Sie sind auf Seite 1von 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA

CLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATSTICA I


Departamento de Estatstica Tarciana Liberal

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATSTICA


O que a Estatstica significa para voc? Pesquisas eleitorais Taxa de desemprego Censo Demogrfico Apenas uma disciplina obrigatria do seu curso

Aps essa disciplina voc vai ficar convencido que a estatstica tem enorme aplicao em diversas reas.

Algumas reas de Aplicao:


ENGENHARIA MECNICA
Desenvolvimento do projeto, da construo e da manuteno de mquinas, equipamentos, veculos e ferramentas especficas da indstria mecnica. Controle de qualidade, acompanhando e analisando testes de resistncia. Criao de prottipos e testes dos produtos obtidos. Superviso de processos e definio de normas e procedimentos de segurana para a produo.

QUMICA INDUSTRIAL

Anlise de dados de propriedades dos materiais. Desenvolvimento de novos processos e produtos. Processo produtivo em indstrias. Controle de qualidade de componentes. Desenvolvimento de pesquisas para obteno de novas tecnologias/novos produtos.

CINCIAS ATUARAIS
Anlise e quantificao do risco presente nas operaes de:
Seguros Fundos de penso Previdncia Planos de sade Ttulos de capitalizao

Avaliar a possibilidade de danos e perdas. Determinar o valor das prestaes do seguro e dos prmios a serem pagos.

MARKETING

Levantamento de dados de amostras de consumidores para realizar pesquisas de marketing ou para adequar os produtos aos clientes

MEDICINA
Uso de ferramentas estatsticas no desenvolvimento de pesquisas. Eficcia de tratamentos Eficcia de novas drogas Anlise de dados obtidos de experimentos.

CINCIAS HUMANAS
Previso de inflao. Estimativas do nmero de declaraes do imposto de renda. Anlise de risco Taxa de desemprego

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATSTICA

A Estatstica compreende um conjunto de mtodos cientficos e regras para coleta, organizao, resumo, apresentao e anlise de dados e pode ser usada tambm na obteno de concluses vlidas e na tomada de decises baseadas em tais anlises.

POPULAO E AMOSTRA
Populao (N): a coleo completa de todos os elementos que possuem em comum uma certa caracterstica de interesse para o estudo.
Problema: Na maioria das vezes impossvel examinar todos os elementos da populao, surge ento a necessidade de examinar uma parte da populao.

Amostra (n): um subconjunto de elementos da populao


Populao Amostra

O processo de obteno da amostra denominado Amostragem. Para se obter uma amostra representativa da populao necessrio empregar corretamente a tcnica de amostragem mais adequada. Importante: Censo o conjunto de dados obtidos de toda populao.

Exemplo: Exemplo: Uma indstria processadora de suco de


laranjas ao receber um carregamento faz inspeo de qualidade nas frutas (timo, bom, regular, ruim) Populao: Populao: Amostra: Amostra:

Exemplo: Exemplo Uma pesquisa eleitoral realizada na Paraba com o objetivo de verificar o percentual de votos de cada candidato. candidato. Populao: Populao: Amostra: Amostra: Exemplo: Exemplo Um levantamento realizado em uma multinacional com o objetivo de verificar a proporo de funcionrios que possuem alguma especializao. especializao. Populao: Populao: Amostra: Amostra:

NVEIS DE MENSURAO
Dados estatsticos so os valores numricos resultantes da coleta de informaes. Varivel estatstica representa uma caracterstica medida (ou observada) em cada componente da amostra, sendo representada simbolicamente por uma letra (Ex.X, Y, Z).

Os nveis de mensurao so classificados em dois tipo:


1.

Qualitativo: O resultado qualidade ou um atributo que se distinguem por alguma caracterstica no numrica e dividido em dois tipos: Nominal: Nomeia, rotula ou classifica um objeto, pessoa ou alguma caracterstica por meio de nmeros ou outros smbolos. Exemplo: Sexo, nacionalidade, bairro, religio, ... Ordinal: As categorias mantm uma relao de ordem. Exemplo: Grau de instruo, conceito de notas (A, B, C, D), ... Quantitativo: O resultado um valor dado numa certa escala de medidas e dividido em dois tipos: Discreta: Assume apenas valores pertencentes a um conjunto enumervel. Exemplo: Nmero de defeitos, nmero de funcionrios, nmero de filhos. Contnua: Assume qualquer valor num certo intervalo de variao. Exemplo: Salrio mdio dos engenheiros, tempo de vida de equipamentos, distncia entre duas cidades, altura dos alunos, ...

a)

b)

2)

a)

b)

Para cada tipo de varivel existem tcnicas mais apropriadas para resumir as informaes. Entretanto, iremos verificar que tcnicas usadas em alguns casos podem ser adaptadas para outros.

EXEMPLO: CLASSIFIQUE AS VARIVEIS A SEGUIR.


Prioridade da obra (Alta, moderada, baixa, ...): Nmero de produtos recebidos: Custo de manuteno por mquina: Classificao dos funcionrios por rea (produo, administrativo, financeiro, RH, ...)

EM VRIOS ESTUDOS O INTERESSE PODE ESTAR EM ALGUMAS MEDIDAS (ESTATSTICAS) DESCRITIVAS DAS OBSERVAES.

Parmetro: uma medida numrica estabelecida para alguma caracterstica de uma populao. Estimador (Estatstica): uma numrica estabelecida para caracterstica de uma amostra. medida alguma

DENTRO DA IDIA DE ESTATSTICA PODEMOS CONSIDERAR DUAS REAS:

Estatstica Descritiva: Mtodos numricos e grficos para organizar, resumir e apresentar a informao de forma conveniente. Estatstica Indutiva ou Inferncia Estatstica: Tirar concluses sobre populaes com base nos resultados observados em amostras extradas dessas populaes.

FASES DO TRABALHO ESTATSTICO:


Planejamento Resultados Coleta Crtica Apresentao Anlise dos

Planejamento

o trabalho inicial de coordenao no qual se defini a populao a ser estudada, formulando o trabalho de pesquisa atravs da elaborao de questionrios, entrevistas, etc. etc.

Coleta de Dados Aps a etapa do planejamento o passo seguinte a coleta de dados, que consiste na busca ou compilao dos dados das variveis. Crtica dos Dados Aps a etapa da coleta de dados o passo seguinte a crtica dos dados, que consiste em realizar algumas anlises descritivas com o objetivo de detectar informaes suspeitas que pode ocorrer por erro de digitao, erro na coleta dos dados, ...

Apresentao dos dados

Aps a crtica convm organizar os dados de maneira prtica e racional, para o melhor entendimento do fenmeno que se est estudando. A apresentao dos estudando. dados pode ocorrer por meio de tabelas ou grficos. grficos.

Anlise dos Resultados


O objetivo ltimo da estatstica obter concluses sobre a
populao a partir de informaes fornecidas pela amostra. amostra. Assim, realizada uma anlise dos resultados obtidos, atravs dos mtodos da Estatstica Inferencial, e tira-se tiradesses resultados concluses e previses. previses.

Das könnte Ihnen auch gefallen