grandes Navegaes e Descobrimentos Martimos. Estados nacionais: A formao dos Estados Nacionais aconteceu no perodo da histria europia compreendido na Baixa Idade Mdia (Sculos XI a XIV), onde aps a fracassada pretenso da Igreja de Roma de unificar o continente, os diferentes povos europeus comearam a unir-se em torno de um grande lder, que fosse mais forte que os lderes regionais para unificar as diferentes e fragmentadas regies que formavam a colcha de retalhos que era o mapa europeu da poca. Reforma protestante: entrou em conflito com a autoridade papal e toda a igreja, permitindo a livre leitura das Escrituras Sagradas, e assim se confrontando com o clero na interpretao da f. Ento a partir da o homem poderia se relacionar com Deus individualmente, sem precisar dos ministros da igreja. Comercio Ultramatino: foi se instalando colnias na frica Negra, na sia e na Amrica, e assim ocorrendo a expanso do comercio com novas mercadorias, como a seda, especiarias, produtos tropicais como o acar, tabaco e o caf. Ento surgia um mercado mais amplo, com caractersticas mundiais. Desenvolvimento cientifico e tecnolgico: ao se desenvolver a manufatura , cada vez queriam aperfeioar as tcnicas de produo, pois queriam produzir mais com menos gente pra aumentar os lucros. Foi surgindo ento os maquinrios como as maquinas de tecer, a mquina de descaroar algodo, as mquinas a vapor e outros grandes inventos. E surge o fenmeno que chamavam de maquinofatura. Os trabalhos que os homens realizavam com as mos, agora era substitudo por mquinas.

2 - Defina e explique o que significa Esclarecimento para Kant. Para Kant significava a sada do homem de sua minoridade, que ele prprio era responsvel. A minoridade era a incapacidade que o homem tinha de se servir de seu prprio entendimento sem a ajuda de outro. 3 - O que significa Uso pblico da Razo para Kant? D um exemplo. Uso Pblico: quando eu falo publicamente o que penso, agindo com a razo. Exemplo: quando se fala como cidado Uso Privado: Quando fala enquanto autoridade religiosa ou poltica. Exemplo: quando ela fala sendo uma autoridade. 4 - Qual era a reflexo de Kant sobre a relao entre o processo de esclarecimento da humanidade e o conceito de Revoluo? Para kant um pblico s pode aceder lentamente o Esclarecimento. Uma revoluo poder quem sabe causar q queda do despotismo pessoal ou de uma opresso ambiciosa, mas no vai estar na origem de uma reforma da maneira de se pensar, que um processo passado de gerao para gerao. Novos e antigos preconceito serviro de rdeas ao maior numero, que no ser capaz de refletir. 5 - Em que se diferenciam, segundo Rouanet, a Modernizao Funcional a Modernizao iluminista? Para Rouanet, a modernizao funcional, racionalizar significa injetar, colocar a razo instrumental nos mecanismos que decidem as coisas na empresa ou do Estado. J para a modernizao iluminista, racionalizar significa injetar a razo emancipatria no prprio tecido, na prpria pele da organizao social. 6 - Rouanet pensa a Modernizao como um processo de racionalizao das esferas econmicas, polticas e cultural; escolha uma delas e explique seu desenvolvimento. Racionalizao econmica: levou dissoluo das antigas formas produtivas, que eram caractersticas do feudalismo, surgindo a formao de uma mentalidade empresarial mais moderna, que se baseava em clculos, em tcnicas racionais de pensar sobre a contabilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen