Sie sind auf Seite 1von 12

Captulo 6

TRATAMENTOS TRMICOS E TERMOQUMICOS DOS AOS _____________________________


6.1 Introduo A possibilidade de promover transformaes de fase no estado slido nos aos permitiu o desenvolvimento de processos denominados tratamentos trmicos, que so conjuntos de operaes controladas de aquecimento e resfriamento visando a modificao da microestrutura dos aos e, consequentemente, das propriedades dela dependentes, que apresentam grande aplicao tecnolgica. A etapa inicial do tratamento trmico o aquecimento e em geral visa a obteno de uma estrutura austentica. Para se obter uma estrutura composta somente de austenita o ao deve ser aquecido a uma temperatura acima do limite superior (A3) da zona crtica (faixa de temperatura entre A1 e A3), no caso dos hipo e hipereutetides, e acima de 723 C nos eutetides. Elementos de liga adicionados aos aos alteram as temperaturas de transformao. O ao deve ser mantido na temperatura de austenitizao o tempo suficiente para que todas as fases originalmente existentes transformem-se em austenita. A austenita apresenta uma estrutura cbica de face centrada e permite a dissoluo de todo o carbono. A velocidade de aquecimento deve ser controlada para evitar mudanas bruscas de temperatura que podem, dependendo da forma e dimenses da pea, provocar trincas e empenamentos. Deve ser evitada, tambm, a manuteno da pea na temperatura de austenitizao durante um tempo excessivo j que pode haver crescimento dos gros de austenita e oxidao (formao de camada de oxido) e descarbonetao (perda de carbono para o meio) na superfcie da pea, que so inconvenientes do ponto de vista de aplicao. Para evitar a oxidao e a descarbonetao muitas vezes necessria a utilizao de atmosferas controladas no forno durante o aquecimento. Tais atmosferas podem ser constitudas de gases inertes (que no reagem com os aos) em substituio ao ar evitando, portanto, a oxidao, gases ricos em carbono (que diminuem a possibilidade de perda de carbono por difuso) ou mesmo imergir a pea em leo impedindo assim seu contato com o ar.

63

A etapa de resfriamento importante j que o controle da velocidade de resfriamento que vai permitir a obteno da microestrutura e das propriedades desejadas. Os principais meios em que a pea pode ser resfriada so os seguintes: (1) ambiente do forno (2) ar em repouso (3) fluxo de ar (ar forado) (4) leo (5) leo em agitao (6) gua (7) gua em agitao sendo que a velocidade de resfriamento aumenta de (1) para (7). A resistncia mecnica e a dureza so tanto mais altas quanto mais rpido o resfriamento. No caso de tratamentos isotrmicos (realizados a temperaturas constantes) a pea pode ser mantida em banhos de sais ou metais fundidos mantidos a temperaturas constantes. 6.2 Tratamentos trmicos usuais em: Os tratamentos trmicos mais usuais aplicados nos aos podem ser classificados - Recozimento - Normalizao - Tmpera e revenido - Coalescimento - Austmpera - Martmpera. Cada um desses tratamentos baseia-se em uma seqncia de operaes e leva a uma determinada estrutura conferindo s peas propriedades especficas. A seguir sero descritos esses tratamentos e as suas aplicaes. 6.2.1 Recozimento O recozimento consiste em aquecer a pea em um forno a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica (A3), manter o tempo suficiente para que toda a estrutura transforme-se em austenita e resfriar lentamente (por exemplo desligando o forno e mantendo a pea no interior durante o resfriamento do mesmo). Na figura 6.1 apresentada de forma esquemtica a curva de resfriamento caracterstica do recozimento.
64

A estrutura final obtida composta de perlita grossa no caso do ao eutetide, de perlita grossa e ferrita primria no caso dos aos hipoeutetoides e de perlita grossa e cementita primria no caso dos aos hipereutetoides.
Curva de resfriamento Temperatura A3 A1 I Fi/Ci

Mi Mf tempo

Figura 6.1 Tratamento trmico de recozimento. O objetivo do recozimento a eliminao de efeitos de tratamentos anteriores levando o ao a uma estrutura semelhante a que seria obtida em transformaes em equilbrio. Para uma dada composio a estrutura tpica do recozimento a que apresenta maior ductilidade.

6.2.2 Normalizao A normalizao consiste em aquecer a pea em um forno a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica (A3), manter o tempo suficiente para que toda a estrutura transforme-se em austenita e resfriar ao ar (mais rapidamente que no caso do recozimento). Na figura 6.2 apresentada de forma esquemtica a curva de resfriamento caracterstica da normalizao. A estrutura final obtida composta de perlita fina no caso do ao eutetide, de perlita fina e ferrita primria no caso dos aos hipoeutetoides e de perlita fina e cementita primria no caso dos aos hipereutetoides. Como o tempo de resfriamento mais rpido a quantidade de fase primria formada menor que no caso do recozimento
65

havendo, portanto, um afastamento maior das condies de equilbrio. Estas estruturas tendem a apresentar uma resistncia mecnica maior que no caso do recozimento. O principal objetivo da normalizao a obteno de uma estrutura mais uniforme e refinada em peas que tenham sido produzidas por fundio, laminao e forjamento, que apresentam em geral uma estrutura irregular. Mas a normalizao pode ser usada tambm para obter uma estrutura uniforme e refinada em peas que vo sofrer outro tratamento trmico posterior, como a tmpera, por exemplo.
Curva de resfriamento Temperatura A3 A1 I Fi/Ci

Mi Mf tempo

Figura 6.2 Tratamento trmico de normalizao. 6.2.3 Tmpera e revenido A tmpera consiste em aquecer a pea em um forno a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica (A3), manter o tempo suficiente para que toda a estrutura transforme-se em austenita e resfriar muito rapidamente (em gua ou leo, por exemplo). Na figura 6.3 apresentada de forma esquemtica a curva de resfriamento caracterstica da tmpera. Nesse caso h um afastamento total das condies de equilbrio e a estrutura final composta de martensita que, como j foi visto, uma fase metaestvel, altamente deformada e que apresenta resistncia mecnica e dureza altas.

66

O objetivo da tmpera , ento, o aumento da resistncia mecnica e da dureza dos aos.

Temperatura

A3 A1 I

Fi/Ci

Mi Mf Curva de resfriamento tempo

Figura 6.3 Tratamento trmico de tmpera. Como a velocidade de resfriamento necessria para se obter uma estrutura totalmente martenstica alta, possvel que, dependendo das dimenses da pea, a superfcie apresente uma estrutura martenstica, regies mais com maior profundidade apresentem uma mistura de martensita e perlita e o ncleo apresente estrutura perltica. Assim conveniente, para cada composio de ao, determinar qual a profundidade em que se obtm uma estrutura preponderantemente martenstica, o que feito atravs de um ensaio denominado Ensaio Jominy. Esse ensaio consiste em resfriar com um jato de gua uma das extremidades de um corpo de prova padronizado com seo transversal cilndrica que apresenta inicialmente uma estrutura austentica. Aps o ensaio medida a dureza ao longo da seo longitudinal da pea, a partir da superfcie refrigerada. Em geral define-se como profundidade de endurecimento na tempera a profundidade para a qual se obtm 50% de martensita (determinada atravs dos valores de dureza). Na figura 6.4 apresentado de forma esquemtica o ensaio Jominy e na figura 6.5 a variao da dureza a partir da superfcie refrigerada. Uma variao da tmpera a tmpera superficial em que somente a superfcie da pea aquecida at a temperatura de austenitizao (sendo o ncleo mantido com a estrutura original) e, portanto, durante o resfriamento s se forma martensita na superfcie. Para tanto necessrio aquecer localizadamente a superfcie da pea, o que pode ser feito atravs de bobinas de induo (a pea colocada no interior de uma bobina de induo onde gerado um campo eletromagntico que induz correntes parasitas na superfcie da pea aquecendo-a por efeito Joule) ou mesmo atravs de
67

aquecimento direto por uma chama (mais simples mas com menor possibilidade de controle da profundidade cementada.

100 mm 25 mm

gua

Figura 6.4 - Ensaio Jominy

Atravs da tmpera superficial so obtidas peas com a superfcie apresentando alta dureza e portanto alta resistncia ao desgaste, mas mantendo o ncleo dutil e portanto com capacidade de absoro de choque mecnicos. Como a dureza da martensita muito alta, tornando o ao frgil, e a sua obteno, devido ao resfriamento brusco leva formao de tenses internas, aps a tmpera e em geral realizado um tratamento denominado revenido cujo objetivo eliminar essas tenses e corrigir a excessiva dureza. O revenido consiste em aquecer a pea temperada a uma temperatura abaixo do limite inferior da zona crtica (A1) e mant-la por um certo tempo. Como a martensita uma fase metaestvel supersaturada de carbono, o aquecimento aumenta a possibilidade de difuso de carbono para fora da estrutura provocando a decomposio parcial da martensita em ferrita deformada (com teor de carbono acima do limite) e agregados finos de carbonetos (Fe3C). Quanto maior a temperatura de revenido maior a decomposio da martensita e, portanto menor a dureza final, assim pode-se programar a dureza desejada atravs de uma escolha conveniente da temperatura de tratamento. importante salientar, no entanto, que no h formao de perlita a partir da martensita, a perlita s se forma a partir da transformao eutetide da austenita. Dependendo da temperatura de tratamento a estrutura obtida pode receber as seguintes denominaes: - Martensita preta (150C-230C) - Troostita (230C-400C)
68

- Sorbita (400C-650C) - Esferoidita (650C-700C)

Dureza

Distncia da superfcie refrigerada Figura 6.5 Perfil de dureza no corpo de prova do ensaio Jominy 6.2.4 Coalescimento O coalescimento um tratamento um pouco diferente dos anteriores em que no h propriamente uma austenitizao do ao. O tratamento aplicado em aos hipereutetoides e consiste em aquecer e resfriar alternadamente durante algum tempo a pea um pouco acima e um pouco abaixo do limite inferior da zona crtica. O coalescimento faz com que a cementita do ao hipereutetide se concentre em formas aproximadamente esfricas, provocando um aumento na ductilidade dos aos com alto teor de carbono em relao s estruturas normais. O objetivo do tratamento , atravs do aumento da ductilidade, facilitar a usinagem e a deformao a frio de aos com alto teor de carbono. 6.2.5 Austmpera A austmpera j um tratamento isotrmico que tem como objetivo obter uma estrutura baintica uniforme e portanto resistncia mecnica e dureza altas. Consiste em aquecer o ao a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica e manter at a completa austenitizao, resfriar posteriormente at uma temperatura em que haja
69

formao de bainita sem "cortar" o cotovelo da curva e manter a essa temperatura at a completa transformao da austenita em bainita.

Temperatura

A3 A1 I

Fi/Ci

Curva de tratamento Mi Mf tempo

Figura 6.6 Tratamento trmico de austmpera. Na figura 6.6 mostrada de forma esquemtica a curva de transformao caracterstica da austmpera. 6.2.5 Martmpera A martmpera consiste em aquecer o ao a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica e manter at a completa austenitizao, resfriar posteriormente at uma temperatura pouco acima da temperatura de incio da formao de martensita (Mi), manter at que toda a pea atinja essa temperatura e resfriar rapidamente at a temperatura ambiente para que a austenita transforme-se em martensita. A estrutura final composta de martensita mais homognea e com menos tenses internas, uma vez que a temperatura da pea torna-se homognea, ainda com a estrutura austentica, a uma temperatura pouco acima de Mi (que no muito alta), permitindo um resfriamento menos drstico para provocar a transformao da austenita em martensita. O objetivo da martmpera tambm aumentar a resistncia e a dureza do ao.

70

6.3 Tratamentos termoqumicos Alm dos tratamentos trmicos usuais podem ser aplicados com objetivos especficos tratamentos denominados de tratamentos termoqumicos. Esses tratamentos consistem em promover uma modificao parcial e localizada da composio qumica na superfcie da pea, a altas temperaturas, visando um aumento da dureza superficial da pea, mantendo o ncleo dctil. Os principais tratamento termoqumicos podem ser classificados em: cementao nitretao carbonitretao

Temperatura

A3 A1 I

Fi/Ci

Curva de tratamento Mi Mf tempo

Figura 6.7 Tratamento trmico de martmpera.

6.3.1 Cementao A cementao consiste em introduzir carbono, por difuso, na superfcie da pea, para aumentar o teor local e temperar posteriormente para obter uma alta dureza superficial e portanto maior resistncia ao desgaste. Para tanto a pea deve ser aquecida a uma temperatura acima do limite superior da zona crtica para se obter uma estrutura austentica e expo-la, a essa temperatura, ao contato com substncias capazes de liberar carbono (agente carbonetante). Mantm-se durante um tempo suficiente para atingir o teor de carbono desejado na profundidade requerida e tempera-se posteriormente. A tmpera pode ser realizada resfriando-se rapidamente a pea aps a cementao ou
71

pode-se normaliz-la, atravs de um resfriamento ao ar, para refinar a estrutura, e temper-la posteriormente. O tratamento normalmente aplicado em aos hipoeutetoides e a estrutura final ser constituda de martensita na superfcie e de perlita e ferrita primria no ncleo. Como o processo depende de movimentos de tomos de carbono por difuso na superfcie da pea sua eficincia depende basicamente de trs fatores:

Teor inicial de carbono na pea: quanto menor o teor inicial de carbono no ao, maior a velocidade de difuso pois maior o gradiente de concentrao entre o meio que libera carbono e a pea. Temperatura: quanto maior a temperatura maior o coeficiente de difuso e portanto mais rpido o processo. Agente carbonetante: quanto maior a eficincia com que o agente carbonetante libertar carbono mais rpido o processo.

As condies para a cementao dependem da composio do ao e do teor de carbono e da profundidade de enriquecimento desejados, mas de um modo geral podese dizer que as temperaturas de tratamento variam em torno de 900 a 950C, a profundidade enriquecida em torno de 1 mm e o teor de carbono deve atingir algo em torno de 1%. Um agente carbonetante que pode ser utilizado o monxido de carbono (CO) e nesse caso a reao fundamental da cementao pode ser representada como: 2 CO + 3 Fe Fe3C + CO2 No caso de se usar o metano (CH4) a reao representada como: CH4 + 3 Fe Fe3C + 2 H2 O CO2 e o H2 so gases e como as reaes so reversveis, devem ser eliminados para evitar que haja a reao em sentido contrrio descarbonetando novamente a superfcie da pea. A cementao pode ser realizada utilizando agentes carbonetantes slidos, lquidos ou gasosos. Um exemplo agente carbonetante slido o carvo. Nesse caso a pea pode ser envolvida por carbono em um recipiente adequado que ento colocado no forno para realizar a cementao. As reaes caractersticas podem ser representadas como: C (carvo) + O2 (ar) CO2
72

CO2 + C (carvo) 2 CO 2 CO + 6 Fe 2 Fe3C + O2 um processo simples e barato mas de difcil controle no permitindo resultados precisos. Como agentes carbonetantes lquidos podem ser utilizados por exemplo o cianeto de sdio e o cianeto de brio. Nesse caso a reao pode ser representada como: Ba(CN)2 + 3 Fe Fe3C + BaCN2 Esse processo rpido permite um bom controle mas perigoso devido toxidade dos produtos qumicos utilizados. Como agentes carbonetantes gasosos podem ser utilizados o CO, o CH4, o CH6 entre outros. Nesse caso um fluxo do gs passa continuamente sobre a superfcie da pea no forno temperatura adequada permitindo a cementao. O agente gasoso permite um controle mais rigoroso do processo e a obteno de resultados mais precisos, sendo bastante empregado industrialmente. 6.3.2 Nitretao A nitretao consiste em introduzir nitrognio na superfcie da pea. A pea colocada em contato com o nitrognio a temperaturas mais baixas que as necessrias para a cementao (em torno de 500C) que forma nitretos de alta resistncia com elementos de liga que alm de aumentar a resistncia ao desgaste aumentam tambm a resistncia corroso. O processo tem, no entanto alguns incovenientes em relao cementao. Os tempos de tratamento so longos (50 a 70 horas), a profundidade afetada baixa (em torno de 0,8 mm), provoca alteraes dimensionais devido formao dos nitretos e s aplicvel a aos com elementos de ligas que formem os nitretos. 6.3.3 Cianetao A cianetao consiste na introduo de carbono e nitrognio na superfcie da pea atravs da exposio da mesma ao de cianetos a altas temperaturas (em torno de 750 a 850C). como: Utilizando-se o cianeto de sdio (NaCN) as reaes podem ser representadas

73

2 NaCN + O2 2 NaCNO 4 NaCNO Na2CO3 + 2 NaCN + CO + 2 N Como a temperatura alta o monxido de carbono (CO) permite a cementao da pea e o nitrognio (N) forma nitretos. A pea pode ento ser temperada aps a cianetao. maior. A profundidade enriquecida menor que a obtida na cementao mas a dureza

74

Das könnte Ihnen auch gefallen