Sie sind auf Seite 1von 22

O voto no Big Brother Brasil: um gnero entre o jogo e a casa / Vote in Big Brother Brasil: a genre between the

game and the house

Arthur Ribeiro1 Samuel Pereira Campos2 RESUMO Este artigo procura analisar o gnero voto no Big Brother Brasil, ancorado na teoria scio-histrica e dialgica e no mtodo sociolgico de anlise lingustica. So tecidas consideraes acerca do formato televisivo reality show, para a seguir ser descrita a situao de interao do programa e feita a anlise lingustica do gnero. Como resultados, encontram-se a) a atmosfera padronizadora e centralizadora inserida no evento da votao pelo apresentador; b) a constante remetncia dos enunciados dos votos a eventos e enunciados conflitantes no interior do programa e o endereamento dos mesmos ao pblico, como forma de justificativa, apelo, persuaso, etc.; c) a presena da tenso entre as relaes familiares e as relaes de poder no interior do programa, materializada nos signos ideolgicos casa e jogo. Palavras-chave: Dialogismo; Interao; Voto ABSTRACT This article analyses the genre vote in Brazilian TV show Big Brother Brasil, anchored in the socio-historic and dialogic theory and in the sociological method of linguistic analysis. We make considerations about the television format reality show, to later describe the situation of interaction in the TV show and make the linguistic analysis of the genre. As results, we find: a) the normalizing and centralizing atmosphere inserted in the event of the voting by the guest; b) the constant relation of the enunciation of the votes to conflicting events and enunciations in the show and the destination of them to the public as a way of justification, appeal, persuasion, etc.; c) the presence of the tension between family relations and power relations in the show, embodied in the ideological signs house and game. Keywords: Dialogism; Interaction; Vote

Graduando de Licenciatura em Letras Lngua Portuguesa da Universidade do Estado do Par-UEPA. Belm-Par-Brasil. Realizou a pesquisa com financiamento de bolsa do CNPq. ar-thur@hotmail.com. 2 Professor doutor da Universidade do Estado do Par-UEPA. Paragominas-Par-Brasil. samuelpcampos@gmail.com.

Em que se invoca Jos Luis Fiorin como um referencial terico s avessas, e se declaram as revolucionrias concepes que guiaram o processo desta pesquisa3 Meados de 2011. A feliz oportunidade de participar pela primeira vez de um Encontro Nacional de Estudantes de Letras me leva a uma conferncia de uma dessas figuras mticas do meio acadmico que estuda a linguagem, o idolatrado Jos Luiz Fiorin. Um clima de adorao pairava no ar antes mesmo do professor tocar no microfone, amontoados de graduandos pedindo fotos e s vezes autgrafos na entrada do auditrio da Universidade Federal de Gois. Nada de muito grave at a. Ao incio de sua fala, porm, se deu o ponto que me interessa aqui: o professor, no fugindo gramtica normativa das conferncias, fez o que todo mundo faz: comeou com uma piadinha irnica. O tema da palestra era a importncia do curso de Letras:
Comeo minha fala com um dilogo ocorrido entre dois participantes de um dos programas que a Rede Globo coloca no ar todo ano para elevar o nosso nvel intelectual, o Big Brother Brasil... Os participantes conversavam, quando um deles disse: Minha irm formada em Letras..., ao que o outro retrucou: Pra qu ser que serve um formado em Letras?. Bom, apesar de um participante do Big Brother Brasil no merecer a nossa resposta, o pblico que assiste ao programa merece...

Atitude responsiva imediata da plateia: risos. Afinal, fora uma eficiente lapidao daquele senso que est entre o comum e o acadmico, o comum acadmico, que diz que, sendo os livros o cu, a televiso o inferno, e o que se v nela antes de tudo responsvel pelo emburrecimento de nossos irmos da ptria-me-Brasil4, que precisamos urgentemente salvar. E o Big Brother Brasil, ento, nem se fale, a grande rosa de Hiroshima da Rede Globo. Pensem nas mulheres e nas crianas... mas sigamos adiante. A escolha do professor Fiorin de fazer piada com o programa ps em cena esse fator de desprezo para com a televiso e a cultura de massas. Deixando por enquanto de lado algum acerto que possa haver nessa opinio, podemos nos perguntar: seria ela sincera? Seria justa?
3

O leitor sortudo reconhecer em nossa forma de nomear os captulos a homenagem a Almeida Garret, em especial s suas Viagens na minha terra. O menos sortudo talvez se indigne com a irreverncia, e nisso no h problema: este um artigo aberto pluralidade de leituras. 4 Cabe citar Roger Rocha Moreira e o Ultraje a Rigor: Morar nesse pas como ter a me na zona: voc sabe que ela no presta e ainda assim adora essa gatona.

primeira pergunta no h resposta objetiva, mas podemos pensar sobre quantos dos que riram alto no auditrio da UFG no so espectadores assduos do programa Big Brother Brasil, ou tm por hbito algo que seja to intelectualmente elevado quanto. Para a segunda, fica o nosso sonoro no: no h qualquer justia em afirmar que um programa de televiso naturalmente burro e no merece nossa ateno, ignorando o pblico que o assiste, as formaes socioideolgicas que ali entram em jogo, sem uma pesquisa atenta das caractersticas do programa e da relao dele com uma observao mais abrangente da cultura. Leiamos a colocao de Castro (2006, pp. 20-1, nfase no original), j introduzindo a concepo que ser aprofundada posteriormente:
O que pouco se discute que a televiso pe em cena o intelectual disposto a salvar, a tutelar o pblico em uma interposio herica do intelectual entre o povo e a cultura de massas. Mas falar de tutela significa falar de algum que precisa ser protegido (as audincias) principalmente contra si mesmas. (...) O espectador criana se transforma no que o espectador de elite (capaz de se defender sozinho) deve proteger da contaminao produzida pela cultura de massas. O que em geral esquecido que, esse mesmo pblico, capaz de pensar e decidir por si mesmo (...)

Munidos dessa problematizao, pensamos em como trazer para uma anlise lingustica o reality show, especificamente o mais conhecido Big Brother Brasil, com uma abordagem sobretudo poltica, trabalhando o fenmeno televisivo no como fator negativo de empobrecimento da cultura, mas como fator cultural de enriquecimento das leituras e das experincias. No como fator a ser analisado em si, mas como componente de um domnio cultural mais amplo, que inclui as audincias e os vrios fatores socio-histrico-ideolgicos implicados. Elegemos o gnero voto por este surgir em um momento crucial de deciso do programa, que, segundo supnhamos, colocaria em cena aspectos importantes dele. Encontramos na abordagem da anlise dialgica do discurso, elaborada em princpio nas obras de Valentin Voloshinov e desenvolvida por diversos pesquisadores e comentadores (uns mais honestos, outros nem tanto), um caminho metodolgico interessante para trazer anlise o constante dilogo polmico entre sujeitos situados social, histrica e ideologicamente. O resultado desse esforo interpretativo, os (des)caminhos percorridos e os tesouros e armadilhas encontrados

esto descritos nesse artigo. Lembrando que a fronteira entre um tesouro e uma armadilha provavelmente uma questo de ponto de vista. 1. Descreve-se o horizonte terico em que se realizou este trabalho, no sem antes solicitar-se a ateno do leitor para a diferena entre a presente formulao e a forma costumeira com que o assunto tratado Tracemos um panorama da teoria em que nos movemos na elaborao deste trabalho. Trata-se da famosa concepo que Marcuschi (2008) chama socio-histrica e dialgica. Adotamos essa terminologia por nos parecer adequada, embora no concordemos com a totalidade do exposto por Marcuschi em sua obra. Imploramos, pois, ao amigo leitor que no pule essa parte, pensando j dominar o suficiente tal concepo; provavelmente notar diferenas entre a presente formulao e a forma costumeira com que o assunto abordado na maioria dos trabalhos. E, se a diferena no notar, pelo menos ter dado um solidrio voto de confiana a um graduando principiante na articulao dos gneros cientficos. Perguntam-me: mas que diferena seria essa, Arthur? Ora, a concepo socio-histrica e dialgica costumeiramente atribuda s obras do russo Mikhail Bakhtin ou a um suposto crculo do qual este seria o guia intelectual de outros tericos como Valentin Voloshinov e Pavel Medvedev. Assim, so retiradas citaes de vrios textos desses autores, que, mesmo quando acabam servindo bem ou mal anlise que se quer fazer, ocultam enormes diferenas entre o pensamento dos trs, reproduzindo um erro originado h dcadas atrs, quando se atribuiu a Bakhtin a autoria de todos os textos dos outros dois autores. Uma exegese da questo pode ser encontrada na recente e importante obra de Bronckart e Bota (2012), e recomendamos a todos a leitura dela, j que no nos alongaremos na questo aqui. Defina-se somente que o que chamamos de concepo scio-histrica e dialgica aqui se restringir formulao metodolgica de Valentin Voloshinov, que detalhamos abaixo. O projeto de Voloshinov se insere no quadro das teorizaes marxistas acerca de diversas reas das cincias humanas que eram formuladas na Rssia da primeira metade do sculo XX. A preocupao principal de Voloshinov parece ter sido a construo de um mtodo sociolgico de anlise lingustica. Com esse fim, o autor formulou crticas a duas orientaes do pensamento filosfico lingustico, que chamou de subjetivismo

individualista e objetivismo abstrato. A primeira orientao v a linguagem como um fenmeno submetido s leis da psicologia individual, sendo a tarefa do estudioso da lngua a decifrao das leis da criao presentes em cada ato de fala pessoal. Toda fala, assim, um ato coextensvel enunciao potica:
Como se apresenta a enunciao monolgica do ponto de vista do subjetivismo individualista? Vimos que ela se apresenta como um ato puramente individual, como uma expresso da conscincia individual, de seus desejos, suas intenes, seus impulsos criadores, seus gostos, etc. (VOLOSHINOV, 2010, pp. 114-115)

Por sua vez, o objetivismo abstrato prima pela anlise do sistema lingustico, tido como uma entidade apartada da vontade do falante, dotada de regras prprias e independentes dele. Tais regras so depreensveis dos enunciados da lngua, e estabelecem ligaes entre os signos ou entidades bsicas do sistema. Exclui-se assim todo tipo de ligao com valores artsticos ou leis cognitivas e afirma-se a arbitrariedade e a lgica interna do sistema, no esprito do racionalismo clssico:
A ideia de uma lngua convencional, arbitrria, caracterstica de toda corrente racionalista, bem como o paralelo estabelecido entre o cdigo lingustico e o cdigo matemtico. Ao esprito orientado para a matemtica, dos racionalistas, o que interessa no a relao do signo com a realidade por ele refletida ou com o indivduo que o engendra, mas a relao de signo para signo no interior de um sistema fechado (...) (op. cit., p. 86)

Vale lembrar que tal concepo manteve-se dominante na URSS por bom tempo, estando presente ainda, vinte anos depois das formulaes de Voloshinov, na entrevista chamada Sobre o marxismo na lingustica, onde Josef Stalin expunha sua viso sobre o lugar da lngua na estrutura social. Voloshinov, aps caracterizar as duas correntes lingusticas, contrapem-nas com o argumento que figura como o motor de toda sua obra: a realidade da lngua eminentemente social. Ela no pode ser analisada nem do ponto de vista do falante individualizado, nem do ponto de vista do sistema, visto que, desse jeito, encontrar-seiam somente regras abstratas apartadas da realidade concreta da lngua, e, daquele jeito,

falsear-se-ia a influncia do interlocutor na enunciao. A verdade, para Voloshinov, encontra-se alm, mais longe, manifesta uma idntica recusa tanto da tese quanto da anttese (op. cit., p. 112). Afirma ele, mais adiante (p. 116, nfase no original): Qualquer que seja o aspecto da expresso-enunciao considerado, ele ser determinado pelas condies reais da enunciao em questo, isto , antes de tudo pela situao social mais imediata. Caracteriza-se assim a chamada interao verbal, pela qual possvel analisar toda enunciao como produto da relao entre o locutor e o interlocutor, ou ainda entre o locutor e o auditrio social prprio bem estabelecido, em cuja atmosfera se constroem suas dedues interiores, suas motivaes, apreciaes, etc. (op. cit., p. 117). Assim, em suma,
toda palavra comporta duas faces. Ela determinada tanto pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum. Ela constitui justamente o produto da interao do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expresso a um em relao ao outro, isto , em ltima anlise, em relao coletividade. (...) A palavra o territrio comum do locutor e do interlocutor. (op. cit., p. 117)

esse carter fundamentalmente sociointeracional que envolver os conceitos principais da teoria de Voloshinov, que serviram de chave para nossa pesquisa. O primeiro deles o de signo ideolgico. Para Voloshinov, o estudo do signo lingustico no pode ser dissociado do estudo das ideologias, pois os dois tem relao direta: no pode se tornar signo seno aquilo que adquiriu um valor ideolgico, e, na contramo, tudo que ideolgico possui um valor semitico. Ideologia entendida aqui no por ideia invertida da realidade, como na formulao marxista clssica (Chaui, 1984), mas por todo o conjunto de instituies de origem humana no mundo (cincia, arte, filosofia, cultura, etc.). Assim, realizando-se no processo da relao social, todo signo ideolgico, e portanto tambm o signo lingustico, v-se marcado pelo horizonte social de uma poca e de um grupo social determinados (VOLOSHINOV, op. cit., p. 45, nfase no original). E, finalmente:
O ser, refletido no signo, no apenas nele se reflete, mas tambm se refrata. O que que determina esta refrao do ser no signo ideolgico? O confronto de interesses sociais nos limites de uma s e mesma comunidade semitica, ou seja: a luta de classes. (...) em todo signo ideolgico confrontam-se

ndices de valor contraditrios. O signo se torna a arena onde se desenvolve a luta de classes. (op. cit., p. 47, nfase no original)

importante ressaltar que tambm no entendemos classe na oposio clssica entre burguesia e proletariado, mas em uma formulao mais aberta, que dependa dos ndices de valor envolvidos em cada contexto. Pode haver, por exemplo, um ndice de valor masculino em oposio a um feminino, ou um infantil em oposio a um adulto, etc. O essencial da formulao mantido: a impregnao de ndices de valor em todo signo, e sua inseparabilidade da ideologia. O segundo ponto, essencial em nossa anlise, a definio de gnero discursivo. Voloshinov afirma:
Ora, o enunciado (...) se constitui e se completa exatamente numa interao verbal determinada e engendrada por uma certa relao de comunicao social. Deste modo, cada um dos tipos de comunicao social que ns citamos organiza, constri e completa, de modo especfico, a forma gramatical e estilstica do enunciado, assim como a estrutura de onde ela se destaca. Ns daremos o nome de gnero a essa estrutura. (s/db, p. 3)

Desse modo, as relaes de comunicao social geram formas de interao estruturadas tpica e especificamente, distinguveis por seu contedo gramatical e estilstico. A essas formas chamam-se gneros, e esto estreitamente vinculadas a uma dada situao social, qual est submetida sua estrutura:
Estas formas de interao verbal acham-se muito estreitamente vinculadas s condies de uma situao social dada e reagem de maneira muito sensvel a todas as flutuaes da atmosfera social. Assim que no seio desta psicologia do corpo social materializada na palavra acumulam-se mudanas e deslocamentos quase imperceptveis que, mais tarde, encontram sua expresso nas produes ideolgicas acabadas. (VOLOSHINOV, 2010, p. 43)

Um ltimo conceito da obra de Voloshinov o dialogismo. O autor o define como a constante orientao de todo enunciado a outros enunciados, sejam eles j ditos ou a serem ditos:

Toda enunciao, mesmo na forma imobilizada da escrita, uma resposta a alguma coisa e construda como tal. No passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrio prolonga aquelas que a precederam, trava uma polmica com elas, conta com as reaes ativas da compreenso, antecipa-as. (VOLOSHINOV, 2010, p. 101)

So esses os principais fatores que levam o autor metodologia sociolgica de anlise lingustica, que seguimos nesta pesquisa. Segundo Voloshinov (2010, p. 129), a ordem metodolgica para o estudo deve ser:
1. As formas e os tipos de interao verbal em ligao com as condies concretas em que se realiza. 2. As formas das distintas enunciaes, dos atos de fala isolados, em ligao estreita com a interao de que constituem os elementos, isto , as categorias de atos de fala na vida e na criao ideolgica que se prestam a uma determinao pela interao verbal. 3. A partir da, exame das formas da lngua na sua interpretao lingstica habitual.

2. Explica-se porque esta pesquisa entra em paralelo com as pesquisas da Fsica sobre a luz, esclarecem-se brevemente os processos de coleta e anlise de dados e expem-se os resultados alcanados Antes de mais nada, necessrio reafirmar e aprofundar um pressuposto que orientou esta pesquisa, j antecipado na introduo do artigo. Contaminados pelo vrus terico exposto no item anterior, determinamos a necessidade de buscar, para a descrio lingustica do Big Brother, uma anterior descrio da constituio do programa enquanto campo de interao pela linguagem, descrio ancorada numa concepo mais ampla da televiso enquanto esfera da atividade humana. Abriram-se, assim, pelo menos duas possibilidades: a primeira a anlise derivada do marxismo que enxerga a televiso como meio de comunicao de massa, enfocando a gerao e reproduo da(s) ideologia(s) e o padro de dominao de classe imposto por ela. Tal abordagem muito comum nas cincias humanas em geral e nos estudos da linguagem em particular, estando presente, entre muitos outros, na obra clssica de Bosi (2009), alm de claramente ser a concepo adotada por Jos Luiz Fiorin na citao que fizemos

no incio deste artigo. Necessrio dizer que essa concepo toma por vezes um carter extremista de pessimismo cultural, desprezando como aliada da ideologia dominante qualquer anlise que fuja aos dogmas acima citados. J na segunda possibilidade, encontramos uma linha menos ligada ao marxismo e mais s teorias da comunicao, que focalizam a televiso principalmente como meio diferenciado de interao entre produo e pblico, dando ateno s caractersticas do fenmeno televisivo, aos diferentes gneros e formatos que circulam nesse meio e resposta das audincias a eles. essa a abordagem antecipada na introduo desse artigo, encontrada na pequena grande obra de Castro (2006). Nas palavras da prpria autora (p. 22), d-se prioridade ao lugar estratgico que ocupa a televiso nas dinmicas cotidianas da vida dos grupos sociais, na transformao das sensibilidades e nos modos de construir imaginrios e identidades. Conscientes desses dois caminhos possveis, pudemos pensar: que caminho tomar para esta pesquisa? Adotar ortodoxamente um dos dois, ou ali-los, ou seguir ainda um terceiro, com pouco a ver com os outros dois, arriscando uma teorizao prpria? No decorrer da anlise dos dados, percebemos que alcanaramos respostas muito mais interessantes e prolficas a nossas perguntas orientados pela segunda concepo, ligada s teorias da comunicao, como o leitor poder avaliar mais adiante. A primeira orientao no correspondia a nossos intentos de alcanar uma anlise lingustica a partir da constituio social do Big Brother, por no encontrarmos nela uma ateno estrutura do programa e s condies de interao l instauradas, aspectos privilegiados pela segunda orientao. No obstante, gostaramos de ressaltar que no consideramos, neste trabalho, a primeira e a segunda orientao absolutamente opostas entre si. A discusso sobre o uso da televiso para a reproduo de padres sociais de desigualdade deve necessariamente ser feita, principalmente num contexto como o brasileiro, onde menos de meia dzia de grupos e/ou famlias controlam as grandes redes de comunicao, a televiso sendo seu principal meio. No concebvel, porm, deixar de lado a anlise estruturalista da televiso, derivada da teoria da comunicao, uma vez que reconhecemos o poder e a importncia do uso dos meios de comunicao para a construo e divulgao de conhecimento, cultura geral ampla e ferramentas de luta social. Atestam isso as inmeras iniciativas de rdios e televises pblicas e comunitrias, mesmo no Brasil. Assim, optamos pelo uso da segunda

orientao terica para este trabalho, sem op-la primeira nem reduzir a importncia desta, mas por funcionalidade cientfica. Algo parecido com a luz na Fsica, que pode ser onda, partcula ou ambos, a critrio da anlise que se quer fazer. Para citar algum com autoridade que no temos para transitar to exorbitantemente entre disciplinas, Borges Neto (2004, p. 34, nfase no original):
A teoria corpuscular da luz, que assume corpsculos como entidades bsicas, vai privilegiar aqueles aspectos dos fenmenos luminosos que se prestam explicao corpuscular, a saber, a propagao da luz. Mesmo dentro do campo restrito da propagao, a teoria corpuscular tem dificuldade para explicar fenmenos como a interferncia e prefere, portanto, concentrar-se em outros fenmenos, como a reflexo e a refrao. Alm disso, ela deixa de lado quase que inteiramente tudo o que diz respeito cor. A teoria ondulatria da luz, por outro lado, assumindo que as entidades bsicas so ondas e no corpsculos, no encontra dificuldades em explicar fenmenos como a interferncia, que se tornam o foco de sua ateno, e oferece uma explicao razovel (em termos de freqncias de ondas) da cor e fenmenos que lhe so relacionados, como a difrao.

Mas eis que nosso texto comea a virar digresso. Passemos, pois, breve descrio de nosso processo de coleta e anlise dos dados da pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se equipamento gravador de DVD, operado por uma empresa contratada, que realizou a gravao de quatro dias de votao da dcima segunda edio do programa Big Brother Brasil, exibida entre janeiro e abril de 2012, obtendo-se assim registros em DVD do programa. Foi feita transcrio grafemtica dos registros em vdeo, para uso na pesquisa. Na anlise de dados, efetuou-se um movimento analtico visando descrio das condies de interao do programa, visando a responder pergunta: como o voto se constitui nessas condies de interao? O referencial terico sobre o gnero televisivo em questo, o reality show, nos trouxe conceitos que depois se mostraram ser de grande interesse para a anlise. Castro (2006) faz uma anlise do reality show pautada no lugar estratgico que ocupa a televiso nas dinmicas cotidianas da vida dos grupos sociais, na transformao das sensibilidades e nos modos de construir imaginrios e identidades (p. 22). Citando

Barbero e Rey (1999, p. 18), a autora (p. 20) afirma que a televiso , gostemos ou no, em nossos tempos,
o mais sofisticado dispositivo de moldeamento e deformao da cotidianidade e dos gostos dos setores populares e uma das mediaes histricas mais expressivas de matrizes narrativas, gestuais e cenogrficas do mundo popular, entendendo por este no as tradies especficas de um povo, mas a hibridizao de certas formas de enunciao, de certos saberes narrativos e dramticos das culturas ocidentais.

Nesse contexto, os reality shows figuram como uma espcie de conjugao de um histrico de formas de enunciao televisivas para compor uma forma aparentemente inovadora, o que confirmado pela anlise que Castro (2006) faz do formato. Segundo a autora, a caracterstica mais marcante dele (e tambm um dos motivos para seu sucesso) ser um gnero televisivo hbrido de diversos outros gneros televisivos j consagrados e de grande aceitao pelo pblico, a saber: a) a telenovela, pela sua apresentao em captulos dirios e em estrutura seriada e narrativa, inclusive com formao de casais, brigas e desentendimentos, recompensas e eliminao de personagens; b) o jornalismo, por meio da divulgao de notcias sobre o programa e do papel do apresentador, que apresenta os fatos do programa e faz comentrios, como um ncora de telejornal; c) os talk shows e programas de auditrio, por meio dos comentrios sobre a vida dos participantes, as entrevistas realizadas com eles e com seus familiares; d) os programas de concurso e jogos, com a presena das provas e competies durante o programa, e a premiao final ao vencedor; e) os programas de confessionrio, ao mostrar os participantes em confisses e relatos individuais diante das cmeras. Alm disso, o programa um dos primeiros a utilizar uma convergncia de tecnologias alm da televiso para a interao com o pblico, fazendo uso do telefone, das mensagens de texto e da internet.

Devido a essa mistura de gneros consagrados, o reality show acentua a identificao do pblico com os acontecimentos do programa, promovendo o encaixe deles no cotidiano das audincias, que so seduzidas pela possibilidade de observar privilegiadamente a convivncia entre os participantes, remetendo-a a sua prpria convivncia com parentes, vizinhos e outros. Por isso, Castro (op. cit., p. 32) chama o formato de circo romano ps-moderno em sua verso light. Um ltimo aspecto interessante do programa o papel que a casa, onde ocorrem a grande maioria das atividades, desempenha. A casa d ao homem uma noo de estabilidade, um lugar que lhe confere identidade medida em que o cotidiano organizado nele. Desse ponto de vista, a casa no um simples alojamento, mas um lugar simblico que nos faz sentir seguros, estveis. A casa no reality show, assim, responsvel pela organizao de um ncleo familiar entre os participantes, um fator a mais na identificao das audincias com eles. Com esse instrumental terico, foi possvel passar descrio do Big Brother Brasil e do evento que escolhemos para anlise, a votao5. O programa, que teve sua dcima segunda edio em 2012, com apresentao de Pedro Bial, organiza-se em torno de vrios participantes adultos do sexo masculino e feminino igualmente divididos. Nesta edio, adotou-se a partir do incio do programa uma diviso entre praia e selva, dois quartos tematicamente decorados entre os quais os participantes deveriam escolher. A diviso do espao fsico constituiu basicamente dois grupos de participantes apartados, e foi determinante no decorrer do programa, nas indicaes para eliminao principalmente. Toda quinta-feira h uma prova, um jogo entre os participantes comandado pelo apresentador, para decidir o lder da casa, que tem privilgios como um quarto e roupas privativas, alm de poder indicar um participante para o paredo, o processo pelo qual dois participantes so submetidos votao do pblico e o mais rejeitado abandona o programa. As indicaes para o paredo ocorrem aos domingos e excepcionalmente em outros dias da semana. O lder faz a indicao do primeiro emparedado e o segundo decidido por votao entre os membros da casa, que devem se deslocar para o chamado confessionrio, um cubculo isolado dos demais

O leitor que ou foi espectador do Big Brother Brasil pode pular essa parte, que j deve ser de seu conhecimento, e passar diretamente ao ponto 3.1, onde comea a exposio de nossos resultados, permitam-me dizer, a parte mais gostosa.

onde cada um profere seu voto e a justificativa. Ao final, o mais votado anunciado por Bial para a casa. Vale ressaltar dois aspectos importantes: h o anjo, no qual o participante vencedor de uma prova ganha o direito de imunizar um outro participante, que fica impedido de ser indicado para o paredo ou votado no confessionrio. Tambm nessa edio adotou-se o poder supremo, que consiste em um prmio concedido a um dos participantes ao atender um telefonema da produo. Com ele, o participante pode mudar o decreto do lder ou do anjo no ato da indicao deles. Partimos ento para a descrio do evento da votao. No incio, os participantes esto sentados na sala de estar da casa quando Pedro Bial abre seu contato com eles, convocando a votao e pedindo que anjo e lder, nessa ordem, anunciem suas decises. A seguir, convoca um por um os participantes para o confessionrio, anunciando em voz alta o nome de quem deve se dirigir a ele. Quando o anjo, o lder e cada participante individualmente esto proferindo sua deciso, uma trilha sonora toca, um recurso a mais para introduzir o suspense do momento. Aps o fim de cada deciso, a cmera focaliza o participante indicado. Quando todas as indicaes e votos terminam de ser feitos, Bial anuncia o indicado pela votao, frequentemente informando quantas pessoas foram votadas e quantos votos cada uma recebeu, embora citando o nome somente do mais votado. Por fim, agora se dirigindo ao espectador, anuncia que a votao por internet, telefone e mensagem de texto via celular est aberta, e d os nmeros para que ela seja feita. Eis nossa descrio do evento da votao; podemos passar enfim nossa parte mais deliciosa, os resultados da anlise da votao. Como encontramos alguns fatores diversos, mas que no obstante se integram em nossa explicao, optamos por dividir em sees, e fazemos ao final uma breve reviso e comentrios acerca dos resultados alcanados. 2.1. O centralizador Pedro Bial Talvez o leitor atento tenha percebido que o processo da votao que descrevemos feito de forma rpida, dinmica e, principalmente, fortemente dirigida pela figura do apresentador, Pedro Bial. Configura-se assim uma fora centralizadora do evento da votao, fora que exercer influncia sobre os enunciados verbais dos

participantes, resultando em uma padronizao dos votos. Essa fora se manifesta tanto da condio de interao do programa sobre o processo de votao quanto do apresentador sobre os participantes. Observamo-la primeiramente quando Bial inicia o evento da votao descrevendo a situao atual do programa para os espectadores, num primeiro movimento de organizao do evento, como pode ser visto no fragmento de transcrio abaixo. BIAL (aos espectadores): Estamos de volta! agora, pra j. Quem sero os oponentes no paredo de depois de amanh? Lembrando que Kelly est imune por ter atendido o Big Fone ontem, e, dona do poder supremo, Laiza pode mudar a deciso do anjo. Pode at deixar a imunidade com o prprio anjo, que, alis, o seu namorando Iuri. (Bial agora se dirige aos participantes) Bom, vamo l, agora vocs podem ficar aliviados, porque chegou a hora. Aquela hora em que vocs tem a chance de saber se esto certos ou errados. O cruel que pra discernir o certo do errado h que fazer a coisa certa agora! Vamo comear por Kelly, que atendeu o Big Fone ontem! O que voc ouviu, Kelly? Observa-se que Bial atua como uma fora centralizadora bidirecional, que, ao mesmo tempo que organiza e padroniza o evento, comenta o estado da relao entre os participantes, ainda que de forma indireta e subliminar. Outro exemplo da fora centralizadora de Bial pode ser visto no trecho transcrito abaixo. BIAL: A pulseira branca voc tinha que colocar na pessoa que voc menos gosta na casa, e... s isso. O Big Fone dizia alguma coisa sobre castigar a pessoa com a pulseira? KELLY: Hmmm no. S... BIAL: Perfeitamente. Era apenas botar a pulseira branca para despistar. KELLY: Justamente. Isso mesmo. A fora exercida do apresentador sobre os participantes se manifesta de forma mais clara no enunciado lingustico ao notarmos que ele, para buscar uma padronizao dos enunciados dos participantes no ato da votao no confessionrio, Bial elabora duas formas principais de interpel-los, que visualizamos nos trechos abaixo.

BIAL: Ento Jonas... BIAL: Ento Rafa, respira fundo a e me diz, como voc vota hoje? JONAS: Boa noite. BIAL: Boa noite. Me diga em quem voc vota e por qu.

A primeira forma (me diga em quem voc vota e por qu) e algumas variaes (em quem voc vota e por qu, me diga em quem voc vota) aparecem 25 vezes num total de 40 interpelaes registradas em nosso corpus. A segunda (como voc vota hoje) e suas variaes (qual o seu voto, como que voc vota hoje) aparecem 10 vezes entre 40. Isso confirma a fora aplicada sobre o apresentador e sobre os participantes, de modo que aquele pressionado a pressionar estes. 2.2. O voto dialgico A seguir, passamos a pensar a questo da relao entre locutor e interlocutor no enunciado, ou seja, o dialogismo (ver item 2). As condies de interao do reality show e especificamente do Big Brother Brasil, quando focalizamos no gnero voto, apontam para um direcionamento dos enunciados para o pblico espectador do programa. Os participantes enunciam os votos ao espectador com vistas a mostrar fatos, se explicar, persuadir, etc., j que o pblico que decidir o destino final dos emparedados. Nesse contexto, Pedro Bial aparece como um interlocutor ilusrio, que interage com os participantes num sentido mais imediato, mas no o interlocutor de fato dos enunciados. Demonstram essa tese trechos como os que seguem. LAIZA: Ento, eu vou indicar pro paredo uma pessoa que teve atitudes grosseiras comigo, que o Jonas. BIAL: Decreto da rainha Laiza... Jonas no paredo. (cont.) (cont.) (...) BIAL: Beleza?... Jonas, em quem voc vota e por qu? JONAS: Bom, vou votar no Joo, Ca Carvalho, por no achar uma pessoa muito verdadeira, por ser um dos causadores da... da da minha grossura com a Laiza, que tambm me provocou, ela me provocou muito pra eu tomar uma atitude grosseira,

levantar a voz com ela, eu sei que nessa situao eu tive razo, porque... porque eu sei, eu sei o eu sei exatamente o que aconteceu, entendeu? E o Joo Carvalho foi uma pessoa que influenciou muito nisso, ahn, mentindo pra Laiza numa situao na festa, e tudo comeou por a. Joo uma pessoa que eu no confio, nem... nem nem nunca vou confiar na minha vida. Observa-se a que Jonas, ao dar sua justificativa para o voto, remete ao enunciado de Laiza ao dar seu decreto de lder e direciona sua justificativa ao pblico, como forma de contradizer a declarao de Laiza e ao mesmo tempo evitar possveis consequncias para si, ou seja, votos em contrrio no paredo, que, afinal, so dados pelo pblico. Observemos agora o trecho seguinte. BIAL: Rafa, ento... RAFA: E a, Bial. BIAL: ...como que voc vota hoje e por qu? RAFA: Eu voto na Laisa, pra quem assiste o programa t bem evidente os motivos, foi a prova da comida, foi algumas coisas que ela falou, as atitudes dela, ento meu voto pra ela. Nesse trecho, o espectador diretamente citado, no enunciado de Rafa, que afirma como verdade seu julgamento das atitudes de Laiza e interpela o espectador, que teve oportunidade de apreciar essas atitudes, a partilhar da mesma opinio sobre elas e tomar posio contra Laiza. Vejamos ainda o trecho abaixo. BIAL: Ento, Fabi, em quem voc vota essa noite e por qu? FABIANA: Olha, essa noite eu vou votar na Renata, eu acho que o pblico a de fora, ... Pelas atitudes dela, n, ela, ela joga conforme a convm, se... um lado t mais forte, a ela acaba agradando mais algumas pessoas daquele lado, ela vai conforme vai tocando a msica ela vai, ento ela, ela t sempre se moldando, t sempre indo, a ela te beija, ela te abraa, a depois passa aquela aquele momento de tenso e ela volta a ser a mesma pessoa. E eu tenho outros motivos tambm, eu me sinto ameaada por ela, e por isso que hoje eu voto nela, e eu realmente gostaria que ela sasse do jogo, Bial.

No trecho acima, novamente a participante, Fabiana, interpela o pblico espectador a tomar posio contrria participante na qual est votando, Renata. Alm disso, Fabiana refora sua vontade, ao reafirmar que realmente gostaria que ela [Renata] sasse do jogo, chamando o espectador que simpatiza consigo e/ou compartilha de sua posio a se empenhar para tirar a adversria do jogo. Tambm fica evidente que o apresentador atua, como dissemos, como um interlocutor ilusrio, pois Fabiana se dirige a ele, embora seu enunciado seja destinado de fato ao pblico. Observamos, por esses exemplos, que a condio de interao que expomos acima, com o direcionamento dos enunciados ao pblico e o apresentador como um interlocutor ilusrio, se reflete na materialidade lingustica pela alternncia do uso dos vocativos (ora os participantes se referem a Bial, ora ao pblico), estando sempre, porm, o enunciado direcionado ao pblico. 2.3. Entre o jogo e a casa O terceiro tpico de nossa anlise, e o mais fundamental, a constituio dos enunciados votos em uma constante tenso entre duas formas ideolgicas que so 1) o programa enquanto competio entre os participantes pelos prmios, materializado linguisticamente no signo jogo, e 2) o programa enquanto constituio de um ncleo familiar de convivncia, materializado linguisticamente no signo casa. Essas duas formas ideolgicas so diretamente provenientes do formato do programa, que instaura as condies de interao dele, como j dissemos. Essas duas formas ideolgicas se refletiro no enunciado lingustico de maneira que os participantes faro remetncia principalmente casa quando falarem de relaes de amizade ou inimizade com outros participantes e remetero principalmente ao jogo quando falarem de relaes de poder e estratgias. Como primeiro exemplo, o trecho abaixo. BIAL: Respira fundo e me diga em quem voc vota e por qu, Iuri. IURI: Vou votar... no Joo Mauricio, por... por t um pouco distante dele na casa, gosto muito dele, no questo de no gostar, mas mais pelo jogo e por ter acontecido o que aconteceu semana passada, em questo de organizao da praia, que eles foram bem organizados, bolaram, combinaram voto e votaram num grande amigo

meu que saiu.

Vejamos o trecho abaixo: BIAL: Ento, menino Fael, em quem voc vota e por qu? FAEL: Ento, Bial, meu voto vai pro Joo Carvalho, por dois motivos. Um pra tentar no deixar que v duas pessoas da praia, dois amigos. E o outro motivo pelo Joo Carvalho no definir bem quais so as pessoas mais prximas a ele, que ele que ele quer proteger aqui dentro da casa, ento eu acho que numa escala de pessoas que ele queira proteger eu no sou das mais prximas e quem sabe no prximo paredo ele possa vir a votar em mim. Nesse trecho, Fael elabora seu enunciado numa linha voltada para as relaes de amizade e proximidade entre os participantes, e cita a casa, no citando o jogo, evidenciando assim a ligao entre essa forma ideolgica casa e as relaes de amizade. Vejamos agora um exemplo em que o jogo preponderante. BIAL: Kelly, minha querida, como que voc vota hoje? KELLY: Ah, Bial, ... eu vou votar no Rafa, no uma pessoa no tenho nada contra, ... s acho uma pessoa muito forte no jogo, at gosto muito dele, a gente sempre brinca, s acho uma pessoa muito inteligente, muito forte no jogo. S simplesmente por isso. Observamos que Kelly produz seu enunciado, diferente de Fael, numa linha mais voltada a relaes de poder no programa, produzidas pelo grau de habilidade de raciocnio e estratgia com que os participantes lidam com as situaes, visando sobrevivncia no jogo. Assim, ela cita o jogo como forma ideolgica preponderante em sua anlise, e ainda deixa clara a tenso entre jogo e casa, ao afirmar que sua relao de amizade com Rafa boa (a gente sempre brinca), e que o voto exatamente por motivos de estratgia. 2.4. Anlise lingustica

Chegamos enfim ao terceiro e ltimo passo de nossa anlise, a descrio mais propriamente lingustica do voto, sempre relacionando-a s condies de interao que descrevemos. Para isso, usaremos um trecho como exemplo das categorias que queremos destacar. BIAL: Ento, como que voc vota hoje, Kelly? KELLY: 1<Ento, Bial. ...> 2<eu vou votar na Renatinha,> 3<foi at meu primeirovoto>, 4<mas, nada contra, at uma pessoa que eu que eu tambm brinco muito, como sempre falo,> 5<s que uma pessoa que me mostrou, , variar um pouco a personalidade, s vezes ela trata a gente de uma maneira, e certas situaes ela trata de outra maneira,> 6<ento, , na situao que t o jogo, como j t encurtando, o meu voto vai pra ela.> Dividimos o enunciado do voto acima em seis partes que destacamos por corresponderem a uma forma tpica de enunciado, presente de forma geral nos enunciados analisados. Denominamos o trecho (1) de introduo, no qual o participante faz uso de marcadores conversacionais (ento, bom, ...), que tem funo de manuteno do turno enquanto se organiza o enunciado do voto. Alguns participantes mais decididos pulam essa parte e comeam seu enunciado diretamente de (2), que chamamos de declarao de voto, onde o participante enuncia diretamente seu voto, citando o nome do participante. O trecho (3) representa o que denominamos de remetncia, pela qual o participante relaciona seu voto atual com situaes que ocorreram ou com os votos que j deu em fases anteriores do programa. Nesse trecho tambm aparece diversas vezes a interpelao, um apelo direto ao pblico espectador, como mostrado em nossa anlise acima. O trecho (4) representa a amenizao, pela qual o participante retira de seu voto qualquer inteno motivada por desavenas. O trecho (5) mostra o que chamamos de justificativa, onde o participante d a resposta direta pergunta de Pedro Bial, o porqu do voto ser naquela pessoa. O trecho (6) a concluso, na qual o participante, geralmente fazendo uso de marcadores como e e ento e expresses conclusivas como isso, exatamente isso, basicamente isso ou o meu voto vai pra ele(a), ressalta algo que julga importante e d conclusibilidade a seu enunciado.

Esses componentes tpicos do gnero voto esto integrados nas condies de interao do programa que instauram o evento da votao, conforme j dissemos, medida que a tenso entre o jogo e a casa coloca os participantes para enunciar sob uma presso constante tanto das relaes de poder quanto das relaes de amizade, de modo que eles so levados a organizar seu voto num feixe de votos e atitudes que j deram/tomaram durante o programa, o que evidente na remetncia, como forma de organizarem a si mesmos diante do pblico espectador, passando impresso de coerncia e estabilidade. Tambm a amenizao surge de forma semelhante, devido aos participantes se esforarem para apagar de seu voto qualquer inteno que possa ser interpretada pelo pblico de maneira prejudicial a si. As demais formas tpicas do voto so determinadas pela fora centrpeta exercida pelo apresentador ao fazer a pergunta sobre o voto do participante, conforme j expusemos. Concluso O benvolo leitor, aps considerar nosso esforo interpretativo exposto nos itens acima, provavelmente compreendeu o porqu de termos nomeado nosso artigo como nomeamos. De fato, podemos afirmar que as caractersticas da interao na votao do Big Brother Brasil podem ser explicadas pelos trs fatores que apontamos, em suma: a) a atmosfera padronizadora e centralizadora inserida no evento da votao pelo apresentador; b) a constante remetncia dos enunciados dos votos a eventos e enunciados conflitantes no interior do programa e o endereamento dos mesmos ao pblico, como forma de justificativa, apelo, persuaso, etc.; c) a presena da tenso entre as relaes familiares e as relaes de poder no interior do programa, materializada nos signos ideolgicos casa e jogo. Esses aspectos esto integrados na condio de interao constituda pelo programa e, mais amplamente, no campo de atividade constitudo pela televiso. O item (b) em especial remete-nos a essa segunda esfera, pois evidencia que o gnero voto no escapa ao contexto televisivo no qual produzido: mesmo ele sofre a influncia da caracterstica intrnseca televiso de atingir simultaneamente um pblico bastante numeroso. Desvela-se a um contnuo entre a televiso e a atividade lingustica gerada no seu interior, que frequentemente nos escapa quando entramos em contato com a televiso como espectadores.

Os itens (a) e (c) se relacionam especialmente com as condies de interao do programa. Em (a), podemos observar como essas condies geram uma estrutura especfica de enunciado, com contedo e estilo prprio, e em (b) admiramos a ressignificao ideolgica que sofrem os signos verbais no interior do programa. um exemplo importante de apropriao por contextos novos de signos j existentes na vida social, gerando novos temas socioideolgicos e adicionando mais um elo na cadeia ininterrupta da comunicao discursiva e da historicidade da lngua. Bem de acordo com a teoria que expusemos, e ao mesmo tempo com o prprio contexto do Big Brother Brasil, que, como dissemos, se apropria de gneros televisivos consagrados para estabelecer um novo. Em concluso, pudemos afirmar que o voto se constitui como um gnero singular na esfera do Big Brother Brasil, medida que reflete as condies de interao dispostas no programa. Ao mesmo tempo, o programa traz em si signos ideolgicos, relacionados no s ao programa, mas a toda a conjuntura scio-histrica no qual ele surge, que figuraro no interior do enunciado lingustico em reflexo e refrao dessas condies de produo. Observa-se assim a historicidade e dinamicidade dos gneros do discurso, que no podem ser explicados por uma simples descrio da materialidade textual. Referncias BORGES NETO, J. Ensaios de filosofia da lingustica. So Paulo: Parbola, 2004. BOSI, E. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operrias. 13. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. BOTTOMORE, T. (ed.) Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRONCKART, J.-P.; BOTA, C. Bakhtin desmascarado: histria de um mentiroso, de uma fraude, de um delrio coletivo. Traduo de Marcos Marcionilo. So Paulo: Parbola, 2012. CASTRO, C. Por que os reality shows conquistam audincias? So Paulo: Paulus, 2006. CHAUI, M. O que ideologia. 16. ed. So Paulo: Brasiliense, 1984.

IVANOVA, I. O dilogo na lingustica sovitica dos anos 1920-1930. Traduo de Dris de Arruda C. da Cunha e Heber de O. Costa e Silva. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n. 6, p. 239-267., 2011. MARCUSCHI, L. A. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola, 2008. MARTN-BARBERO, J.; REY, G. Los ejercicios de ver. Barcelona: Galisa, 1999. STALIN, J. Sobre o marxismo na lingustica. Disponvel em marxists.org/portugues/stalin/1950/06/20.htm VOLOSHINOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte sobre potica sociolgica. Traduo para fins didticos de Carlos Alberto Faraco e Cristvo Tezza. s/da [mimeo] _____________. Estrutura do enunciado. Traduo para fins didticos de Ana Vaz. s/db [mimeo] _____________. Marxismo e filosofia da linguagem. Traduo de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14. ed. So Paulo: Hucitec, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen