Sie sind auf Seite 1von 35

FUNDAMENTOS DA EDUCAO DE SURDOS

LETRAS LIBRAS | 83

LETRAS LIBRAS| 84

FUNDAMENTOS DA EDUCAO DE SURDOS


Wanilda Maria Alves Cavalcanti

APRESENTAO

Cara (o) aluna (o)

Iniciando um novo ciclo de estudos, a Universidade Federal da Paraba incorpora aos cursos que j oferecia, mais um que representa a ateno ao seu papel na sociedade em busca de oportunidades para todos. O Curso de Letras / Libras incorpora mais incurses no mundo cientfico atravs da produo de pesquisas e elaborao de materiais voltados para a educao de surdos, formando profissionais capazes de atuar nesse campo. A disciplina Fundamentos da Educao de Surdos traz consigo uma base, na qual os contedos se articularo e com eles esperamos que produzam conhecimentos nos quais circulem os principais aspectos que representam a realidade dos surdos no Brasil. Para entender essa viso de forma mais clara necessrio conhecer alguns aspectos da trajetria de como a educao foi sendo proposta para os surdos trazendo um cenrio que mantm uma articulao direta com o conceito de homem/surdo que foi vivenciado em cada ocasio. Esta viso foi aproximando se do jeito de ser surdo, substituindo a proposta mais curativa da deficincia para uma outra voltada para a identidade constituda pelos prprios surdos. Portanto, podemos dizer que a teia de aspectos que compe os fundamentos da educao se baseia na histria cultural, na lngua de sinais, na identidade surda, nas leis, na pedagogia surda que remontam a experincias j vivenciadas e delas foram tiradas lies para que sejam adotadas formas renovadas de ver e trabalhar com a educao de surdos.

LETRAS LIBRAS | 85

A fim de oferecer oportunidades para todos aqueles que participem dessa formao apontamos os seguintes aspectos que direcionaro nossas reflexes a partir desse momento. Sumariamos esses estudos que trazem os seguintes pontos:

1. TRAJETRIA HISTRICA DA EDUCAO DE SURDOS 2. LEGISLAO E SURDEZ 3. POLTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DE INCLUSO E EXCLUSO 4. MODELOS PARA EDUCAO DE SURDOS 5. CULTURA, IDENTIDADE X EDUCAO DE SURDOS

Seguindo este desenho estaremos diante de noes que certamente nos levaro s principais dificuldades que atravessam as questes educacionais/sociais da vida do surdo. Por outro lado, tentamos trazer um contedo de forma a proporcionar uma fcil compreenso por parte daqueles que estaro cursando o Letras/Libras. Desse modo a Universidade Federal da Paraba espera estar cumprindo o seu papel na sociedade, resgatando as possibilidades restritas a poucos centros acadmico contribuindo para a formao de profissionais, para a nova realidade da vida escolar, ou seja, o contato com a diversidade. Trazemos ento os principais objetivos que nos orientaro no percurso que pretendemos alcanar com os estudos nessa disciplina.

Objetivo Geral

Conhecer os fundamentos filosficos, culturais, histricos, sociais que devem nortear a educao de surdos, a fim de que possamos verificar a lngua de sinais como veiculadora da construo da identidade surda na aquisio de conhecimentos e na interao com a sociedade.

LETRAS LIBRAS| 86

Objetivos Especficos

Refletir sobre a educao de surdos no Brasil

x x x x

Destacar a importncia da lngua de sinais como base para a educao de surdos Apresentar os fundamentos da educao de surdos Apresentar a legislao brasileira voltada para a educao de surdos Promover a discusso entre a educao de surdos, cultura, lngua de sinais e lngua portuguesa.

Estimular a discusso sobre a construo da identidade surda em uma sociedade de ouvintes.

LETRAS LIBRAS | 87

UNIDADE 1
TRAJETRIA HISTRICA DA EDUCAO DE SURDOS

Considerando que no h presente sem passado no poderamos deixar de conhecer, embora brevemente, a trajetria da educao de surdos para entender melhor as tendncias que atualmente so adotadas. Os acontecimentos refletem uma realidade social, poltica e histrica que influenciaram a adoo de posies e se fizeram sentir na formao da identidade dos surdos. No momento em que nos propomos a trazer uma viso geral dessa histria para tentar compreender como foram engendradas, estaremos resgatando parte dela. Na antiguidade, podemos falar que os gregos e romanos no consideravam os surdos como pessoas competentes. Ao contrrio, eles eram isolados da sociedade sob o argumento de que, segundo Moura, 2000, p.16:
[...] o pensamento no podia se desenvolver sem linguagem e que esta no se desenvolvia sem a fala. Desde que a fala no se desenvolvia sem a audio, quem no ouvia, no falava e no pensava, no podendo receber ensinamentos e, portanto, aprender .

Na Idade Moderna, no sculo XVI, o mdico italiano Girolamo Cardamo, declara que os surdos podiam receber instruo. Ele afirmava que essas pessoas podiam ser ensinadas a ler e escrever sem fala. Muitos outros educadores procuraram criar condies para que o surdo se comunicasse como foi o caso de Pedro Ponce de Leon, Juan Pablo Bonet, Abade L Epe dentre outros. A maioria desses educadores buscou alternativas para atender demandas da sociedade como foi o caso de Ponce de Leon, por exemplo, que ensinou surdos a falar, ler, escrever, rezar, etc. Nessa ocasio a pessoa muda no era reconhecida perante a lei, pois no caso de serem primognitos perderiam o direito ao ttulo e a herana. Por conseguinte a fora do poder financeiro, e, dos ttulos se constituram os grandes impulsionadores do oralismo, na poca, pois era atravs da fala que o indivduo tinha representao na sociedade. Seguiu se a essa proposta aquelas que trouxeram os sinais como forma de comunicao, e, em outros casos iriam representar os sons da fala de uma forma visvel atravs do que se chamou alfabeto digital, usado para ensinar a ler, associado leitura dos lbios e a manipulao dos rgos fonoarticulatrios e pelo ensino de diferentes posies para a emisso do som. LETRAS LIBRAS| 88

A Idade Contempornea trouxe a viso clnica [...] equivocada quanto aos seus princpios, que procurava a todo custo acabar com aquilo que no podia ser tratado, curado na maioria das vezes (MOURA, 2000, p.26). A nica forma de salvar o surdo seria atravs do uso da fala, pela restaurao da audio, pois se ela fosse restaurada, a fala tambm o seria. No entanto, os insucessos obtidos atravs dessa proposta no foram suficientes para convencer a maioria desses educadores oralistas. Apesar disso, o mdico Jean Itard aps dezesseis anos de tentativas e experincias frustradas de oralizao de surdos sem conseguir atingir os objetivos desejados, rendeu se ao fato de que o surdo pode ser educado atravs da lngua de sinais. O Congresso de Milo realizado em 1880 declarou a superioridade do mtodo oral puro sobre o uso de sinais o que provocou uma grande polmica entre professores ouvintes e surdos (a estes no foi permitido votar), em defesa do oralismo e da lngua de sinais, tendo esta ltima sido batida na preferncia da grande maioria de professores ouvintes. A partir desse evento que teve o maior impacto na educao, se considerarmos os cem anos de sua hegemonia, os surdos foram subjugados s prticas ouvintistas. Ficou legitimado que apenas a lngua oral deveria ser aprendida pelos surdos, sendo a lngua de sinais considerada como prejudicial para o desenvolvimento dessa criana. Um grande processo de mudana se desencadeou e foi logo adotado pela maioria das escolas, em oposio educao do sculo XVIII. Naquele momento acreditava se que o surdo poderia desenvolver se como os ouvintes aprendendo apenas a lngua oral. Desse modo, a oralizao passou a ser o principal objetivo da educao da criana surda e para que ela pudesse dominar essa forma de comunicao passava a maior parte de seu tempo recebendo treinamento oral e se dedicando a este aprendizado (GOLDFELD, 1998). Estamos diante de uma perspectiva que destacava a viso clnica da surdez e atravs da reabilitao da fala e treinamento auditivo buscavam curar os surdos. Portanto, essa idia deu origem ao modelo educacional denominado oralismo que durante um sculo se manteve como proposta principal para a educao de surdos. Com a adoo desse modelo educacional foram abandonadas cultura e identidade surdas. Desse modo, as idias pregadas pelo oralismo orientavam que os surdos deveriam ter uma identidade comum com os ouvintes, ou seja, a lngua. O 2, o 3 e 4 Congressos Internacionais do Surdo realizados em Chicago, Genve e em Paris, em 1893, 1896 e 1900, respectivamente, decidiram se a favor de um sistema combinado de instruo e/ou pelo oralismo puro, mantendo a situao preconizada pelo Congresso de Milo. No comeo do sculo XX j se ouvia falar dos insucessos do oralismo, trazendo consigo outras conotaes para os surdos, ou seja, quando no progrediam na oralidade, eram considerados deficientes LETRAS LIBRAS | 89

mentais. Essa constatao nos sugere que o problema da surdez e suas conseqncias estava ligada ao prprio surdo. Somente a partir da dcada de 60 deste sculo a lngua de sinais comeou a ser (re)conhecida especialmente depois dos trabalhos de William Stokoe, lingista americano, que retomou a questo dos sinais e apresentou a lngua de sinais, como uma lngua legtima, com estrutura prpria. O final do sculo XX e o incio do sculo XXI parecem ter criado novas oportunidades para a reconstruo da histria cultural dos surdos, com a valorizao da lngua de sinais, com a possibilidade de construo da identidade surda, decorrente do respeito s diferenas.

Reflexo

A histria da educao de surdos mostra diversas mudanas que ocorreram ao longo do tempo. Podemos afirmar que os primeiros movimentos de educao de surdos datam do sculo XVI. Eles saram do isolamento que lhes era imposto e participaram da vida das demais pessoas. Com essa atitude desencadearam transformaes que resultaram na legitimao do seu direito em viver de acordo com suas necessidades, ou seja, usar sua lngua, manifestar sua identidade.

Conceitos

Oralismo O ensino para surdos baseado na comunicao oral Viso clnica Atravs da viso clnica os surdos so categorizados pelos graus de surdez e no pelas suas identidades culturais. A fala seria a nica possibilidade de viver bem na sociedade. Ela v (em) os surdos como pacientes que necessitam serem tratados atravs de exerccios teraputicos ( treinamento auditivo, exerccios de preparao do aparelho fonador, etc.) Ouvintismo (...) conjunto de representaes dos ouvintes a partir do qual o surdo est obrigado a olhar se e narrar se como se fosse ouvinte (SKLIAR, 1998, p.15). rgos do

LETRAS LIBRAS| 90

Referncias para leituras complementares

FERNANDES, E. (Org) Surdez e Bilingismo. Porto Alegre: Mediao, 2005. LANE, H. A mscara da benevolncia: a comunidade surda amordaada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. SACKS, O. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990. SKLIAR, C. Educao & excluso: abordagens scio antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Editora Mediao, 1997. __________ Atualidade da Educao Bilnge para surdos: interfaces entre Pedagogia e Lingstica. Porto Alegre: Mediao, 1999, v.2.

LETRAS LIBRAS | 91

Unidade 2
LEGISLAO E SURDEZ
A fase de ausncia quase total de leis que amparassem principalmente os direitos lingsticos do surdo foi amplamente modificada. Com o reconhecimento da Libras ( lngua brasileira de sinais) no pas, observou se uma intensa movimentao que culminou com determinaes governamentais expressa atravs de leis , decretos que desse modo comearam a fazer parte da vida de todos os cidados que freqentam a sociedade brasileira, renovando planejamentos. Os direitos lingsticos dos surdos esto agora amparados pelas polticas pblicas que se manifestam atravs da garantia de acesso e permanncia desse aluno dentro das escolas regulares de ensino, embora na prtica nem sempre possamos identific las. Portanto, a proposta de incluso de surdos nas escolas mais prximas de suas residncias representou um primeiro passo para o exerccio de cidadania. A estruturao da educao de surdos nos moldes propostos pelo modelo inclusivista, traz o bilingismo3 como orientador das aes que devem se desdobrar da, marcaram mudanas radicais na vida do surdo e da escola que teve a incumbncia de implantar um trabalho pedaggico voltado para a efetivao dessa proposta.

A Lei 9394/96 no seu artigo 1

passa a vigorar acrescida do art. 26 B que afirma Ser

garantida s pessoas surdas em todas as etapas e modalidades da educao bsica, nas redes pblicas e privadas de ensino, a oferta da Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS, na condio de lngua nativa das pessoas surdas.

O MEC/SEESP promoveu reunies e cmaras tcnicas que tiveram como produto o documento Diretrizes para a Educao de Surdos que buscaram viabilizar a proposta pedaggica que deveria ser veiculada nas escolas. A Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a lngua de sinais em todo o pas. Ela foi regulamentada e os fundamentos foram publicados atravs do decreto governamental 5.626 de 22 de
Bilingismo o uso que as pessoas fazem de diferentes lnguas em diferentes contextos sociais. O bilingismo para surdos traduz-se na aquisio da Libras como primeira lngua e da lngua portuguesa como segunda.
3

LETRAS LIBRAS| 92

dezembro de 2005, tornando obrigatrio o uso da lngua de sinais no somente para os surdos, mas tambm para os professores que atendem esses alunos alm de disciplinar a presena de intrpretes de Libras. Esse decreto provocou muitas mudanas especialmente nas instituies formadoras de professores que tendo de cumprir o que essa lei determinava, foi trazendo a Libras para as instituies de ensino superior, disseminando o seu uso, e conhecendo a cada vez mais atravs da gerao de pesquisas.

Esse decreto determinou a incluso da Libras como disciplina curricular assim proposto :

Art. 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, em nvel mdio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituies de ensino, pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 2o A Libras constituir se em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educao superior e na educao profissional, a partir de um ano da publicao deste Decreto.

Ainda neste decreto, no captulo III aparecem recomendaes sobre a formao do professor de Libras e do instrutor de Libras assim explicitadas:

Art. 4o A formao de docentes para o ensino de Libras nas sries finais do ensino fundamental, no ensino mdio e na educao superior deve ser realizada em nvel superior, em curso de graduao de licenciatura plena em Letras/ Libras ou em Letras: Libras/Lngua Portuguesa como segunda lngua.

LETRAS LIBRAS | 93

Art. 9o A partir da publicao deste Decreto, as instituies de ensino mdio que oferecem cursos de formao para o magistrio na modalidade normal e as instituies de educao superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formao de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mnimos: I at trs anos, em vinte por cento dos cursos da instituio; II at cinco anos, em sessenta por cento dos cursos da instituio; III at sete anos, em oitenta por cento dos cursos da instituio; e IV dez anos, em cem por cento dos cursos da instituio. Pargrafo nico. O processo de incluso da Libras como disciplina curricular deve iniciar se nos cursos de Educao Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, ampliando se progressivamente para as demais licenciaturas.

A par dessas medidas que determinavam orientaes para a educao, a Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, cria condies de acessibilidade na comunicao. Ela se refere aos meios essenciais de participao social. O artigo 17 desta lei explica sobre [...] a eliminao de barreiras na comunicao e a criao de mecanismos que tornem acessveis os sistemas de comunicao para garantir o direito de acesso informao, comunicao, ao trabalho, educao, ao transporte, cultura, ao esporte e ao lazer ( PERLIN e STROBEL, 2008,p.30). Vale salientar ainda que a acessibilidade para surdos tambm deve ser garantida pela presena do intrprete de Libras que consta desta mesma lei no seu artigo 18.

LETRAS LIBRAS| 94

Outras leis e decretos complementam essa ao de garantia da acessibilidade tais como o decreto 5.626/2005, e certamente surgiro novas possibilidades, na medida em que as condies para a insero cada vez mais ampla de surdos na sociedade determinaro necessidade de novas medidas que complementaro as que j existem. Para conhecer mais algumas leis, decretos, pareceres e declaraes vinculadas questo dos direitos do surdo, podemos nomear: LEIS

Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei n 8069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente Educao Especial Lei 10.098/94 Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da

acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Lei 10.436/02 providncias. DECRETOS Decreto N 186/08 Aprova o texto da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e de seu Protocolo Facultativo, assinados em 30 de maro de 2007. Decreto n 6.949 Promulga a Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de maro de 2007 Decreto N 6.094/07 Dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao Decreto N 6.215/07 Institui o Comit Gestor de Polticas de Incluso das Pessoas com Deficincia CGPD Decreto N 6.571/08 Dispe sobre o atendimento educacional especializado Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras e d outras

LETRAS LIBRAS | 95

Decreto n 5.626/05 Regulamenta a Lei 10.436 que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS

Decreto n 2.208/97 Regulamenta Lei 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional

Decreto n 3.298/99 Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, consolida as normas de proteo, e d outras providncias

Decreto n 914/93 Deficincia.

Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de

Decreto n 3.952/01 Decreto n 5.296/04

Conselho Nacional de Combate Discriminao Regulamenta as Leis n 10.048 e 10.098 com nfase na

Promoo de Acessibilidade Decreto n 3.956/01 (Conveno da Guatemala) Promulga a Conveno Interamericana para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia PORTARIAS Portaria n 976/06 Determina critrios de acessibilidade a eventos do MEC Portaria n 1.793/94 Dispe sobre a necessidade de complementar os currculos de formao de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais e d outras providncias Portaria n 3.284/03 Dispe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas

portadoras de deficincias, para instruir os processos de autorizao e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituies.

LETRAS LIBRAS| 96

RESOLUES

Resoluo CNE/CEB n 2/01 Normal Institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica

Resoluo CNE/CP n 1/02 Professores

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de

AVISO

Aviso Circular n 277/96

Dirigido aos Reitores das IES solicitando a execuo

adequada de uma poltica educacional dirigida aos portadores de necessidades especiais

DOCUMENTOS INTERNACIONAIS

Conveno da ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia.

Carta para o Terceiro Milnio

Declarao de Salamanca Conveno da Guatemala


Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes

Declarao Internacional de Montreal sobre Incluso

LETRAS LIBRAS | 97

Reflexo

A educao inclusiva significa um novo modelo de escola em que possvel o acesso e a permanncia de todos os alunos, e onde os mecanismos de seleo e discriminao, at ento utilizados, so substitudos por procedimentos de identificao e remoo de barreiras para a aprendizagem. Para tornar se inclusiva, a escola precisa formar seus professores e equipe de gesto, rever as formas de interao vigentes entre todos os segmentos que a compem e nela interferem. Precisa realimentar sua estrutura, organizao, seu projeto poltico pedaggico, seus recursos didticos, metodologias e estratgias de ensino, bem como suas prticas avaliativas. A proposta de educao inclusiva implica, portanto, um processo de reestruturao de todos os aspectos constitutivos da escola, envolvendo a gesto de cada unidade e dos prprios sistemas educacionais. (GLAT, 2007, p.16 e 17.

Referncias para leituras complementares


____________MEC, Lei de Diretrizes e Bases para a Educao 9394/96. Declarao de Salamanca (http://lerparaver.com/legislao/internacional salamanca.htm) Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001 ( http:// presidncia.gov.br/civil 03/LEIS 2001/L10172.htm) Lei n 10.436, de 24 de abril de 2002 (http://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm ) GLAT, R. (Org.) Educao Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. PERLIN, G. e STOEBEL, K. Fundamentos da Educao de Surdos. Florianpolis: Editora da UFSC, 2008.

LETRAS LIBRAS| 98

Unidade 3
POLTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS: DA EXCLUSO INCLUSO

As tendncias adotadas pelo movimento inclusivista vieram no bojo das mudanas que foram ocorrendo, ao longo dos tempos. Desde a Grcia se preconizava a eliminao sumria daqueles que no apresentavam condies fsicas e mentais similares s demais pessoas, at chegar a uma reviravolta nessa concepo, na qual se tenta valorizar, acreditar no ser humano capaz de superar os desafios de viver na sociedade. Vivemos no nosso pas uma realidade que no pode ser entendida se no conhecermos um pouco da trajetria, pela qual, pessoas com necessidades especiais passaram ao longo dos sculos. Com os movimentos sociais, embora ocorrendo paulatinamente, algumas mudanas, foram sendo identificadas na histria da humanidade que a seu modo, e no seu tempo foram sendo desencadeadoras de novas formas de ver esses indivduos. Passamos da excluso total para outras formas de participao que na poca, no representaram o respeito ao direito de ser cidado. Nessa tica, podemos interpretar a excluso como um processo dinmico da calar grupos sociais, total ou parcialmente. Portanto, trata se de aplicar polticas que determinam quem est dentro e quem est fora (FERNANDES, 2005, p.89). Nessa trilha, a segregao foi sendo imposta, trazendo para aqueles de quem estamos falando a possibilidade de sobreviver fisicamente, mas sem a qualidade de vida e participao esperada. Nesse momento essas pessoas podiam participar da sociedade embora sendo sempre mobilizadas para reunir se ao grupo de pessoas que como elas possuam a mesma dificuldade. Seguiu se a esse movimento, a integrao que representou um passo adiante nessa caminhada em direo a uma maior participao na sociedade. Nesse momento ainda se percebia que estar juntos no podia acontecer de forma plena. Finalmente na segunda metade do sculo XX, a idia de reunio de todos comea a se materializar atravs da incluso entendida como o direito de todos de participar da sociedade que deve estar preparada para receb los.

LETRAS LIBRAS | 99

Educao inclusiva se refere a educao para todos e no apenas para aqueles que apresentam algum tipo de necessidade especial. A incluso supe que sejam oferecidas para todos aqueles que vivem e participam da sociedade condies para superar limitaes encontrando novos caminhos.

Essa mudana radical nas propostas de uma sociedade para todos foi alavancada no ano de 1994, quando representantes de oitenta paises reunidos na Espanha, elaboraram a assinaram a Declarao de Salamanca que trouxe para a sociedade uma nova ordem de participao dos seus membros. As recomendaes contidas nessa declarao trouxeram para as escolas uma nova forma de combater a discriminao, trazendo para elas responsabilidade extensiva a toda a sociedade. Se antes parecia que a deficincia era um problema individual agora muda de foco, ou seja, aponta para uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade, tendo na escola um dos seus principais representantes. Essa escola deve acolher todas as crianas, independentemente de sua condies fsicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingsticas ( PERLIN e STROEBEL, 2008). Na esteira dessas observaes a LDB 9394/96 ( Lei de Diretrizes e Bases da Educao contempla a maioria desses pontos.

LDB 9394/96

CAPTULO V DA EDUCAO ESPECIAL Art. 58 Entende se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a

LETRAS LIBRAS| 100

modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. 1 Haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educao especial. 2 O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. 3 A oferta de educao especial, dever constitucional do Estado, tem incio na faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil. Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades; II terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para

atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns; IV educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotora;

LETRAS LIBRAS | 101

V acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis Para o respectivo nvel do ensino regular.

Art. 60. Os rgos normativos dos sistemas de ensino estabelecero critrios de caracterizao das instituies privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuao exclusiva em educao especial, para fins de apoio tcnico e financeiro pelo Poder Pblico. Pargrafo nico. O Poder Pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com necessidades especiais na prpria rede pblica regular de ensino, independentemente do apoio s instituies previstas neste artigo.

Diante dessas sugestes identificamos que a sociedade atravs da escola no tem cumprido as recomendaes que essa lei sugere principalmente se considerarmos o captulo de Educao Especial, destacando principalmente a questo da insero dessas pessoas preferencialmente na rede regular de ensino, e a proviso de condies que precisam acontecer para que possamos falar de que possam ser supridas as necessidades de acesso e permanncia de pessoas com necessidades especiais nas escolas. A no observncia desses artigos alimenta a manuteno da intolerncia, seja ela, religiosa, tnica, sexual, poltica, scio econmica. Um trao fsico pode ser interpretado tanto como uma questo cultural tanto quanto uma questo mdica. E, diante da diversidade de destinos que eles podem ter os que forem pegos nas redes de significaes culturais podem construir suas identificaes (CAMPELO, 2002). No caso dos surdos serem includos nas redes de significaes patolgicas, provavelmente, sero excludos, discriminados e condenados a serem pessoas deficientes. Na tentativa de neutralizar essa perspectiva a escola deve pautar suas aes nas diferenas expressas pelo pertencimento a grupos culturais e tnicos, nas crenas, idias e ideologia, bem como nas capacidades intelectuais e habilidades expressas pelos alunos. Nesse caso impe se o exerccio de uma prtica da diferena, reconhecendo desse modo, a complexidade humana. Em caso contrrio, estamos diante de um dos LETRAS LIBRAS| 102

mecanismos da intolerncia que diante de outros diferentes, difunde se a crena de que eles, ou no pensam, ou no sentem, ou no reagem como ns. (CAMPELO, 2001). Entendida assim como desviante, a tendncia ser sempre procurar nas crianas os sinais e sintomas do seu desvio. Ao contrrio, se acreditarmos e trabalharmos no sentido de superao das dificuldades desse aluno, estaremos descobrindo novas maneiras de realizao. Portanto no a presena fsica dessas pessoas nas escolas/sociedade, que representa o atendimento das suas necessidades (sejam surdos, cegos, surdocegos, deficientes mentais, etc.). preciso ir mais alm, pois uma viso que mantenha restries, por algum motivo, de pessoas diferentes, significa que talvez estejamos criando barreiras mais difceis de serem superadas do que as limitaes podem levar aqueles que as apresentam. O desvelamento de novas possibilidades para a educao do surdo, por exemplo, pode significar na perspectiva adotada pelo modelo brasileiro no apenas uma questo lingstica. Para alm da lngua de sinais e do portugus. Essa escola no pode ser traduzida como espao monolingue, ao contrrio, o confronto se faz necessrio para que se constitua uma verdadeira educao: multilinge e multicultural. Nesse sentido as polticas pblicas devem no apenas projetar aes que possibilitem a existncia de uma estrutura que viabilize a participao desses alunos nas salas de aula, mas devem ser impulsionadoras do seu cumprimento.

Referncias para leituras complementares


GLAT, R. (Org,) Educao Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. PERLIN, G. e STROEBEL, K. Fundamentos da Educao de Surdos. Florianpolis: Editora da UFSC, 2008. SASSAKI, R. K. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2002, 4 ed. SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 1998. SOARES, M.A.L. A educao do surdo no Brasil. Campinas: EDUSF, 1999. WRIGLEY, O. Poltica da Surdez. Washington: Gallaudet University Press, 1996.

LETRAS LIBRAS | 103

Unidade 4
MODELOS PARA EDUCAO DE SURDOS

A histria de educao de surdos mostra que sua trajetria foi marcada por uma diversidade de opinies que ao longo desse tempo foi se modificando. Sabemos que os surdos foram alvos desde o incio da Idade Moderna de dois tipos de ateno: a mdica e a religiosa. Naquela ocasio a chamada surdo mudez se constitua, conforme cita Soares (1999) um desafio para a medicina, pois estava ligada a anomalia orgnica. Por outro lado a ajuda para aqueles que no podiam ouvir, nem falar, fazia parte dos preceitos religiosos. No entanto, os avanos da cincia e a participao de pais e amigos dessas pessoas foram determinantes para que essa percepo fosse mudando. A atuao dos mdicos que foram se interessando pela educao de surdos foi marcada por uma prtica essencialmente pedaggica voltada para que o surdo adquirisse algum tipo de conhecimento. Gerolamo Cardano, que era matemtico, mdico e astrlogo italiano, desenvolveu investigaes sobre a condutibilidade ssea, foi o primeiro educador de surdos. Segundo Soares (1999, p.17) afirmou a mudez no se constitua um impedimento para que o surdo adquirisse conhecimento. Desse modo, comearam a serem empregadas formas diversas para trabalhar com o surdo. Segundo essa autora, apesar das diferenas entre os motivos que encaminharam as aes educativas na Itlia e na Espanha, no sculo XVI, e na Holanda, Inglaterra e Alemanha, no sculo XVII, e incio do sculo XVIII as prticas exercidas por esses mdicos e religiosos na educao de surdos, so bastante semelhantes, no que diz respeito ao ensino atravs da escrita. Nesse sentido, a presena da escrita nos diferentes mtodos utilizados pelo oralismo teve como objetivo a aquisio da fala. A partir da modificaes foram sendo introduzidas na educao de surdos e que podem ser resumidas nos seguintes modelos educacionais: x x x ORALISMO COMUNICAO TOTAL BILINGUISMO

LETRAS LIBRAS| 104

4.1. Oralismo
O Congresso de Milo, em 1880, representou o marco para a adoo do oralismo como a nica via de realizao do surdo. Nesse congresso foi decidido por votao dos professores (excetuando os professores surdos), segundo Goldfeld (1998) que apenas a lngua oral deveria ser aprendida pelos surdos e a lngua de sinais naquela ocasio era considerada prejudicial para o desenvolvimento da criana surda. Essa concepo gerou uma mudana radical nas escolas do mundo inteiro que abandonaram qualquer expresso atravs de sinais para concentrar se na oralizao, principal objetivo da educao de crianas surdas. Para atingir esse fim, como j mencionamos, a maior parte do tempo previsto para o trabalho com essas crianas era dedicado ao treinamento oral, afim de que pudessem dominar a lngua na modalidade oral. Essa opo foi dominante no mundo inteiro at a dcada de 60, ocasio em que William Stokoe, lingstica americano, demonstrou que a lngua de sinais era uma lngua como qualquer outra, com todas as caractersticas das lnguas orais e que seriam adquiridas naturalmente pelo surdo. Existem diversas metodologias de oralizao, entretanto, um ponto comum entre elas a estimulao da audio residual, detectada atravs de exames audiolgicos e trabalhada aps a adaptao de aparelho de amplificao sonora individual (AASI). Esse aparelho amplifica os sons, possibilitando que o surdo consiga melhorar sua capacidade de escutar. O uso desses aparelhos vai depender da avaliao audiomtrica que classifica a surdez em diversos graus:

x x x x

Leve Moderada Severa Profunda

Audiometria: um exame da audio realizado por meio de instrumentos de avaliao da capacidade para apreender os diferentes sons da fala e classificar a surdez nos diversos graus acima mencionados.

Aps essa avaliao os profissionais adotavam um dos diversos mtodos dentre os quais passamos a citar: LETRAS LIBRAS | 105

Os mtodos orais incluem duas abordagens:

1) unissenssorial prioriza a audio como principal via sensorial a ser estimulada e desse modo conseguir que o surdo oralize. Tendo em vista esta abordagem podemos citar, dentre outros, dois mtodos : acupdico e audiofonatrio.

2) multissensorial utiliza vrias vias sensoriais como recursos a serem trabalhados para chegar a oralidade. Como mtodos que adotaram essa perspectiva podemos citar : aural, verbotonal.

Esses mtodos apostam no treinamento da audio como principal recurso para atingir o objetivo de oralizar o surdo. Mais recentemente podemos falar do implante coclear (chamado popularmente de ouvido binico) que comea a fazer parte das opes disponveis para os surdos. Nesse caso, aps a cirurgia o surdo passa a ouvir se toda a interveno for bem sucedida.

As principais tcnicas a serem trabalhadas nos mtodos orais so: x x x Treinamento auditivo Leitura orofacial Desenvolvimento da fala

Treinamento auditivo Prope que atravs da estimulao auditiva o surdo possa reconhecer e discriminar rudos, sons ambientais, sons da fala. Associado a esse trabalho essencial a utilizao de AASI e tambm dos aparelhos de amplificao de mesa durante as sesses de atendimento (GOLDFELD, 1998) . LETRAS LIBRAS| 106

Leitura orofacial a utilizao de recursos visuais na fala como facilitadores do processo de comunicao (GOLDFELD, 1998). Atravs da leitura orofacial possvel identificar a palavra falada produzida atravs de movimentos articulatrios por parte do emissor. Portanto, um instrumento necessrio para o surdo, e, com ela tenta se que ele entenda a mensagem do interlocutor a partir da leitura que faa dos lbios, da face , dos movimentos e posies dos rgos articulatrios. importante considerar que no temos visibilidade de todos os fonemas produzidos e desse modo muitos dos sons emitidos no so identificados claramente, portanto, somente atravs do contexto do que dito, pode se fazer a complementao da ideia.

O desenvolvimento da fala So exerccios realizados para a mobilidade e tonicidade dos rgos fonoarticulatrios na fonao, lbios, mandbula, etc, alm de exerccios de respirao e relaxamento. Aps a preparao dos rgos fonatrios deve se partir das produes espontneas para irem se transformando essas produes em autnticas fonaes e em palavras (AGUDO; MANSO; MNDES y MUOZ,2001).

O desenvolvimento da linguagem Paralelamente a todo esse trabalho, a linguagem se mantm nesse contexto como o elemento no qual essas intervenes so efetivadas. Por esse motivo alguns desses mtodos sugerem estratgias especficas que identificaremos de forma sucinta Dentro da perspectiva oralista, Simonek e Lemes (1990) afirmam que o desenvolvimento da linguagem tem incio nos primeiros meses de vida quando a criana comea a produzir as primeiras palavras, sempre auxiliada pelo AASI e pela estimulao auditiva. Sua linguagem deve seguir as mesmas etapas da criana ouvinte.

LETRAS LIBRAS | 107

Ainda segundo as autoras acima mencionadas, que sugerem na p. 78 (1990) Assim estimuladas as palavras frase, frases de dois elementos, verbos bsicos e a estrutura gramatical correta. Seguindo estas etapas, a criana surda chegar a um rendimento lingstico satisfatrio. Uma estratgia que perdurou durante os anos ureos do oralismo foi a Chave de Fitzgerald, que se propunha a organizar a linguagem ordenando os elementos que compunham a frase, colocadas em um quadro, que dava a ideia de um esquema que teria de ser seguido, embora no inclusse a possibilidade de que o aluno criasse novas estruturas. Mais recentemente, outra forma utilizada por mtodos orais, dentro desse mesmo modelo foi o Organograma da Linguagem que constitui se de um conjunto de smbolos (figuras geomtricas) que representam a estrutura frasal. Segundo Goldfeld (1998, p.79 ) o crculo representa o ncleo do sujeito; o quadrado simboliza o predicado e o tringulo pode representar o complemento verbal ou complemento nominal. Dessa forma, a estrutura da lngua vai sendo organizada partindo inicialmente de associaes com essas figuras. A sua utilizao representou uma possibilidade de criar condies para que essa criana entendesse como a lngua portuguesa se estruturava. No entanto, nem mesmo seu emprego conseguiu que os surdos chegassem a compreender como se organizam as frases na lngua portuguesa de forma clara. E, a partir da dcada de 60 do sculo XX, como j comentamos, a lngua de sinais comeou a ganhar novo espao na comunicao de surdos especialmente nos Estados Unidos com o surgimento da Comunicao Total que pretendeu promover antes de tudo, a comunicao surdo x ouvinte.

4.2 Comunicao Total


A Comunicao Total surgiu depois que a publicao de William Stokoe comprovou que a lngua de sinais era uma lngua legtima tal qual uma lngua oral.

Ela prope uma maneira diferente de perceber o surdo, ou seja, como um indivduo diferente, no deficiente e, a denominao deficiente auditivo usada pelos oralistas foi substituda por outra, Surdo.

LETRAS LIBRAS| 108

A Comunicao Total defende a utilizao de qualquer recurso lingstico, seja a lngua de sinais, a linguagem oral ou cdigos manuais, para facilitar a comunicao (GOLDFELD, 2002). O aprendizado de uma lngua no objetivo principal da Comunicao Total.

No Brasil a Comunicao Total, alm da LIBRAS ( Lngua Brasileira de Sinais) utiliza ainda a datilologia (alfabeto manual), o cued speech ( sinais manuais que representam os sons da lngua portuguesa) o portugus sinalizado (lngua artificial que utiliza o lxico da lngua de sinais com a estrutura sinttica do portugus e alguns sinais inventados para representar estruturas gramaticais do portugus que no existem na lngua de sinais); o pidgin (simplificao da gramtica de duas lnguas em contato, no caso , o portugus e a lngua de sinais) (GOLDFELD, 2002, p.40 e 41).

A Comunicao Total recomenda o uso simultneo destes cdigos manuais com a lngua oral. Essa opo denominada bimodalismo e cria uma terceira modalidade, que emprega inadequadamente a lngua de sinais, j que a mesma, tem gramtica diferente da lngua portuguesa.

4.3. Bilinguismo
O pressuposto que norteia esse modelo que o surdo deve ser bilnge, ou seja, ele deve adquirir como lngua materna a lngua de sinais, que considerada a lngua natural dos surdos e, como segunda lngua, a lngua na oficial de seu pas na modalidade oral e/ou escrita. Autores como Sanches (1993) acredita ser necessrio para o surdo adquirir a lngua de sinais e a lngua oficial do seu pas apenas na modalidade escrita e no oral. Skliar (1999) comenta que a educao bilnge no pode ser neutra nem opaca. Ela deve se constituir como conscincia poltica, para entender a educao dos surdos como uma prtica de direitos humanos concernentes aos surdos; a coerncia ideolgica para discutir as assimetrias do poder e do saber entre surdos e ouvintes e a anlise de natureza epistemolgica das representaes colonialistas sobre surdez e surdos. Essas lnguas no devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. LETRAS LIBRAS | 109

O surdo, para os bilinguistas no precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo aceitar e assumir a surdez ( GOLDFELD, 2002).

Um dos princpios mais importantes desse modelo de ensino que os surdos formam uma comunidade, com cultura e lngua prprias. A lngua de sinais deve ser aprendida em contato com adultos fluentes. Muitos fatores ainda comprometem a adoo do bilingismo, ou seja, falta a estrutura recomendada para sua utilizao. A escola pblica, geralmente, ministra suas aulas em portugus, por professores ouvintes que na sua grande maioria no domina a lngua de sinais. Por outro lado o nmero insuficiente de intrpretes que no esto presentes em todas as salas de aula, durante todo o tempo, assinala outra dificuldade na viabilizao dessa forma de promover o conhecimento nas salas de aula. Ao mesmo tempo temos de esclarecer que mesmo contando com essa presena do profissional intrprete, ela no garante a apreenso do conhecimento. Para o bilinguismo o domnio da lngua de sinais mais fcil para que o surdo perceba estes aspectos na lngua oral, j que tem exemplos da lngua de sinais para se guiar.

REFLEXES Dentre os modelos que foram expostos acima, o bilingismo adotado nas ltimas dcadas parece oferecer melhores condies para a aquisio da comunicao por surdos. Sabemos que esse modelo est ocupando um grande espao no cenrio cientfico mundial, em paises como EUA, Canad, Sucia, Venezuela, Israel, entre outros pases que desenvolvem muitas pesquisas sobre surdez e abordagem bilnge (GOLDFELD, 2002). Considerando que no Brasil o ensino tardio da Libras,nas escolas acrescentam mais

dificuldades questo principal da perda auditiva. Segundo Fernandes (2005) os surdos, em sua grande maioria, crescem em famlias de pais que falam e ouvem o portugus e no adquirem esta lngua precocemente. Desse modo, freqentando escolas em que o ensino realizado em lngua portuguesa, com pouqussimos professores que dominam a Libras, resultam em aquisies mais tardias. Portanto, o no compartilhamento dessas duas lnguas desde a infncia, no atende as principais recomendaes desse modelo uma vez que a presena do intrprete de Libras no garante a aprendizagem.

LETRAS LIBRAS| 110

Referncias para leituras complementares

AGUDO, J.D.M.; MANSO, J.M.M; MNDEZ, M,J.R.; MUOZ, A.S. Intervencin en Audicin y Lenguaje: casos prcticos. Madrid: Ed. EOS Universitria, 2001. FERNANDES, E. (Org.) Surdez e Bilingismo. Porto Alegre: Mediao, 2005. GOLDFELD, M. Fundamentos de Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Editora Guabara Koogan, 1998. SANCHES, C. Vida para os surdos. Revista Nova Escola. Rio de Janeiro: Abril, 1993. SIMONEK, M.C. & LEMES, V.P. Surdez na Infncia, Diagnstico e Terapia. Rio de Janeiro: Solues Grficas Design Studio, 1997. SKLIAR, C. A localizao poltica da educao bilnge para surdos. In: Atualidades para educao bilnge para surdos. Porto Alegre: Editora Mediao, 1999.

LETRAS LIBRAS | 111

Unidade 5
CULTURA, IDENTIDADE x EDUCAO DE SURDOS

Pensar na educao de surdos nos leva de pronto a refletir sobre as peculiaridades que esse grupo de pessoas apresenta diante da limitao auditiva que interfere largamente na viso de mundo que elas possuem. No estamos tratando de uma questo resolvida quando falamos de identidade surda, como afirma DORZIAT (2009). Ainda segundo a autora, o debate incuo at ento realizado orbitava em torno dos conceitos de deficincia e reabilitao que no traziam questes que devem permear a interveno educacional para a surdez, considerando questes polticas, culturais, lingsticas, e de identidade. Elas transmitem valores culturais que motivam a troca de experincias sobre ser surdo, mostrando a riqueza dessa cultura. Seguindo a sugesto de Perlin e Stroebel (2008) passamos a falar de concentraes de surdos, principalmente, destacando suas principais caractersticas. As diversas lutas encetadas por essas comunidades sejam no seu lugar de origem e/ou em outras localidades, alavancaram os ganhos polticos pelo respeito aos seus direitos. Sejam reunidos em famlia, associaes, em instituies religiosas, pequenos grupos de lazer, trabalho, trouxeram conquistas at bem pouco tempo no possveis de imaginar. Desse modo cada grupo foi se constituindo como comunidade surda distinta de qualquer outra localidade. Reunidos, eles foram se fortalecendo e aos poucos foram ganhando espao na sociedade hoje representada pelos seus rgos representativos, na esteira do movimento inclusivista que, com maior divulgao comeou a ser objeto de reflexes em diversas instncias. Capturando a influncia da incluso escolar como citou Glat (2007, p.16) o reconhecimento desse movimento como diretriz educacional prioritria na maioria dos pases, dos quais o Brasil passou a ser sentido. Para tal fim, ela afirma que:

[...] o respeito responsabilidade dos governos e dos sistemas escolares de cada pas com a qualificao de todas as crianas e jovens no que se refere aos contedos, conceitos, valores e experincias materializadas no processo de ensino-aprendizagem escolar tendo como pressuposto o reconhecimento das diferenas individuais de qualquer origem.

LETRAS LIBRAS| 112

Nessa tica e diferindo do modelo mdico, o modelo educacional propunha o emprego de recurso e mtodos de ensino mais eficazes proporcionando s pessoas com deficincia, ainda como afirma Glat ( 2007) , maiores condies de adaptao social, auxiliando a a superar , pelo menos em parte, as dificuldades cotidianas.

CONCEITO Modelo educacional A nfase no era mais na deficincia intrnseca do indivduo, mas sim nas condies do meio em proporcionar recursos adequados que promovessem o desenvolvimento e a aprendizagem.

Deixamos, portanto, a lgica do binarismo, normal/anormal criando movimentos que contribuam para o apagamento da diferena na medida em que os dispositivos clnicos sejam afastados. A lgica global no auxilia muito nesse processo. Ao contrrio, o espao das certezas, das regras e das padronizaes instigados pela ideologia dominante, fixa as culturas locais em identidades rgidas disseminando a ideia de culturas globais hegemnicas provocando desconforto frente aos diversos papis a serem assumidos pelos sujeitos na atualidade ( DORZIAT, 2009). Algumas conseqncias so inevitveis no cenrio atual, como mostra Hall (1997) a desintegrao do conceito de identidade nica; reforamento das .identidades locais pela via da resistncia globalizao e a aceitao de um inevitvel hibridismo nas identidades. Desse modo reforando as identidades locais possvel desmistificar a imagem de unificao em torno do modelo capitalista liberal. No entanto, o contexto multifacetado coloca esses sujeitos frente a situaes muito diversificadas, exigindo deles a incorporao de diferentes papis sociais, o que demanda uma organizao menos rgida ( DORZIAT, 2009, p.18). Nesse sentido se adotamos um discurso que possa evitar a expresso do poder, estaremos na trilha para iniciar um processo de desvendamento das sinuosidades do poder, desconstruindo a lgica existente para criar uma nova lgica de convivncia social Seguindo a tica da autora, as identidades ao invs de apagadas, so vistas no contexto complexo que envolve comportamentos, crenas, valores.

LETRAS LIBRAS | 113

Segundo Skliar (2003, p 47), a nica opo possvel para que a alteridade no fique aprisionada entre a condio e o estado do ser ou no ser deve ser a de uma temporalidade denominada estar sendo. Por apresentar dificuldades em se adequar a esse padro baseado num ouvinte nico, a pessoa surda foi ao longo do tempo patologizado, obrigado a se submeter aos mais diferentes tratamentos teraputicos, visando sua normalizao. Terapias de fala, treinamentos de restos auditivos, tcnicas para adquirir a leitura orofacial so algumas das iniciativas para normalizar essas pessoas (DORZIAT, 2009). Na contramo desse conceito, a adoo do modelo inclusivista trouxe a possibilidade concreta de aceitao da diferena pelas polticas pblicas. A possibilidade de uso da lngua de sinais foi sendo paulatinamente inserida nas escolas. Apesar dessa insero ainda detectamos contradies decorrentes da cultura majoritria, e, nesse sentido a Libras toma corpo apenas no aparato legal que mascara a continuidade das polticas homogneas e unilaterais. Incluir uma criana surda em salas regulares um desafio particularmente difcil, devido ao que pode ser considerado como uma diferena lingstica irrecupervel, em relao aos demais alunos. No sistema educacional brasileiro apesar de esforos j empreendidos, os programas de capacitao de professores para atuar junto aos surdos se revelaram at o momento como ineficientes, se considerarmos, principalmente, a comunicao empregada por essas crianas, a lngua de sinais. Sem as condies de fazer a leitura orofacial esperada pelos professores que por sua vez no dominam os conhecimentos fundamentais para que possa compreender o aprendizado de uma criana com audio ausente. Estaremos assim diante de um obstculo que os sistemas escolares ainda no conseguiram eliminar, pois em sala de aula os conhecimentos so transmitidos em lngua portuguesa. Esse professor espera que o aluno surdo possa dar conta da comunicao em lngua portuguesa, seja tentando articular lentamente para que o aluno surdo possa fazer a leitura orofacial e, desse modo compreender os aspectos do lxico e do semntico da lngua portuguesa, ou ainda deixando para que o intrprete de Libras resolva essa questo. Nesse caso sem as condies adequadas o surdo no poder obter desempenho acadmico em nveis satisfatrios ( FERNANDES, 2005). A escola precisa ir adquirindo os padres preconizados pelas polticas pblicas e, deixar de camuflar alguns dos padres que tenta encobrir. Nesse sentido,
[...] as comunidades surdas devem propiciar um lugar de afirmao de poltica, de troca de experincias, que podem desfazer rtulos que por si s contribuem para a perpetuao de uma viso circunstancial das situaes, mostradas nas falas dos prprios surdos (DORZIAT, 2009, p.25).

LETRAS LIBRAS| 114

A organizao de processos em direo a uma verdadeira poltica da diferena, segundo Larrosa e Skliar ( 2001) desconstroi as idias que vem do mundo ouvinte. Em sendo assim, a escola parece continuar negando a existncia da diferena, seja na forma de comunicao seja na forma de aquisio dos saberes, no levando em considerao a cultura daquelas pessoas que mostram peculiaridades que certamente exigiriam dessa instituio uma ateno especial para as necessidades desse aluno. A tarefa de ressignificao do ato pedaggico no fcil, porque requer uma renovao dos padres at ento adotados, pois muitas vezes conservando modelos tradicionais, deixam de incorporar estratgias que serviriam para que o surdo avanasse no processo de aquisio do conhecimento. Como j comentamos anteriormente, alguns aspectos merecem destaque especial, pois temos de considerar que, por exemplo, no caso da Libras , adquirida como primeira lngua vai influenciar diretamente na aquisio da lngua portuguesa. Nesse caso, a avaliao de textos escritos por surdos deve levar em considerao o fato de que um aprendiz de segunda lngua que sofre a influncia da primeira lngua especialmente quando se trata de uma lngua visuo espacial com caractersticas bem distintas da lngua portuguesa. No considerando essa perspectiva, de um modo geral, a lngua portuguesa ensinada para

surdos como se fosse para ouvintes, o que certamente vai provocar interpretaes distorcidas sobre o texto escrito por ele. Apesar da presena do intrprete de Libras nas salas de aula essa situao ainda no foi minimizada, pois diante do exerccio de um papel que no foi devidamente esclarecido, e por esse motivo gera expectativas incoerentes com as possibilidades de sua atuao. Portanto, em um cenrio onde ainda no contamos com profissionais em nmero sequer razovel para atuar em todas as salas de aula, sejam: intrpretes de Libras, professores bilingues, professores surdos, de fato no podemos falar de um contexto inclusivista, na sua essncia. O desafio que nos colocamos consiste basicamente em buscar outros parmetros em que as aes sejam reinventadas sob outra lgica que em nada contribuem para as mudanas que so necessrias. Portanto temos de substituir as tendncias tecnicistas na educao de surdos por uma nova verso na qual a lngua de sinais alcana o verdadeiro lugar que deve ocupar, juntamente com profissionais que possam influir definitivamente para a concretizao dos princpios bilinguistas. Estudos de muitos tericos tais como Quadros (1997, k2006,2007,2008,2009); Karnopp ( 2005); Fernandes (2005), Ferreira Brito, (1993) dentre outros, mostram que os surdos podem aprender a ler e escrever em portugus sem aprender a pronunciar esse idioma, da mesma forma que se aprende uma lngua estrangeira escrita sem saber pronunciar suas palavras. LETRAS LIBRAS | 115

Desse modo, estaremos defendendo o multiculturalismo, como um real respeito diversidade cultural dos surdos.
Para que as crianas surdas possam compartilhar as prticas culturais do contexto social dos ouvintes cujos smbolos que impregnam a cultura s vo se revestir de significado para as crianas surdas se houver interaes sociais e comunicativas significativas que possam decodificar smbolos (FERNANDES, 2005, p.92).

O sistema pblico brasileiro reconhece a diferena lingstica do surdo como importante fator de identidade cultural, valorizando a lngua de sinais, mas ainda busca estratgias eficazes para ensin la nas escolas, a exemplo de tantos outros pases. A escola deve, conhecer, aceitar e valorizar essas diferenas, entendendo as dentro do prisma multicultural. Desse modo foi necessrio eliminar prticas exclusivistas que operaram tanto tempo nas escolas, dentro da tica mdico clnica , e que utilizavam a patologizao individual do aluno como uma maneira de segregao e adotar a participao desse ser diferente com sua cultura, valores, e peculiaridades para aprender, distintas daqueles que ouvem.

CONCEITOS Identidade cultural uma forma de distinguir os diferentes grupos sociais e culturais entre si. A identidade cultural pode ser melhor entendida se considerarmos a produo da poltica da identidade, que tambm d origem a esta metodologia da educao de surdos. Multiculturalismo o estabelecimento de nveis de respeitabilidade e garantia de igualdade de direitos humanos s pessoas com diferentes origens, crenas, etnias, gneros; uma convivncia pacfica entre os membros pertencentes a grupos minoritrios e os grupos majoritrios de uma comunidade social sem qualquer discriminao (FERNANDES, 2005, P.91). Comunidades surdas No somente composta por pessoas surdas, h tambm sujeitos ouvintes membros da famlia, intrpretes, professores de surdos, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em uma determinada localizao (...) Em que lugares? Geralmente em associaes de surdos, federaes de surdos, igrejas e outros ( STROEBEL, 2008, p.29).

LETRAS LIBRAS| 116

Referncias para leituras complementares DORZIAT, A. O outro da educao: pensando a surdez com base nos temas identidade/diferena, currculo e incluso. Petrpolis: Vozes, 2009. FERNANDES, E. Surdez e bilingismo. Porto Alegre: Mediao, 2005. GLAT, R. (Org.). Educao Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007. HALL, S. Identidades Culturais na ps modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. LARROSA, J. & SKLIAR, C. ( Orgs.) Habitantes de Babel: polticas e poticas da diferena. Belo Horizonte: Autntica, 2001. SACKS, O. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990. SKLIAR, C. Pedagogia (improvvel) da diferena. E se o outro no estivesse ai?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LETRAS LIBRAS | 117

Das könnte Ihnen auch gefallen