Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADMICO DO AGRESTE CAA

RELATRIO DO EXPERIMENTO 1 ESPECTROSCOPIA MOLECULAR

ACADMICOS: Arianne Camila Florncio Rocha Carlos Henrique Ramos Gabriel Queiroz Moraes Resende Henrique Ramos Galindo

Caruaru - Pernambuco 2013

2 ACADMICOS: Arianne Camila Florncio Rocha Carlos Henrique Ramos Gabriel Queiroz Moraes Resende Henrique Ramos Galindo

RELATRIO DO EXPERIMENTO 1 ESPECTROGRAFIA

Relatrio do Experimento 1 cujo tema era Espectrografia referente a disciplina de Qumica Geral 2, do curso superior de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadmico do Agreste. Professora: rika Marinho

Caruaru - Pernambuco 2013

3 SUMRIO

1 - INTRODUO.......................................................................................................4 1.1 Princpios tericos................................................................................................4 1.1.1 Partcula em uma caixa....................................................................................4 1.1.2 Espectroscopia...................................................................................................4 1.2 Objetivo.................................................................................................................5 2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL................................................................6 2.1 Primeira parte......................................................................................................6 2.2 Segunda parte.......................................................................................................6 2.3 Terceira parte.......................................................................................................6 2.4 Quarta parte.........................................................................................................7 3 - RESULTADOS E DISCUSSO.............................................................................8 4 - CONCLUSO.........................................................................................................12 5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................13

4 1 INTRODUO 1.1 Princpios tericos 1.1.1 Partcula em uma caixa A Mecnica quntica diz que as partculas tm propriedades de ondas (Dualidade Onda-Partcula da matria). Por causa disso, no podemos esperar que as partculas comportem-se como objetos que se movem em trajetrias precisas. A abordagem de Schordinger foi substituir a trajetria precisa da partcula por uma funo de onda (uma funo matemtica com valores que variam com a posio). [1] O fsico Max Born props uma interpretao fsica para a funo de onda. A interpretao de Born diz que a densidade de probabilidade de um a partcula estar em uma determinada posio e proporcional ao quadrado da funo de onda nesse ponto. A partcula em uma caixa um dos exemplos mais simples de funo de onda, na qual, uma partcula de massa m confinada entre duas paredes impenetrveis, separadas pela distncia L. [1] 1.1.2 Espectroscopia A espectroscopia pode ser entendida como uma retratao de qualquer tipo de interao da radiao eletromagntica com a matria. Dessa forma, toda manifestao que nossos olhos percebem, por exemplo, um tipo de espectroscopia. Atravs da anlise minuciosa do espectro observado podemos obter informaes relevantes sobre a estrutura molecular e modo de interao entre molculas. [2] A espectroscopia molecular fornece o valor da variao da energia interna quando uma molcula absorve, emite ou espalha a radiao eletromagntica em quantidades discretas ou quantizadas. [3] O exame pode ser destrutivo ou no destrutivo; os exames mais interessantes so os que no destroem as amostras, e dos quais resultem dados precisos. Sempre quando se excita uma substncia com uma fonte de energia, esta pode tanto emitir como absorver radiao em determinado comprimento de onda, permitindo uma observao do comportamento do corpo de prova. Os resultados da anlise espectroscpica de uma amostra providenciam dados sobre a estrutura do analito, tais como geometria de ligao, natureza qumica de ligandos de um dado tomo, comprimentos de ligaes qumicas, etc.. A base da espectroscopia a natureza ondulatria das radiaes eletromagnticas, cuja varivel a frequncia fundamental.

5 Esta determina o nmero de oscilaes realizadas pela onda por unidade de tempo, e o comprimento de onda, distncia percorrida pela onda durante um perodo de tempo correspondente a uma unidade de frequncia, sendo o produto destas definido como a velocidade de propagao da onda. [4] Os trs principais tipos de interao da radiao eletromagntica com a matria so: Espectroscopia de absoro (relaciona quntidade de energia absorvida com o comprimento de onda), Espectroscopia de emisso (analisa a quantidade de energia emitida por uma amostra contra o comprimento de onda da radiao absorvida) e Espectroscopia de espalhamento ou de disperso (determina a quantidade de energia espalhada em funo de parmetros tais como o comprimento de onda, ngulo de incidncia e o ngulo de polarizao da radiao incidente). [4] Neste experimento foi utilizado o mtodo da Espectroscopia de absoro.

1.2 - Objetivo Esse experimento tem como objetivo tratar do espectro molecular, que no possui soluo exata, ou seja, descrito por um modelo aproximado (partculas na caixa). O objetivo consiste tambm em analisar o desempenho do modelo atravs de sua descrio. Com isso espera-se que as limitaes e a funcionalidade do modelo sejam evidenciadas.

6 2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

2.1 - Primeira parte

A-

Inicialmente, cortou-se o tomate em pequenos pedaos, macerando-os com o auxlio de um pistilo. Posteriormente o extrato foi colocado num bquer.

BC-

Raspou-se a cenoura com uma faca, colocando as raspas num bquer. Em seguida, as amostras contidas nos bqueres foram levadas a capela e l foram cobertas com acetato de etila.

D-

As amostras ficaram em repouso na capela por aproximadamente 15 minutos.

2.2 - Segunda parte

AB-

Foram colocados 25ml de gua destilada em dois bqueres distintos. Em um bquer foram adicionadas gradativamente gotas de cido sulfrico, fazendo com que o pH da soluo chegasse a 2,1 aps a adio de 13 gotas. Para medir a variao do pH foi usado um pHmetro.

C-

No outro bquer, foram adicionadas gradativamente gotas de hidrxido de sdio de modo que o pH chegasse a 11,97 aps 7 gotas serem adicionadas. Para medir a variao do pH foi usado o mesmo pHmetro devidamente higienizado com gua destilada.

D-

Para finalizar esta etapa do procedimento, foram adicionadas trs gotas de vermelho de fenol em cada um dos bqueres para visualizar a colorao que as soluo iriam adquirir.

2.3 - Terceira parte

A-

Cortou-se o repolho em pedaos pequenos, colocando-os num bquer em seguida.

B-

Nesse bquer, foi adicionada gua destilada at cobrir por completo os pedaos de repolho.

CD-

Aqueceu-se a mistura por 10 minutos. Por meio da decantao, separou-se o extrato obtido dos pedaos de repolho.

7
E-

Trs tubos de ensaio foram separados para auxiliar a preparao de trs solues distintas.

F-

No primeiro tubo de ensaio, foram adicionados 5ml do extrato de repolho, anteriormente separado. Nesse mesmo tubo de ensaio adicionou-se 5ml de cido clordrico diludo.

G-

No segundo tubo de ensaio, foram colocados 5ml do extrato de repolho juntamente com 5ml de gua destilada.

H-

No terceiro e ltimo tubo de ensaio, adicionou-se novamente 5ml do extrato de repolho juntamente com 5ml de soluo diluda de hidrxido de sdio.

2.4 - Quarta parte

A-

Nessa etapa, a auxiliar de laboratrio da Universidade Federal de Pernambuco utilizou as solues de -caroteno (extrado da cenoura) e licopeno (extrado do tomate) que estavam na capela; e repolho roxo para utilizar no

espectrofotmetro UV-visvel, e analisar os espectros de absoro na regio do visvel.


B-

Gradativamente se aumentou o comprimento de onda utilizado para cada amostra. A amostra de cenoura ao atingir 420nm, a absorvncia foi maior que 2,000 que o mximo que o espectrmetro pode aferir. Com isso foi necessrio diluir a amostra para aferir com preciso dentro da escala do aparelho.

8 3 - RESULTADOS E DISCUSSO

O procedimento consiste em extrair e analisar os pigmentos do repolho roxo (antocianina) da cenoura (-caroteno) e do tomate (licopeno). Em uma primeira parte utilizamos o acetato de etila como solvente para as amostras obtidas dos pequenos pedaos da cenoura e do tomate. Aps esperar cerca de 15 minutos para a soluo ser bem diluda, separamos a parte slida da soluo ficando apenas com os pigmentos e o acetato de etila.

Fig. 1 Amostras de cenoura e de tomate com acetato de etila na capela

Depois fizemos o mesmo com os pedaos de repolho roxo, mas desta vez o solvente foi gua destilada e o modo de diluio foi o aquecimento da soluo por cerca de 10 minutos. Precisamos dessas solues resultantes, pois nas trs os pigmentos so molculas orgnicas conjugadas cujos eltrons esto deslocados.

Fig. 2 Amostra aquecida de repolho roxo e gua

9 Pegamos ento essas solues e seus brancos (que serviro como referncia na espectroscopia) para poder ento analisar as transies eletrnicas que ocorrem atravs do espectrofotmetro UV-visvel. Como podemos ver nos grficos 1,2 e 3, todos os pigmentos se comportam de forma diferente e tem suas transies em frequncias diferentes de acordo com suas propriedades. O licopeno e o -caroteno foram analisados do igual a 400nm at 560nm e nesse intervalo para o licopeno pode ser observados dois deslocamentos um a 440nm e outro a 500nm e para o -caroteno pode ser observado apenas um deslocamento a 440nm.

Grfico 1 - Grfico da soluo de licopeno (Absorvncia x Comprimentos de onda)

Grfico 2 - Grfico da soluo de -Caroteno (Absorvncia x Comprimentos de onda)

10 A antocianina pode ser estudada do igual a 400nm at o 700nm e observa-se que a transio ocorre quando 580nm.

Grfico 3 - Grfico da soluo de Antocianina (Absorvncia x Comprimentos de onda)

Em uma segunda parte vimos a propriedade do extrato de repolho roxo como indicador de pH. Primeiro preparamos duas solues: uma cida (com pH 2,1 de acido sulfrico diludo em gua destilada) e outra bsica ( com pH 11,97 de hidrxido de sdio diludo em gua destilada). Essas duas solues incolores passam a mudar de cor quando misturadas com vermelho de fenol e sero nossa base de comparao quando analisarmos o extrato de repolho roxo. Com a mistura de cido sulfrico e gua destilada, ao adicionar o vermelho de fenol obtivemos uma soluo de colorao amarelada, indicando o meio cido, como pode ser visto na Fig. 6. Na mistura de hidrxido de sdio e gua destilada, ao adicionar vermelho de fenol obtivemos a colorao avermelhada que indica o meio bsico, como pode ser visto na Fig. 7.

Fig. 3 cido Sulfrico e gua, meio cido

Fig. 4 Hidrxido de Sdio e gua, meio bsico

11 Tendo esses dados podemos obsevar como o extrato do repolho roxo (de colorao roxa transparente) se comporta em cada um desses meios. Para o meio cido, pegamos o extrato e misturamos com cido clordrico diludo obtendo um pH de aproximadamente 1 e colorao rosa (que indica o meio cido), como pode ser visto na Fig. 8. Para o meio neutro, misturamos o extrato do repolho com gua destilada, obtendo um pH neutro de aproximadamente 6 e sem mudanas na colorao, como indicado na Fig. 9. E por ltimo, para o meio bsico, misturamos o extrato de repolho roxo com soluo diluda de hidrxido de sdio, obtendo o pH bsico de aproximadamente 12 e com colorao esverdeada (indicando o meio bsico), como pode ser notado na Fig. 10.

Fig. 5 Extrato de repolho roxo com cido clordrico

Fig. 6 Extrato de repolho roxo com gua

Fig. 7 Extrato de repolho roxo com hidrxido de sdio

Essa propriedade do repolho roxo existe graas a substncia antocianina que muda de cor nos meios cido, bsico e neutro, isso devido as suas mudanas estruturais de acordo com a variao do pH.

12 CONCLUSO

13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] - ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princpios de qumica: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Traduo Ricardo Bicca de Alencastro. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006; [2] http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/04/espect.pdf; [3] http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/9716243_03_cap_03.pdf; [4] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectroscopia;

Das könnte Ihnen auch gefallen